You are on page 1of 75

Quem tem janela de vidro ... Um bauruense desde sempre; o outro chegou aqui h uns 6 anos ...

. Um tem uns 60 anos; o outro uns 37 anos ... Um Cristo assumido; o outro s Deus sabe o que ele assumiu ... Um tem uma famlia tradicional e abenoada por Deus, mulher e filhos; o outro s Deus sabe o que ele tem por famlia ... Um nunca teve seu nome envolvido em escndalos; o outro vive entre escndalos ... Um h 41 anos dirige uma Instituio Crist respeitada, reconhecida como referencial e de interesse pblico; o outro a uns 6 anos dirige negcios de desrespeito, reconhecidos como referencia imoral ... Um tem sua Instituio Crist a uns 15 km da cidade; o outro tem suas casas de desrespeito e imoralidade dentro da cidade ... Um no faz nada de errado por isso atua luz do dia; o outro sabe que o que faz imoral por isso atua sob as trevas da noite ... Um nunca teve ambio poltica porque seu interesse fazer o bem no anonimato, ms se quisesse alcanaria votao expressiva; o outro logo se lanou politicamente porque sua ambio ser notado para alar voos muito mais altos ... Um faz caridade com o esforo pessoal e desinteressado; o outro faz caridade interesseira, com o chapu alheio e com os restos dos seus negcios imorais ... Um contratado e recebe verba publica para fazer o que publicamente interessante toda cidade; o outro recebe verba publica para fazer o que publicamente vergonhoso toda cidade ... Um cuida de curar dependentes qumicos; o outro cuida de formar dependentes qumicos ... Um estimula a conscientizao e participao da famlia no seu processo teraputico de recuperao do jovem problemtico; o outro estimula a separao dos vnculos familiares no seu processo de lavagem cerebral para levar o jovem a esquecer-se da famlia ... Um promove a reinsero familiar e social do jovem problemtico para que ele se torne um cidado com princpios Cristos; o outro promove a

desintegrao familiar e social do jovem para que ele se torne algum alheio cidadania, problemtico e sem princpios morais algum ... Um tem por filosofia resgatar jovens problemticos respeitando as suas diferenas individuais ms tratando-as com realidade; o outro tem por filosofia problematizar as diferenas individuais do jovem tratando-as com sonhos e fantasias para que ele se veja desrespeitado, tornando-o problemtico e escravizado ... Um orienta o jovem problemtico a desenvolver projetos sociais realistas e possveis; o outro orienta o jovem a sonhar com a realizao daquilo que socialmente impossvel ... Um tem por principio valorizar a espiritualidade do jovem problemtico para o resgatar como pessoa digna; o outro tem por principio desvalorizar qualquer sinal de espiritualidade do jovem para o escravizar como pessoa indigna ... Um objetiva favorecer o encontro do jovem problemtico consigo mesmo e com Deus, como fundamental para e equilbrio e desenvolvimento interior; o outro objetiva levar o jovem a desencontrar-se consigo mesmo e com Deus, tornando-o desequilibrado e imaturo; Um serve a Deus; o outro s Deus sabe a quem serve ... J pensou como seria se o outro estivesse os mesmos 41 anos de ao do um frente do seu negcio???

J pensou se este de 6 aos 41 anos serve a des e ao diabo


Favorecer o encontro consigo mesmo e com Deus, instrumentos fundamentais para o equilbrio e desenvolvimento interior; Orientar no desenvolvimento de projetos pessoais realistas; - Capacitar para a reinsero social; - Estimular a participao da famlia em terapias e grupos de apoio objetivando a reestruturao da comunicao familiar, o resgate dos papis de cada membro e conscientizar e tratar a condio de co-dependncia;

- Conscientizar a famlia quanto a importncia do envolvimento e da participao no processo teraputico.

Resgate da cidadania daqueles que apresentam problemas devido ao uso de substncias psicoativas, respeitando as diferenas individuais e o direito de cada um ter oportunidades iguais mediante o tratamento diferenciado, visando fundamentalmente valorizar: a dignidade humana, os vnculos familiares, a espiritualidade e promover a reinsero ao sistema comunitrio.

Misso: Promover o tratamento, reinsero familiar e social, articular aes de preveno e orientao familiar direcionadas melhoria da qualidade de vida do dependente qumico, proporcionado condies para que ele se torne um cidado com princpios cristos.

Viso: Ser reconhecida como uma entidade crist referencial no trabalho de preveno, tratamento e na formao integral do dependente qumico.

Histria do Esquadro da Vida


Em 1.971 um grupo de jovens cristos conheceu um jovem dependente qumico e comeou a ajuda-lo. Ele se recuperou e se juntou ao grupo. Como era muito conhecido passou a trazer amigos para serem ajudados. Em pouco tempo o pequeno grupo de 5 jovens estava totalmente envolvido em ajudar dependentes qumicos. O grupo passou a ser conhecido como Esquadro da Vida e em 26 de junho de1.972 ganhou personalidade jurdica. O benemrito Dr. Paulo Vale, cedeu por emprstimo ao grupo uma pequena casa de madeira, onde o grupo comeou a receber dependentes qumicos. Em pouco tempo a casinha ficou pequena.

Um tem sua Instituio Crist a uns 15 km da cidade, o outro tem suas casas de desrespeito e imoralidade dentro da cidade ... Um no faz nada de errado por isso atua luz do dia, o outro sabe que o que faz imoral por isso atua sob as trevas da noite ...
Depois de passar por diversos locais o Esquadro comprou a chcara "Terra Prometida" propriedade de 33 hectares, distante de Bauru, 15 km.

Viso: Ser reconhecida como uma entidade crist referencial no trabalho de preveno, tratamento e na formao integral do dependente qumico.

Misso: Promover o tratamento, reinsero familiar e social, articular aes de preveno e orientao familiar direcionadas melhoria da qualidade de vida do dependente qumico, proporcionado condies para que ele se torne um cidado com princpios cristos.

Filosofia: Resgate da cidadania daqueles que apresentam problemas devido ao uso de substncias psicoativas, respeitando as diferenas individuais e o direito de cada um ter oportunidades iguais mediante o tratamento diferenciado, visando fundamentalmente valorizar: a dignidade humana, os vnculos familiares, a espiritualidade e promover a reinsero ao sistema comunitrio.

Objetivos Teraputicos Institucionais: - Promover o apoio para superao das dificuldades e conflitos da fase de abstinncia; - Favorecer o encontro consigo mesmo e com Deus, instrumentos fundamentais para o equilbrio e desenvolvimento interior; - Promover a aprendizagem atravs de normas de convivncia, do respeito, da solidariedade e da responsabilidade; - Promover a aprendizagem da resoluo de conflitos pessoais e interpessoais; - Estimular o desenvolvimento das capacidades de iniciativa e criatividade; - Desenvolver o valor do trabalho como instrumento de desenvolvimento da capacidade de responsabilidade, do sentido de produtividade e de utilidade e da dignidade do ser humano; - Oportunizar a formao pessoal, habilitando-os para se constiturem em agentes na conquista de seus direitos e da reciprocidade de seus deveres, com vista construo coletiva da cidadania; - Orientar no desenvolvimento de projetos pessoais realistas; - Capacitar para a reinsero social; - Estimular a participao da famlia em terapias e grupos de apoio objetivando a reestruturao da comunicao familiar, o resgate dos papis de cada membro e conscientizar e tratar a condio de co-dependncia; - Conscientizar a famlia quanto a importncia do envolvimento e da participao no processo teraputico.

27/02/2013-03h30

Em defesa do homossexualismo
SO PAULO - Alguns membros de comunidades homoafetivas e simpatizantes me recriminaram porque, no sbado passado, numa coluna em que critiquei as declaraes do pastor Silas Malafaia sobre gays, eu utilizei o termo "homossexualismo", e no "homossexualidade", como teriam desejado. Estou ciente dessa preferncia, mas receio que ela no tenha o fundamento alegado. Ao contrrio do que dizem alguns militantes, simplesmente no verdade que "-ismo" seja um sufixo que denota patologia. Quem estudou um pouquinho de grego sabe que o elemento "-isms" (que deu origem ao nosso "-ismo") pode ser usado para compor palavras abstratas de qualquer categoria: magnetismo, batismo, ciclismo, realismo, dadasmo, otimismo, relativismo, galicismo, tesmo, cristianismo, anarquismo, aforismo

e jornalismo. Pensando bem, esta ltima talvez encerre algo de mrbido, mas no recomendo que, para purificar a atividade, se adote "jornalidade". De qualquer forma e por qualquer conta, as molstias so uma minoria. Das 1.663 palavras terminadas em "-ismo" que meu Houaiss eletrnico relaciona, apenas 115 (um pouco menos que 7%) designam doenas ou estados patolgicos. E olhem que fui liberal em meus critrios, contabilizando mais de uma dezena de termos que descrevem intoxicaes exticas, como abrinismo e zincalismo. Compreendo que os gays procurem levantar bandeiras, inclusive lingusticas, para mobilizar as pessoas. Em nome da cortesia pblica, eu me disporia a adotar a forma "homossexualidade", desde que ela fosse defendida como uma simples predileo. Mas, enquanto tentarem justificar essa opo com base em delrios etimolgicos, sinto-me no dever de continuar usando a variante em "-ismo". Algum, afinal, precisa zelar para que preconceitos no invadam e conspurquem o universo de sufixos, prefixos e infixos. A batalha pode ser inglria, mas a causa justa.

Entrelinha 27/02/13
Elogios A nova composio da Cmara Municipal recebeu elogios de Marcos Garcia por conta da complexidade e da profundidade dos questionamentos. Os novatos Markinho da Diversidade (PMDB) e Sandro Bussola (PT) fizeram intervenes importantes acerca da Cohab e do sistema previdencirio, respectivamente. Os veteranos Fabiano Mariano (PDT) e Roque Ferreira (PT) tambm fizeram questionamentos pertinentes.

Devaneios Apesar disso, nem tudo so flores. Markinho foi criticado entre colegas por atribuir ao atual prefeito os esforos para regularizar as contas do municpio, sendo que o mrito , notoriamente, do antecessor Tuga Angerami. J Natalino, que preside a Comisso Interpartidria, voltou a fazer solicitaes que priorizam seu reduto eleitoral. Ao todo, 11 parlamentares passaram pela audincia.

Diversidade d o tom de passeata


Cerca de 250 pessoas se mobilizaram ontem, na avenida Getlio Vargas, durante a Marcha Contra a Homofobia em Bauru
Vincius Lousada
Compartilhar via Google+ Compartilhar via Facebook

Se o objetivo da 1 Marcha Contra a Homofobia de Bauru era reunir um pblico diversificado para pedir fim aos crimes motivados por preconceito e discriminao, ela conseguiu. Cerca de 250 pessoas tomaram a avenida Getlio Vargas, que teve interditada a pista ao lado do Aeroclube na tarde de ontem, carregando faixas e cartazes que diziam: As pessoas so diferentes. Respeite!. E as palavras da frase se refletiram ao longo da marcha, que atraiu alm de gays, lsbicas e travestis, crianas, adolescentes, casais heterossexuais, famlias e Alm do pblico-alvo, marcha tambm contou com heterossexuais, crianas e idosos idosos. A mobilizao se concentrou na quadra 9 da Getlio e s terminou na Praa da Copaba, aps a execuo do Hino Nacional, seguida por intervenes artsticas, ao som de canes populares e muita msica eletrnica. Por trs da alegria, porm, o carter cidado da marcha tambm foi bem explorado pela organizao, da Associao Bauru pela Diversidade (ABD), Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) e Conselho Municipal da Diversidade. Mas no apenas na legislao que o movimento LGBTT pede igualdade, como por exemplo, com a aprovao da lei federal que criminaliza a homofobia. Os casais homoafetivos ainda sonham com pequenas conquistas, s quais todos os heterossexuais tm direito. Gabriel e Walter (que preferem ter seus sobrenomes preservados) esto juntos h seis meses. A diferena de idade entre eles de 31 anos, mas esse no necessariamente um tabu para o casal. O que eles queriam mesmo era poder andar de mos dadas...

Neide Carlos

Fomos ao shopping hoje (ontem) e comentamos justamente isso. Ainda no sentimos a segurana de andar de mos juntas l e em nenhum outro lugar. Por essas e outras, precisamos estar aqui, marcando posio, dizendo que a homossexualidade no doena e ns queremos viver como todas as outras pessoas, conta Gabriel. O preconceito e a discriminao so sentidos, at mesmo, por aqueles que no so seus alvos. O jornalista Thiago Teixeira, 26 anos, e a estudante de psicologia Fernanda Gomes, 23 anos, so namorados e fizeram questo de participar da marcha. Alm da simpatia causa, ela desenvolve projeto na rea de educao sexual na Universidade Estadual Paulista. J Thiago conta que tem alguns amigos homossexuais e relata que, at mesmo em meios tidos como mais progressistas, como o universitrio, o preconceito est presente. claro que l, homossexuais tm a liberdade de se colocar como tal, o que no ocorre em outros espaos. Ainda assim, a discriminao existe. O ideal mesmo seria que as pessoas no fossem distinguidas entre heterossexuais ou homossexuais, afirma. Igreja Inclusiva no divulga endereo As igrejas inclusivas, que aceitam a homossexualidade, esto explodindo pelo Brasil. Em Bauru, uma j existe h dois anos. No entanto, o reverendo Alosio Pereira da Silva, 28 anos, no divulga publicamente o endereo onde cerca de 60 fieis se renem semanalmente para os cultos. Muitas igrejas no Pas so alvos de ataques. Por isso, preferimos preservar essa informao, explica. Alosio j foi seminarista da Igreja Catlica e frequentou outras comunidades evanglicas. No entanto, nunca se sentiu acolhido por conta da orientao sexual. A partir disso, um grupo de amigos comeou a se reunir para orar e nasceu a Igreja Inclusiva Monte da Adorao, explica. A comunidade defende a unio civil e a adoo de crianas por homossexuais. No entanto, Jnior refuta o rtulo de igreja gay. Ela inclusiva e est aberta a todos. Alis, j contamos com a participao de famlias e pessoas. Lei precisa ser aprovada, diz secretria A 1 Marcha Contra a Homofobia de Bauru foi realizada em razo do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, celebrado no dia 17 de maio. A data foi instaurada no Pas h dois anos e foi escolhida por conta da retirada da homossexualidade da lista internacional de doenas da Organizao Mundial de Sade (OMS), neste mesmo dia, em 1990. Membro da ABD, Markinhos Souza afirma que muitos avanos foram conquistas, principalmente em Bauru, que tem se tornado referncia nacional na luta contra a homofobia. No entanto, pondera que o problema s ter remdio com a aprovao do Projeto de Lei 122 (PL 122), que criminaliza a homofobia. Ele comentou ainda os recentes casos de violncia supostamente motivados por homofobia, como o da travesti Evelyn. Embora sejam inaceitveis, j eram esperados. Acontecem como uma reao daqueles que se incomodam com o fato de nossa luta estar, cada vez mais, ganhando espao, pontua. Titular da Sebes, Darlene Tendolo participou da marcha, a qual classificou como ato de cidadania. O combate homofobia uma questo de poltica pblica. Precisamos sempre lembrar que, apesar da homofobia ainda no ter sido criminalizada, atos de violncia e preconceito so. Nossa Constituio garante direitos individuais que precisam ser preservados, diz a secretria. Internet Markinhos Souza alerta sobre os perigos da internet como forma de conhecer pessoas. Segundo ele, muitos homossexuais que no se assumem por questes familiares e pelo preconceito da sociedade, acabam utilizando a ferramenta para iniciar relaes. A internet uma porta para os crimes de homofobia. Por isso, as pessoas precisam ser muito cautelosas nesse sentido. No podem, por exemplo, colocar um desconhecido dentro do carro, exemplifica.

Encontro de geraes comprova avanos Pessoas de todas as idades participaram da Marcha Contra a Homofobia. A dona de casa Maria do Carmo Queiroz Castro, 67 anos, prestigiou a mobilizao junto da neta Patrcia de Castro, 17 anos. Um breve dilogo entre as duas mostrou que, apesar dos obstculos que ainda precisam ser superados, a causa LGBTT avanou ao longo das geraes. Quando eu tinha a idade dela, ainda mais morando em cidade pequena, ningum nem sequer falava sobre isso. Se aconteciam relaes homossexuais, eram muito bem escondidas, relatou. J a neta afirma que, na sua escola, a temtica comum. A gente percebe tendncia sem alguns colegas, mas respeita. S que sempre tem algum para tirar sarro ou fazer piadinhas, explica. Questionada se as mudanas ao longo dos anos a assustam, Maria do Carmo garante que no. Temos que respeitar todo mundo. Alm disso, sou pra frente, brincou. Provei que sou mais do que isso, diz travesti sobre incluso social Apesar da persistncia do preconceito, da discriminao e at de crimes de homofobia, existem tambm exemplos positivos de superao a essas barreiras. Samantha Oliveira, 29 anos, prova disso por conseguir ter se inserido no mercado de trabalho formal, diferentemente da maioria das travestis como ela. Em Bauru h dois anos, vinda do Estado do Rio de Janeiro, ela trabalha como operadora de crdito em uma grande empresa da cidade. Mesmo em sua terra natal, conseguiu tambm atuar como professora de informtica. As travestis so estigmatizadas como garotas de programa ou simplesmente smbolos de fetiches, o que nunca esteve entre as minhas opes de vida. Provei que sou mais do que isso, graas formao que tive desde criana, conta. Samantha chegou tambm a ingressar no ensino superior, mas no concluiu o curso de Letras.

24/02/13 03:00 - Tribuna do Leitor

Esquadro da Vida
Li a reportagem do vereador Markinho querendo investigar o Esquadro da Vida, pois ele suspeitava de que o Esquadro da Vida estava tentando convencer alguns de seus internos sobre sua orientao sexual. Olha, vereador, voc e sua turma saem pela Naes Unidas e Vitria Rgia com seus trajes de fantasias seminus (alguns quase nus), beijando na boca... Tudo com dinheiro da prefeitura e ningum vai investigar se vocs esto usando o dinheiro pblico para tentar convencer a cidade sobre sua opinio sexual! Calma, voc ainda tem quatro anos pela frente, no precisa ficar apavorado, lanando ataques contra instituies srias. Srgio Adami

24/02/13 03:00 - Tribuna do Leitor

Preocupao ou preconceito
Das mentes retrgradas e opressoras, foi assim com os negros, com as mulheres, e ainda , e por que no com os gays e, por favor, a pena severa para os que agridem um gay nem to severa como deveria realmente ser e se faz necessria por causa de pessoas como voc, infelizmente, para proteger aqueles que pagam os mesmos e muitas vezes at mais impostos que voc. Escritas pelo prezado Ricardo Mokdici - psiclogo, nesta tribuna. Prezado colega leitor, pela sua profisso, o senhor, ao meu leigo olhar da psicologia, deveria encarar as coisas de uma forma talvez mais calma e com mais rigor, o senhor fez um texto falando de preconceitos, mas nessa parte o senhor est sendo preconceituoso. Ora, a pena para homicdio (exemplo) a mesma para todos, sejam eles htero, homossexuais, negros, brancos, enfim... Isso sim justia, no uma minoria achar que tem mais direitos e caso algum cometa algum crime contra essa minoria, ela por ser a mesma, tenha mais direitos, isso no justia! Outro ponto que gostaria de tecer algumas palavras com o senhor a parte dos que pagam mais impostos e muitas vezes mais que determinadas pessoas, isso lhe d direito de requerer mais? Isso no seria uma injustia? O mundo, mais precisamente o Brasil, ou at precisando mais, Bauru, s ser justo quando estivermos livres de preconceitos, ou seja, os homossexuais tm que ter seus direitos respeitados. claro que sim! Mas no por serem homossexuais, e sim por serem seres humanos, amados por Deus, um Deus que nos ama. Ento, no seria a hora de comearmos, eu, o senhor, o vereador ao qual o senhor citou, ao invs de fazer uma marcha para minoria, fazer uma marcha para todos? Isso no seria mais justo? Daniel Cortez

(3) Cura da homossexualidade: o que diz a cincia (I)


Divulgo este artigo (I) falando sobre o ponto de vista da cincia sobre a homossexualidade, para depois divulgar outro artigo (II) falando sobre o que diz a Palavra do Senhor sobre o mesmo assunto. No vou aqui polemizar e perder tempo com quem faz um desservio populao quanto a esta matria, gente que h muito j fez sua prpria opo consciente e deliberada de assumir e viver sua homossexualidade plenamente, da mesma forma que tambm fez sua opo de ignorar os desvios de sexualidade que outrora apresentava, quando ainda sua conscincia o alertava, quando ainda poderia ter feito outra opo, quando ainda estava no seu controle poder buscar ajuda mdica ... No, no vou jogar prolas aos porcos, no vou perder tempo com aqueles que, generalizando, dizem que a cincia afirma que homossexualismo no doena, e que por isso no h que se falar em cura para ela, ocultando e dissimulando fatos para, com isto, arrastar outros, indecisos ainda e com poder de escolhas ainda, a segui-los e a fazerem as escolhas mentirosas que eles mesmos fizerem, escolhas pessoais que agora ditam como verdade nica e absoluta. Para estes penso que no h nada que possa valer a pena ser dito e nem a ser curado, de fato. Me dirijo, antes, a alguns grupos especficos de pessoas:

- queles pais ou responsveis que esto vendo suas criancinhas ainda inconscientemente manifestando transtornos da identidade sexual caracterizados por um persistente e intenso sofrimento com relao a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser ou pensar que do outro sexo, excessivamente preocupados em se vestir, se produzir, se divertir, se envolver e participar de atividades comuns ao sexo oposto, com repdio do prprio sexo; - queles pais ou responsveis que esto vendo seus adolescentes ainda em pr-puberdade, duvidosos e incertos quanto a sua prpria identidade sexual ou sua orientao sexual, sofrendo com ansiedade e, ou, depresso, por descobrirem que sua orientao sexual est mudando para algo diferente do normal e natural; - queles pais ou responsveis que esto vendo seus jovens ainda dependentes, que embora tenham alcanado a puberdade com poucas dvidas quanto prpria identidade ou preferncia sexual, devido aos transtornos psicolgicos e de comportamento associados a esta identidade ou a esta preferncia, desejam que isto ocorra de outra forma e pensam em buscar tratamento para alter-la; - aos jovens e adultos independentes que assumiram uma identidade ou orientao sexual que lhes leva a dificuldades no estabelecimento e manuteno de um relacionamento com um(a) parceiro(a) sexual continuo; - aos adultos que assumiram uma identidade sexual de travestismo, fetichista ou bivalente, espordica ou plena, usando vestimentas do sexo oposto, com ou sem excitao sexual, e buscando ou no satisfazer a experincia sexual com algum do mesmo sexo; - aos adultos transexuais que desejam ser e viver, ou que so e vivem, como que aceitos em tempo integral como pessoa do sexo oposto, com fortes sentimentos de mal estar ou de inadaptao a seu prprio sexo anatmico, e que desejam submeter-se a uma interveno cirrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo to conforme quanto possvel ao sexo desejado. De fato, e a bem da verdade, no h evidncias cientificas que provem ou comprovem, categoricamente, sequer a origem e natureza da homossexualidade, e muito menos, portanto, que ela seja uma doena. No se sabe se ela tem origem partir do corpo (gentica, hormonal, endcrina, ...), ou da alma (emoes, intelecto, vontade, sentimento, razo, paixo, pulso, ...), ou do esprito (perturbao, obsesso, possesso, ...), sim, porque a cincia mdica no exclui o elemento transcendental (filosfico, mtico, mstico ou religioso) agindo tanto nas causas como na concausas de vrias doenas, e tambm na cura de muitas anomalias humanas, variveis de individuo para individuo. Nem se pode afirmar com absoluta certeza que influncias sociais ou culturais sejam desencadeantes da homossexualidade. Ento, se no h certeza alguma sobre a homossexualidade, como afirmar que sua manifestao natural e normal como acontece com a heterossexualidade? No, quem assim afirma baseado em teorias mente! O que se sabe, com absoluta certeza, que as coisas nesta rea so todas decididas segundo interesses polticos e por meios eleitoreiros, onde teorias confusas se tornam como que verdades a partir de lobbys dos interessados que exeram maior presso e coero direta nas decises politicas, em especial nos poderes legislativos das sociedades, favorecendo seus prprios interesses privados. A homossexualidade era definida nos meios mdicos cientficos como transtorno mental pelos organismos internacionais at os anos 1960-1970, quando houve o avano das liberdades individuais jurdicas e dos movimentos sociais liberais, quando grupos contestadores, liderados pelos hippies norte americanos e sua contracultura baseada no paz e amor, que pregavam o amor livre, a pratica do nudismo e da emancipao sexual como bandeira de luta, passaram a exigir reformas polticas.

Nesta mesma poca ativistas gays dos EUA pressionaram e a Associao de Psiquiatria Americana APA revisou seus critrios de diagnsticos sobre a homossexualidade e retirou-a como transtorno mental de seu Manual de Diagnstico e Estatstica de Transtornos Mentais DSM. Esta deciso da APA indignou um grupo grande de psiquiatras que discordavam deste ponto de vista, os quais pediram uma votao para definir a questo, a qual aconteceu com a presena de apenas 58% dos que tinham direito a voto, e destes pouco mais da metade votou pela retirada, e assim, com apenas 32% dos membros votando a favor, a Associao Americana de Psiquiatria aprovou e retirou , definitivamente, a homossexulidade da relao de doenas do seu Manual de Diagnstico e Estatisticas de Transtornos Mentais. Naquela ocasio o Congresso Psiquiatrico foi invadido pela sociedade civil, por grupos das liberdades democrticas, por defensores da familia tradicional, por igrejas, pela imprensa, enfim, todos colocando em questo at que ponto os psiquiatras teriam mais autoridade e poder para falar do comportamento homossexual como patologia do que o resto da comunidade mdica-cientifica, ms, ainda assim, prevaleceu a deciso da APA. Alis, bom saber, da mesma poca tambm que surge, tambm nos EUA, uma Associao internacional de Profissionais Substitutos do Sexo, voltada a prestar servios aos psiclogos que tratam de problemas relacionados sexualidade, cujos mtodos se caracterizem pela terapia de parceiro sexual substituto, onde o psiclogo prope ao paciente sesses de com um(a) terapeuta sexual substituta, na verdade um(a) profissional do sexo que vai para a cama com o paciente. Em algumas culturas isto pode ser definido como cafetinagem e prostituio. Embora aqui no Brasil o Conselho Federal de Psicologia CFP proba a relao sexual entre terapeuta e paciente, nos EUA o trabalho do substituto sexual legal, desde que indicado pelo profissional de psicologia que conduz a terapia verbal com o cliente. A Associao forma profissionais substitutos da terapia sexual ao custo de R$ 6 mil aproximadamente. Ento, no mnimo estranho, e suspeito, que a mesma Associao de Psiquiatria que diz que a homossexualidade no doena venha a permitir que os psiclogos tratem daquele que quer se curar do homossexualismo oferecendo-lhe terapias de sexo com parceiro(a) sexual substituto(a). Como se v, de fato as decises nesta rea podem ser polmicas, interesseiras e politiqueiras. Ms, continuando, em 1990 a Organizao Mundial de Sade OMS seguiu a APA e tambm retirou a homossexualidade como transtorno mental da sua Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade CID. A OMS foi criada a partir de um comit de higiene, para cuidar de sade (do grego higinios = higiene, sade), onde por sade entenda-se completo bem estar fsico, mental e social, e no apenas ausncia de doena ou enfermidade, e, neste sentido, sempre foi uma grande preocupao da OMS as questes de higiene e sade envolvendo com a promiscuidade sexual. A CID revisada de tempos em tempos, estando atualmente na 10 reviso, CID-10, e nela no aparece as palavras homossexualidade (condio cultural) e homossexualismo (condio patolgica). E foi nessa linha de ao que, seguindo aquelas decises da APA e da OMS, aqui no Brasil o Conselho Federal de Psicologia - CFP emitiu em 1999 uma Resoluo para todos os psiclogos, onde passou a proibi-los de exercerem aes que favoream a patologizao de comportamentos ou praticas homoerticas, de colaborar com eventos e servios que proponham tratamento e cura da homossexualidade, de se pronunciarem e participarem de pronunciamentos pblicos que reforcem preconceitos em relao aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psquica, e de adotarem aes coercitivas tendentes a orientar homossexuais para tratamentos que eles mesmos no tenham solicitados.

A palavra patologia formada por pathos, sofrimentos, doenas, e logos, estudo, cincia, portanto, patologizao aqui significa apresentar estudos e conhecimentos que transformam o que seria uma caracterstica psquica humana normal e natural em uma doena. Ora, sabemos que caractersticas humanas tidas como normais por vezes se transformam de fato em doena, como afirma a prpria cincia mdica, como o caso dos medos, angustias, tristezas, ansiedades, luto, coisas normais que podem se transformar em depresso, transtorno mental, etc. A patologizao da vida prtica comum na cincia, sobretudo para que melhor se possa estudar tais aspectos. Assim, impedir neste momento em que pouco ou quase nada se sabe sobre a homossexualidade que os profissionais da rea da psicologia investiguem-na e apresentem seus estudos, em termos sociais perigoso porque se uniformiza comportamentos de grupos inteiros da populao sem qualquer diagnstico mdicocientifico definitivo, abrindo espao para surgir uma sociedade permanentemente despreocupada e convivendo naturalmente entremeada por aquilo que pode ser uma doena curvel. A retirada da homossexualidade e homossexualismo das listas de doenas pode ser timo para os grupos ativistas da militncia GLBT, assumidamente homossexuais e por isso a favor da total liberdade de ao e da igualdade de direitos com os heterossexuais, todavia pode ser catastrfico para a espcie humana como um todo. Estudos mdicos cientficos sugerem que o homem de hoje menos inteligente do que o homem primitivo, das cavernas, por causa das mutaes genticas ocorridas durante os ltimos milnios que estariam causando uma diminuio na aptido humana em geral, seja intelectual ou emocional, e, ao contrrio do que se passa como verdade, a presso evolutiva no favorece o desenvolvimento do nosso intelecto, e esse abismo intelectual entre as geraes est ficando cada vez maior. Ms se isso por si s no o bastante para aqueles que enxergam como terico demais para ser verdade, pensemos ento como evoluiria a humanidade se todos adotassem comportamentos homossexuais ??? Lembro que a origem da palavra sade higinios, de onde vem higiene e que nenhuma higiene (sade) h numa relao sexual promiscua. por isto que, assim como em toda rea cientifica, dentro da psicologia e na rea das desordens mentais, mais de uma opinio pode fazer toda a diferena, e, assim, muito mais que buscar um bom profissional de psicologia, ouvir outros profissionais da rea, psicanalistas, psicoterapeutas, psiquiatras, no s recomendvel como primordial. E, ento, a pergunta que se faz, novamente, at que ponto os profissionais de psicologia tm mais autoridade que outros profissionais da medicina-cientifica para falar sobre questes envolvendo a identidade, orientao, preferencia, comportamento e desenvolvimento da (homos)sexualidade. Ms bem, independente de tudo isto, e apesar disto, observe-se que a proibio para os psiclogos e no para os pacientes. Aquele que sofre devido inclinaes homossexuais com as quais se sente transtornado no est impedido de buscar nem mesmo o tratamento psicolgico para saber se aquilo que julga ser doena tem cura, bastando solicita-la, e muito menos ainda est impedido de buscar ajuda das outras reas da medicina, portanto declarar que homossexualidade no doena e nela nada h a ser curado uma meia-verdade. Prova disto que at os servios pblicos de sade oferecem, por obrigao, diagnstico, tratamento e acompanhamento mdico dos causos envolvimento transtornos sexuais que lhe vm. que, embora tenham retirado da CID as palavras homossexualidade e homossexualismo, resta mantido (19) dezenove outras nomenclaturas de Transtornos da Identidade Sexual (F64), Transtornos da Preferncia Sexual (F65) e Transtornos Psicolgicos e Comportamentais Associados ao Desenvolvimento e Orientao Sexual (F66), alguns especificos aos casos associados homossexualidade e homossexualismo ou s suas provveis manifestaes, portanto, h sim, situaes da homossexuaidade e homossexualismo que a Organizao Mundial de Sade entende como doena, e que so passveis de tratamento e cura. Transtorno caracteriza-se por comportamento que exprime contrariedade e decepo, quase sempre revelado por atitudes de desordem neurolgica, podendo

referir-se pertubaes da sade, como doenas e enfermidades. Todavia, como a classificao mostra que elas evoluem de um simples transtorno emocional da identidade sexual na primeira infancia, caracterizado por impulsos homossexuais inconscientes, at atingir um completo transtorno de comportamento do desenvolvimento e orientao sexual na fase adulta, caracterizada pelo homossexualismo travestido ou transsexual, passando pelas incertezas, angustias, tristezas, sofrimentos, medos e solido na adolescncia e juventude, caracterizados pela vergonha de ser de um sexo ms pensar como do outro, o sucesso do tratamento e da cura da homossexualidade pela cincia mdica dependem de que o diagnostico seja feito o mais cedo possivel, e com maior numero de informaes. Outro fato importante que, como a classificao da CID usada para estatsticas de morbilidade (taxa percentual de portadores de uma dada patologia em relao ao numero total de pessoas) e de mortalidade (taxa de mortes entre os que fazem parte da morbilidade ou do total de pessoas), seguradoras e planos de sade usam tais estatsticas para detectarem caractersticas que enquadram individuos em provveis grupos com predisposio doenas e riscos sociais, para os rejeitar e evitar gastos futuros com indenizaes e tratamentos mdicos. A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte indicador social, j que, quanto piores as condies de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperana de vida, e, no entanto, pode ser fortemente afetada pela longevidade da populao em funo do uso continuo de medicamentos por parte dos que fazem parte do grupo de morbilidade, interferindo assim nas estticas reais de acompanhamento demogrfico. Muitos no dizem quais doenas tm pois os sintomas so disfarados por drogas mdicas. Este o caso da comunidade LGBT em relao a DSTs e AIDS, por exemplo, o que s lhes dificulta que tenham acesso e busquem quaisquers propostas de cura oferecidas pela cincia mdica. Ms apesar disto, ironicamente, para no dizer tragicamente, quanto mais os profissionais da psicologia se calam mais os ativistas da militancia gay se esforam em declarar sua meia-verdade de que no so doentes, embora a grande maioria sofra psicologicamente e muitos apenas sobrevivam s custas de coquetis dirios de remdios. E, baseados apenas nos seus prprios interesses pessoais, ideolgicos e politiqueiros, postulam publicamente, e dissimuladamente, que a mesma cincia mdica que lhes mantem num relativo bem estar, num todo diz que a homossexualidade algo natural e normal, no anomalia e nem doena, e que por isso tem que ser aceita e tratada com igualdade heterossexualidade, e no h nada a ser curado nela, impedindo, com isso, que pessoas bem intencionadas ms mal informadas sequer pensem em buscar orientao psicossocial quanto s suas duvidas sobre a prpria identidade (homos)sexual, normalmente primeira instncia de diagnstico, acompanhamento e tratamento mdico. Todavia, tambm bom saber, a mesma CID quando trata das questes envolvendo os transtornos da preferencia sexual inclui as parafilias, transtornos onde o desvio sexual no est tanto no prazer ms sim no objeto do prazer, por isso definidas como doena ou no em funo das variveis sociais e culturais no tempo e no espao, isto , conforme os padres morais definidos como normais e naturais, ou no, pelas sociedade e culturas. Em algumas sociedades europeias ditas evoludas, por exemplo, at a zoofilia (sexo de humano com animal) permitido, e, pasmem, nestas sociedades quem mais contrrio tal pratica to promiscua so os defensores dos direitos dos animais; homem evoludo???. Assim, tambm, embora algumas sociedades evoludas vejam a homossexualidade como normal e natural, na grande maioria das sociedades e culturas a homossexualidade entendida como uma parafilia, um desvio sexual do padro de comportamento sexual aceito como normal e natural. E em todas as culturas e sociedades, entre a parafilias, isto , entre os transtornos da preferencia sexual, se enquadram os casos de pedofilia, aos quais incluo a pederastia, quase sempre associados a casos de homossexualidade envolvendo um adulto experiente que j fez sua opo pela homossexualidade, assumida ou no, que se aproveita sexualmente de uma criana, adolescente ou jovem inexperiente e em duvida quanto sexualidade, arrastando-o para suas prprias praticas perversas, e isto envolve questes como corrupo de menor, favorecimento prostituio, trafico humano, etc, casos que podem ser enquadrados at como crime hediondo.

Portanto, pais ou responsveis, e jovens imaturos e indecisos quanto (homos)sexualidade, cuidado com os lobos que se travestem de pele de cordeiro e se aproximam com falas enganosas, tipo paz e amor, ms que no seu interior esto famintos e vorazes por carne nova e fresca.

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) veda relao sexual entre terapeuta e paciente. Nos EUA, o trabalho do substituto sexual legal, desde que indicado e supervisionado pelo profissional de psicologia que conduz a terapia verbal com o cliente. A relao "terceirizada" teria vantagens. Para Abdo, se a terapia com o substituto sexual for bem conduzida, poder evitar que o paciente fique dependente do terapeuta e prepar-lo para fazer sexo satisfatrio com outros. "Se a terapia sexual com o substituto for escolha do paciente e ele continuar a terapia verbal, vai conhecer melhor seu corpo sem deixar de trabalhar o psiquismo. O avano pode ser maior do que ficar s falando", diz Albino. O mtodo "temerrio" para Aluzio Lopes de Brito, secretrio de tica do CFP: "Tirar bloqueios sexuais bom, mas desperta um mundo de emoes na pessoa e ela ter que lidar com isso".

19/02/2013-05h03

Homens virgens so o maior pblico da terapia do sexo


FERNANDA EZABELLA DE LOS ANGELES

Em 2013, a nica associao do mundo a reunir "sex surrogates" (parceiros sexuais substitutos) faz 40 anos com os mesmos desafios do passado: defender e explicar essa profisso to peculiar. Terapia mostrada em filme inclui sexo entre profissional e paciente 'Fiz sexo com mais de 900 pessoas', diz terapeuta americana Clnica de repouso na Inglaterra contrata prostitutas para seus pacientes Crtica: Roteiro inteligente e cheio de ironia o ponto forte do filme A International Professional Surrogates Association (IPSA), com sede em Los Angeles, tem 50 profissionais, mais da metade mulheres. Os clientes so na maioria virgens de 40 a 60 anos. "Ao longo das dcadas, houve uma mudana no entendimento do trabalho, mas ainda h muita confuso", disse a educadora sexual Vena Blanchard, presidente da IPSA. "No tudo sobre sexo. Boa parte dos que nos procuram no entende o toque, no sabe experimentar essa sensao e tem muito medo." Outros pacientes dessa terapia so vtimas de abusos ou tm disfunes (vaginismo, ejaculao precoce) e no contam com parceiros. Blanchard comanda a formao profissional, que custa o equivalente a R$ 6 mil e inclui curso de cem horas. Depois, h estgio pago com cliente real, supervisionado por um veterano e o terapeuta responsvel. Em 2012, a IPSA certificou quatro pessoas. A procura cresceu aps o filme "As Sesses", que estreou nos EUA em outubro. H mais gente interessada em virar parceiro substituto, diz Blanchard, que critica algumas cenas, como quando a terapeuta (Helen Hunt) encontra o paciente (John Hawkes) pela primeira vez." incomum o profissional sair tirando a roupa minutos aps conhecer o paciente. No acontece. O cliente ficaria aterrorizado." A IPSA foi fundada em 1973, trs anos aps os pesquisadores americanos Master e Johnson inventarem a terapia do parceiro sexual substituto. Em cinco anos, o grupo ganhou cdigo de tica e padres de treinamento.

19/02/2013-05h01

Terapia mostrada em filme inclui sexo entre profissional e paciente


IARA BIDERMAN DE SO PAULO

A pessoa tem um problema sexual e vai fazer terapia para tentar resolver. Um dia, o psiclogo prope a ela algo mais prtico: sesses com um "terapeuta sexual substituto", profissional que vai para a cama com o paciente. Crtica: Roteiro inteligente e cheio de ironia o ponto forte do filme 'Fiz sexo com mais de 900 pessoas', diz terapeuta americana Homens virgens so o maior pblico da terapia do sexo Clnica de repouso na Inglaterra contrata prostitutas para seus pacientes Pouco difundida, essa tcnica do sexo explcito comea a ser mais conhecida. O motivo o filme "As Sesses", que estreou aqui na sexta. Premiado no Festival Sundance de Cinema de 2012, o longa fez de Helen Hunt candidata ao Oscar de melhor atriz coadjuvante de 2013. Hunt interpreta Cheryl Cohen Greene durante terapia sexual com o poeta Mark O'Brien (John Hawkes), paraltico. Aproveitando o sucesso do filme, Greene lana seu livro "As Sesses: Minha Vida como Terapeuta do Sexo" (BestSeller, 280 pgs., R$ 29,90), em que conta sua histria e a de vrios outros clientes, alm de O'Brien. Virgem aos 38 anos, O'Brien acaba aprendendo com Greene a manter suas erees espontneas, a penetrar uma mulher (ela) e a lev-la ao orgasmo. Essa modalidade teraputica foi criada nos anos 1960/1970 pelo casal de sexlogos americanos William Master e Virgnia Johnson, os primeiros a preconizar um tratamento exclusivamente sexual. "Eles passaram a tratar dificuldades sexuais com terapia comportamental, usando as terapeutas substitutas para 'treinar' o paciente a fazer sexo", diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos de sexualidade da USP. Aps a revoluo sexual, surgiram outras tcnicas, e a do substituto sexual no ficou entre as mais valorizadas. QUESTES TICAS "Do ponto de vista terico interessante, mas na prtica incide em uma srie de questes. fcil de executar? No. eficiente? No temos dados. E levanta muitas dvidas ticas", diz Abdo. "Sexo entre terapeuta e paciente ocorre mais do que imaginamos. danoso: a pessoa depositou confiana no profissional e fica merc dele. quebra de contrato", diz Araceli Albino, presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de So Paulo.

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) veda relao sexual entre terapeuta e paciente. Nos EUA, o trabalho do substituto sexual legal, desde que indicado e supervisionado pelo profissional de psicologia que conduz a terapia verbal com o cliente. A relao "terceirizada" teria vantagens. Para Abdo, se a terapia com o substituto sexual for bem conduzida, poder evitar que o paciente fique dependente do terapeuta e prepar-lo para fazer sexo satisfatrio com outros. "Se a terapia sexual com o substituto for escolha do paciente e ele continuar a terapia verbal, vai conhecer melhor seu corpo sem deixar de trabalhar o psiquismo. O avano pode ser maior do que ficar s falando", diz Albino. O mtodo "temerrio" para Aluzio Lopes de Brito, secretrio de tica do CFP: "Tirar bloqueios sexuais bom, mas desperta um mundo de emoes na pessoa e ela ter que lidar com isso". SEXO DE RESULTADOS A terapia que acaba na cama retratada no filme "As Sesses" e no livro de Cheryl Greene est distante conceitualmente de terapias que incluem o contato fsico. "Trabalhamos o corpo que pensa, faz vnculo, tem histria. Para trat-lo no precisa ser to concreto, pegar, manipular, transar", diz a terapeuta Regina Favre, de So Paulo. Favre da primeira gerao da terapia do corpo no Brasil, um grupo que experimentava a fora libertadora do sexo nos tempos da revoluo sexual. "Era libertador na dcada de 1970, no mais. O problema, hoje, que a pessoa quer ser perfeita, quer ter um bando de gente achando que ela um teso. Da cria-se mercado para isso. E a tcnica da terapeuta sexual substituta um produto desejvel." Um produto, porque vende a sexualidade desejada como uma questo tcnica, segundo o psiclogo carioca Joo da Mata, da Universidade Federal Fluminense. Seguidor do alemo Wilhem Reich (1896-1957), Da Mata diz que as terapias de origem reichiana no so direcionadas da mesma forma que as sesses de Greene. "Eu no diria que o ato sexual terapia, mas que teraputico: tem capacidade de transformar, mobilizar a energia vital. Podemos trazer essa experincia com o contato corporal, a troca emocional." Para ele, o interessante da terapeuta sexual substituta "mostrar a importncia da sexualidade inclusive como fonte de sade fsica". Segundo Favre, "pode ser saudvel e gerar bem-estar, mas tratar o ato sexual como um procedimento mdico mecanicista e simplificador". "A terapeuta substituta vista como uma fisioterapeuta que vai colocar um ombro no lugar, uma fonoaudiloga que vai treinar algum para parar de gaguejar, uma enfermeira carinhosa que no sente repulsa do paciente", diz.

S que no. "Nessas sesses de terapia sexual, por trs do prazer genital, tem uma pessoa, que est sendo estimulada. E isso vale para os dois lados, terapeuta e paciente. No d para ter um distanciamento que garanta o no envolvimento pessoal."

19/02/2013-05h02

'Fiz sexo com mais de 900 pessoas', diz terapeuta americana


IARA BIDERMAN DE SO PAULO

A terapeuta que inspirou a personagem de Helen Hunt no filme "As Sesses" vive em Berkeley, na Califrnia, com o marido, um ex-paciente. Crtica: Roteiro inteligente e cheio de ironia o ponto forte do filme Terapia mostrada em filme inclui sexo entre profissional e paciente Homens virgens so o maior pblico da terapia do sexo Clnica de repouso na Inglaterra contrata prostitutas para seus pacientes Aos 68, Cheryl Cohen Greene continua o trabalho que iniciou h 30 anos: atender clientes com impotncia, ejaculao precoce ou limitaes que dificultam o sexo. Em seu livro, "As Sesses: Minha Vida como Terapeuta do Sexo", que chega esta semana s livrarias brasileiras, ela conta que teve mais de 900 parceiros sexuais. Folha, Greene diz como ajuda seus clientes e como entrou na profisso, que muitos consideram prostituio. "Ir a uma prostituta como ir a um restaurante, escolher no cardpio e ser servido pelos funcionrios, que esperam que voc volte. Ter sesses com a terapeuta sexual substituta como ir a uma escola de culinria: voc descobre onde achar ingredientes, aprende receitas e sai fazendo pratos por conta prpria." * Folha - Como voc se tornou "terapeuta sexual substituta?" Cherryl Cohen Greene - No incio dos anos 1970 eu morava na Califrnia, no centro da revoluo de costumes nos EUA. Ganhava um dinheiro como modelo-vivo, posando nua, quando soube desse trabalho. Conversei com meu marido na poca. Vivamos um casamento aberto, eu j tinha tido vrios parceiros sexuais e ele tambm. Ele apoiou minha deciso. O que preciso fazer para ser esse tipo de terapeuta?

Um curso. Tem quem ache que s por ser bonita e ter tido muitos parceiros pode oferecer o tratamento. Mas ajudamos pessoas que tm dificuldades --no conseguem ter ereo ou orgasmo, nunca fizeram sexo. Precisam de algum aberto, amoroso e sensvel em quem confiem para aprender a superar. Como feito o trabalho? So oito sesses, em cada uma h experincias diferentes, no s sexuais. Ajudo a pessoa a relaxar. Ao tocar um cliente pela primeira vez no quero que pense na ereo. O ponto fazer com que se conhea e se abra ao prazer. H protocolo dessa terapia? Sim. Foi desenvolvido pelo casal Master e Johnson. Trabalhamos com um terapeuta convencional, que no tem contato fsico com o paciente (prefiro chamar de cliente). o terapeuta convencional que nos indica. Aps a sesso, fazemos um relatrio para esse terapeuta. Na primeira sesso ensino o cliente a relaxar e massageio seu corpo inteiro. Na seguinte, o cliente me massageia e eu o conduzo, mostrando do que gosto ou no. Depois vem o exerccio com o espelho, a pessoa se olha nua. Da comeam carcias mais ntimas, ensino a manter a ereo por mais tempo, a penetrar uma mulher de forma mais prazerosa para ela. Como voc encara o sexo sem envolvimento afetivo? Tudo o que consensual entre adultos vlido. O lindo do meu trabalho que voc no precisa se apaixonar, mas tem que se tornar ntimo da pessoa e respeit-la. E lindo saber que 85% conseguem uma vida sexual satisfatria depois das sesses. Como evita que o cliente se apaixone por voc? Conto detalhes da minha vida privada a ele, digo que sou casada e feliz. Isso j diminui as expectativas. E se voc se apaixonar? J aconteceu. Estou casada com ele h 32 anos. Bob me procurou depois que terminaram as sesses. Na segunda vez que samos j fizemos sexo fora do "consultrio". O que ele acha desse trabalho? Eu nem me apaixonaria se ele no aprovasse o que fao. Quando lhe perguntam, ele diz que sabe o que fiz por ele e o que posso fazer para melhorar a vida de outros. outro casamento aberto?

No. O amor uma coisa, o trabalho outra. Guio o cliente, ensino. Faz parte da terapia eu mesma ter orgasmo. Muitos precisam saber que so capazes de fazer isso. Para mim, termina ali. Voc ainda trabalha? Tenho trs clientes. Quando comecei, atendia dez por semana. Vivemos uma onda conservadora, h menos gente fazendo. Espero que com o filme e o livro mais gente se interesse pelo trabalho.

Muitos pais se desesperam ao perceber que seus filhos so quietos, tmidos e que parecem infelizes. Outros se desesperam tambm porque seus filhos so desatenciosos, rpidos demais e no conseguem se concentrar. Como pratica constante nos dias atuais, leva-se o garoto ao mdico que, muitas vezes sem necessidade, prescreve remdios, aps uma entrevista breve de alguns minutos. O mdico neste caso exerce uma funo muito desagradvel, porque de um lado h os pais desesperados confiando a vida do filho ao mdico, respondendo uma cultura que diz que os mdicos podem e devem salvar vidas, semelhante um deus na terra. E por outro lado, h a tendncia natural do mdico prescrever um remdio, que est associado cura e cuja administrao, sobretudo na psiquiatria, no sempre to eficaz. Muitas vezes o adolescente que lhe d um trabalho em casa ou muitas preocupaes apenas est adolescente. No est doente. A patologizao da vida (ou seja, transformar uma caracterstica humana em doena ou desordem) pratica muito comum na cincia, sobretudo para que se possa estudar melhor tal aspecto. O problema que se define neste momento o que normal e o que no , e isso em termos sociais perigoso porque se uniformiza comportamentos de populaes inteiras em funo de diagnsticos mdicos, fazendo surgir uma sociedade permanentemente assustada com doenas e muito medrosa. Isso timo para os

consultrios mdicos e laboratrios de remdios, mas tenho c minhas duvidas se bom para ns, pessoas comuns. Sou completamente favorvel a administrao de remdios e considero a psiquiatria uma das profisses mais nobres e difceis. Mas, a indicao de remdios segue critrios de diagnsticos definidos pela Associao Psiquitrica Americana (APA) que nem sempre acerta. No famoso Congresso da Associao Psiquitrica Americana de 1964, quando iria debater se na prxima organizao de critrios diagnsticos a homossexualidade permaneceria como doena, o Congresso Psiquitrico invadido pela sociedade civil. Vm representantes dos grupos das liberdades democrticas, Tradio Famlia e Propriedade, imprensa, igrejas, jornais, enfim, toda a mdia, colocando em questo em que medida os psiquiatras tm mais autoridade para falar do comportamento homossexual como patolgico do que o resto da comunidade. A doena de hoje, pode ser a virtude de amanh, isso fato. Outro fato que se voc se queixar para um psiquiatra que est triste, muito provavelmente ele lhe dar um antidepressivo e um ansioltico (calmante), contrariando at mesmo os critrios diagnsticos que regem sua profisso. Claro que existem bons profissionais, mas sempre bom e recomendvel nesses casos de uma desordem mental, a procura de mais de uma opinio, de um mdico e de outros profissionais (psicanalistas, psiclogos e psicoterapeutas)

About these ads

drpaulo@camarabauru.sp.gov.br drraulpaula@camarabauru.sp.gov.br dra.telmagobbi@camara.sp.gov.br -

Sigla: CMAHSP Nome: COMISSO DO MEIO AMBIENTE, HIGIENE, SADE E PREVIDNCIA Observao: Compete a esta Comisso emitir parecer sobre todos os projetos, assuntos e contedos referentes sade, assistncia mdica, saneamento bsico, servio de previdncia e assistncia mdica aos funcionrios municipais, bem como sobre a organizao, reorganizao de reparties da administrao direta ou indireta aplicadas a esse fim. REUNIES ORDINRIAS: Quartas-Feiras 11:30 horas

Paulo Eduardo de Souza (PSB) - Presidente

RAUL APARECIDO GONALVES PAULA (PV) - Membro

TELMA REGINA DA CUNHA GOBBI (PMDB) - Membro

Entrelinhas de 22/02/2012
Consenso O vereador Markinho da Diversidade (PMDB) no vai mais exibir um vdeo com o depoimento de um expaciente do Esquadro da Vida, com supostos relatos sobre promessa de cura gay. A deciso foi tomada aps reunio entre representantes da entidade, parlamentares, conselhos municipais, Sebes e Secretaria de Sade. Segundo o vereador, o Esquadro se comprometeu a investigar as denncias, que podem se resumir a um caso isolado.

21/02/13 00:00 - Tribuna do Leitor

Sobre o Esquadro da Vida

Eu espero de corao que o meu querido companheiro de partido politico, o PMDB, Vereador Markinho da Diversidade, aps visitar a entidade mais antiga de Bauru, com relao a cuidar de dependentes qumicos, o Esquadro da Vida, tenha de fato se convencido do bem que esta entidade faz para a populao Bauruense, em especial e tambm do nosso Estado. Tive irmo com problemas com drogas e, mesmo sendo evanglico, internamos ele tanto em casa administrada por evanglicos quanto por catlicos. bom que se saiba que quando as pessoas precisam, elas correm para a primeira porta que est aberta e quando l chegam ningum fica perguntando que religio a pessoa segue. fato que numa entidade catlica, como pude comprovar na cidade de Piraju, que por sinal excelente, as pessoas costumam ter terapias ocupacionais e rezarem, inclusive com a utilizao de tero. Nas entidades evanglicas, e so vrias em Bauru, as pessoas tm, como em qualquer boa casa de recuperao, terapias ocupacionais e ensinos da Bblia e tambm oraes, que por sinal o que de fato liberta as pessoas. No haver em nenhuma entidade evanglica a utilizao do tero e todo catlico e evanglico sabe bem disso. Conheo pessoas que dedicam suas vidas h mais de 30 anos no trabalho dentro dessas entidades e eu mesmo j dediquei parte da minha vida neste trabalho, que no fcil, e estas pessoas merecem aplausos, pois uma tarefa rdua. Portanto, com todo o meu respeito, nunca ouvi a respeito de cura gay nem mesmo nas igrejas. Agora a Bblia fala de homossexualismo e isto ningum vai impedir as pessoas crists ou lideres evanglicos de falarem, pois ningum jamais conseguir isto, mesmo que alguma Lei for aprovada, pois para todo cristo a Palavra de Deus a maior autoridade na terra. As pessoas so livres para serem e fazerem o que quiserem, o livre-arbtrio e temos a beno de estarmos em um pas livre. Markinhos, meu querido, Bauru tem te recebido de braos abertos e voc chegou h pouco mais de 6 anos aqui e tem feito seu trabalho social de grande valia para pessoas que precisam e isto teve reflexo nas urnas, pois ouvi de pessoas na rua, gente do Jardim Nicia, do belo trabalho seu junto comunidade, isto temos que parabenizar sempre, pois para mim o que vale o amor demonstrado na prtica e para estas coisas no conta se catlico, evanglico, esprita, homossexual, heterossexual. Sugiro que vocs da Cmara aproveitem este momento e dem entidade Esquadro da Vida a homenagem que ela merece, por ter tirado das drogas milhares de jovens nestes mais de 30 anos de existncia. Deus te abenoe e todos aqueles que esto investidos de autoridade em algum setor da vida pblica em Bauru. Paz! Hlio Amaro Dias Filho

21/02/13 00:00 - Tribuna do Leitor

Preocupao ou preconceito?

Como triste constatarmos diariamente o tamanho de tantos preconceitos, que ainda imperam nesse mundo nesse Pas. Uma das provas disso a polmica levantada pelo vereador Markinho da Diversidade. Bastou ele expor algo que mais do que conhecido por muitas pessoas, para que as vozes da moral e dos bons costumes atirem as primeiras pedras, que contradio para os que se julgam to cristos, to crentes em Deus... Que Deus???? Um leitor, carregado de preconceitos e discriminaes, diz que o vereador esquece para o que veio... No esqueceu no, at porque foi eleito com essa bandeira, acima de tudo lutar pelos direitos de todos da suposta minoria, seja branco, preto, amarelo, gordo, magro, hetero, homo, enfim, lutar contra a discriminao do ser humano, ele veio, entre outras coisas, para denunciar tais falcatruas que existem por a em nome de Deus. No sei que Deus esse cheio de preconceito e discriminao, mas a histria j nos mostrou que isso faz parte do show da vida, das mentes retrgradas e opressoras, foi assim com os negros, com as mulheres, e ainda , e por que no com os gays e, por favor, a pena severa para os que agridem um gay nem to severa como deveria realmente ser e se faz necessria por causa de pessoas como voc, infelizmente, para proteger aqueles que pagam os mesmos e muitas vezes at mais impostos que voc. Markinho, siga em frente, com toda fora, e coragem que voc tem, no votei em voc, mas por atitudes como esta que est tendo que, se assim continuar, entre outras, tenha certeza, meu prximo voto voc ter, sim. Parabns! Ah, e ningum est desmerecendo o trabalho de ningum, s no podemos permitir que uma instituio livre as pessoas de uma droga fazendo lavagem cerebral ou torturas psicolgicas condenadas em Lei, s por causa de segmentos religiosos, e ainda mais usando o dinheiro pblico. Estamos em um Pas laico, apesar de muitas vezes se mostrar que no, vide as tais bancadas evanglicas que s atrasam esse Pas. Que as religies se limitem ao seus respectivos redutos, e passem a respeitar mais as diversidades, as diferena de todos, assim como muitas outras respeitam, afinal, o verdadeiro Deus que mandou seu filho pregar o amor incondicional a todos, amai vos uns aos outros, assim como vos amo.. e para todos, no discrimina nem condena. Ricardo Mokdici - psiclogo

19/02/13 00:00 - Tribuna do Leitor

Preocupao
Vejo com preocupao a postura do recm-empossado vereador Markinho da Diversidade quando o mesmo esquece a que veio e aponta suas armas contra uma entidade renomada, de respeito, idnea e benfica como o Esquadro da Vida. Infelizmente, no posso fazer aqui o desabafo pretendido porque a lei brasileira protege todas as diversidades e condena quem diz e pratica a verdade. possvel provar o que digo a partir do momento que a lei prev punio severa para quem agride um homoafetivo, mas no diz qual a pena para o gay que agride uma pessoa normal. E por a vai. No bastasse isso, eles tm todo o apoio da mdia quando entram em uma demanda, inclusive entendo que os jornais nem deveriam dispensar espao para sua fala ofensiva quela entidade (Esquadro), vez que no h fundamento.

Acredito at que o nobre vereador nunca visitou o Esquadro da Vida antes de sua colocao. Eu, sim, conheo os trabalhos ali realizados e asseguro, como cristo, que aquele rgo constitudo de homens srios e preocupados com o bem-estar da sociedade. Agora peo a todos que j foram assistidos e curados ali, que se manifestem para que o bem vena mais uma vez e o nome de Deus seja Louvado. ...E tudo quanto pedirdes em orao, crendo, recebereis - Mateus Cap 21 v 22. Walter Afonso Ribeiro

Entrelinhas de 19/02/2013
Polmica O vereador Markinho da Diversidade (PMDB) voltou a falar sobre a existncia de promessa de cura gay no Esquadro da Vida. Ele afirmou ter um vdeo gravado por um ex-interno da entidade que o procurou de forma espontnea na semana passada. O material ser exibido na prxima sesso legislativa e inclui tambm relatos de proibio de itens catlicos, como teros. A instituio dirigida por evanglicos.

Provocado O parlamentar alegou que no tocaria no assunto publicamente, mas reagiu aps o discurso de Arildo Lima Junior (PSDB). O tucano afirmou que os apontamentos de Markinho precisavam de embasamento para que denncias no se transformassem em denuncismo. No podemos desestimular as entidades de desempenharem o bom trabalho que a prefeitura deixa de fazer.

Divergncia Renato Purini (PMDB) saiu em defesa da Sebes aps crticas de Arildo. O tucano afirmou que a pasta devolveu ao Estado R$ 280 mil que no foram gastos em programas da rea social por falta de capacidade. O governista, por sua vez, rebateu que o governo paulista demorou meses para repassar os recursos, obrigando o municpio a custe-los por conta prpria. Nada deixou de ser executado, garantiu.

Ms a CID-10 mantm 19 outras nomenclaturas de Transtornos da Identidade, da Preferencia e do Comportamento Associado ao Desenvolvimento e Orientao Sexual (F64,65,66), e algumas tratam de casos de homossexualidade ou sua provvel manifestao. Dentre elas esto: F64.0 Transexualismo; F64.1 Travestismo bivalente; F64.2 Transtorno da identidade sexual na infncia; F65.1 Travestismo fetichista; F66.0 Transtorno da maturao sexual; F66.1 Orientao sexual egodistnica; e F66.2 Transtorno do relacionamento sexual. A CID explica cada caso e vemos que situaes defendidas como normais pelos ativistas gays para a cincia so doenas e tm cura se tratadas a tempo, pois evoluem fisica, emotiva, intelectual e sentimental (alma), como: - crianas pr-puberes com persistente e intenso sofrimento por pertencer a um sexo e desejo de ser ou pensar que do outro, com negao ao prprio sexo; - adolescentes na puberdade com incertezas prpria identidade ou orientao sexual, ou adultos que aps um perodo de orientao sexual aparentemente estvel e ligado a uma relao duradoura descobrem que sua orientao sexual est mudando, seja hetero, homo ou bissexual, sofrendo de ansiedade ou depresso; - adolescentes ou adultos imaturos sexualmente que buscam satisfao em experincias temporrias comuns ao sexo oposto, disfaradas, no assumidas e no transexuais; - adultos que se travestem do sexo oposto, para obter excitao sexual e criar a aparncia de pessoa do sexo oposto, fase preliminar do travestismo sexual; - adultos que por assumirem a identidade ou a orientao sexual, seja hetero, homo ou bissexual, encontram dificuldades no estabelecimento e manuteno de um relacionamento com um parceiro sexual continuo, e que mudam muito de parceiros sexuais; - quando o adulto no tem dvida quanto sua identidade ou a preferncia sexual, seja hetero, homo, bissexual, mas desejaria que isto ocorresse de outra forma para fugir dos transtornos associados a esta identidade ou a esta preferncia, e busca conscientemente tratamento para alterar sua identidade ou preferencia sexual; - quando se assume a identidade sexual oposta e busca tratamento hormonal para modelar o corpo ao do sexo oposto, fase preliminar do transexualismo; - quando h repulsa ao sexo anatmico considerado errado identidade sexual, e se busca a interveno cirrgica para mudana de sexo, casos extremos. Como dizer que a cincia no se prope a curar os gays?

A cura da homossexualidade, segundo a cincia e a f Crist

Opo, desvio, doena, orientao, transtorno??? O que transtorno? Psico = alma, e no mente, intelecto,razo

O que dizem os arquivos adranet 1 e 2 Adranet 1 Homossexualismo, homossexualidade e solido


Os que querem discutir se a homossexualidade ou no uma doena demonstram ausncia de contedo afetivo objetivo nas suas mensagens, limitando-se a teorias de critica e de protesto, tratando as questes sobre a homossexualidade como simples temas polticos a ser resolvidos atravs de votao. A abordagem aqui no versa sobre a gnese da homossexualidade, ms sim sobre as consequncias desta misteriosa manifestao da sexualidade humana, principalmente sobre os sofrimentos que experimentam aqueles que vivem como vitimas deste desejo incontrolvel (paixo infame), numa busca incessante e cansativa que os levam a um exaustivo modo de viver. O ser humano busca, naturalmente (Genesis 1:26-28; 2:19-34), nas relaes sexual com o outro, tanto a satisfao sexual como a afetividade, ms no territrio da homossexualidade tanto a busca pela satisfao sexual como o preenchimento afetivo se revestem de peculiaridades que sobrecarregam, principalmente, aspectos da sade mental. E embora ativistas homossexuais asseverem no haverem estes problemas o fato que eles existem e permanecem. No h evidencias clinicas que confirmem que a homossexualidade seja opo, escolha, alternativa da qual a pessoa tenha controle, ms h inmeras evidencias teraputicas que colocam a homossexualidade comparada a formas grosseiras de prostituio. Etimologicamente no podemos falar em casal homossexual, porque a palavra casal tem origem no grego nunphom, de onde tambm vem npcias, que por sua vez tem relaes com chatam e nunphe, que significam respectivamente noivo e noiva, ou seja, o casamento, as npcias, implica obrigatoriamente a presena de um noivo e de uma noiva. Interessante ainda notar que filho deriva de hyios e resulta de nunphom, npcias. Portanto, ainda que se estabelea atravs de votao uma lei que diga que o casal homossexual tem direito ao casamento, e mesmo que um dos parceiros se traveste de noiva, e mesmo que adotem filhos, jamais poderemos falar em igualdades essenciais do casal homossexual com o casal heterossexual; no mximo igualdades jurdicas. Historicamente os afetos e sentimentos de amor e ternura sempre dizem respeito a chatam e nunphe, noivo e noiva, entrelaados atravs do nunphom, do casamento, das nupcias, e apenas nesta condio natural (e no situao legal) que relaes naturais como fidelidade, lealdade e companheirismo, e as percepes instintivas naturais de paternidade e maternidade, se desabrocham naturalmente. Fora disto paixo carnal. Os indivduos com inclinaes homossexuais possuem tambm estes mesmos instintos presentes em sua personalidade, todavia, por no serem instintos naturais, sabem, instintivamente, que no h a mnima possibilidade de vivenciarem plenamente uma autentica unio matrimonial nos moldes histricos, e por esta razo que, ou tentam mudar a histria real a partir de seus anseios sexuais (militncia ativista homossexual), e, ou, como mais comum, projetam situaes fantasiosas pseudocaracterizadoras do casamento natural, enquadrando-as a sua realidade pessoal, econmica, social e

cultural, que muito mais caracterizam uma busca desesperada por preenchimento afetivo do que referencia irnica ou escarnecedora do casamento natural. dai, e por isso, que comumente se ouve entre a comunidade homossexual a expresso espera de meu prncipe encantado, refletindo muito claramente a conscincia instintiva de que, como o casamento natural e real impossvel, o casamento gay um conto de fadas, ilusrio, fantasioso, irreal, mentiroso. Por outro lado esta mesma expresso, espera do prncipe encantado que proporcione uma vida fantstica como um conto de fadas , revela uma confisso (in)consciente de que se vive um triste e continuo estado de solido, que invariavelmente reflete o medo desesperado do futuro marcado por uma velhice isolada, abandonada e desprovida de estrutura familiar tradicional e familiar (GN.2:19; Ex.20:12; Rm.1:26-27; Ec.8: ). Principes encantados so figuras mitolgicas e irreais. Embora a solido no seja exclusiva dos indivduos homossexuais, ntido que a solido que resulta da impossibilidade de constituio de uma famlia sem duvida algo problemtico e complexo, e para este caso os indivduos homossexuais no tm soluo natural (Salmo 128). porque, como dissemos, enquanto para os heterossexuais a unio matrimonial algo real, normal, natural, essencial, j para os homossexuais algo irreal e ilusrio. E a simples votao e aprovao de uma lei que d igualdade de direitos aos homossexuais atravs do casamento gay nada mudar esta situao real, e, com certeza, tornar ainda mais evidente esta realidade, medida que, oficializando juridicamente a unio homossexual, mais e mais casos de solido viro tona, e, obviamente, se que podemos assim falar, expostos publicamente atravs do divrcio gay (Rm.1:28-31). Existe soluo? Sim, existe, ms ela passa, primeiro, pelo abandono das ideias fantasiosas, e depois pelo enfrentamento real do problema. Se a opo, a escolha pelo modo de viver a sexualidade pode ser definida como direito por um instrumento jurdico legal, j a opo, a escolha pelo sofrimento ou pela felicidade algo pessoal e natural, que conscientemente tomado (Rm.2:11-15).

Adranet 2 Homossexualidade doena? Uma abordagem sobre a homossexualidade independente de conceitos ideolgicos

No perfil de Markinhos da diversidade dito que assumidamente gay e que vive em unio estvel com Rodrigo h cinco anos, em atualizao feita em 08/11/2012. Rodrigo em seu perfil diz que casado, que nasceu em 06 de outubro de 1989, e trata Markinhos como marido. Se ele nasceu em 08/10/89 significa que em 08/11/2012 tinha exatos 23 anos e 1 ms, que, quando subtrado de 5 anos d 18 anos e 1 ms. Ora, Markinhos nasceu em 09/07/1974, portanto tem hoje mais de 38 anos

enquanto Rodrigo tem apenas pouco mais de 23 anos, e, no inicio do relacionamento, supostamente em 2007, enquanto Markinhos tinha j 33 anos Rodrigo s tinha 18 anos.

Rufianismo, favorecimento prostituio, favorecimento prostituio de vulnervel e artigo 244-a do ECA.


Os dilemas criados pela Lei n 12.015/09

Rufianismo
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Segundo o Cdigo Penal brasileiro, rufianismo o tipo penal previsto no artigo 230 que consiste no fato de "tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exera". Pode-se perceber pela leitura do texto legal, que este artigo trata da figura do chamado "rufio", "rufi", "cafeto", "cafetina". A pena de recluso que vai de um a quatro anos cumulada com pena de multa.

A nova figura equiparada no tem aplicao retroativa, somente podendo ser utilizada em casos ocorridos aps sua entrada em vigncia. Isso tendo em vista que antes da Lei 12.015/09, a prtica de conjuno carnal ou outros atos libidinosos com menores entre 14 e 18 anos, configurava o extinto crime de "Corrupo de Menores", outrora previsto no antigo artigo 218, CP. Se tal fato ocorresse em situao de prostituio, sendo o menor j corrompido, segundo entendimento predominante, no havia crime. Se o fato se desse em situao de prostituio ou no, mas com menor ainda no corrompido, havia o crime de "Corrupo de Menores", obviamente desde que no estivesse presente violncia ou grave ameaa, casos em que haveria crimes mais graves. Considerando ambas as hipteses, conclui-se que o novo dispositivo no pode retroagir por tratarse de "novatio legis in pejus" (incriminadora) nos casos de menores j corrompidos. Quanto ao caso dos menores no corrompidos, devem-se distinguir os casos de prostituio ou explorao sexual, do caso de relaes sexuais mantidas no convvio social normal. No primeiro caso acima exposto, qual seja, quando o menor j era corrompido, no havia crime e o novo dispositivo, ao no falar de "corrupo", mas apenas descrever a conduta de manter relao sexual com o menor prostitudo ou explorado, passa a incriminar fato antes considerado atpico. H "novatio legis" incriminadora, a qual no pode ter fora retroativa. No segundo caso, no se versando sobre menores j corrompidos, h que distinguir duas situaes: a)Se o agente pratica atos sexuais com menor entre 14 e 18 anos, sem violncia ou grave ameaa, e fora de situao de prostituio, trata-se de fato atpico, devido revogao do antigo crime de "Corrupo de Menores" e atual previso de crime somente para situaes que envolvam

prostituio ou explorao sexual. A Lei 12.015/09 operou neste caso "Abolitio Criminis", devendo inclusive retroagir a eventos pretritos. b)Se o autor perpetra atos libidinosos com menor entre 14 e 18 anos, sem violncia ou grave ameaa, mas em situao de prostituio ou explorao sexual, h crime, nos termos do artigo 218 B, 2., I, CP. Mas, a questo : esse tipo penal tem fora retroativa? Se algum, antes da vigncia da Lei 12.015/09, praticou atos sexuais com menor entre 14 e 18 anos, sem violncia ou grave ameaa, em situao de prostituio, responde pelo novo dispositivo legal? A resposta certamente s pode ser negativa. O agente que, antes da vigncia da Lei 12.015/09, praticou tal conduta no pode responder pelo disposto no artigo 218 B, 2., I, CP. Esse novo dispositivo prev pena de "recluso, de 4 a 10 anos". Ora, quem agia da forma acima exposta antes da Lei 12.015/09, tratando-se de menor no corrompido, ainda que em situao de prostituio [05], cometia o antigo crime de "Corrupo de Menores" (artigo 218, CP), cuja pena era de somente 1 a 4 anos de recluso. Resolvido esse primeiro dilema, surge outro: o agente pode seguir respondendo por "Corrupo de Menores" de acordo com a antiga redao do artigo 218, CP, antes do advento da Lei 12.015/09? Teria nesses casos o crime de "Corrupo de Menores" aplicao em situao de ultra - atividade? Embora tenha se operado a revogao expressa do crime de "Corrupo de Menores", entende-se que somente no caso de menores no corrompidos em situao de prostituio, o antigo artigo 218, CP, poder ter aplicao ultra ativa. Se algum praticou atos libidinosos em situao de prostituio com um menor no corrompido antes da vigncia da Lei 12.015/09, segue respondendo criminalmente, mas pelo mesmo crime que responderia poca, qual seja, "Corrupo de Menores", nos estritos termos do revogado artigo 218, CP. Nesse caso especfico entende-se que a novel legislao operou "continuidade normativo tpica". Manter relao sexual com menor entre 14 e 18 anos no corrompido em situao de prostituio era crime de "Corrupo de Menores" antes (antigo artigo 218, CP). Segue como crime atualmente nos termos do novo artigo 218 B, 2., I, CP, ainda dispensando o requisito da no existncia de prvia corrupo. Portanto, a conduta no deixou de ser criminosa. Ocorre que o novo tipo penal pune o agente de forma mais drstica, conforme acima demonstrado, razo pela qual o novo dispositivo impedido de retroagir por constituir-se em "novatio legis in pejus". Assim sendo, o autor fica adstrito ao antigo crime de "Corrupo de Menores". J para os casos ulteriores vigncia da Lei 12.015/09, aplicar-se- normalmente o dispositivo do artigo 218 B, 2., I, CP, inclusive agora independentemente da anlise quanto corrupo ou no do menor vtima. [06] Ainda nesse tema deve-se abordar uma perplexidade ocasionada pela nova conformao legal dada pela Lei 12.015/09. Considerando a interpretao de que o artigo 218 B, CP, no que tange questo etria alcana somente os menores de 14 anos, conforme acima j demonstrado, tem-se que aquele que favorece a prostituio de menores entre 14 e 18 anos incide no artigo 228, CP, na figura simples ou no artigo 228, 1., CP, em caso de alguma circunstncia qualificadora. Fato que o explorador da prostituio receber uma pena que poder ser de 2 a 5 anos de recluso e multa no caso do crime simples e, no mximo, de 3 a 8 anos de recluso, somente cumulada com a multa em caso de intuito de lucro (vide 3., do artigo 228, CP, no alterado pela nova legislao).

No mesmo contexto, porm, o cliente da prostituta menor e de seu agenciador, incidir em pena bem maior, pois que equiparado ao favorecedor da prostituio de vulnerveis (artigo 218 B, 2., I, CP), com pena de recluso, de 4 a 10 anos. H neste aspecto uma sria desproporo criada pela nova legislao. Certamente surgiro na doutrina e na jurisprudncia entendimentos de que em casos que tais dever-se- aplicar a descrio tpica do artigo 218 B, 2., I, CP, mas com as penas do artigo 228, CP, a fim de reparar o dano proporcionalidade. Tambm possvel que o disposto no artigo 218 B, 2., I, CP, seja considerado por parte da doutrina e jurisprudncia como inquinado de vcio de inconstitucionalidade, considerando violao ao Princpio da Proporcionalidade. Somente o tempo, a reflexo ponderada da doutrina e a jurisprudncia firmada pelos tribunais superiores podero indicar o entendimento prevalente quanto matria enfocada. Para finalizar este tpico necessrio expor que para os casos de vtima maiores de 14 anos e menores de 18 anos, tipificveis no artigo 228, "caput" e seu 1., CP, a Lei 12.015/09 dotada de efeito retroativo, pois que se constitui inegavelmente em "novatio legis in mellius". Antes dela o infrator responderia pelo tacitamente revogado artigo 244 A, ECA, com pena de "recluso, de quatro a dez anos e multa". Atualmente, responde pelo artigo 228, CP, o qual, em sua forma simples ("caput") prev pena bem mais branda de "recluso, de 2 a 5 anos e multa", e mesmo em sua forma qualificada ainda prev pena mais leve de "recluso, de 3 a 8 anos", somente cumulada com multa em havendo intuito de lucro ( 3., do artigo 228, CP).

Idade de consentimento
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A idade de consentimento a idade abaixo da qual se presume legalmente que houve violncia na prtica de atos sexuais, independentemente de a prtica ter sido forada ou no. O sexo com indivduos de idade inferior quela de consentimento considerado abuso sexual, e por isso crime. A variante semntica "maioridade sexual" (do francs "majorit sexuelle") indica a idade a partir da qual o indivduo tem, juridicamente, autonomia completa sobre sua vida sexual, e no necessariamente coincide com a idade de consentimento. A idade de consentimento no se confunde com a idade da maioridade penal, a idade da maioridade civil, a idade mnima para casar ou a emancipao de menores. Em algumas jurisdies, como acontecia em Portugal at 2007, a idade de consentimento pode ser diferente para atos heterossexuais e atos homossexuais[1]. No Brasil, at 2009 havia a chamada "presuno de violncia" quando atos libidinosos eram praticados com quem no tinha 14 anos completos (o que configurava crime de estupro ou de atentado violento ao pudor). Atualmente, a idade de consentimento continua sendo de 14 anos, mas o crime para quem se envolve eroticamente com algum abaixo desta idade passou a ser o "estupro de vulnervel" (art. 217-A, CP).

Brasil

No Brasil, a idade de consentimento para o sexo, em geral, de 14 anos, conforme o novo artigo 217-A do cdigo penal, modificado pela lei n 12.015/2009, artigo 3.[2] O artigo 217-A do Cdigo Penal define como "estupro de vulnervel" o ato de "ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos, com pena de recluso de 8 a 15 anos,[3] independentemente de ter havido violncia real. Ou seja, se um menor de 14 anos praticar algum ato sexual, presume-se legalmente a violncia sexual, ainda que tenha realizado o ato por livre e espontnea vontade. No caso especfico do sexo decorrente de "assdio sexual" praticado por superior hierrquico, mesmo se houver o consentimento, a idade mnima legal para o sexo ser de 18 anos, conforme o novo 2 do artigo 216-A do Cdigo Penal, introduzido pela lei n 12.015/2009. Neste caso, o crime de assdio se caracteriza pela existncia de constrangimento para obter vantagem ou favorecimento sexual, praticado em virtude da condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo (art. 216-A).[4] Possveis exemplos incluem o assdio praticado na relao professor-aluno, mdico-paciente, psiclogopaciente, chefe-subordinado, etc. Por fim, nos casos especficos de prostituio, explorao sexual e trfico de pessoas para fins de explorao sexual, a idade mnima tambm de 18 anos, conforme artigos 218-B (favorecimento da prostituio); 218-B, I (cliente de prostituio); 227 (mediao para lascvia); 230, 1 (rufianismo); 231, 2, I (trfico internacional para explorao sexual); e 231-A, 2, I (trfico interno para explorao sexual); todos do Cdigo Penal[5]; assim como artigo 244-A do ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) (explorao da prostituio)[6].

1.1. As parafilias O conceito do termo parafilia est ligado s perverses sexuais, ou transtornos da sexualidade, os quais no se enquadram dentro dos padres de comportamento sexual aceitveis por determinada sociedade num dado momento histrico-cultural. Pode-se dizer que as parafilias so condutas sexuais que se opem ao que convencionado como normal por cada sociedade Clinicamente, pode-se dizer que: As Parafilias so caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situaes incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuzo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras reas importantes da vida do indivduo. [...] so descritas pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Quarta Edio (DSM-IV), da Associao Psiquitrica Americana, como transtornos sexuais com impulsos, fantasias ou comportamentos sexuais intensos e recorrentes em geral envolvendo objetos no-humanos, juntamente com o sofrimento e humilhao de si mesmo ou de um parceiro ou ainda de filhos ou outras pessoas que no concordem. Esses sintomas devem ocorrer durante um perodo de pelo menos seis meses. Os impulsos, fantasias ou comportamentos causam tenso clinicamente significativa ou comprometimento nas reas social, ocupacional ou outras. (PSIQWEB, 2008, online) Dentre as parafilias elencadas pelo manual de diagnsticos da Associao de Psiquiatria Americana encontram-se alm da pedofilia, outros transtornos como, por exemplo, o exibicionismo, o fetichismo e o sadismo. Todos com as duas caractersticas essenciais para se definir uma parafilia de acordo com o manual: a presena de intensas e repetidas fantasias sexuais e o conseqente mal-estar clnico significativo ou dano social, laboral ou de outras reas importantes da atividade do indivduo.

Deve-se ter sempre em considerao que as imagens ou fantasias paraflicas podem ser estmulo de excitao sexual para uma pessoa sem isso chegar a ser uma parafilia. Por exemplo, a roupa ntima feminina costuma ser excitante para muitos homens, porm s poder ser considerada uma parafilia quando o indivduo seja afetado por elas de uma forma excessiva. Outrossim, vale ressaltar que nem toda a parafilia de interesse do Direito Penal, visto que nem todas afetam a sociedade. Dessa forma, embora excessivas sob critrios clnicos, as parafilias podem no ter relevncia ao ponto de ser fixada qualquer forma de reprovao. Neste sentido, temos o fetichismo, que na maior parte das vezes envolve um objeto inanimado para a realizao sexual e no acarreta a vitimizao de nenhum indivduo.

Brasil

No Brasil, a emancipao pode se dar de diferentes formas: a partir dos 16 anos, pela simples vontade dos pais (chama-se a isso de direito potestativo), mediante registro em escritura pblica, bastando o comparecimento do menor acompanhado dos pais a um cartrio (ver Cdigo Civil, art. 5, nico, I). tambm a partir dos 16 anos, e independente da vontade dos pais, pelo estabelecimento de economia prpria (negcio prprio legalizado ou trabalho com carteira assinada). Ver Cdigo Civil, art. 5, nico, V. pelo casamento, conforme art. 5, nico, II, do Cdigo Civil, sendo que: o (a) a partir dos 16 anos, mediante autorizao necessria dos pais (art. 1517 do CC); o (b) abaixo dos 16 anos, excepcionalmente, nos casos de gravidez, sem limite de idade (artigos 1520 e 1551 do Cdigo Civil), ou para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal (art. 1520 do CC) ao parceiro, neste ltimo caso em combinao com as leis referentes presuno de violncia e idade de consentimento. A respeito da vida marital, o Cdigo Civil Brasileiro possui um dispositivo que regula a comunho de vida instituda pela famlia (casamento informal), impedindo a interferncia do Estado ou de terceiros nesta comunho (art. 1513). O jovem que "mora junto", entretanto, no possui o status legal de emancipado, e assim no goza de capacidade jurdica plena. A emancipao, no Brasil, abrange a responsabilidade civil e no penal. Perante o Cdigo Penal, a maioridade somente advm aos 18 anos.

Brasil

A idade de consentimento, um termo que juridicamente inexiste no Brasil. O paralelo apenas trazido de outros continentes este texto para a temtica do estudo dos abusos sexuais. Isso para verificar ao violenta e no ao consensual. Por isso, no Brasil, deve-se entender que o paralelo somente para a compreenso da presuno de violncia. Ou seja, se um adolescente menor de 14 anos for levado a fazer sexo, presumese a violncia sexual, mesmo que o mesmo tenha realizado o ato sexual por livre e espontnea vontade. Portanto, no Brasil no existe consentimento de adolescente na conjuno carnal, o que existe a presuno ou no de violncia. Crianas e adolescentes no tm liberdade de escolha para a lei brasileira. Liberdade, sem a presena dos pais, para o adolescente, s ocorre a partir dos 16 anos, e isso no se aplica as questes sexuais, mas para os que desejarem participar de votaes em eleies. Os atos de crianas e adolescentes de cunho reconhecido pela justia, ou tribunal brasileiro, pede a presena de um responsvel, tutor ou curador. (ECA Art.142) Para a lei brasileira a simples hospedagem de criana ou adolescente em hotel ou motel sem acompanhamento dos pais uma ao proibida por lei. (ECA - Art. 82) Quanto mais no consente a lei que um adolescente permita dispor de seu corpo para relaes carnais consensuais. Por isso, o paralelo aqui apresentado, representa somente a presuno da violncia, e no uma permisso concedida por lei, visto que a lei brasileira no faz tal concesso aos adolescentes. O sexo com indivduos abaixo da idade de consentimento (14 anos), no Brasil, juridicamente conhecido como estupro presumido. O crime de corrupo de menores (Cdigo Penal, art. 218) refere-se a relaes consentidas na faixa etria dos 14 aos 18 anos, mas somente pode ser aplicado atravs de uma queixa apresentada pelo menor ou por seus pais (art. 225 do Cdigo Penal), tal como ocorre nos crimes por ofensa (calnia, difamao, injria). Deste modo, o legislador conferiu famlia o poder de julgar e decidir sobre a relao privada. Formalmente, o sexo com menores de 14 anos, punido com penas mais elevadas, tambm s pode ser processado mediante iniciativa dos pais do menor (art. 225 do Cdigo Penal). Entretanto, desde a aprovao do ECA em 1990, autoridades tm levado casos Justia baseadas na definio legal de criana. Acusaes de sexo com adolescentes (indivduos entre 12 e 17 anos) permanecem sob a iniciativa da famlia. Como exceo, o Estado pode processar o ofensor quando o menor tiver qualquer idade abaixo de 18 anos, mas apenas em duas situaes particulares: (a) quando a famlia do menor for to pobre que no pode pagar as despesas do processo

(artigo 225,I, do cdigo Penal); e (b) quando o ofensor for pai, me, padrasto, madrasta, tutor ou curador do menor artigo 225,II, do cdigo Penal), havendo deste modo abuso do ptrio poder. A prostituio de menores, no Brasil, severamente punida por lei (art.244-A do ECA) e processada diretamente pelo Estado.
A lei brasileira no faz qualquer distino entre casos heterossexuais e homossexuais, apesar de que abaixo dos 14 anos o nome do crime muda de estupro (Cdigo Penal, art. 213) para atentado violento ao pudor (Cdigo Penal, art. 214) , mantendo-se as mesmas penalidades.

Pedofilia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Nota: Se procura sobre explorao sexual comercial de crianas, veja explorao sexual. Se procura sobre atos de perverso contra menores, veja abuso sexual de menores. Se procura sobre mdias pornogrficas com menores, veja pornografia infantil.

A pedofilia (tambm chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) a perverso sexual,[1] na qual a atrao sexual de um indivduo adulto ou adolescente est dirigida primariamente para crianas pr-pberes[2][3] (ou seja, antes da idade em que a criana entra na puberdade) ou no incio da puberdade.[4] A palavra pedofilia vem do grego (paidophilia) onde (pais, "criana") e (philia, "amizade", "afinidade", "amor", "afeio", "atrao", "atrao ou afinidade patolgica" ou "tendncia patolgica", segundo o Dicionrio Aurlio). A pedofilia faz parte de um grupo de preferncias sexuais chamado Cronofilia, junto a Nepiofilia, Hebefilia, Efebofilia, Teleiofilia e Gerontofilia. O termo Cronofilia no muito usado pelos sexologistas e refere-se por atraes sexuais fora da sua faixa de idade. Segundo o critrio da OMS, adolescentes de 16 ou 17 anos tambm podem ser classificados como pedfilos, se eles tiverem uma preferncia sexual persistente ou predominante por crianas pr-pberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles.[5]

Homossexualidade e pedofilia: Conexo estreita entre dois vcios

Homossexualismo e pedofilia esto de tal modo entrelaados que difcil, at no plano dos conceitos, separar um do outro. A prpria palavra pederastia (prtica sexual entre um homem e um rapaz mais jovem), tambm passou a significar, por extenso de sentido, a homossexualidade masculina [1]. Uma associao de pedfilos chamada NAMBLA (North American Man/Boy Love Association Associao norte-americana de amor homem/menino) afirma que a pederastia a principal forma que adquiriu a homossexualidade masculina por toda a civilizao ocidental[2]. Fundada em 1978, por muito tempo a NAMBLA pertenceu ILGA Associao Internacional de Gays e Lsbicas tambm esta fundada no mesmo ano. Em 1993 a ILGA alcanou o status de membro consultivo da ONU. A presena de um grupo explicitamente pr-pedofilia dentro da ILGA suscitou crticas quanto presena desta ltima nas Naes Unidas. Por esse motivo, em 1994, a ILGA resolveu expulsar a NAMBLA de seus quadros[3]. A expulso foi meramente estratgica, pois a ILGA sempre se ops s restries de idade para crianas e adolescentes praticarem atos sexuais com adultos. A psicloga Rozangela Justino, que desde 1988/89 vem atendendo pessoas que desejam deixar a homossexualidade, afirma categoricamente: Todas as pessoas que atendi no consultrio e tambm ouvi nos ministrios de apoio aos que voluntariamente desejam deixar a homossexualidade sofreram abuso sexual na infncia e/ou adolescncia[4]. Por sua vez, grande parte dos que sofrem abuso na infncia, depois de adultos pratica abusos contra crianas. Segundo dados da ABRAPIA, 50% das vtimas se tornam abusadores[5]. Dra. Rozangela observa, porm, que, segundo a mesma publicao, somente 1 em 4 garotas e 1 em cada 100 garotos tm o abuso sexual sofrido denunciado. Como a percentagem dos casos denunciados muito pequena quanto ao sexo masculino, a psicloga acredita que muito mais de 50% das pessoas que sofreram abusos sexuais se tornam autoras de abusos se no tiverem tratamento adequado para trabalhar os efeitos dos abusos que sofreram . A relao homossexualismo-pedofilia tambm confirmada pelo psiquiatra americano Richard Fitzgibbons, especialista no tratamento de sacerdotes que cometeram abusos contra menores. Diz ele: todos os sacerdotes que tratei que esto envolvidos sexualmente com crianas estiveram envolvidos previamente em relaes homossexuais adultas[6]. Para o psiclogo Jos Mara Amens Vidal da Universidade Central de Barcelona (Espanha), h evidncia cientfica que corrobora o vnculo entre homossexualismo e pedofilia, a partir de pesquisas feitas com primatas em cativeiro[7]. Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, ativista homossexual, manifesta seu desejo de satisfazer sua lascvia com um menino. Para se livrar da acusao de pedofilia, Mott afirma que adoraria encontrar um moleque maior de idade mas aparentando 15-16 anos. Com exceo da idade cronolgica, o autor quereria que seu moleque fosse em tudo como um adolescente, inclusive quanto imaturidade e inocncia: Queria mesmo um moleque no frescor da juventude, malhadinho, com a voz esganiada de adolescente em formao. De preferncia inexperiente de sexo, melhor ainda se fosse completamente virgem e que descobrisse nos meus braos o gosto inebriante do erotismo. Sonho sonho, e qual o problema de querer demais?! Queria que esse meu principezinho encantado fosse apaixonado pela vida [...]. Que acordasse de manh com um sorriso lindo, me chamando de painho[8]. Em 2007, Luiz Mott foi condecorado pelo Ministrio da Cultura com a Ordem do Mrito Cultural, uma homenagem do Governo Federal a pessoas e instituies que contribuem para o engrandecime nto da cultura nacional [9].

Pederastia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Cena de pederastia: o erastas (amante) toca o queixo e a genitlia do eromenos (amado). Pintura sobre nfora tica, c. 540 a.C)

O termo pederastia, do grego antigo paederasta, as (, de "menino" e "amar"), designa o relacionamento ertico entre um homem e um menino. Por extenso de

sentido, o termo modernamente utilizado para designar, alm da prtica sexual entre um homem e um rapaz mais jovem, tambm qualquer relao homossexual masculina. Este vocbulo, entretanto, carrega certo carter derrogatrio e preconceituoso, recomendando-se, portanto, a palavra homossexualidade para designar relao homoafetiva entre pessoas do mesmo sexo.[1]

Facebbok em 16/02/2013 1. E repercute a denuncia da possvel tentativa de "cura" da homossexualidade no Esquadro da Vida. Observem que o autor do texto cita a questo gentica. Pergunto: Qual sua formao em gentica? Segue explicao de geneticista formado em ge...ntica e fazendo doutorado no Reino Unido sobre o assunto. No acredito que o autor tenha discernimento para compreender o video, mas todo caso a tentativa valido.

1.

Gostaria de deixar registrado que estive hoje realizando uma visita no Esquadro da Vida. L fui muito bem recebido pelo diretor Sr. Edmundo e pelo coordenador Josu. Me apresentaram toda a instituio e o que pude comprovar foi que o local excelente. Tudo organizado e muito limpo. No que se diz respeito ao tratamento do craque para os internos ali alojados, no tenho dvida: O local perfeito.... Parabens a todos os dirigentes. Desde o principio jmais critiquei a instituio nesse quesito. O meu questionamento quanto ao tratamento dado a pacientes homossexuais. Por ser um ambiente extremamente masculino e admiistrado atravs de principios evanglicos, torna-se quase impossivel a permanencia de homossexuais na instituio. Mesmo assim entreguei os dirigentes da instituio de vl cpia da Lei Estadual 10.948/01 que dispe sobre as penalidades a serem aplicadas prtica da discriminazao em razo de orientao sexual e cpia da Resoluo do Conselho Federal de Psicologia que estabelece normas de atuao para os psiclogicos em relao questo da Orientao Sexual. Espero que o fato (se ocorreu) seja um fato isolado e que por diante , no recebemos mais esse tipo de informao.

16/02/13 01:00 - Entrelinha

Conhecendo Foi em clima de cordialidade a visita de Markinho da Diversidade (PMDB) ao Esquadro da Vida. Na ltima segunda-feira, o vereador levantou a suspeita de que a entidade estaria prometendo curar a homossexualidade de dependentes qumicos, fato rechaado por seus dirigentes. O ativista aproveitou a oportunidade para entregar aos coordenadores da instituio uma cpia da lei estadual que prev punio a aes discriminatrias contra homossexuais, alm de resoluo do Conselho Federal de Psicologia. Viu e gostou No mais, Markinho publicou em sua pgina no Facebook ter comprovado a excelncia dos servios prestados pelo Esquadro. Segundo ele, trata-se de um local extremamente limpo e organizado, que propicia o ambiente adequado para a recuperao de dependentes qumicos.

15/02/13 01:30 - Entrelinha

1 polmica Causa a primeira polmica da nova legislatura a suspeita levantada por Markinho da Diversidade (PMDB) de que o Esquadro da Vida, que atende a dependentes qumicos, promovia tambm a cura da homossexualidade. O assunto, desmentido pelo Esquadro, foi comentado ontem no Facebook. Est marcada para a manh de hoje uma visita do vereador ao local. Ele entende ser importante conhecer o trabalho realizado e conversar com os pacientes e dirigentes.

14/02/13 01:30 - Entrelinha

Droga maldita A aprovao de convnios entre a Prefeitura de Bauru e entidades que atendem dependentes qumicos gerou discusses entre os vereadores sobre o avano das drogas, especificamente do crack. O debate se alongou e reuniu argumentos e pontos de vistas que levavam a lugar algum. Manchete da edio de hoje do JC aborda este gravssimo problema da sociedade. Desapercebido Passou quase batida a suspeita lanada por Markinho da Diversidade (PMDB) acerca de possveis promessas de cura de homossexualidade por uma dessas entidades (leia mais na pgina 4). Alm disso, alguns parlamentares precisam tomar aulas de cidadania e respeito. Enquanto o peemedebista, que gay assumido, citava que a Cmara Municipal conta com apenas uma vereadora do sexo feminino, um de seus colegas cochichou para o outro, em tom jocoso: H controvrsias....

14/02/13 01:25 Poltica

Vereador suspeita de promessa para cura gay em entidade


O vereador Markinho da Diversidade (PMDB) levantou suspeitas sobre promessa de tratamento e cura para homossexualidade por parte do Esquadro da Vida, que recebe recursos pblicos para internar dependentes qumicos. O assunto foi levantado pelo parlamentar na sesso legislativa de ontem, durante votao de convnio entre a prefeitura de Bauru e a entidade. Militante da causa LGBT, o parlamentar afirmou que, durante trabalho realizado pela Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) junto a pessoas que vivem na regio Central da cidade, antes mesmo de assumir seu mandato, ouviu relatos com essas denncias. Um rapaz contou que foi internada l, mas no conseguiu ficar. O Esquadro da Vida teria prometido famlia a cura no somente do vcio, mas tambm da homossexualidade. No posso afirmar isso, mas vou verificar. Se realmente acontece, um crime. Isso proibido, principalmente pelo fato de a entidade receber dinheiro pblico, pontuou. Fundador e secretrio executivo do Esquadro da Vida, Edmundo Muniz Chaves nega promessa de cura. Na maioria das vezes, as famlias tm a esperana de que o filho largue essa opo, mas isso no parte da gente, respondeu. Ele admite, porm, que muitos homossexuais no conseguem se adaptar ao convvio junto de outros homens. Os quartos so coletivos. a mesma coisa que internar um homem em uma clnica para mulheres. O que acontece, de fato, que deixamos bem claro de que o sexo proibido na comunidade, afirmou. Segundo Edmundo, a entidade tambm procura no expor essas pessoas. Isso pode fazer com que alguns pensem que esto sendo preteridos. Mas j houve casos de homossexuais que concluram o tratamento e vieram dizer que continuavam com essa opo. A gente no discrimina, observou.

Cincia? Edmundo afirma que a entidade trata a homossexualidade como opo. Isso cientfico. Existe um gene masculino e um gene feminino. No existe gene mais ou menos. Se descobrirem o contrrio mais para frente, vamos falar de outra forma. Tentado embasar sua colocao, o fundador do Esquadro da Vida lembra que, h 41 anos, no incio da entidade, a dependncia qumica era tratada como desvio de personalidade. S mais tarde ela foi tratada como doena. A homossexualidade deixou de ser considerada uma doena pela Organizao Mundial de Sade (OMS) desde 1990. A homossexualidade uma condio. Ningum optaria pelo mais difcil. Vou agendar uma audincia com os dirigentes da entidade e conversar com homossexuais que eventualmente estejam internados l, rebateu Markinho, que gay assumido.

Ou religio?

Edmundo Muniz Chaves confirma que o Esquadro da Vida dirigido por evanglicos, mas nega que o tratamento a dependentes qumicos seja embasado em uma doutrina religiosa. Ele afirma que h a realizao de cultos evanglicos na comunidade, mas que nenhum dos internos obrigado a ir. Outras entidades, como a Bom Pastor e o Albergue Noturno, tambm so dirigidas por pessoas ligadas a outras religies, comentou Chavez.

Ele no faz mais do que esta dito em Rm. 1:28...31 : disposio mental reprovvel para fazerem tudo o que no convem ...

E o caso do pastor gay que trabalha homossexuais???

junto ABD e socorre

17/02/2013-08h08

A nova gerao gay nas universidades dos EUA


MICHAEL SCHULMAN DO "NEW YORK TIMES"

RESUMO Aps a luta por direitos civis nos anos 60 e o desbunde dos 70, chega maioridade gerao que busca se afirmar com designaes o mais abrangentes possvel. Agnero, bignero e intersexos esto entre as denominaes abrigadas sob a nova sigla LGBTQIA, que j ganha espao oficial em universidades dos Estados Unidos. * Em maro do ano passado, Stephen Ira, aluno do Sarah Lawrence College, postou um vdeo no site We Happy Trans, que divulga "vises positivas" sobre a condio dos transgneros. No vertiginoso monlogo, um descabelado Stephen, em seu quarto na residncia universitria, declarou-se "bicha, guerreiro nerd, escritor, artista e um cara que est precisando cortar o cabelo" e discursou sobre tudo, de seus cones de estilo (Truman Capote e "qualquer pessoa de identificao masculina que use meia trsquartos ou cinta-liga") a sua zebra de brinquedo. Stephen, cujo nome de batismo Kathlyn, o filho de 21 anos de Warren Beatty e Annette Bening, e por isso o vdeo tornou-se viral e foi visto quase meio milho de vezes. Mas s por isso. Com sua eloquncia livre, movida a adrenalina, mais parecia um grito da nova gerao de ativistas de gnero ps-gays, dos quais Stephen representa um raro rosto pblico.

Stephen e seus pares vm forjando uma identidade poltica que volta e meia destoa da cultura gay do "mainstream". Se o movimento gay hoje parece ter como foco o casamento gay, a gerao de Stephen busca algo mais radical: virar de ponta-cabea os papis e superar o binmio macho/fmea. A questo no quem eles amam, mas quem so --ou seja, sua identidade, diferente da mera orientao sexual. Mas que nome dar ao movimento? Se j se usou "gays e lsbicas" para agrupar diversas minorias sexuais --e, mais recentemente, a sigla LGBT, para incluir os bissexuais e transgneros--, a nova vanguarda quer uma abreviao abrangente. "Os jovens de hoje no se definem no espectro do LGBT", disse Shane Windmeyer, fundador do Campus Pride, grupo estudantil de defesa da causa, com sede em Charlotte, na Carolina do Norte. Parte da soluo acrescentar letras sigla, e a bandeira dos direitos ps-ps-psgays tem ficado mais longa --ou frouxa, para alguns. A sigla que est pegando, em especial nos campi de cincias humanas ou artes, LGBTQIA. A mesma letra pode designar diferentes coisas. O Q pode ser de "questionador" ou de "queer" (bicha), termo que foi pejorativo at sua apropriao por ativistas gays, nos anos 90. I de "intersexos". E o A simboliza tanto "aliado" (simpatizante) como "assexuado". A Universidade do Missouri, em Kansas City, tem seu Centro de Recursos LGBTQIA que, entre outras coisas, ajuda os alunos a localizar banheiros "de gnero neutro" no campus. O Vassar College tem um Grupo de Discusso LGBTQIA nas tardes de quinta. A Universidade Lehigh promove sua segunda Conferncia Intercolegial LGBTQIA, seguida por um Baile Queer. O Amherst College tem um Centro LGBTQQIAA, no qual cada grupo ganha sua prpria letra. "H uma gerao muito diferente chegando maioridade, com concepes completamente diferentes de gnero e sexualidade", disse Jack Halberstam (antes Judith), professor transgnero da Universidade do Sul da Califrnia e autor, mais recentemente, de "Gaga Feminism: Sex, Gender, and the End of Normal" (Feminismo Gaga: sexo, gnero e o fim do normal). "Quando voc v termos como LGBTQIA, porque as pessoas enxergam tudo o que no se enquadra no binmio e exigem que seja criado um nome para elas", diz. Com a profuso de novas categorias, como "genderqueer" ["gnero bicha"] ou "andrgino", cada uma dotada de uma subcultura on-line, montar uma identidade de gnero pode ser um verdadeiro trabalho do tipo "faa voc mesmo". Oito calouros da Universidade da Pensilvnia se reuniram no ano passado, frustrados com a inexistncia de um grupo que os representasse. A universidade j tinha duas dzias de grupos de gays, incluindo o Negros Gays, a Aliana Lambda e o J-Bagel, a "comunidade judaica LGBTQIA". Mas nenhum tem como foco a identidade de gnero (o mais prximo disso, o Trans Penn, era composto por professores e ps-graduandos). Richard Parsons, 18, transgnero masculino, descobriu isso no Gay Affair, evento patrocinado pelo Centro LGBT local. "Sa decepcionado", comentou o prolixo calouro de cabelo curto, culos de armao de metal e roupas de mauricinho. "Era um Centro LGBT, mas todos eram homens gays."

Pelo Facebook, Richard e outros fundaram um grupo chamado Penn Non-Cis, abreviao de "no cisgnero". "Cis" significa "do mesmo lado que", e "cisgnero" denota aqueles cujo gnero coincide com seu corpo biolgico; logo, se aplica maioria. O grupo de Richard procura representar todos os outros. " uma insurreio de calouros", disse Richard. BIGNERO Em novembro, cerca de 40 alunos lotaram o Centro LGBT para o evento inaugural do grupo. O microfone estava aberto a todos. Os organizadores panfletaram convites oferecendo "camisinha de graa! Protetor labial de graa!". Kate Campbell comeou a apresentao: "H um cenrio LGBT muito dinmico aqui. Mas ele engloba sobretudo o LGB, e no muito o T. Queremos mudar essa situao". Os alunos leram poemas e trechos de dirios e cantaram baladas. Ento subiu ao palco a espevitada Britt Gilbert, com sua franja loira, seus culos de aro grosso e sua camiseta de banda de rock. Queria falar sobre "bignero". "Algum quer dizer ao pblico o que acha que isso?" Silncio. Britt explicou que ser bignero manifestar tanto a persona masculina quanto a feminina, quase como ter um "pnis que possa ser colocado e tirado". "H dias em que acordo e penso: 'Por que estou neste corpo?'" contou. "Em geral, acordo e penso: 'No que eu estava pensando ontem?'." Britt explicaria mais tarde que ouviu o termo "bignero" pela primeira vez da boca de Kate, que por sua vez o viu no Tumblr. As duas se conheceram e ficaram amigas durante o perodo de orientao aos calouros. No colgio, Kate se identificava como "agnero" (sem gnero) e usava o pronome "eles" ("they", que neutro em ingls); agora ela v seu gnero como "uma mancha amorfa". J a evoluo de Britt foi mais linear. Cresceu num subrbio na Pensilvnia e nunca aderiu s normas de gnero. Quando era criana, adorava a cantora e atriz Cher e achava "boy bands" revoltantes. Ao jogar videogame, no queria escolher um avatar masculino ou feminino. No ensino mdio, comeou a se descrever como bissexual e saiu com meninos. No ensino mdio, saiu do armrio e assumiu-se lsbica. Seus pais acharam que era uma fase --at que ela levou a namorada, Ash, para casa. Mas Britt ainda no tinha se resolvido. "Eu tinha certeza de gostar de meninas, mas no de ser menina", disse Britt. s vezes, saa de vestido e ficava pouco vontade, como se estivesse fantasiada para o Halloween. Em outros dias, sentia-se tima. No estava "presa no corpo errado", como se diz --s no sabia que corpo queria. Quando Kate lhe falou do termo "bignero", a identificao foi imediata. "Antes de saber o que era, eu j sabia o que era", disse Britt, acrescentando que o termo mais fluido que "transgnero", mas menos vago que "genderqueer" --que pode abranger todo tipo de identidade de gnero no tradicional. De incio, s comentou com Ash, que respondeu: "E voc demorou tanto assim para entender?". Para os outros, no era to fcil entender. Assumir-se lsbica at que tinha sido simples, disse Britt, "porque as pessoas sabem o que ". Ao chegar Universidade da Pensilvnia, ficou aliviada ao conhecer calouros que passaram por processos parecidos.

Um deles era Richard Parsons, o membro mais politicamente lcido do grupo. Richard foi criado como menina na Flrida e entendeu que era transgnero quando estava no ensino fundamental. Certo vero, quis dividir o quarto na colnia de frias com um amigo transgnero, mas sua me no deixava. "Ela disse: 'Voc est dizendo que ele homem, no quero voc dividindo quarto com um homem'. Respondi: 'Acho que eu talvez tambm seja homem'." Depois de muito choro e muiotas brigas domsticas, Richard e sua me fizeram as pazes. Quando ela perguntou como deveria cham-lo, ele no soube responder. Escolheu "Richard" e depois acrescentou Matthew, pois significa "ddiva de Deus". Ao chegar universidade, j enfaixava os seios havia mais de dois anos e tinha dor nas costas. No evento inaugural, contou uma histria dolorosa sobre o ataque de pnico que teve ao ser levado ao vestirio feminino no centro de sade da universidade. Mesmo assim, elogiou a universidade pelos alojamentos "de gnero neutro". O plano de sade da faculdade inclui cirurgia de mudana de sexo, algo que "influenciou em muito minha deciso de contratar um seguro-sade da Penn no ano que vem", disse. REDAO Se dez anos atrs o Centro LGBT quase no era usado, em 2010 a universidade comeou a tentar atrair candidatos cujas redaes mencionavam temas gays. Em 2012, a revista de notcias gay "The Advocate" classificou a Penn entre as dez universidades mais abertas a transgneros. Um nmero crescente de universidades, sobretudo no nordeste dos EUA, vem se abrindo a estudantes que fogem das convenes de gnero. Segundo pesquisa do grupo Campus Pride, ao menos 203 campi permitem que alunos transgneros dividam o quarto com colegas do gnero de sua preferncia; 49 tm um processo de mudana de nome e gnero nos registros da universidade, e 57 cobrem terapia hormonal. Em dezembro, a Universidade de Iowa tornou-se a primeira a acrescentar a opo "transgnero" no formulrio em que o candidato assinala o seu sexo. Mas nem mesmo essas medidas conseguem atender s exigncias dos alunos, que vm contestando os currculos, assim como fizeram os ativistas gays nos anos 80 e 90. Em vez de protestar contra a ausncia de cursos de estudos gays, eles criticam as restries que veem nos j existentes. Vrios membros do grupo Penn Non-Cis vm se queixando de um seminrio de redao que fizeram, intitulado "Mais Alm de 'Will and Grace'", que analisou personagens gays de seriados de TV como "Ellen", "Glee" e "Modern Family". A professora, Gail Shister, lsbica, criticou alunos que usaram LGBTQ na redao, dizendo que frouxo, e props o termo "queer". Alguns acharam a sugesto ofensiva. Foi o caso de Brett Gilbert, para quem Shister "no aceita coisas que no entende". Por telefone, Shister disse que a crtica de natureza estritamente gramatical. "Sou a favor da conciso", disse ela. "'LGBTQ no se pronuncia com facilidade. Ento digo aos alunos: 'No usem siglas com cinco ou seis letras'." Uma coisa est clara. Gail Shister, 60, que em 1979 se tornou a primeira redatora de esportes do jornal "Philadelphia Inquirer", de uma gerao diferente. "Francamente,

sinto orgulho e inveja desses jovens, por crescerem numa poca em que tm liberdade de amar quem quiserem", ela disse. Mesmo no evento com microfone aberto, as fronteiras da poltica de identidade eram transpostas e perdiam definio. A certo ponto, o calouro Santiago, da Colmbia, dirigiu-se aos presentes. Ele e um amigo refletiam sobre os limites do que ele chama de "LGBTQ plus". "Por que s determinadas letras entram na sigla?" indagou Santiago. Em seguida, desfiou uma lista de identidades de gnero, muitas delas tiradas da Wikipedia. "Temos nossas lsbicas, nossos gays", ele falou, prosseguindo "bissexuais, transsexuais, bichas, homossexuais, assexuais." Respirando fundo, continuou: "Panssexuais. Omnissexuais. Trissexuais. Agneros. Bigneros. Terceiro gnero. Transgneros. Travestis. Interssexuais. Dois espritos. Hijras. Poliamorosos." E concluiu: "Indecisos. Questionadores. Outros. Humanos." A sala explodiu em aplausos

Texto copiado da Folha em 10/12/2012 Ciencia 30/11/2012 - As pessoas esto ficando mais estpidas Mutaes genticas deixaram os seres humanos menos inteligentes que os antepassados, afirma geneticista
Gerald Crabtree, geneticista da Universidade de Stanford, nos EUA, quer desmistificar o senso comum de que o homem de hoje mais inteligente do que o homem das cavernas. Em suas pesquisas, ele reconheceu mutaes genticas ocorridas durante os ltimos milnios que esto causando uma diminuio na aptido humana em geral, seja intelectual ou emocional. Ao contrrio do que se pensa, a presso evolutiva no favoreceu o desenvolvimento do nosso intelecto, e esse abismo intelectual entre as geraes est ficando cada vez maior. Alis, por geraes, entenda milnios de diferena. Crabtree afirma que cada gerao produz mutaes genticas desfavorveis, fazendo com que nossa inteligncia seja cada vez mais deficiente se comparada com a de nossos antecessores. A hiptese de Crabtree foi publicada na revista Trends in Genetics e deixou vrios geneticistas intrigados, como o professor Kevin Mitchell, associado no Instituto de Gentica Smurfit, no Trinity College de Dublin (Alemanha): preciso milhares e milhares de genes para construir um crebro humano, e as mutaes em qualquer um desses genes pode prejudicar o processo evolutivo. Alm disso, a cada nova gerao, tambm surgem novas mutaes. Por isso, afirmo que Crabtree ignora o outro lado da equao, que a seleo. A seleo natural incrivelmente poderosa e, definitivamente, tem a capacidade de eliminar novas mutaes que comprometam significativamente a capacidade intelectual. Alm da diminuio da inteligncia, essas mutaes desfavorveis tambm acontecem em outras reas, como o nosso sentido olfativo, por exemplo. Os seres humanos tm bem menos receptores

olfativos do que outros animais, j que agora somos movidos pelo nosso intelecto e no mais pelo cheiro. Para ns, a comida j chega processada, enquanto os animais de geraes passadas precisavam sentir o cheiro das coisas para saber se algo pode ser ingerido ou no. Assim que voc coloca presso sobre habilidades intelectuais e tira essa funo das habilidades olfativas, os genes olfativos se deterioram, disse Crabtree. Essa afirmao tambm pode ser aplicada em outras funes referentes aos genes, justificando a diminuio de algumas de nossas capacidades. Crabtree acredita que a evoluo esteja fazendo uma seleo atravs de outras caractersticas, como um homem mais saudvel e mais imune, e no o mais inteligente. A migrao das pessoas entre as comunidades e regies aumentou a propagao de doenas infecciosas e aqueles com o condicionamento mais forte e preparado sobrevivero para transmitir seus genes. ** Aproveite e curta a pgina da Popular Science!

Carta publicada em 09/12/2012


09/12/12 03:00 - Tribuna do Leitor

Intolerncia gay
Impossvel no discordar dos termos (estes sim) insultuosos do jornalista Marcos Augusto de Freitas, assessor de imprensa da Associao Bauru pela Diversidade, que nomeou negativamente em carta aqui publicada de Hezbollah ao grupo de legtimos deputados eleitos por seus votantes e batizada por alguns de a bancada evanglica no Congresso Nacional, como se os evanglicos e todos os demais cidados, cristos ou no, incluindo os homossexuais, os que sejam a favor disto ou contra aquilo, ou seja l de qualquer segmento social que seja ou for, no tivessem o direito de, justamente ali, estando eleitos na Casa do Povo, serem representantes das convices de seus prprios eleitores (alis deputados so eleitos para isto!) e como tal organizados pontualmente entre si em sintonia para bem refletir a estas mesmas convices dos que neles votaram e a isto chamamos de liberdade democrtica. De nada adianta a argumentao pfia do autor em desespero de ideias xingar o agrupamento destes deputados cristos de denominao evanglica para tentar denegri-los quando mal os compara em baixa analogia a uma organizao terrorista que l no Oriente Mdio, alm de declaradamente antisemita, impe ao povo libans uma feroz ditadura religiosa onde mais nenhuma outra forma de adorar a Deus respeitada e permitida a no ser dentro do islamismo radical e que, por tabela, no caso do senhor Marcus Augusto ou qualquer outro gay, sua pblica opo sexual seria ali infelizmente brindada com uma bala na nuca justamente por ser ele homossexual (esta a pena pelo homossexualismo sob o taco do Hezbollah no Lbano). Coisa inimaginvel e para l de inaceitvel em nosso Pas, a comear destes mesmos deputados (todos defensores da vida humana), que o autor da carta insulta, pois a natureza do cristo ser contra que um homem tire uma vida que s a Deus pertence!

Sou catlico e conservador e no me oponho em absoluto aos direitos individuais e coletivos de quem quer que seja, desde que no queiram assumir em sociedade civil regida por lei papis que no sos os seus (e at mesmo impossveis pela natureza de assim o ser), sendo apenas neste neste ponto que me oponho ao casamento gay, pois, a rigor, o casamento para heterossex uais normalmente com o fito de procriao, coisa que Deus no quis permitir a pessoas do mesmo sexo que se relacionem fisicamente entre si. E a tambm no adianta insultar alternativamente a sbia natureza caso no tenham uma f seja ela qual for . Mas me mostrem um homossexual grvido naturalmente de outro homem, ou mulher naturalmente engravidada de mulher, que mudarei de opinio. At l, continuarei chamando a convivncia de pessoas do mesmo sexo de unio civil entre pessoas do mesmo sexo, porm jamais de casamento. A Idade Mdia, neste caso sr. Marcus Augusto, o dito atraso, no est na opinio expressa pelos deputados aludidos em sua carta e que sim inversa sua. Opinio esta que se deu na casa dos debates que o Legislativo Federal (no obstante as inmeras vezes em que militncia gay presente de forma antidemocrtica ter tumultuado a sesso toda vez que uma opinio contrria a de vocs era exposta). Lugar este, por sinal, o mesmo local onde os grupos militantes gays conseguiram inmeras vitrias quanto ao seu inalienvel direito patrimonial e afetivo. Mas tal atraso reside de fato em sua posio intolerante e radical, que no admite no contrrio do outro a prpria diversidade que o senhor advoga para si e que ladinamente em sua carta parece transparecer de modo sub-reptcio uma nsia em tambm querer negar aos heterossexuais, para impor o senhor e seu grupo, a todos ns, hteros em sociedade, aquilo que o seu estilo de vida, modo de pensar e opo sexual! Paulo Boccato

e-mail passado em 08/12/2012


Prezado Senhor Joo Jabbour diretor de redao Agradeo sua manifestao e preocupao em instruir-me acerca dos procedimentos. O assunto delicado e no pode ser mal explicado, por isso resolvi fazer a abordagem sobre outro aspecto literrio, e dividi minhas manifestao do pensamento em duas cartas, dentro do limite de 4.000 caracteres, as quais gostaria que publicasse conjuntamente. Desde j agradeo. Silvio Gomes RG 13.078.210 Rua Alarico Sarlo Alves, n3-77 Bauru I

1 - O que diz a cincia sobre a cura gay? A maior escravido aquela que prende ignorncia e, ou acomodao intelectual. Em 1973 ativistas gays dos EUA pressionaram e a Associao de Psiquiatria Americana APA, retirou a homossexualidade como transtorno mental de seu Manual de Diagnstico e Estatstica de Transtornos Mentais DSM. Um grupo de psiquiatras se ops e pediu uma votao, que ocorreu em 1974, onde apenas 58% dos membros votaram e destes apenas 55% aprovaram a retirada da homossexulidade da relao de doenas, ou seja, 32%, menos de um tero. Em 1990 a Organizao Mundial de Sade OMS seguiu a APA e tambm retirou a homossexualidade como transtorno mental da sua Classificao Internacional de Doenas CID. Baseados apenas nestes dados ativistas ideolgicos e politiqueiros da militncia gay de todo mundo passaram a postular que a cincia diz que a homossexualidade no doena, logo natural, e se natural tem que ser aceita e no h nada a ser curado nela. Desde 1999 o Conselho Federal de Psicologia do Brasil passou a proibir aos psiclogos de colaborar, propor ou efetuar tratamento e cura da homossexualidade. A CID classifica e codifica as doenas e usada para estatsticas de morbilidade e de mortalidade, as quais seguradoras e planos de sade usam para detectar caractersticas que enquadram pessoas em grupos genticos predispostos doenas e grupos sociais de risco, para os rejeitar e evitar gastos futuros, como a comunidade LGBT em relao a DSTs e AIDS, dificultando-os cura gay proposta pela cincia. Ms a CID-10 mantm 19 outras nomenclaturas de Transtornos da Identidade, da Preferencia e do Comportamento Associado ao Desenvolvimento e Orientao Sexual (F64,65,66), e algumas tratam de casos de homossexualidade ou sua provvel manifestao. Dentre elas esto: F64.0 Transexualismo; F64.1 Travestismo bivalente; F64.2 Transtorno da identidade sexual na infncia; F65.1 Travestismo fetichista; F66.0 Transtorno da maturao sexual; F66.1 Orientao sexual egodistnica; e F66.2 Transtorno do relacionamento sexual. A CID explica cada caso e vemos que situaes defendidas como normais pelos ativistas gays para a cincia so doenas e tm cura se tratadas a tempo, pois evoluem fisica, emotiva, intelectual e sentimental (alma), como: - crianas pr-puberes com persistente e intenso sofrimento por pertencer a um sexo e desejo de ser ou pensar que do outro, com negao ao prprio sexo; - adolescentes na puberdade com incertezas prpria identidade ou orientao sexual, ou adultos que aps um perodo de orientao sexual aparentemente estvel e ligado a uma relao duradoura descobrem que sua orientao sexual est mudando, seja hetero, homo ou bissexual, sofrendo de ansiedade ou depresso; - adolescentes ou adultos imaturos sexualmente que buscam satisfao em experincias temporrias comuns ao sexo oposto, disfaradas, no assumidas e no transexuais; - adultos que se travestem do sexo oposto, para obter excitao sexual e criar a aparncia de pessoa do sexo oposto, fase preliminar do travestismo sexual; - adultos que por assumirem a identidade ou a orientao sexual, seja hetero, homo ou bissexual, encontram dificuldades no estabelecimento e manuteno de um relacionamento com um parceiro sexual continuo, e que mudam muito de parceiros sexuais; - quando o adulto no tem dvida quanto sua identidade ou a preferncia sexual, seja hetero, homo, bissexual, mas desejaria que isto ocorresse de outra forma para fugir dos transtornos associados a esta identidade ou a esta preferncia, e busca conscientemente tratamento para alterar sua identidade ou preferencia sexual;

- quando se assume a identidade sexual oposta e busca tratamento hormonal para modelar o corpo ao do sexo oposto, fase preliminar do transexualismo; - quando h repulsa ao sexo anatmico considerado errado identidade sexual, e se busca a interveno cirrgica para mudana de sexo, casos extremos. Como dizer que a cincia no se prope a curar os gays?

2 - O que diz a Bblia sobre a cura gay? A Palavra do SENHOR no fala em cura gay, e muito menos em cura por sesses de psicologia, ms fala em libertao espiritual da alma do pecado da homossexualidade e converso de vida, atravs de um processo de perdo e purificao do pecador, e nova vida crescente em santificao ( 1Co. 6:9-11). O uso primitivo da palavra grega psyque e sempre ser alma, e no mente, portanto a homossexualidade uma doena da alma, cuja libertao depende de Deus. E Deus Amor, ms tambm Justo e Santo, na mesma medida, por isso Ele ama o homossexual e quer libert -lo, ms odeia a homossexualidade pois ela contrria sua santidade, e por isso no pode ser injusto e deixar de puni-la. Assim, no vou aqui polemizar, at porque a f no fato cientifico discutvel e nem se resume curas de doenas, mas principalmente a resistir s tentaes do pecado e buscar esperanosamente ser nova criatura. Vou apenas contar uma histria muito comum e vivida por homossexuais, ms sob a tica Crist, e que se enquadra perfeitamente na parbola do pecador sem compaixo, contada por Jesus (Mateus 18:23-35), a qual recomendo ler. Travesti barbarizada, jogada no matagal, invoca a Deus e salva da morte Naquela noite, no seu ponto tradicional, um travesti aguardava os clientes para vender seu corpo em troca de sexo, prostituindo-se. Ainda jovem, cabelos longos, travestido e maquiado de mulher, j no mais tinha a imagem moral e nem a semelhana fsica de homem, como fora criado. Encostou um carro, conversaram pela janela, combinaram o programa, acertaram o preo, o travesti entrou no carro e foram a um motel afastado da cidade. No caminho, escuro, isolado e rodeado de mata, o cliente parou o carro, usou droga, fez o travesti descer, e dizendo que o mataria comeou a espanc-lo, enforc-lo, esfaque-lo, e apedrej-lo, at que julgando-o por morto arrastou seu corpo e o escondeu abandonado no matagal. Ms o travesti havia se feito de morto, e como no podia sequer se arrastar ficou ali por quase dois dias, entre a vida e a morte. Passou algum e o ouviu gemendo, se aproximou, o travesti lhe deu um numero de telefone e ele ligou, veio o socorro e conduziram o travesti ao hospital, onde foi atendido. Milagrosamente, apesar de toda barbrie no houve fraturas, o travesti recebeu curativos e logo estava de alta. No hospital o travesti deu vrias entrevistas, onde disse que ter vivido um verdadeiro inferno, e que comeu mato para se hidratar e sobreviver ao forte calor, suportou as dores e picadas de insetos. Perguntado sobre no que pensava enquanto estava ali, entre a vida a morte, o travesti disse que ... s pensava em Deus ... fiz promessas, muitas promessas ... pedi muito para Deus me proteger ... pedi perdo a Deus por aquela vida e prometi que nunca mais voltaria para ela ... adorei a Deus e pedi, com muita fora e f, para Ele me salvar da morte ... e ento aquele anjo passou, me ouviu e me salvou ... no sei quem nem seu nome ... Depois, perguntado sobre o futuro disse que ... nunca mais quero voltar para aquela vida, tenho f que resistirei, nunca mais piso naquele ponto de prostituio ... minha alma di muito ... juro que nunca mais vou me prostituir ... E ento, perguntado se perdoaria

o seu agressor, o travesti disse que ... no vou perdoar ele nunca ... quero que ele pague por tudo que me fez ... Infelizmente, para o travesti, o numero de telefone que deu ao anjo que o salvou era de uma comunidade LGBT, que o socorreu, o conduziram ao hospital, e depois fizerem dele objeto de luta ativista politica a favor da causa LGBT e contra a homofobia. Fizeram-lhe doaes com arrecadaes provenientes da causa LGBT, o expuseram em atos de protesto, e lhe deram um emprego numa boate LGBT. Ele recebeu o perdo e a misericrdia de Deus, foi salvo da morte, ms ter buscado nova vida crescente em santificao ? Ser que se libertou da homossexualidade? No h a cura gay?

e-mail recebido do JC em 05/12/2012


Prezado Silvio. A Tribuna um espao aberto, por natureza, que privilegia a todos que para ela enviam seus pensamentos. Pluralismo de ideias um de seus preceitos inegociveis. Como voc mesmo observou, sua carta est enorme, com cerca de 13 mil caracteres. Infelizmente no publicamos cartas desmembradas em dois ou mais captulos. Por isso gostaria de lhe pedir para que reduzisse o texto ao limite mximo de 4 mil caracteres, contando-se os espaos. Ser um prazer publicar esta e outras manifestaes de pensamento de sua autoria. Grato Joo jabbour diretor de redao

E-mail passado em 03/12/2012


AO JORNAL DA CIDADE - Coluna Tribuna do Leitor Prezados Senhores, Considerando que a Associao Bauru pela Diversidade, nas pessoas de seus coordenadores, goza de espao privilegiado nesta Tribuna do Leitor com a divulgao constante de suas cartas, inclusive cartas de respostas quando nem sequer citada, e considerando que quase sempre o faz para divulgar os interesses da comunidade LGBT a quem defende, o que quase sempre resulta em atacar posies

contrrias aos seus interesses, principalmente da comunidade Evanglica, como a carta divulgada no ultimo dia 02 de dezembro de 2012 com o titulo A Idade Mdia est aqui, peo a sua anlise e divulgao da carta abaixo sob o titulo Refletindo: A Idade Mdia est aqui?. Ciente que a carta abaixo longa desde j autoriza seu desmembramento em duas ou trs, a seu critrio, todavia se possvel na mesma edio, e se possvel na edio de domingo, dirigida assim ao mesmo publico daquela. Grato. Bauru, 03 de Dezembro de 2012 Silvio Gomes RG 13.078.210 - Rua Alarico Sarlo Alves, n3-77, Bauru I CEP 17.027-644, Bauru Email: silvio.joana@hotmail.com

Refletindo: A Idade Mdia est aqui? No ultimo dia 02/12/12 o JC publicou, na Tribuna do Leitor, a carta com o titulo A Idade Mdia esta aqui, assinada pelo Jornalista e Assessor de Imprensa da Associao Bauru Pela Diversidade ABD, onde ele manifestou seu ponto de vista sobre as discusses na Cmara dos Deputados entre membros do Conselho Federal de Psicologia, ABGLBT, Deputados e Evanglicos sobre o que chamam de cura gay. Segundo o meu ponto de vista o prezado Jornalista, mesmo dizendo que os evanglicos so preconceituosos, intolerantes e homofbicos, se contradiz e manifesta preconceito, intolerncia, homofobia e at atraso medieval nos seus argumentos, principalmentevem relao a ns evanglicos, com o uso de palavras que mais confundem que explicam, e por isso, sendo eu evanglico, no poderia deixar de trazer luz a verdade Bblica e clarear algumas coisas sobre o assunto. Sim, a Idade Mdia est aqui! Primeiro quero deixar claro que, apesar de evanglico, no vejo respaldo Bblico para atuao poltica dos discpulos de Jesus, como congressistas ou seja qual for o cargo politico, afinal, como Ele mesmo disse a Pilatos, a maior autoridade politica que o questionava, Tu o dizes ... Meu Reino no deste mundo ...se fosse deste mundo, meus servos lutariam por mim ... (Joo 19:33-37). Alm disso devo esclarecer que a Palavra de Deus no fala em cura gay, e muito menos em cura por sesses de psicologia, ms fala, sim, em libertao espiritual da homossexualidade e converso de vida, atravs de um processo de perdo e purificao do pecado, nova vida crescente em santificao, e aceitao por Deus, e isto no por obras humanas, obras dos homens, ms por obra divina, espiritual, feita por Deus ( 1Corntios 6:9-11). Por isso, sem fazer politica, devemos sim anunciar as boas novas que Jesus traz ao pecador homossexual, at para no nos tornarmos concordes, coniventes, complacentes e cmplices com a homossexualidade e sermos condenados com ela (Romanos 1:26-27,32). Deus amor, ms tambm justia e santidade, na mesma medida, por isso Ele ama o homossexual, ms odeia a homossexualidade pois ela contrria santidade, e por isso no pode ser injusto e deixar de pun-la . Por outro lado, a exemplo do que houve com Jesus, que foi desprezado, odiado e morto por alguns, a Palavra de Deus revela que a histria est toda escrita e que algum tem que fazer os papis antagnicos, no reservados para a Igreja de Cristo, ms para os que no o amam, por isso para alguns que j transbordaram o clice da ira divina no resta mais salvao. Diz o jornalista que o nosso Estado laico e liberal, o que no de todo verdade: laico, ms no liberal. Ser laico no significa ser ateu, ms sim que o Brasil no adota nenhuma religio oficial, e que respeita, promove e estimula a todas, indistintamente, portanto, nossa Constituio sempre aponta para para uma compreenso democrtica de justia de acordo com a qual o governo existe para promover os interesses do povo como um todo, ou a maioria, e no os interesses de uma seleta ou

designada minoria, sejam evanglicos, sejam ateus, sejam gays. Esta mesma laicidade estatal garante a todo o indivduo o direito de no adotar nenhuma convico, ou de adotar uma convico, e at de mudar de convico, todavia a laicidade do Estado no apenas mais uma convico entre outras, mas a condio primeira da coexistncia entre todas as convices no espao pblico, e assim, nenhuma liberdade absoluta e todo o direito pressupe deveres, portanto os cidados permanecem submetidos s leis que se do si prprios. Por isso no somos uma democracia liberal, h governo e h regras juridicas e morais, e cada um no pode fazer o que quiser. H liberdade legal e moral, ms no liberalidade, e muito menos libertinagem. Tanto assim que a comunidade LGBT tem a mesma liberdade perante a lei para se manifestar contrria e dizer que inconstitucional que as Igrejas pratiquem o que chamam de cura gay, o que para as Igrejas pregar a converso do homossexual. Alis, mesmo sendo contrrio ao que diz a Bblia, aqui em nossa cidade h uma igreja que se diz evanglica ms que presidida por um homossexual assumido, que prega a liberalidade da homossexulidade em nome de Jesus, e que mantm parceria com a ABD para aes conjuntas com a comunidade LGBT; por acaso praticam algum tipo de cura gay? ; por acaso para a ABD os membros desta igreja tambm so intolerantes, preconceituosos e homofbicos? (2 Pedro 2:1 -3,17-19). E por acaso alguma Igreja Crist se manifestou para hostilizar o que fazem ali em nome de Cristo? O prezado jornalista faz uso de palavras dificeis e cita que os lideres evanglicos tm como objetivo a eugenia social dos homossexuais (diminuio da populao homoafetiva do pas), colocando o uso da expresso eugenia social com sentido velado de destruio racial, ou genocdio. Ora, eugenia social se refere melhoramento gentico atravs do controle social para enriquecer as qualidades raciais das futuras geraes, seja sob o aspecto fsico ou mental, ou seja, ele no ataca os evanglicos simplesmente, mas ataca o SENHOR, o Deus dos evanglicos, sim, pois o que o jornalista diz, dissimuladamente, que Deus preconceituoso, racista, homofbico e que quer destruir a homossexualidade proibindo os costumes homossexuais. Deus Deus e Ele no precisaria destes subterfgios se assim quisesse, e deixou isto bem claro no episdio de Sodoma e Gomorra, que ficou como exemplo (2Pedro 2:6-10). A eugenia social vem sendo usada cientificamente por companhias de seguro, planos de sade e centros de imigrao que a usa para detectar caractersticas sociais que enquadram pessoas em grupos genticos predispostos doenas, para os rejeitar e evitar gastos futuros. Um dos maiores usos da eugenia social nestes campos em relao aos grupos de risco da AIDS, dos quais os homossexuais so os mais potenciais, e com isto sim os homossexuais deveriam se preocupar e lutar contra, afinal j no falamos mais de cura gay, ms sim de negativa sobrevivncia dos gays. Sobre isto diz o jornalista que ... fica claro que as duas nicas contribuies da bancada evanglica democracia brasileira so insistir no anticientfico e inconstitucional cura gay, ms de novo se mostra incoerente, contraditorio e faz um deservio aos prprios homossexuais, pois, de fato, o que Deus quer e os evanglicos pregam uma espcie de disgenia, isto , o aumento da expectativa de vida dos homossexuais, at alcanarem a vida eterna, se quiserem, pela converso, para evitarem no s a AIDS ms diversas outras doenas e complicaes to comuns aos homossexuais, degeneraes fisicas (corpo), mentais, emocionais e intelectuais (alma), e espirituais (espirito) (Romanos 1:26-27 e 1Tessalonicensses 5:23), e tambm a impossibilidade da transmisso destas degeneraes para as futuras geraes, e assim evitar o acmulo de doenas a cada gerao. Alis, pergunto eu: se a homossexualidade fosse regra e maioria qual outro mtodo escolheria a populao homoafetiva para adotar crianas ou gera-las para si seno a eugenia socal?; ou ser que nesta situao a raa humana se auto destruiria? Sim, a Idade Mdia est aqui! Diz ainda o jornalista da ABD que a eugenia social praticada pela bancada evanglica objetiva, alm da diminuio da populao homoafetiva do pas, por tabela, encher as arcas das igrejas com dinheiro dos homossexuais egodistnicos e iludidos com as falsas promessas de cura. Mais uma vez ele faz uso de palavras difceis, s entendidas pelos cultos, numa espcie de eugenia cultural, ms ns esclarecemos: em psicologia, homossexuais egodistnicos so indivduos que se sentem desconfortveis com sua orientao sexual, atrados por pessoas do mesmo sexo; so homossexuais cujos aspectos do pensamento, impulsos, atitudes, comportamentos e sentimentos contrariam e perturbam a sua prpria

pessoa, e como eles discordam desta sua caracterstica, sua atividade mental est em oposio ao ego, h um conflito entre o ego e os impulsos e exigncias do id e do superego. A condio egodistnica faz com que a orientao sexual ou a atrao que est em desacordo com a prpria imagem idealizada de si mesmo, cause ansiedade e um desejo de mudar de orientao ou tornar-se mais confortvel em relao a sua orientao sexual. Para Deus estas pessoas esto com conflitos da alma, ainda no transbordaram o clice da ira de Deus, ainda no esto perdidas, ainda ouvem a voz de Deus falando aos seus espritos, por isso h salvao para as almas destas pessoas homossexuais. Alis, o uso primitivo da palavra psico, do grego psyque, desde Plato, e sempre ser alma, e no mente. Para a psicologia os homossexuais egodistnicos so considerados indivduos com transtorno da sexualidade, ou seja, quando o indivduo homossexual no apresenta problemas em aceitar sua homossexualidade ele normal, ms quando ele no se aceita ele tem um transtorno de orientao sexual, ele anormal. Para mim isto tambm se chama preconceito, discriminao, homofobia, e isto fica claro quando o jornalista, que presumo um homossexual assumido, diz que os homossexuais egodistnicos enchem as arcas das igrejas com dinheiro, iludidos com as falsas promessas de cura. Ser que ele isenta desta generalizao os homossexuais da igreja inclusiva com quem a ABD tem parceria?; ou no? Por fim, diz o jornalista, que ... a bancada evanglica no Congresso Nacional o Hezbollah brasileiro . Esta sim uma afirmao discriminatria e preconceituosa, tanto em relao ao Hezbollah como Bancada Evanglica. Embora o Hezbollah seja considerado por muitos apenas como uma organizao terrorista, ele uma fora significativa na politica libanesa, responsvel por diversos servios sociais, alm de operar escolas, hospitais e servios agriculturais, portanto para muitos ele bem visto e aceito. O Hezbollah tambm um movimento legitimo de resistncia, com forte atuao politica e paramilitar fundamentalista, espalhado por todo o mundo islmico e rabe, ms isto no elimina seu trabalho social. Obviamente que o jornalista tambm ignora todo o trabalho social e moral que a Igreja Evanglica presta sociedade e tenta resumi-la e enquadra-la na bancada do Congresso, a quem intitula de organizao terrorista, assim como presumo pense ele do Hezbollah. Alis, como se sentiriam os membros da ABD, que fazem um to grande trabalho social junto s periferias, se algum dissesse que a origem dos bens que doa maligna, afinal parte vem das boates e bares LGBT que seus membros administram e participam, e dos demais eventos da comunidade LGBT? Alm disto devo dizer que a traduo da palavra Hezbollah Partido de Deus, e lembro que o Islamismo, assim como o Cristianismo, tem origem no Deus dos judeus, e, portanto, no Deus da Bblia, e, assim sendo, tanto l como c, tem muita gente fazendo uso em vo e em blasfmias do nome do SENHOR, o Deus da Bblia. Aqui, por exemplo, como j dissemos, usam o nome de Deus e de Jesus at para justificar a homossexualidade, e se vivssemos sob a lei do Hezbollah isto seria punido com apedrejamento at a morte, ms como vivemos o tempo da graa, sob a misericrdia de Deus e por obra de Jesus, e a lei agora ainda mais profunda, com sentido moral (Mateus 5:17-20), s que a punio espiritual, por isso se acham livres e escarnecem de Deus, ms assim vo enchendo o clice da ira e semeando juzo moral para si mesmos. Concluindo, queria dizer que ns, os Cristos Evanglicos, adoramos, servimos, oferecemos sacrifcios e cultuamos, com decncia e em ordem, o SENHOR, o Deus da Bblia, e Ele que construmos Templos e Altares, e em nome Dele que pregamos a cura para a homossexualidade, embora haja quem no acredite na existncia deste Deus e nem na cura da homossexualidade, e fazemos isto dentro da liberdade jurdica que a laicidade estatal nos oferece. E com base nesta mesma liberdade jurdica que a laicidade estatal oferece que h grupos que adoram, servem, oferecem sacrifcios e cultuam, na mais extrema indecncia, desordem e imoralidade aos deuses mitolgicos e pagos da sexualidade libertina, como Eros, Apolo, Afrodite, Vnus, e tantos outros deuses a quem constroem avenidas professionais onde desfilam ridicularizados em procisses cultuais, e a quem constroem templos e altares sagrados diante dos quais se ritualizam sexualmente, e entram em xtase e frenesi descontrolado, escravizados psicologicamente por deuses que s podem oferecer a morte para a homossexualidade ( ... O ladro vem seno para roubar, matar e destruir ... Joo 10:10). E tambm

esta mesma laicidade estatal que garante a todo o indivduo o direito de mudar de convico, que garante, por conseguinte, tambm o direito de conhecer outras opes, por isso no somos fundamentalistas e nem terroristas, somos evangelistas, e pregamos que h soluo para as escolhas erradas da vida. Sim, a Idade Mdia est aqui, entre ns, travestida de modernidade, avano, progresso, seleo natural da espcie humana ... SILVIO GOMES

Carta publicada em 02/12/2012


02/12/12 03:00 - Tribuna do Leitor

A Idade Mdia est aqui


Nesta semana, vimos na Cmara dos Deputados o quanto o Brasil ainda est distante de ser uma Repblica laica e liberal, nas acepes plenas dos termos. Apesar da deciso do STF sobre a unio homoafetiva e da comunidade mdico-psicolgico-cientfica j ter estabelecido que a homossexualidade e a bissexualidade no sejam doenas nem disfunes psquicas, mas sim uma condio sexual natural tal como a heterossexualidade, a bancada evanglica e pastores obscurantistas como Malafaia deram um show de homofobia e intolerncia ao defenderem a cura gay. Foram questionados e anulados de forma contundente pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia, pelo presidente da ABGLBT e por deputados contrrios ao projeto (com destaque para os deputados Jean Willys, Erika Kokay e Jandira Feghali), que visa sustar a resoluo do Conselho Federal de Psicologia que impede a reverso de condio sexual, associada ou no a curandeirismo religioso. Tal como j sabamos, e os ativistas pr-cidadania deixaram claro mais uma vez, a resoluo no impede o psiclogo de atender e de acolher um homossexual ou bissexual com sofrimento psquico, mas sim veda o uso de terapias de converso e bem como a propaganda de servios curativos, quase sempre acompanhados por proselitismo cristianista. Com mais esse episdio de intolerncia e atraso conscincia, fica claro que as duas nicas contribuies da bancada evanglica democracia brasileira so insistir no anticientfico e inconstitucional cura gay, por um lado, e impedir a criminalizao da homofobia, agindo, portanto, como cmplices, por outro lado. Ambas aes fazem parte de uma agenda poltica anti-gay, surgida devido a maior visibilidade social dos homossexuais e a sua luta por direitos civis plenos, que contrria aos direitos humanos e laicidade estatal, que tem como objetivo a eugenia social dos homossexuais (diminuio da populao homoafetiva do pas) e, por tabela, encher as arcas das igrejas com dinheiro dos homossexuais egodistnicos e iludidos com as falsas promessas de cura.

A bancada evanglica no Congresso Nacional o Hezbollah brasileiro. Marcos Augusto de Freitas - Jornalista - Assessor de Imprensa da Associao Bauru Pela Diversidade ABD

Textos de cartas preparados


AIDS: Jovem homossexual, porque orgulhar-se desta peste? Parte I
Como no inicio a Aids foi diagnosticada em homossexuais saudveis, que morriam de infeces agudas e neoplasias raras e desconhecidas, ela chegou a ser chamada de Grid (Gay Related Immune Deficiency), isto , Deficincia Imunolgica Relativa aos Gays. Pensava-se, ento, que os homossexuais eram um grupo de risco, com predisposio gentica ou hereditria para contrair a doena. Com isso, os homossexuais comearam a ser discriminados, pois eram vistos como portadores da peste gay espcie de castigo divino em face do pecado que cometiam. Mas essa discriminao durou pouqussimo tempo, pois, como a peste comeou matando homossexuais da elite intelectual e artstica, uma reviravolta dos meios culturais rapidamente mudou o titulo de peste gay, condenada pelos hipcritas religiosos e moralistas de planto, para orgulho gay, e assim a Aids virou bandeira dos militantes homossexuais. Rapidamente os meios de produo cultural, repletos de simpatizantes do movimento gay, no s conseguiram desacreditar as foras contrrias como induziram a populao a ser solidria com os homossexuais. Tambm as autoridades mdicas, que no tinham explicaes convincentes, acabaram seduzidas por esse novo enfoque, e assim, oficialmente, os homossexuais deixaram de ser um grupo de risco. Os jovens de hoje que no conviveram com estes fatos e com a dor e a luta daqueles primeiros artistas e intelectuais que morreram, e a de seus familiares e amigo, acabaram assumindo uma bandeira do orgulho gay a qual, se seinformassem, talvez no a carregariam. Quantos destes que hoje idolatram Cazuza sequer sabem da sua dor e luta para sobreviver, e do sofrimento de sua me que o viu definhar.

O movimento gay tomou o lugar que pertencia s feministas no combate aos preconceitos, e at com muito mais eficcia, de forma que, em nosso pais, at os Planos Curriculares Nacionais, do MEC, sob o pretexto de combater qualquer espcie de discriminao, acabaram priorizando os homossexuais na educao sexual que se ministra nas escolas, e isto atingiu diretamente a atual juventude, vitimada pela vida sexual precoce e desregrada em que foi estimulada, promovida e lanada, sob o argumento de que ficar sabendo a melhor preveno. Frequentemente, lderes do movimento gay so convidados a dar palestras para crianas e adolescentes, quando esmeram-se em atacar a famlia tradicional e a fazer propaganda das perverses sexuais, at porque assim que a maioria deles vive, o que no o caso das crianas e adolescentes a quem se dirigem. Nas ruas, as frequentes passeatas gays ofendem a populao, inclusive crianas, com cenas grotescas de seios artificiais e genitlias desnudas, numa mudana de foco dos movimentos que lutam pela diversidade. Acontece que estes movimentos se engajam mais na busca por direitos e o foco muda de interesses, pois, embora eles lutem por acessos, inclusive de sade, esto focados muito mais na questo dos seus prprios direitos legais, uma vez que eles j so, assumidamente, gays, lsbicas, travestis, transexuais, e muitos aidticos at, que precisam do amparo governamental, o que no o caso daqueles a quem se dirigem. Assim como a opo religiosa a escolha da opo sexual no deveria ser o foco de interesses, e, por isso, deveria haver um extremo cuidado nestas situaes. Tambm as telenovelas incitam e coroam todo esse processo, valorizando cada vez mais o homossexualismo e a

prostituio. No prprio Ministrio da Sade, o discurso sobre Aids pouco tem de cientfico tornou-se mera propaganda do movimento gay. No entanto, a Aids continua sendo, basicamente, uma doena de homossexuais masculinos e de usurios de drogas injetveis. Nessas duas dcadas em que se tomou conhecimento da doena, ela sempre atingiu, prioritariamente, os homens que fazem sexo com outros homens. Enquanto isto o Ministrio da Sade tem agido exatamente no sentido contrrio, com suas campanhas de combate Aids que optam pela mais completa parcialidade e imoralidade, tomando o partido dos homossexuais e dos promscuos sexuais no tanto contra seus reais problemas, ms colocando-os contra a opo sexual dos heterossexuais, dos abstmios e dos castos, reforado aquela falsa ideia de que, hoje, a Aids no mais doena, uma atitude um sintoma a mais do orgulho gay.

Qual a razo dessa preferncia da Aids pelos homossexuais? O Ministrio da Sade no explica esse fato cientificamente. Em seu informe destinado aos homossexuais, onde esses dados so apresentados, a Coordenao de DST e Aids prefere culpar o resto da populao pelo problema. Logo no incio do texto, afirma-se como se fosse verdade absoluta que os cientistas e os prprios homossexuais concordam em dizer que a discriminao e o preconceito levam o homossexual, principalmente os mais jovens, a se distanciar das fontes de informao, fazendo com que ele corra mais risco de infeco pelo HIV. Mas nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) tem uma resposta para a pergunta que o Ministrio da Sade reluta at em formular por que os homossexuais so mais propensos a contrair Aids? Na cartilha sobre o uso da camisinha, a FDA explica que o coito anal praticado preferencialmente por homossexuais masculinos est muito mais sujeito contaminao pelo HIV do que o coito normal entre um homem e uma mulher, uma vez que a estrutura do nus, por no se dilatar suavemente como a da vagina, torna-se muito mais sujeita a ferimentos quando pressionada pelo pnis, e isso leva aos riscos sensivelmente maiores de contgio pelo HIV. Em medicina, o que caracteriza um grupo de risco a predisposio gentica, hereditria ou mesmo ambiental que um determinado grupo humano tem para contrair uma determinada doena, e como a AIDS atinge a todos, indistintamente, no se pode dizer que h grupos humanos com predisposio natural para contrair o HIV, nem mesmo os homossexuais, ms pode se afirmar, com absoluta certeza, que um comportamento arriscado, como a homossexualidade, a promiscuidade sexual e o uso de drogas injetveis, pode levar o indivduo a ser contaminado pelo vrus da Aids. Ento, se por um lado este fato uma prova cientfica e irrefutvel de que os homossexuais no podem ser moralmente condenados como nicos responsveis, hoje, pela disseminao da Aids, por outro lado no h como negar que o comportamento homossexual muito mais arriscado a contrair a AIDS que o comportamento heterossexual ou a abstinncia sexual. Assim, se no podemos responsabilizar os homossexuais como grupo de risco da AIDS, sob pena de sermos acusados de preconceito, discriminao e homofobia, e at sermos presos e responder a processo judicial, podemos responsabilizar moralmente todos aqueles que o contraem praticando homossexualismo, uma vez que a infeco pelo HIV, nestes casos, decorreu do comportamento amplamente divulgado e conhecido como de risco. Ou ser que os homossexuais ignoram isto? E ser que suas conscincias morais no os acusam ou os defendem antes mesmo de cada um de seus pensamentos serem postos em prtica? (adaptado do Jornal Opo, Goinia - Edio de 19 a 25 de outubro de 2003).

AIDS: Jovem homossexual, porque orgulhar-se desta peste? Parte II


Ms o que dizer aos nossos jovens homossexuais que se tornam, a cada dia, o grupo de risco mais vulnervel AIDS? Sim, recente pesquisa do Ministrio da Sade revelou que a prevalncia da Aids no Brasil se mantm estvel, mas o aumento dos casos em grupos especficos, como o de jovens homossexuais de 15 a 24 anos e de mulheres de 13 a 19 anos, motivo de preocupao, como mostram os dados do Boletim Epidemiolgico Aids/DST 2011. Essas populaes foram, ento, o foco da campanha que o governo lanou no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, de 2011, e da Campanha de Carnaval de 2012. Os dados revelaram que, em 1990, 25,2% dos jovens de 15 a 24 anos infectados pelo vrus da Aids eram homens que faziam sexo com outros homens, e, em 2010, essa proporo aumentou para 46,4%, ou seja, hoje, quase a metade dos jovens de 15 a 24 anos com AIDS so homossexuais. A pesquisa tambm revelou que a chance de um jovem gay estar infectado pelo HIV 13 vezes maior que a dos no homossexuais.

Nestes grupos especficos, que podemos chamar de grupos de risco, entre os jovens homossexuais a incidncia passou de 24,3 para 26,9 casos por 100 mil habitantes, e o aumento dos casos em garotas de 13 a 19 anos, outro ponto preocupante, esse grupo foi o nico no qual as mulheres ultrapassaram os homens na pesquisa, passando de 2,5 para 2,9 casos por 100 mil habitantes. No coincidentemente a idade destas vitimas da AIDS as coloca entre aquelas que receberam as informaes dos Planos Curriculares Nacionais, do MEC, que, sob o pretexto de combater qualquer espcie de discriminao, acabaram priorizando o ensino precoce e libertino da sexualidade ministrada nas escolas, que inclusive trataram a homossexualidade como normal, natural, direito humano universal, coisas que estimularam, incentivaram e promoveram a vida sexual precoce e desregrada destes jovens, inclusive expondo-as, ainda imaturamente, a lderes do movimento gay que, convidados a dar palestras para crianas e adolescentes as escolas, esmeraram-se em atacar a famlia tradicional e a fazer propaganda das perverses sexuais. Muitas destas meninas de 13 a 19 anos adquiriram a AIDS em sua primeira relao sexual , justamente com aqueles meninos de 15 a 24 anos que ainda se descobriam sexualmente e praticaram a bissexualidade antes de se dizerem homossexuais. Esta tendncia do crescimento da doena entre o pblico jovem mundial, segundo Relatrio do Programa Conjunto das Naes Unidas sobre HIV/Aids, divulgado no final de 2011, que mostra que, apenas em 2010, houve mais de 7.000 novas infeces por dia em todo o mundo, dos quais 34% entre jovens de 15 a 24 anos. Em nosso pas, apesar de o Ministrio da Sade comemorar a estabilidade da Aids, a doena est longe de ser um problema superado. So 35 mil novos casos por ano, ou quase 100 novas infeces por dia. A mortalidade resultante da doena tambm diminuiu bastante nos ltimos anos, verdade, mas ainda expressiva: so 11 mil mortes por ano, em mdia, ou 30 mortes por dia pela AIDS em nosso pais. A pesquisa mostrou, ainda, que a diferena entre homens e mulheres infectados cada vez menor, pois, se em 1989 eram seis homens para cada mulher infectada, em 2010 a razo de 1,7 homem para cada mulher. Na faixa etria acima de 50 anos, a taxa de incidncia de Aids em mulheres aumentou quase 76% entre 1998 e 2010, passando de 5,8 para 10,2 casos por 100 mil habitantes, enquanto que nos homens dessa faixa etria passou de 14,5 para 8,8 casos por 100 mil habitantes no mesmo perodo. Todavia, um dado deve ser muito festejado: um dos resultados apontados como consequncia de campanhas foi a diminuio da transmisso vertical quando a me infectada passa o vrus para o beb, onde houve uma queda de mais de 40% entre 1998 a 2010, segundo o Ministrio, e isto se deve ao maior acesso das mulheres ao diagnstico no pr-natal. Alias, esta concluso nos remete de volta aos jovens, fazendonos pensar que a AIDS aumenta entre eles exatamente pela falta de preveno e de preocupao com a vida. E quando chega agora, em 2012, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, vemos de novo que a Campanha Estadual de Combate Aids se chama Fique Sabendo, no referindo-se a passar instrues para os jovens sobre como evitar comportamentos de riscos que o expem AIDS, ms, alinhada com o Ministrio da Sade, para mobilizao nacional de preveno e testagem anti-HIV, isto , uma campanha voltada para quem faz parte dos grupos de riscos. E os jovens? Ah, os jovens tero tempo para entrarem nestes grupos de riscos ... Acontece que os supostos avanos nos tratamentos fazem jovens relaxarem e gozarem despreocupadamente. Mesmo co m todos os alertas muitos ainda no se previnem, principalmente os jovens, e para especialistas que convivem diariamente com os soropositivos, a causa desse desleixo justamente o fato de essa parcela da populao no ter convivido com a fase drstica da doena. Como dissemos antes, antigamente, a viso de quem tinha o vrus HIV era de uma pessoa condenada morte com ares de sofrimento, ms hoje, como os tratamentos existentes possibilitaram uma significativa diminuio do ndice de mortalidade e tambm maior qualidade de vida aos portadores, o que para ser comemorado, ao mesmo tempo, deve servir de alerta. O paradoxo se consiste no fato de que os jovens, justamente por terem convivido com a aids depois de todas essas melhorias cientficas, passara m a se preocupar menos com a doena. Apesar de os medicamentos terem evoludo bastante, eles continuam sendo medicamentos e, assim, sujeitos a apresentarem efeitos colaterais, e at aumentar o risco de outros problemas, como infarto, derrame e acidente vascular cerebral (AVC). Na nossa cidade a campanha ofereceu testes rpidos, que demandam apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa e com o resultado saindo em cerca de 30 minutos, e, em caso de positividade para alguma doena, o encaminhamento para o tratamento imediato. Todo o processo acompanhado por profissionais que fazem um trabalho de aconselhamento, pr e ps-teste.

Os jovens passaram a achar que a doena se tornou uma enfermidade crnica como as outras, o que um grande engano, pois no porque as pessoas conseguem viver com a aids que ela se tornou uma doena comum. As campanhas focam exageradamente a utilizao do preservativo, que de fato continua sendo a melhor maneira de se prevenir da aids, porm, nesta mistura de confiana e busca por liberdade, muitos jovens ainda no se protegem durante as relaes sexuais. Abandonados pelas famlias que j se importam com a transferncia de bons valores morais aos filhos, e at estimulados pela escola, os jovens tm relaes sexuais em qualquer hora e qualquer lugar, e muitas dessas relaes ocorrem sem o uso de preservativo. As meninas ainda se submetem a no usar o preservativo para ter a aceitao do parceiro, e algumas tem vergonha em pedir para que eles usem e, por isso, fazem sexo sem. Alm disto, nas meninas h o pensamento de que, se pedirem para que o parceiro use o preservativo, ele vai achar que ela tem alguma doena.

Jovens, no carregue esta bandeira do falso orgulho, no se orgulhe daquilo que os humilhados te dizem para orgulhar-se. melhor a humildade pois s com ela voc estar livre deste falso orgulho e da humilhao.

Meus estudos

possvel a cura gay? A cincia diz que a homossexualidade no doena, portanto no h nada a ser curado na homossexualidade. Esta concluso se baseia em deciso da Organizao Mundial de Sade OMS, de 17 de maio de 1990, quando foi revisada a Classificao Internacional de Doenas CID -10. Antes disto a homossexualidade era considerada uma doena mental, por isso foi da psicologia a iniciativa para retir-la da relao, e em 1999 o Conselho Federal de Psicologia CFP, editou resoluo proibindo aos psiclogos de colaborar, propor ou efetuar tratamento e cura da homossexualidade. A OMS , como o prprio nome diz, uma agncia especializada em sade, que tem por objetivo desenvolver ao mximo possvel o nvel de sade de todos os povos, sendo que seu documento de constituio diz que, por sade entenda-se um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no consistindo somente da ausncia de uma doena ou enfermidade, ms atualmente j h quem queira incluir tambm o bem-estar espiritual neste conceito. A CID fornece os cdigos relativos classificao das doenas, publicada pela OMS, e usada para estatsticas de morbilidade e de mortalidade, sistemas de reembolso e de decises automticas de suporte em medicina. Ela, a CID, revista periodicamente e encontra-se na sua dcima edio, ou CID-10, como conhecida. Ocorre que a reviso da classificao feita por votao, portanto dizer que a homossexualidade no doena uma meia verdade, no um fato concreto e definitivo, at porque no se submete

votao aquilo que cientificamente provado e comprovado. Alm disto na mesma CID-10 esto classificadas, entre outras, as seguintes doenas: F64 Transtornos da identidade sexual: F64.0 Transexualismo - Trata-se de um desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo se acompanha em geral de um sentimento de mal estar ou de inadaptao por referncia a seu prprio sexo anatmico e do desejo de submeter-se a uma interveno cirrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo to conforme quanto possvel ao sexo desejado. F64.1 Travestismo bivalente - Este termo designa o fato de usar vestimentas do sexo oposto durante uma parte de sua existncia, de modo a satisfazer a experincia temporria de pertencer ao sexo oposto, mas sem desejo de alterao sexual mais permanente ou de uma transformao cirrgica; a mudana de vestimenta no se acompanha de excitao sexual. Transtorno de identidade sexual no adulto ou adolescente, tipo no-transexual. Exclui: travestismo fetichista (F65.1) F64.2 Transtorno de identidade sexual na infncia -Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no incio da infncia (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relao a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistncia de que se ) do outro sexo. H uma preocupao persistente com a roupa e as atividades do sexo oposto e repdio do prprio sexo. O diagnstico requer uma profunda perturbao de identidade sexual normal; no suficiente que uma menina seja levada ou traquinas ou que o menino tenha uma atitude afeminada. Os transtornos da identidade sexual nos indivduos pberes ou pr-pberes no devem ser classificados aqui mas sob a rubrica F66.-. Exclui: orientao sexual egodistnica (F66.1); transtorno da maturao sexual (F66.0) F64.8 Outros transtornos da identidade sexual F64.9 Transtorno no especificado da identidade sexual. Transtorno do papel sexual SOE

F65 Transtornos da preferncia sexual ( Inclui: parafilias): F65.0 Fetichismo F65.1 Travestismo fetichista F65.2 Exibicionismo F65.3 Voyeurismo F65.4 Pedofilia F65.5 Sadomasoquismo F65.6 Transtornos mltiplos da preferncia sexual F65.8 Outros transtornos da preferncia sexual

F65.9 Transtorno da preferncia sexual, no especificado (Desvio sexual SOE)

F66 Transtornos psicolgicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e sua orientao (Nota: A orientao sexual por si no deve ser vista como um transtorno): F66.0 Transtorno da maturao sexual - O paciente est incerto quanto a sua identidade sexual ou sua orientao sexual, e seu sofrimento comporta ansiedade ou depresso. Comumente isto ocorre em adolescentes que no esto certos da sua orientao (homo, hetero ou bissexual), ou em indivduos que aps um perodo de orientao sexual aparentemente estvel (freqentemente ligada a uma relao duradoura) descobre que sua orientao sexual est mudando. F66.1 Orientao sexual egodistnica - No existe dvida quanto a identidade ou a preferncia sexual (heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade ou pr-pbere) mas o sujeito desejaria que isto ocorresse de outra forma devido a transtornos psicolgicos ou de comportamento associados a esta identidade ou a esta preferncia e pode buscar tratamento para alter-la. F66.2 Transtorno do relacionamento sexual - A identidade ou a orientao sexual (hetero, homo ou bissexual) leva a dificuldades no estabelecimento e manuteno de um relacionamento com um parceiro sexual. F66.8 Outros transtornos do desenvolvimento psicossexual F66.9 Transtorno do desenvolvimento sexual, no especificado

A CIENCIA MEDICA QUE DIZ QUE NO, MAS ESTA UMA MEIA VERDADE, NO UM FATO CONCRETO E FINALIZADO, UMA TEORIA, POIS A MESMA CIENCIA DIZ QUE H DISTURBIOS DA SEXULIDADE QUE SO DOENAS. ALEM DISTO A ELIMINAO DA HOMOSSEXUALIDADE DO GRUPO DE DOENAS SE DEU POR VOTAO, LOGO DIZER QUE NO DOENA PORQUE UM GRUPO VOTOU NO BASE DE AFIRMAO CIENTIFICA, AT PORQUE NO SE SUBMETE A VOTAO AQUILO QUE EVIDENTE E DEMONSTRADO CIENTIFICAMENTE COM PROVAS IRREFUTAVEIS. TEM AT TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO E DA PERSONALIDADE NO ESPECIFICADOS, E PORQUE NO HOMOSSEXUALIDADE?

, portanto, se no doena no deveria haver tratamento nem gastos publicos. Ms e os gastoos com AIDS?

A Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade, frequentemente designada pela sigla CID (em ingls: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece cdigos relativos classificao de doenas e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenas. A cada estado de sade atribuda uma categoria nica qual corresponde um cdigo, que contm at 6 caracteres. Tais categorias podem incluir um conjunto de doenas semelhantes.

A CID publicada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) e usada globalmente para estatsticas de morbilidade e de mortalidade, sistemas de reembolso e de decises automticas de suporte em medicina. O sistema foi desenhado para permitir e promover a comparao internacional da coleco, processamento, classificao e apresentao do tipo de estatsticas supra-citado. ICD A CID uma classificao base da Famlia Internacional de Clasificaes da OMS (WHO-FIC). A CID revista periodicamente e encontra-se, data (Novembro de 2006), na sua dcima edio. A CID-10, como conhecida, foi desenvolvida em 1992 para registar as estatsticas de mortalidade. Actualizaes anuais (menores) e tri-anuais (maiores) so publicadas pela OMS.
Portanto, se no doena no deveria haver tratamento nem gastos publicos. Ms e os gastoos com AIDS?

RESOLUO CFP N 001/99: # Estabelece normas de atuao para os psiclogos em relao questo da Orientao Sexual # O Conselho Federal de Psicologia, no uso de suas atribuies legais e regimentais, considerando que o psiclogo um profissional da sade; # Considerando que na prtica profissional, independentemente da rea em que esteja atuando, o psiclogo frequentemente interpelado por questes ligadas sexualidade. # Considerando que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade; # Considerando que a homossexualidade no constitui doena nem distrbio e nem perverso; # Considerando que h, na sociedade, uma inquietao em torno de prticas sexuais desviantes da norma estabelecida scio-culturalmente; # Considerando que a Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questes da sexualidade, permitindo a superao de preconceitos e discriminaes. RESOLVE: # Art. 1 Os psiclogos atuaro segundo os princpios ticos da profisso, notadamente aqueles que disciplinam a no discriminao e a promoo e bem-estar das pessoas e da humanidade. # Art. 2 Os psiclogos devero contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexo sobre o

preconceito e o desaparecimento de discriminaes e estigmatizaes contra aqueles que apresentam comportamentos ou prticas homoerticas. # Art. 3 Os psiclogos no exercero qualquer ao que favorea a patologizao de comportamentos ou prticas homoerticas, nem adotaro ao coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos no solicitados. # Pargrafo nico Os psiclogos no colaboraro com eventos e servios que proponham tratamento e cura da homossexualidade. # Art. 4 Os psiclogos no se pronunciaro, nem participaro de pronunciamentos pblicos, nos meios de comunicao de massa, de modo a reforar os preconceitos sociais existentes em relao aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psquica. # Art. 5 Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao. # Art. 6 Revogam-se todas as disposies em contrrio. Braslia, 22 de maro de 1999. Ana Mercs Bahia Rock Conselheira Presidente

siTE www.dradnet.com/section1/homossexualismo-homossexualidade-e-doena HOMOSSEXUALIDADE DOENA?


GRUPO DIVERSIDADE CATLICA - ... No mais somente a medicina ou a polcia tinha algo a dizer sobre os gays, mas tambm estes tinham uma voz e com isso, foi aumentando o dilogo na sociedade a respeito desta questo e se desfazendo muitos preconceitos existentes. Tambm a cincia avanou na questo. At bem pouco tempo, a Psicologia considerava a homossexualidade um distrbio. Na dcada de 1990, houve a recomendao expressa para que fosse retirada a homossexualidade da lista de doenas. As cincias a consideram uma orientao sexual minoritria, to normal quanto a orientao heterossexual. H ainda muitos setores da sociedade que no aceitam a normalidade da orientao homossexual. compreensvel que isto acontea visto as mudanas tanto na medicina quanto as trazidas pelo dilogo do movimento gay com a sociedade serem muito recentes. Isto no quer dizer, no entanto, que no tenhamos que nos mobilizar para esclarecer a questo mesmo onde h mais resistncia. Assim faz o grupo Diversidade Catlica em relao aos setores mais conservadores da Igreja. H de se prestar bastante ateno em pesquisas cientficas que procuram a causa da homossexualidade. Muitas vezes, esta procura ainda supe, de alguma forma, a homossexualidade

como uma espcie de anomalia, de situao no natural. Pode haver ainda preconceito motivando tais pesquisas. Por que no procurar tambm a causa da heterossexualidade? Desde que os conselhos de Psicologia retiraram a homossexualidade da lista de distrbios psicolgicos, proibida qualquer iniciativa de reverso da homossexualidade, qualquer tipo de tratamento psicolgico. No h o que tratar. Por fim, para sermos atentos tambm com as palavras, o correto homossexualidade e nunca homossexualismo, j que o sufixo ismo designa um estado doentio.

Antes de 1990, a homossexualidade era considerada uma doena mental no dia 17 de maio de 1990, ou seja, h exatos 21 anos, a Organizao Mundial de Sade (OMS) retirou o homossexualismo da lista internacional de doenas. No h muito tempo o mundo todo, at os pases mais liberais, lidava com a questo da opo sexual como caso de sade pblica. Em 1886, o sexlogo Richard von Krafft-Ebing listou a homossexualidade e outros 200 estudos de casos de prticas sexuais em sua obra Psychopathia Sexualis. Krafft-Ebing props que a homossexualidade era causada por uma "inverso congnita" que ocorria durante o nascimento ou era adquirida pelo indivduo. Em 1952, a Associao Americana de Psiquiatria publicou, em seu primeiro Manual Diagnstico e Estatstico de Transtorno Mentais , que a homossexualidade era uma desordem, o que fez com que a opo sexual fosse estudada por cientista, que acabaram falhando por diversas vezes ao tentarem comprovar que a homossexualidade era, cientificamente, um distrbio mental. Com a falta desta comprovao, a Associao Americana de Psiquiatria retirou a opo sexual da lista de transtornos mentais em 1973. Em 1975, a Associao Americana de Psicologia adotou a mesma posio e orientou os profissionais a no lidarem mais com este tipo de pensamento, evitando preconceito e estigmas falsos. Porm, a Organizao Mundial de Sade incluiu o homossexualismo na classificao internacional de doenas de 1977 (CID) como uma doena mental, mas, na reviso da lista de doenas, em 1990, a opo sexual foi retirada. Por este motivo, o dia 17 de maio ficou marcado como Dia Internacional contra a Homofobia. Mas, apesar desta resoluo internacional, cada pas e cultura trata a questo da homossexualidade de maneira diferente. O Brasil, por exemplo, por meio do Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a opo sexual como doena ainda em 1985, antes mesmo da resoluo da OMS. Por outro lado, a China tomou a atitude apenas em 2001. O mundo todo caminha para compreender a opo sexual apenas como uma opo individual e no um problema de sade. O desafio continua nas culturas de rejeio ao direito de opo sexual, com o preconceito chegando, inclusive, condenao penal.

Classificao internacional de doenas


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

A Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade, frequentemente designada pela sigla CID (em ingls: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece cdigos relativos classificao de doenas e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenas. A cada estado de sade atribuda uma categoria nica qual corresponde um cdigo, que contm at 6 caracteres. Tais categorias podem incluir um conjunto de doenas semelhantes. A CID publicada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) e usada globalmente para estatsticas de morbilidade e de mortalidade, sistemas de reembolso e de decises automticas de suporte em medicina. O sistema foi desenhado para permitir e promover a comparao internacional da coleco, processamento, classificao e apresentao do tipo de estatsticas

supra-citado. ICD A CID uma classificao base da Famlia Internacional de Clasificaes da OMS (WHO-FIC). A CID revista periodicamente e encontra-se, data (Novembro de 2006), na sua dcima edio. A CID-10, como conhecida, foi desenvolvida em 1992 para registar as estatsticas de mortalidade. Actualizaes anuais (menores) e tri-anuais (maiores) so publicadas pela OMS.
Portanto, se no doena no deveria haver tratamento nem gastos publicos. Ms e os gastoos com AIDS?

Organizao Mundial da Sade


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A Organizao Mundial da Sade (OMS) uma agncia especializada em sade, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada Organizao das Naes Unidas. Sua sede em Genebra, na Sua. A directora-geral , desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.[1] A OMS tem suas origens nas guerras do fim do sculo XIX (Mxico, Crimeia). Aps a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comit de higiene, que foi o embrio da OMS. Segundo sua constituio, a OMS tem por objetivo desenvolver ao mximo possvel o nvel de sade de todos os povos. A sade sendo definida nesse mesmo documento como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no consistindo somente da ausncia de uma doena ou enfermidade. O Brasil tem participao fundamental na histria da Organizao Mundial da Sade, criada pela ONU para elevar os padres mundiais de sade. A proposta de criao da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de sade pblica de alcance mundial".[2] Desde ento, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperao.

A CIENCIA MEDICA QUE DIZ QUE NO, MAS ESTA UMA MEIA VERDADE, NO UM FATO CONCRETO E FINALIZADO, UMA TEORIA, POIS A MESMA CIENCIA DIZ QUE H DISTURBIOS DA SEXULIDADE QUE SO DOENAS. ALEM DISTO A ELIMINAO DA HOMOSSEXUALIDADE DO GRUPO DE DOENAS SE DEU POR VOTAO, LOGO DIZER QUE NO DOENA PORQUE UM GRUPO VOTOU NO BASE DE AFIRMAO CIENTIFICA, AT PORQUE NO SE SUBMETE A VOTAO AQUILO QUE EVIDENTE E DEMONSTRADO CIENTIFICAMENTE COM PROVAS IRREFUTAVEIS. TEM AT TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO E DA PERSONALIDADE NO ESPECIFICADOS, E PORQUE NO HOMOSSEXUALIDADE? GRUPO CID-10-F60 TRANSTORNOS ESPECIFICOS DA PERSONALIDADE CID-10 F66.1 ORIENTAO SEXUAL EGODISTONICA

CID-10- F66.2 TRANSTORNO DE RELACIONAMENTO SEXUAL CID-10 F64.0 TRANSXEXUALISMO

F64 - Transtornos da identidade sexual


Resultado(s) encontrado(s): 6
CID 10 - F64 Transtornos da identidade sexual CID 10 - F64.0 Transexualismo CID 10 - F64.1 Travestismo bivalente CID 10 - F64.2 Transtorno de identidade sexual na infncia CID 10 - F64.8 Outros transtornos da identidade sexual CID 10 - F64.9 Transtorno no especificado da identidade sexual

F65 - Transtornos da preferncia sexual


Resultado(s) encontrado(s): 10
CID 10 - F65 Transtornos da preferncia sexual CID 10 - F65.0 Fetichismo CID 10 - F65.1 Travestismo fetichista CID 10 - F65.2 Exibicionismo CID 10 - F65.3 Voyeurismo CID 10 - F65.4 Pedofilia CID 10 - F65.5 Sadomasoquismo CID 10 - F65.6 Transtornos mltiplos da preferncia sexual CID 10 - F65.8 Outros transtornos da preferncia sexual CID 10 - F65.9 Transtorno da preferncia sexual, no especificado

Voyeurismo uma prtica que consiste num indivduo conseguir obter prazer sexual atravs da observao de pessoas. Essas pessoas podem estar envolvidas em atos sexuais, nuas, em roupa interior, ou com qualquer vesturio que seja apelativo para o indivduo em questo, o/a voyeur. A prtica do voyeurismo manifesta-se de vrias formas, embora uma das caractersticas-chave que o indivduo no interage com o objeto (por vezes no cientes de estarem sendo observados); em vez disso, observa-o tipicamente a uma relativa distncia, talvez escondido, com o auxlio de binculos, cmeras, etc., o que servir de estmulo para a masturbao, durante ou aps a observao.

Na psicanlise, fetichismo o desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma funo fisiolgica, para cenrios ou locais inusitados, para fantasias de simulao (empregada domstica, mecnico, secretria) ou para peas de vesturio, adorno etc. No fetichismo, o meio preferido ou nico de atingir satisfao sexual manipulando e/ou observando objectos, no animados, intimamente associados ao corpo humano (por exemplo.roupa interior) ou peas de vesturio feitas de borracha, cabedal ou seda, para mencionar apenas os mais comuns. A actividade sexual pode dirigir-se ao fetiche (masturbao enquanto beija, esfrega, cheira o objecto do fetiche) ou o fetiche pode ser incorporado na relao

sexual, pedindo por ex. ao parceiro que use sapatos de salto alto ou botas de cabedal. H tambm a satisfao sexual buscada nas interpretaes sexuais, onde a parceira comporta-se como secretria, adolescente, e o homem como um policial, um bombeiro, um mecnico de oficina, etc. Aparentado com esta parafilia temos o parcialismo, caracterizado por impulsos sexuais e fantasias sexualmente excitantes dirigidas exclusivamente a partes do corpo humano como: ps, mos, ndegas, veias, pomos-de-ado ou peito, excluindo todas as outras. importante ter presente que o diagnstico desta parafilia no se faz se os fetiches so apenas artigos de vesturio feminino utilizados no travestismo (fetichismo travestido) ou instrumentos utilizados para a estimulao tctil vaginal, como um vibrador (DSM-IV-R, APA, 2000). No se sabe ainda porque certos estmulos so mais condicionveis que outros embora, possivelmente, isso tenha a ver com uma relao particular com objectos ligados a vnculos afetivos desde a infncia. tentador assumir que o objeto fetichista tem um significado que vai para alm do condicionamento de um estmulo qualquer. Pases como a Sucia j descatacterizaram estes comportamentos como patolgicos e h uma tendncia de que outros pases acompanhem esta viso nos prximos anos.

Sodomia uma palavra de origem bblica usada para designar as perverses sexuais, com nfase para o sexo anal, que pode ser entre homossexuais ou heterosexuais. O termo foi por muito tempo tambm utilizado, at mesmo cientificamente, para designar actos sexuais entre homens, ou qualquer acto sexual no reprodutivo dependendo do contexto. Entretanto, desde as ltimas dcadas do sculo XX, tal palavra tem sido considerada pejorativa. poca da inquisio, a relao homossexual era referida como "sodomia", "pecado nefando" ou "sujidade".[1] H pessoas do grupo LGBT que esto estragando esse artigo nessa tentativa de adequ-lo s suas crenas pessoais, e tentando todo custo deturpar o que a bblia fala realmente sobre a sodomia e os sodomitas. No Novo Testamento, o segundo captulo da segunda carta de Pedro conta que os moradores de Sodoma eram pessoas que viviam "impiamente" (verso 6), tinham uma vida "dissoluta" (verso 7), ou seja, DEVASSA, LIBERTINA, CONTRRIA AOS BONS COSTUMES, e andavam "segundo a carne, em concupiscncias de imundcia", ou seja, possuam um desejo exagerado por prazeres sexuais que envolviam algo sujo e imundo. E tem outras passagens que corroboram com essa linha de pensamento. Pra citar mais um, temos o livro de Judas (no o traidor). Este afirma que os habitantes de Sodoma e Gomorra haviam se entregado FORNICAO, indo atrs de "outra carne" (verso 7), contaminando ento a sua prpria carne, "vituperando as dignidades" (verso 8), sendo castigados pra servir de exemplo, sofrendo ento a pena do fogo eterno (final do verso 7). Mais claro, impossvel!!!

Fornicao: Fornicao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Fornicao (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abbada, ou arco). Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam. As meretrizes ficavam por l porque, alm de ligar o lugar ao sexo, a mulher romana devia, a no ser que no tivesse nem pai, nem marido, nem filho(s) do sexo masculino, sempre obedincia a um homem (podiam tambm ser escravas). As mulheres deveriam ficar sempre dentro dos limites da casa/prdio do seu dono ou protetor por isso, no podiam passar do arco (fornice). No Novo Testamento, fornicao o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo tcnico que designava um matrimnio invlido. Na poca de Cristo, com a multiplicidade de leis da judia, no era raro que um matrimnio fosse invalidado por impedimento jurdico. Surgia ento o problema sobre se deviam ou no separar o casal que estavam em zonah (casamento invlido, ou seja, um deles ou ambos no fossem "puros" virgem).
(meu ponto de vista: Se homossexuais no podem se casar, ento fornicam. Porneia: prostituio)

Por volta do Sculo III d.C. criou-se ento o verbo "fornicare", que seria o ato de frequentar esse lugar. Temos esta palavra no portugus, que se originou do latim, o que significa sexo ilcito (nesse contexto), o caso que no portugus, h sculos por conta da igreja, tornou-se delicadamente diferente, porm vital o significado dessa palavra. O significado de sexo ilcito seria supostamente a prtica de sexo antes ou fora do casamento. A palavra ilcito significa imoralidade, ou o que contrrio as leis. Naquela poca, como foi-se dito antes as leis da Judia, considerava-se ilcita a prtica de sexo antes do casamento, o que no acontece nos dias de hoje; no existe na legislao brasileira nenhuma norma que proba o sexo antes do casamento (desconsiderando obviamente crimes como estupro), ou ainda que considere invlido esse casamento, por um deles no ser mais virgem. Segundo o Dicionrio Aurlio, alm de sexo ilcito; mortificao ou aborrecimento e apostasia na poca quando os hebreus mudavam de religio - tambm significam fornicar. Segundo o dicionrio grego h porm mais um significado metafrico que seria a prtica de adorao a deuses.

1 Tessalonicensses 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo . 1 Corntios 6:9-20: No sabeis que os injustos no ho de herdar o reino de Deus? No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus. E o que alguns tm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Esprito do nosso Deus. Todas as coisas me so lcitas, mas

nem todas as coisas convm. Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos so para o estmago e o estmago para os alimentos; Deus, porm, aniquilar tanto um como os outros. Mas o corpo no para a prostituio, seno para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que tambm ressuscitou o Senhor, nos ressuscitar a ns pelo seu poder. No sabeis vs que os vossos corpos so membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e f-los-ei membros de uma meretriz? No, por certo. Ou no sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque sero, disse, dois numa s carne. Mas o que se ajunta com o Senhor um mesmo esprito. Fugi da prostituio. Todo o pecado que o homem comete fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo. Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. 1 Corntios 3:16-17 No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir; porque o templo de Deus, que sois vs, santo Romanos 1:24-27 Por isso tambm Deus os entregou s concupiscncias de seus coraes, imundcia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que bendito eternamente. Amm. Por isso Deus os abandonou s paixes infames. Porque at as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrrio natureza. E, semelhantemente, tambm os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Fornicao na Bblia
"Os alimentos foram feitos para o estmago e o estmago para os alimentos", mas Deus destruir ambos. O corpo, porm, no para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e tambm nos ressuscitar. Vocs no sabem que os seus corpos so membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocs no sabem que aquele que se une a uma prostituta um corpo com ela? Pois como est escrito: "Os dois sero uma s carne". Mas aquele que se une ao Senhor um esprito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que algum comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu prprio corpo. Acaso no sabem que o corpo de vocs santurio do Esprito Santo que habita em vocs, que lhes foi dado por Deus, e que vocs no so de vocs mesmos? Vocs foram comprados por alto

preo. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu prprio corpo. 1 Corntios 6:13-20 mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu prprio marido. 1 Corntios 7:2 Entre vocs no deve haver nem sequer meno de imoralidade sexual como tambm de nenhuma espcie de impureza e de cobia; pois essas coisas no so prprias para os santos. Efsios 5:3 Assim, faam morrer tudo o que pertence natureza terrena de vocs: imoralidade sexual, impureza, paixo, desejos maus e a ganncia, que idolatria. Colossenses 3:5 Tambm no se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos. Apocalipse 9:21

F66 - Transtornos psicolgicos e comportamentais desenvolvimento sexual e sua orientao


Resultado(s) encontrado(s): 6

associados

ao

CID 10 - F66 Transtornos psicolgicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e sua orientao CID 10 - F66.0 Transtorno da maturao sexual CID 10 - F66.1 Orientao sexual egodistnica CID 10 - F66.2 Transtorno do relacionamento sexual CID 10 - F66.8 Outros transtornos do desenvolvimento psicossexual CID 10 - F66.9 Transtorno do desenvolvimento sexual, no especificado

F69 - Transtorno da personalidade e do comportamento do adulto, no especificado


Resultado(s) encontrado(s): 1
CID 10 - F69 Transtorno da personalidade e do comportamento do adulto, no especificado

F93 - Transtornos emocionais com incio especificamente na infncia


Resultado(s) encontrado(s): 7
CID 10 - F93 Transtornos emocionais com incio especificamente na infncia CID 10 - F93.0 Transtorno ligado angstia de separao CID 10 - F93.1 Transtorno fbico ansioso da infncia CID 10 - F93.2 Distrbio de ansiedade social da infncia CID 10 - F93.3 Transtorno de rivalidade entre irmos CID 10 - F93.8 Outros transtornos emocionais da infncia

CID 10 - F93.9 Transtorno emocional da infncia no especificado

F94 - Transtornos do funcionamento social com incio especificamente durante a infncia ou a adolescncia
Resultado(s) encontrado(s): 6
CID 10 - F94 Transtornos do funcionamento social com incio especificamente durante a infncia ou a adolescncia

CID 10 - F94.0 Mutismo eletivo CID 10 - F94.1 Distrbio reativo de vinculao da infncia CID 10 - F94.2 Transtorno de fixao da infncia, com desinibio CID 10 - F94.8 Outros transtornos do funcionamento social na infncia CID 10 - F94.9 Transtorno do funcionamento social da infncia no especificado

F98 - Outros transtornos comportamentais e emocionais com incio habitualmente durante a infncia ou a adolescncia
Resultado(s) encontrado(s): 10
CID 10 - F98 CID 10 F98.0 CID 10 F98.1 CID 10 F98.2 CID 10 F98.3 CID 10 F98.4 CID 10 F98.5 CID 10 F98.6 CID 10 F98.8 CID 10 F98.9 Outros transtornos comportamentais e emocionais com incio habitualmente durante a infncia ou a adolescncia Enurese de origem no-orgnica Encoprese de origem no-orgnica Transtorno de alimentao na infncia Pica do lactente ou da criana Estereotipias motoras Gagueira (tartamudez) Linguagem precipitada Outros transtornos comportamentais e emocionais especificados com incio habitualmente na infncia ou adolescncia Transtornos comportamentais e emocionais no especificados com incio habitualmente na infncia ou adolescncia

F64 Transtornos da identidade sexual F64.0 Transexualismo Trata-se de um desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo se acompanha em geral de um sentimento de mal estar ou de inadaptao por referncia a seu prprio sexo anatmico e do desejo de submeter-se a uma interveno cirrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo to conforme quanto possvel ao sexo desejado. F64.1 Travestismo bivalente Este termo designa o fato de usar vestimentas do sexo oposto durante uma parte de sua existncia, de modo a satisfazer a experincia temporria de pertencer ao sexo oposto, mas sem desejo de alterao

sexual mais permanente ou de uma transformao cirrgica; a mudana de vestimenta no se acompanha de excitao sexual. Transtorno de identidade sexual no adulto ou adolescente, tipo no-transexual Exclui: travestismo fetichista (F65.1) F64.2 Transtorno de identidade sexual na infncia Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no incio da infncia (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relao a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistncia de que se ) do outro sexo. H uma preocupao persistente com a roupa e as atividades do sexo oposto e repdio do prprio sexo. O diagnstico requer uma profunda perturbao de identidade sexual normal; no suficiente que uma menina seja levada ou traquinas ou que o menino tenha uma atitude afeminada. Os transtornos da identidade sexual nos indivduos pberes ou pr-pberes no devem ser classificados aqui mas sob a rubrica F66.-. Exclui: orientao sexual egodistnica (F66.1); transtorno da maturao sexual (F66.0) F64.8 Outros transtornos da identidade sexual F64.9 Transtorno no especificado da identidade sexual Transtorno do papel sexual SOE F65 Transtornos da preferncia sexual Inclui: parafilias F65.0 Fetichismo Utilizao de objetos inanimados como estmulo da excitao e da satisfao sexual. Numerosos fetiches so prolongamentos do corpo, como por exemplo as vestimentas e os calados. Outros exemplos comuns dizem respeito a uma textura particular como a borracha, o plstico ou o couro. Os objetos fetiches variam na sua importncia de um indivduo para o outro. Em certos casos servem simplesmente para reforar a excitao sexual, atingida por condies normais (exemplo: pedir a seu parceiro que vista uma dada roupa). F65.1 Travestismo fetichista Vestir roupas do sexo oposto, principalmente com o objetivo de obter excitao sexual e de criar a aparncia de pessoa do sexo oposto. O travestismo fetichista se distingue do travestismo transexual pela sua associao clara com uma excitao sexual e pela necessidade de se remover as roupas uma vez que o orgasmo ocorra e haja declnio da excitao sexual. Pode ocorrer como fase preliminar no desenvolvimento do transexualismo. Fetichismo com travestismo F65.2 Exibicionismo Tendncia recorrente ou persistente de expor seus rgos genitais a estranhos (em geral do sexo oposto) ou a pessoas em locais pblicos, sem desejar ou solicitar contato mais estreito. H em geral, mas no constantemente, excitao sexual no momento da exibio e o ato , em geral, seguido de masturbao. F65.3 Voyeurismo Tendncia recorrente ou persistente de observar pessoas em atividades sexuais ou ntimas como o tirar a roupa. Isto realizado sem que a pessoa observada se aperceba de o s-lo, e conduz geralmente excitao sexual e masturbao. F65.4 Pedofilia Preferncia sexual por crianas, quer se trate de meninos, meninas ou de crianas de um ou do outro sexo, geralmente pr-pberes ou no incio da puberdade. F65.5 Sadomasoquismo Preferncia por um atividade sexual que implica dor, humilhao ou subservincia. Se o sujeito prefere ser o objeto de um tal estmulo fala-se de masoquismo; se prefere ser o executante, trata-se de

sadismo. Comumente o indivduo obtm a excitao sexual por comportamento tanto sdicos quanto masoquistas. Masoquismo Sadismo F65.6 Transtornos mltiplos da preferncia sexual Por vezes uma pessoa apresenta mais de uma anomalia da preferncia sexual sem que nenhuma delas esteja em primeiro plano. A associao mais freqente agrupa o fetichismo, o travestismo e o sadomasoquismo. F65.8 Outros transtornos da preferncia sexual Diversas outras modalidades da preferncia e do comportamento sexual tais como o fato de dizer obscenidade por telefone, esfregar-se contra outro em locais pblicos com aglomerao, a atividade sexual com um animal, o emprego de estrangulamento ou anxia para aumentar a excitao sexual. Bolinagem Necrofilia F65.9 Transtorno da preferncia sexual, no especificado Desvio sexual SOE F66 Transtornos psicolgicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e sua orientao Nota: A orientao sexual por si no deve ser vista como um transtorno. F66.0 Transtorno da maturao sexual O paciente est incerto quanto a sua identidade sexual ou sua orientao sexual, e seu sofrimento comporta ansiedade ou depresso. Comumente isto ocorre em adolescentes que no esto certos da sua orientao (homo, hetero ou bissexual), ou em indivduos que aps um perodo de orientao sexual aparentemente estvel (freqentemente ligada a uma relao duradoura) descobre que sua orientao sexual est mudando. F66.1 Orientao sexual egodistnica No existe dvida quanto a identidade ou a preferncia sexual (heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade ou pr-pbere) mas o sujeito desejaria que isto ocorresse de outra forma devido a transtornos psicolgicos ou de comportamento associados a esta identidade ou a esta preferncia e pode buscar tratamento para alter-la. F66.2 Transtorno do relacionamento sexual A identidade ou a orientao sexual (hetero, homo ou bissexual) leva a dificuldades no estabelecimento e manuteno de um relacionamento com um parceiro sexual. F66.8 Outros transtornos do desenvolvimento psicossexual F66.9 Transtorno do desenvolvimento sexual, no especificado

Site doutor da alma

Egodistonia Sexual: conflito quanto preferncia sexual


Egodistonia o termo (ego=eu + distonia=conflito) que caracteriza o sofrimento psiquico de pessoas com sua prpria identidade sexual. No CID-10 1993 (Cdigo Internacional de Doenas) o transtorno definido como Transtornos da Identidade Sexual. O assunto bastante polmico pois, nesta categoria, incluiam-se os homossexuais. A partir de 1973, a APA (Associao Americana de Psiquiatria) decidiu retirar do manual a homossexualidade como transtorno de preferncia sexual, deixando para homossexuais, heterossexuais e bissexuais a mesma discrio quanto no aceitao da prpria condio sexual. Estudos de diversas universidades, inclusive a de Havard revelam que a egodistonia sexual tem forte influncia e "nasce" em meios sociais s quais o indivduo est inserido, como, escola, vizinhana, e o mais grave de todos, na famlia. Algumas privaes graves como molstias e aliciamentos contribuem para o surgimento do conflito egodistnico, assim como, preferncias de outros interferindo na escolha pessoal do indivduo. No existem estudos que mostram que disfunes genticas possam influenciar na egodistonia sexual, contudo, desde 1950, mais de 60 estudos realizados em diversas partes do mundo revelam a ligao do meio com o transtorno em s. Com a sada da homossexualidade da lista de transtornos mentais, a egodistonia passou a ser vista como uma psicopatologia que afeta todas as preferncias sexuais. Antes de 1973, egodistonia era termo denominado para homossexuais. GUERRA ENTRE CINCIA E IGREJA Em 1991, o famoso Dr. Le Vay, dos EUA, publicou na revista Science que conforme estudos realizados em 44 cadveres, sendo 22 homossexuais assumidos e 22 heterossexuais assumidos, revelaram que no crebro dos cadveres homossexuais, havia uma diferena. Tal diferena, na regio do q28 que demarca as preferncias e os gostos no crebro de humanos levou a acreditar-se que pessoas homossexuais nasciam homossexuais. Logo em seguida, o estudo foi invalidado pela Sociedade Cientfica Internacional por se tratar de uma fraude, com erros tendenciosos. Algumas revistas americanas publicaram a tendenciosidade do estudo, correlacionando a preferncia do Dr. Le Vay (que gay) com o resultado final do estudo. Tal afirmao, at ento, de que a homossexualidade tem haver com a gentica rejeitada por cientistas do mundo inteiro, contudo, influncias sociais e religiosas na preferncia das pessoas levam a gerar polmicas quanto s declaraes de que h ex-gays ou ex-hteros em algum lugar da Terra. A crena e afirmaes das religies de corrente crist, islmica e judaica em reverso sexual levam militantes gays do mundo inteiro a acreditarem em homofobia e preconceito, pois, os mesmos acreditam na congenitura da preferncia sexual, ou seja, no escolhe-se ser gay e sim, se nasce gay, assim como, nascem hteros, bissexuais e transexuais (que desde criana deseja ser e pertencer ao sexo oposto). Mediante ao conflito de idias, a Sociedade Cientfica Internacional decidiu aps 1973 classificar individuos egodistnicos para as 3 preferncias sexuais, afirmando que pode haver egossintonia (ego=eu + sintonia=concordncia) gerando um efeito domin em todos os pases, acreditando que homossexualidade no doena. No Brasil, profissionais que atuam na rea de psicologia devem seguir conforme rege CFP (Conselho Federal de Psicologia) quanto ao assunto, que tem como base o prprio CID-10 e correlaes com diversas entidades cientficas. Para o Conselho, proibido qualquer psiclogo defender a idia de que homossexualidade pode ser removida por caracteriz-la como doena. A mesma deve ser tratada como uma opo sexual normal, levando em considerao a no aceitao do indivduo e o sofrimento psquico, no a preferncia sexual.

Estima-se que no mundo existam, conforme estudos da Universidade de Londres, 10 milhes de pessoas egodistnicas. Destes, 80% so homossexuais. O estudo tambm revela que influncias sociais elevam o nmero de egodistnicos entre os homossexuais, por tratar-se de serem rejeitados, ignorados, perseguidos e em alguns casos, mortos. No Brasil, estima-se que 1,5 milho de pessoas sofram da egodistonia sexual, sendo 70% homossexuais, 20% heterossexuais e 10% bissexuais.

02/12/12 03:00 - Tribuna do Leitor

A Idade Mdia est aqui


Nesta semana, vimos na Cmara dos Deputados o quanto o Brasil ainda est distante de ser uma Repblica laica e liberal, nas acepes plenas dos termos. Apesar da deciso do STF sobre a unio homoafetiva e da comunidade mdico-psicolgico-cientfica j ter estabelecido que a homossexualidade e a bissexualidade no sejam doenas nem disfunes psquicas, mas sim uma condio sexual natural tal como a heterossexualidade, a bancada evanglica e pastores obscurantistas como Malafaia deram um show de homofobia e intolerncia ao defenderem a cura gay. Foram questionados e anulados de forma contundente pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia, pelo presidente da ABGLBT e por deputados contrrios ao projeto (com destaque para os deputados Jean Willys, Erika Kokay e Jandira Feghali), que visa sustar a resoluo do Conselho Federal de Psicologia que impede a reverso de condio sexual, associada ou no a curandeirismo religioso. Tal como j sabamos, e os ativistas pr-cidadania deixaram claro mais uma vez, a resoluo no impede o psiclogo de atender e de acolher um homossexual ou bissexual com sofrimento psquico, mas sim veda o uso de terapias de converso e bem como a propaganda de servios curativos, quase sempre acompanhados por proselitismo cristianista. Com mais esse episdio de intolerncia e atraso conscincia, fica claro que as duas nicas contribuies da bancada evanglica democracia brasileira so insistir no anticientfico e inconstitucional cura gay, por um lado, e impedir a criminalizao da homofobia, agindo, portanto, como cmplices, por outro lado. Ambas

aes fazem parte de uma agenda poltica anti-gay, surgida devido a maior visibilidade social dos homossexuais e a sua luta por direitos civis plenos, que contrria aos direitos humanos e laicidade estatal, que tem como objetivo a eugenia social dos homossexuais (diminuio da populao homoafetiva do pas) e, por tabela, encher as arcas das igrejas com dinheiro dos homossexuais egodistnicos e iludidos com as falsas promessas de cura. A bancada evanglica no Congresso Nacional o Hezbollah brasileiro. Marcos Augusto de Freitas - Jornalista - Assessor de Imprensa da Associao Bauru Pela Diversidade ABD

02/12/12 00:01 - Geral

Campanha distribui 12 mil preservativos


Vanessa Barbeiro
Compartilhar via Google+ Compartilhar via Facebook

Ontem na Praa Rui Barbosa foram distribudos mais de doze mil preservativos em evento de conscientizao sobre o vrus HIV. Os organizadores estimam que durante todo o dia passaram pelo logradouro pblico na rea central mais de treze mil pessoas e puderam conferir diversos shows, palestras, danas e msica. O pblico ainda participou de sorteios durante o evento. A campanha Fique Sabendo, promovida pelo Programa Estadual de DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de Sade, tem como objetivo incentivar o diagnstico precoce dessas doenas. Do total de exames oferecidos, 30 mil sero testes rpidos anti-HIV. Ao todo, 526 municpios do Estado aderiram campanha, num total de mais de 2 mil unidades de sade, incluindo Bauru. Foram mobilizados para a ao cerca de 40 mil profissionais de sade de diferentes reas (gestores, enfermeiros, psiclogos, assistentes sociais e tcnicos de laboratrio, entre outros). No Estado de So Paulo foram notificados 217.367 casos de Aids entre 1980 a junho de 2012. Embora o patamar de novas infeces esteja estvel e a taxa de bito tenha cado nos ltimos anos, oito pessoas, em mdia, morrem todos os dias no Estado vtimas da doena. A campanha tem como objetivo alertar a populao para a importncia de se realizar o exame, que est disponvel na rede pblica de sade durante o ano todo, diz Maria Clara Gianna. A campanha tambm pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorolgico, independentemente de sua orientao sexual.

You might also like