You are on page 1of 22

Kamb uma r milagrosa

Antes que voc diga que o Kamb um remdio feito de veneno de sapo, vou logo corrigir. A tcnica do Kamb uma tcnica indgena para tratamento de doenas. A seguir relacionei as principais dvidas com relao ao Kamb.

O que o Kamb?
O Kamb uma r encontrada na Amaznia e em todo Acre. A secreo do veneno da r um antibitico natural que elimina impurezas e distrbios do corpo e aprimora as defesas do organismo.

Como o efeito do Kamb?


O efeito do Kamb no corpo diferente. Somente a pessoa que recebe a aplicao consegue descrever.

Qual a sensao do Kamb?


A sensao do Kamb de que as clulas do corpo esto sendo renovadas.

Opinio de mdicos sobre o Kamb


Mdicos que utilizaram e estudaram o Kamb alegam que a r eficaz no tratamento de diversas doenas, entre elas o cancr, AIDS ou qualquer distrbio crnico.

Como o Kamb atua no organismo?


O Kamb atua reforando o sistema imunolgico. O Kamb destri as membranas celulares das bactrias.

De onde surgiu o Kamb?


Na sabedoria cabocla, o Kamb remdio de ndio. Os ndios encaram as doenas de uma maneira diferente da nossa. Para os ndios a doena um esprito maligno que combate o indivduo.

Por que as pessoas tomam Kamb?


O porqu de tomar o Kamb para afastar o inimigo, e para afastar o desnimo, falta de vontade para caar, namorar, m sorte, tristeza, fraqueza mental, espiritual, fsica, baixa

estima, desarmonia com a natureza.

Por que bom tomar o Kamb?


O ndios dizem que bom tomar o Kamb porque traz felicidade para quem toma e para quem pra de caar.

O que acontece quando se toma o Kamb?


Quando se toma o Kamb a caa se aproxima curiosa do caador. Quem toma o Kamb emite um tipo de luz verde e isso faz a caa se aproximar. O Kamb tambm desentupe as veias do corao fazendo circular a emoo, o sentimento, o amor.

Di aplicar o Kamb?
No, a aplicao do Kamb indolor.

Quanto tempo leva para sentir os efeitos do Kamb?


Os efeitos do Kamb so sentidos imediatamente aps a aplicao.

Como feita a coleta da secreo da r do Kamb?


A coleta da substncia do Kamb feita sem machucar a r, no tempo certo e na lua certa. Sabe-se que o animal certo atravs do canto. Logo que a secreo retirada, a r devolvida natureza. Aps seis meses a r pode ser reutilizada.

Riscos da agulha utilizada na aplicao do Kamb


No h riscos de contaminao no material utilizado no Kamb. Na aplicao no se utilizam agulhas.

Como feita a aplicao do Kamb?


So feitos pontos para introduzir a vacina do Kamb no corpo com um cip aceso fazendo uma leva escamao na pele. O cip utilizado na aplicao do Kamb antiinflamatrio e no so necessrios cuidados especiais aps a aplicao do Kamb pois a cicatrizao dos pontos do Kamb rpida.

Como feito o tratamento atravs do Kamb?


O tratamento do Kamb composto de trs aplicaes com intervalo de 30 dias para cada aplicao.

Em que regio do corpo feita a aplicao do Kamb?


A aplicao diferencia-se de acordo com o sexo: nas mulheres, a aplicao do Kamb feita na batata da perna. Nos homens feito no brao.

Quanto tempo leva para sentir os efeitos do Kamb?


A reao da vacina do Kamb dura cinco minutos. Nesse tempo ocorrem limpezas no campo fsico, energtico, espiritual e emocional. Aps cinco minutos a sensao de limpeza, leveza, tranqilidade, bem estar, paz interior e conscientizao do desequilbrio ou distrbio a ser tratado. Depois de 30 minutos da aplicao, a pessoa j est apta para suas atividades normais.

Pra quem o Kamb indicado?


O Kamb indicado para qualquer tipo de pessoa que tenha algum tipo de distrbio ou desequilbrio. O Kamb purifica o sangue e trata todos os processos agudos e crnicos do organismo. O Kamb tambm indicado para pessoas que buscam auto-conhecimento e a imunizao do corpo.

Onde o Kamb atua?


O Kamb atua na percepo, intuio nos sonhos, 3 viso, no inconsciente e nos bloqueios que impedem o fluxo de energia vital.

Contra-indicaes da vacina do Kamb


O Kamb no indicado para mulheres grvidas, menstruadas e crianas com menos de nove anos.

Quais doenas podem ser tratadas com o Kamb?


Doenas combatidas pelo Kamb tem apresentado bons resultados nas pessoas que se encontram com dores e inflamao em geral. Entre as enfermidades que o Kamb tem se mostrado eficaz podemos citar: Dores musculares, coluna, citica, artrite, reumticas, tendinite, enxaqueca, e outros. Cansao nas pernas, dor de cabea crnica, asma, bronquite, rinite, sinusite, acne, alergias, gastrite, lcera, diabetes, presso arterial, obesidade, problemas circulatrios, formigamento, reteno de lquido, colesterol, cateterismo, doenas do corao em geral, hepatite, cirrose, malria (aguda) e ps-malria, labirintite, epilepsia, TPM, irregularidades menstruais, infertilidade, impotncia, reduo da libido, depresso e suas conseqncias, ansiedade, insnia, irritao, insegurana, nervosismo, medo, stress, fadiga, sistema nervoso abalado, esgotamento fsico, mental, emocional, desintoxicao, dependncia qumica, tabagismo. O Kamb tambm eficiente no tratamento de distrbios nos rgos genitais, pulmo, rim, vescula, bao-pncreas, bexiga, corao, estmago, intestino, tiride, fgado, garganta.

A prtica da aplicao da secreo cutnea do "sapo kamb" (Phyllomedusa bicolor), tambm conhecida como vacina do sapo, e sua origem nas tribos indgenas na Amaznia Ocidental so fatos bem descritos, com farto material disponvel na internet, alm de artigos cientficos. O kamb constitui-se em uma alternativa em sade de comunidades indgenas desta regio, mas vale a pena ressaltar que aPhyllomedusa bicolor no um sapo. A difuso da prtica indgena, antes restrita a pequenos grupos populacionais amaznicos, agora est presente em centros urbanos, possibilitando o surgimento de casos com conseqncias graves, como o ocorrido naquela fatalidade no interior paulista. A histria da farmacologia est recheada de casos onde os efeitos adversos e colaterais de drogas foram conhecidos quando estas passaram a ser utilizadas por um nmero cada vez maior de indivduos. Devido ao aumento de situaes fisiolgicas e/ou patolgicas para interao com a atividade das drogas, essas provocaram diversas seqelas e bitos, alimentando inmeros processos contra a indstria farmacutica mundial, o que contribuiu para consolidar os rgidos critrios de desenvolvimento e validao de drogas para uso humano. Este fato trs a oportunidade de se fazer uma reflexo crtica queles que esto disseminando o veneno da P. bicolor por ingenuidade, ignorncia ou ganncia. A maioria acredita que a resoluo n 08, de 29 de abril de 2004, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, que probe a comercializao e difuso da prtica, seja embasada apenas em preconceito contra as terapias alternativas e a medicina da floresta. Mas o prprio protocolo de aplicao da vacina possui algumas caractersticas que proporcionam risco aos seus usurios, especialmente as condies questionveis de higiene. Falta higiene e estudo Um dos requisitos mnimos para a realizao de uma inoculao segura est nas condies asspticas do local de aplicao e daquilo que ser inoculado. No caso do veneno do kamb, realizamos um ensaio grosseiro no laboratrio de prtica das disciplinas de qumica e bioqumica do Campus da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul. Obtivemos a doao de uma amostra do veneno, por sua vez obtida por um aluno de um paj branco, e a deixamos em um tubo estril e transparente que permaneceu fechado sobre a bancada temperatura ambiente por uma semana. Aps este perodo, foi possvel observar o crescimento de fungos filamentosos na amostra, o que denuncia seu estado de contaminao. Vale a pena ressaltar que o referido aluno havia realizado o ritual de aplicao da vacina do sapo com material de onde se originou a nossa amostra, para o seu azar. Outro fator agravante reside no fato de que o veneno aplicado em sua forma bruta, ou seja, possui em sua constituio uma mistura de molculas bioativas diferentes, e em grande parte desconhecidas e/ou no completamente caracterizadas, que sero inoculadas de uma s vez, penetrando atravs da abertura da pele, provocada por um cip em brasa ou canivete, at os capilares sanguneos, de onde sero distribudas

para diversos rgos e tecidos alvo. Mesmo depois de mais de 30 anos de pesquisa cientfica com a secreo cutnea da P. bicolor, que iniciaram-se em meados dos anos 70 com os trabalhos realizados pelo grupo de Vittorio Erspamer, pioneiro no estudo do contedo de peptdeos bioativos de Phyllomedusas, ainda no possvel afirmar que todo o contedo de molculas bioativas do veneno da P. bicolor est descrito. Atualmente, est descrita a presena de vrias molculas bioativas, da classe dos peptdeos na secreo cutnea de P. bicolor, relacionadas a seguir, acompanhadas de suas possveis verses em portugus: adenoregulin (adenoregulina); calcitonin (calcitonina); deltorphin (deltorfina); dermaseptin (dermaseptina); dermatoxin (dermatoxina); dermorphin (dermorfina); phyllomedusin (phyllomedusina); e phylloxin (phylloxina), segundo o site do National Center for Biotechnology Information. Luz no fim do tnel A partir da caracterizao da atividade biolgicas destas molculas, possvel correlacion-las com os fenmenos fisiolgicos observveis durante o ritual do kamb, como a sensao de prazer provocada provavelmente pela deltornifa e a dermorfina - peptdeos com afinidade a receptores opioides, e uma das razes pelas quais muitos insistem em fazer uso repetitivo da vacina. No entanto, so apenas correlaes possveis, ainda h a carncia de estudos fisiolgicos e de toxidade para as molculas bioativas conhecidas da P. bicolor, como ensaios de potencial txico a diversos tecidos, como nervoso, cardaco, heptico, pulmonar, renal, entre outros, qui as molculas ainda no descritas. Mas se no fosse o bastante, a P. bicolor facilmente confundida com outras duas espcies que coexistem na mesma regio, a P. tarsius e a P. vaillanti, que possuem morfologia semelhante. Para leigos e profissionais despreparados, parecem apenas a mesma espcie em estgios diferentes de crescimento, o que pode acarretar obteno do veneno da espcie errada para formulao da "vacina", provocando efeitos no esperados. Quanto ao contedo de molculas bioativas presentes em suas secrees, ainda muito pouco se sabe. Seria extremamente reconfortante afirmar que existe uma luz no fim do tnel e que h um grande interesse da comunidade cientfica nacional para o desenvolvimento dos estudos necessrios que possam garantir uma possvel segurana aos usurios da prtica do kamb. No entanto, o que se observa exatamente o contrrio. Cada vez mais os pesquisadores do nosso pas esto se afastando de pesquisas relacionadas ao conhecimento tradicional associado ao patrimnio gentico, o que se agrava quando est associado a conhecimento indgena. Por que nossos cientistas esto se afastando, enquanto o interesse internacional aumenta? A resposta simples: a extenuante burocracia criada com o objetivo de regulamentar e regular as pesquisas sobre patrimnio gentico e conhecimento tradicional associado, que exige a obteno de uma licena para a execuo do projeto e uso de

financiamento, onde o pesquisador nacional ter de procurar o IBAMA, o CGEN, o ICMBio e/ou FUNAI. Como se no bastasse, os funcionrios destes rgos tero de se entender para que o processo ande, enquanto o pesquisador perde mais de um ano. Vale a pena ressaltar que o pesquisador estrangeiro no precisa passar por este sufoco, pois no depende de financiamento do CNPq ou da FINEP, como o pessoal da casa. Ou seja: quem est disposto a sacrificar seus alunos de iniciao cientfica (execuo em um ano), mestrado (execuo em doi anos) ou doutorado (execuo em quatro anos) em um projeto que vai levar anos para poder ser iniciado? A resposta : nenhum pesquisador experiente ou em s conscincia. Medos e perigos Desta forma, os grupos de pesquisa competitivos no iro se aventurar em uma enrascada. Como vo manter o nvel de produtividade exigido pelas agncias de fomento, como a CAPES e o CNPq, que pontuam os pesquisadores e cursos de ps-graduao onde estes esto envolvidos, se forem obrigados a passarem mais de um ano parados por causa da burocracia? Como manter as bolsas dos alunos e pesquisadores, o financiamento de material de consumo e permanente, a manuteno do laboratrio, se o pesquisador corre o risco de ser processado ou ir para a cadeia por acesso ilegal ao patrimnio gentico? Para piorar, existem aqueles que querem fazer o mesmo tipo de regulamentao com a nanotecnologia, por causa do medo e dos perigos que a cincia pode trazer. Pois bem, por causa do medo, livros e mulheres tambm eram queimados em fogueiras. Ento, para aquele que pretende fazer uso do kamb, um alerta: voc tem que ter conscincia de que estar em situao de risco e no h garantia de segurana. Saiba, ainda, que no h nenhuma ao governamental para tornar esta prtica segura, e, adicionalmente, se h algum microorganismo crescendo no veneno, ele resistente aos antimicrobianos ali presentes, o que pode tornar os bioativos do veneno um problema pequeno se comparado instalao deste microorganismo em seus tecidos internos. Boa sorte! Leonardo Calderon doutor em biologia molecular e professor de bioqumica do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul. A foto que ilustra o artigo foi cedida gentilmente ao blog pelo doutor Paulo Srgio Bernarde. Em breve vou entrevistar o paj Bira Yawanaw, cuja tribo faz uso secular do kamb, e que manifesta preocupaes que reforam o alerta de Calderon.Existe gente ganhando muito dinheiro com a aplicao da secreo do sapo at em clnicas das grandes cidades do pas. Alguns fanticos chegam a associar a substncia com a ingesto de ayahuasca. Mais um desafio para as autoridades brasileiras. Clique aqui para ler mais sobre kamb neste blog.

Uma gota da vacina do sapo o Kambo


Luiz da Motta 17 de Junho de 2011

R utilizada para a prtica de Kambo. Crdito: Frank Wouters

Tenho sido procurado ultimamente por gente interessada na prtica da vacina do sapo e sua legalidade. Pra quem no sabe do que se trata, o kambo ou kampun um veneno raspado das costas de uma r da Amaznia (Phyllomedusa Bicolor) e inoculado sob a pele, visando a uma limpeza astral e, segundo alguns, corporal. A prtica cada vez mais comum, no s pra quem vai atrs dos mistrios da floresta, mas tambm nas cidades. Em Braslia, Rio, So Paulo tem distribuio frequente.

Tive o cuidado de conversar com pessoas que j experimentaram. Elas me disseram que a experincia foi boa. Mas o corpo reage. Inchaos, nuseas, tontura. Os vmitos so inevitveis. Mas, depois, vem uma sesso de conforto. Uns disseram que topariam repetir; outros se tornaram praticantes. No entanto, quando perguntava sobre as questes legais e ambientais e sobre possveis riscos sade, ningum se estendeu muito nas respostas.

Pensei em me submeter experincia, jornalisticamente. Mas meu pavor por agulhas no me deixou tentar. Na verdade, tenho gastura at de cortar unha. (Da ltima vez em que doei sangue, foi tanto vexame que a enfermeira me aconselhou a no pisar mais ali). Tampouco algum se prontificou a ser personagem da minha investigao. Em Braslia, soube de um autodeclarado ndio que vem do Mato Grosso e aplica por R$ 100. Em So Paulo uma pessoa tomou por R$ 50. (Em Braslia, at veneno do sapo tem gio).

Na internet tem tudo registrado. s pesquisar o verbet kambo' no Google. Aparece vdeos de gente defendendo o uso, xams raspando a r, garotada se aplicando vontade. curioso, mas a imprensa brasileira menospreza o assunto. No rastreei nenhuma reportagem de folego elaborada por veculos nacionais. Na internet, s encontrei uma matria do New York Times e um vdeo da Reuters ambos publicados alguns anos atrs.

O jornalista Altino Machado esporadicamente publica alguma coisa no blog que mantm a partir de Rio Branco, no Acre. Ele deixou na internet um farto material. So as melhores informaes que encontrei. Exemplo disso artigo de Leonardo Calderon, professor da UFAC sobre o tema: Boa Sorte ao Usar Kambo. Legalidade

Em 2006, uma etnia do Acre, os ndios Katukina, em cuja sociedade a prtica incentivada, entraram em contato como Ministrio do Meio Ambiente reivindicando repartio de benefcios pelo uso difundido da vacina do sapo, luz do protocolo de Cartagena.

Pelo que apurei, o Ministrio montou um grupo de trabalho, mas no conseguiu avanar muito. Isso foi na poca da Marina Silva. Aventurei-me burocracia adentro pra ver o que tinha de legal ou ilegal na prtica do kambo. Garimpei em vrios rgos. A nica norma que trata diretamente da questo a Resoluo RE n 8/2004, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - Anvisa, que, dentro do princpio da precauo, proibiu a propaganda e a venda da vacina como produto medicinal. A norma mandou tambm tirar do ar o site www.kambo.com.br. Mas a pgina est no ar.

At hoje Anvisa no pesquisou as substncias que compe o tal veneno. Esse seria o primeiro passo para normatizao (ou no) da prtica. A partir da, os outros rgos fariam a gesto que lhe compete. Na Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Senad, falei com Wladimir de Andrade Spenpliuk diretor de assuntos internacionais e projetos estratgicos. O cara manja do assunto, mas diz que o veneno s seria do interesse deles se a Anvisa detectasse algum princpio psicoativo. Wladmir at me deu a dica de uma matria sobre uma pessoa que morreu depois de ter inoculado a vacina. Lei Ambiental

A legislao ambiental tampouco pormenoriza em defesa da r ou de seu veneno. Mas h normas gerais. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, capturar animal silvestre crime. Amarrar a r e raspar suas costas tambm pode ser interpretado (de forma discricionria pelo fiscal) como maus-tratos (Art. 32). O problema que alguns defensores alegam que se trata de prtica de extrativismo (animal?), como se faz com os frutos da floresta. Argumento duvidoso, mas cujo debate deveria existir. Se quem capturar a r for indgena, dentro das prprias terras, a as leis o sustentam. Essa seria a forma mais legalmente adequada para a prtica. Outra norma ambiental que trata da fauna a IN 169/08, que normatiza o manejo de fauna silvestre para a pesquisa, comercializao e criao. Pra quem tiver pacincia aqui. Biopirataria

As normas sobre biopirataria estipulam que, para extrair o veneno da r para objetivos cientficos, necessrio ter um a Guia de Transferncia de Material do Gentico fornecido pelo DPG/MMA mediante anlise de intenes.

De fato, o Brasil ainda carece de uma lei que trate do tema. O que tem hoje a MP n 2.186, que regulamenta alguns itens da Conveno sobre Diversidade Biolgica, mas no tipifica a explorao dos recursos como crime, nem penaliza infratores. Em 2006, na CPI da biopirataria, a pratica da vacina do sapo foi mencionada "un passant". Conhea o relatrio aqui.

Em campo, o fiscal sofre. complicado separar bioprospeco do uso direto, extrativista, in natura. Segundo Roberta Graf, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama) no Acre com doutorado em Gesto Ambiental, em campo, os furos da lei so um problema incontornvel. Se ningum precisa de autorizao para transportar copaba ou vender artesanato, por que precisaria para portar uma palheta de kampun?, questiona.

Roberta especialista no assunto. Ela tem doutorado em Gesto Ambiental. Diz que a questo que incomodou os katukinafoi o lucro fcil que o comrcio do kambo gerava para terceiros e no pra eles. Ela no acha difcil que os katunkina obtenham sucesso na reivindicao de r epartio de benefcios. O kambo o tipo de conhecimento tradicional de domnio pblico. Vrias etnias do Acre e Amazonas dele fazem uso. H os kulina, os huni kuin, entre outros, pondera. Mas j passou da hora de abrir este debate, afirma.

Alm de Roberta, ouvi tambm um chefe de fiscalizao ambiental amigo meu, lotado em algum ponto da Amaznia oriental. Praticante da vacina do sapo, optou por no se identificar. Entusiasta, ele est convencido de que mais cedo ou mais tarde todos vo se convencer do valor medicinal da prtica. Abnegado, evita importunar quem o pratica. At porque no temos condies de combater nem os crimes j tipificados, imagina os discricionrios, defende -se.

Condescendente, disse que a forma de usar a vacina do sapo sem es barrar em algum impedimento legal pedindo para algum ndio ministr -la durante um ritual nas terra dele e de preferncia sem incluir pagamento. Hospitaleiro, avisou que da prxima vez que aparecer por l vai fazer questo de me apresentar ao sapo e seu veneno. Agradeci o convite e respondi que... vou pensar.

Quem tiver muito interesse na legislao sobre fauna, recomendo se debruar sobre esse cipoal de 38 normas, disponveis na pgina do Ibama (Depois a floresta que que um emaranhado.)

Saiba mais: Boa sorte ao usar o Kambo, de Leonardo Calderon

Vdeos sobre o assunto no Youtube: Kambo

Reuteurs Fernando Katikuna Tenho sido procurado ultimamente por gente interessada na prtica da vacina do sapo e sua legalidade. Pra quem no sabe do que se trata, o kambo ou kampun um veneno raspado das costas de uma r da Amaznia (Phyllomedusa Bicolor) e inoculado sob a pele, visando a uma limpeza astral e, segundo alguns, corporal. A prtica cada vez mais comum, no s pra quem vai atrs dos mistrios da floresta, mas tambm nas cidades. Em Braslia, Rio, So Paulo tem distribuio frequente. Tive o cuidado de conversar com pessoas que j experimentaram. Elas me disseram que a experincia foi boa. Mas o corpo reage. Inchaos, nuseas, tontura. Os vmitos so inevitveis. Mas, depois, vem uma sesso de conforto. Uns disseram que topariam repetir; outros se tornaram praticantes. No entanto, quando perguntava sobre as questes legais e ambientais e sobre possveis riscos sade, ningum se estendeu muito nas respostas. Pensei em me submeter experincia, jornalisticamente. Mas meu pavor por agulhas no me deixou tentar. Na verdade, tenho gastura at de cortar unha. (Da ltima vez em que doei sangue, foi tanto vexame que a enfermeira me aconselhou a no pisar mais ali). Tampouco algum se prontificou a ser personagem da minha investigao. Em Braslia, soube de um autodeclarado ndio que vem do Mato Grosso e aplica por R$ 100. Em So Paulo uma pessoa tomou por R$ 50. (Em Braslia, at veneno do sapo tem gio). Na internet tem tudo registrado. s pesquisar o verbet kambo no Google. Aparece vdeos de gente defendendo o uso, xams raspando a r, garotada se aplicando vontade. curioso, mas a imprensa brasileira menospreza o assunto. No rastreei nenhuma reportagem de folego elaborada por veculos nacionais. Na internet, s encontrei uma matria do New York Times e um vdeo da Reuters ambos publicados alguns anos atrs. O jornalista Altino Machado esporadicamente publica alguma coisa no blog que mantm a partir de Rio Branco, no Acre. Ele deixou na internet um farto material. So as melhores informaes que encontrei. Exemplo disso artigo de Leonardo Calderon, professor da UFAC sobre o tema: Boa Sorte ao Usar Kambo. Legalidade Em 2006, uma etnia do Acre, os ndios Katukina, em cuja sociedade a prtica incentivada, entraram em contato como Ministrio do Meio Ambiente reivindicando repartio de benefcios pelo uso difundido da vacina do sapo, luz do protocolo de Cartagena. Pelo que apurei, o Ministrio montou um grupo de trabalho, mas no conseguiu avanar muito. Isso foi na poca da Marina Silva. Aventurei-me burocracia adentro pra ver o que tinha de legal ou ilegal na prtica do kambo. Garimpei em vrios rgos. A nica norma que trata diretamente da questo a Resoluo RE n 8/2004, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa, que, dentro do princpio da precauo, proibiu a propaganda e a venda da vacina como produto medicinal. A norma mandou tambm tirar do ar o site www.kambo.com.br. Mas a pgina est no ar.

At hoje Anvisa no pesquisou as substncias que compe o tal veneno. Esse seria o primeiro passo para normatizao (ou no) da prtica. A partir da, os outros rgos fariam a gesto que lhe compete. Na Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Senad, falei com Wladimir de Andrade Spenpliuk diretor de assuntos internacionais e projetos estratgicos. O cara manja do assunto, mas diz que o veneno s seria do interesse deles se a Anvisa detectasse algum princpio psicoativo. Wladmir at me deu a dica de uma matria sobre uma pessoa que morreu depois de ter inoculado a vacina. Lei Ambiental A legislao ambiental tampouco pormenoriza em defesa da r ou de seu veneno. Mas h normas gerais. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, capturar animal silvestre crime. Amarrar a r e raspar suas costas tambm pode ser interpretado (de forma discricionria pelo fiscal) como maus-tratos (Art. 32). O problema que alguns defensores alegam que se trata de prtica de extrativismo (animal?), como se faz com os frutos da floresta. Argumento duvidoso, mas cujo debate deveria existir. Se quem capturar a r for indgena, dentro das prprias terras, a as leis o sustentam. Essa seria a forma mais legalmente adequada para a prtica. Outra norma ambiental que trata da fauna a IN 169/08, que normatiza o manejo de fauna silvestre para a pesquisa, comercializao e criao. Pra quem tiver pacincia aqui. Biopirataria As normas sobre biopirataria estipulam que, para extrair o veneno da r para objetivos cientficos, necessrio ter um a Guia de Transferncia de Material do Gentico fornecido pelo DPG/MMA mediante anlise de intenes. De fato, o Brasil ainda carece de uma lei que trate do tema. O que tem hoje a MP n 2.186, que regulamenta alguns itens da Conveno sobre Diversidade Biolgica, mas no tipifica a explorao dos recursos como crime, nem penaliza infratores. Em 2006, na CPI da biopirataria, a pratica da vacina do sapo foi mencionada un passant. Conhea o relatrio aqui. Em campo, o fiscal sofre. complicado separar bioprospeco do uso direto, extrativista, in natura. Segundo Roberta Graf, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama) no Acre com doutorado em Gesto Ambiental, em campo, os furos da lei so um problema incontornvel. Se ningum precisa de autorizao para transportar copaba ou vender artesanato, por que precisaria para portar uma palheta de kampun?, questiona. Roberta especialista no assunto. Ela tem doutorado em Gesto Ambiental. Diz que a questo que incomodou os katukina foi o lucro fcil que o comrcio do kambo gerava para terceiros e no pra eles. Ela no acha difcil que os katunkina obtenham sucesso na reivindicao de repartio de benefcios. O kambo o tipo de conhecimento tradicional de domnio pblico. Vrias etnias do Acre e Amazonas dele fazem uso. H os kulina, os huni kuin, entre outros, pondera. Mas j passou da hora de abrir este debate, afirma. Alm de Roberta, ouvi tambm um chefe de fiscalizao ambiental amigo meu, lotado em algum ponto da Amaznia oriental. Praticante da vacina do sapo, optou por no se identificar. Entusiasta, ele est convencido de que mais cedo ou mais tarde todos vo se

convencer do valor medicinal da prtica. Abnegado, evita importunar quem o pratica. At porque no temos condies de combater nem os crimes j tipificados, imagina os discricionrios, defende-se. Condescendente, disse que a forma de usar a vacina do sapo sem esbarrar em algum impedimento legal pedindo para algum ndio ministr -la durante um ritual nas terra dele e de preferncia sem incluir pagamento. Hospitaleiro, avisou que da prxima vez que aparecer por l vai fazer questo de me apresentar ao sapo e seu veneno. Agradeci o convite e respondi que vou pensar. Quem tiver muito interesse na legislao sobre fauna, recomendo se debruar sobre esse cipoal de 38 normas, disponveis na pgina do Ibama (Depois a floresta que que um emaranhado.)

Vacina do sapo

Demorou mas chegou por aqui! Hoje uma paciente me disse que tomou a "vacina do sapo" com algum de Rio Preto. No sei quem .

A vacina do sapo uma "terapia" tradicional, realizada por grupos indgenas do Oeste brasileiro, principalmente do Acre. um conhecimento milenar dos povos pano daquela regio, Katukina (mais conhecidos, mas no os nicos), Yawanaw e Kaxinaw entre outros.

Veja: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/viewFile/9553/6626

usado em rituais especficos dentro da cosmogonia e compreenso do processo sadedoena de cada um desses povos. Desde os anos 90 saiu da sua rea de referncia e vinculado s, o que quer que isso seja, atividades new age e neo-xamnicas, passou a ser oferecido em vrias cidades do sudeste, principalmente, como uma espcie de panacia, para uma populao vida de novidades.

A secreo da pele do sapo (ou seria r) Phyllomedusa bicolor recolhida e aplicada na pele previamente lacerada por uma pequena queimadura circular causada por um cip em brasa. O assim chamado terapeuta faz diversos furinhos no brao do "paciente", de trs a cinco geralmente, e esfrega a secreo que dessa maneira atinge a corrente sangunea do indivduo.

Aquilo que faz parte de um amplo veja: http://www.xamanismo.com.br/Teia/SubTeia1192186946It004

contexto

cultural

vem sendo descontextualizado, mercantilizado e oferecido como a cura de vrios males como a depresso, infertilidade e at cncer. Claro que para esses indivduos, todas as patologias para as quais a medicina no tem sucesso podem encontrar resposta com o Kambo.

Nada tenho contra os conhecimentos indgenas, muito pelo contrrio. Passei alguns anos da minha vida trabalhando entre esses povos, e com certeza foram dos mais produtivos, em conhecimento material e humano. S no posso concordar com aproveitamento e mistificao realizados por "terapeutas" apressados.

A secreo deste sapo parece conter produtos de grande interesse farmacutico, sem dvidas. Isso deve, e j est sendo pesquisado, e os royalties devem abranger as comunidades detentoras de tal poder, de maneira justa, o que bastante difcil de acontecer.

Entretanto a populao deve ser orientada dos riscos que corre. Pelo menos uma morte ocorrida este ano foi relacionada com a prtica http://br.noticias.yahoo.com/s/25042008/25/manchetes-investigada-morte-homemtomou-vacina-sapo.html

O professor Leonardo de Azevedo Calderon, doutor em biologia molecular e professor de bioqumica do Centro de Cincias Biolgicas e da Natureza do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul (AC), em entrevista ao blog do Altino http://altino.blogspot.com/ alerta sobre algumas caractersticas desta prtica:

"Um problema srio que no est sendo tratado o desconhecimento dos efeitos fisiolgicos adversos promovidos pela mistura de bioativos presentes no veneno da Phyllomedusa bicolor (kamb) em pessoas com comprometimento heptico, cardaco e/ou neurolgico, entre outras patologias. No se sabe nada a respeito dos efeitos que a aplicao do kamb pode provocar em pessoas que possuem dezenas de patologias relacionadas aos rgos e tecidos alvo de suas molculas bioativas.

A ausncia de estudos nestas reas, principalmente motivada pela dificuldade de obteno de licena por parte de rgos ligados ao Ministrio do Meio Ambiente, est diretamente ligada a atual ignorncia quanto as "contra-indicaes" desta prtica, e ser responsvel por mais acidentes por ocorrer.Adicionalmente pode ter havido um erro na aplicao do veneno.

Existem trs espcies de Phyllomedusas no Acre (origem da prtica do Kamb) que so muito semelhantes entre si, sendo identificadas apenas por herpetlogos - a Phyllomedusa bicolor (kamb), a Phyllomedusa tarsius e a Phyllomedusa vaillantii.A composio do veneno das duas ltimas ainda so praticamente desconhecidas pela cincia, quanto mais seus efeitos fisiolgicos. Caso tenha sido aplicado o veneno de uma das duas ultimas no lugar da bicolor, os efeitos fisiolgicos podem ter sido muito mais fortes do que os observados no ritual do Kamb".

A Anvisa publicou uma portaria onde proibe a propaganda e adverte para as consequncias do uso indiscriminado da "vacina", segue abaixo:

Vacina O site www.kambo.com.br divulga mais de 30 benefcios do uso da substncia retirada da r Phyllomedusa bicolor, conhecida popularmente como Vacina do Sapo Kamb, dentre eles, tratamentos de gastrite, depresso, hipertenso, dependncia qumica, epilepsia, osteoporose, infertilidade e malria.

A propaganda foi encaminhada a partir de um comunicado do Ministrio do Meio Ambiente, que recebeu denncias da tribo indgena Katuquina, de Cruzeiro do Sul (AC), sobre a comercializao ilegal do produto.A Agncia determinou a suspenso de toda propaganda com alegaes de propriedades teraputicas e/ou medicinais, veiculadas em todos os meios de comunicao, da Vacina do Sapo, por meio da Resoluo RE n 8.

Retirada da barriga da r Phyllomedusa bicolor, a substncia usada pelos ndios para acabar com a msorte na caa e na pesca. No existem pesquisas que assegurem o uso da vacina do sapo Kamb para as indicaes feitas no site, portanto, o paciente que consome o produto est sujeito a srios e

desconhecidos

agravos

sade.

A Anvisa est providenciando a proibio do comrcio da vacina. Caso veculos de comunicao, empresas e pessoas fsicas descumpram a determinao, estaro sujeitos s penalidades previstas na Lei n 6.437/77, como notificao, autuao e multas que variam de R$ 2 mil a 1,5 milho.

As informaes so da Agncia SadeAssessoria de Imprensa da Anvisa

KAMB OU KAPUN
Txai Terri Valle de Aquino & Marcelo Piedrafita Iglesias Ensinamentos do velho Raimundo Luis, Tuinkuru, sobre uma famosa perereca verde de nossa grande floresta chamada de kapun pelo seu povo Yawanaw da TI Rio Gregrio, no municpio de Tarauac.

O conhecimento tradicional associado ao uso da secreo do leite da Phyllomedusa bicolor, como o Kapun chamado por herpetlogos e bilogos, como um poderoso medicamento e purgante, partilhada, como diz o velho Raimundo, por outros povos indgenas do Acre da famlia lingustica Pano, sobretudo pelos Katukina, que o chamam de kampo ou kamb, pelos Kaxinaw, que o denominam de kpun, pelos Jaminawa dos vales do Acre e Alto Purus, e ainda pelos Marubo e Mayoruna (Matss) do Vale do Javari, no sudoeste do estado do Amazonas. Raimundo Luis Tuinkuru, 78 anos, professor da cultura tradicional do povo Yawanaw Nos ltimos anos o uso da secreo do kapun, um anuro que gosta de viver nas proximidades dos igaps, trepados nas rvores ou no cho, perto da gua e tambm na terra firme. ganhou notoridade nacional entre as populaes dos centros urbanos do pas como um fabuloso estimulante cinegtico. Justamente nos primeiros cinco anos desse novo sculo e milnio. perodo que coincide com o incio da pavimentao da Br 364, no trecho Cruzeiro do Sul a Rio Branco, o uso do kapun foi

amplamente divulgado em vrios jornais e revistas de circulao local, regional e nacional. No entanto, no sculo passado, as informaes sobre o uso do sapo kampo ou kamb, como dizem os Katukina, estiveram restritas s publicaes acadmicas. Como lembra minha amiga Edilene Coffaci de Lima, antroploga da Universidade Federal do Paran que escreveu sua dissertao de mestrado e tese de doutorado sobre os Katukina dos rios Campinas e Gregrio e recentemente publicou o artigo Do kampo ao kamb: transformaes do uso do sapo verde entre os Katukina, h exatos oitenta anos, o padre espiritano Constantin Tastevin havia registrado seu uso entre populaes indgenas do alto Juru1. Publicado na revista francesa La Geographie, em 1925, o texto desse padre, Le fleuve Muru, faz a primeira descrio cientfica sobre o uso da secreo dessa famosa perereca verde como um estimulante cinegtico. Sua descrio vvivda sobre o uso da secreo desse sapo verde entre os Kaxinaw, tal como explicitada abaixo, foi feita a partir das aplicaes de sapo que observou entre esses ndios que viviam, e ainda vivem, no alto rio Muru, principal afluente da margem direita do rio Tarauac, em cuja foz encontra-se a cidade de mesmo nome. O exrcito de batrquios incontvel. O mais digno de ser notado o campon dos Kachinaua. (...) Quando um indgena fica doente, se torna magro, plido e inchado; quando ele tem azar na caa porque ele tem no corpo um mau princpio que preciso expulsar. De madrugada, antes da aurora, estando ainda de jejum, o doente e o azarado produzem-se pequenas cicatrizes no brao ou no ventre com a ponta de um tio vermelho, depois se vacinam com o leite de sapo, como dizem. Logo so tomados de nuseas violentas e de diarria; o mau princpio deixa o seu corpo por todas as sadas: o doente volta a ser grande e gordo e recobra as suas cores, o azarado encontra mais caa do que pode trazer de volta; nenhum animal escapa da sua vista aguda, o seu ouvido percebe os menores barulhos, e a sua arma no erra o alvo. Em 2001, a revista editada pelo governo da floresta, a Outras Palavras, publicou uma reportagem sobre o uso do leite do sapo kamb entre os Katukina e seringueiros, descrevendo detalhadamente a famosa injeo ou vacina de sapo verde entre as populaes indgenas e tradicionais da floresta do vale do Alto Juru acreano. Em 2002, o uso da secreo do kapun foi amplamente divulgado em um programa de reportagens da TV Globo. Em 2003, o jornalista carioca, Zuenir Ventura publicou um livro em homengaem aos 15 anos da morte de Chico Mendes, em que um dos seus captulos sugestivamente intitulava-se O quente agora o kamb, onde descrevia o seu uso pela populao acreana, sobretudo de Rio Branco. Nesse mesmo ano, 13 matrias sobre o kapun foram divulgadas nos jornais locais. Em abril de 2004, no contexto do uso crescente e indisciminado do kapun, tido como uma substncia particularmente eficaz na cura de enfermidades para as quais a medicina ocidental no tem tido sucesso em tratar, como diz a colega antroploga Edilene Lima no referido artigo, a propaganda na Internet sobre esse famoso sapo verde foi proibida pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Nesse mesmo ano, alm de continuar sendo notcias nos jornais acreanos, a revista Globo Rural estampou em sua capa um kapun na mo de um ndio Katukina da TI Campinas. A matria descrevia o uso tradicional do kamb entre os Katukina,

tidos como os maiores usurios do leite do sapo verde, denunciando a biopirataria na Amaznia. Assim o kampo, junto com os Katukina, ganhou fama nos primeiros anos do sculo XXI, diz novamente Edilene Lima, a antroploga dos Katukina. Recentemente, em decorrncia de uma carta enviada ministra Marina Silva por quatro lideranas Katukina, o Ministrio do Meio Ambiente (MMA), que tem como uma de suas principais misses garantir a conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica biolgica, gentica e cultural, promoveu o Primeiro Seminrio Tcnico do Projeto Kamp, coordenado pelo PROBEM (Programa Brasileiro de Bioprospeco e Desenvolvimento Sustentvel de Produdos da Biodiversidade) do MMA. Este projeto, em fase inicial de implementao, conta com o assentimento dos ndios Katukina, Kaxinaw e Yawanaw de nosso estado, e a colaborao e parceria de importantes instituies pblicas federais e estaduais, como a Embrapa, Funasa, Ministrio da Sade, Governo do Estado do Acre, Funai, Ibama, Instituto do Corao de So Paulo (Incor) e as Universidades Federais do Acre (UFAC), Amazonas (UFAM), Cear (UFC), Paran (UFPR) e Braslia (UnB? ), alm da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras secretarias do MMA. O projeto tem um carter integrador, no senstido de procurar estabelecer uma conexo entre o saber tradicional, associado ao uso etnofarmolgico do Kamp, por povos indgenas, a pesquisa cientfica e o desenvolvimento tecnolgico a partir desse etnofrmaco para a gerao de novos produtos por empresas e instituies de pesquisa nacionais. Dentro desse processo, o objetivo garantir a proteo do conhecimento tradicional e a repartio de benefcios oriundos das inovaes, para os detentores destes conhecimentos e prticas associadas ao patrimnio gentico, como diz o texto ainda preliminar do Projeto Kamp do MMA. img bando de kapun, ou Phyllomedusa bicolor, em intercurso sexual (Enciclopedia da Floresta) O papo de hoje justamente sobre a fineza dos conhecimentos e prticas associadas ao uso da secreo do kapun pelo povo Yawanaw. O autor desses ensinamentos, como dito no incio desse Papo, o nosso velho amigo Raimundo Luis Yawanaw, a quem chamo de verdadeiro professor da Universidade da Floresta. Alis, no dia em que um ndio for contratado para ensinar nesta Universidade, como proponho que seja o velho Raimundo Luis, eu tambm vou trabalhar l com pesquisador das populaes indgenas e tradicionais do vale do Alto Juru acreano. Vamos ler com muita ateno os finos ensinamentos desse velho mestre Yawanaw, Raimundo Luis Tuinkuru, sobre o uso do kapun pelo seu povo. Em 22 de maio prximo, o velho Raimundo est completando seus 78 de vida, bem vividos e cheios de muito amor e interesse sobre esse famoso sapo verde das florestas acreanas. Parabns antecipados meu gra nde amigo Raimundo Luis. Parabns tambm para voc e todos os representantes e lideranas indgenas do Acre e do sul do Amazonas pelo dia do ndio, 19 de abril, embora saiba que para vocs todo dia dia de ndio. (Txai Terri Aquino) Kapun vida, sade, alegria e sucesso nas aldeias Yawanaw do rio Gregrio Raimundo Luis Yawanaw

Em primeiro lugar, o kapun usado por vrios povos indgenas. Aqui no Acre, nosso povo Yawanaw e os Katukina tomam muito kapun. Kaxinaw e Jaminawa tambm tomam pouco. Tambm ouvi dizer que os Marubo e Mayoruna do Vale do Javari tambm tomam. Ento, o kapun um conhecimento tradicional partilhado por muitos povos. A gente no usa o kapun sem dieta. Tem muitas estrias antigas sobre a vacina do kapun. uma cultura nossa. Por isso, o kapun pra ns uma coisa muito importante, que aprendi com meu pai. O kapun um sapo verde que gosta mais de viver na beira do igap. A gente pega sempre eles na beira do igap. Tem kapun que vivem trepado (nas rvores) e outros que vive no baixo e outros na terra firme. Ento, tem diferentes tipos de kapun, conforme o lugar onde eles moram. Ele um animal que no canta em qualquer tempo. No vero, no canta. Canta muito no inverno, advinhando chuva. O kapun cantou, ento, vai chuver logo. Quando canta, aquela zuada doida, que se escuta de longe. Canta na boca da noite e de madrugada. Tem hora pra cantar. Agora, no vero ningum ver kapun no, porque eles no cantam. Ele diferente.

Remdio poderoso
Ento, o kapun um remdio muito poderoso. A gente quando vai tomar kapun no s uma pessoa no, muita gente. Tem que combinar com o aplicador pra tomar kapun, explicar direitinho por que quer tomar e os motivos que escolheu pra tomar kapun com ele. No qualquer um que pode aplicar vacina do kapun. A pessoa quando vai tomar kapun porque t sentindo qualquer coisa no corpo, ou fraqueza, dor de cabea, reumatismo, dor de barriga, diarria, a comida fez mal, est com preguia, ou porque dorme demais, est amarelo, com anemia, bucho grande, come barro, t com febre. Cada um que toma, d o seu parecer, explicando por qual motivo quer tomar. Vou tomar porque estou sentindo isso, vou tomar porque estou sentindo aquilo e assim vai. Outros ainda dizem assim, vou tomar kapun porque tomei cip (ayhuasca) e o cip, tomando demais, e comendo todo tipo de comida, sem fazer dieta, tambm ofende, mas o kapun limpa at tontice de cip. Ento, pra voc ficar livre da tontice do cip, e voltar ao normal, ento, precisa tomar kapun. Alguns caadores tomam kapun pra tirar a panema. Chegam e afirmam: - estou panema, preciso matar caa e no mato nada. Ontem fui caar e achei as caas brabas, me sentiam de longe e fugiam. Passei o dia todinho com sono e no matei nada. Cada um tem que explicar seu motivo ao aplicador do kapun decidir quantos pontos vo queimar no brao, ou na perna, se for mulher e criana. A queima a pele com a brasa da ponta do cip titica, pra em seguida colocar o leite do kapun em cima. A mulher tambm pode dizer assim: - vou tomar kapun porque ganhei nenem e t completando um ms de resgurdo, por isso preciso tomar tambm. Isso no coisa de agora, coisa de nossa cultura antiga.

Criana tambm toma


A criana tambm toma porque t amarela, com anemia, com bucho grande, parece que t comendo barro, no sei o que. - quem sabe alguma comida fez mal? Vou tacar kapun nele, diz a me, ou a av. Hoje em dia tem remdio pra verme, voc compra na farmcia, mas

naquele tempo antigo remdio pra verme era injeo de kapun. Criana quando t amarela e com bucho grande, tomando kapun fica forte e corada. Por isso, a gente diz que kapun vida, sade, alegria, sucesso na caada. A pessoa que no toma kapun, no tem felicidade, no tem sade completa. Ento, o kapun tudo pra gente, porque ele serve pra matar caa, ele serve pra curar doena e preguia. A minha me, que era uma mulher Katukina, dava kapun at em crianas de um ano. Do nosso conhecimento, o kapun nunca matou ningum, nunca fez mal a ningum. Qualquer criancinha de mais de ano, ns damos kapun. Numa criana s d um ponto. Tambm depende de onde tira o leite do corpo do kapun, se tira das pernas e barriga mais fraco, se tira da cabea e das costas mais forte. O leite da cabea o mais forte que tem, a pessoa incha muito, vomita muito, fica com muito calor, suando muito. Se a pessoa no tiver uma natureza forte, fica deitado no cho, sem fora pra se levantar enquanto no passar o efeito. Essa experincia ns tambm temos do kapun.

Mulher grvida no toma vacina de sapo


S quem no pode tomar kapun mulher grvida. Mulher grvida no pode tomar, porque ofende o feto. No final do resguardo, a mulher, que perdeu muito sangue quando descansou o nenem, precisa tomar essa vitamina do kapun que pro corpo e o sangue dela voltarem ao normal. S o poder do kapun pode curar a fraqueza do corpo e limpar o sangue dela.

A dieta do kapun
Durante um ms no se pode comer qualquer comida, principalmente aquela que proibida. Tem muita comida que a gente proibe a mulher, a criana e o rapaz novo comerem, quem come essas coisas so s os velhos e as velhas. Se um rapaz toma kapun pra matar caa, no deve comer nada doce. Ento, no come doce, no come banana madura nem mamo e no chupa cana. Se tiver mulher, no dorme com sua mulher de jeito nenhum, dorme separado. Ento, so duas coisas pra matar caa. No tocar em doce e em mulher. Se cumprir essa dieta, fica feliz, fica forte, fica matador de caa. Mas se tocar em doce e dormir com mulher, ento tem que fazer novo tratamento. Depois que toma kapun, o aplicador passa a dieta e voc tem de cumprir a dieta. Os pais tambm ficam preocupado e dizem pro filho assim: - rapaz, voc tomou kapun, no deve comer isso, no deve tocar naquilo. Tem que fazer a dieta recomendada. Tem alguns peixes que tambm no pode comer, quando t fazendo tratamento com kapun. Tem o piau, curimat e surubim que no pode comer. Tem tambm outros peixes que no pode comer. Isso da cultura antiga. Agora da caa a gente no pode comer qualquer macaco, nambu preta e outros animais. Ento, a pessoa, tomando kapun e fazendo a dieta, se transforma. Ns damos kapun at nos cachorros. O ndio gosta de criar cachorro pra acuar caa, no pra ficar guardando a casa. Cachorro que no quer ir pra mata acuar caa, a gente d kapun que ele fica logo esperto e fica bom pra acuar caa.

Soldados da borracha tomaram kapun pra curar malria


O kapun j foi aprovado h muito tempo entre os seringueiros das cabeceiras do rio Gregrio. Durante a segunda guerra mundial chegaram muitos soldados da borracha, que a gente chamava de brabo, brabo assim na seringa. Naquele tempo, chegou mais de 40 brabos pra cortar seringa no Caxinau com o patro Antonio Carioca. Ento, naquele tempo chegou muita gente do Cear pra cortar seringa nas cabeceiras do Gregrio. Enquanto o patro mandava reabrir as colocaes e limpar as estradas de seringa nos centros, eles ficavam na margem

batendo campo da sede do seringal Caxinau. Naquele tempo, ns no conhecia o que malria, quem sofria de malria eram esses brabos. Naquela poca, morreram tantos brabos que nem chegaram a cortar seringa. Como tava morrendo trs, quatro brabos por dia, o patro chamou meu pai e disse: - Antonio Luis, d sapo nesses brabos, seno eles vo morrer tudim de malria. Porque ele sabia que o kapun curava muitas doenas, int a malria. Meu pai, ento, tratou eles com injeo de sapo. Eles no sabiam o que isso, pensava que era pra comer o sapo. Uns disseram que no tinham coragem, outros que tinham nojo. Outros disseram que iam tomar porque j tinham esperimentado vrios tipos de remdio e no tinham ficado bom. No final da estria, quem fez o tratamento completo do kapun, tomando trs vezes, dia sim e dia no, ficaram bom. E quem no tomou injeo de sapo, acabou morrendo. Um desses brabos, que escapou da malria, ficou conhecido como famlia do Kapun. No ndio, no. um seringueiro branco da famlia do Kapun. Quando ficou bom, ele mesmo dizia que de agora em diante ele ia ser conhecido como da famlia do Kapun. O nome dele Ricardo. Ricardo Kapun. Hoje em dia, toda a famlia desse Ricardo tem o sobrenome Kapun. Ficou com esse nome justamente porque escapou de morrer de malria, tomando injeo de sapo. A famlia dele at hoje tem sobrenome de kapun.

Estimulante para ser bom caador


Quando um jovem Yawanaw quer ser um bom matador de caa, toma muito kapun e cumpre a dieta. No come nem doce nem dorme junto com mulher. Quando voc no toma kapun, fica com o corpo pesado. Mas quando toma e faz a dieta, corre na mata e no faz barulho. A felicidade, a boa sorte, aquela fora, aquele talento vem tudo do leite de kapun. O caador anda maneiro na mata. Ouve zuada das caas de longe. Fica com a viso apurada, ver at mesmo quando as caas se encondem nas ramagens, folhas e cips. E no erra o tiro, pois fica bom de pontaria. O kapun ajuda o caador a ficar bem concentrado, prestando ateno nos sinais da natureza e ainda fica mentalizando que vai encontrar e matar caa. A caa fica mansa, meio lerda, no sente o pix do caador nem nada. Quem toma kapun e faz dieta, volta sempre com caa grande pra casa. Por que ns tomamos kapun? pra ficar forte, pra ficar bem esperto, sem preguia e qualquer zuadinha se acorda, t no ponto de correr, t no ponto de pular. Tinha um sobrinho de meu pai, o Paixo, que nunca caiu, porque desde cedo tomava kapun, tomava banho bem cedo e fazia dieta. Ele era um bom caador e quando entrava na mata no tinha caa que escapava da mo dele.

Kapun tambm bom pro amor


Alm disso, quando um homem infeliz pra mulher, se tomar kapun, assim como a caa vem, a mulher tambm vem e no sabe nem porque. Ento, o leite de kapun um grande sucesso. Alm de fazer bem sade, o cara fica feliz pra mulher. E a mulher que no tem sorte pra arranjar marido, quando toma kapun, fica do mesmo jeito, de repente aparece algum que queira ela. As vezes tem que escolher com quem vai ficar, porque aparecem vrios pretendentes, no vem s um, no. Ento, o kapun pra ns tambm um grande sucesso no amor. Quando toma kapun, fica com muito poder. Esse um poder do bem, da felicidade, da

alegria. Ento, a energia do leite do kapun tem o poder de transformar as pessoas, de tornar uma pessoa saudvel no corpo e esprito.

A cura com vmito amarelo e suor


Quando uma pessoa toma kapun, vomita o amarelo e fica suando muito. Isso quer dizer que o kapun vai trazer boa sade pra ela. Quando provoca o amarelo, como gema de ovo e amargo de gosto, e fica muito suado, ento aquela injeo de kapun t fazendo efeito. Aquela pessoa vai ficar boa de sade. Enquanto no provocar aquele amarelo nem suar muito, o tratamento no t fazendo efeito. Por que no vomitou? Por que no suou? Ser que a quantidade que tomou era pouco? Tem que aumentar a dosagem at a pessoa vomitar e suar muito. Para os Yawanaw, aquele amarelo amargoso que vomita onde gera todo tipo de doena. Se tomar kapun e no provocar nem suar, no t fazendo tratamento nenhum. Essa a nossa experincia com injeo de kapun.

Rap de leite de kapun


Tambm tem pessoas que toma rap de kapun pra matar caa mais do que os outros. Toma rap do kapun sem misturar com tabaco. Tira o leite e depois de seco, rapa e faz aquele p do leite cristalisado do kapun. Antigamente tambm lavava o kapun dentro de um vaso dgua e lavava todo o leite dele naquela gua e bebia.

Os aplicadores de kapun
Nossos pais no aceitava qualquer pessoa dar kapun nos filhos. Tinha que ser um matador de caa, um bom caador, pra dar sapo nos filhos. Porque se um bom caador d kapun em ns, ele t transmitindo a sabedoria e o conhecimento dele pra ns. preciso escolher bem a pessoa que vai dar kapun em ns. Tem que ser uma pessoa importante, que tenha muito conhecimento tradicional e seja um bom caador tambm, porque, como j disse, ele transmite tudo isso pra quem ele d o kapun. Por isso que o kapun pra ns tem essa magia, essa finesa toda. Os rapazes tomam kapun mais pra matar caa. E as meninas tomam pra ser esperta, correr, pular, cantar, trabalhar e ajudar sua me a carregar macaxeira do roado. Os velhos tomam porque to sentindo qualquer coisa, porque to sentindo fraqueza. E os rapazes tomam pra ter sucesso nas caadas e pra se sentirem fortes tambm. No qualquer pessoa que pode aplicar injeo de sapo. Uma pessoa que no tem inteligncia nenhuma no vai aplicar sapo. Quem aplica passa a inteligncia e habilidade dele pra quem est dando o kapun. Pra ter sucesso na caa, o aplicador tem que ser, ou ter sido, um bom caador, porque ele passa essa habilidade e inteligncia pra quem toma com ele. A me de uma criana escolhe quem vai aplicar injeo de kapun. No qualquer um que ela escolhe no, tem que ser de um homem inteligente, muito trabalhador e que teve muito sucesso nas caadas. O aplicador transmite a energia dele, o que ele tem de melhor, pra quem ele t aplicando o kapun. Para ser um bom matador de caa, preciso que um bom caador antigo d kapun pros novos. Extraido do site : http://www2.uol.com.br/pagina20/17042005/papo_de_indio.htm

You might also like