You are on page 1of 3

Panorama do regime legal dos stios arqueolgicos e pr-histricos De acordo com a Constituio Federal, os stios arqueolgicos e pr-histricos so bens

da Unio (art. 20, X), competindo a todos os entes federativos (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) a sua proteo (art. 23, III). Em carter infraconstitucional, a mais importante norma jurdica sobre o tema a Lei Federal 3.924/61, que dispe sobre os monumentos arqueolgicos e pr-histricos. No seu art. primeiro, determina que cabe ao Poder Pblico a guarda dos monumentos arqueolgicos de qualquer natureza existentes no territrio nacional, salientando que "a propriedade da superfcie, regida pelo direito comum, no inclui a das jazidas arqueolgicas..." (art. 1o, pargrafo nico). De acordo com o art. 3o da Lei sobre monumentos arqueolgicos, vedado o aproveitamento econmico, a destruio ou mutilao, para qualquer fim, das jazidas arqueolgicas ou pr histricas. Dessa forma, a empresa deve estar atenta para, no exerccio de suas atividades, no danificar os objetos ali encontrados. O art. 2 da mesma Lei dispe: "Artigo 2o Consideram-se monumentos arqueolgicos ou pr-histricos; (...) "c) os stios identificados como cemitrios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento 'estaes' e 'cermios', nos quais se encontravam vestgios humanos de interesse arqueolgico ou paleoetnogrfico." Havendo um monumento arqueolgico nos domnios da empresa, necessrio que seja preservado, sob pena de consubstanciar-se crime contra o Patrimnio Nacional (Lei 3.924/61, art. 5, c/c Lei 9.605/98, arts. 63 e 64). Nem mesmo a realizao de escavaes para fins arqueolgicos permitida empresa, sem antes haver a permisso da Unio (art. 8o),[xvi] concedida atravs de uma Portaria do Ministro da Educao e Cultura estabelecendo as condies a serem observadas (art. 10). Havendo ocupao temporria do terreno, dever ser lavrado um Auto antes do incio dos estudos, no qual se descrever o aspecto exato do local (art. 14). At mesmo os bens arqueolgicos achados por acaso junto com as cavidades naturais subterrneas merecem proteo legal. O legislador prev que a descoberta fortuita de quaisquer elementos de interesse arqueolgico dever ser imediatamente comunicada Diretoria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional pelo autor do achado, ou pelo proprietrio do local onde tiver ocorrido (art. 18, caput). A responsabilidade pela conservao provisria da coisa descoberta, at o pronunciamento da Diretoria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, do proprietrio ou ocupante do imvel onde se tiver verificado o achado, de acordo com o pargrafo nico, do art. 18 da Lei.

Ento, na hiptese de duplo achado, haver dupla providncia: proteo dos patrimnios espeleolgico e arqueolgico. Portaria SPHAN n 7, de 01 de dezembro de 1988 A Secretaria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN) estabelece, atravs da Portaria n 7, de 01 dezembro de 1988, os procedimentos necessrios para regulamentar os pedidos de permisso e autorizao quando do desenvolvimento de pesquisas de campo e escavaes arqueolgicas no Pas. A permisso constitui-se no instrumento que permite ao particular realizar escavaes arqueolgicas. A Lei 3.924/61 estipula: "CAPTULO II "Das Escavaes Arqueolgicas realizadas por particulares "Art. 8o O direito de realizar escavaes para fins arqueolgicos, em terras de domnio pblico ou particular, constitui-se mediante permisso do Governo da Unio..."(...) "CAPTULO III "Das escavaes Arqueolgicas realizadas por Instituies Cientficas Especializadas da Unio, dos Estados e dos Municpios "Art. 13 A Unio, bem como os Estados e Municpios mediante autorizao federal, podero proceder a escavaes e pesquisas, no interesse da Arqueologia..." As permisses e autorizaes devero ser revalidadas a cada dois anos (art. 7o). Portaria IPHAN n 230, de 17 de dezembro de 2002 Tendo em vista a necessidade de compatibilizao das fases de obteno de licenas ambientais com os empreendimentos potencialmente capazes de afetar o patrimnio arqueolgico, a Portaria 230 do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN) especifica os procedimentos para a obteno das licenas ambientais. Prev a elaborao de EIA/RIMA na fase de obteno de Licena Prvia, os requisitos para a obteno da Licena de Instalao e a fase de obteno da Licena de Operao, onde devero ser efetivados os trabalhos de salvamento arqueolgico nos stios especificados nas fases anteriores. A Lei 9.605/98 A Lei de Crimes Ambientais prev sanes queles que degradam o patrimnio cultural, incluindo-se o patrimnio arqueolgico nacional:

"Art. 63. Alterar o aspecto ou estrutura de edificao ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou deciso judicial, em razo de seu valor paisagstico, ecolgico, turstico, artstico, histrico, cultural, religioso, arqueolgico, etnogrfico ou monumental, sem autorizao da autoridade competente ou em desacordo com a concedida: "Pena - recluso, de um a trs anos, e multa." O tipo penal deste artigo exige o dolo para a sua caracterizao. Aquele que saiba ou esteja em condies de saber que o bem alvo de proteo e, ainda assim, realiza alteraes nele revelia da autoridade administrativa, dever responder pelo crime. No h modalidade culposa. "Art. 64. Promover construo em solo no edificvel, ou no seu entorno, assim considerado em razo de seu valor paisagstico, ecolgico, artstico, turstico, histrico, cultural, religioso, arqueolgico, etnogrfico ou monumental, sem autorizao da autoridade competente ou em desacordo com a concedida: "Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa." O dolo o tipo subjetivo. No h forma culposa. Pelo art. 11 da Resoluo CONAMA 347/04, haver articulao entre os rgos ambientais e os rgos do patrimnio histrico-cultural e mineral para, atravs de termo de cooperao, proteger os patrimnios espeleolgico, arqueolgico e paleontolgico e alimentar o banco de dados do CANIE. Prazo para regularizao Os empreendimentos ou atividades j instalados ou iniciados tero o prazo de sessenta dias para requerer sua regularizao (art. 13).

You might also like