You are on page 1of 3

Zinco um elemento qumico do grupo dos metais.

. Seu nmero atmico 30 e o smbolo qumico Zn, um metal de cor branca azulada e constitui cristais do sistema hexagonal, tem peso atmico: 65,38g, ponto de fuso (419 C) e ponto de ebulio (920 C). Abundancia Mineral do Zinco: O zinco representa em torno de 75 ppm (0,007%) da crosta Terrestre, o que faz dele o 24 elemento mais abundante da mesma. encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associados ao chumbo, prata e ferro. O minrio sulfetado de zinco est sujeito a grandes transformaes na zona de oxidao, originando xidos, carbonatos e silicatos de zinco. As mineralizaes mais importantes ocorrem associadas a rochas vulcnicas e a rochas sedimentares de composio carbontica, as jazidas de zinco de mais elevado teor contm cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zincos nos denominados minrios de sulfeto macios. Mtodo de Obteno do Zinco A produo do zinco comea com a extrao do mineral que pode ser realizada a cu aberto como em jazidas subterrneas. Os minerais extrados so triturados e posteriormente, submetidos flotao para obteno do mineral concentrado. Os minerais com alto teores de ferro so tratados por via seca, o concentrado calcinado para oxidar o sulfeto em xido. O oxido obtido posteriormente reduzido pela adio de carbono resultando na obteno do metal (o agente redutor na prtica o monxido de carbono). Por via mida o minrio calcinado para obteno do xido, posteriormente lixiviado com acido sulfrico diludo. A lixvia obtida purificada para a separao dos diferentes componentes, principalmente o sulfato de zinco. O sulfato submetido a um processo de eletrlise com nodo de chumbo e ctodo de alumnio, sobre o qual se deposita o zinco. O zinco obtido fundido e lingotado para sua comercializao. No processo metalrgico so obtidos diversos subprodutos como o mercrio, cdmio, ouro, prata, cobre e chumbo, a depender da composio dos minerais de minrio.

Produo Nacional e Mundial do Zinco

O Brasil produz em torno de 199 mil toneladas de concentrado de zinco, o que o deixa na 12 posio entre os produtores de minrio de zinco no mundo. Esta quantidade representa 1,8% da produo global, que foi de aproximadamente 1,3 milhes de toneladas, sendo a China a grande produtora do minrio, com 3,2 milhes de toneladas cerca de 28% do total, estas estatsticas dizem respeito a 2008. Ligas de Zinco e suas aes e propriedades Uma das caractersticas mais importantes do zinco a sua resistncia corroso em qualquer ambiente atmosfrico (devido proteo de um xido protetor temperatura ambiente), que permite que este seja utilizado na proteo conta corroso, atravs da aplicao por diferentes processos de revestimento de peas e estruturas de ao, alm de ferros fundidos e ligas de alumnio. Por exemplo, para proteo contra corroso do ao com o uso de zinco, pode ser atravs dos seguintes processos: a) Aplicao de recobrimentos metlicos ou de substncias orgnicas e inorgnicas; b) Emprego de inibidores de corroso nos meios ambientes; c) Utilizao de ligas metlicas mais resistentes corroso; d) Adoo de proteo catdica; O zinco no utilizado para fins estruturais devido sua baixa resistncia mecnica. Entretanto, algumas ligas de zinco podem ter resistncia mecnica suficientemente elevada, para algumas aplicaes especficas. A ductilidade do zinco, acima de 100 C bastante elevada, permitindo, assim que a conformao plstica seja relativamente fcil na obteno nas formas laminadas ou extrudadas.

Pode ser encontrados na forma de placas, lingotes, chapas, gros e ps. O ponto de fuso do zinco baixo e associado a outras caractersticas, permite a sua utilizao em processos de fundio sob presso em matrizes. Tabela das Propriedades Fsicas elemento Zinco: Propriedade Valor Unidade Temperatura em valor em que sua temperatura foi mensurada --25 C -20 C -25 C 20 C --

Numero atmico Massa atmica Densidade Ponto de fuso Calor especfico Calor latente de fuso Condutibilidade trmica Resistividade eltrica Condutibilidade eltrica (volumtrica) Estrutura Cristalina

30 65,38 7,13 420 382 101 113 58,9 28

--3 Mg/m C J/KgK KJ/Kg W/mK n.m %IACS

Hexagagonal Compacta (HC)

Ligas de Zico de Maior resistncia: Com a adio de alumnio e outros elementos, associado ao baixo ponto de fuso, forma a liga denominada comercialmente de Zamac, utilizada principalmente no processo de fundio sob presso devido s suas propriedades mecnicas, fsicas e de fundio. O zinco pode ser facilmente conformado mecanicamente ( laminado e extrudado) acima de 100 C, devido sua elevada ductilidade.
Liga Zamac

As ligas de zinco so usadas industrialmente, principalmente para fundio sob presso e so comercialmente chamadas Zamac. So ligas de zinco com alumnio, magnsio e cobre. De todas as ligas no-ferrosas para a fundio sob presso, as ligas de zinco so as que possuem maior campo de utilizao, devido s suas particulares propriedades fsicas, mecnicas e de fundio, associadas a uma capacidade de poderem ser facilmente revestidas por eletrodeposio (cobreao, niquelao e cromao) ou por pinturas com tintas e vernizes uma das liga de zinco que mais oferece resistncia a oxidao. Para saber como a galvanizao do zinco olhe o vdeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Et3auBt5AWs

You might also like