You are on page 1of 8

29-11-2010

Mecnica bsica

POTNCIA E ENERGIA

ENG. LAURA SANTOS & ENG. PAULO FONSECA 22/23 DE NOVEMBRO DE 2010

ENERGIA Cristiana e Roberto tm o saudvel hbito de correr quase todas as manhs para manter a forma. Mesmo assim o Roberto continua a engordar, pelo menos o que acha Cristiana. essa tua mania de chocolate, diz ela, s viciado em chocolate! Roberto, claro, no concorda.

Ele come uma barrinha de chocolate de vez em quando e, sempre que come, no usa o elevador: sobe at o 5 andar, onde mora, pela escada, para compensar. Quem conhece a vida de um casal sabe que essa conversa no acontece uma vez s; ela se repete at que algum proponha uma sada. E a sada foi recorrer Fsica, consultar a vizinha Maria, que, segundo diziam no prdio, era estudante de Fsica.

Cristiana queria saber se, afinal, os cinco lances de escada que Roberto subia compensavam o chocolate que ele comia. Maria consultou uma tabela de calorias de alimentos, perguntou o peso de Roberto, avaliou a altura dos degraus da escadaria do prdio e chegou a uma dramtica concluso. Coando a cabea, decretou: Para consumir a energia fornecida por uma barra de 100 gramas de chocolate, o vizinho deveria subir uma escadaria de uns 12.000 degraus, pelo menos - mais de 800 andares! Para os cinco andares que ele subia, 1 grama j dava e sobrava.

Bem que Maria ainda tentou consolar Roberto. Disse que no era mdica e, portanto, no entendia muito bem como funciona o corpo humano; que a conta feita por ela supunha que toda a energia do chocolate seria utilizada para subir a escada, o que certamente no era verdade; o nosso organismo tambm consome energia para digerir os alimentos, respirar, pensar. Conformado, Roberto comeou a entender melhor por que a propaganda dizia que chocolate a energia que alimenta. Mas no se deu por vencido: a vizinha devia ter errado.

29-11-2010

Como que uma barra de chocolate podia fornecer tanta energia? Afinal, o que energia? No fcil responder a essas perguntas, principalmente a ltima. Uma definio comum de energia, que tambm vamos adoptar, afirma que energia a capacidade de realizar trabalho. Mas o que trabalho?
uma grandeza fsica criada para medir

Richard Feynman, um dos maiores fsicos contemporneos e vencedor do Prmio Nobel de 1965, afirmava que os fsicos no sabem o que a energia. De qualquer forma, embora seja difcil definir energia, saber o que ela , sabemos muito sobre ela. Conhecemos suas formas e transformaes, sabemos como se conserva, embora mude de forma e, sobretudo, sabemos medi-la em funo de seus efeitos.

energia.

As formas de energia Imaginemos algumas coisas e situaes bem diferentes:


uma pilha, uma barra de chocolate, um litro de lcool,

A barra de chocolate um alimento, tem energia qumica que, por meio da digesto no organismo, pode transformar-se em outras formas de energia. A energia qumica da pilha s til para ns quando se transforma em energia elctrica, que por sua vez, pode se transformar em energia luminosa numa lanterna, em energia sonora num rdio, ou em energia mecnica num brinquedo.

uma rocha beira de um penhasco uma ensolarada praia com dunas de areia

O que esses objectos ou lugares tm em comum?


Eles podem produzir algum efeito, realizar Ilustram fontes ou formas de energia

modeladas pelo vento..

algum trabalho.

A energia qumica do lcool pode se transformar em energia trmica, quando nos ajuda a acender a churrasqueira, ou em energia mecnica nos veculos a lcool. Uma rocha beira de um penhasco tem uma energia potencial gravitacional. Ela pode cair, transformando-se em energia cintica e causar muitos prejuzos.

Nessa descrio aparecem dois verbos que so a chave para a compreenso do conceito de energia: poder e transformar. Sempre que alguma coisa pode realizar um trabalho, directa ou indirectamente, por meio de alguma transformao, porque essa alguma coisa tem uma forma de energia.

A praia no s uma fonte de beleza, mas tambm um lugar onde abundante a energia solar e a energia cintica dos ventos.

29-11-2010

Algumas vezes essas relaes so percebidas facilmente. Por exemplo, quando algum puxa o elstico de uma fisga e, soltando, faz uma pedra subir. No difcil perceber que o elstico esticado tem uma energia que se transfere pedra. Outras vezes essa relao menos visvel como no caso da energia fornecida pelos alimentos, ou da energia elctrica, da qual depende praticamente toda a civilizao moderna.

Seja como for, todas as formas de energia podem ser resumidas em duas:
potencial e cintica

e todas as transformaes de energia so, essencialmente, transformaes de energia cintica em potencial e viceversa.

Energia potencial Se um corpo tem energia quando pode realizar um trabalho, pode-se classificar a sua energia pela propriedade que lhe da capacidade de realizar esse trabalho. Vamos voltar rocha no alto do penhasco.
Ela tem energia porque est l Mas por que ela pode cair?

Porque a Terra a atrai, o que afirma a lei da atraco gravitacional. Se no existisse essa propriedade, a rocha no cairia e, portanto, no teria energia.

no alto e pode cair.

Uma situao semelhante ocorre com a pedra que est no elstico esticado da fisga. Ela tem energia porque, se o elstico for solto, tender a voltar sua posio inicial, levando a pedra que, por isso, pode ser lanada distncia. Se o material no fosse elstico, como uma chiclete que estica e no volta, a pedra tambm no teria energia.

Nesses dois casos, a caracterstica de cada corpo, e que d a capacidade de realizar trabalho, a posio. a posio da rocha no alto do penhasco e da pedra no elstico esticado a origem da energia desses corpos. Toda energia que se deve posio de um corpo do tipo potencial. No caso da rocha, essa energia uma energia potencial gravitacional. a atraco gravitacional que faz a rocha ter energia naquela posio. Da mesma forma, a elasticidade do elstico da fisga que d pedra, naquela posio, uma energia potencial elstica.

H outras formas de energia potencial.


atrado ou repelido por outro tambm carregado, adquirindo, energia potencial elctrica.

Um corpo carregado electricamente pode ser

interessante notar que a energia potencial, como a prpria palavra indica, uma energia que pode vir a ser usada, mas, se no for, no se perder. Por isso costuma-se dizer que energia potencial uma energia armazenada no corpo. Isso no ocorre com a outra forma de energia, a energia cintica.

29-11-2010

Energia cintica O ar parado no realiza trabalho, mas o ar em movimento - o vento - uma fonte de energia.
Foi a energia dos ventos que

trouxe as caravelas dos descobridores para o Novo Mundo, h quinhentos anos. As guas paradas de um lago tranquilo tambm no realizam trabalho, ao contrrio da correnteza de um rio ou o vaivm das guas do mar.

Mas nem s a gua e o ar tm energia quando em movimento. Todo corpo em movimento tem energia, uma energia cintica. No entanto, diferentemente da energia potencial, a energia cintica no fica armazenada no corpo, ela s pode ser aproveitada, directamente, enquanto ele se move.

Quando os ventos paravam, as caravelas paravam

- era a calmaria, uma espcie de crise energtica, que s podia ser resolvida desviando a rota para regies onde havia vento. No era possvel guardar parte da energia dos dias em que ventava muito para utilizar nos dias em que ventava pouco.

interessante lembrar que, na realidade, tudo est em movimento, desde as estrelas, o Sol, a Terra e os planetas, at os tomos e molculas que formam os corpos. Tudo, portanto, tem energia cintica. Logo, poderia dizer-se que no existe calmaria, certo? Certo e errado. Como vimos, o movimento um conceito relativo, pois um corpo pode estar em movimento em relao a alguma coisa e parado em relao a outra. O mesmo vale para a energia cintica. Na calmaria, a caravela estava parada em relao ao mar ou Terra, embora se movesse, junto com a Terra em relao ao Sol. Em relao ao Sol, portanto, a caravela tinha energia cintica, mas no em relao ao mar.

Por outro lado, os tomos e molculas de um corpo esto em permanente estado de agitao, eles tm sempre energia cintica. Essa energia cintica, embora no seja visvel, pode ser percebida pela sua temperatura. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior a energia cintica de seus tomos e molculas. Sob o ponto de vista microscpico do mundo invisvel dos tomos e molculas, todo corpo tem sempre, energia cintica. Sob o ponto de vista macroscpico, do que podemos ver, um corpo pode ter ou no energia cintica: depende do referencial.

Voltemos rocha no alto do penhasco. Ela est parada; logo, no tem energia cintica, mas tem energia potencial. Se ela se desprender e cair, enquanto a altura de queda diminui, sua velocidade aumenta. medida que a altura vai diminuindo, diminui a energia potencial gravitacional, porque o trabalho que essa rocha pode fazer depende da altura de queda. Se ela estiver no cho, no haver mais trabalho a realizar, a energia potencial gravitacional da rocha nula. Por outro lado, como a velocidade da rocha vai aumentando, a sua energia cintica, que l em cima nem existia, tambm vai aumentando

Voltemos rocha no alto do penhasco.

Ela est parada; logo, no tem

energia cintica, mas tem energia potencial. Se ela se desprender e cair, enquanto a altura de queda diminui, sua velocidade aumenta. medida que a altura vai diminuindo, diminui a energia potencial gravitacional, porque o trabalho que essa rocha pode fazer depende da altura de queda. Se ela estiver no cho, no haver mais trabalho a realizar, a energia potencial gravitacional da rocha nula.

Por outro lado,

como a velocidade da rocha vai aumentando, a sua energia cintica, que l em cima nem existia, tambm vai aumentando

29-11-2010

Conservao da energia H, portanto, uma compensao: enquanto a energia potencial gravitacional da rocha diminui, a sua energia cintica aumenta. E quando ela pra, o que acontece com essas energias? Desaparecem?

O mais importante que, segundo a Fsica, a energia total em jogo nesse processo no se perde, apenas se transforma. Essa uma consequncia de um dos seus princpios fundamentais, o princpio da conservao da energia.

No, a energia potencial inicial da rocha no se transforma

Alm disso, durante a queda ela transfere energia a outras rochas e pedras; a galhos de rvore que se vergam e quebram; ao cho e ao ar, que tambm se aquecem, vibram e se manifestam na forma de energia sonora, pelo rudo assustador do seu catico movimento.

apenas em energia cintica da prpria rocha, mas tambm na energia cintica de seus tomos e molculas, pois ela se aquece no atrito com o penhasco.

A ideia de que a energia sempre se conserva pode nos dar uma falsa impresso: se nada se perde, no h por que nos preocuparmos com a preservao da energia.
Essa uma concluso errada, porque nem toda

O que restou do movimento da rocha, por exemplo, foi um enorme rudo e um ligeiro acrscimo na temperatura da rocha e em tudo que foi atingido por ela durante a queda. Em pouco tempo, tudo isso acabou por se transferir ao ambiente.
A energia total no se perdeu, verdade mas no

forma de energia pode ser aproveitada pelo homem.

As fontes de energia disponveis para ns so aquelas que sabemos aproveitar:


a energia qumica dos

a energia potencial gravitacional

da gua;

combustveis, como os derivados do petrleo, o lcool e o carvo; a energia nuclear; a energia solar, dos ventos e das mars.

mais possvel aproveit-la. Para a natureza, nada se alterou, para ns, seres humanos, h agora menos energia disponvel.

Mesmo nos pases onde h abundncia de recursos naturais como rios, a disponibilidade cada vez menor, e mais caras as obras necessrias para o seu aproveitamento. O petrleo, pelo que se sabe at agora, deve durar apenas mais algumas dcadas. A energia nuclear, alm de limitada, apresenta problemas de armazenagem do lixo atmico que ainda no foram resolvidos. A energia renovvel do lcool frequentemente ocupa terras frteis que poderiam produzir alimentos.

A maior parte dessa energia transformada em energia elctrica e o restante na energia mecnica da maioria dos nossos meios de transporte. As nossas principais fontes de energia, porm, so limitadas.

Em resumo, como se v, a cincia alm de no saber exactamente o que energia, no sabe tambm se, no futuro, haver energia suficiente para a sobrevivncia da nossa civilizao. O mais sensato, hoje, no desperdiar.
Apagar as lmpadas desnecessariamente acesas, tomar banhos menos demorados, regular o motor do carro etc.

Felizmente, o nosso organismo muito mais eficiente e os alimentos, nossa fonte de energia, de uma variedade quase interminvel.

29-11-2010

POTNCIA J vimos que, sob o ponto de vista da Fsica, sem fora no h trabalho, mas ainda no respondemos a pergunta: o trabalho cansa? A resposta, claro, s pode ser depende.
Depende do trabalho, da fora que se faz e do

A resposta agora mais complicada. Fisicamente, o trabalho que ele realiza o mesmo:
mora.

Mas h um factor a mais que ainda no entrou na discusso.


Suponha que o nosso amigo Roberto, na

deslocamento em que ela actua.

esperana de compensar o chocolate que comia, resolvesse subir as escadas do seu prdio correndo. Ser que desse jeito ele no iria gastar mais calorias?

Mas nem ele nem o seu organismo aceitam essa ideia com facilidade. O seu corao bateu muito mais rpido, a sua respirao tornou-se ofegante, ele suou e se cansou muito mais. Internamente, o seu organismo consumiu muito mais energia, embora o trabalho externo tenha sido o mesmo. Isso ocorreu porque o tempo para a realizao desse trabalho foi menor. Em outras palavras, a potncia desenvolvida pelo organismo foi maior.

transportar o prprio corpo do trreo ao andar em que

Estamos a apresentar uma nova grandeza fsica muito importante nos dias de hoje, pois relaciona o trabalho (t), realizado por uma mquina, com o intervalo de tempo (Dt) gasto em realiz-lo: a potncia (P). Essa grandeza definida pela expresso: Observe que, para um mesmo trabalho t, quanto menor for o intervalo de tempo em que ele realizado, que o denominador da fraco, maior ser a potncia e vice-versa.
A unidade de potncia no SI o watt (W), em homenagem

Assim: 1 watt a potncia desenvolvida por uma mquina que realiza um trabalho de 1 joule em 1 segundo. Como a potncia uma das grandezas fsicas mais utilizadas na nossa vida diria, comum encontr-la expressa em mltiplos ou submltiplos ou unidades prticas. Veja a seguir uma pequena lista dessas unidades e a relao delas com o watt:
1,0 quilowatt (kW) = 1.000 W 1,0 miliwatt (mW) = 0,001W 1,0 cv (cavalo-vapor) = 735,5 W 1,0 hp (horse-power) = 746 W

a James Watt, um engenheiro escocs que deu uma notvel contribuio ao desenvolvimento das mquinas a vapor no sculo XVIII.

Alm dessas unidades, h ainda uma unidade prtica de energia, com a qual temos um desagradvel contacto mensal, por intermdio da conta de energia elctrica: o quilowatt-hora, cujo smbolo kWh. A definio dessa unidade parte da definio de potncia. Se a potncia dada por :
ento, o trabalho pode ser calculado pela relao

Isso significa que podemos medir o trabalho realizado por uma mquina e, portanto, a energia que ela consome, multiplicando-se a sua potncia pelo tempo que ela fica funcionando. Se a potncia dada em watts e o tempo em segundos, o trabalho (ou a energia) ser dado em joules. Essa unidade, no entanto, no muito prtica, principalmente para aparelhos elctricos. Por isso, costuma-se utilizar o quilowatt como unidade de potncia e a hora como unidade de tempo, obtendo-se o quilowatt-hora como a correspondente unidade de trabalho (ou energia).

29-11-2010

Como essa uma unidade prtica (no pertence ao SI), preciso saber a sua relao com o joule que, como vimos, a unidade de trabalho e energia desse sistema. Teremos ento:

Imagine se o nosso amigo Roberto, ao invs de subir escadas, resolvesse correr numa estrada horizontal, em linha recta, com velocidade constante.
Ser que ele iria consumir energia? Se a velocidade constante, a energia cintica no varia. Errado! Como o trabalho igual variao da energia cintica, ele

Na realidade, como vimos, o trabalho da fora resultante igual variao da energia cintica. Quando algum corre com velocidade constante, em linha recta, a fora resultante nula, mas a pessoa faz fora para frente, pelo atrito de seus ps com o solo. Realiza, portanto, um trabalho positivo.

no realiza trabalho, logo no consome energia, certo?

No entanto, essa fora equilibrada pela resistncia do ar que realiza um trabalho negativo. Por essa razo, a energia cintica no varia - o trabalho da fora que a pessoa realiza para correr consumido integralmente pelo trabalho da resistncia do ar. Nesse caso particular, fcil calcular o trabalho que a pessoa realiza e, consequentemente, a energia que ela consome, por intermdio da potncia desenvolvida.
tF = Fd x cos .

Como a fora actua na direco e sentido do deslocamento = 0 e cos = 1,0. Ento o trabalho da fora apenas tF = Fd.
Lembrando que a potncia , como: Mas d/D t a velocidade v da pessoa, logo, a potncia pode ser expressa por: P = F v bom lembrar que essa expresso vlida para qualquer corpo, mas s quando a velocidade constante, ou seja, quando ele tem movimento rectilneo uniforme.

Por definio, o trabalho da fora exercida

RENDIMENTO Sabemos que h carros que consomem menos combustvel do que outros, ou que at o mesmo carro, quando regulado, pode consumir menos. Da mesma forma, uma lmpada fluorescente ilumina mais que uma lmpada comum, de mesma potncia. Isso vale tambm para o organismo humano. H pessoas que engordam, mesmo comendo pouco, e outras que comem muito e no engordam.
Em outras palavras, h mquinas que

Define-se o rendimento (r) de uma mquina pela razo entre a potncia til (PU), que ela fornece e a potncia total, (Pt), que ela consome, ou seja: Pode-se escrever essa mesma expresso na forma de percentagem. Teremos ento: fcil ver que, se uma mquina fosse perfeita, o que no existe, ela teria rendimento r = 1,0 ou r = 100%, porque a potncia til seria igual potncia total: ela aproveitaria tudo o que consome.

aproveitam melhor o combustvel que consomem. Dizemos que essas mquinas tm um rendimento maior.

29-11-2010

Isso no acontece porque toda mquina gasta parte da energia que recebe para seu prprio funcionamento. Alm disso, sempre h perdas. impossvel, por exemplo, eliminar completamente o atrito, que acaba se transformando em calor. E o calor gerado por atrito raramente o objectivo de uma mquina. Ele , em geral, um efeito indesejvel, mas inevitvel. Por essa razo, o rendimento de qualquer mquina ser sempre um valor menor que 1,0 ou que 100%.

You might also like