You are on page 1of 8

COMO VENDER AQUILO QUE NO EXISTE?

Embora possa parecer estranho ns, fotgrafos, estamos todos os dias vendendo algo que no existe. Dizer que vendemos a fotografia uma afirmao correta e incorreta ao mesmo tempo. Sim, entregamos a fotografia para o nosso cliente, seja em forma de lbum, fotolivro, foto avulsa, arquivo digital, etc. Mas tudo isso apenas uma etapa, ou sendo mais exato, a etapa final do nosso negcio, quando entregamos o material que produzimos. O que o nosso cliente compra na verdade a nossa assinatura, a nossa tcnica, o nosso olhar. O cliente est adquirindo, ento, uma possibilidade, uma perspectiva de ter imagens que vo agrad-lo, ou no. Ora, se o cliente compra o nosso olhar, ento como dizer que isso no existe? Ele na verdade est comprando um quadro em branco, a pintura desse quadro no existe (ainda). O cliente confia ao artista a obra, e cabe esse artista fazer jus aquilo que vendeu e pintar da melhor forma, sendo condizente com seu estilo. Eis que fao a seguinte indagao: como sermos fiis aos nossos clientes e fazermos exatamente aquilo que eles esto comprando? uma pergunta difcil de ser respondida! Para respond-la temos que deixar um pouco de lado o ego natural do artista (hipocrisia seria dizer que no h) e aceitarmos que, mesmo sendo uma opo do cliente em nos contratar, ns estamos sendo pagos para fazer aquilo que eles compraram. Tudo bem, voc no precisa fotografar exatamente como o seu cliente quer, por que isso seria abandonar a sua personalidade, mas sim, voc precisa ser fiel quilo que ele comprou. , parece bvio, mas no ! Se fosse to bvio no haveria tantos clientes descontentes, tantas reclamaes e tantos problemas como vemos hoje em dia. No h uma frmula, nem um segredo, mas listo abaixo algumas dicas que talvez possam ajudar nessa venda do bem imaterial:

Crie um estilo
Isso determinante na vida de qualquer fotgrafo de sucesso. A fotografia precisa ter uma assinatura pessoal do artista. Embora nem sempre possamos empregar essa assinatura pessoal em todos os trabalhos (por exemplo, a fotografia stock, ou muitas vezes na fotografia publicitria), importante que tenhamos um estilo definido. Cito como exemplo dois grandes fotgrafos: um brasileiro e um americano. O brasileiro o fotgrafo Marcio Rodrigues, de Belo Horizonte, que tive a honra de ver palestrando no Estdio Brasil 2011. Marcio consegue assinar suas obras de fotografia publicitria de uma maneira muito singular, apesar de ser este um mercado em que nem sempre possvel criar ou fugir muito do briefing da agncia que o contrata. Marcio criou o seu estilo, e hoje contratado pelas agncias justamente por esta caracterstica, e no somente por que um bom fotgrafo que sabe iluminar bem.

O americano o fotgrafo Dave Hill, tambm do mercado publicitrio, e que produz imagens surreais, que muitas vezes mais se parecem com ilustrao. Tambm criou o seu estilo, e vende (imagino que muito) devido a esse estilo.

Tenha foco
No adianta insistir, no d para ser muito bom em tudo! Ou voc ser um grande fotgrafo de casamentos ou ento ser um grande fotgrafo de moda. Com a prtica e o estudo voc at conseguir fotografar bem em diversas reas, e poder ser considerado um bom fotgrafo em todas elas (talvez at ganhe muito dinheiro com isso), mas o foco traz a possibilidade de voc ser timo, e talvez o melhor, naquela rea que escolheu. Essa talvez seja a etapa mais difcil para um fotgrafo, principalmente no comeo da carreira. Quando iniciamos natural querer pegar qualquer tipo de trabalho que vier pela frente, e isso at muito positivo para o aprendizado e para sabermos exatamente aquilo que gostamos e o que no gostamos de fotografar. Mas no se apavore, muitos fotgrafos passam algum tempo entre diversas areas at focar em uma, eu ainda no consegui focar (mas estou no caminho para isso). Embora possa parecer tudo igual, foco e estilo so coisas distintas. Voc pode criar um determinado estilo e us-lo para um editorial de moda como pode us-lo para um casamento, ou uma pea publicitria. Qual o tempo necessrio que leva para conseguirmos focar em uma rea? Infelizmente essa uma resposta que ningum conseguir dar. H bons fotgrafos que passam a vida inteira fotografando de tudo, assim como h fotgrafos que j iniciam a carreira mirando numa rea s.

Mas isso tambm no significa que voc tem que ficar preso s a uma rea. Conheo fotgrafos extraordinrios de casamento que passeiam s vezes pela fotografia de moda e fotgrafos publicitrios que se aventuram pelo fotojornalismo. Experimentar novos desafios sempre estimulante, mas aconselho que voc tenha sempre o seu porto seguro.

Tenha um portflio atualizado


Da mesma forma que criamos um estilo, a nossa percepo sobre a fotografia constantemente alterada. H uma frase muito conhecida de Sebastio Salgado que diz que voc fotografa com toda sua cultura, e nossa cultura constantemente alterada. claro que nossa essncia permanece, mas eu considero que a fotografia reflete tambm muito do nosso estado de esprito, que tambm muda constantemente. Se nossa cultura, estado de esprito, nossa percepo sobre as coisas, tudo isso muda, natural que nossa fotografia tambm venha a mudar. Podemos manter nosso foco, manter nosso estilo, mas a experincia (a da vida profissional e pessoal) faz com que a maneira como captamos as imagens tambm seja alterada. Por esta razo, importante que voc mantenha sempre um portflio do seu trabalho atualizado, para que seu cliente conhea sempre a sua fase mais atual. Lembro-me que o fotgrafo Vinicius Matos mostrou no Wedding Brasil de 2011 as fotos do primeiro casamento que ele fotografou. As fotos, obviamente, so completamente diferentes do trabalho atual do fotgrafo (e mais bvio ainda que no so as fotos do portflio atual dele), e com certeza as fotos que ele estar mostrando daqui algum tempo no sero as mesmas de hoje. O motivo? A natural mutao do fotgrafo e de sua fotografia.

Seja fiel ao seu trabalho e com o seu cliente


Muito bem, voc tem um foco, criou o seu estilo e mantm seu portflio atualizado com aquilo que faz. Seu cliente est comprando exatamente este pacote! Ele est comprando aquilo que viu no site e est comprando o seu atendimento, obviamente. Se o seu cliente comprou essa possibilidade de ter fotos to boas quanto ele viu no seu portflio, ento nada mais justo que voc seja extremamente fiel a isso. O que isso significa? No experimente com o seu cliente! Lugar de experincia quando voc no est sendo pago para isso, quando voc pode fazer algo sem o compromisso de acertar. Isso no quer dizer que voc tenha que ficar preso na zona de conforto, de fazer somente aquilo que pode dar certo na hora de fotografar. Fotografia uma arte livre que nos permite criar, que por sua vez implica em errar tambm. Mas isso no significa que vlido fazer experimentos de tcnicas que voc no domina quando voc precisa acertar. Portanto se seu cliente comprou o seu estilo, mantenha o seu estilo. Se voc quer mudar, timo, v em frente, mas ento volte at o quesito portflio atualizado e faa tudo novamente, e a ento conquiste novos clientes.

Saiba o que mostrar e como mostrar o seu trabalho


Quando eu comecei a fotografar profissionalmente a fotografia digital j estava muito avanada, e pude experimentar toda a pseudo facilidade que um fotgrafo iniciante tem para entrar no mercado. Digo pseudo facilidade, pois no comeo parece ser muito fcil mesmo: voc compra uma cmera, comea a ler os sites de fotografia, compra uma revista especializada, faz sua conta no Flickr e nas redes sociais e comea a divulgar o seu trabalho. Pronto! Devido falta de regulamentao profissional, uma simples alterao de status no Facebook e j h a autodenominao de fotgrafo profissional ou como est na moda hoje em dia photographer (sim, isso uma crtica). Mas o caminho das pedras no bem por a! A autodenominao de fotgrafo profissional (quando no se ) um perigo para o cliente e para a imagem do prprio fotgrafo. Denominar-se fotgrafo profissional no implica imediatamente estar fazendo fotografias que tenham qualidade profissional, so coisas muito distintas. Se para o cliente um perigo, por estar sendo lesado e contratando algo que no condiz com o ttulo, para o fotgrafo um risco maior ainda, pois ter sua imagem denegrida no mercado por um trabalho mal executado pode ser irreversvel. H um momento certo para que possamos vender nosso peixe, e este momento se inicia a partir de quando temos a segurana e confiana de que nosso trabalho pode ser

vendido (voc arriscaria tocar um concerto de piano depois de ter feito apenas algumas aulas? O princpio o mesmo). Alm deste momento certo, que no simplesmente dizer-se fotgrafo, h a maneira certa de mostrarmos aquilo que queremos vender. A maneira certa de mostrarmos o nosso produto no uma receita de bolo. Cada fotgrafo possui as suas estratgias de marketing e isso muito pessoal. Mas h algumas dicas que se forem seguidas possuem maior chance de xito, so elas: - direcione o seu portflio: a entra o foco que falei acima. Se voc fotgrafo infantil ento no adianta mostrar fotos de casamento para o seu cliente, a no ser que voc ainda esteja fotografando de tudo um pouco; - faa fotolivros: muito embora hoje tenhamos a facilidade de colocar as fotos num iPad para mostrar para o cliente, o bom e velho livro de fotografia ainda muito mais encantador (e mostrar as fotos num tablet j no mais uma ferramenta inovadora), o contato com o papel aproxima o espectador da imagem; - publique poucas imagens: esse um conselho que sempre ouvi nas palestras que fui. O questionamento que sempre ouvi dos grandes fotgrafos foi seu cliente vai contratar voc por causa de 20 imagens ou por causa de 100?. Eu acho que isso explica tudo; - mostre o que voc tem de melhor: seguindo o conselho acima, muito mais vlido voc postar 20 das suas melhores fotos do que publicar 50 fotos entre boas e medianas (e deixar seu cliente na dvida se voc bom ou mediano). Mas ateno: se voc fotgrafo de casamentos, por exemplo, importante tambm que tenha um portflio completo de um s trabalho, mostre para o seu cliente como voc conta a histria.

Cuidado com a sua imagem


Num mundo cada vez mais virtualmente social esse um conselho crucial. E este conselho liga-se umbilicalmente ao primeiro, sobre criar um estilo. Voc no precisa deixar sua autenticidade de lado, mas demonstrar ser condizente com o estilo que voc se definiu muito sensato! Por exemplo: se voc um fotgrafo de casamentos no muito bom para sua imagem postar fotos ou frases machistas no seu Facebook. Voc at pode ser um chauvinista, mas precisa se conter se diversas noivas (e possveis clientes) estaro lendo e vendo aquilo que voc publica. No precisa parecer o mais sensvel dos homens, mas tambm no precisa demonstrar ser o pior dos trogloditas. , esse conselho tambm parece bem bvio, mas o cuidado com a imagem tem que ser dirio e muito fcil negligenciar esse conselho. Lembre-se: seu cliente est comprando seu estilo, seja condizente com ele. Essas so as minhas dicas, baseadas na minha prpria experincia e estudos e tambm naquilo que eu aprendi com diversos grandes fotgrafos nos congressos que tenho ido. Espero que possam funcionar com vocs tambm, e como eu falei: no uma receita de bolo, mas os ingredientes so mais ou menos esses! Se tiverem sugestes, crticas, comentrios, fiquem a vontade, a casa de vocs! Um abrao!

You might also like