You are on page 1of 8

Michael Lowy - De Marx ao Ecossocialismo

Meu ponto de partida ser o fenmeno da racionalizao analisado por Max Weber. Segundo Weber, proponho distinguir trs aspectos estreitamente ligados entre si do processo de racionalizao que caracteriza, desde a revoluo Industrial, as sociedades capitalistas modernas [a mesma coisa poder ser afirmada, em larga medida, a respeito das defuntas burocrticas do Leste Europeu]:

1. A Zweckrationalitt, ou racionalidade-como-finalidade, isto , a utilizao de meios racionais para alcanar objetivos que nada tm de racional cuja expresso institucional ideal-tpica a burocracia. o que a Escola de Frankfurt designava pelo conceito de racionalidade instrumental, um tipo de ratio compatvel com as mais monstruosas irracionalidades substanciais por exemplo, para citar um caso-limite, a administrao racional pela burocracia do genocdio. Mas, para alm de tais extremos, a lgica do funcionamento normal da economia capitalista e das instituies burocrticas que consegue combinar, como foi sublinhado por Ernest Mandel, a racionalidade parcial com a irracionalidade global.(2)

2. A diferenciao e autonomizao das esferas como resultado da separao entre o econmico, o social, o poltico e o cultural. A economia de mercado torna-se um sistema auto-regulado que j se encontra encaixado na sociedade [para retomar a clebre expresso de Karl Polanyi] e escapa a qualquer controle social, moral ou poltico.

A Rechenhaftigkeit, ou esprito de clculo racional, isto , a tendncia geral quantificao. Os valores qualitativos, ticos, sociais ou naturais esto condenados a ser destrudos, degradados ou neutralizados por tal quantificao que encontra sua expresso mais direta na dominao total do valor de troca das mercadorias e na monetarizao das relaes sociais.

Como muito bem demonstrado por A. Mitzman, seguindo a lgica dessa racionalizao mutilada, rejeita-se necessariamente qualificando-o de sentimental ou freio ao progresso qualquer critrio incompatvel com a perseguio do lucro mximo, tal como o bem-estar dos operrios, o meio ambiente planetrio ou o futuro humano.

Hoje, o processo racional de perseguio do lucro mximo alcanou a etapa da globalizao planetria, sob a gide de instituies como o Fundo Monetrio Internacional, o Banco Mundial, a Organizao do Comrcio ou o G-7. Infelizmente, a Europa neoliberal de Maastricht no escapa a tal lgica...

Os primeiros crticos desse modelo de civilizao capitalista/industrial foram os romnticos: desde a segunda metade do sculo XVIII [Rousseau] at nossos dias [o historiador ingls E. P. Thompson], o romantismo protestou contra a quantificao, a mecanizao e o desencantamento do mundo, em nome de valores culturais, sociais, ticos prcapitalistas.

A poluio das grandes cidades e os estragos provocados no meio ambiente pelo maquinismo so temas recorrentes da cultura romntica. Para citar um s exemplo: em Tempos difceis um dos romances preferidos de Karl Marx Charles Dickens descreve a cidade industrial [imaginria] de Coketown como uma vil cidadela onde o tijolo opunha uma resistncia to grande entrada da natureza quanto sada do ar e dos gases mortferos. As altas chamins, lanando no ar seus turbilhes envenenados, escondiam o cu e o sol que, perpetuamente, estava em eclipse, atravs da vidraa repleta de fumaa. Os que tinham sede de um pouco de ar puro, que desejavam ver uma paisagem verdejante, rvores, pssaros, a abbada brilhante do cu azul, eram obrigados a deslocar-se alguns quilmetros por estrada de ferro e passear nos campos. Mas, mesmo a, no estavam em paz: poos vazios, abandonados depois de ter sido extrado todo o ferro e o carvo da terra, escondiam-se na erva como outras tantas armadilhas mortais.(3) Se substituirmos os poos vazios por dejetos txicos [ou nucleares], o quadro no sofreu grandes alteraes desde 1854, data de publicao desse romance...

No decorrer da histria do romantismo, a nostalgia romntica do paraso perdido e das comunidades orgnicas prmodernas assumiu formas, ora passadistas e retrgradas, ora utpicas e revolucionrias. Neste ltimo caso, j no se trata de um retorno ao passado, mas de um desvio pelo passado em direo ao futuro: para Pierre Leroux, William Morris ou Herbert Marcuse para citar apenas trs exemplos a utopia futura permite reencontrar a comunidade perdida, mas sob uma nova forma que integra as conquistas da modernidade: liberdade, igualdade, fraternidade e democracia.
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

O socialismo e a ecologia ou, pelo menos, algumas de suas correntes so cada um sua maneira, herdeiros da crtica romntica. Seus objetivos comuns implicam a superao da racionalidade instrumental, da autonomizao da economia, do reino da quantificao, da produo como objetivo em si, da ditadura do dinheiro, da reduo do universo social ao clculo das margens de rentabilidade e necessidade da acumulao do capital. Tanto o socialismo como a ecologia reivindicam valores qualitativos: o valor de uso, a satisfao das necessidades, a igualdade social para o primeiro, a salvaguarda da natureza e o equilbrio ecolgico para a segunda. Tambm concebem a economia como encaixada no meio ambiente social e natural. O objetivo comum poderia ser, como escreve A. Mitzman, substituir os atuais valores dominantes de crescimento econmico linear e de enriquecimento pessoal, de competitividade impiedosa e de diviso do mundo entre ganhadores e perdedores, por valores orientados para a harmonia social e para a solidariedade, baseados no respeito pela natureza, no carter cclico da vida em geral.

Dito isso, divergncias de fundo tm mantido, at aqui, uma separao entre vermelhos e verdes, entre marxistas e ecologistas. Estes acusam Marx e Engels de produtivismo. Ser que tal acusao justificada? Sim e no.

No, na medida em que, mais do que ningum, foi Marx que denunciou a lgica capitalista de produo, a acumulao do capital, das riquezas e das mercadorias como objetivo em si. A prpria idia de socialismo ao contrrio de suas miserveis contrafaes burocrticas a de uma produo de valores de uso, de bens necessrios satisfao de necessidades humanas. Para Marx, o objetivo supremo do progresso tcnico no o crescimento infinito de bens [o ter], mas a reduo da jornada de trabalho e o aumento do tempo livre [o ser].

Sim, na medida em que se encontra amide, em Marx ou Engels [e ainda no marxismo ulterior], uma tendncia a fazer do desenvolvimento das foras produtivas o principal vetor do progresso, e uma postura pouco crtica para com a civilizao industrial, principalmente, em sua relao destruidora para com o meio ambiente. Deste ponto de vista, o texto cannico e clebre Prefcio da Contribuio crtica da economia poltica [1859], um dos escritos de Marx mais marcados por um certo evolucionismo, pela filosofia do progresso, pelo cientificismo [o modelo das cincias naturais] e por uma viso das foras produtivas de modo algum problematizada.

Na realidade, nos escritos de Marx e Engels, encontra-se matria para alimentar as duas interpretaes. O trecho seguinte dos Grundrisse um bom exemplo da admirao pouco crtica de Marx pela obra civilizadora da produo capitalista e pela sua instrumentalizao brutal da natureza:

Portanto, a produo baseada no capital cria, por um lado, a indstria universal, isto , sobre trabalho ao mesmo tempo criador de valores; e, por outro lado, um sistema de explorao geral das propriedades da natureza e do homem [...] O capital comea, portanto a criar a sociedade burguesa e a apropriao universal da natureza e estabelece uma rede que engloba todos os membros da sociedade: tal a grande ao civilizadora do capital.

Ele eleva-se a um nvel social tal que todas as sociedades anteriores aparecem como uma idolatria da natureza. Com efeito, a natureza torna-se um puro objeto para o homem, uma coisa til. J no reconhecida como uma potncia. A inteligncia terica das leis naturais tem todos os aspectos da artimanha que procura submeter a natureza s necessidade humanas, seja como objeto de consumo, seja como meio de produo.(4)

No entanto, Marx e Engels deixaram tambm um certo nmero de textos que mostram uma viso mais crtica das foras produtivas. Por exemplo, em A ideologia alem encontra-se a seguinte informao:

No desenvolvimento das foras produtivas, chega um estgio em que surgem foras produtivas e meios de circulao que s podem ser nefastos no mbito das relaes existentes e j no so foras produtivas, mas foras destruidoras [o maquinismo e o dinheiro].(5)

Essa idia no desenvolvida por Marx e no seguro que a destruio abordada aqui seja a da natureza. Entre os raros textos do autor em que ele trata, explicitamente, das devastaes provocadas pelo capital no meio ambiente natural assim como de uma viso dialtica das contradies do progresso induzido pelas foras produtivas encontra-se, em O Capital, o clebre trecho sobre a agricultura capitalista:

Assim, ela destri no s a sade fsica do operrio urbano, mas tambm a vida espiritual do trabalhador rural. Cada
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

passo dado em direo da agricultura capitalista, cada semente de fertilidade a curto prazo, constitui, ao mesmo tempo, um agravamento na runa das fontes duradouras de tal fertilidade. Quanto mais um pas por exemplo, os Estados Unidos da Amrica do Norte desenvolve-se na base da grande indstria, tanto mais rapidamente realiza-se esse processo de destruio. Portanto, a produo capitalista s desenvolve a tcnica e a combinao do processo de produo social ao mesmo tempo que esgota as duas fontes de onde brota a riqueza: a terra e o trabalhador.(6)

At mesmo em Engels, que celebrou amide o controle e o domnio humanos sobre a natureza, possvel encontrar-se escritos que chamam a ateno, da forma mais explcita, para os perigos de tal atitude vejamos, por exemplo, o seguinte trecho do artigo sobre O papel do trabalho na transformao do macaco em homem [1876]:

No devemos vangloriarmo-nos demais com nossas vitrias humanas sobre a natureza. Para cada uma dessas vitrias, a natureza vinga-se s nossas custas. verdade que cada vitria d-nos, em primeira instncia, os resultados esperados, mas em segunda e terceira instncias, apresenta efeitos diferentes, inesperados, que, freqentemente, anulam os resultados j obtidos. As pessoas que, na Mesopotmia, Grcia, sia Menor e alhures, destruram as florestas para obter terra arvel, nunca imaginaram que, ao eliminarem juntamente com as florestas os centros de coleta e os reservatrios de umidade, estavam lanando as bases para o estado desolador de tais pases.

Quando os italianos dos Alpes cortaram os pinheirais da vertente sul, to estimados na vertente norte, no faziam a menor idia de que, ao agirem desse modo, estavam cortando as razes da indstria leiteira da regio; e tanto menos, previam que, por essa prtica, estavam privando as nascentes montanhosas de gua para a maior parte do ano [...] Os fatos lembram-nos, em cada instante, que no reinamos, de modo algum, sobre a natureza como um conquistador reina sobre um povo estrangeiro semelhana de algum que estivesse fora da natureza, mas que fazemos parte dela como nossa carne, nosso sangue, nossos crebro, que estamos em seu seio e que todo domnio sobre ela reside na vantagem que temos, em relao ao conjunto das outras criaturas, de conhecer suas leis e poder servir-nos dela de forma criteriosa.(7)

No seria difcil encontrar outros exemplos. No entanto, no deixa de ser verdade que Marx e Engels carecem de uma perspectiva ecolgica de conjunto. Sua concepo otimista do desenvolvimento ilimitado das foras produtivas uma vez eliminado o obstculo representado pelas relaes de produo capitalista que as delimitam , j injustificvel atualmente. No s do ponto de vista econmico risco de esgotamento das matrias-primas , mas tambm pela ameaa de destruio do equilbrio ecolgico do planeta pela lgica produtivista do capital [ou de seu plido imitador, ou seja, a defunta burocracia socialista].

Poderamos concluir, provisoriamente, esta discusso com uma sugesto que me parece pertinente, proposta por Daniel Bensad em sua recente e notvel obra sobre Marx: reconhecendo que seria to abusivo exonerar este filsofo das iluses progressistas ou prometicas de seu tempo, quanto transform-lo em defensor da industrializao desenfreada, o autor prope uma abordagem mais fecunda: instalarmo-nos nas contradies de Marx e leva-las a srio. A primeira delas , bem entendido, a contradio entre o credo produtivista de alguns textos e a intuio de que o progresso pode ser fonte de destruio irreversvel do meio ambiente natural.(8)

A questo ecolgica , na minha opinio, o grande desafio que, em vistas de sua renovao, o pensamento marxista deve enfrentar no limiar do sculo XXI. Ela exige dos marxistas uma profunda reviso crtica de sua concepo tradicional das foras produtivas, assim como uma ruptura radical com a ideologia do progresso e com o paradigma tecnolgico da civilizao industrial moderna.

Walter Benjamim foi um dos primeiros marxistas do sculo XX que formulou a si mesmo esse tipo de questo: desde 1928, no livro Sens unique, denunciava a idia de domnio da natureza como um ensino capitalista e propunha uma nova concepo da tcnica como controle da relao entre a natureza e a humanidade. Alguns anos depois, em Teses sobre o conceito de histria, prope enriquecer o materialismo histrico com as idias de Fourier, esse visionrio utpico que tinha sonhado com um trabalho que, bem longe de explorar a natureza, est em condies de fazer emergir dela as criaes que esto adormecidas em seu seio.(9)

Ainda hoje, o marxismo est longe de ter recuperado o atraso nesse terreno. Mas algumas reflexes comeam a abordar essa tarefa. Uma pista fecunda foi aberta pelo ecologista e marxista-polanyista norte americano James OConnor: primeira contradio do capitalismo entre foras e relaes de produo , analisada por Marx, deve-se acrescentar uma segunda, ou seja, a contradio entre as foras produtivas e as condies de produo: os trabalhadores, o espao urbano, a natureza. Pela sua dinmica expansionista, o capital coloca em perigo ou destri suas prprias condies, a comear pelo
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

ambiente natural uma possibilidade que Marx no tinha levado suficientemente em considerao.(10)

Uma outra abordagem interessante sugerida em um texto recente de um ecomarxista italiano que partindo do trecho de A ideologia Alem citado mais acima observa o seguinte: A frmula a qual produz-se uma transformao das foras potencialmente produtivas em foras efetivamente destruidoras, sobretudo em relao ao meio ambiente, parece-nos mais apropriada e mais significativa do que o esquema bem conhecido da contradio entre foras produtivas [dinmicas] e relaes de produo [que as aprisionam]. Alm disso, ao permitir dar um fundamento crtico e no-apologtico ao desenvolvimento econmico, tecnolgico, cientfico, essa frmula permite portanto, elaborar um conceito de progresso diferenciado [E. Bloch].(11)

Seja marxista ou no, o movimento operrio tradicional na Europa sindicatos, partidos social-democratas e comunistas continua sendo profundamente marcado pela ideologia do progresso e pelo produtivismo, chegando mesmo, em certos casos, ao ponto de defender, sem que a questo tenha sido suficientemente aprofundada, a energia nuclear ou a indstria automobilstica. verdade que um incio de sensibilizao ecolgica est em vias de se desenvolver, principalmente nos sindicatos e partidos de esquerda, nos pases nrdicos, na Espanha, Alemanha, etc.

A grande contribuio da ecologia foi e continua sendo levar-nos a tomar conscincia dos perigos que ameaam o planeta em conseqncia do atual modo de produo e consumo: o crescimento exponencial da poluio do ar, do solo, da gua, a eliminao de espcies vivas, a desertificao das terras frteis, a acumulao de dejetos nucleares incontrolveis, a ameaa constante de novas Tchernobys, a destruio em um ritmo acelerado das florestas, o efeito estufa e o perigo de ruptura da camada de oznio [que tornaria impossvel toda vida orgnica no planeta] configuram um cenrio de catstrofe que coloca em questo a prpria sobrevivncia da humanidade. Estamos enfrentando uma crise de civilizao que exige mudanas radicais.

O problema que as proposies feitas por uma parte da ecologia europia so realmente insuficientes ou levam a impasses. Sua principal fraqueza a de ignorar a conexo entre o produtivismo e o capitalismo, o que conduz iluso de um capitalismo limpo ou de reformas capazes de controlar seus excessos [por exemplo, as ecotaxas]. Ou ento, tomando como pretexto a imitao pelas economias burocrticas de comando, do produtivismo ocidental acabam considerando o capitalismo e o socialismo como variantes do mesmo modelo um argumento que perdeu seu interesse aps o desmoronamento do pretenso socialismo real.

Os ecologistas enganam-se ao pensar que podem fazer a economia da crtica marxiana do capitalismo: uma ecologia que no leva em considerao a relao entre produtivismo e a lgica do lucro est votada ao fracasso ou pior, recupera pelo sistema. No faltam os exemplos...

Considerando os trabalhadores como destinados irremediavelmente ao produtivismo e ignorando o movimento operrio, alguns ecologistas inscreveram em sua bandeira: nem esquerda, nem direita. Alguns ex-marxistas convertidos ecologia declaram, precipitadamente, adeus classe operria, enquanto outros insistem que se deve abandonar o vermelho isto , o marxismo ou o socialismo para aderir ao verde, novo paradigma que forneceria uma resposta a todos os problemas econmicos e sociais.

Enfim, nas correntes ditas fundamentalistas [ou deep ecology], podemos ver esboar-se, sob pretexto de combate contra o antropocentrismo, uma recusa do humanismo que conduz a posies relativistas, colocando todas as espcies vivas no mesmo plano. Ser justo considerar que o bacilo de Koch ou o anfele tm o mesmo direito vida que uma criana doente de tuberculose ou malria?

a recusa dessas armadilhas que faz a superioridade dos ecossocialistas. Ao integrar as conquistas fundamentais do marxismo embora desembaraando-o de suas escrias produtivistas , eles compreenderam que a lgica do mercado e lucro [do mesmo modo que a do autoritarismo tecnoburocrtico das defuntas democracias populares] so incompatveis com as exigncias ecolgicas. Ao mesmo tempo que criticam a ideologia das correntes dominantes do movimento operrio, eles sabem que os trabalhadores e suas organizaes constituem uma fora essencial para qualquer transformao radical do sistema.

O ecossocialismo desenvolveu-se a partir das pesquisas de alguns pioneiros russos do final do sculo XIX e incio do sculo XX [Srgio Podolinsky, Vladimir Vernadsky] , sobretudo, no decorrer dos ltimos vinte e cinco anos, graas aos trabalhos de pensadores do porte de Manuel Sacristn, Raymond Williams, e aos primeiros escritos de Rudolf Bahro e
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

Andr Gorz, assim como s preciosas contribuies de James OConnor, Barry Commoner, Ted Benton, Juan Martinez Allier, Francisco Fernandez Buey, Jorge Reichman. Jean-Paulo Dlage, Jutta Dittfurth, Thomas Ebermann, Rainer Trampert, Erhard Epple, Lemar Altvater, Frieder Otto Wolff, e muitos outros que se expressam em uma rede de revistas, tais como Capitalism, Nature and Socialism, cologie politique, etc.

Essa corrente presente nos partidos verdes, nos movimentos vermelho-verde, assim como na extrema esquerda e at mesmo no seio da esquerda clssica est longe de ser politicamente homognea, mas a maioria de seus representantes compartilha o interesse por alguns temas. Em ruptura com a ideologia produtivista do progresso em sua forma capitalista e/ou burocrtica [dita socialista real] e oposta expanso at o infinito de um modo de produo e de consumo destruidor do meio ambiente, ela representa na esfera ecolgica a tendncia mais avanada e mais sensvel aos interesses dos trabalhadores e dos povos do Sul, ou seja a que compreendeu impossibilidade de um desenvolvimento sustentado nos quadros da economia capitalista de mercado. O raciocnio ecossocialista baseia-se em dois argumentos essenciais:

1. O modo de produo e de consumo atual dos pases capitalistas avanados, baseado em lgica de acumulao ilimitada [do capital, do lucro, das mercadorias], de desperdcio dos recursos, de consumo ostensivo, de destruio acelerada do meio ambiente, no pode ser estendido, de modo algum, ao conjunto do planeta, sob pena de importante crise ecolgica. Segundo clculos recentes, se fosse generalizado ao conjunto da populao mundial o consumo mdio de energia dos EUA, as reservas conhecidas de petrleo ficariam esgotas em dezenove dias.(12) Portanto, esse sistema necessariamente fundado na manuteno e agravamento da desigualdade gigante entre o Norte e o Sul.

Por outro lado, a globalizao neoliberal conduz a uma intensificao crescente dos problemas ecolgicos da sia, frica e Amrica Latina, em conseqncia de uma poltica deliberada de exportao da poluio pelos pases imperialistas. Alis, essa poltica tem uma legitimao econmica imbatvel do ponto de vista da economia capitalista de mercado. Recentemente o especialista do Banco Mundial Lawrence Summers afirmou: os pobres custam menos! Para citar seus prprios termos: a medida dos custos da poluio prejudicial sade depende dos rendimentos perdidos por causa da morbidez e mortalidade acentuadas. Deste ponto de vista, determinada quantidade de poluio prejudicial sade deveria ser realizada no pas com custos mais baixos, isto , no pas com os salrios mais baixos. Uma formulao cnica que revela muito melhor a lgica do capital global do que todos os discursos lenificantes sobre o desenvolvimento produzidos pelas instituies financeiras internacionais.

2. De qualquer forma, a continuao do progresso capitalista e a expanso da civilizao baseada na economia de mercado inclusive sob essa forma brutalmente desigualitria ameaa diretamente, a curto ou mdio prazo [qualquer previso seria arriscada], a prpria sobrevivncia da espcie humana. A salvaguarda do meio ambiente natural , portanto, um imperativo humanista.

A racionalidade canhestra do mercado capitalista, com seu clculo imediatista das perdas e lucros, intrinsecamente contraditria a uma racionalidade ecolgica que leva em considerao a temporalidade longa dos ciclos naturais.

Contra o fetichismo da mercadoria e autonomizao reificada da economia pelo neoliberalismo, o desafio do futuro , para os ecossocialistas, a aplicao de uma economia moral no sentido que E. P. Thompson dava a essa expresso. Isto , uma poltica econmica baseada em critrios no-monetrios e extra-econmicos: por outras palavras, a reintricao(13) do econmico no ecolgico, no social e no poltico.(14)

As reformas parciais so totalmente insuficientes: deve-se substituir a microrracionalidade do lucro por uma macrorracionalidade social e ecolgica, o que exige uma verdadeira mudana de civilizao.(15) Isso no possvel sem uma profunda reorientao tecnolgica que vise a substituio das fontes atuais de energia por outras fontes, no-poluentes e renovveis, tais como a energia solar.(16) A primeira questo que pode ser formulada , portanto, a do controle sobre os meios de produo e, antes de tudo, sobre as decises de investimento e de mutao tecnolgica.

Torna-se necessria uma reorganizao do conjunto do modo de produo e de consumo, baseada em critrios exteriores ao mercado capitalista: as necessidades reais da populao [no necessariamente solvveis] e a salvaguarda do meio ambiente. Por outras palavras, uma economia de transio para o socialismo, re-encaixada [como diria Karl Polanyi] no meio ambiente social e natural, porque baseada na escolha democrtica das prioridades e dos investimentos pela prpria populao e no pelas leis do mercado ou por um politburo onisciente. Uma transio que leve a um modo de vida alternativo, a uma nova civilizao, para alm do reino do dinheiro, dos hbitos de consumo artificialmente induzidos pela publicidade e da produo ao infinito de mercadorias prejudiciais ao meio ambiente [o carro
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

individual!].

Utopia? Sem dvida, em seu sentido etimolgico [de nenhum lugar]. Mas se no acreditamos, como Hegel, que tudo que real racional e tudo o que racional real, como refletir em uma racionalidade substancial sem fazer apelo s utopias? A utopia indispensvel mudana social, com a condio de que esteja baseada nas contradies da realidade e nos movimentos sociais reais. o caso do ecossocialismo que prope uma estratgia de aliana entre os vermelhos e os verdes o movimento operrio e a ecologia e de solidariedade com os oprimidos e explorados do Sul.

Essa aliana poderia encontrar na Europa seu primeiro espao estratgico, na medida em que os dois movimentos esto presentes na cena social e poltica do velho continente e na medida em que comeam a cair as barreiras que os separam. Mas isso implica que a ecologia renuncie s tentaes do naturalismo anti-humanista e abandone sua pretenso em tomar o lugar da crtica da economia poltica. Essa convergncia implica tambm que o marxismo se desembarace do produtivismo, substituindo o esquema mecanicista da oposio entre o desenvolvimento das foras produtivas e relaes de produo que o entravam, pela idia bem mais fecunda de uma transformao das foras potencialmente produtivas em foras efetivamente destruidoras.(17)

A utopia revolucionria de um socialismo verde ou de um comunismo solar no significa que no se deva agir desde agora. No ter iluses sobre a possibilidade de ecologizar o capitalismo no quer dizer que no se possa empreender o combate em favor de reformas imediatas. Por exemplo, algumas formas de ecotaxas podem ser teis com a condio de que sejam aplicadas a partir de uma lgica social igualitria [fazer pagar os poluidores e no os consumidores] e com a condio de que seja abandonado o mito do clculo econmico pelo preo de mercado dos estragos ecolgicos: trata-se de variveis incomensurveis do ponto de vista monetrio. Temos uma desesperada necessidade de ganhar tempo e lutar imediatamente pela proibio dos CFC que destroem a camada de oznio e pela limitao severa das emisses de gs responsveis pelo efeito estufa, assim como privilegiar os transportes coletivos em relao ao carro individual poluente e anti-social.(18)

O combate em favor das reformas ecossociais pode ser portador de uma dinmica de mudana, de transio entre as demandas mnimas e o programa mximo, com a condio que sejam recusados os argumentos e as presses dos interesses dominantes em nome das regras de mercado, da competitividade ou da modernizao. Algumas demandas imediatas j so, ou podem tornar-se rapidamente, o espao de uma convergncia entre movimentos sociais e movimentos ecolgicos, sindicatos e defensores do meio ambiente, vermelhos e verdes:

- a promoo de transportes coletivos trem, metr, nibus, bonde baratos ou gratuitos como alternativa aos engarrafamentos e poluio provocados nas cidades e zonas rurais pelo carro individual e pelo sistema dos transportes rodovirios;

- a luta contra o sistema da dvida e dos ajustamentos ultraliberais imposto pelo FMI e pelo Banco Mundial aos pases do Sul, com dramticas conseqncias sociais e ecolgicas: desemprego massivo, destruio da proteo social e das culturas alimentcias, assim como dos recursos naturais destinados exportao;

- defesa da sade pblica contra a poluio do ar, da gua [lenis freticos] ou da alimentao pela avidez das grandes empresas capitalistas;

- a reduo do tempo de trabalho como resposta ao desemprego e como viso da sociedade que privilegia o tempo livre em relao a acumulao de bens.(19)

Todavia, no combate em prol de uma nova civilizao, ao mesmo tempo, mais humana e mais respeitadora da natureza, necessrio que todos os movimentos sociais emancipadores estejam associados. Como foi muito bem afirmado por Jorge Reichman: Esse projeto no pode renunciar a nenhuma das cores do arco-ris: nem ao vermelho do movimento operrio anticapitalista e igualitrio; nem ao violeta das lutas em favor da libertao da mulher; nem ao branco dos movimentos no-violentos em favor da paz; nem ao antiautoritarismo negro dos libertrios e anarquistas; e, ainda menos, ao verde da luta em prol de uma humanidade mais justa e livre em um planeta habitvel.(20)

Essa causa planetria, mas a Europa, se vier a encontrar sua unidade sob uma nova forma, para alm das restries neoliberais de Maastricht, pode tornar-se um dos principais laboratrios de elaborao de um futuro diferente.
http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

Notas:

1- Este texto foi publicado na coletnea Ps-neoliberalismo II, organizada por Emir Sader e Pablo Gentile. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. Traduo de Guilherme Teixeira.

2 - E. Mandel, Power and money, A marxist theory of bureaucracy, Londres, Verso, 1992, p. 182.

3 - C. Dickens, Temps difficiles, Paris, Gallimard, 1985, p. 101, 233.

4 - K. Marx, Fondements de la critique de lconomie politique, Paris, Anthropus, 1967, p. 366-367.

5 - K. Marx, Lidologie allemande, Paris, ditions sociales, p. 67-68.

6 - K. Marx, L Capital, Paris, ditions sociales, tomo I, p. 360-361.

7 - F. Engels, La Dialectique de la nature, Paris, ditions sociales, 1968, p. 180-181.

8 - D. Bensaid, Marx lintempestif, Paris, Fayard, 1995, p. 347.

9 - W. Benjamim, Sens unique, Paris, Lettres-Maurice Nadau, 1978, p. 243; e Thses sur la philosophie de lhistoire, in LHomme, la lenguage et la culture, Paris, Denol, 1971, p. 190. Podemos tambm mencionar o socialista austraco, Julius Dickmann, autor de um ensaio pioneiro publicado em 1933 na revista La critique sociale; segundo ele, o socialismo seria o resultado no de um rpido desenvolvimento das foras produtivas, mas antes uma necessidade imposta pela diminuio das reservas de recursos naturais dilapidados pelo capital. O desenvolvimento irrefletido das foras produtivas pelo capitalismo solapa as prprias condies de existncia do gnero humano [La vritable limite de la production capitaliste, in La critique sociale n 9, setembro de 1933].

10 - James OConnor, La seconde contradiction du capitalism: causes et consquences, in Actuel Marx n 12; e do mesmo autor, Lcologie, ce matrialisme historique, Paris, 1992, p. 30, 36.

11 - Tiziano Bagarolo, Encore sur marxiste et cologie, in Quatrime Internacionale n 44, maio-julho de 1992, p. 25.

12 - M. Mies Liberacion del consumo o politizacion de la vida cotidiana, in Mientras Tanto n 48, Barcelona, 1992, p. 3.

13 - Cf. L. Summers, Let them eat pollution, in The Economist, 8 de fevereiro de de 1992. Um outro exemplo impressionante: em 1995, em uma reunio em Genebra, um Grupo de Trabalho do Comit Intergovernamental sobre as Mudanas Climticas discutiu sobre um relatrio em que era formulada a questo de saber se era rentvel [costhttp://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual Powered by Mambo Generated: 19 March, 2012, 20:31

effective] tomar medidas contra o efeito estufa, considerando que esses efeitos far-se-iam sentir, sobretudo, nos pases pobres. Segundo esses especialistas, o custo de uma vida em um pas rico de US$ 100 mil... [Citado em Derek Lovejoy, Limits to Growth, in Science and Society, Special Issue, Marxism and Ecology, Fall, 1996, p. 274].

14 - Cf. D. Bensad, Marx lintempestif, p. 385-386, 396; e Jorge Reichman, Problemas con los frenos de emrgencia, Madri, Editorial Revolucion, 1991, p. 15.

15 - Ver a esse propsito o notvel ensaio de Jorge Reichman, El socialismo puede llegar solo em bicicleta, in Papeles de la Foundation de Investigaciones Marxistas, Madri, n 6, 1996.

16 - Alguns marxistas j esto sonhando com um comunismo solar: ver David Schwartzman, Solar Communism, in Science and Society, Special Issue Marxism and Ecology, Fall, 1996.

17 - D. Bensad, Marx lintempestif, p. 391-396.

18 - J. Reichman, De la economia a la ecologia, Madri, editorial Trotta, 1995, p. 82-85.

19 - Ver Pierre Rousset, Convergence de combats. Lcologique et le social, in Rouge, 16 de maio de 1996, p. 8-9.

20 - J. Reichman, El socialismo puede llegar solo em bicicleta, loc. cit., p.57.

http://www.mra.org.br - Marxismo Revolucionrio Atual

Powered by Mambo

Generated: 19 March, 2012, 20:31

You might also like