You are on page 1of 5

26/03/13

Assine08007033000 SAC

Somos nicos? Biologia, cultura e humanidade | Scientific American Brasil | Duetto Editorial
Batepapo Email Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping
BUSCAR

Curtir

Tweet

Share Share Share Share More

Somosnicos?Biologia,culturaehumanidade
Reportagem
Emborahajaumelocomumentreossereshumanosetodaabiosfera,existemcertaspeculiaridades,algumasespecialmente criadaspelodesenvolvimentodacultura,quenosdistinguemdosoutrosseresvivos.Oconhecimentocientficonosproporcionou umaidiamaisclarasobreanossaposionoUniverso,epossibilidadesinimaginveishatpoucotempodemanipulaodo meioambiente.nossodevercontribuirparaqueesseconhecimentosejaaplicadonaconstruodeumaordemmundial socialmentemaisjusta

FranciscoM.Salzano

Para desespero dos conservadores o Universo est mudando continuamente. Mas a mudana no aleatriaoudesordenada.Seguepadresespecficos,eotermocorretoparadescrevlaevoluo.A partirdeumaorigemdeterminadadesenrolasetodaumasriedeeventosconcatenados.Elespodem incluirtantoomundoinorgnicocomooorgnico.Opostuladobsicodoconceitodeevoluobiolgica que todas as formas orgnicas atualmente existentes neste planeta derivaram de um ancestral comum,universal. Embora ningum estivesse l para assistir, o incio de tudo deve ter sido uma enorme exploso, ocorridatalvezh15bilhesdeanos.OtermoBigBangfoiprimeiramenteusadoparadescrevlade forma depreciativa pelo cosmlogo ingls Fred Hoyle (19152001), defensor da teoria rival de que o Universoseriaestacionrio.Masotermofoiimediatamenteadotadopelosadeptosdessaalternativa.O certoqueagrandemassadasevidnciasobtidasatagorasotodasfavorveisaomodelodoBig Bang,emboraaindarestemmuitasperguntas,especialmentesobreoqueocorrernofuturo. O cenrio atualmente aceito o de uma expanso espetacular, seguida de mudanas drsticas de temperatura com a formao gradativa dos elementos qumicos atuais. A expanso iniciada naquela poca continua ainda hoje, devidamente avaliada atravs da radiao csmica de fundo. PaulatinamenteformaramseasestrelaseasgalxiaseeventualmenteonossoSistemaSolar,h4,5 bilhesdeanos.

ARTEGLOBOETABELAS:PAULOCESARPEREIRA

As transies seguintes ocorreram com aorigemdavida,entre3,9bilhese3,6 bilhesdeanosatrs(portanto,logono incio do desenvolvimento do Sistema Solar),eaorigemrecentssimadenossa espcie, h uns meros 130 mil anos antesdopresente(A.P.).

NASA

MAREEGOLFINHO:FOTODEGRAEMEWHITTLECRIANA:FOTO Singularidade a qualidade do que DE ROBERT CHURCHILL MENINA AFRICANA: FOTO DE PEETER singular, nico, particular, individual. A VIISIMAA referncia anterior mencionou trs singularidades:aorigemdoUniverso,da vida e da espcie humana. Mas somos realmente nicos? O britnico Robert Foley publicou em 1987 a verso em portugussaiuem1993umlivrocom ottuloprovocantedeApenasmaisuma espcie nica, referindose espcie humana. Argumentou que, embora o Homo sapiens seja nico, tambm nicassotodasasoutrasespcies.H, portanto,necessidadedeoutroscritrios para localizar os seres humanos no grande mosaico da vida no planeta. O primeiroseriaodacomparaodanossa ASEVIDNCIASobtidasatagorasofavorveisaomodelodoBigBang, constituio biolgica com a de nossos segundo o qual o Universo teve incio com uma grande exploso, h uns 15bilhesdeanos parentesmaisprximosparaverificarse a diferenas so muito maiores que aquelas que, em mdia, ocorrem entre duas outras espcies quaisquer. O segundo critrio seria baseado na existncia, entre ns, de um atributo nico: a cultura.

IMAGENS ISTOCKPHOTOS : CHIMPANZ, FOTO DE JURIE

NseosChimpanzs Semprehouvecuriosidadeemverificarquaisseriamasrelaesevolutivasentreaespciehumanaeadosgrandesmacacos(chimpanz,gorilaeorangotango). Aps muita discusso, pesquisa e anlises conflitantes est agora firmemente estabelecido que, dos trs, o chimpanz sem dvida o nosso parente mais prximo. O fantstico desenvolvimento da gentica molecular proporcionou a elucidao completa de todo o genoma de ambas as espcies, possibilitando anlisesaprofundadas,minuciosas,sobresemelhanasedessemelhanasdosdoisconjuntosgnicos.

Ningum confunde, morfologicamente, um chimpanz com um ser humano. E, no entanto,adiferenamdiaentreasduasespciesemnvelnucleotdicodaunidadedo DNA,omaterialgenticodeapenas1,2%.verdadequequandoseexaminaumtipo especficodevariaonoDNAinseresouacrscimos/deleesouperdasadiferena aumenta, mas no muito (3%). Salientese, porm, que h ampla variao no grau de

www2.uol.com.br/sciam/reportagens/somos_unicos__biologia_cultura_e_humanidade.html

1/5

26/03/13

Somos nicos? Biologia, cultura e humanidade | Scientific American Brasil | Duetto Editorial

divergnciaentreasduasespciesemdiferentesregieshomlogasdemesmaorigem dosdoisgenomas.Particularmentecomrelaoaoscromossomossexuais,enquantooX apresentabastanteuniformidade,oYmostra,aocontrrio,muitasdiferenas. Um dos desenvolvimentos mais notveis da gentica molecular atual poder estimar, a partirdograudediferenciaoexistenteentreduasespciesedeeventosindependentes, datveis, a poca em que essas duas entidades se separaram no passado. E avaliaes recentes calculam que as linhagens evolutivas que deram origem respectivamente aos seres humanos e aos chimpanzs devem ter se separado entre 7 milhes e 5 milhes antesdopresente.Aparentementeoprocessofoicomplexo,tendohavidoapsoincioda separaoeventosdehibridaoentreasduaslinhagens. Desde a publicao da obra seminal de Charles Darwin (18091882) A origem das espcies, em 1859, sabese que o fator principal que condiciona esses eventos evolucionrios a seleo natural. E uma anlise por grandes categorias funcionais das diferenas entre as duas espcies que devem ter sido causadas pela seleo positiva inovadoraforneceuosseguintesresultados(em%):(a)imunidade:66(b)percepo sensorial:22(c)gametognese:8(d)interferncianadivisocelular:4.Curiosamente, nesta anlise, os genes envolvidos em atividades crebro especficas no pareciam ter evoludomaisrpidoemhumanosqueemchimpanzs.Outroestudo,noentanto,restrito s seqncias de DNA nocodificadoras de protenas que se mostraram conservadas ao longodaevoluo,revelouritmoaceleradodemudanamasnasduaslinhagensem regiesprximasagenesenvolvidosnaadesodeclulasneuronais.

AconclusoaquesechegacomrelaoaoprimeirocritriosugeridoporFoleynaseoanterior graudediversidadeentreespciesprximasmostraqueasdiferenasbiolgicasentrehumanos e chimpanzs so pequenas, no explicando a possvel singularidade da espcie humana quando comparadacomasoutras. OrigemdaMoralidade OsegundocritrioindicadoporFoleyparaaatribuiodeumacaractersticanicanossaespcie seria a existncia da cultura. Lamentavelmente, como salientou esse autor, parece haver quase tantasdefiniesdeculturaquantoantroplogos.Umconceitoquejutilizeianteriormentedefine culturacomoocomplexodepadresdecomportamento,dascrenas,dasinstituiesedeoutros valoresespirituaisemateriaistransmitidoscoletivamenteecaractersticosdeumasociedade.Para comear, podese examinar, como o fez Frans de Waal recentemente, at que ponto as razes evolutivas da moral poderiam ser encontradas nos chimpanzs ou mesmo no gnero Cebus de macacossulamericanos,queelevemestudandopordcadas. Aqui tambm, o primeiro problema a enfrentar a definio de moralidade. De Waal adota a definiodeA.MacIntyre,segundoaqualmoralidadeumfenmenogrupoorientadonascidodo fato de que dependemos de um sistema de suporte social para a sobrevivncia. Ele tambm sugerequeodomniodaaomoralpodeserresumidoemduaspalavras:ajudarou(no)ferir,e que no se devem confundir convenes sociais com linguagem moral. Mesmo porque, com relao s primeiras, o que choca uma pessoa em determinada cultura pode ser perfeitamente aceitvelemoutraporexemplo,aexposiodosseiosououtrasregiesdocorpoouasunies homossexuais. Os temas centrais de nosso tempo: pena de morte, aborto, eutansia cuidados comosidosos,doentesoupobrestodosenvolvemosproblemaseternosdevida,morte,recursos ecuidados.Atabela1apresentacommaisdetalheascaractersticasdamoralidade,relacionando as com o que ocorre em humanos e chimpanzs. Podese distinguir entre estes ltimos sentimentos morais, porm, a preocupao de suas sociedades com esses sentimentos menos sistemtica, e o desejo de um comportamento moral internamente consistente nico nossa espcie. Apesar de buscas nesse sentido, at hoje ningum encontrou no planeta uma universidadedechimpanzsqueestivesseinvestigandoasdiferenasesimilaridadesentreelese ossereshumanos.

GARYWALES/iStockphoto

OS CHIMPANZS so nossos parentes mais prximos. Na verdade, em relao variao especfica do DNA, a diferena de apenas 1,2%. A linhagem evolutiva que deu origem aos seres humanos e aos grandes primatas provavelmente teve uma diviso entre 7 milhes e 5 milhes de anosA.P.

Portanto, embora as origens da moralidade possam ser localizadas em nossos parentes biolgicosprximos,algunsatributossoeminentementehumanos.ApreocupaodeDe Waal em seu livro foi atacar decididamente o que ele denominou de teoria do verniz, segundoaqualossereshumanosseriambasicamentemaus,eamoralidade,apenasuma camada de verniz, desenvolvida pela cultura, sobre um contedo antisocial, amoral e egosta.Partedesseraciocniobaseiasenofatodequeofatorfundamentalnaevoluo, como j indicado, a seleo natural, na qual a nfase na competio individual. Entretanto, essa competio pode tomar vrias formas, que no implicam necessariamente luta aberta. Tanto diferenas de viabilidade quanto de fertilidade importamnojogodequemdeixamaisgenesparaaprximagerao. Naverdadeexisteliteraturaabundantesobreaevoluodacooperao.Estaltimapode serconsideradasobdiferentesngulos,classificveisemcincomecanismos:(a)seleode parentesco,queserelacionacomofatodequepartilhamosgenescomnossosirmose parentes biolgicos mais afastados John B. S. Haldane (18921964) afirmou uma vez que certamente mergulharia no rio para salvar dois irmos ou oito primos em primeiro grau, porque ele partilhava respectivamente a metade e 1/8 de seus genes com essas pessoas(b)reciprocidadedireta,aqualenvolveencontrosrepetidosentreindivduosse aprobabilidadedeencontroentreosdoisindivduoscooperantesexcedeataxadecusto benefciodoatoaltrusticopodeocorrerevoluo(c)reciprocidadeindiretanestecaso h uma vinculao forte com a reputao social: se tens fama de generoso mais provvel que recebas ajuda de algum (d) redes de reciprocidade se existe heterogeneidadeespacial,podemserformadasassociaesentrevizinhose,nestecaso,a taxacustobenefciodeveexcederonmeromdiodevizinhosporindivduoe(e)seleo de grupo este o tipo de fenmeno mais investigado, relacionandose com taxas de crescimento e retrao grupoespecficas. A espcie humana apresenta uma srie de caractersticas ausentes em outros organismos que favorecem, atravs da evoluo cultural,essasdiferentesformasdeinterao.

BiologiaeCultura Embora existam rudimentos de cultura em outras espcies, eles representam apenas um plido reflexo da complexidade do processo existente no Homo sapiens. A tabela 2 foi construda para caracterizar melhor as diferenasentreatransmissogenticaeacultural.Elasseiniciamcomaunidadedetransmisso.Ogeneum segmento de DNA capaz de formar uma determinada protena. O termo tem a respeitabilidade de um sculo de uso.JaexpressomemefoicriadaporRichardDawkinsapenasem1976.Masdelparacexistemmilhares decitaessuasnainterneteomemepoderiasercaracterizadocomoaunidadedeinstruoparaarealizaode determinado tipo de comportamento, localizado no crebro, que se transmite principalmente pela imitao. Formalizado dessa maneira, parece claro que seria muito difcil explicitar uma unidade fsica para a unidade. Por

SKOKLOSTERSSLOTT,BALSTA,SUCIA

www2.uol.com.br/sciam/reportagens/somos_unicos__biologia_cultura_e_humanidade.html

2/5

26/03/13

Somos nicos? Biologia, cultura e humanidade | Scientific American Brasil | Duetto Editorial

exemplo, as primeiras quatro notas da Quinta sinfonia de Ludwig van Beethoven (17701827), que tm sido replicadas em muitas outras composies musicais, constituemse em um meme, ou o termo deve ser aplicado somenteQuintasinfoniacomoumtodo?AinglesaSusanBlackmore,quetemestudadoafundoesseproblema, prefere concentrar sua ateno em memeplexs, que seriam conjuntos de memes coadaptados. Mesmo sem umabasefsicadefinida,oconceitotemsidodevalorheursticoaprecivel,daasuapropagaoemanuteno. Outros aspectos quanto s diferenas de transmisso gentica e cultural so salientados na tabela 2. Talvez a diferena mais marcante seja no que se refere transmisso dos caracteres adquiridos, isto , na passagem de gerao a gerao do efeito de caractersticas ambientalmente determinadas, que assim aperfeioadas seriam transmitidas para a descendncia. Quem deu mais nfase a esse processo como fator evolucionrio foi Jean BaptisteLamarck(17441829),eporissoessatransmissobatizadacomolamarckiana.Masdevesersalientado queDarwintambmacreditavanessetipodeherana.Comoofocodesuasindagaesfoiaseleonatural,no entanto,caracterizasecomodarwinismotudonoqualessetipodeagentepossaserinvocado.Jestamplamente demonstrado,desdeaprimeirametadedosculopassado,queoscaracteresadquiridosnosetransmitematravs dosgenes.Poroutrolado,produtoseprocessosdeelaboraoculturalpodemseraperfeioadosemdeterminada poca, com a inovao espalhando se rapidamente no espao e no tempo. Alis, a velocidade das mudanas na evoluoculturalmuitssimomaisrpidaqueaqueocorreemnvelbiolgico.Umadasrazesparaissofcilde entender. A transmisso de uma novidade biolgica s pode ser feita de seu portador para seus descendentes diretos. J uma novidade cultural pode rapidamente se espalhar por toda a populao, por diferentes meios de comunicaoinformaodiretaentrenorelacionados,aprendizagemprofessoralunoouinformal,imitao depessoasclebres,imprensa,rdio,televiso.

Linguagem O material gentico o cido desoxirribonuclico tem uma linguagem que pode ser classificada como quase universal, constituda por um alfabeto de quatro letras fundamentais suas unidades, os nucleotdeos adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Ao contrrio, no h um cdigo universalparaalinguagemfalada,existindoemtodo o mundo nada menos que 5 mil a 6 mil lnguas. E elas so, como o cdigo gentico, organizadas de maneira hierrquica, generativa e recursiva, no havendolimitesquantopossibilidadedeexpresso decontedosespecficos. Quais so as caractersticas da linguagem humana? Ela tem contrapartida no reino animal? A tabela 3 apresenta duas definies de linguagem, sendo a primeira a mais comumente utilizada, isto , o conjuntodaspalavrasouexpressesusadasporum povo e as respectivas regras de gramtica, o seu idioma.Masexiste,nessecontexto,umcomponente interno mente/crebro fundamental que comanda todos os processos, denominado linguagem interna oulinguagemI.

JAMESSTEIDL/iStockphoto

PARAROBERTFOLEYaculturaseriaacaracterstica que nos torna uma espcie nica. Os rudimentos de cultura de outros animais so um plido reflexo do processo manifestado pelo Homo sapiens. Acima, O bibliotecrio,deGiuseppeArcimboldo

SOMENTE SERES HUMANOS e golfinhos (foto) tm capacidade de imitao vocal em suas mltiplas modalidades o que deve implicar grandes alteraes na organizao neural. Embora alguns animais sejam capazes de acessar e utilizar uma srie de conceitos abstratos, apresentamlimitaesqueoshumanosnotm

Marc D. Hauser, Noam Chomsky e W. Tecumseh Fitch classificaram em 2002 a faculdade da linguagem em duas categorias: senso lato, compreendendo os sistemassensorialmotoreconceitualintencionalesensoestrito(tabela3).Segundoeles,emborapossamseencontrarrudimentosdalinguagememsenso latoemanimaisnohumanos,alinguagememsensoestritoseriaumatributoexclusivamentehumano.Suapropriedadeprincipalseriaarecurso,capacidade degerarumconjuntoinfinitodeexpressesapartirdeumnmerolimitadodeelementos,utilizandoregrassintticasqueenvolvemadisposiodaspalavras nafraseeadasfrasesnodiscursoatravsdeumarelaolgica.

Curiosamente, somente os seres humanos e golfinhos (delfins) tm capacidade de imitao vocal em suas mltiplas modalidades, o que deve implicar mudana bastante importante na organizao neural. Apesar, tambm, de os animais poderem adquirir e usarumasriedeconceitosabstratos,comoosdeferramenta,cor,relaesgeomtricas, alimentoenmero,elesapresentamumasriedelimitaesqueosdeixamlongedeum simplesgraduadodeensinomdio,porexemplo,queaprendeucommuitopoucoesforo cercade60milpalavras.
ESQUEMTICA das relaes entre as quatro principais famlias August Schleicher (18211868), lingista alemo, foi um dos pioneiros na idia de REPRESENTAO lingsticasdenativosdaAmricadoSul,deacordocomtrsespecialistasnarea classificar as relaes entre as linguagens em rvores filogenticas. Para isso utilizou o mtodo comparativo, que analisa as freqncias de elementos estruturais, como razes (cognatos) para certos termos, bem como outros aspectos especficos das lnguas. Independentemente, os geneticistas de populaes e outros evolucionistas desenvolverammtodossofisticadosdecomparaesgenticasentrepopulaes,ehpelomenostrsdcadasasrelaesentreasdistribuieslingsticaseas genticas tm sido avaliadas para a deteco de similaridades ou diferenas. Esse enfoque foi utilizado por nosso grupo de pesquisa em vrias ocasies, com resultadosvariados.

Em2005resolvemoslevantaraseguintequesto:noqueagenticapoderiacontribuirparaaavaliaodasalternativaspropostasportrseminenteslingistas Estmr Loukotka, falecido em 1968, Joseph H. Greenberg (19152001) e Aryon DallIgna Rodrigues para as relaes entre as quatro famlias lingsticas amerndiasmaisimportantesdaAmricadoSul,Maipure,Caribe,TupieG?Asalternativaspropostasestoindicadasnafigura1,eutilizandotestesdehiptese estatsticosrefinadosegrandequantidadedemarcadoresgenticoschegouseconclusodequeoesquemapropostoporRodriguesomaisadequado.Ele temrelaesmaisestreitasentreosfalantesdasfamliaslingsticasCaribeeTupi,seguindoseemordemdedistnciagenticaosdelnguasG,sendoos falantesMaipureosmaisafastados.

Violncia Anteriormentediscutimosaimportnciaevolutivadacooperaoeargumentosdequea naturezahumanatalveznosejaintrinsecamentem.Ofato,noentanto,queatosde violncia transbordam em nossa espcie. Quais os fatores que predispem para essa violncia?Elespodemsertantodenaturezabiolgicaneurotransmissoresehormnios, baixa inteligncia, psicoses endgenas como ambientais nvel socioeconmico baixo, histria pessoal com atos de violncia familiar, regras permissivas. H, no entanto, um aspectoimportantequepartilhamoscomoschimpanzs,queaexistnciadeviolncia intergrupal letal. A montagem de grupos especficos de ataque a comunidades vizinhas existe tanto em nossos parentes biolgicos mais prximos como em humanos, neste ltimocasolevandosguerras. Existem muitos motivos para a guerra em nossa espcie, que podem ser classificados como psicossociais, econmicos e polticos. Enquanto os primeiros foram os mais importantes no estgio de caaecoleta, os dois ltimos alcanaram enorme prepondernciamedidaqueaevoluosocioculturalcondicionavasociedadescomplexas, segmentadaseasarmaseramaperfeioadas.

www2.uol.com.br/sciam/reportagens/somos_unicos__biologia_cultura_e_humanidade.html

3/5

26/03/13

Somos nicos? Biologia, cultura e humanidade | Scientific American Brasil | Duetto Editorial

OantroplogoamericanoRaymondC.Kellydistinguetrsfasesnaevoluodessetipode violnciaintergrupalemhumanos:(a)mortandadeatravsdecoalizes:restritaagrupos decaadorescoletoresqueviviamemreasvizinhas,separadasporumterritriotampo, relacionadas aquisio de territrio ou recursos (b) era da vantagem defensiva intrnseca: no Paleoltico, como os residentes de um determinado territrio o conheciam melhor que os invasores, ficariam muito difceis ataques s bases habitacionais dos primeiros e (c) era da guerra: requer formas de organizao segmentadas, com a formao de unidades de ataque especficas. A evidncia arqueolgica mais antiga de ataqueaumncleohabitacionalfoiencontradaemumcemitrionbio,pertodacidadeatualdeJebelSahaba,noSudo,datadode14mila12milanosantes dopresente.

Religio KAREEMRAHEEM/REUTERSLatinstock Nossos antepassados pr histricos viviam em um estado de incerteza sobre o ambiente que os cercava, incapazesdecompreendero que estava ocorrendo ao seuredor.Comissosurgiuo pensamento mgico, com explicaes sobrenaturais paraosfenmenosdodiaa dia.Paraassociarodivinoao sobrenatural surgiram os feiticeiros ou curandeiros. Com o desenvolvimento sociocultural proporcionado pelas revolues agrria e urbana apareceram depois as religies, com suas UMACARACTERSTICAquepartilhamoscomoschimpanzsaviolncia revelaes, mistrios, intergrupal letal, com organizao de grupos especficos de ataque a tradies e textos sagrados. comunidadesvizinhas,emltimocasolevandoaguerras Calculase que tenham sido criadas,aolongodahistria dahumanidade,nadamenosque100milreligies. Devido sua universalidade, provvel que o comportamento religioso seja um produto secundrio de processos seletivos destinados a resolver problemas ecolgicos norelacionados. Rituais religiosos, aparentemente s presentes na espcie humana, podem por exemplo desencadear a formao de peptdeos opiidesendgenosquediminuemapercepodador,aumentamatermorregulaoeafetamaimunocompetncia.Emtermosdeseleo,asreligiespodem fortalecerasolidariedadegrupalnacompetiointerpopulacionalinclusivepormeiodamanutenodecontrolesocialpelaselites,contribuindotambmpara relaesmaisharmnicasentreossexos.Oshumanossoosnicosprimatascomuniesmonogmicasnasquaishinvestimentopaternalimportante,que vivem em grupos grandes com grande quantidade de machos. As normas religiosas podem, neste caso, agir para evitar ou pelo menos diminuir as relaes extramaritais.Promessasdevidaextraterrenasotambmimportantesparaneutralizarinconformismoscomrelaoaostatusquo. Perspectivas umfatoconhecidoqueaquasetotalidadedasespciesqueseformaramaolongodoprocessoevolutivoestoatualmenteextintas.Seremosnicostambm emquestodesobrevivncia?Hdvidasquantoaisso.Odesenvolvimentoalarmantedearmascadavezmaissofisticadas,acontinuidadedosatosagressivose violentostantoemnvelinterindividualcomoentregrupostnicos,naesougruposdenaes,ocrescimentodomovimentoanticinciaemtodoomundo,com suaenormedosedeirracionalidadeeintolerncia,nosomotivosparaprevisesotimistas.Mas,emconsonnciacomosgrandesutpicosdopassado,no difcilestabelecerumprogramadeaoquetenhacomometaumarelaosocialmentemaisjustaentreindivduosenaes,comdistribuioapropriadadas riquezasproporcionalmenteaomritodecadaum,emummundolivredaviolncia,dasinjustias,daspolcias,daspenitencirias,dacorrupoedosgovernos.

Embora o Homo sapiens seja nico, no somos exceo. As outras espcies tambm so nicas. Algumas das caractersticasquedefinemoshumanossoodesenvolvimentodopensamentomgicoeareligiosidade. Umaexpressotipicamentehumanaanoodemoralidade,nosentidodecooperao,deajudarou(no)ferir.A expressoculturaldeoutrasespciesnosecomparacultura,quepodesertransmitidaentregeraes. Alinguagem,emsentidorestrito,tambmseriaumatributoexclusivamentehumano,esuaprincipalpropriedadea recurso,capacidadedegerarumconjuntoinfinitodeexpressesapartirdeumnmerolimitadodeelementos. Oseditores

CLIFFPARNELL/iStockphoto

Publicinformation:fromnosyneighborstoculturalevolution.tienneDanchin,LucAlainGiraldeau,ThomasJ. ValoneeRichardH.Wagner,emScience,vol.305,pgs.487491,2004. Primatesandphilosophers.Howmoralityevolved.FransdeWaal.PrincetonUniversityPress,2006. Apenasmaisumaespcienica:padresdaecologiaevolutivahumana.RobertFoley.EditoradaUniversidade deSoPaulo,1993. Thefacultyoflanguage:whatisit,whohasit,andhowdiditevolve? MarcD.Hauser,NoamChomskyeW. TecumsehFitch,emScience,vol.298,pgs.15691579,2002. Theoriginofspeech.ConstanceHolden,emScience,vol.303,pgs.13161319,2004. DNA,eeucomisso?FranciscoM.Salzano.OficinadeTextos,2005.

FEITICEIROS E CURANDEIROS associaram o divino ao sobrenatural, precedendo as religies e suas revelaes: herana de antepassados que viviam em estado de incerteza em relao aoambiente

www.lojaduetto.com.br Nasbancas!EdiesanterioresEdiesespeciais ConheaoutraspublicaesdaDuettoEditorial

www2.uol.com.br/sciam/reportagens/somos_unicos__biologia_cultura_e_humanidade.html

4/5

26/03/13

Somos nicos? Biologia, cultura e humanidade | Scientific American Brasil | Duetto Editorial

Sciamnomundo QuemSomos Publicidade Newsletter FaleConosco Visiteosnossossites


SiteInstitucional: GrupoConhecimento: GrupoEstilo: EmpresasEdiouroPublicaes: DUETTOEDITORIAL SCIENTIFICAMERICANBRASIL MENTE&CREBRO HISTORIAVIVA CONHECER CABELOS&CIA ESTETICAMODACABELOBRAZIL LONELYPLANET REVISTAA PORTALEDIOURO

2012SiteScientificAmericanBrasilDuettoEditorialTodososdireitosoreservados. SitedesenvolvidoporDepartamentoMultimdiaDuettoEditorial.

publicidade

CompartilhecomaOi
SubaTodasasSuasFotosnoGoogle+DoSeuOi.ConfiraeCompartilhe Plus.Google.com/Oi

www2.uol.com.br/sciam/reportagens/somos_unicos__biologia_cultura_e_humanidade.html

5/5

You might also like