You are on page 1of 2

3051

Utilizando o Efeito Peltier em Bancada de Temperatura


X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS

Bolsista Apresentador Marco Adams Poli1, Colaborador Karina Alves de Oliveira1, Colaborador Endrigo Rosa de Carvalho 1, Colaborador Karion Guerra1, Orientador Joo Carlos Pinheiro Beck1.
1

Faculdade de Engenharia, PUCRS.

Resumo O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma bancada de temperatura projetada com base no efeito Peltier, para que seja utilizada nas aulas de Laboratrio de Instrumentao e Medies Mecnicas (LIMM) da PUCRS. Introduo Atualmente no LIMM, as transferncias de calor so provenientes de aquecimento com resistncias eltricas e resfriamento com gelo. Visando uma modernizao e maior controle, aumentando o potencial de aprendizagem da bancada, pois esta composta por elementos eletrnicos e possibilita aos alunos estudos relacionados a tcnicas de aquisio de dados e medies que apresentem variao de temperatura ao longo do tempo. Efeito Peltier a produo de um gradiente de temperatura na unio de dois semicondutores, ou condutores, de materiais distintos quando submetidos a uma diferena de potencial. O efeito Peltier utilizado em coolers em que usando uma diferena de potencial se pode transferir calor da juno fria para quente aplicando-se a polaridade eltrica adequada ( um refrigerador no sentido termodinmico da palavra). Metodologia Na criao da bancada de temperatura foi usada uma clula de Peltier ligada a um micro-processador, ATtiny13 da ATMEL, utilizando como sistema de controle sensores de temperatura LM35, tambm ligados ao micro-processador, para auxlio no controle da temperatura tambm foram utilizados dissipadores de alumnio e coolers.

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

3052

Na parte eletrnica do projeto foi elaborado um circuito PWM (Pulse-Width Modulation modulao por largura de pulso), onde o processador gera um sinal modulado que aplicado a um transistor MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor transistor de efeito de campo de semicondutor xido metlico), que por sua vez funciona como uma chave liga-desliga entre a fonte e a clula. Por simplicidade e custo utilizamos uma fonte padro ATX, este sistema permite um controle da tenso mdia aplicada e conseqentemente tambm da potncia dissipada pela clula de Peltier. Discusso De acordo com os objetivos propostos o prottipo funcionou adequadamente. Por outro lado tivemos certa dificuldade para contornar a alta necessidade de corrente que a clula consome. Concluso Devido facilidade para gerar calor utilizando as propriedades dos materiais semicondutores, foi desenvolvida uma bancada de temperatura de grande utilidade acadmica e altamente tecnolgica, apenas com a utilizao de componentes eletrnicos integrados com a clula de Peltier, sem necessidade de resistncias ou gelo. Facilitando para o aluno o manuseio do material de aula e propiciando uma maior quantidade de anlises e resultados, utilizando tecnologia de ponta.

Referncias
Sedrad, Adel S., Microeletrnica. 4. Ed So Paulo: Makron Books. 2005. Alexander, Charles K., Fundamentos de circuitos eltricos. 3. Ed. So Paulo : McGraw-Hill, 2008. Datasheet ATtiny13 8-bit AVR Microcontroller with 1k Bytes In-System Programmable Flash, Atmel. Wikipdia, Efeito Peltier. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Peltier . Acesso em: 29 abr. 2009 Wikipdia, PWM. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modula%C3%A7%C3%A3o_por_largura_de_pulso . Acesso em: 30 abr. 2009 Wikipdia, MOSFET. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/MOSFET . Acesso em: 30 abr. 2009 Eventuais dvidas. Disponvel em: http://www.google.com .

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

You might also like