You are on page 1of 4

Pgina 1 de 4

ORIENTAES PARA ELABORAO DA AVALIAO VIRTUAL ATIVIDADE NICA


CURSO DISCIPLINA PROFESSOR (A) ALUNO (A) TUTOR DATA

Filosofia Naurelice Maia de Melo


SEMESTRE VALOR: PESO

2013.1
10,0 (prazo oficial) 7,0 (prazo estendido)

ATIVIDADE ES CRITA DATA DE ENVIO

VALOR: 10,0 (dez, prazo oficial) ou 7,0 (sete, prazo estendido) NMERO DE QUESTES : 8 (oito) Oficial: 29 de abril de 2013, postada no AVA at as 20:00 (vinte horas). Estendido: 02 de maio de 2013, postadas no AVA at as 20:00 (vinte hora s). 1) A Ati vidade Escrita dever ser realizada INDIVIDUALMENTE. 2) O arquivo deve ser postado no formato Word ou PDF. No sero aceitos outros formatos. 3) Quando necessrio, utilize a ABNT. 4) A postagem da Atividade Escrita de inteira responsabil idade do aluno e necessita ser realizada dentro do prazo estabelecido, submetida no AVA da disciplina correspondente, no link destinado a Atividade Virtual . 5) Mesmo que estudem juntos, a Atividade Escrita Individual NO poder ser igual a de outro colega. 6) Configurao de plgio (cpia sem referenciar autor e obra, de acordo com a ABNT) levar o aluno a ter sua Atividade Escrita zerada. Consulte o "Manual de Normalizao para Trabalhos Acadmicos", no site da Unifacs. No esqueam que (a) Tutor(a) e star sempre di sponvel para elucidar sua s dvidas de forma mais direta. Verifique o dia/horrio do PLANTO REMOTO dele(a), se conecte ao SKYP E e tire sua s dvida s atravs do contato por voz (si stema VoIP) e tambm de mensagens instantneas.

INSTRUES

PLANTO REMOTO DO(A) TUTOR(A) WEB

QUESTES DA AVALIAO VIRTUAL


Prezado(a) Estudante. Segue detalhamento desta Avaliao 01 do componente curricular Filosofia. Desejamos a voc a alegria da conquista de saberes, a fora e determinao necessrias para a realizao de objetivos e, por que no dizer?! Para a realizao dos sonhos que voc tece para a sua caminhada! Nela a vida acadmica tem tambm o seu espao e a cada novo componente estudado, a cada experincia, cada atividade com seus sucessos e superaes voc j conquista e realiza momentos importantes para a construo do seu ser! Assim como ns, que tambm compartilhamos com voc nossas construes, nesse movimento incessante das relaes que constituem a vida. Votos de sucesso e muito bom desempenho!!!! Conte conosco!!!! Equipe de Filosofia.

Pgina 2 de 4 Resumo da Atividade Estudo das Aulas e atendimento as questes de 01 a 08. Anlise de imagem (questes 7 e 8) contextualizada junto aos saberes do componente curricular Filosofia. Leitura e interpretao do texto Todo Mundo Tem Razo?, associando-a as temticas das Aulas, com sistematizao dos resultados conquistados orientada pelo enunciado das questes de 01 a 04 e apresentada conforme a elaborao das respostas. Passo a Passo 01. Estudo das Aulas de Filosofia, tanto mediante mdulo (seja impresso e/ou digital) quanto mediante acesso s animaes correspondentes a cada uma das Aulas com as personagens professora Tnia e monitora Lia disponvel na pgina principal do AVA Filosofia. (Para acessar, clique sobre cada uma das numeraes de 01 a 08 no banner de identificao deste componente curricular). 02. Acesso ao documento Publicao integrante a Avaliao 01, em Tarefas, pgina principal do AVA Filosofia. O documento corresponde ao texto Todo Mundo Tem Razo?, publicada pela Revista Superinteressante. 03. Leitura e anlise do texto Todo Mundo Tem Razo?, com ateno aos enunciados, neste documento, das questes 01, 02, 03 e 04. 04. Retorno a este documento de orientaes para acompanhamento e atendimento s solicitaes de cada uma dentre as oito questes. 05. Elaborao das respostas no arquivo Word Folha para Respostas (consta no espao Tarefas) ou em outro documento (arquivo Word ou Pdf) com capa, folha de rosto e demais condies de apresentao dos trabalhos acadmicos. 06. Postagem da Avaliao 01, mediante o espao Tarefas, no AVA Filosofia, de acordo com as orientaes deste documento. Questes 01. Proponha duas relaes possveis e coerentes entre o contedo do texto Todo Mundo Tem Razo? e as temticas do componente curri cular Filosofia. Cite as duas relaes que voc identificou, escolha uma dentre elas e explique-a de acordo com os conhecimentos propostos nas Aulas de Filosofia.
Pontuao: de zero a 1,5 prazo oficial ou de zero a 1,0 se enviada no prazo estendido

02. Explique a afirmao abaixo e identifique um trecho e/ou situao do texto Todo Mundo Tem Razo? que exemplifique a afirmao a seguir. Afirmao: Muitos so os pontos de encontro entre cultura e moral.
Pontuao: de zero a 1,5 prazo oficial ou de zero a 1,0 se enviada no prazo estendido

Pgina 3 de 4

03. Por qual motivo a ateno s caractersticas da reflexo filosfica (radical, rigorosa e de conjunto) favorece ao entendimento do contedo proposto pelo texto Todo Mundo tem Razo?
Pontuao: de zero a 1,0 prazo oficial ou de zero a 0,5 se enviada no prazo estendido

04. No texto Todo Mundo Tem Razo? alguns amigos iniciam um dilogo para o qual no iro constar resolues absolutas que encerrem a temtica. Assim como na proposta do referido texto, tambm a atitude filosfica est relacionada capacidade de busca pelo saber sem que as afirmaes j existentes esgotem as possibilidades de novas inquietaes e de novos saberes. Nessa perspectiva, explique em que consistem as duas caractersticas fundamentais da atitude filosfica e relacione essa atitude ao seu cotidiano.
Pontuao: de zero a 1,5 prazo oficial ou de zero a 1,0 se enviada no prazo estendido

05. Qual o significado e quais caractersticas da Ideologia que a aproxima dos processos de dominao social? Justifique sua resposta.
Pontuao: de zero a 1,5 prazo oficial ou de zero a 1,0 se enviada no prazo estendido

06. Escolha um dentre os temas abaixo e elabore uma explicao sobre o tema escolhido. Observao: identifique na sua resposta o ttulo de tema escolhido. A atualidade da maiutica socrtica tica e moral: aproximaes e distines Conhecimento e relao com o saber Pensamento filosfico no Medievo Pensamento filosfico na Modernidade Pensamento filosfico contemporneo
Pontuao: de zero a 1,0 tanto no prazo oficial quanto no prazo estendido

Pgina 4 de 4 Para questes 7 e 8

Tendo por fundamento o estudo das Aulas de Filosofia, analise a imagem ao lado e atenda s questes 07 e 08. Importa que a escrita sobre a imagem esteja associada s temticas de Filosofia, bem como atenta aos critrios desta Avaliao.
Imagem disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Anticonsumismo.JPG>. Acesso em: 26 fev 2013.

07. Explique o significado de neofilia e relacione-o a mensagem proposta pela imagem acima.
Pontuao: de zero a 1,0 tanto no prazo oficial quanto no prazo estendido

08. De que modo a postura filosfica pode contribuir para a superao de processos tais como o ilustrado pela imagem acima?
Pontuao: de zero a 1,0 prazo oficial ou de zero a 0,5 se enviada no prazo estendido

Principais Critrios Clareza, coerncia, organizao e devida fundamentao das ideias apresentadas. Capacidade de associao entre saberes da disciplina e entre estes e o cotidiano. O atendimento correto ao enunciado das questes. Se for necessrio utilizar transcries, estas devem ser contextualizadas e devem conter a indicao devida da fonte com a realizao adequada da referncia, atendendo aos direitos autorais e respeitando a justa medida da avaliao. Bom Estudo!!!

You might also like