You are on page 1of 9

CATEGORIAS FUNCIONAIS

Significado das siglas


Quando um texto se refere aos servidores como categorias, designadas por letras, o objetivo dizer o seguinte: A Servidor efetivo, nomeado aps aprovao em concurso pblico F Funcionrio temporrio (admitido nos termos da Lei

500/74) e que estava com vnculo ativo no dia 02/06/2007. No pode ser dispensado, caso no tenha aula atribuda ficar com horas de permanncia (equivalente a Jornada reduzida). Faz parte do plano de previdncia dos servidores efetivos (SPPREV, estabelecido pela LC 1.010/2007). P Estvel. Funcionrio temporrio (admitido pela Lei 500/74), que estava com vnculo ativo em 05/10/1988 e contava com mais de 5 anos de exerccio nesta data. No pode ser dispensado e no caso de perder todas as aulas, faz jus a 10 horas de permanncia. S Professor eventual admitido em 2007, que estava com a portaria ativa em 02/06/2007. A portaria no ser extinta no caso de ser admitido para dar aulas como categoria O. Tem previdncia pelo SPPREV. OFA Ocupante de funo-atividade. Designa qualquer funcionrio admitido nos termos da Lei 500/74. CATEGORIA O Professor/funcionrio admitido pela Lei 1.093 a partir de 16/07/2009. Contratado por tempo determinado ( at 1 ano) e no faz jus aos benefcios atribudos aos efetivos e categoria F.

Diferena entre cargo e funo


Somente quem pertence categoria A (efetivos) tem um cargo. Os demais, possuem funo. No caso dos docentes, os efetivos, tem atribuies de jornada que podem ser Reduzida, Inicial, Basica e Integral. PEB I Classe s poder ser contratado pela Jornada Bsica. Para os OFAs, todas as aulas atribudas so carga horria, cujo limite mximo igual ao fixado pela soma de jornada e carga suplementar dos efetivos.

FALTAS E LICENAS
Entre as faltas e licenas que os funcionrios e servidores do Estado podem usufruir, destacam-se as seguintes por serem as mais comuns:

Falta-aula
A falta-aula regulamentada pelo Decreto n. 39.931/95, que diz que as ausncias parciais no justificadas por atestado mdico, contam como faltas-aula. Ou seja, o docente comparece unidade escolar, trabalha uma parte das aulas que tem atribudas no dia e se ausenta de outra(s). Nesse dia, a ausncia parcial no acarreta qualquer tipo de perda, e as ausncias so somadas a um saldo. Quando o saldo atinge o limite (varivel de acordo com o total semanal de horas que devem ser cumpridas na escola), gerada uma falta-dia, que pode ser abonada, justificada ou injustificada, dependendo das possibilidades de falta do docente e requerimento.

16

Se, ao final do ms, o saldo de falta-aula no atingir o limite para virar uma falta-dia ele mantido para os meses seguinte at que o limite seja atingido. Todavia o saldo no pode ser passado de um ano letivo a outro ou de uma unidade para outra, o que significa que ele deve ser zerado (gerando uma falta-dia) ao final do ms de dezembro, ou quando o professor transferido, removido, dispensado, etc. Os limites fixados em Decreto so os seguintes: Carga semanal na Unidade N de horas no cumpridas que Escolar caracterizam a falta-dia (aulas + HTPC) 2a7 1 8 a 12 2 13 a 17 3 18 a 22 4 23 a 27 5 28 a 32 6 33 a 35 7

Pgina16

Falta abonada
A legislao (art. 110 da Lei 10.261/68 redao dada pelo art. 1 da LC 294/82 para categoria A e art. 20 1 da Lei 500/74 redao dada pelo art. 2 da LC 294/82 para categorias F e L) prev o abono de faltas, at o limite de 6 no ano, sendo no mximo 1 por ms, em caso de doena ou outro motivo justo. Os contratados pela categoria O, pela Lei 1.093 ter direito somente 2 faltas abonadas na vigncia do contrato. Como fazer para usufruir da falta abonada: o interessado deve preencher um requerimento, justificando o motivo da ausncia, e entreg-lo na secretaria de escola no primeiro dia til em que houver expediente seguinte falta. Cabe ao superior imediato (Diretor de Escola) deferir ou no o abono da falta. importante lembrar que a justificativa do abono do dia no ser de direito, pois o abono direito somente se o superior imediato entender que a ausncia foi realmente causada por um motivo justo e no prejudicou o andamento dos trabalhos na unidade escolar. Em que implica uma falta abonada Desconto no salrio: NO Desconto de gratificao: NO Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para NO Desconto para NO aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- SIM Desconto para frias: SIM prmio:

Falta justificada
A legislao (artigo 110 da Lei 10.261/68 regulamentado pelo art. 9 do Ato 01/97) prev a justificativa de faltas, at o limite de 24 no ano, sendo as 12 primeiras concedidas pelo superior imediato (Diretor de Escola) e as outras 12 concedidas pelo superior mediato (Dirigente Regional de Ensino), em caso de a alegao do requerente ser considerada justa. Como fazer para usufruir da falta justificada: o interessado deve preencher um requerimento, explicando a causa da ausncia, e entreg-lo na secretaria de escola no primeiro dia til (em que houver expediente) seguinte falta. Cabe ao superior (Diretor de Escola ou Dirigente Regional de Ensino) deferir ou no a justificativa da falta. importante lembrar que a alegao do pedido no ser de direito, pois a justificativa direito somente se o superior entender que a ausncia foi realmente causada por um motivo justo e no prejudicou o andamento dos trabalhos na unidade escolar. Em que implica uma falta justificada: Desconto no salrio: SIM Desconto de gratificao: SIM Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para SIM Desconto para SIM aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- SIM Desconto para frias: SIM prmio:

Falta mdica/Falta mdica parcial


As faltas com atestado mdico para o prprio servidor, ou familiares de 1 grau (pais, filhos menores, esposos) so regulamentadas pela Lei Complementar n. 1041/2008. Ela se aplica apenas aos servidores das categorias A e F. No caso de faltas que compreendam o dia inteiro, a LC prev um limite mximo de 6 dias por ano, sendo at 1 por ms. Para atestados que compreendam mais de um dia de afastamento, deve ser pedida licena-sade. As faltas mdicas parciais so direito apenas de quem cumpre ao menos 35 horas na unidade escolar, ou seja, no caso dos docentes, os que tm no mnimo 32 aulas semanais atribudas. Nos casos de carga menor que isso, vlida somente a hiptese do atestado que cubra o dia inteiro. Os atestados mdicos devem referir-se a consultas ou outro tratamento de sade e conter obrigatoriamente carimbo e assinatura de um dos seguintes profissionais: Mdico, Cirurgio Dentista, Fisioterapeuta, Fonoaudilogo, Psiclogo, Terapeuta Ocupacional. Isso vale para exames laboratoriais, precisa do carimbo e assinatura dos profissionais, no sendo vlida a declarao de comparecimento assinada somente pela recepo.

16

No caso dos funcionrios categoria O, o atestado mdico dever ser entregue na secretaria e no h necessidade de percia mdica at 15 dias com o mesmo CID (Cdigo internacional de doenas), sendo que, a partir do 16 dia, caracterizada licena-sade, para a qual deve ser requerido auxlio doena no INSS. Como fazer para usufruir da falta mdica: o interessado deve entregar na secretaria um requerimento com o atestado anexo, no primeiro dia til em que houver expediente seguinte falta. A falta desses documentos (que devem ser entregues no prazo, que determinado pela legislao) implica que a pessoa no faz jus faltamdica. Em que implica uma falta mdica: Desconto no salrio: NO Desconto de gratificao: SIM Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para NO Desconto para SIM aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- SIM Desconto para frias: NO prmio:

Pgina16

Falta injustificada
Quando no entregue requerimento e/ou atestado mdico para uma determinada ausncia, ou quando j foram esgotadas as possibilidades de faltas abonadas, mdicas e justificadas, surge uma falta injustificada. A falta injustificada interrompe o processo de contagem para licena-prmio, mesmo que no seja atingido o limite de 30 faltas para este benefcio. No caso de efetivos, 30 faltas injustificadas consecutivas ou 45 faltas injustificadas intercaladas durante o ano geram processo de abandono de emprego. Para os OFAs, este limite cai para 15 e 30, respectivamente. Em que implica uma falta injustificada: Desconto no salrio: SIM Desconto de gratificao: SIM Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para SIM Desconto para SIM aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- SIM Desconto para frias: SIM prmio:

Licena compulsria
Em caso de suspeita de doena contagiosa (dengue, conjuntivite, etc.), o funcionrio/servidor (categorias A ou F) pode ser afastado do servio a pedido do mdico, por um perodo de at 5 dias

corridos. Em caso de confirmao da molstia, a pessoa deve se encaminhar ao DPME para licena-sade. Como fazer para usufruir da licena-compulsria: o interessado deve entregar na secretaria um requerimento com o atestado anexo, no primeiro dia til em que houver expediente seguinte s faltas (a direo da unidade escolar deve ser informada de imediato). A falta dos documentos implica que a pessoa no faz jus ao afastamento. Em que implica uma licena compulsria: Desconto no salrio: NO Desconto de gratificao: NO Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para NO Desconto para NO aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- NO Desconto para frias: NO prmio:

Licena para tratamento de sade


Os afastamentos determinados por atestado mdico que englobam um perodo maior ou igual a 2 dias consecutivos so regulamentadas pelos artigos 191/193 do EFP (categorias A e F). Como fazer para usufruir da licena mdica: o interessado deve solicitar agendamento eletrnico no site da DPME na secretaria da escola com Atestado Mdico com at 24 horas da emisso do documento e receber Protocolo de Agendamento que dever ser levado juntamente com seus documentos pessoais e mdicos comprovando a necessidade do afastamento. A concesso da licenasade dada pela publicao em Dirio Oficial. Caso a licena-saude seja indeferida o funcionrio dever protocolar petio com pedido de reconsiderao em at 30 dias da publicao no DOE no DPME e entregar copia do protocolo na secretaria para no sofrer descontos no pagamento. Em que implica uma licena mdica: Desconto no salrio: NO Desconto de gratificao: SIM Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para NO Desconto para SIM aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- SIM Desconto para frias: NO prmio:

Licena Famlia
Alm de licena para tratamento de sade do prprio funcionrio/servidor, tambm possvel obter esse tipo de afastamento em virtude de tratamento de sade de parente prximo (mesmo caso da falta mdica: pais, esposos e filhos/enteados

Pgina16

menores), desde que comprovada a molstia e a necessidade de acompanhamento (o processo de percia mdica o mesmo da licena-sade comum). Todavia, a partir do segundo ms consecutivo em licena-famlia, h descontos progressivos de parte do salrio e desconto nas frias.

Licena prmio
16 O benefcio de Licena-prmio ser concedido a cada 1.825 dias consecutivos (5 anos) de trabalho com no mximo de 30 faltas descontveis (Licena-saude, licena-familia, Falta Justificada, Falta Abonada, Falta Mdica) Obs: Falta injustificada interrompe o bloco e perda de todo o perodo. Foi extendido o benefcio para os OFAs categoria F, com data base para o calculo do benefcio a partir de 05/10/1988. Como fazer para usufruir da licena prmio: caso a pessoa faa jus ao benefcio (o que se determina aps anlise de sua freqncia geral, feita na secretaria da escola), o interessado deve preencher um requerimento de concesso de certido de licena, que enviado Diretoria de Ensino junto com as cpias das Fichas 100 do perodo. A Diretoria de Ensino montar o processo de licena prmio e far a publicao em Dirio Oficial. A partir desse momento, o interessado pode fazer o requerimento do gozo (15, 30, 45, 60 ou 90 dias) e aguardar sua publicao. Do momento em que a autorizao de gozo publicada em Dirio Oficial, o interessado tem 30 dias corridos para sair de licena, ou ento a autorizao ser automaticamente cancelada e os dias no sero perdidos. Converso de licena prmio em pecnia (Somente para funcionrios efetivos): os blocos de licena prmio vencidos a partir de outubro de 2007, podem ter 30 dos 90 dias convertidos em pecnia. Para isso, aps a concesso da certido, o interessado deve preencher um requerimento especfico no prazo de at 4 meses antes do seu aniversrio. Desta forma, no ms de aniversrio, alm do salrio e da parcela de adiantamento do 13, tambm ser pago o valor equivalente a mais um salrio. No ano em que se faz esse processo, o interessado no pode gozar os outros 60 dias deste bloco de licena, que ficam liberados nos anos seguintes. Em que implica uma licena prmio: Desconto no salrio: NO Desconto de gratificao: NO Desconto de auxlio- SIM Desconto de vale- SIM alimentao: transporte: Desconto para NO Desconto para NO aposentadoria: qinqnio: Desconto para licena- NO Desconto para frias: NO prmio:

Frias
A cada um ano completo de trabalho, o funcionrio/servidor faz jus a 30 dias de frias e ao recebimento de 1/3 de seus vencimentos mensais. Caso o interessado apresente 10 ou mais faltas descontveis no ano anterior, o perodo de frias cai para 20 dias, assim como o pagamento do 1/3 dos vencimentos. As frias no gozadas dentro do ano, no sero passadas ao ano seguinte, extinguindo-se o direito a descanso e pagamento, exceto em casos de licena gestante. No caso dos docentes, o perodo de frias ser sempre de 01 a 15 de janeiro e 01 a 15 de julho. Os que no fazem jus a esse benefcio, esto automaticamente em recesso escolar. Para os funcionrios (no docentes), as frias podem ser gozadas a qualquer poca do ano, em at duas parcelas. Isto definido atravs de escala, organizada pela direo da escola ao final de cada ano. Em que implica frias: Desconto no salrio: Desconto de auxlioalimentao: Desconto para aposentadoria: Desconto para licenaprmio: NO SIM NO NO Desconto de gratificao: Desconto de valetransporte: Desconto para qinqnio: Desconto para frias: NO SIM NO NO

Adicional por Tempo de Servio


Todos os funcionrios tem direito ao recebimento de ATS, com exceo dos contratados categoria O, ser acrescido 5% aos vencimentos a cada 1.825 dias trabalhados( 5 anos). Toda falta descontvel ( faltas justificadas Faltas Injustificadas, Licena-saude, Licena-familia, falta mdica, licena sem vencimento, interrupo de exerccio.) interrompe a contagem do benefcio. Aps o recebimento do 4 ATS tambm ser incorporado ao salrio a Sexta-parte (25% de aumento).

Contagem de Tempo/Aposentadoria
Existem vrios tipos de aposentadoria. Verifique junto a secretaria se faz jus ao benefcio para ento solicitar a Contagem de Tempo. Aps a emisso da certido de Contagem de Tempo o funcionrio poder requerer a qualquer momento sua aposentadoria

RECADASTRAMENTO ANUAL

16

Desde 2007, o governo estadual obriga todo funcionrio/servidor a atualizar seu cadastro junto Secretaria da Fazenda todos os anos. O procedimento visa eliminar cadastros fantasmas e deve ser feito pelo prprio interessado, pois composto de perguntas pessoais. O recadastramento feito no ms do aniversrio (pode ser feito em qualquer dia do ms) no site www.gestaopublica.sp.gov.br clicando no link azul Recadastramento Anual. Vale lembrar que o descumprimento dessa norma implica diretamente em corte total do pagamento no prazo de at 2 meses. O salrio restabelecido depois que o interessado se justifica Fazenda, porm os atrasados demoram a vir.

Pgina16

You might also like