You are on page 1of 15

1. APRESENTAO Guarda compartilhada, entre pais que moram em Estados diferentes: Aspectos positivos, negativos e ambiguidades da lei 11.

698/2008 na constituio do equilbrio familiar. H de se atentar que a referida lei possui apenas cinco anos e por conta disso, o material acerca da temtica ainda encontra-se escasso e as resultantes e desembocaduras de tal instituto, s podero ser medidos e verificados quando as crianas advindas da aplicao da guarda compartilhadatornem-se adultos virtuosos ou viciosos, todavia a simples leitura na lei, bem como na doutrina e jurisprudncias afins, ver-se- que o direito da criana no momento da desconstituio e dissoluo familiar por conta do divrcio, em muito deixa a desejar pois se estabelece a guarda compartilhada como um fim em si mesma e, no como o incio de um processo longo e doloroso, onde Juzes, advogados, doutrinadores e tcnicos afins empurram para debaixo do tapete o interesse hipossuficiente dos filhos gerados de tal relao. A Lei n 11.698/08, de 13 de junho de 2008, veio a consagrar expressamente no Cdigo Civil brasileiro o to elogiado instituto da guarda compartilhada, desde ento a guarda dos filhos ganha novos desdobramentos no que cerne a dissoluo matrimonial. Todavia,questiona-se, como o famigerado instituto preencher as lacunas que norteiam um processo relacional entre pais e filhos? E tambm, como desenvolvimento deste instituto na prtica vivencialse efetiva de forma aplicadaem relao aos paisque moram em Estados diferentes? Portanto discutir sobre guarda compartilhada nos dias de hoje, se faz extremamente necessrio, tanto pelos seus aspectos positivos, oque a leva ser muito bem recebida pela comunidade jurdica nacional, quanto, pelos pontos negativos que deflagram erros gravssimos em julgados, onde o desinteresse e, a ausncia de instrumentos auxiliares de ordem psicolgicas, sociolgicas, histricas e humanas, levem erroneamente, juzes e profissionais do direito a decidir e decretar de forma sintomtica, matemtica, material e abstrata, aquilo que est no campo da psique e do comportamento humano. bem verdade que aLei n 11.698/08, inaugura uma nova fase e um novo momento para a sociedade brasileira, no sentido de haver uma forma mais democrtica e responsvel no momento delicado e complexo da dissoluo familiar e, na diviso
1

unilateral ou compartilhada dos filhos, contudo uma simples leitura nos artigos da referida lei, bem como, no captulo da Proteo e da Pessoa e dos Filhos do nosso Cdigo Civil, despertar no leitor mais atento, questionamentos ainda insolveis e obscurecidos nesse Instituto. Partindo para a anlise doutrinria, alguns autores defensores deste instituto tentam ingenuamente aplicar alm das leis existentes a mediao interdisciplinar como construo efetiva da guarda compartilhada. Como se tal instrumento fosse resoluo final para os conflitos, como se o comportamento humano obedecesse exatido matemtica das mediaes contratuais cveis, onde o objeto quase sempre de ordem material, diferentemente das relaes sociais onde o indivduo um ser quase sempre indecifrvel, contraditrio e complexo. Deve-se atentar que os aparelhamentos tcnicos, cientficos e jurdicos devem sedimentar a guarda compartilhada para da ento receber as garantias deste importante instituto, que no pode ser encarado como fim, mas com o incio de uma nova relao marcada pela complexidade, para da comear um caminhar nem sempre to salutar. Diante destes apontamentos onde tal instituto deva incentivar o equilbrio familiar e a origens de novas famlias equilibradas, poderemos discutir como dividir filhos e pais que morem em Estados diferentes, marcados pelos distanciamentos geogrficos, cenrio esse quase perfeito para o surgimento de vcios oriundos da alienao parental, da banalizao das relaes, desembocando no adoecimento das relaes entre pais e, inexoravelmente abalando a convivncia e o psicolgico dos filhos que lamentavelmente, se nada for feito, sero nossos futuros psicopatas sociais, ou seja, nossa sociedade Ps-moderna caracterizada pela liberdade erelacionamento livre, onde casa-se hoje e divorcia-se amanh, cria dentro de nossos lares uma sociedade doente em desequilbrio, com os benefcios das garantias e legalidades de uma Guarda Compartilhada que uma vez mal aplicada, gerar prejuzos incalculveis para as nossas famlias, Sociedade e Estado.

1.1TEMA E DELIMITAO Guarda compartilhada entre pais que moram em Estados diferentes: Aspectos positivos, negativos e ambiguidades da lei 11.698/2008 na constituio do equilbrio familiar. H de se atentar que a referida lei possui apenas cinco anos e por conta disso, o material acerca da temtica ainda encontra-se escasso e as resultantes e desembocaduras de tal instituto, s podero ser medidos e verificados quando as crianas advindas da aplicao da guarda compartilhadatornem-se adultos virtuosos ou viciosos, todavia a simples leitura na lei, bem como na doutrina e jurisprudncias afins, ver-se- que o direito da criana no momento da desconstituio e dissoluo famliar por conta do divrcio, em muito deixa a desejar pois se estabelece a guarda compartilhada como um fim em si mesma e, no como o incio de um processo longo e doloroso, onde Juzes, advogados, doutrinadores e tcnicos afins empurram para debaixo do tapete o interesse hipossuficiente dos filhos gerados de tal relao, principalmente os que possuem pais morando em Estados diferentes.

1.2PROBLEMA A Lei n 11.698/08, de 13 de junho de 2008, veio a consagrar expressamente no Cdigo Civil brasileiro o to elogiado instituto da guarda compartilhada, desde ento a guarda dos filhos ganha novos desdobramentos no que cerne a dissoluo matrimonial. Todavia,questiona-se, como o famigerado instituto preencher as lacunas que norteiam um processo relacional entre pais e filhos? E tambm, como desenvolvimento deste instituto na prtica vivencialse efetiva de forma aplicada em relao aos pais que moram em Estados diferentes?

1.3REFERENCIAL TERICO Apesar do advento do novo cdigo civil, Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, a guarda compartilhada tem origens remotas na Roma Antiga com o interesse de igualdade nas relaes familiares.
O Novo Cdigo Civil Brasileiro de 2002 substituiu a expresso, at ento utilizada e existente no Cdigo Civil Brasileiro de 1916, ptrio poder, originria do direito romano, pela expresso poder familiar, 3

buscando atender, desta forma, o princpio da igualdade de direitos e obrigaes entre homens e mulheres, que encontra seu fundamento tanto na Constituio Federal de 1988, como tambm, na Lei n 8.069/90, que estabelece o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA).

Mas se consolidou de fato como guarda compartilhada, nos Pases Europeus como Inglaterra, Frana, Alemanha, Portugal bem como no Canad e Estados Unidos, no incio do sculo XX.
A criana, de acordo com o perodo histrico, ocupa posio diversa na famlia. No direito ingls, em meados do sculo XVIII, era considerada um simples objeto, uma coisa que pertencia ao pai. Com o passar dos anos, a preferncia pela guarda da criana foi conferida me. Posteriormente, a viso sobre as responsabilidades dos pais frente aos filhos foi sendo alterada, sendo que, na atualidade, o direito ingls busca distribuir a responsabilidade, de forma igualitria, entre os genitores.( Maria Regina Fay).

Ainda em relao a Inglaterra a primeira deciso relativa ao instituto joint custody. Como noticia o professor Eduardo de OliveiraLeite:
Amanifestao inequvoca dessa possibilidade por um Tribunal ingls socorreu em 1.964, no caso Clissold,que demarca o incio de uma tendnciaque far escola na jurisprudncia inglesa. Em1972, a Court dAppel daInglaterra, na deciso Jussa x Jussa, reconheceu o valor da guarda conjunta, quando os pais esto dispostos a cooperar e, em 1980 a Court dAppel da Inglaterra denunciou, rigorosamente, a teoria da concentrao daautoridade parental nas mos de um s guardio da criana. Noclebrecaso Dipper x Dipper, o juiz Ormrod, daquela Corte, promulgou umasentena que, praticamente, encerrou a atribuio da guarda isolada na histria jurdica inglesa.

Nesse interim vrias foram as alteraes no que cerne o nosso cdigo civil em relao a guarda dos filhos. Portanto h de se pontuar que no Brasil, segundo Alexandra Macdo dos Reis, surge no governo de Getlio Vargas o caso mais conhecido, como a lei Teresoca.
Paradar um exemplo, temos o Decreto-lei n 5.213, de 1943(18), que determinava que o filho nascido fora do casamento ficaria sob o poder do pai enquanto fosse menor. Este decreto, assinado por GetlioVargas durante a ditadura doEstado Novo, ficou conhecido como Lei Teresoca, feito sob encomenda para solucionar problemas de Assis Chateaubriand (que queria obter a guarda de suafilha de nome Teresa), o mais poderoso homem de comunicao do Brasil naquela poca. 4

O conceito de guarda compartilhada surge a partir da necessidade de descobrir uma maneira dos genitores conviverem com seus filhos harmoniosamente, e, ao mesmo tempo tentar manter seus vnculos afetivos. preciso que os filhos possam ser educados por ambos os pais, e no por um deles. Assim manifesta-se Maria Helena Diniz, em seu mais recente trabalho de Direito Civil:
E nada obsta a que se decida pela guarda compartilhada, forma de custdia em que, como ensina Maria Antonieta Motta, os filhos tm uma residncia principal, mas os pais tm responsabilidade conjunta na tomada das decises e igual responsabilidade legal sobre eles. Ambos os genitores tm a guarda jurdica, apesar de um deles ter a guarda material. H presena fsica da criana no lar de um dos genitores, tendo o outro o direito de visit-la periodicamente, mas a responsabilidade legal sobre o filho e pela sua educao seria bilateral, ou seja, do pai e da me. O poder familiar seria exercido por ambos, que tomaro conjuntamente as decises no dia-a-dia.

Cabe ressaltar que o entendimento de que a criana necessita ter um meio, um lugar estvel, no qual girem outros aspectos de sua vida: amigos, escola, atividades sociais, respeitado no caso da guarda compartilhada. De maneira bastante sucinta, e com base nas noes acima consideradas, pode-se dizer que a guarda compartilhada um modelo de guarda que visa manter o poder familiar, sendo este exercido por ambos os genitores, sempre tendo como princpio a proteo e o melhor interesse do menor, proporcionando, desta forma, a formao de adultos capazes de no futuro constiturem uma sociedade mais justa, mais estvel e mais conscientes de seus direitos, deveres e valores. importante a introduoda ordenamento jurdico, uma vez que guarda o compartilhada interesse do no nosso No

prevalece

menor.

contextodo nosso ordenamento jurdico, a adequao da guarda compartilhada altamente possvel, encontrando respaldo por meio dos artigos 9 e 13 da Lei

6.515/77 (Lei do divrcio): Mas de fato est codificada pelo advento do novo Cdigo Civil nos artigos 1583 e 1586 e pelo Enunciado 101 e 102 do STJ.Alm disso, tem-se um embasamento sedimentado acerca desta temtica no artigo 227da Carta Magna de 1988, onde afirma que dever da famlia, da sociedade e do Estado, dentre outros, assegurar
5

criana e ao adolescente com absoluta prioridade a convivncia familiar. Assim, criana garantido o direito de ter seus pais em sua companhia e estes tm obrigaes em relao queles. A Guarda compartilhada no pode ser um ideia fechada e excludente da famlia, Reale afirma que o princpio da socialidade no se confunde comsocialismo. Cita como principais exemplos da implementao do princpio da socialidade. Para Reale esse princpio leva a outro, que o princpio da concretude. Esse princpio definido pelo coordenador do novo cdigo, como :
(...)Alm disso, superado o apego a solues estritamente jurdicas, reconhecendo-se o papel que na sociedade contempornea voltam a desempenhar os valores ticos, a fim de que possa haver real concreo jurdica. Socialidade e eticidade condicionam os preceitos do novo Cdigo Civil, atendendo-se s exigncias de boa-f e probidade em um ordenamento constitudo por normas abertas, suscetveis de permanente atualizao.

A Funo social da famlia no cdigo civil paraMiguel Reale tem significado e importncia profunda namaioria das alteraes pertinentes ao Direito de Famlia, no novo Cdigo Civil, provem da Constituio de 1988, a qual determina a igualdade absoluta dos cnjuges e dos filhos, no havendo mais diferenas de direitos e deveres entre o marido e a mulher, bem como entre os filhos havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tendo os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. Em virtude dessa funo social da famlia que a Constituio considera base da sociedade cabe ao juiz o poder-dever de verificar se os filhos devem permanecer sob a guarda do pai ou da me, atribuindo a guarda a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, de preferncia levando em conta o grau de parentesco e relao de afinidade, de acordo com o disposto na lei especfica, ou seja, o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990).

2. JUSTIFICATIVA H nove anos, nodia 10 de agosto de 2004, em meio a uma crise emocional muito forte, tambm muito abalado psicologicamente, contudo sem nada demonstrar, adentrei ao Frum da Cidade de Rio Branco no Estado do Acre, na 1 Vara de Famlia daquela Comarca, para sesso de instruo e julgamento. Neste diafoi decretada a minha separao judicial consensual, para que quatro anos mais tarde fosse convertida em Divrcio. Marcada pela frieza, injustia e omisso daquele Julgador,tal acontecimento deu incio a um processo cansativo, injusto e doloroso em relao aos filhos gerados daquela relao, no momento onde o mesmo juiz decretou que a guarda das crianas ficasse de posse da Virago. Apesar de haver nvel superior em sociologia, pouco entendi da linguagem mencionada naquela vara de Famlia, do processo e dos procedimentos ali utilizados, to poucodos meus direitos to desrespeitados e omitidos naquela manh. Fato esse que motivou mudanas profundas na minha vida, despertando em mim o interesse pelas Cincias Jurdicas, e pelo tema proposto neste trabalho cientfico. Quanto a meus filhos at os dias de hoje, tornaram-se escudo einstrumentos de chantagem, revolta e vingana para construo infundada da teia de escndalos, brigas, confuses por parte do cnjuge. Fato esse, altamente prejudicial aos menores, esfacelando princpios sociais bsicos e abalando estruturas psicolgicas na cabea das crianas e na construo de futura base familiar instituda por eles, quando em fase adulta partirem para a constituio matrimonial e famliar Portanto, discutir sobre guarda compartilhada nos dias de hoje, se faz extremamente necessrio, tanto pelos seus aspectos positivos, oque a leva ser muito bem recebida pela comunidade jurdica nacional, quanto, pelos pontos negativos que deflagram erros gravssimos em julgados, onde o desinteresse e, a ausncia de instrumentos auxiliares de ordem psicolgicas, sociolgicas, histricas e humanas, levem erroneamente, juzes e profissionais do direito a decidir e decretar de forma sintomtica, matemtica, material e abstrata, aquilo que est no campo da psique e do comportamento humano.

bem verdade, que a Lei n 11.698/08, inaugura uma nova fase e um novo momento para a sociedade brasileira, no sentido de haver uma forma mais democrtica e responsvel no momento delicado e complexo da dissoluo familiar e, na diviso unilateral ou compartilhada dos filhos, contudo uma simples leitura nos artigos da referida lei, bem como, no captulo da Proteo e da Pessoa e dos Filhos do nosso Cdigo Civil, despertar no leitor mais atento, questionamentos ainda insolveis e obscurecidos nesse Instituto, seno vejamos: 1. Com a dissoluo do casamento, a lei nada fala a cerca de direitos e deveres de futuros cnjuges, ou namorados ou amasiados, no sentido de garantir a segurana e a integridade fsica e psicolgica das crianas, uma vez que no so filhos da nova relao e da portanto, o descompromisso por parte do terceiro ser algo to natural. 2. A Guarda Unilateral deve ser a exceo e aGuarda Compartilhada a regra, fato esse que no parece muito evidente nos artigos dispostos.

3. O pargrafo 2 do artigo 1.584 C.C, determina que quando no houver acordo entre me e pai quanto guarda do filho, ser aplicada a guarda compartilhada o que leva a entender que a guarda compartilhada entre em ltimo caso, quando na verdade para criana o melhor a guarda compartilhada. E o artigo ainda nos remetea doutrina (thebestinterestofthechild), onde o que prevalece o interesse da criana, todavia nada se fala na referida lei, sobre a possibilidade da criana ser ouvida. 4. A lei nada diz acerca de visitas peridicas de tcnicos, como psiclogos, assistentes sociais, psicanalistas, psicopedagogos, nos lares em situao de divrcio e de guarda compartilhada, a fim de esclarecer ou evidenciar possveis danos segurana da criana. Coisa essa, to comum no direito comparado em Pases da Europa EUA. 5. A lei nada diz acerca de se fazer percia tcnica psicolgica entre os pais divorciados, ainda que nos primeiros anos, ou antes mesmo de se entrar no processo de Divrcio, no ensejo de se saber das reais condies e equilbrio de cada agente. 6. A lei em sentido estrito analisa o divrcio e a guarda compartilhada como um momento isolado e, no como um processo lato, histrico, minucioso, delicado e
8

complexo, onde se exija muito mais que direitos e deveres, mas uma anlise comportamental, social, psicolgica e humana. Por parte do juiz de direito, profissionais do direito e tcnicos, as anlises so sempre aparentes e superficiais, causando assim prejuzos sociais insondveis. 7. A lei em seu pargrafo 1 art. 1.583, dispe como guarda compartilhada a responsabilizao conjunta e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns vedando a utilizao deste instituto por outras pessoas que eventualmente venham a cuidar dos menores, vedao esta que se distancia do conceito moderno de famlia. Vnculos estes que so formados muitos mais nas questes afetivas que jurdicos. Partindo para a anlise doutrinria, alguns autores defensores deste instituto tentam ingenuamente aplicar alm das leis existentes a mediao interdisciplinar como construo efetiva da guarda compartilhada. Como se tal instrumento fosse resoluo final para os conflitos, como se o comportamento humano obedecesse exatido matemtica das mediaes contratuais cveis, onde o objeto quase sempre de ordem material, diferentemente das relaes sociais onde o indivduo um ser quase sempre indecifrvel, contraditrio e complexo. Deve-se atentar que os aparelhamentos tcnicos, cientficos e jurdicos devem sedimentar a guarda compartilhada para da ento receber as garantias deste importante instituto, que no pode ser encarado como fim, mas com o incio de uma nova relao marcada pela complexidade, para da comear um caminhar nem sempre to salutar. Diante destes apontamentos onde tal instituto deva incentivar o equilbrio familiar e a origens de novas famlias equilibradas, poderemos discutir como dividir filhos e pais que morem em Estados diferentes, marcados pelos distanciamentos geogrficos, cenrio esse, quase perfeito para o surgimento de vcios oriundos da alienao parental, da banalizao das relaes, desembocando no adoecimento das relaes entre pais e, inexoravelmente abalando a convivncia e o psicolgico dos filhos que lamentavelmente, se nada for feito, sero nossos futuros psicopatas sociais, ou seja, nossa sociedade Ps-moderna caracterizada pela liberdade e relacionamento livre, onde casa-se hoje e divorcia-se amanh, cria dentro de nossos lares uma sociedade
9

doente em desequilbrio, com os benefcios das garantias e legalidades de uma Guarda Compartilhada que uma vez mal aplicada, gerar prejuzos incalculveis para o nossas famlias, Sociedade e Estado.

3. OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Entender atravs de um estudo minucioso e cientfico a Guarda Compartilhada, e como ela se enquadra em famlias separadas geograficamente, bem como os aspectos positivos e negativos da aplicao deste Instituto.

3.2 OBJETIVO ESPECFICO Buscar atravs de anlise documental e terica se a lei 11.698/2008 esgota todos os anseios e atende as expectativas dos agentes envolvidos no processo de guarda compartilhada. Analisar quais as resultantes para o Estado e qual a importncia deste instituto para as famlias brasileiras na construo de uma sociedade em equilbrio. Apontar aspectos negativos e positivos desta lei bem como as contrariedades da lei 11.698/2008, bem como possveis falhas na nova legislao. Analisar as escolas favorveis e posies contrrias ao referido Instituto e neste sentido apontar as graves falhas apontadas por parcela da doutrina civilista e a inviabilidade do uso dessa medida. Compreender se possvel haver guarda compartilhada para agentes que moram em Estados diferentes.

4. METODOLOGIA A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa ser em regra o mtodo dedutivo, segundo, tal metodologia analisar-se- concepes doutrinrias, Jurisprudenciais sem desprezo de outras analises afins do direito com o propsito de tirar-se concluses propostas anteriormente nesse projeto.
10

No ser descabido por certo o mtodo dialtico, pois a anlise doutrinria e jurisprudencial, caber portanto o confronto das posies contrrias para da abstrair-se a sntese que interessa a pesquisa. O projeto de pesquisa tem o propsito de tirar da doutrina, a identificao dos pontos positivos e negativos deste novo Instituto, bem como a verificao de interesse por parte dos profissionais envolvidos na deflagrao da referida Lei,de forma que isto signifique que os dados quantitativos estaro ausentes do trabalho(Cavalcante). Este trabalho pretende investigar as resultantes positivas e os pontos fracos da Lei n 11.698/08, de 13 de junho de 2008, e as desembocaduras desse instituto no comportamento das pessoas e agentes envolvidos no Processo de Guarda compartilhada e o desencadear dessa lei para os pais moradores de Municpios distantes. O trabalho partir da realizao de uma pesquisa qualitativa, definindo-se como etnogrfica1 estudo descritivo de um povo ou grupo, unidos por laos comuns. De acordo com Marli Eliza de Andr (1995), a pesquisa qualitativa aquela que no aceita a realidade como algo externo ao sujeito, confirmando a corrente idealista-subjetivista defendida no final do sculo XIX por estudiosos das questes humanas e sociais, como Dilthey e Weber (p.17), que valoriza a maneira prpria de entendimento da realidade pelo indivduo.

Conferir no site: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-que-e-a-etnografia.html acesso 14.03.2013

11

5. ESTRUTURA PROVVEL 1. CAPTULO I: Guarda compartilhada contexto histrico 1.1. Guarda compartilhada no Direito Comparado 1.2. Conceitos e definies 1.3. Guarda compartilhada em nosso ordenamento jurdico 2. CAPTULO II: Guarda compartilhada contraindicao e aspectos negativos 2.1. Correntes contrrias a guarda compartilhada 2.2. O Instituto mediao familiar como insuficincia e contradio 3. CAPTULO III: Guarda Alternada como Instituto vivel 3.1. Jurisprudncias entre as questes legais 3.2. Guarda Alternada como ciclo da evoluo da guarda compartilhada entre pais que moram em Estados diferentes. 3.3. A importncia da guarda para o Equilbrio social e do Estado 4. CONCLUSO 5. REFERNCIAS 6. ANEXOS

12

Atividade

Perodo

2013

Abril

Maio

6. CRONOGRAMA

Junho

Maro

Fevereiro

Seleo do material bibliogrfico

Leitura e fichamento do material selecionado Redao do projeto

Redao final do projeto

Elaborao da monografia

Correo gramatical

Digitao final e encadernao

Apresentao da Monografia

13

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GRISARD FILHO, Waldyr. Guarda Compartilhada: um novo modelo de responsabilidade parental. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, p.123. LUZ LEIRIA,Maria Lcia. Guarda Compartilhada:A difcil passagem da teoria prtica.Juza do Tribunal Regional Federal da 4 Regio.Mestre em Direito, Doutoranda em Direito. MACDO DOS REIS,Alexandra. Guarda Compartilhada http://www.apase.org.br/81010-plausibilidade.htm. Acesso em 10 de abril de 2013 BENTO NEJAR LEIVAS, Maria Denise, DA FONSECA ALLGAYER, Maria Elisa Gay. Aspectos Polmicos Da Guarda Compartilhada. http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2007_2/M aria_Denise.pdfAcesso em 05 de abril de 2013 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro: direito de famlia. 16. ed. So Paulo: Saraiva, 2002, p. 540. v. 5. MESQUITA ARAGO, Fernandae LOIOLA FILHO, Francisco Edilson. A evoluo do instituto da guarda compartilhada no direito brasileiro http://www.ceedo.com.br/agora/agora15/2_FernandaMesquitaAragao&FranciscoEdilso nLoiolaFilho20-47.pdf . Acesso em 10 de abril de 2013 REALE, Miguel. Viso Geral do Projeto http://www.miguelreale.com.br/artigos/funsoc.htm de Cdigo Civil,

MATTAR GOBBI, SHAIENNE. Plausibilidade da Guarda Compartilhada Face ao Ordenamento Jurdico Brasileiro. Monografia apresentada ao Centro niversitrio de Vila Velha/ES, Professor orientador: Mrcio Ramon Cruz.VILA VELHA ES 30 DE OUTUBRO 2003. http://www.apase.org.br/81010-plausibilidade.htmAcesso em 08 de abril de 2013. SILVA, Evandro Luiz. Disponvel <http://www.apaserj.com.br>. Acessado: 20 maro 2013.Ibidem. LEITE, 1997, p. 285 http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI35123,31047-Guarda+Compartilhada, Acesso em 09 de abril de 2013:

14

http://www.apase.org.br/81010-plausibilidade.htm. Acesso em 10 de abril de 2013 http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,funcao-social-do-contrato-e-a-teoria-dodireito-de-miguel-reale,36481.html#_ftn33. Acesso em 10 de abril de 2013

15

You might also like