You are on page 1of 13

MODELO PARA ESTATUTO DE CONSTITUIO DE ORGANIZAO RELIGIOSA

Observao: As informaes deste arquivo devero ser ratificadas pelo Cartrio que ir efetuar o registro da documentao, que poder solicitar outros documentos, ou alteraes que forem necessrias ao registro da documentao apresentada. Este modelo poder ser modificado em conformidade com as necessidades dos usurios interessados; Porm, as alteraes sero analisadas conforme a legislao especfica da Pessoa Jurdica a ser registrada.

ESTATUTO DA ORGANIZAO RELIGIOSA Leis 10.406/2002, 10.825/2003 e 11.127, de 28 de junho de 2005. (colocar a denominao social) (art. 54, I do C.C.)

ARTIGO 1 - DENOMINAO, SEDE, FINALIDADE E DURAO A (colocar denominao social, art. 54, I do C.C.), uma Organizao Religiosa, neste estatuto designada, simplesmente, como Igreja, fundada em data de (colocar data da fundao) com sede e foro a (colocar endereo completo) , na cidade de So Jos dos Campos, Estado de So Paulo, uma organizao religiosa, constituda por tempo indeterminado, sem fins econmicos, de carter religioso, com a finalidade de levar a palavra e os ensinamentos de Deus a todos os seres humanos, fundamentada nas Santas Escrituras, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raa, cor e crena religiosa. ARTIGO 2 - SO PRERROGATIVAS DA IGREJA I. A Igreja tem por finalidade (colocar todas as finalidades que achar necessrio) (vide art. 54, inciso I do C.C.) ARTIGO 3 - DOS ORGOS ADMINISTRATIVOS DA IGREJA

So rgos da Igreja: I. II. Diretoria Executiva; Conselho Fiscal.

ARTIGO 4 - DAS ASSEMBLIAS (vide art. 59, inciso I e II do C.C.) A Assemblia Geral Deliberativa o rgo mximo e soberano da Igreja, e ser constituda pela irmandade (ou associados) em pleno gozo de seus direitos. Reunir-se- na segunda quinzena de janeiro, para tomar conhecimento das aes da Diretoria Executiva e, extraordinariamente, quando devidamente convocada. Funcionar em primeira convocao com a maioria absoluta de seus membros e, em segunda convocao, meia hora aps a primeira, com qualquer nmero de presentes, deliberando pela maioria simples dos votos dos presentes, salvo nos casos previsto neste estatuto, tendo as seguintes prerrogativas: I. II. Fiscalizar os administradores da Igreja, na consecuo de seus objetivos; Eleger e destituir os membros da diretoria executiva e do conselho fiscal; (vide art. 59, pargrafo nico do C.C.) III. Aprovar o regimento interno que regulamente as diretrizes e os vrios setores de atividades da Igreja; IV. V. VI. Deliberar sobre a previso oramentria e a prestao de contas; Analisar e definir o planejamento de trabalho do perodo seguinte; Reformular os Estatutos;

VII. Deliberar quanto dissoluo da Igreja; VIII. Decidir em ultima instncia. Pargrafo Primeiro - As assemblias gerais podero ser ordinrias ou extraordinrias, e sero convocadas, pelo Presidente ou por 1/5 dos membros, mediante edital fixado na sede social da Igreja, (poder ser determinada outra forma de publicao do Edital) com antecedncia mnima de 10 (dez) dias de sua realizao, onde constar: local, dia, ms, ano, hora da primeira e segunda chamada, ordem do dia, e o nome de quem a convocou; (vide art. 60 do C.C.) Pargrafo Segundo - Quando a assemblia geral for convocada por 1/5 dos membros,

II

dever o Presidente convoc-la no prazo de 3 (trs) dias, contados da data entrega do requerimento, que dever ser encaminhado ao presidente atravs de notificao extrajudicial. Se o Presidente no convocar a assemblia, aqueles que deliberam por sua realizao, faro a convocao; Pargrafo Terceiro - Sero tomadas por escrutnio secreto as deliberaes que envolvam eleies da diretoria e conselho fiscal e o julgamento dos atos da diretoria quanto aplicao de penalidades. ARTIGO 5 - DA IRMANDADE A Igreja, contar com um nmero ilimitado de membros distinguido em trs categorias: I. Irmos Fundadores: os que ajudaram na fundao da Igreja, e so relacionados em lista anexa. II. III. Irmos Benemritos: os que contribuem com donativos e doaes; Irmos Dizimistas: os que contribuem com dzimos mensais.

ARTIGO 6 DA ADMISSO DOS MEMBROS (vide art. 54, inciso II do C.C.) A admisso dos membros se dar independente de classe social, nacionalidade, sexo, raa, cor, desde que aceite ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, fundamentado nas Santas Escrituras, o estatuto social e os regulamentos internos da Igreja, e no caso de menor de dezoito anos, autorizao dos pais ou responsveis, devendo o membro interessado preencher ficha de inscrio na secretaria da Igreja, que a submeter Diretoria Executiva e, uma vez aprovada, ter seu nome, imediatamente, lanado no livro da irmandade, com indicao de seu nmero de matrcula e categoria qual pertence. ARTIGO 7 DA DEMISSO VOLUNTRIA DO MEMBRO (vide art. 54, inciso II do C.C.)

direito dos membros afastarem-se da Igreja quando julgar necessrio, comunicando sua vontade a Diretoria Executiva. ARTIGO 8 DA EXCLUSO DO MEMBRO (vide art. 57 do C.C.)

III

A excluso do membro se dar nas seguintes questes; I. II. III. IV. Desrespeito as leis de Deus; Desrespeito a este estatuto e regulamento interno da Igreja; Desvio dos bons costumes; Conduta duvidosa, atos ilcitos ou imorais.

Pargrafo nico - A perda da qualidade de membro ser determinada pela Diretoria Executiva.

ARTIGO 9 - SO DEVERES DOS MEMBROS (vide art. 54, inciso III do C.C.) I. Viver de acordo com a doutrina e prtica da Palavra de Deus, honrando e propagando e Santo Evangelho segundo as Escrituras Sagradas; II. III. IV. V. VI. Zelar pelo bom nome da Igreja; Defender o patrimnio e os interesses da Igreja; Cumprir e fazer cumprir o regimento interno; Comparecer por ocasio das eleies; Votar por ocasio das eleies;

VII. Contribuir em dia com o dizimo; VIII. Denunciar qualquer irregularidade verificada dentro da Igreja, para que a Assemblia Geral tome providencias; IX. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto;

ARTIGO 10 - SO DIREITOS DOS MEMBROS (vide art. 54, inciso III do C.C.) So direitos dos membros, quites com suas obrigaes espirituais e com a tesouraria da Igreja:

IV

I. II. III.

Votar e ser votado em qualquer cargo da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal; Gozar dos benefcios oferecidos pela Igreja na forma prevista neste Estatuto; Recorrer Assemblia Geral contra qualquer ato da Diretoria.

ARTIGO 11 - DAS APLICAES DAS PENAS As penas sero aplicadas pela Diretoria e podero constituir-se em; I. II. III. Advertncia por escrito; Suspenso de 30 (trinta) dias at 02 (dois) anos; Eliminao da irmandade.

Pargrafo nico - Ao acusado ser assegurada prvia e ampla defesa, cabendo-lhe recurso Assemblia Geral. ARTIGO 12 - DA DIRETORIA A Diretoria Executiva da Igreja ser composta por quatro membros assim discriminados: Presidente, Vice Presidente, Secretrio e Tesoureiro, e reunir-se- ordinariamente a cada ms e extraordinariamente quando houver convocao da maioria de seus membros (a composio desta diretoria e meramente enunciativa e poder ser modificada). ARTIGO 13 - COMPETE DIRETORIA (as competncias devem seguir a composio contida no art. 12) I. Dirigir a Igreja de acordo com o presente estatuto e as leis de Deus, administrar o patrimnio social, promovendo o bem geral da irmandade; II. Cumprir e fazer cumprir o presente estatuto, e as demais decises da Assemblia Geral; III. Promover e incentivar a criao de comisses com a funo de desenvolver cursos religiosos, profissionalizantes e atividades culturais; IV. V. Representar e defender os interesses de seus fiis; Elaborar o oramento anual;

VI.

Apresentar a Assemblia Geral na reunio anual o relatrio de sua gesto, e prestar contas referentes ao exerccio anterior;

VII. Admitir pedido admisso de membros; VIII. Acatar pedido de demisso voluntria de membros. IX. Decidir sobre a excluso de membros que descumprirem os itens do artigo 8 deste Estatuto. Pargrafo nico - As decises da diretoria devero ser tomadas por maioria dos votos, com participao garantida da maioria simples dos seus membros, cabendo ao Presidente em caso de empate o voto de Minerva. ARTIGO 14 - COMPETE AO PRESIDENTE I. Representar a Igreja ativa e passivamente, perante os rgos Pblicos, Judiciais e Extrajudiciais, inclusive em juzo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir advogados para o fim que julgar necessrio; II. III. IV. Convocar e presidir as reunies da Diretoria Executiva; Convocar Assemblias Ordinrias e Extraordinrias; Juntamente com o tesoureiro abrir e manter contas bancrias, assinar cheques e documentos contbeis; V. Organizar um relatrio contendo balano do exerccio financeiro e os principais eventos do ano anterior, apresentando-o Assemblia Geral Ordinria; VI. Contratar funcionrios ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenci-los, suspend-los ou demiti-los; VII. Apresentar a Assemblia Geral Extraordinria relatrios financeiros solicitados em carter de urgncia, atravs de Assemblia Geral Extraordinria especialmente convocada para este fim, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, por requerimento de 10% (dez por cento) dos fiis, ou por dois membros do Conselho Fiscal, que especificaro os motivos da convocao; VIII. Criar departamentos patrimoniais, culturais, sociais, de sade e outros que julgar necessrios ao cumprimento das finalidades sociais, nomeando e destituindo os respectivos responsveis.

VI

ARTIGO 15- COMPETE AO VICE PRESIDENTE I. Substituir legalmente o Presidente em suas faltas e impedimentos e presidir comisses criadas pela Diretoria Executiva; II. III. Substituir o Secretrio em suas faltas e impedimentos; Substituir o Tesoureiro em suas faltas e impedimentos.

Pargrafo nico Em caso de vacncia, de qualquer um dos cargos acima referidos, caber ao Vice Presidente, acumular o cargo vago, at prxima eleio por parte da Assemblia Geral. ARTIGO 16 - COMPETE AO SECRETRIO I. Redigir e manter transcrio em dia das atas das Assemblias Gerais e das reunies da Diretoria; II. III. IV. V. Redigir a correspondncia da Igreja; Manter a ter sob guarda o arquivo da Igreja; Dirigir e supervisionar todo o trabalho da Secretria; Dirigir o departamento social, promovendo o seu perfeito funcionamento e entrosamento, buscando recursos financeiros, junto a Iniciativa Privada e rgos Municipais, Estaduais e Federais; VI. Elaborar, promover e executar os eventos sociais da Igreja;

VII. Elaborar, promover e executar os eventos culturais da Igreja; VIII. Apresentar a Diretoria Executiva, quando solicitado pelo Presidente, relatrio relativo ao seu departamento. ARTIGO 17 - COMPETE AO TESOUREIRO Manter em contas bancrias, juntamente com o presidente, os valores da Igreja, podendo aplic-lo, ouvida a diretoria; I. II. III. Assinar com o Presidente, os cheques; Efetuar pagamentos autorizados e recebimentos; Supervisionar o trabalho da tesouraria e contabilidade;

VII

IV. V.

Apresentar ao Conselho Fiscal, balancetes semestrais e balano anual; Fazer anualmente a relao dos bens da Associao, apresentando-a quando solicitado em Assemblia Geral;

VI.

Apresentar a Diretoria Executiva, quando solicitado pelo Presidente, relatrio relativo ao seu departamento.

ARTIGO 18 - DO CONSELHO FISCAL (Este conselho opcional) O Conselho Fiscal, que ser composto por trs membros, e tem como objetivo indelegvel fiscalizar e dar parecer sobre todos os atos da Diretoria da Igreja, e ter as seguintes atribuies; I. II. Examinar os livros de escriturao da Igreja; Opinar e dar pareceres sobre balanos e relatrios financeiro e contbil, submetendo-os a Assemblia Geral Ordinria ou Extraordinria; III. Requisitar ao Tesoureiro, a qualquer tempo, documentao comprobatria das operaes econmico-financeiras realizadas pela Igreja; IV. V. VI. Acompanhar o trabalho de eventuais auditores externos independentes; Convocar Extraordinariamente a Assemblia Geral da irmandade; O Conselho Fiscal reunir-se- anualmente na segunda quinzena de janeiro, em carter ordinrio e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente da Igreja, pela maioria simples dos membros ou pela maioria dos membros do prprio conselho fiscal. ARTIGO 19 - DO MANDATO As eleies para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal realizar-se-o conjuntamente de dois em dois anos (o perodo deste mandato opcional) , por chapa completa de candidatos apresentada Assemblia Geral, podendo seus membros ser reeleitos. ARTIGO 20 - DA CONVOCAO As eleies para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal sero convocadas pelo

VII I

Presidente da Diretoria Executiva, mediante edital fixado (ou outra forma de publicidade prevista no Edital) na sede social da Igreja, com antecedncia mnima de 10 (dez) dias do trmino dos seus mandatos, onde constar: local, dia, ms, ano, hora da primeira e segunda chamada, ordem do dia. Pargrafo nico - Pode ser eleito, todo membro maior de 18 (dezoito) anos, quites com o dizimo e as obrigaes espirituais, e estar inscrito na Igreja a pelo menos 24 (vinte e quatro) meses. ARTIGO 21 - DA PERDA DO MANDATO A perda da qualidade de membro da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal, ser determinada pela Diretoria Executiva, sendo admissvel somente havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento disciplinar, quando ficar comprovado:

I. II. III. IV. V. VI.

Malversao ou dilapidao do patrimnio social da Igreja; Desrespeito as leis de Deus; Desrespeito a este estatuto e regulamento interno da Igreja; Desvio dos bons costumes; Conduta duvidosa, atos ilcitos ou imorais; Abandono do cargo, assim considerada a ausncia no justificada em 03 (trs) reunies ordinrias consecutivas, sem expressa comunicao dos motivos da ausncia, secretaria da Igreja;

VII. Aceitao de cargo ou funo incompatvel com o exerccio do cargo que exerce na
Igreja; Pargrafo Primeiro Definida a justa causa, o diretor ou conselheiro ser comunicado, atravs de notificao extrajudicial, dos fatos a ele imputados, para que apresente sua defesa prvia Diretoria Executiva, no prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento da comunicao; Pargrafo Segundo Aps o decurso do prazo descrito no pargrafo anterior, independentemente da apresentao de defesa, a representao ser submetida

IX

Assemblia Geral Extraordinria, devidamente convocada para esse fim, onde ser garantido o amplo direito de defesa. ARTIGO 22 - DA RENNCIA Em caso renncia de qualquer membro da diretoria ou conselho, o cargo ser preenchido pelos suplentes quando houver. Pargrafo Primeiro O pedido de renncia se dar por escrito, devendo ser protocolado na Secretria da Igreja; que no prazo de 60 (sessenta) dias no mximo, da data do protocolo, o submeter a deliberao da Assemblia Geral; Pargrafo Segundo - Ocorrendo renncia coletiva da Diretoria e Conselho Fiscal, qualquer dos fieis poder convocar a Assemblia Geral que eleger uma comisso eleitoral de 05 (cinco) membros, que administrar a entidade, far realizar novas eleies no prazo de 60 (sessenta) dias. Os membros eleitos nestas condies complementaro o mandato dos renunciantes. ARTIGO 23 - DA REMUNERAO A Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Igreja, no percebero nenhum tipo de remunerao de qualquer espcie ou natureza pelas suas atividades exercidas na Igreja . ARTIGO 24 - DA RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS (vide alinea d, item 16, Seo II, Cap XVIII das Normas da Corregedoria Geral da Justia Paulista) Os membros, mesmo que investidos na condio de diretores e conselheiros, no respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelos encargos e obrigaes sociais da Associao. ARTIGO 25 - DO PATRIMNIO (vide art. 61, pargrafo nico do C.C.) O patrimnio da Igreja ser constitudo: I. II. Dos dzimos e ofertas dos membros; Das doaes, legados, bens e valores adquiridos e suas possveis rendas, e, arrecadao feita pela Igreja, atravs de festas e outros eventos, desde que revertidos totalmente em beneficio da Igreja;

III.

Dos aluguis de imveis e juros de ttulos ou depsitos;

ARTIGO 26 - DA VENDA Os bens imveis e mveis podero ser vendidos mediante prvia autorizao de Assemblia Geral especialmente convocada para este fim, e o valor apurado, ser totalmente revertido ao patrimnio da Igreja. ARTIGO 27 - DA REFORMA ESTATUTRIA (vide art. 59, pargrafo nico do C.C.) O presente Estatuto poder ser reformado no tocante administrao, no todo ou em parte, a qualquer tempo, por deliberao da Assemblia Geral, especialmente convocada para este fim, composta pela irmandade quites com dizimo e suas obrigaes espirituais, no podendo ela deliberar sem voto concorde de dois teros dos presentes, sendo em primeira chamada, com a maioria absoluta da irmandade e em segunda chamada, uma hora aps a primeira, com qualquer nmero; (o quorum para este artigo livre, sendo o acima meramente enunciativo). ARTIGO 28 - DA DISSOLUO (vide art. 61 do C.C.) A Igreja, poder ser dissolvida a qualquer tempo, uma vez constatada a impossibilidade de sua sobrevivncia, face ao desvirtuamento de suas finalidades religiosas, ou incapacidade por carncia de recursos financeiros e humanos, por deliberao da Assemblia Geral, especialmente convocada para este fim, composta pela irmandade quites com o dizimo suas obrigaes e espirituais, no podendo ela deliberar sem voto concorde de dois teros dos irmos presentes, sendo em primeira chamada, com a maioria absoluta da irmandade e em segunda chamada, uma hora aps a primeira, com 1/3 (um tero) da irmandade; (o quorum para este artigo livre, sendo o acima meramente enunciativo). Pargrafo nico - Em caso de dissoluo social da Igreja, liquidado o passivo, os bens remanescentes, sero destinados a outra entidade religiosa congnere, com personalidade jurdica comprovada, com sede e atividade preponderante nesta capital. ARTIGO 29 - DO EXERCCIO SOCIAL O exerccio social terminar em 31 de dezembro de cada ano, quando sero elaboradas as demonstraes financeiras da Igreja, de conformidade com as disposies legais.

XI

ARTIGO 30 - DOS COMPROMISSOS DA ORGANIZAO RELIGIOSA A Igreja se dedicara s suas atividades atravs de seus administradores e fieis, e adotar prticas de gesto administrativas, suficientes a coibir a obteno de forma individual ou coletiva de benefcios ou vantagens, lcitas ou ilcitas de qualquer forma, ou em decorrncia da participao nos processos decisrios. ARTIGO 31 - DAS DISPOSIES GERAIS A Igreja, no distribui lucros, bonificaes ou vantagens a administradores, membros, mantenedores, sob nenhuma forma ou pretexto, e sua renda ser aplicada na Igreja, em beneficio da irmandade, no territrio nacional. ARTIGO 32 - DAS OMISSES Os casos omissos no presente Estatuto sero resolvidos pela Diretoria Executiva e referendados pela Assemblia Geral.

So Jos dos Campos, (mesma data de sua aprovao)

Presidente: Nome: (nome completo sem abreviaes e com reconhecimento de firma da assinatura) (vide item 11, captulo XVII, seo II das Normas de Servio da

Corregedoria Geral de Justia)

Advogado: Nome: (nmero de inscrio da OAB, nome completo sem abreviaes e com reconhecimento de firma da assinatura) (vide item 1.1, captulo XVII, seo II das Normas de Servio da Corregedoria Geral de Justia)

N OAB:

OBS: todas as pginas do instrumento devem ser rubricadas pelo representante da associao e pelo advogado. (vide item 11.2, captulo XVII, seo II das Normas de Servio da Corregedoria Geral de Justia) XII

XII I

You might also like