You are on page 1of 3

DAS DIVERSAS ESPCIES DE EXECUO: DAS DISPOSIES GERAIS 1. Introduo Os arts.

612 a 620 contm disposies de carter genrico, que se aplicam a todas as espcies de execuo, imediatas ou autnomas, salvo a por quantia certa contra devedor insolvente, que, por sua natureza, tem caractersticas prprias. 2. Concurso Universal x Concurso Singular possvel que vrios credores reclamem a mesma importncia. Assim, existe a hiptese de devedor que ter um mesmo bem penhorado em diversas execues, ou de um bem que, a par da penhora, gravado de nus real anterior. 3. Requisitos da PI Diferentemente do que em regra ocorre na execuo de ttulos judiciais,I a execuo de ttulos extrajudiciais impe a elaborao de petio inicial, a qual deve satisfazer integralmente os requisitos do art. 282 do CPC. 4. Emenda da PI Caso a petio inicial no observe os requisitos do art. 282, 614 e 615 ou no esteja acompanhada dos documentos indispensveis propositura da ao, dever o juiz determinar a emenda da petio inicial no prazo de dez dias. 5. Interrupo da Prescrio H um problema dada a nova sistemtica da execuo da sentena condenatria, pela qual o processo no se encerra com a sentena, mas prossegue para a sua execuo. 6. Nulidade da Execuo nula a execuo: I - se o ttulo executivo extrajudicial no corresponder a obrigao certa, lquida e exigvel (art. 586); II - se o devedor no for regularmente citado; III - se instaurada antes de se verificar a condio ou de ocorrido o termo, nos casos do art. 572.

EXECUO PROVISORIA 1. Introduo A durao do processo agrava progressivamente o peso sobre as costas da parte mais fraca. 2. Hipoteses de EP O recebimento do recurso apenas no efeito devolutivo objetiva permitir a tutela do direito de forma mais tempestiva, contornando a demora que seria necessria para o julgamento da apelao. 3. Execuo Provisria nas Obrigaes de Dar e de Fazer Tanto a sentena que reconhece obrigao de pagar quantia (art. 475-J do CPC) quanto as sentenas que reconhecem obrigao de no fazer, fazer (art. 461 do CPC) e entregar coisa (art. 461-A do CPC) podem ser executadas na pendncia de recurso no recebido no efeito suspensivo. 4. Objeto da Execuo Provisria Embora o CPC fale em sentena toda deciso com contedo condenatrio de dar, fazer ou pagar pode ser executado, seja de forma definitiva ou provisria. 5. Execuo provisria x Sentena provisria A sentena provisria a sentena que fica na dependncia da deciso de segundo grau. E ela, portanto, que provisria. O melhor falar em execuo da sentena (da deciso) provisria, j que toda execuo de sentena recorrida execuo imediata, dotada dos mesmos atributos da execuo da sentena transitada em julgado, variando apenas o seu grau de estabilidade. 6. Procedimento 6.1 Multa O prazo de quinze dias para o devedor cumprir a sentena corre a partir do momento em que o advogado dela intimado, o que ocorre com a sua publicao no Dirio deJustia. 6.2 Responsabilidade Objetiva do credor A responsabilidade independente de culpa ou do nimo subjetivo do exeqente, mas decorrente apenas da reforma da deciso em que a execuo se fundou. 6.3 Instabilidade da EP

possvel a restituio no estado anterior quando vivel a volta ao estado material que era anterior execuo. Quando possvel a restituio no estado anterior e ainda assim ocorreram danos, alm da restituio, devida indenizao.

6.4 Execuo provisria x Execuo incompleta Se provisrio o ttulo (a sentena/acordao/deciso interlocutria/deciso monocrtica), pode existir execuo completa e execuo incompleta fundadas em ttulo provisrio. 6.5 Autuao Ao requerer a execuo provisria, o exequente instruir a petio com cpias autenticadas das seguintes peas do processo, podendo o advogado declarar a autenticidade, sob sua responsabilidade pessoal: I sentena ou acrdo exeqendo; II certido de interposio do recurso no dotado de efeito suspensivo; III procuraes outorgadas pelas partes; IV deciso de habilitao, se for o caso; V facultativamente, outras peas processuais que o exeqente considere necessrias.

You might also like