You are on page 1of 18

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim: Uma Anlise e uma Hiptese

Angelo Segrillo

s linhas divisrias entre esquerda e direita tornaram-se bem menos ntidas nos ltimos anos (ou mesmo desapareceram, segundo alguns autores). A queda do Muro de Berlim em 1989 e o desaparecimento da Unio Sovitica URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas) em 1991 foram acontecimentos que marcaram profundamente esse processo, tendo simbolizado para muitos a derrubada tambm do muro entre a esquerda e a direita. Ou seja, seria o Big Bang, que iniciou a era em que partidos de esquerda assumem posies de direita em certas questes cruciais e vice-versa, o que tornaria irrelevante a rotulao esquerda/direita.

O autor das presentes linhas presenciou na Unio Sovitica o que talvez tenha sido o incio do processo de embaralhamento desses conceitos nos anos 90. Ao chegar em Moscou, em 1989, para realizar seu curso de Mestrado, ficou surpreso com um fenmeno poltico deveras original: em meados da Perestroika, comunistas ortodoxos eram chamados de direita e pessoas que defendiam um avano para uma economia de mercado eram rotulados de esquerda! Convenhamos que a situao era esdrxula em termos polticos tradicionais, pois geralmente o comunismo e o socialismo esto associados com a esquerda, e a defesa do capitalismo mais com o lado direito do espectro.

DADOS Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 47, no 3, 2004, pp. 615 a 632.

615

Angelo Segrillo

Essa troca de sinais1 na URSS na poca era explicvel da seguinte maneira. Quando Gorbachev iniciou a Perestroika procurando democratizar as instituies soviticas, dar maior autonomia s empresas estatais etc. e a economia no mostrava sintomas de melhora, houve uma fase de transio, em 1988, em que ocorreu uma grande luta poltica nos bastidores do politburo do Partido Comunista da Unio Sovitica PCUS entre os comunistas mais ortodoxos (liderados por Yegor Ligachev, resistiam s mudanas e queriam voltar atrs a um modelo de planejamento central mais tradicional) e aqueles (liderados por Aleksandr Yakovlev) que desejavam ir adiante e utilizar mecanismos de mercado para tornar a economia socialista mais eficiente (ainda no se utilizava a palavra capitalismo, e sim o eufemismo economia de mercado, sempre se enfatizando que o objetivo no era substituir o socialismo, e sim torn-lo mais eficiente). Neste momento crucial, em 1988, parecia que o progresso em direo a uma sociedade melhor (mais eficiente, mais justa etc.) estava com os que defendiam as reformas, por isso os comunistas ortodoxos eram considerados a direita (i.e., reacionrios) e os reformistas (muitos dos quais dali a um ou dois anos estariam defendendo o capitalismo em sua verso social-democrtica) recebiam o rtulo de esquerda (na qualidade de reformistas progressistas)2. Ou seja, por um tempo, na URSS tivemos o comunismo na direita e o capitalismo (economia de mercado) na esquerda! A situao acima descrita seria corrigida no perodo final da Unio Sovitica e no incio da nova Rssia capitalista, quando ficaram mais bem definidos os papis reais de cada um dos atores na cena poltica, os comunistas voltaram a ser esquerda e os capitalistas foram para o lado mais direito do espectro. Entretanto, nos anos 90, a confuso instalou-se nos prprios pases capitalistas. O fim da URSS tirou o grande referencial real (material) do movimento comunista. Sem ele, considervel parte da esquerda comunista (e socialista) sentiu-se perdida terica e praticamente. Foi nesse vcuo que surgiu a verso acadmica da idia milenarista de O Fim da Histria, pela obra de Francis Fukuyama (1992), o qual, levando em considerao a virtual derrota nesse final de sculo de todas as alternativas polticas democracia liberal (comunismo, fascismo, ditaduras militares ou teocrticas etc.), vaticinou que talvez essa fosse a forma ltima e mais avanada na progresso das sociedades humanas.

616

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

Difcil imaginar uma situao filosoficamente mais desesperadora para as esquerdas (especialmente a socialista/comunista). Nesse admirvel mundo novo simplesmente no sobraria espao para elas. Acossada por ataques do tipo fukuymico no campo terico e pela inapelvel dissoluo da Unio Sovitica no terreno prtico, uma parte da esquerda, sem conseguir enxergar sada para uma mobilizao do tipo tradicional, partiu para uma soluo terica no modelo um passo atrs, dois frente: a incorporao da idia de que as divises clssicas entre esquerda e direita j no podiam ser mantidas. O pensador mais emblemtico dessa corrente, tanto por sua profundidade terica quanto pela influncia prtica que suas idias tiveram sobre os governos de Tony Blair e Gerhardt Schroeder, Anthony Giddens. Em seu livro Beyond Left and Right (de 1994), o pensador britnico expe a idia de que a sociedade atual (pelo menos nos pases com grau suficiente de modernidade) extremamente complexa, e as tradicionais divises esquerda/direita no constituem mais referenciais suficientes para a formulao de polticas adequadas. Em obra posterior (The Third Way: The Renewal of Social Democracy, de 1998), Giddens sistematiza uma srie de preceitos (chamada de terceira via) para que a social democracia consiga reconquistar o pblico de maneira ativa e eficiente socialmente. Ao contrrio da esquerda clssica, sempre s voltas com as questes macro da sociedade, tratando os cidados em termos de massa a ser conduzida, e, por isso mesmo, freqentemente no conseguindo tocar as pessoas em seus problemas no micro do cotidiano, Giddens prope a utilizao do que chama de life politics . Por esta poltica da vida, a nova esquerda-do-centro da terceira via deveria no apenas trabalhar as grandes questes de justia social, eficincia da economia e outras, mas tambm as questes que afetam os indivduos pessoal e diretamente, o que significa tambm ouvir o que estas pessoas tm a dizer sobre suas prprias vidas. Ao invs de adotar a atitude freqentemente altiva e elitista de sabe-tudo, de como resolver os problemas dos cidados (tpica da esquerda antiga), a nova esquerda-do-centro dever estar antenada com os anseios (inclusive mais pessoais) de seus cidados, coisa que s vezes a esquerda faz menos que a direita. Ou seja, diversas bandeiras (da liberdade individual, do direito de escolha, da segurana pessoal), que no passado a direita e a centro-direita quase que monopolizaram, devem ser reapropriadas pela esquerda3.

617

Angelo Segrillo

fcil ver como a adoo dessa agenda pode levar a uma perda de nitidez dos limites do espectro ideolgico. Por exemplo, significativo que, no caso da excessiva imigrao ilegal na Europa, um tema geralmente adotado pela direita, Giddens (2002) pregue que a esquerda enfrente essa questo (uma preocupao real de boa parte dos trabalhadores europeus) de frente com o lema duro com a imigrao, mas tambm duro com as causas que levam a hostilidade aos imigrantes. Igualmente, Giddens (2000:4) aprova slogans similares usados por Tony Blair na Gr-Bretanha: Duro com o crime, mas tambm duro com as causas do crime e Mais professores, mais profissionais paramdicos, mais policiais . Para o bem ou para o mal, foi com essa agenda da terceira via que a esquerda trabalhista ou social-democrata conseguiu voltar ao poder nos anos 90 em pases importantes da Europa Ocidental, como Gr-Bretanha e Alemanha, aps um longo perodo de afastamento. Apesar dos problemas tericos envolvidos na formulao do conceito de terceira via, o fato de os social-democratas terem voltado ao poder por intermdio de uma plataforma desse tipo inevitavelmente coloca a pergunta: haveria uma alternativa a ela na prtica? Por enquanto, deixemos a prtica de lado e retornemos teoria. A posio de Norberto Bobbio era emblemtica daqueles na esquerda que se recusavam a aceitar o fim do espectro ideolgico como vlido. Em seu livro Destra e Sinistra (1994), publicado no mesmo ano de Beyond Left and Right de Giddens (1994), Bobbio torna-se o grande contraponto simblico do socilogo britnico na medida em que se recusa a aceitar o fim da validade da diviso tradicional entre esquerda e direita. Segundo o pensador italiano, no fundo, o que distingue a esquerda da direita seu posicionamento diante da idia de igualdade. Para a esquerda, as desigualdades tm causas sociais e devem ser eliminadas; para a direita, as desigualdades so naturais e portanto inevitveis. Alm disso, o posicionamento perante a liberdade diferencia moderados de extremistas. Os extremistas chegam a empregar mtodos autoritrios para atingir seus fins, enquanto os moderados se refreiam disso. Da interseo desses elementos, tem-se o quadrante bsico do espectro ideolgico: extrema-esquerda (igualitrios autoritrios, do tipo jacobinos ou bolchevistas), centro-esquerda (igualitrios libertrios, do tipo social-democrtico), centro-direita (libertrios inigualitrios, do tipo liberais conservadores) e extrema-direita (autoritrios inigualitrios, e.g., fascistas).

618

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

Tem-se, assim, os dois grandes contrapontos tericos da esquerda atualmente. Aqueles que, como Bobbio, acreditam que a tradicional diviso esquerda-direita ainda continua vlida, ou os que, como Giddens (1994:78), pensam que os termos esquerda e direita no tm mais o sentido que tinham, e suas perspectivas polticas esto, sua maneira, exauridas. Toda essa retrica exposta acima teve reflexos importantes na vida poltica brasileira. A confuso ideolgica advinda da queda do Muro de Berlim e do fim da URSS atingiu em cheio a esquerda brasileira e afetou suas relaes com a direita. No setor mais diretamente ligado Unio Sovitica, o PCB, as conseqncias foram terrveis. O partido simplesmente rachou. Em seu X Congresso, em 25-26 de janeiro de 1992, o partido foi declarado extinto. A parte hegemnica de seus dirigentes considerava esgotado o modelo bolchevista da III Internacional e, portanto, partiria para a fundao de uma organizao mais afinada com as necessidades do socialismo moderno: o PPS. Somente com muita luta nos tribunais, uma parte de militantes e dirigentes que no haviam concordado com a autodissoluo conseguiu reaver, em 1995, na justia brasileira, o direito de utilizar legalmente a sigla PCB, mantendo a agremiao em existncia. Mas no foram apenas os comunistas os afetados com a nova situao ps-Muro de Berlim. Outros partidos de esquerda sofreram presses fortes para modificar seu perfil ideolgico. Na verdade, pode-se dizer que todas as eleies presidenciais desde 1989 foram afetadas por essa reconfigurao do campo poltico. Em 1989, no ardor dos acontecimentos que levaram queda do Muro, a campanha de Collor procurava insistentemente associar o concorrente Lula ao estatismo retrgrado ligado tradio da esquerda de influncia sovitica. O desaparecimento final da URSS em 1991 aprofundaria o quadro de confuso ideolgica esquerda-direita. Um grande exemplo disso seriam os dois governos de Fernando Henrique Cardoso (de 1994 e 1998). Os caminhos do PSDB ilustrariam bem a nova fluidez das fronteiras ideolgicas. A maioria dos analistas classificava o PSDB na centro-esquerda quando de sua criao (e.g. Kinzo, 1993; Meneguello, 1994; Novaes, 1994). Afinal, era o Partido da Social Democracia Brasileira. Por exemplo, Meneguello (1994), analisando o espectro poltico brasileiro ps-eleies de 1989, classificava o PSDB como centro-esquerda, enquanto o PMDB formava o centro do sistema. A estria torna-se outra aps 1994, com a chegada do PSDB presidncia.

619

Angelo Segrillo

Uma retrica de superao das divises ideolgicas clssicas (muitas vezes colocada como uma necessidade imposta pelos imperativos dos processos de globalizao) foi um dos fundamentos justificativos da grande aliana parlamentar com partidos de centro e direita (PMDB, PTB, PFL, PL e PPB, em diferentes pocas dela participaram). Tanto que, aps a eleio presidencial de 1994, a maioria dos analistas passou a classificar o PSDB como partido de centro junto com o PMDB (e.g. Fernandes, 1995; Limongi e Figueiredo, 1995; Meneguello, 1998). Essa mudana de classificao do PSDB no significa um mero pequeno deslocamento formal de um partido no espectro ideolgico (de centro-esquerda para centro). Na verdade, ela sintomtica de um fenmeno mais abrangente que ocorre na arena poltica brasileira (como de resto em diversos outros pases): a confuso conceitual da esquerda levar partidos de esquerda e centro-esquerda a encaminhar polticas e alianas de cunho ideolgico igualmente confuso. claro que outras motivaes de carter mais prtico e mundano estiveram por trs da juno centro-esquerda/centro/direita (PSDB/PMDB/PTB/PL/PFL/PPB): desde a necessidade de alianas (ou acordos) parlamentares para governar quase que inerente aos sistemas democrticos no bipartidrios at o tradicional fisiologismo da poltica brasileira. Mas isto tudo no deve nos cegar para o fato de que a confuso conceitual por que passou a esquerda mundial no mundo ps-Muro de Berlim e ps-URSS teve reflexos na tomada de posio de partidos de esquerda e centro-esquerda tambm no Brasil em relao a uma redefinio de caminhos para o futuro. Tanto isso verdade (e no uma simples estratgia eleitoral de um partido especfico, o PSDB, para governar) que, mesmo depois de passada a longa era FHC e tendo subido ao poder um partido (o PT) que todos os analistas polticos brasileiros citados acima no hesitavam anteriormente em classificar de esquerda em seus trabalhos, esse padro de confuso dos rtulos tradicionais de esquerda/direita parece continuar. A eleio de Luiz Incio Lula da Silva para presidente em 2002 foi marcada por uma aliana de campanha com um partido direita do centro (o Partido Liberal, que nomeou o candidato a vice-presidente na chapa de Lula) e por uma aliana parlamentar com o eterno partido governista do centro, o PMDB (alm, claro, dos pequenos partidos de esquerda, tradicionais aliados do PT). A eleio citada ainda um fato recente no momento em que este artigo

620

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

est sendo redigido, mas as primeiras medidas do governo Lula em 2003 deixam entrever uma linha poltica que nem sempre poder ser chamada de tradicional de esquerda. O prprio fato de a transio para o novo governo ter sido absorvida sem grandes choques pelo empresariado nacional e pelo prprio Fundo Monetrio Internacional FMI (que elogiou as medidas tomadas) sintomtico de que a linha poltica no contm elementos fortemente confrontantes com o status quo da direita tradicional. O governo Lula no apenas se comprometeu a atingir as metas propostas pelo FMI, como, por conta prpria, aumentou a meta do supervit fiscal primrio por intermdio de um corte nos gastos do governo que diminuiu as verbas necessrias para vrios projetos na rea social e de investimentos. Ou seja, no seria de admirar se dentro de pouco tempo aqueles mesmos analistas polticos brasileiros citados acima, que anteriormente no hesitavam em classificar o PT como partido de esquerda, passem a classific-lo de centro-esquerda, em um movimento de um passo direita semelhante ao que o PSDB deu na escala ideolgica ao chegar ao poder. Aqui, eu gostaria novamente de enfatizar que vejo esses movimentos do PSDB, PT e outros em direo ao centro no apenas como mera eventualidade eleitoral de partidos ao chegar ao poder, mas como parte de um contexto poltico mundial especifco (ps-Muro) que est redefinindo as fronteiras ideolgicas em diferentes partes do espectro poltico. Obviamente, as agremiaes mais afetadas foram as da esquerda (com a queda do socialismo real no Leste europeu), mas as do lado direito do espectro tambm esto sendo atingidas. Aps um perodo inicial de euforia no final da dcada de 80 e incio da de 90, em que parecia que o capitalismo simplesmente tinha triunfado sobre o socialismo (comunismo) e a direita sobre a esquerda, as dificuldades enfrentadas pelos pases capitalistas (principalmente os subdesenvolvidos e em desenvolvimento, mas no apenas) nesse brave new world da globalizao impedem a direita de curtir com tranqilidade os louros da vitria. As crises de insegurana, desemprego e outras fazem com que o eleitorado ponha e deponha governos de esquerda e direita. Ocorre, assim, um movimento em direo ao centro (onde a maioria do eleitorado parece se localizar) principalmente quando os partidos chegam ao poder. Esse movimento, de modo nenhum exclusivo dessa poca, j tendo acontecido em vrios momentos no passado, est, entretanto, extremamente facilitado pela apa-

621

Angelo Segrillo

rente dissoluo das fronteiras tradicionais entre esquerda e direita, o que o torna mais visvel e, inclusive, mais provvel. Entretanto, o fato de a direita ser afetada por uma crise ideolgica que a princpio deveria dizer respeito apenas esquerda (i.e., a crise ps-Muro), no surge apenas em decorrncia do fator apontado no pargrafo acima. Acredito que h um mecanismo terico mais profundo envolvido. o que passarei a descrever agora. De maneira geral, as teorias polticas utilizam o esquema direita/centro/esquerda para a descrio ideolgica das agremiaes partidrias. Freqentemente, a esquematizao do sistema de coordenadas baseada na interao entre esquerda e direita. O centro seria resultado da interao entre os dois extremos. Se o sistema se desloca mais para a esquerda, o centro assim o faz (ou deveria fazer); o mesmo, apenas com sinal invertido, acontece se o sistema se move para a direita. Como colocou Sartori (1966:157), o centro relativo sua esquerda e sua direita,
A pergunta crucial : como e quando a percepo do centro surge com relao a um partido visto como ocupando o centro? Entra aqui em jogo a noo de elasticidade espacial, pois a percepo de um centro funo da extenso do espao. Um espao curto no permite, ou no facilita, a percepo de um centro: no tem, por assim dizer, lugar para ele. Um espao curto definido simplesmente pelos seus extremos: esquerda e direita. Um terceiro ponto de referncia o ponto central s adquire significao e se torna perceptvel quando o espao se estende e, particularmente, quando os pontos extremos desse espao so percebidos como constituindo dois polos parte. (Sartori, 1982:379).

Ou de acordo com a opinio pioneira (e que revelava um claro vis bipartidarista em sua anlise dos sistemas partidrios) de Maurice Duverger:
[...] as opes polticas se apresentam, comumente, sob a forma dualista [...] Toda poltica implica escolha entre dois tipos de solues: as solues chamadas intermedirias se relacionam umas com as outras; o que equivale a dizer que o centro no existe em poltica: pode existir partido de centro, mas no tendncia do centro, doutrina do centro. Chama-se centro o lugar geomtrico em que se juntam os moderados das tendncias opostas, moderados da direita e moderados da esquer-

622

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

da. [...] o centro no mais que o agrupamento artificial da parte direita da esquerda e da parte esquerda da direita. (Duverger, 1980:250-251)

Ou seja, apesar de seu papel importantssimo na poltica, como ponto de equilbrio do sistema, o centro no se determina por si mesmo, sendo derivado das interaes entre esquerda e direita. Assim, o sistema partidrio, de modo geral, seria determinado pelas relaes recprocas entre seu lado esquerdo e direito. Na verdade, gostaria de ir um passo adiante e lanar aqui uma hiptese para discusso. Se por um lado o equilbrio do sistema (i.e., sua esttica) determinado pela interao entre esquerda e direita4, postularei que a dinmica do sistema tem seus impulsos genticos basicamente a partir da esquerda. O que quero dizer com isso? A interao entre os componentes do sistema o faz atingir um equilbrio (mais ou menos estvel) medida que se consolida. Na poca capitalista, ceteris paribus, sendo esse equilbrio aceitvel para a burguesia dominante, a direita tradicionalmente executa o trabalho de manuteno do status quo. Ou seja, ela pela manuteno do sistema como ele se apresenta naquele equilbrio aceitvel classe dominante. Nesse contexto, da esquerda que partem os movimentos para modificaes no sistema. Insatisfeitos com o status quo, setores da esquerda (principalmente socialistas e comunistas) partem para a luta poltica (que, s vezes, pode chegar s raias do revolucionarismo extra-sistema) por mudanas radicais naquele equilbrio partidrio que lhes prejudicial. Assim, a direita, em um contexto terico-abstrato, a mantenedora do status quo5, enquanto a esquerda luta pelas transformaes. As mutaes no sistema sero, em ltima anlise, determinadas por estmulos iniciais provindos da esquerda. Em reao a estes estmulos, a direita movimenta-se, podendo promover contra-mudanas, i.e., transformaes no sentido contrrio ao pretendido originalmente pela esquerda. Assim, o sistema poder se mover para a esquerda e para a direita por intermdio dos diferentes graus de estmulo e esforo provindos dos dois lados, mas no podemos esquecer que o estmulo original, ceteris paribus, provm da esquerda, pois a direita , em geral, mantenedora dos status quo relacionados ao presente ou passado, enquanto a esquerda prope transformaes em direo a um futuro diferente. Simplificando um pouco, possvel dizer que, nas anlises da dinmica (i.e., do ponto de vista das mutaes) do sistema partidrio, a esquerda age e a direita reage.

623

Angelo Segrillo

O que foi dito acima est sendo lanado como hiptese para discusso, mas existem indcios fortes na histria brasileira e mundial que apontam nessa direo. Se analisarmos as transformaes polticas mais radicais da direita do Brasil no sculo XX (e.g., ditadura do Estado Novo, Golpe de 64), veremos que elas vm como processos reativos a momentos em que a classe trabalhadora (em movimentos de esquerda) estava em ascenso e ameaava o equilbrio poltico aceitvel pela classe dominante. Isto absolutamente claro em 1964, mas o processo nos anos 30 que levou ditadura paternalista de Vargas tambm representou uma reao para desviar o movimento embrionrio de ascenso autnoma da classe trabalhadora para um modelo populista de desenvolvimento atrelado do proletariado6. Na Rssia (pas de especialidade do autor do presente ensaio), nos perodos em que h um sistema multipartidrio (pr-outubro de 1917 e ps-1990), o caso da esquerda fica bvio na ascenso do partido bolchevique ao poder e no papel, hoje em dia, do Partido Comunista da Federao Russa, que o adversrio eleitoralmente mais forte do status quo capitalista. Um interessante programa de pesquisa seria realizar um trabalho de poltica comparativa em um grande nmero de pases para testar a hiptese da esquerda como primum mobile de alteraes radicais na dinmica dos sistemas partidrios (tambm nesse caso seria interessante investigar se existem diferenas nesse aspecto entre sistemas multipartidrios e bipartidrios).

EXCURSUS
Nos pargrafos acima, conduzi o raciocnio de maneira relativamente linear para poder chegar concluso e hiptese que queria demonstrar. Pelo caminho deixei de lado algumas arestas que no impediram a passagem de nosso omnibus intelectual, mas que merecem ser comentadas com o objetivo de clarificar nossa prpria posio e tambm tornar mais suave a vinda de futuros viajantes que queiram compartilhar do caminho terico aqui proposto. Primeiro de tudo, bvio que, em minha anlise de esquerda/centro/direita, estou me apoiando prioritariamente na clivagem tradicional de classe para a identificao de posies polticas. Partindo de um ponto de vista marxista, estou trabalhando no nvel mais alto de abstrao terica em que o conflito de classes postulado como o grande locus inicial de deslanchamento das diferenciaes nos modernos sistemas partidrios. Naturalmente, no ignoro a influncia

624

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

de outras clivagens (religiosas, tnicas etc.) na determinao concreta e mais detalhada de diversos sistemas partidrios atuais. Outro ponto relevante se refere importncia da esquerda, direita e centro na determinao do equilbrio dos sistemas partidrios. Como foi colocado anteriormente, a ortodoxia nesse campo era seguir a viso de Duverger e Sartori, que tendiam a subestimar a importncia do centro e enfatizar as interaes entre a esquerda e a direita como principais influncias no equilbrio dos sistemas partidrios. Neste ponto, Duverger (1980:250) o mais radical: nega a possibilidade, mesmo terica, que possa ao menos existir algo como uma verdadeira tendncia de centro, doutrina de centro. Sartori (1982:160; 232), apesar de admitir a possibilidade de uma tendncia de centro, reafirma que, na prtica, em geral, o centro tende a imobilizar-se. Ou seja, seguindo esses dois patriarcas dos estudos de sistemas partidrios, a maioria dos autores tradicionalmente tendia a encarar o centro como um reflexo do debate entre os extremos, sem grande capacidade de gerao de polticas prprias. Essa situao sofreu suas primeiras contestaes tericas mais srias a partir de meados da dcada de 1980. Aqui com prazer que notamos que carter pioneiro teve uma autora brasileira, Lcia Hippolito. Hippolito (1985) fez uma anlise da atuao do PSD na Repblica brasileira de 1945-64 e demonstrou que este partido de centro, por muitos anos, atuou como um ponto de equilbrio, verdadeiro fiador (e amortecedor de choques) do sistema partidrio como um todo (pelo menos at o final dos anos 50, a partir de quando a polarizao e fragmentao interna do partido contriburam para a prpria polarizao do sistema partidrio brasileiro). Hippolito (idem:35-36) extraiu concluses tericas dessa situao descrita, afirmando que preciso rediscutir a questo do centro: Se o partido de centro o fiador da estabilidade poltica, os abalos sistmico ocorridos em seu interior constituem condio suficiente para que o sistema partidrio deixe de ser moderado e ingresse no grupo dos sistemas pluralistas polarizados. O que Lcia Hippolito lanou foi desenvolvido por Timothy R. Scully em seu estudo sobre o Chile. Scully, postulando que o centro pode desempenhar um papel poltico determinante e fundamental para certos sistemas partidrios, afirmou:
A investigao de mais de 12 dcadas de competio partidria no Chile indica que a existncia de um centro que aja como um intermedirio entre os extremos pode ser necessria para manter o sistema

625

Angelo Segrillo

partidrio integrado. O centro pode agir como um mediador entre os extremos, absorvendo choques potenciais ao sistema provindos dos dois plos [...] A experincia do Chile sugere que das diferenas na salincia relativa da clivagem principal resultam dois tipos diferentes de partido de centro: posicionais e programticos. Um partido de centro posicional ocupa a posio do meio ao longo do eixo principal da clivagem sem um compromisso substantivo com nenhum conjunto particular de polticas ou de resultados. Em contraste, um partido de centro programtico possui um programa intermedirio especfico ao qual se atm e sobre o qual pode no querer fazer compromissos. Um partido posicional tende a ver, como sua raison dtre, conquistar o controle do governo e mant-lo. Para este fim, o partido facilmente se predispe a fazer coalizes eleitorais e de governo com partidos sua direita e sua esquerda e mesmo com ambos simultaneamente. Como os Liberais [do sculo XIX] e os Radicais [da primeira metade do sculo XX] no caso chileno, o centro posicional desfruta de considervel liberdade para agir como um intermedirio entre os dois plos [...] Contrariamente ao que se tem argumentado, a presena deste tipo de centro pode ser essencial para tornar a competio eleitoral possvel [...] Em contraste, um centro programtico tem uma identidade partidria (perfil partidrio) que deriva fundamentalmente do eixo predominante de clivagem dentro do sistema partidrio. Quando um partido formado na base de uma posio centrista no eixo predominante de clivagem, e se coloca no centro eleitoral, encontrar muita resistncia (tanto dentro do partido quanto fora dele) para cumprir o papel de mediador entre os extremos. [Este foi o caso dos Democrata-Cristos chilenos que...] [...] emergiram como o centro de um espectro partidrio baseado em classe no final dos anos 1950 e se tornaram cada vez menos tendentes e capazes de fazer o papel de intermedirios entre a direita e a esquerda (Scully, 1990).

Assim, nas ltimas dcadas, foi lanado um desafio tradicional posio duverger-sartoriana que subestimava o papel autnomo do centro e via o equilbrio dos sistemas partidrios em termos basicamente de interaes entre a esquerda e a direita. Ou seja, a nova concepo afirmava que o equilbrio partidrio era determinado pela interao entre esquerda, direita e centro. Em meu trabalho problematizo os esquemas acima, postulando um papel especial da esquerda nas alteraes radicais da dinmica dos sistemas partidrios.

626

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

Sobre um possvel papel especial da esquerda interessante tambm resgatar a posio de Cerroni (1973:22; 141-142) que, aprofundando e radicalizando as opinies de alguns autores anteriores (como Morandi, 1963), nega a viso duvergeriana dos grupos parlamentares e comits eleitorais como origem dos modernos partidos polticos e afirma que os partidos socialistas europeus foram os verdadeiros pioneiros nesse campo. Ou seja, Cerroni insiste peremptoriamente no papel primordial da esquerda no Big Bang criador dos modernos sistemas partidrios. Finalmente, quero esclarecer que o meu recorte ps-Muro de Berlim no tem nada a ver com as teses de Fim da Ideologia (does it ring a Bell?) ou Fim da Poltica (a viso de fundo kirchheimeriano de que os partidos polticos relevantes de esquerda ou direita se estejam transformando em catch-all parties) (Bell, 1960; Kirchheimer, 1966). Como bem afirmou um parecerista annimo deste artigo, em princpio, no h por que imaginar que a crise ideolgica atual [da esquerda] tenha sido mais grave e mais profunda do que, por exemplo, a de 1914, quando a social-democracia votou a favor dos crditos de guerra. A prpria recorrncia de tempos em tempos de teorias milenaristas de Fim da Histria7 deveria servir de antdoto contra aqueles que querem ver o Fim do Mundo para as esquerdas com a queda do Muro de Berlim. Sem cair no exagero das vises terminais da crise atual, por outro lado importante assumir sua seriedade e enfrentar os desafios terico-prticos colocados por ela. neste sentido que se insere o esforo deste artigo.

CONCLUSO
O fim da Unio Sovitica e a queda do Muro de Berlim (i.e., do Leste europeu socialista) retiraram as bases materiais mais fortes que sustentavam o movimento comunista mundial. Talvez at exemplificando a tese de Marx de que so as condies materiais da vida social que determinam a conscincia dos homens, a esquerda comunista/socialista entrou em forte crise terica da qual est tendo dificuldade de se recuperar. Uma das alternativas tericas encontradas (conscientemente ou por intermdio de erro e acerto) foi a do tipo terceira via (Anthony Giddens) em que a confuso terica da esquerda fica camuflada por uma confuso mais geral envolvendo esquerda e direita atravs da re-

627

Angelo Segrillo

tirada dos rtulos ideolgicos tradicionais que diferenciavam historicamente as polticas das duas reas. Mas essa confuso ideolgica no causada apenas por uma tentativa intencional de parte da esquerda de trocar os sinais para impedir identificaes tradicionais. Partindo da hiptese lanada neste artigo (de que a esquerda tem papel preponderante na dinmica dos sistemas partidrios, sendo talvez o primum mobile das modificaes radicais no sistema como um todo), era de se esperar que uma reorganizao to profunda na esquerda, como a queda da URSS e do Leste europeu socialista, levasse a ondas de choque pelo sistema como um todo, tambm afetando fortemente o centro e a direita. Todos esses poderosos fatores dinmicos juntos, em um contexto de globalizao e de incapacidade do regime capitalista de resolver diversas questes sociais bsicas no mbito planetrio, levaram a uma forte reconfigurao do sistema poltico mundial que se encontra atualmente em situao de grande instabilidade.
(Recebido para publicao em dezembro de 2003) (Verso definitiva em novembro de 2004)

NOTAS
1. Expresso utilizada pela historiadora Izabel Cristina Gomes da Costa (2000). 2. Para uma descrio detalhada das diversas etapas da Perestroika, inclusive das lutas polticas da fase de transio de 1988, ver Segrillo (2001). Para uma viso geral das transformaes na URSS/Rssia de 1985 em diante, ver Segrillo (2000; 2000a). 3. Alm da poltica da vida, Giddens prope outro pilar de orientao para os governos de terceira via, a generative politics pela qual o Estado procura empoderar (empower) os cidados, e no meramente os prover paternalisticamente com servios pblicos. A poltica generativa a poltica que procura incentivar que os indviduos e grupos faam as coisas acontecerem, mais do que simplesmente deixar as coisas acontecerem a eles [...] Programas polticos radicais hoje em dia, eu argumento, devem ser baseados numa conjuno da poltica da vida e da poltica generativa. (Giddens, 1994:14-15; 246). 4. Ou esquerda, direita e centro, segundo alguns autores (como veremos mais adiante).

628

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

5. importante notar que nos estamos referindo a um nvel terico de alta abstrao no qual a sociedade capitalista j est consolidada e a burguesia a classe dominante. Nos casos histricos concretos nem sempre a realidade to ntida e lmpida, sendo o grau de desenvolvimento do capitalismo em diversos pases bastante heterogneo, as divises de classe nem sempre bem precisas e, conseqentemente, as atuaes partidrias (ou de faces) difceis de classificar por motivos diversos do tema principal deste artigo. 6. Ou, se quisermos ficar nas explicaes da histria oficial, o perigo comunista (o tenebroso Plano Cohen/Intentona Comunista + infiltrao comunista na repblica sindicalista de Jango) foi a explicao oficial para os golpes de Estado naquela poca. 7. Por exemplo, pelo lado da esquerda, os inmeros anncios da crise terminal do capitalismo desde o sculo XIX. Pela direita, tivemos Daniel Bell decretando o Fim da Ideologia j em 1960, com a vitria definitiva do capitalismo de welfare state sobre tanto o socialismo estatista quanto o liberalismo laissez-faire ingnuo, o que fica difcil de coadunar com o anncio da derrota definitiva do welfare state e do socialismo estatista pela viso de um Fim da Histria neoliberal trombeteado nos anos 1990!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BELL, Daniel. (1960), The End of Ideology: On the Exhaustion of Political Ideas in the Fifties. Glencoe, Free Press. BOBBIO, Norberto. (1994), Destra e Sinistra: Ragioni i Significati di una Distinzione Politica. Roma, Donzelli. CERRONI, Umberto. (1973), Para una Teoria del Partido Politico, in U. Cerroni et alii, Teora Marxista del Partido Poltico. Crdoba, Ediciones Pasado y Presente. COSTA, Izabel Cristina Gomes da. (2000), Troca de Sinais: Uma Anlise Histrica da Leitura do Jornal O Globo sobre as Reformas na Unio Sovitica, 1985-1991. Dissertao de Mestrado, UFF, Niteri, RJ. DUVERGER, Maurice. (1980), Os Partidos Polticos. Braslia, Editora da UnB. FERNANDES, Luis. (1995), Muito Barulho por Nada? O Realinhamento Poltico-Ideolgico nas Eleies de 1994. Dados, vol. 38, n 1, pp. 107-144. FUKUYAMA, Francis. (1992), O Fim da Histria e o ltimo Homem. Rio de Janeiro, Editora Rocco. GIDDENS, Anthony. (1994), Beyond Left and Right. Cambridge, Polity Press. . (1998), The Third Way: The Renewal of Social Democracy. Cambridge, Polity Press. . (2000), The Third Way and its Critics. Cambridge, Polity Press.

629

Angelo Segrillo

. (2002), The Third Way Can Beat the Far Right. The Guardian [online]. [Consultado em 5/5/2003]. Disponvel na internet <http://politics.guardian.co.uk/farright/comment/0,11375,709120,00.html>. HIPPOLITO, Lcia. (1985), De Raposas e Reformistas: O PSD e a Experincia Democrtica Brasileira, 1945-64. Rio de Janeiro, Paz e Terra. KINZO, Maria DAlva Gil. (1993), Radiografia do Quadro Partidrio Brasileiro. So Paulo, Konrad Adenauer Stiftung. KIRCHHEIMER, Otto. (1966), The Transformation of Western European Party Systems, in J. LaPalombara e M. Weiner (eds.), Political Parties and Political Development. Princeton, Princeton University Press. LIMONGI, Fernando e FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. (1995), Partidos Polticos na Cmara dos Deputados: 1989-1994. Dados, vol. 38, n 3. MENEGUELLO, Raquel. (1994), Partidos e Tendncias de Comportamento: O Cenrio Poltico em 1994, in E. Dagnino (org.), Anos 90: Poltica e Sociedade no Brasil. So Paulo, Brasiliense. . (1998), Partidos e Governos no Brasil Contemporneo, 1985-1997. So Paulo, Paz e Terra. MORANDI, Carlo. (1963), I Partiti Politici nella Storia dItalia. Florena, Le Monnier. NOVAES, Carlos Alberto. (1994), Dinmica Institucional de Representao. Novos Estudos Cebrap, n 38. SARTORI, Giovanni. (1966), European Political Parties: The Case of Polarized Pluralism, in J. LaPalombara e M. Weiner (eds.), Political Parties and Political Development. Princeton, Princeton University Press. . (1982), Partidos e Sistemas Partidrios. Braslia, Editora da UnB. SCULLY, Timothy R. (1990), Reappraising the Role of the Center: The Case of the Chilean Party System. Kellog Working Paper Series, n 143 [online]. [Consultado em 5 / 5 / 2 0 0 3 ] . D i s p o n v e l n a i n t e r n e t < h t t p : / / w w w. n d . e d u / ~ k e llogs/wps/143.PDF>. SEGRILLO, Angelo. (2000), O Declnio da URSS: Um Estudo das Causas. Rio de Janeiro, Record. . (2000a), O Fim da URSS e a Nova Rssia. Petrpolis, RJ, Editora Vozes. . (2001), As Diferentes Fases da Perestroika do Ponto de Vista Histrico e da Economia Poltica. Fronteiras: Revista de Histria, vol. 5, n 10.

630

A Confuso Esquerda/Direita no Mundo Ps-Muro de Berlim...

GLOSSRIO
PCB Partido Comunista Brasileiro PCUS Partido Comunista da Unio Sovitica PFL Partido da Frente Liberal PL Partido Liberal PMDB Partido do Movimento Democrtico Brasileiro PPB Partido Progressista Brasileiro PPS Partido Popular Socialista PSD Partido Social Democrtico PSDB Partido da Social Democracia Brasileira PT Partido dos Trabalhadores PTB Partido Trabalhista Brasileiro

631

Angelo Segrillo

ABSTRACT The Left-Right Confusion in the Post-Berlin Wall World: An Analysis and a Hypothesis
This article analyzes the modifications undergone by the concepts of left and right in the world after the fall of the Berlin Wall and the disintegration of the USSR. It sheds light on the consequences of these historical and theoretical changes in Brazil and postulates a hypothesis on the role of the left as the prime mover of radical alterations in the dynamic functioning of party systems as a whole. Key words: political parties; left/center/right; political theory

RSUM La Confusion entre Gauche et Droite dans le Monde de l'Aprs Mur de Berlin: Une Analyse et une Hypothse
Dans cet article, on analyse les transformations qu'ont subies les concepts de gauche et droite dans le monde aprs la chute du Mur de Berlin et la dsagrgration de l'URSS. On y examine les consquences au Brsil de ces changements historiques et thoriques en posant l'hypothse selon laquelle la gauche est historiquement le primum mobile des changements radicaux dans la dynamique des systmes de partis dans leur ensemble. Mots-cl: partis politiques; gauche/centre/droite; thorie politique

632

You might also like