You are on page 1of 4

Aula 031 Direito Material e Direito Processual Toda vez que se est em juzo litigando, na verdade existem duas

relaes jurdicas em debate: - relao de direito material (a qual aconteceu no mundo dos fatos / contedo) - relao de direito processual (a qual est em discusso perante o Judicirio / forma) Quando h um conflito entre duas pessoas (mas ainda no no Judicirio), o direito d a soluo, em abstrato, pelo direito material. De seu turno, quando o litgio vai para o Judicirio, as regras de tramitao de como vir a soluo do conflito so ditadas pelo direito processual (busca, em juzo, a efetivao do direito material que no foi espontaneamente cumprido). Ou seja, o direito processual o complexo de normas e princpios que regem o exerccio da jurisdio, buscando organizar o trmite do processo. J o direito material (ou substancial) o conjunto de normas e princpios que buscam o regramento da vida em sociedade, regulando as diversas relaes jurdicas, atribuindo os bens aos indivduos. Assim, o direito civil (material) que vai regular como se d uma compra e venda, uma locao, a reparao de um prejuzo, o que acontece com os bens de um morto ou qualquer situao prpria das relaes civis. J o direito do trabalho vai regular as regras referentes a uma relao de trabalho (HE, FGTS, DSR, 13). E assim por diante (direito tributrio, eleitoral, administrativo, penal etc.). Pelo outro lado, se a regra de direito material no for observada entre as pessoas que se relacionam na sociedade, ser necessrio acionar o Estado-juiz, para que o conflito seja composto. A comea o mbito de atuao do direito processual. Se a lide for civil, aplicar-se- o direito processual civil. Se a lide for trabalhista, o direito processual do trabalho e assim sucessivamente. Portanto, o direito processual comea a atuar quando h necessidade de se acionar a jurisdio. Ou seja, trata das relaes das partes entre si e das partes com o juiz mas sempre em juzo (aspectos formais / burocrticos, tudo regulado pelo Cdigo de Processo Civil): - como e quando ingressar em juzo? - quais os requisitos de uma petio inicial? - como o juiz procede diante de uma petio inicial? - como o ru se defende diante de uma petio inicial? - como as provas sero produzidas? - diante de uma deciso desfavorvel, como recorrer? Mas o contedo do processo no ser o direito processual em si (processo no um fim em si mesmo). O contedo do processo a soluo do conflito de direito material. E, para isso, sero aplicadas as regras prprias do direito material (Cdigo Civil e legislao extravagante civil). Assim, o direito processual um instrumento para solucionar o conflito do direito material (cf., novamente, o princpio da instrumentalidade do processo).
1

Roteiro de aula preparado com o material de RODRIGO PEREIRA MARTINS RIBEIRO, GRINOVER, SCARANCE, DINAMARCO E DELLORE. Esse material apenas um roteiro de estudo, imprescindvel que o aluno acompanhe a matria no livro didtico de sua preferncia.

Pgina 1 de 4

Portanto, no bojo de um processo, haver: - quanto adequao do instrumento utilizado e das regras a serem observadas no trmite processual: aplicao do direito processual; - quanto soluo do conflito levado apreciao do juiz (critrios para julgamento da causa, para saber quem tem o direito ao que se discute): aplicao do direito material. Fora de um processo judicial no haver aplicao de normas processuais (no mximo, um parecer de como deveria ser solucionada a questo): aplicao do direito processual exclusiva do Poder Judicirio, por meio do juiz. As normas jurdicas materiais constituem o critrio de julgar, de modo que, no sendo observadas, do lugar ao error in judicando, as processuais constituem o critrio de proceder, de maneira que, uma vez desobedecidas, ensejam a ocorrncia de error in procedendo. Em regra as normas processuais esto no CPC (ou leis extravagantes processuais) e as normas materiais esto no CC (ou leis extravagantes civis). Contudo, possvel: - leis que tratem ao mesmo tempo do direito material e processual (ex: L. 8245/91: locao) - temas processuais regulados no CC (prova: CC, 212 e ss.) - temas cveis de direito material regulados no CPC (litigncia m-f: CPC, art. 16 e ss.) Norma processual e material luz do direito intertemporal. Durante um julgamento, as normas de direito material aplicadas pelo juiz devem ser aquelas em vigor quando da existncia do conflito (ex.: situaes ocorridas em 2002 devem ser reguladas pelo Cdigo Civil de 1916; apenas situaes ocorridas a partir de 2003 que devem ser reguladas pelo Cdigo Civil atual). Assim, normas de direito material no retroagem. De seu turno, as normas de direito processual tm vigncia imediata. Se mudar a legislao processual em relao a um processo que est em trmite, aplica-se a nova norma (salvo em relao aos atos j realizados / iniciados). Contudo, a realidade mostra que algumas normas processuais acabam por alterar relaes de direito material. Neste caso, fala-se em regra processual material (faixa de estrangulamento, momento de interseo entre o plano processual e material), a qual no poder retroagir. Neste sentido, vale conferir as seguintes decises do STJ (grifos nossos):
(...) DIREITO INTERTEMPORAL. LEI APLICVEL. VIGNCIA. TEMPO. ART. 530 DO CPC. REDAO NOVA. INCIDNCIA. SMULA 168/STJ. 1 - firme nesta Corte o entendimento de que, em matria de direito processual civil (intertemporal), no concernente s hipteses de cabimento de recurso, aplica-se a lei vigente ao tempo da sesso de julgamento e no da publicao do acrdo. Incidncia da smula 168/STJ. 2 - Agravo regimental desprovido. (AgRg nos EREsp 617.427/DF, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, CORTE ESPECIAL, julgado em 23.11.2006, DJ 11.12.2006 p. 296) RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL CIVIL. DVIDA DE NATUREZA ALIMENTAR. JUROS DE MORA. PERCENTUAL. MEDIDA PROVISRIA N 2180-35. INAPLICABILIDADE. AO AJUIZADA ANTERIORMENTE. PRECEDENTES. (...)

Pgina 2 de 4

O novo dispositivo da Lei 9494/97, acrescentado pela Medida Provisria 218035/2001, no pode ser aplicado espcie dos autos, considerando que o ajuizamento da ao se deu anteriormente vigncia da referida MP. As normas de espcie instrumental material no incidem nos processos em andamento, quer se trate dos de conhecimento ou dos de execuo. Precedentes. Recurso desprovido. (REsp 463470/RS, Rel. Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA, QUINTA TURMA, julgado em 07.10.2003, DJ 10.11.2003 p. 204)

* Denominao: Ao longo da histria, diversos nomes foram atribudos ao que hoje se conhece como direito processual. No sculo XI falava-se em prticas ou praxes, o que j demonstra como o estudo era limitado ao aspecto pragmtico (visvel) da soluo do conflito, sem qualquer anlise ou preocupao cientfica. Posteriormente, falou-se em direito judicirio, focando a figura do juiz. Apesar de ser algo mais tcnico que o estudo das prticas, ainda era insuficiente (nem toda a atividade do Judicirio processual e no s o juiz mas tambm as partes que participam do processo). Finalmente, em meados do sculo XIX, com a doutrina alem, surge a nomenclatura direito processual, que hoje a dominante. Quanto ao conceito de direito processual, diversas so as posies. Reproduz-se, aqui, a definio de HERNANDO DEVIS ECHANDA: (...) ramo do Direito que estuda o conjunto de normas e princpios que regulam a funo jurisdicional do Estado em todos os seus aspectos e que, portanto, fixam o procedimento que se h de seguir para obter a atuao do direito positivo nos casos concretos, e que determinam que as pessoas devem se submeter jurisdio do Estado e os funcionrios encarregados de exerc-la. * Autonomia: Ao longo da histria, pode-se apontar trs momentos distintos em relao cincia processual. a) perodo do sincretismo (fase imanentista): do ponto de vista temporal, o que mais durou. Processo era considerado apenas um meio de exerccio dos direitos. No se percebia a autonomia da relao jurdica processual em comparao com a relao jurdica material. Assim, no havia distino entre direito processual e direito material. Logo, no havia autonomia no estudo do direito processual. b) perodo autonomista (fase conceitual / cientfica): tem origem em 1868, com a obra de Oskar Von Bllow (Teoria dos pressupostos processuais e das excees dilatrias ), em que o autor alemo aponta a existncia de uma relao processual distinta da relao material. A partir deste momento que se comea a reconhecer o direito processual como cincia autnoma (da a nomenclatura do perodo). c) perodo teleolgico (fase instrumentalista): a fase atual, ainda em curso. Surge em meados do sculo XX, direciona o processo a resultados substancialmente justos (superando o tecnicismo que prevaleceu por aproximadamente um sculo).

Pgina 3 de 4

Assim, processo no apenas um instrumento tcnico a servio da ordem jurdica, mas um instrumento tico destinado a servir sociedade e ao Estado. Assim, percebe-se que, atualmente, dvida no h quanto autonomia do processo como ramo da cincia jurdica (inclusive pela existncia de cadeiras prprias nas faculdades para ensino da disciplina). Na seqncia da autonomia processual, surge a diviso do processo em alguns ramos: basicamente em civil, penal, trabalhista e eleitoral. Os ramos de maior autonomia, sem dvida, so o direito processual civil e direito processual penal (uma vez mais, a existncia de cadeiras distintas para cada uma destas disciplinas). No obstante a diviso (inclusive com cdigos distintos), discute a doutrina se existe uma teoria geral do direito processual (traos comuns a todos os ramos do direito processual). Os defensores da teoria geral (maioria da doutrina) destacam a meno a direito processual na Constituio (CF, art. 22, I), bem como a existncia de princpios e institutos comuns (devido processo legal, juiz natural, ao, exceo, coisa julgada etc.). Mas h tambm os que no aceitam a teoria geral (ROGRIO LAURIA TUCCI), destacando as distines entre os dois ramos do direito. * Posio enciclopdica: Em relao ao enquadramento do processo no bojo do direito como um todo: a) direito processual faz parte do direito pblico, j que regula a atividade jurisdicional do Estado b) direito constitucional tem grande relao com o direito processual, tendo em vista que a estrutura jurisdicional tem assento na Constituio e considerando que diversos princpios processuais so encontrados na Constituio (destaque para os pilares do acesso justia e do devido processo legal); c) direito processual cria e regula os remdios jurdicos que tornam efetivo todo o ordenamento jurdico, da existindo uma conexo instrumental genrica entre o processo e todos os ramos do direito material.

Pgina 4 de 4

You might also like