You are on page 1of 3

Poltica social e regionalismo

Fbio Wanderley Reis Com o apoio da Fiemg, o Instituto Brasileiro de Estudos Contemporneos far realizar amanh, a partir das 8h30, no Minas Trade Center, um simpsio sobre o tema geral A Poltica Econmica, o Federalismo e a Questo Social, do qual participaro como expositores destacados especialistas brasileiros. Trago ao leitor breve indicao de algumas das idias que estaro sendo discutidas, com base nos trabalhos a serem apresentados por dois dos expositores, Simon Schwartzman e Fernando Rezende. Simon Schwartzman se ocupa da nova agenda social brasileira. Em sua anlise, coexistiriam neste momento, no Brasil, quatro agendas principais (a agenda da pobreza, a social-democrtica, a do desenvolvimento e a da competitividade internacional), alm de algumas agendas emergentes. A agenda da pobreza surgiria sobretudo como imperativo moral e tico, dissociando-se da agenda tradicional dos movimentos de esquerda, atentos para as relaes produtivas e o mercado de trabalho. A pobreza tendo estado tradicionalmente associada, no Brasil, s populaes rurais prolficas e carentes de educao, o processo brasileiro recente, com a intensa urbanizao, a queda brusca e dramtica da taxa de fecundidade e a crescente extenso de alguns servios bsicos, teria resultado em importantes mudanas positivas em indicadores sociais como mortalidade infantil, analfabetismo, condies de habitao e cobertura prestada pelos sistemas de previdncia social e sade pblica. A contrapartida estaria no surgimento de problemas sociais novos, que tendem a se agravar no futuro prximo: aumento da pobreza urbana, desorganizao social, violncia e criminalidade, recrudescimento de doenas contagiosas, alm da irrupo em forma mais grave do problema da proteo social para populaes envelhecidas.

Os rtulos adotados para as demais agendas principais falam por si mesmos. A agenda social-democrtica corresponderia transposio dos temas relacionados ao welfare state europeu, com seu componente burocrtico e corporativista, e sua crise se deve a fatores tanto de alcance mundial quanto especificamente brasileiros. J as agendas do desenvolvimento e da competitividade envolvem em comum o desiderato da eficincia e de fazer crescer o bolo. Mas a discusso feita tende a vincular a agenda do desenvolvimento longa experincia brasileira com o modelo de substituio de importaes e a agenda da competitividade com a experincia do Japo e dos tigres asiticos, na qual se teria como ponto de destaque a combinao que se pde obter do desenvolvimento e da superao da pobreza sem passar pela agenda social-democrtica embora tenha havido a universalizao do acesso educao, de papel importante na prpria viabilizao do salto econmico. O tema do federalismo ou regionalismo surge, na anlise de Simon Schwartzman, apenas entre as agendas emergentes, juntamente com temas ambientais, raciais e tnicos e feministas. Ele muito mais central na discusso de Fernando Rezende, sendo considerado do ponto de vista dos desafios trazidos pelas tendncias novas da dinmica mundial (globalizao e integrao ao estilo da Unio Europia e do Mercosul) para o federalismo brasileiro e eventualmente para a prpria unidade do pas. O Mercosul, a crescente vinculao da economia da Amaznia ao mercado internacional (com novas possibilidades de acesso de seus produtos aos mercados do norte, alm do interesse internacional na explorao da biodiversidade) e a existncia de possibilidades anlogas para o Nordeste (cujos menores custos salariais e maior proximidade aos mercados mundiais tm atrado boa parte da indstria brasileira tradicional, como a de calados e tecidos) so vistos como indicaes de que a abertura econmica e a globalizao, ao mesmo tempo em que levantam suspeitas de que poderiam resultar na ampliao das desigualdades regionais brasileiras, criam tambm oportunidades de estreitamento das relaes econmicas diretas de diferentes regies do pas com o exterior, com o consequente risco de enfraquecimento dos interesses que at agora serviram de base para a sustentao da coeso nacional.

Os temas so complexos e muitas as perguntas. Uma indagao que o texto de Simon Schwartzman no enfrenta de forma mais clara a da articulao das diferentes agendas. At que ponto valer, por exemplo, a presuno (que parece ter predominado at aqui no governo FHC) de que poltica social , na verdade, poltica econmica, com o suposto transbordamento social de uma dinmica econmica sadia? Quanto a Fernando Rezende, as dificuldades transparecem sobretudo nas relaes contraditrias que parecem estabelecer-se entre algumas das recomendaes que pretende derivar de seu esforo de anlise. Assim, o bom encaminhamento de um novo pacto federativo exigiria, por um lado, ampliar a parcela do bolo tributrio apropriada por estados e municpios; mas exigiria tambm que se avanasse no fortalecimento da solidariedade e da cooperao... No seria o caso de centralizar em nome da solidariedade? A questo maior subjacente , naturalmente, a de se haver no federalismo (bem como, alis, nas agendas de cunho econmico) justificao autntica que no esteja referida, ao cabo, ao nosso drama social.

O Tempo, 4/4/1999

You might also like