You are on page 1of 2

CET-TPSI-6, Introduo aos Sistemas de Informao

Exerccios de treino para exame Modelao de Dados - DER


Desenvolva um Diagrama de Entidade-Relacionamento e as respetivas listas de atributos para representar o modelo de dados para cada uma das seguintes 5 situaes de necessidade de Base de Dados de suporte a Sistema de Informao:
Situao 1 Uma loja pretende construir uma base de dados com informao relevante sobre os discos que vende. Relativamente a cada disco, pretende registar na base de dados um cdigo identificativo, o ttulo, n de cpias vendidas, data de gravao e o grupo/intrprete. Pretende tambm registar as msicas que cada disco inclui. Sobre cada msica, pretende registar o ttulo que identifica a msica e o primeiro autor. Uma mesma msica pode figurar em discos distintos. Situao 2 Uma empresa agrcola pretende construir uma base de dados com informao relevante sobre os animais que possui. Relativamente a cada variedade de animal, pretende registar na base de dados um nome identificativo e o nmero de animais dessa variedade que possui. Pretende tambm registar os produtos derivados de cada variedade de animal, em particular a sua designao, a quantidade produzida e o seu preo de venda. Cada um destes produtos produzido apenas por uma variedade de animal. Cada variedade de animal consome vrios alimentos e um dado alimento pode ser includo na alimentao de diversas variedades de animal. necessrio registar os alimentos utilizados, sendo cada alimento caracterizado por um nome identificativo e pelo seu preo de aquisio. A base de dados deve ainda conter informao relativa quantidade de cada alimento consumida por cada variedade de animal. Situao 3 Pretende-se criar uma base de dados para efetuar a gesto de uma empresa agrcola, onde seja registada informao relativa aos seus trabalhadores e produo e venda. Sobre cada trabalhador pretende-se registar o seu nmero de identificao, nome, data de nascimento e especialidade. Sobre cada produto da explorao

agrcola pretende-se conhecer o seu cdigo, designao, rea cultivada e qual o trabalhador responsvel. Em relao aos compradores, pretende-se conhecer o seu cdigo, identificao, morada e telefone. Para cada produto vendido dever ser registado o seu cdigo, o cdigo do comprador, a data, quantidade vendida, valor da venda e data do recebimento. Para cada matria-prima pretendese registar o seu cdigo, designao e quantidade armazenada. Para a matria-prima consumida pretende-se registar os cdigos dos produtos a que esta se destina, o seu prprio cdigo, a data da utilizao e a quantidade utilizada. Em relao aos fornecedores deve-se conhecer o seu cdigo, identificao, morada e telefone. Para cada aquisio de matria-prima deve-se conhecer o seu cdigo, o cdigo do fornecedor, a data da compra, quantidade comprada, valor da compra e data de pagamento. Situao 4 Um departamento do Estado pretende registar numa base de dados informao relativa a diversas exploraes agrcolas. Sobre cada explorao agrcola pretende guardar a sua localizao (freguesia, concelho e distrito), o nome da entidade responsvel e a rea ocupada por cada uma das suas principais produes. Cada freguesia, concelho e distrito possuem um cdigo identificativo e um nome, sobre cada concelho deve ser registado o distrito a que pretende e sobre cada freguesia deve ser registado o concelho a que pertence. Situao 5 Um clube desportivo pretende criar uma base de dados onde estejam registadas as diversas modalidades e equipas de que dispe. Sobre cada modalidade pretende-se registar os anos em que essa modalidade existe no clube e o seu responsvel anual. Sobre cada responsvel pretende-se conhecer o nome, a morada e o telefone. Sobre cada equipa de uma modalidade de um dado ano pretende-se conhecer o seu escalo (snior, jnior, ), o treinador e os jogadores que a compem. Relativamente a cada treinador e jogador pretendese guardar o nome, morada, telefone, data de nascimento, nmero de BI e nmero de contribuinte. Quanto aos jogadores, pretende-se tambm registar o lugar que cada um ocupa na equipa. Relativamente a cada um dos jogos em que cada equipa participa num dado ano, pretende-se guardar a data do jogo, o tipo de jogo realizado (campeonato, taa, torneio, ), o nome da equipa adversria e o tipo de resultado obtido (vitria, empate ou derrota).

You might also like