You are on page 1of 3

Relaes da teoria com projetos de pesquisa

(Jos Luiz Braga)

Para a reflexo a respeito do aparato metodolgico a ser desenvolvido no Projeto de Pesquisa, importante considerar as relaes entre a teoria (os textos tericos) a que se far referncia, e o trabalho propriamente de pesquisa (construo de problema, contextualizaes, objetivos, observao, etc.). Para este efeito, podemos perceber quatro principais relaes genricas (sem nenhuma pretenso de que estes quatro relacionamentos esgotem as possibilidades de referncia entre teoria e pesquisa; nem de que cada um deles seja estanque com relao aos demais):

Teoria como conhecimento estabelecido a) Teoria como proposies em nvel mais ou menos abstrato a respeito de determinados objetos, tipos de objeto, problemas, questes de conhecimento. Neste nvel, com relao pesquisa, a teoria precede o objeto funciona como explicativa. O gesto do leitor o de adoo. Temos ento quadros tericos preliminares as teorias direcionam o olhar para: trazer ngulos mais relevantes, relacionar autores, construir espaos referenciais mais ou menos complexos; contrastar posies para dispor de um espao mais ou menos organizado de referncias.

Perspectivas terico-metodolgicas b) Teoria como reflexes que ajudam a construir um problema de pesquisa a selecionar pertinncias, a perceber relaes entre as coisas (e entre as coisas e os conceitos) e portanto a problematizar o objeto segundo estas relaes.

c) Teoria como conjunto de conceitos que do apoio ao trabalho de observar sistematicamente um objeto, de direcionar as perspectivas para interrog-lo. Aqui (em "b" e "c") temos ento perspectivas terico-metodolgicas - que envolvem coisas como: relacionar aqueles quadros, perspectivas tericas, conceitos (do primeiro nvel) com o objeto/problema: para ajustar a construo do problema; para decidir os ngulos de aproximao; fazer a crtica da teoria objees, selees de pertinncia, transferncias de enfoque, reconstrues, relaes entre conceitos diversos; construir ngulos de abordagem perspectivas sobre o objeto que sintonizem com o problema em construo; inscrio do objeto em um tipo de objeto elaborado em dilogo com as teorias; ngulos e perspectivas para sistematizar a observao em funo do problema; objetivao dos ngulos de interpretao a serem propostos; elaborao de objetivos da pesquisa; relaes entre o objeto da pesquisa e outros objetos (e quais?); construo das variveis relevantes que devem ser observadas no objeto da pesquisa para fazer sua anlise ou possibilitar sua compreenso. O que podemos chamar de construo de "aparato metodolgico" esse trabalho sobre a teoria, fazendo-a dialogar com nosso objeto e nosso problema, para fornecer encaminhamentos pesquisa.

Teoria produzida pela Pesquisa d) Teoria como dilogo produzido entre os resultados de uma pesquisa especfica e as teorias estabelecidas (desde ngulos complementares, at revises fundamentais da teoria). J se trata ento de outro dilogo. Temos aqui ento as perspectivas tericas resultantes da pesquisa o problema abordado na pesquisa, segundo seus resultados, direciona o olhar para novos conhecimentos e reflexes a respeito da realidade considerada.

* * * So trs nveis diferentes de tensionamento entre teoria e pesquisa no primeiro, quase que s a escolha de grandes perspectivas, de quadros gerais de inscrio, e dos conhecimentos j estabelecidos que devem ser importantes para basear a pesquisa; no segundo, a teoria j deve ser tensionada pelas questes em elaborao - pelo objeto - ao mesmo tempo fornecendo bases para interrog-lo (e no para explic-lo); no terceiro, redirecionamentos, complementos, revises aportados teoria pelos resultados da pesquisa (no nvel e segundo as possibilidades do objeto e das descobertas realizadas).

You might also like