You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO CENTRO ACADMICO DE LETRAS ENEIDA DE MORAIS

RODAS DE FORMAO POLTICA

BELM PA 2013

1. TEMA

Este projeto traa as diretrizes iniciais para a criao das Rodas de Formao Poltica do CALEM (doravante Rodas), esclarecendo a justificativa de sua criao, os objetivos visados e a metodologia na qual funcionar.

2. JUSTIFICATIVA

As rodas visam a atender uma demanda constante da formao universitria, em especial dos cursos de formao de professores, que no devidamente atendida pela formao regular das disciplinas. Trata-se da demanda por debates acerca de fatos e aspectos sociopolticos, que se relacionam diretamente com a prtica do professor que deseja formar cidados conscientes de seu papel na sociedade, motivados interveno que vise mudana. A isso chamamos formao poltica. Acima de tudo, necessrio romper gradativamente com a iluso de que a realidade produzida de forma independente das relaes sociais e de poder e no nos cabe nela interferir por nossa prpria prtica. Segundo Chaui (1984, pp. 86-87, nfase adicionada):
O que torna objetivamente possvel a ideologia o fenmeno da alienao, isto , o fato de que, no plano da experincia vivida e imediata, as condies reais de existncia social dos homens no lhes apaream como produzidas por eles, mas, ao contrrio, eles se percebem produzidos por tais condies e atribuem a origem da vida social a foras ignoradas, alheias s suas, superiores e independentes (deuses, Natureza, Razo, Estado, destino, etc.), de sorte que as ideias questionadas dos homens representam a realidade de modo invertido e so conservadas nessa inverso, vindo a constituir os pilares para a construo da ideologia. Portanto, enquanto no houver um conhecimento da histria real, enquanto a teoria no mostrar o significado da prtica imediata dos homens, enquanto a experincia comum de vida for mantida sem crtica e sem pensamento, a ideologia se manter.

Nesse sentido, a ao do movimento estudantil de Letras da UEPA e das Rodas torna-se essencialmente contraideolgica, no sentido de

proporcionar ao estudante um contato com a realidade e com reflexes de forma que sua viso se volte para as reais fontes das condies de existncia

em que se situa a formao universitria, a educao como um todo e todos os demais fatos sociais que perpassam a prtica docente e cidad. Vale ressaltar que uma das habilidades que o curso de Letras deve oferecer, segundo o Projeto Poltico Pedaggico do curso, a de reflexo analtica e crtica sobre a linguagem como fenmeno psicolgico, educacional, social, histrico, cultural, poltico e ideolgico (UEPA, 2004, p. 8) (UEPA, 2011, p. 36). Assim, as Rodas contemplam nossa formao tambm no sentido de problematizar a realidade trazendo vista questes de ordem sociopoltica das quais a linguagem est embebida. Salienta-se que uma das finalidades do CALEM de organizar e incentivar atividades de carter poltico, cultural, cientfico e social que visem o aprimoramento da formao universitria dos/as associados/as (CALEM, 2011, p. 1). As rodas de formao poltica tornam-se, assim, uma iniciativa que uma entidade representativa dos/as Estudantes de Letras da Universidade do Estado do Par (CALEM, 2011, p. 1) pode oferecer aos seus associados, com o intuito de suprir a demanda de formao poltica dos estudantes de Letras da UEPA.

3. OBJETIVOS 3.1. OBJETIVO GERAL

Promover semanalmente encontros de exposio, debate e reflexo acerca de diversos temas voltados formao poltica do estudante universitrio.

3.2. OBJETIVOS ESPECFICOS

Definir previamente, em reunio ordinria do CALEM, temas a serem debatidos nas Rodas e estudantes responsveis por exp-los; Divulgar entre os estudantes a realizao das Rodas; Disponibilizar material didtico para as Rodas; Produzir registros das Rodas na forma de gravaes em udio-vdeo e por escrito, a cargo da Secretaria Geral do CALEM, e divulg-la aos estudantes; Certificar a participao dos estudantes nos encontros das Rodas.

4. METODOLOGIA

As rodas de formao poltica se organizaro da seguinte maneira: ser deliberado, por meio da democracia de base, conforme o inciso III do Art. 2 do Estatuto do CALEM, o tema a ser exposto e debatido e um ou mais estudantes do curso de Letras da UEPA para exp-lo, com um mnimo de duas semanas de antecedncia do encontro. Abre-se tambm a possibilidade de participao extraordinria de no-estudantes na exposio. Os encontros sero realizados semanalmente s quintas-feiras, com horrios intercalados, na sede do CALEM ou em uma das salas do Centro de Cincias Sociais e Educao, seguindo a seguinte metodologia: 1) Os expositores da discusso iniciam a discusso do tema, fazendo fala com a durao de 20 a 30 minutos, utilizando texto, udio ou vdeo como suporte; 2) Todos, aps a fala dos expositores, dizem algo sobre o tema, com uma fala de 3 a 5 minutos, obedecendo ao princpio de inscrio de turnos; 3) Os expositores podem intermediar as falas dos demais, orientando-as, aprofundando-as ou introduzindo novas informaes; 4) A partir da conversa, os expositores anotam as propostas de

encaminhamentos para as atividades polticas do CALEM, tomadas em conjunto com os debatedores; 5) Todos os presentes na Roda fazem uma fala final sobre o tema e avaliam o encontro; 6) Ao final, poder haver apontamentos para o tema da prxima Roda, por meio da democracia de base.

Tal metodologia similar adotada por importantes grupos de pesquisa brasileiros, como o Grupo de Estudos dos Gneros do Discurso (Gege), coordenado pelo professor Valdemir Miotello, na Universidade Federal de So Carlos (UFSCar).

5. FUNDAMENTAO TERICA

A roda:
um meio profcuo de coletar informaes, esclarecer idias e posies, discutir temas emergentes e/ou polmicos. Caracteriza-se como uma oportunidade de aprendizagem e de explorao de argumentos, sem a exigncia de elaboraes conclusivas. A conversa desenvolve-se num clima de informalidade, criando possibilidades de elaboraes provocadas por falas e indagaes. (SILVA;BERNARDES, 2007, p. 54)

As rodas se encaixam em uma concepo de movimento estudantil contraideolgico, sendo a ideologia concebida segundo a tradio marxista, exposta em Bottomore (2001, p. 184):
Enquanto os homens, por fora de seu limitado modo material de atividade, so incapazes de resolver essas contradies [sociais reais] na prtica, tendem a projet-las nas formas ideolgicas de conscincia, isto , em solues puramente espirituais ou discursivas que ocultam efetivamente, ou disfaram, a existncia e o carter dessas contradies. Ocultando-as, a distoro ideolgica contribui para a sua reproduo e, portanto, serve aos interesses da classe dominante.

Considera-se, com Borssoi et al (p. 1), que


na Amrica Latina a esfera educacional sofreu certas influncias a partir dos anos de 1990, com a proliferao dos chamados organismos internacionais como interlocutores multilaterais da agenda desses pases, sendo eles o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e agncias da Organizao das Naes Unidas.

Essa influncia acarretou na adoo de polticas educacionais que respondiam mais a anseios econmicos imediatamente em demanda do que a concepes educacionais atentas a aspectos sociopolticos importantes para a formao cidad e humana. A principal consequncia foi o apelo s privatizaes em detrimento da esfera pblica. Porm, ainda segundo Borssoi et al (p. 3), o enfraquecimento da esfera pblica e do debate poltico naturaliza a realidade social que est dada, dificultando experincias coletivas e individuais que propiciem formao poltica na universidade.

Para estabelecer a contracorrente nesse contexto, as autoras apontam (p. 3):


O papel desta instituio [a universidade] oferecer uma formao que v alm de profissionalizao por competncias, ou seja, para o mercado, mas que resgate o esprito participativo e poltico quanto ao cuidado com o mundo, com a educao e com sua prpria vida, enquanto sujeito que tem liberdade para agir. Entendemos aqui que liberdade no se encontra na iluso do posso tudo nem do conformismo do nada posso , mas como abertura de novas direes e de novos sentidos a partir do que est dado.

Surge, assim, a necessidade de estabelecer no interior da universidade espaos de formao poltica, contemplando a instruo e a reflexo necessria. Lembrando ainda que
O sentido de instruir no doutrinar, mas oferecer saberes, informaes e socializao que fomentem o comprometimento com o bem comum, com o que de todos, com o mundo. Por isso, a formao de um professor envolve saberes polticos, filosficos, econmicos e culturais, em constante movimento com as diferentes reas de conhecimento. (BORSSOI et al, p. 4)

REFERNCIAS

BORSSOI, B. L. et al. Formao poltica na universidade: nas entrelinhas do texto normativo. Disponvel em

http://fcecoordinacioneducacion.files.wordpress.com/2012/02/054.pdf. BOTTOMORE, T. (ed.). Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. CHAUI, M. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 1984. CENTRO ACADMICO DE LETRAS ENEIDA DE MORAES. Estatuto do Centro Acadmico de Letras Eneida de Moraes (CALEM) da Universidade do Estado do Par (UEPA). Belm: CALEM, 2011. SILVA, P. B. G e; BERNARDES, N. M. G. Roda de conversas Excelncia acadmica a diversidade. In: Revista Educao, Porto Alegre/RS, ano XXX, n 1, p. 53-92, jan./abr. 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR. Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Letras Lngua Portuguesa. Belm: Uepa, 2008.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR. Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Letras Libras. Belm: Uepa, 2008.

You might also like