You are on page 1of 62

DIREITO COMERCIAL ................................................................................................................................ 1 PRIMEIRA AULA ............................................................................................................................................ 1 SEGUNDA AULA ............................................................................................................................................ 2 Historia do Direito Comercial. ...............................................................................................................

2 TERCEIRA AULA ............................................................................................................................................ 5 QUARTA AULA .............................................................................................................................................. 9 QUINTA AULA ............................................................................................................................................. 14 SEXTA AULA ............................................................................................................................................... 17 STIMA AULA .............................................................................................................................................. 22 OITAVA AULA ............................................................................................................................................. 26 NONA AULA ................................................................................................................................................ 32 DCIMA AULA ............................................................................................................................................. 38 DCIMA PRIMEIRA AULA............................................................................................................................. 40 DCIMA SEGUNDA AULA............................................................................................................................. 44 Ttulos de Crdito .................................................................................................................................. 44 Atributos do Ttulo ................................................................................................................................ 46 DCIMA TERCEIRA AULA ............................................................................................................................ 49 Caractersticas dos Ttulos de Crdito. ................................................................................................. 49 DCIMA QUARTA AULA .............................................................................................................................. 52 DCIMA QUINTA AULA ............................................................................................................................... 56 Letra de Cambio. ................................................................................................................................... 56

Direito Comercial
Primeira Aula Edlson Enedino. 10-03-2006 O direito comercial basicamente lgico, a lgica decorre principalmente dos costumes, os costumes uma fonte muito importante para o direito comercial. O direito comercial positiva aquelas praticas que o costume j aplica na pratica. reas do Estudo Parte Geral Direito Societrio Direito Cambirio Contratos Mercantis Direito Falimentar. Manual de Direito Comercial Fabio Ulhoa Coelho. Parte Geral CC art 966 ao 980 e 1142 a 1195. Leis especiais 8934-94, 9279-96, 824591.

[RBN1] Comentrio: Os costumes podem alterar uma determinada interpretao do direito comercial.

Direito Societrio CC art 981 a 1141. Lei 6.404-76. Direito Cambirio CC 887 926. Dec .1.102- 1903 Dec 57663-66 - Lei 5.474-68 e outras. Obras Bsicas Direito Falimentar -Amador Paes de Almeida Parte Geral Manual de Direito Comercial Fabio Ulhoa Coelho. Direito Societrio IDEM Direito Cambirio Waldirio Bulgarelli. Direito Comercial Perodo Subjetivo Idade Media Corporaes de oficio. Perodo Objetivo Perodo Empresarial. A expresso direito comercial no contempla todo o objeto do direito comercial. A atividade da industria tambm alcanada pelo direito comercial, a expresso no abrange esta atividade. O nome utilizado por causa do costume. Direito Empresarial tambm uma expresso que no abrange todos os atos do direito comercial. Segunda Aula Dia 17-03-2006 Trs Perodos Subjetivo, Objetivo, Empresarial. Historia do Direito Comercial. O direito comercial surge na idade mdia construdo juntamente com as corporaes de oficio. Eram as responsveis pela atividade econmica da poca. Era atravs das corporaes que a riqueza circulava. O direito comercial como ramo autnomo surgiu nesta poca, antigamente ele era parte do direito civil. As corporaes de oficio para conseguirem funcionar elas precisaram estabelecer normas de auto regulamentao. As corporaes comearam a contratar os juizes do comercio, juizes que julgavam as causas que envolviam as corporaes de oficio. No havia lei na poca, as poucas leis que existiam no atingiam as demandas. A lei nesta poca era o rei, no existia lei, existia rei.

[RBN2] Comentrio: As corporaes de oficio foram as primeiras entidades com normas comerciais aplicveis a elas.

As corporaes com o passar do tempo passaram a dominar toda a economia do pas, a produo toda envolvia as corporaes. Quem tem fora econmica inverte a pirmide social quando quiser, poder do mais forte. As corporaes comearam a se rebelar contra o poder de matar que o rei possua. Uma das garantias da Magna Carta de 1215 foi um embrio de Hbeas Corpus, isto serviu para evitar o poder absoluto de condenar as pessoas. As corporaes de oficio impuseram leis para assegurar seus direitos. O poder econmico induz a possibilidade de se impor leis. Dentre estas leis foi criada uma que permitia a moratria que o embrio da falncia e da recuperao judicial. Estas leis foram as primeiras leis comerciais, desvinculado do direito privado. Este o perodo chamado subjetivo A condio de comerciante uma condio personalssima, somente as corporaes de oficio poderiam invocar a legislao comercial, a lei no era aplicada a todos, somente para aqueles que atuam no comercio de forma registrada. Teoria dos Atos de Comrcio. Advogado aquele que possui sua inscrio na ordem, funcionava do mesmo jeito antigamente, s era comerciante aquele que tinha registro. As corporaes de oficio viraram elite e s registravam quem eles queriam. Abuso do poder de registro. Somente aqueles registrados poderiam requerer os benefcios da lei. Na revoluo francesa isto mudou. Napoleo falou que o direito privado deve contemplar dois ramos, o cdigo civil e o cdigo comercial. Desde a idade media est consolidado que o direito privado precisa de dois ramos. As relaes comerciais no se limitam ao mbito nacional, devem ser feitos tratados entre paises, o direito comercial atual transnacional. Napoleo constatou que ele no poderia manter a elite das corporaes de oficio. Ele eliminou as corporaes de oficio e eliminou a necessidade de registro para que a legislao de aplique. Comerciante toda a pessoa que fizer da mercancia profisso habitual. Mercancia seria a prtica reiterada de atos de comrcio. Na palavra profisso j trs em si a idia de lucro. Comerciante aquele que pratica atos de comrcio. A condio de comerciante no mais conseqncia de um registro prvio, no mais uma condio objetiva e sim uma condio subjetiva. No Cdigo Comercio Napoleo escreveu o rol dos atos de comrcio. Ato de comrcio todo ato previsto em lei como tal, tipicidade. O ato de comrcio deve necessariamente ser praticado com profissionalismo e habitualidade. O direito comercial uma perola de direitos liberais.
[RBN5] Comentrio: A teoria objetiva diz que comerciante todo aquele que pratica atos de comercio com habitualidade.

[RBN3] Comentrio: Perodo Subjetivo S comerciante quem est inscrito em uma corporao de oficio.

[RBN4] Comentrio: A corporao se oficio s registrava quem ela queria, isso gerou vrios abusos de poder, por isso passou para a teoria objetiva. Seria considerado comerciante quem praticasse atos de comercio.

[RBN6] Comentrio: O direito brasileiro no tinha um rol dos atos de comercio.

[RBN7] Comentrio: O ato de comercio que no praticado com profissionalismo e habitualidade no ser considerado como ato de comerciante.

Os contratos devem ser cumpridos surgiu para limitar o estado, o estado intervinha dentro dos contratos e destrua tudo, a vontade do homem deveria fazer lei, a vontade dele deve ser respeitada, o que foi pactuado deve ser respeitado. Surge a teoria da impreviso no direito alemo, porm a importncia da teoria da impreviso s comea a ser aplicada depois da primeira guerra mundial. Surgiu tambm a vontade viciada, dolo, fraude, simulao, teoria dos vcios do consentimento, a vontade deve ser representada livre e desembaraada. Adam Smith O estado no precisa fazer regras de interveno econmica, a prpria economia se auto regula. A concentrao de riqueza um fenmeno natural, no tem como evitar. O direito comercial brasileiro extremamente liberal. O contrato deve ser cumprido se mantidas as condies da contratao. Brasil Cdigo Comercial de 1850 o Brasil adotou o conceito objetivo. S comerciante que exerce atos de comercio com profissionalidade e habitualidade. O registro no Brasil era condio para obter a proteo do cdigo, o cdigo se aplicava a todo mundo, porm para receber a proteo deveria ter registro. Ser comerciante quem fizer a mercancia sua profisso habitual. Quem no tivesse registro poderia falir, falncia malefcio, ele no poderia invocar os benefcios, no poderia pedir concordata. O nosso cdigo comercial no trouxe rol de atos de comrcio. Como definir ento quais so os atos de comrcio? Alguns decretos foram feitos para regulamentar o cdigo. O dec 737 trouxe um rol com 4 atos de comercio, rol considerado inconstitucional. O rol deveria estar na lei e no em um decreto. Este decreto estaria criando e excluindo direitos, isto no funo de decreto, decreto no pode criar ou modificar direitos, somente a lei. Todo ato de comercio deve possuir fim lucrativo. Toda atividade sem fim lucrativo civil. Se ela for comercial ela deve ter registro na junta, pode requerer falncia. Se a atividade for civil nada disso poder ocorrer. Para definir qual civil e qual comercial deveria se utilizar o rol de atos de comercio Mas como fazer isso sem rol? A doutrina ento classificou os atos de comercio em subjetivo, objetivo e acessrio ou por conexo e por fim atos bilaterais. Esta classificao foi feita para declarar qual ato abrangido pelo direito comercial. Subjetivo Todo ato praticado pelo comerciante no exerccio de sua profisso.
[RBN8] Comentrio: O ato de comercio dever ser definido por suas caractersticas, uma das primeiras caractersticas o fim lucrativo. No ato de comercio o ato praticado sem fins lucrativos.

Uma pessoa compra uma caixa de abbora para revender, esta transao considerada ato de comercio. Objetivo Todo ato regulado pelo direito comercial. Ttulos de Crdito quem regula o direito comercial, a emisso de um ttulo de crdito um ato de comercio. Isto no torna o seu emitente comerciante porque falta a profissionalidade e a habitualidade. Acessrio Todo ato que visa melhorar ou possibilitar o ato de comercio subjetivo. Compra de um balco para expor abbora, isto um ato de comercio acessrio por conexo, visa melhorar o ato de comercio subjetivo. Bilateral ou Bifronte todo ato jurdico em que ao menos um dos contratantes comerciante, nesta condio. Contrato de locao ao p da letra civil. Mas se um dos dois for comerciante o contrato poder ser comercial. O cara tem que ser comerciante e comparecer como comerciante, deve se olhar a atividade fim. Reserva legal para a atividade civil A lei dever dizer toda vez que a atividade dever ser considerada civil. A idia de lucro esta dissociada da idia de moral, no que ele seja imoral, ele amoral. A atividade com fins lucrativos deve ser predominantemente comercial, isto at 2003. O que a lei no definir como civil ser atividade comercial. Lei dizia que agricultura, sade, educao, empresa de trabalho temporrio, espetculos pblicos, construo tudo isto seria atividade civil. Atividade comercial at 2003 Toda atividade com fim lucrativo que a lei no determina que seja civil. Empresas de construo podem falir, mesmo sendo empresa civil. A lei autoriza a sua falncia. Adotou a forma de sociedade annima a atividade ser comercial. Hoje no se fala mais em atividade civil e comercial, se fala em atividade empresarial no lugar de comercial e falo atividade no empresarial no lugar de atividade civil.

[RBN9] Comentrio: Se a lei no disser se a atividade civil ou comercial a atividade ser considerada comercial. Reserva legal de atividade civil.

[RBN10] Comentrio: Toda e qualquer sociedade annima possui natureza de sociedade comercial, nunca ter natureza de sociedade civil.

Terceira Aula Aula dia 24-03-2006 Direito de Empresa. Perodo atual do direito comercial. O nome direito comercial um nome pobre para identificar o direito atual, o direito muito mais amplo que apenas as relaes comerciais,

direito cambirio por exemplo no estaria dentro do conceito de direito comercial. O conceito de direito de empresa mais amplo que o conceito de direito comercial. A teoria da empresa surgiu em 1942 na Itlia, doutrina de Asquini. Terceiro perodo do direito comercial. Conceito de Empresa. Nova abordagem tcnica que o direito comercial deu ao fenmeno da circulao da riqueza. O fundamento do ramo autnomo do direito comercial baseado no fato de que a direito comercial no possui fronteira nacional. O direito comercial cosmopolita. Qual o atual objeto do direito comercial atual. Asquine defendeu que a atividade econmica impessoal, depois de montada a atividade dispensa o sujeito que montou a atividade. Na maioria das atividades econmicas esta a realidade, o sujeito que organizou a atividade dispensado. A nova lei de falncia da uma demonstrao muito clara desta idia. O direito comercial deveria ser o direito que regula a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios. Empresrio o sujeito que exerce profissionalmente atividade econmica de produo ou circulao de bens e servios. O cdigo estende este conceito as sociedades empresrias. Art 966 A atividade econmica organizada deve ser considerada o objeto do direito comercial, a partir da teoria da empresa o sujeito que exerce, ou que organiza, a atividade econmica no elemento essencial para se determinar a atividade econmica. Atividade econmica sinnimo de atividade com fins lucrativos. Desta forma se descarta a necessidade do conceito passar por um sujeito. Conceito antigo Todo ato praticado por algum que estivesse matriculado em uma corporao de oficio, dependia da pessoa, a pessoa do comerciante era necessria. O objeto do direito comercial deve ser a empresa, atividade organizada por algum, se o direito comercial admitir o conceito de empresa, pode ocorrer a perpetuidade da atividade econmica. Se o objeto a atividade, se o sujeito morrer a atividade no ser alterada. Quem organizou a atividade o sujeito do direito comercial, quem responde pelas obrigaes, quem recebe os lucros e paga as dividas. O empresrio aquele que exerce a empresa.
[RBN12] Comentrio: No existe atividade econmica ou atividade empresarial sem fins lucrativos.

[RBN11] Comentrio: O direito comercial atualmente se aplica para todos aqueles que praticam atividades de organizao e produo de bens e servios. Teoria da Empresa. Empresrio quem exerce a empresa.

[RBN13] Comentrio: Teoria Subjetiva.

Se a empresa funciona assim, se o empresrio morrer a atividade no tem que parar, o direito comercial para ser aplicado no tem que passar pelo empresrio, outra pessoa poder assumir a atividade da empresa. O Objeto do direito comercial a atividade econmica. S vai existir empresa quando esta atividade sozinha der conta do resultado. A atividade econmica com fins lucrativos independente da figura do empresrio, se o empresrio morrer a empresa vai continuar a existir, a atividade ser transmitida aos herdeiros. Esta teoria foi criada na segunda guerra mundial. O nosso cdigo determina explicitamente que a sada de um scio no determina o encerramento da atividade econmica. A empresa a atividade, o empresrio sujeito. A inteno desta diferenciao a perpetuidade. possvel que o empresrio venha a ter a sua falncia decretada e mesmo assim a empresa continua a existir. A empresa completamente desvinculada ao empresrio. Empresa nunca tem divida, s pode contrair obrigao quem tem personalidade. No instante em que o empresrio morre seus bens so transmitidos para o espolio. O espolio um ente que reunir o patrimnio e as dividas do falecido. Quem fale no a empresa, quem entra em falncia o sujeito. Quem est falindo a sociedade empresria Parmalat, para quitar suas dvidas ela dever vender a sua empresa. As obrigaes so da pessoa jurdica e no da empresa. Uma empresa entra em falncia e outra pessoa compra a empresa, as obrigaes surgem com o novo contrato, no esto ligadas a antiga empresa, uma nova empresa. O dinheiro da compra de uma empresa falida o dinheiro ser utilizado para pagar as dividas da empresa antiga, depois disso uma nova empresa surgir, novas obrigaes, novos direitos, novos deveres. A inteno do legislador sempre preservar a empresa. No conceito de Asquine a empresa mesmo em Falncia pode continuar funcionando. O objeto da alienao estar livre de qualquer nus, inclusive nus tributrio. Quem comprar a empresa no leilo no leva nenhum nus. A transferncia dos bens para o arrematante no h necessidade de apresentao de certido negativa. Se precisar de escritura pblica o mandado judicial substituir a escritura pblica. Empregados do devedor, contratados pelo arrematante, ser admitido por novo contrato de trabalho, a relao jurdica ser outra.

[RBN14] Comentrio: O intuito do cdigo que a empresa continue funcionando mesmo com a morte do seu criador, a empresa deve se desvencilhar do seu criador.

[RBN15] Comentrio: O nosso cdigo admite a empresa de uma pessoa s por um certo perodo exatamente para permitir a continuidade da empresa.

[RBN16] Comentrio: Quem entra em falncia no a empresa, a sociedade empresarial.

[RBN17] Comentrio: A inteno sempre presente no cdigo de dar continuidade a empresa.

A tendncia atual o acordo e a conveno coletiva poder prever qualquer situao trabalhista, o professor entende que acordo e conveno coletiva poder reduzir o salrio. A sucesso uma realidade legal. O legislador apenas est separando a empresa da sociedade empresria. Empresa Atividade com fim lucrativa que por si mesma consiga alcanar os seus objetivos, para que a atividade seja empresaria ela deve possuir quatro perfis. Subjetivo Objetivo Organizacional Hierrquico. Subjetivo necessrio que no quadro da empresa existam as pessoas que realizam o seu objeto. Quadro diretivo deve existir as pessoas que atuem em nome da empresa, presentao. A empresa deve ter no seu quadro pessoas que alcancem a finalidade da empresa. Se no h pessoas que permitam a empresa atingir as suas finalidades, isto no empresa. Art 966, pargrafo nico. A atividade no empresarial quando o sujeito que organizou a atividade exerce atividade intelectual de natureza cientifica, literria ou artstica. Quando o exerccio da atividade for intelectual, cientifica, literria ou artstica, mesmo que ele seja auxiliado por empregados, ou colaboradores, a atividade ser no empresarial. Aquilo que for atividade empresarial ser tratada pelo direito comercial, o que no for atividade comercial ser tratada pelo direito civil. Este artigo exclui estas atividades porque a pessoa do empresrio fundamental, se o empresrio morrer a empresa morre junto. O ponto central de conceito de empresa a atividade, que foi organizada por algum, e que no precisa deste algum para que a atividade funcione. Somente ser empresa a atividade desvinculada da pessoa do empresrio, sempre quando a atividade for dependente do empresrio no haver empresa. Qualquer atividade econmica pode atingir o formato de atividade empresarial e ser aplicada a lei empresria. O Legislador incentiva as pessoas que atuam em atividade econmica a adotarem a sociedade empresaria, visa isso para efetivar a perpetuidade da atividade econmica. A atividade intelectual de natureza cientifica no ser considerada empresria, salvo se a atividade constituir elemento de empresa. Pediatria S um pediatra, varias enfermeiras, no empresa, se o pediatra sair a empresa a empresa ser destruda.

[RBN18] Comentrio: Uma coisa empresa, outra coisa a sociedade empresria, ter bem distinto estes dois conceitos.

[RBN19] Comentrio: Atividade cientifica, intelectual, literria ou artstica, ainda que sejam exercida nos conformes da empresa, no sero consideradas atividades empresariais.

[RBN20] Comentrio: Na empresa deve existir desvinculao com o empresrio, se o empresrio morrer a empresa continuar funcionando.

Vrios pediatras se um pediatra sair no vai acabar com a empresa, esta sociedade ser empresaria. Se a supresso de um scio encerrar a atividade, no ser empresa, se a supresso mantiver a sociedade ser empresa. Se o sujeito adotar a forma empresarial ele ser sujeito aos benefcios comerciais (possibilidade de recuperao), se no adotar a forma empresarial ela ser regida pelo direito civil. Perfil Objetivo A empresa deve ter na sua estrutura os bens, os insumos, o que for necessrio para desempenhar a sua atividade. Perfil objetivo confundido com estabelecimento. Toda sociedade empresria adota um nome que acaba sendo o nome da empresa Perfil Organizacional Padro de funcionamento garante a perpetuidade da empresa, perfil de funcionamento, ainda que os scios sumam a empresa continuar funcionando. Perfil Hierrquico Existe uma hierarquia, um comando, uma empresa deve sempre possuir um comando. Por causa destes perfis ela sobrevive a ausncia daqueles que a criou. A atividade empresarial independente do empresrio, a sua ausncia no gera a extino da empresa. Atualmente at os empregados podem continuar uma empresa em caso de falncia. Art 974 Permite que o incapaz continue a empresa do seu sucessor. necessria a autorizao judicial para isso. A empresa no veio para excluir o conceito de comerciante individual, so conceitos complementares.

[RBN21] Comentrio: Olhar o que acontece se um dos scios sair da empresa, se encerrar a atividade no ser empresa, se no encerrar ser empresa.

[RBN22] Comentrio: O professor bateu muito nesta tecla, tomar cuidado com este conceito. [RBN23] Comentrio: Caso tentado pela Varig.

incorreto chamar de empresaria os scios da empresa, scios so empreendedores. Empresrio individual incorreto, pode se falar de empresa individual. No h mais atividade civil e atividade comercial, h atividade empresarial e atividade no empresarial A sociedade annima ser sempre empresarial.

Quarta Aula Dia 31-03-2006

O legislador no estabeleceu o que seria atos de comercio. O grande divisor entre atividade comercial e atividade civil seria a reserva legal. Toda legalidade que a lei dissesse que era civil era civil, o que a lei no falava nada a atividade era comercial. Atividade com fim lucrativo. Uma sociedade annima sempre ser uma sociedade comercial, sempre. O Cdigo civil trouxe uma proposta que acaba com esta definio residual. Definir as atividades pelo que elas so, no pelo que no so. No existe mais atividade civil e atividade comercial, hoje se fala em atividade empresarial e atividade no empresarial. O legislador classificou as atividades econmicas em atividades no empresariais e atividades empresariais. Atividade Empresarial uma atividade que se desempenhada por algum sozinho, este algum no tem nome jurdico. Uma pessoa monta um escritrio peditrico para atender sozinho neste escritrio, esta pessoa ser considerada um no empresrio, ele nem possui nome no cdigo. Para o nosso legislador interesse que o sujeito monte uma empresa. O cdigo privilegia a montagem de empresas. Ainda que a atividade seja cientifica o cdigo privilegia a montagem de empresa. A pessoa que sozinho desempenha a atividade empresarial pode se chamar de profissional liberal ou autnomo. Grupo de pessoas que atua em campo no empresarial sociedade simples. Varias diferenas entre sociedade empresarial e sociedade no empresarial, forma de criao, forma de extino. Direito Civil cabe insolvncia, no cabe falncia ou recuperao judicial. Civil Cartrio. Empresria Junta comercial. Grandes diferenas entre as duas. Se a atividade empresarial exercida por um nico sujeito, esta pessoa chamada de empresrio. Se h um conjunto de pessoas ocorre uma sociedade empresarial. A sociedade empresria pode adotar uma de 5 formas possveis e reguladas na lei. Sociedade em nome coletivo, Sociedade em comandita simples, Sociedade em Comandita por aes, Sociedade Limitada, Sociedade annima.
[RBN24] Comentrio: Ser empresa, mas no ser uma empresa comercial, ser uma empresa civil.

10

Se a pessoa faz o seu sustento em uma atividade privada, esta pessoa dever ser enquadrada em uma atividade empresarial ou no empresarial. Se o sujeito for dispensvel a atividade, a atividade dever ser empresarial. Se a pessoa no for substituvel esta atividade no ser empresarial. Empresarial Legislao comercial. No empresarial Legislao civil. Atividade com fins lucrativos exercida em grupo deve adotar obrigatoriamente a necessidade de se adotar uma sociedade. Entidade sem fins lucrativos associao, fundao, religio ou partido poltico. Somente estas entidades no possuem fins lucrativos. Sociedade para fins lucrativos. Associao somente sem fins lucrativos. Sociedade regida pelo regime empresarial ou regime civil. Fungibilidade dos organizadores fundamental para dizer se a sociedade empresarial ou no empresarial. Se os organizadores morrerem e a sociedade continuar funcionando trata-se de sociedade empresarial, se a sociedade parar ela ser uma sociedade civil. O legislador quer que toda pessoa organize suas atividades de forma empresarial. A atividade no empresarial vai acabar algum dia. O legislador que a perpetuidade das atividades. O empresrio responde de forma ilimitada, a sociedade empresarial responde de acordo com o tipo de sociedade adotada. A sociedade simples depende do que disse o ato constitutivo, se ele nada disser os scios respondero ilimitadamente. A sociedade simples no tem um modelo prvio de responsabilidade dos scios. A sociedade simples poder adotar qualquer um dos modelos das sociedades empresrias. Pode existir uma sociedade simples limitada. No se tornou empresria porque adotou a limitada. A sociedade sempre ser empresarial, a sociedade simples no pode colocar a sua responsabilidade na forma da annima, toda sociedade annima empresarial. 3 situaes pontuais. 1) A lei diz que se adotar forma de sociedade cooperativa esta sociedade ser considerada, sempre, no empresarial. Da mesma maneira que a lei diz que todas as sociedades annimas so empresariais.
[RBN26] Comentrio: No existe sociedade sem fins lucrativos. S existe sociedade com fins lucrativos. [RBN27] Comentrio: A sociedade poder ter regime comercial ou regime civil, poderem dever sempre ter finalidade lucrativa.

[RBN25] Comentrio: Mais uma vez o conceito de dispensa do empresrio.

[RBN28] Comentrio: O Estado privilegia a formao de empresas concedendo vantagens.

[RBN29] Comentrio: Os scios de uma sociedade simples em regra respondem ilimitadamente, isso se o contrato social no dispuser de forma contrria.

[RBN30] Comentrio: A cooperativa sempre ser simples, a sociedade annima ser sempre empresarial.

11

Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa. Por expressa disposio legal a cooperativa sempre ser uma sociedade no empresarial. A Sociedade no empresaria dever ser registrada no registro civil das pessoas jurdicas, cartrio. No a atividade em si que a define como empresarial ou no, a forma de sua organizao que definir se empresarial ou no. 2) A advocacia ser sempre no empresarial. Independentemente da forma de organizao. O estatuto da OAB diz que o advogado no exerccio de sua funo no poder adotar forma mercantil. O registro dever ser feito na OAB, vedado o registro em cartrio ou junta comercial, a vedao expressa. CNPJ cadastro para que a pessoa atue como pessoa jurdica o fato de ter CNPJ no significa que a sociedade empresarial. Advogado pode ter CNPJ e dar nota fiscal da sua prestao de servios. Qualquer empresrio uma vez registrado no rgo competente ele pode ir na receita e registrar o seu CNPJ. Toda despesa que ele tiver no escritrio ele abate perante a receita. O Nome CNPJ inadequado, existe pessoa fsica que possui CNPJ, uma distino tributria. Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica um nome errado, o CGC ela melhor, Cadastro Geral de Contribuintes. Imvel registrado em CNPJ do empresrio, pode ser vendido sem autorizao do cnjuge. Imvel registrado no CPF depende de outorga da mulher. S cabe recuperao da empresa para quem possui atividade empresarial. Atividade rural fica no meio do caminho O legislador disse que o trabalhador rural ou a sociedade rural ser atividade empresarial se quiser, se efetuar registro no registro pblico de empresas mercantis. Art. 984. A sociedade que tenha por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio rural e seja constituda, ou transformada, de acordo com um dos tipos de sociedade empresria, pode, com as formalidades do art. 968, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da sua sede, caso em que, depois de inscrita, ficar equiparada, para todos os efeitos, sociedade empresria.

[RBN31] Comentrio: A sociedade de advogados jamais ser uma sociedade empresarial, expressa proibio legal.

[RBN32] Comentrio: Notar que esta distino muito importante, Imvel registrado em nome da empresa poder ser vendido sem outorga, imvel no nome da pessoa s poder ser vendido se a mulher permitir.

[RBN33] Comentrio: A sociedade rural poder escolher se mercantil ou civil

12

Em principio ela no empresarial, tem a possibilidade de se tornar mercantil se quiser. Sociedades no personificadas. A sociedade de economia mista possui claros fins lucrativos. Deve ser obrigatoriamente instituda na forma de sociedade annima. Sociedade em conta de participao e sociedade em comum. No confundir a sociedade em comum com a sociedade simples. Sociedade em comum antiga irregular sociedade de fato. Numa prova se perguntar sobre sociedade em conta de participao, tudo que tiver NO, pode marcar como certo. Tem nome No. Tem patrimnio No. Pode falir No. Pode pedir recuperao No. Tem contrato Social No. Tudo no. Serve pra duas coisas pra fraude e para cair em prova de concurso, pra mais nada. Sociedade em comum sociedade sem registro, ou com registro ineficaz. Registro de uma empresa em um cartrio, o registro ineficaz. A sociedade em comum mais confunde do que resolve. Todos os scios respondem de forma ilimitada, no tem garantia nenhuma. A responsabilidade ser ilimitada e solitria. A pessoa jurdica no pode alegar como defesa a irregularidade do seu registro. O scio que no o administrador, tem direito ao beneficio de ordem. Art. 990. Todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, excludo do benefcio de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade. O empresrio e a sociedade empresarial precisa de registro prvio e obrigatrio. O registro dever ser feito na junta comercial. Se atividade for no empresarial deve ser feito no cartrio de registro de pessoas.
[RBN37] Comentrio: Empresa comercial se registra na junta comercial, empresa civil se registra no cartrio de registros.

[RBN34] Comentrio: Sociedade em comum a sociedade irregular. A sociedade simples a sociedade civil.

[RBN35] Comentrio: Por ser uma sociedade irregular, todos os scios respondem ilimitadamente. [RBN36] Comentrio: Os bens dos scios s sero atingidos depois de extintos os bens da empresa, a responsabilidade perante a empresa subsidiria.

13

Quinta Aula Dia 07-04-2006 Registro Tanto o empresrio quanto a sociedade empresaria dependem, para o exerccio de sua atividade de registro prvio e obrigatrio. Art. 985. A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio, no registro prprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150). No o sistema subjetivo de antigamente, a empresa no existe por causa do registro. O conceito de empresa aborda uma situao objetiva. Para constatar que a atividade est sendo desempenhada no h necessidade de registro. A sociedade s concebida de fato e de direito com o registro, o registro tem que ser prvio e obrigatrio. Art. 1.150. O empresrio e a sociedade empresria vinculam-se ao Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, o qual dever obedecer s normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresria. Atividade empresarial registro na junta comercial Atividade no empresarial cartrio de registro de pessoas. Para ser o sistema subjetivo puro bastaria a inscrio, inscrio sem atividade organizada no empresa. O professor defende que a nova lei de falncia no se aplica a quem no tem registro. A lei teria aplicao, mas para ter os benefcios da lei teria que ter o registro. Isso voltaria ao sistema antigo, o direito comercial antigamente s era aplicado aos que possuam registro, s gozavam da proteo com o registro. A doutrina diz que mesmo sem registro o empresrio empresrio. O professor entende que s h sociedade empresaria se houver registro, ele entende que o legislador quis arrumar a casa. Sociedade empresaria no Brasil s existe se existir registro prvio. Se no houver registro no empresa. O Brasil possui um sistema subjetivo. O professor defende que esta posio minoritria, a doutrina entende de forma diferente. O art. 967 fala que se ele no se registra a sociedade no empresria.

[RBN38] Comentrio: Tambm entendo que s h sociedade empresria com o registro.

14

Art. 967. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. Alguns doutrinadores entendem que a nova lei de falncia se aplica a sociedades no registradas, o professor entende que o registro imprescindvel para que a empresa possa gozar dos benefcios da lei. Registro Pblico de Empresas Mercantis no um nome muito bom, a atividade mercantil no a nica atividade realizada pelas empresas. A nova lei de falncia fala em registro pblico de empresas. SINREM sistema nacional de registro de empresas mercantis. Dois rgos responsveis DRNC e juntas comerciais. DRNC Incube a ele a coordenao, a superviso e a normatizao do registro. Papel tcnico burocrtico resolve todas as pendncias quanto a registro de empresas. Padroniza o trabalho no Brasil inteiro. O registro em si e realizado pelas juntas comerciais, as juntas comerciais so estaduais, no DF a junta Federal. O Departamento nacional de registro de comercio no registra ningum, ele no fala nenhum registro, apesar de ser departamento de registro. CNPJ no registra ningum, ele apenas um cadastro, no o rgo. As empresas estrangeiras que querem funcionar no Brasil dependem de uma autorizao previa do governo. Estrangeiro pode abrir empresa no Brasil independente de autorizao. O DNRC o rgo competente para processar esta autorizao, depois de autorizada a empresa ser registrada na junta comercial. Quem faz o registro a junta, quem executa o registro a junta comercial. Registros arquivamento, matrcula e anotao. Levar os atos constitutivos para a junta comercial ocorre o arquivamento, o comeo da empresa, arquivamento e no matricula. Arquivamento no significa que ocorreu baixa na empresa, quando a empresa encerra diz que ocorreu a baixa da empresa. Matricula alguns profissionais precisam de matricula na junta comercial. Arquivamento registro de atos constitutivos.

[RBN39] Comentrio: O professor entende que os benefcios da lei de falncia s se aplicam a sociedade devidamente registrada.

[RBN40] Comentrio: Estrangeiro poder fundar uma empresa no Brasil. Porm a empresa estrangeira dever requisitar autorizao do governo brasileiro.

[RBN41] Comentrio: A empresa ganha personalidade jurdica com o arquivamento dos seus atos constitutivos.

15

Anotao qualquer informao que a sociedade queira opor erga omnes. Quando o exerccio da empresa cedido para outra pessoa, contrato de locao, deve ser feita uma anotao dos registros da empresa para evitar que os credores executem as pessoas erradas. Os atos tm eficcia a partir do momento do registro. Art. 1.032. A retirada, excluso ou morte do scio, no o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigaes sociais anteriores, at dois anos aps averbada a resoluo da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto no se requerer a averbao. O prazo de 2 anos do registro. No a data da sada que delimita o prazo de 2 anos, o registro. Registro regido por 3 princpios bsicos. Novidade ou originalidade Verdade Publicidade. Novidade- o nome comercial e o nome de fantasia da empresa no podem repedir um nome j existente. Tem que ser um nome indito, novo. Desde que o nome seja no mesmo ramo. Fora do caso em que o nome possui grande renome, neste caso ningum poder utilizar deste nome. A proteo ao nome serve tambm para proteger o consumidor, o consumidor deve saber com quem est contratando. O comerciante no pode explorar o nome do outro. Isto pode confundir o consumidor. As juntas comerciais so estaduais, a proteo ao nome se dar de forma estadual e no federal, par a proteo em nvel nacional deve se registrar em todos os estados. Nome comercial o titulo do estabelecimento, o nome que aparece no cheque da empresa. Paralelo ao nome h a marca e a patente. Lei 9279. Marca e Patente so registradas no INPI. rgo federal que confere proteo em todo o territrio nacional. A marca e a patente ser protegida em todo o territrio comercial. Uma pessoa pode registrar um nome como sendo uma marca. Nestl nome comercial e tambm marca. O nome comercial o titulo do estabelecimento. Marca titulo de um produto para diferenci-lo de outras. Leite condensado Moa diferencia ele dos demais leites condensados. Feito pela Nestl. Nome de alta notoriedade no pode ser registrado em nenhum outro ramo.

[RBN42] Comentrio: O Nome empresarial regido pelo principio da novidade ou originalidade, o comerciante deve ser original, deve buscar um nome que no existe no seu ramo de produo.

[RBN43] Comentrio: Carrefur ningum pode registrar este nome em nenhum outro ramo, pode confundir o consumidor, este um nome de alta notoriedade.

16

Notoriamente conhecida somente tem registro fora do pais. Neste caso ela protege s no ramo dela. Se ela se registra no Brasil ela considerada marca de alto renome. Quem reconhece se a marca de alto renome o INPI. Se houver um conflito entre uma marca e um nome deve prevalecer o mais antigo, a primeira questo que se responde o mais antigo. Se o nome mais antigo ainda existe discusso. A proteo estadual. A marca nacional. O nome tem uma proteo para o registro da marca, se algum tentar registrar a marca eu deverei ser notificado, se eu no registrar a marca a outra pessoa poder registrar. A diferena entre marca notoriamente conhecida e marca de alto renome no a publicidade, a questo de a empresa ter registro no Brasil. A diferena no de semntica. Presume-se que tudo que esta no ato constitutivo da empresa coincide com o que de fato . Duas conseqncias A junta comercial s faz uma analise formal do registro, no confere endereo, no confere o estoque, no fiscaliza as vendas, simplesmente analisa os aspectos formais. A empresa no precisa comprovar o que realmente est fazendo. Em face disso a empresa tem o dever de fazer coincidir na pratica aquilo que ela escreveu em seu ato constitutivo. Se no for respeitado o principio da verdade a empresa perde a proteo legal. Uma vez registrado o ato torna-se documento de acesso pblico. Se voc quiser uma certido da junta comercial de qualquer informao que esteja l registrada. Pode cobrar taxas.

[RBN44] Comentrio: O INPI dever dizer se a marca de alto renome ou no.

[RBN45] Comentrio: Tudo o que a empresa declarou no seu ato constitutivo dever ser verdade, sob pena de perda da proteo comercial.

Sexta Aula Aula dia 28-04-2006 Estabelecimento Estabelecimento o conjunto de bens corpreos e incorpreos que fazer o acervo da empresa. Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. A expresso estabelecimento est sendo utilizada pelo CC como sinnimo da palavra fundo de comrcio, que tambm chamado de azenda ou ainda aviamento.

17

Quando nos definimos o que estabelecimento nos estamos definindo quais os bens que representam a atividade empresarial e quais so os bens que respondero pela responsabilidade da empresa. E lei pode proteger o estabelecimento como sendo uma forma de proteger a empresa. Atualmente no existe uma proteo ao estabelecimento. No existe regra no direito brasileiro para proteger o estabelecimento. A palavra estabelecimento antes no era o estabelecimento de antes. At o NCC a palavra estabelecimento sozinha indicava a loja, o local, o acervo, a banca do camelo. Antes do NCC as expresses estabelecimento e estabelecimento comercial tinham uma relao de espcie e gnero. Loja no conjunto nacional produtos da roa comercializa tudo que uma fazenda produz, a fazenda tambm patrimnio da loja. O estabelecimento antes do NCC era no conjunto nacional, o estabelecimento comercial era a loja e a fazenda. Quanto a proteo a legislao comercial no trs qualquer dispositivo especial de proteo dos bens corpreos os bens corpreos so protegidos pelas aes genricas que protegem a posse a propriedade. No existe regra de impenhorabilidade para bens da empresa. Quanto aos bens corpreos se define o estabelecimento apenas para os fins de responsabilidade e no para fins de proteo. No existe proteo legal para os bens corpreos da empresa. Duas finalidades da definio de estabelecimento responsabilidade e proteo. 4 bens incorpreos nome, marca, patente, ponto. A lei 8934 ao estabelecer o princpio da novidade protege o nome empresarial. A lei 8249 ao estabelecer o princpio da novidade para marca e patente tambm protege a marca. Esta proteo no estabelece quais so os mecanismos que se vai utilizar para proteger estes bens. Para poder valer o princpio da novidade o empresrio pode utilizar-se da ao de cancelamento de registro. Pode tambm utilizar da ao de obrigao de no fazer. Ao cominatria, fixao de multa diria por uso indevido de marca ou patente. Ao de indenizao. A pessoa pode cumular todas estas aes. Dano moral por uso indevido de marca, nome ou patente, geralmente no causa dano moral, a regra. Dano moral com prova da leso moral. Em toda ao de indenizao por dano moral no se deve fazer prova da leso moral.

[RBN46] Comentrio: O Estabelecimento so os bens que eventualmente vo responder pela responsabilidade da empresa.

[RBN47] Comentrio: Em regra os bens da empresa no possuem especifica proteo legal.

18

Em alguns casos h presuno de dano moral nome no serasa e spc, h uma presuno de dano moral. Nome violado indevidamente precisa provar o dano moral? No, dano moral no precisa da prova da leso moral. O dano moral terico, prtico, no precisa a prova da leso. Quando se fala em uso indevido de nome, marca ou patente, necessria a prova da leso, para se pedir o dano moral ele precisa da prova da leso. Diferente da regra geral. O dano moral em regra no precisa da prova da leso. Porm nos casos de leso a nome, marca ou patente, preciso a prova da leso. Se a comercializao de produtos piratas lesionarem o nome da empresa, este comerciante pirata deve danos morais. Ponto local onde o empresrio exerce a sua atividade. O ponto deve contar com clientela e fama. Uma empresa depois de montada ela cria a sua fama, cria seu endereo. Este endereo o ponto da empresa. A maior parte da doutrina fala que a clientela no faz parte do fundo de comercio, no h como dispor da clientela. No se pode vender os clientes. A pessoa no pode negar a venda ao consumidor de produto nas condies estipuladas pelo fornecedor. O comerciante no obrigado a receber o pagamento em cheque deve constar em local onde todo mundo pode ler. A maioria da doutrina fala que a clientela no parte do estabelecimento. A clientela um componente de avaliao do ponto. Se o ponto pertence ao empresrio a lei no precisa proteger, o ponto dele, ele dono. A proteo ter alguma relevncia quando o ponto por alugado.

[RBN48] Comentrio: Existe uma discusso se a empresa pode sofrer ou no dano moral, a questo toda envolve a questo probatria. Entendo junto com o STJ que a empresa pode sofrer dano moral.

[RBN49] Comentrio: O dano moral est na cabea do juiz, se ele entender que houve deve condenar, do contrario deve indeferir o pedido. O dano moral no envolve prova efetiva do dano. [RBN50] Comentrio: Uso indevido de nome, marca ou patente depende de prova do dano moral. Exceo a regra geral.

[RBN51] Comentrio: Mas se o pagamento for em dinheiro o comerciante no pode se recusar a vender o produto.

Art. 51. Nas locaes de imveis destinados ao comrcio, o locatrio ter direito a renovao do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente: I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; II - o prazo mnimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;

19

III - o locatrio esteja explorando seu comrcio, no mesmo ramo, pelo prazo mnimo e ininterrupto de trs anos. 1 O direito assegurado neste artigo poder ser exercido pelos cessionrios ou sucessores da locao; no caso de sublocao total do imvel, o direito a renovao somente poder ser exercido pelo sublocatrio. 2 Quando o contrato autorizar que o locatrio utilize o imvel para as atividades de sociedade de que faa parte e que a esta passe a pertencer o fundo de comrcio, o direito a renovao poder ser exercido pelo locatrio ou pela sociedade. 3 Dissolvida a sociedade comercial por morte de um dos scios, o scio sobrevivente fica sub - rogado no direito a renovao, desde que continue no mesmo ramo. 4 O direito a renovao do contrato estende - se s locaes celebradas por indstrias e sociedades civis com fim lucrativo, regularmente constitudas, desde que ocorrentes os pressupostos previstos neste artigo. 5 Do direito a renovao decai aquele que no propuser a ao no interregno de um ano, no mximo, at seis meses, no mnimo, anteriores data da finalizao do prazo do contrato em vigor. Ao que visa impor ao locador a renovao compulsria do contrato de locao destinada a fins econmicos. (no residencial) Igreja, associaes e outras, no tm direito a ao renovatria. Ao proteger o ponto o direito quis proteger a empresa, quando ela fica mudando o seu ponto ela nunca ir crescer, a empresa que fica mudando passa a imagem que ela est mal. A estabilidade do endereo um dos fatores de fama da empresa. A segunda finalidade proteger o investimento particular, garantindo o retorno do investimento. As empresas demoram em mdia 3 anos para se equilibrar no mercado. O empresrio poder defender seu ponto se estiverem presente os seguintes requisitos: Contrato escrito por prazo determinado. Mesmo Imvel h 5 anos pelo menos. Tem que estar atuando no mesmo ramo h 3 anos. O STJ disse que os requisitos 2 e 3 so alternativos e no cumulativos. Se ele provar que est a 3 anos no mesmo ramo ele no precisa provar que est a 5 anos no mesmo imvel. O juiz ir renovar o contrato de locao por 5 anos, tantas vezes for necessrio. Restrio ao direito de propriedade do dono do imvel. A ao deve ser ajuizada de um ano a seis meses antes do termino do contrato.
[RBN54] Comentrio: Restrio ao direito de propriedade no caso de estabelecimentos com finalidade econmica.

[RBN52] Comentrio: Esta ao serve para proteger o ponto comercial.

[RBN53] Comentrio: Estes so os requisitos para a ao de renovao do contrato de locao.

20

H uma forte interveno do interesse pblico sobre o direito privado. O locador possui as suas defesas contra esta ao renovatria. O interesse de agir neste caso legal, voc deve propor a ao de um ano a seis meses antes de terminar o contrato. A finalidade do legislador que no dia do termino do contrato j se tenha sentena sobre o assunto. Para saber se a pessoa vai renovar ou no, basta notificar o locador. Se o locador perdeu o prazo j era, no confiar no locador, na duvida ajuza a renovatria. Defesas: A lei trata de 4 defesas possveis. 1) Reforma, tanto a necessria quanto a reforma de valorizao. Desde que o inquilino no possa ficar dentro do imvel quando estiver fazendo a reforma. 2) Melhor proposta de valor de aluguel - Basta o autor da ao cobrir o valor. O locador tambm pode propor uma ao revisional. Ele no pode alegar reviso na ao renovatria da locao, isso em tese. Aplicando o principio da instrumentalidade das formas admite-se esta reviso em ao renovatria. Prova do MP defensor da coletividade dever o ministrio pblico defender a tese que mais garanta a aplicao da lei. Defender que esta discusso seja feita em processo prprio. Se a prova for de Juiz tudo deve ser resolvido no mesmo processo. Dica quando algum contrata um juiz no contrata para gerar problemas, contrata para resolver problemas. 3) Uso prprio, o locador pode alegar que quer o imvel para uso prprio. 4) Para uso de ascendente, descendente ou cnjuge. Desde que tenham estabelecimento h mais de um ano. Antes da lei de locao tratar da matria desta forma quando o locador queria de volta o imvel alugado bastava que ele indenizasse o inquilino. Ele poderia montar outro estabelecimento igual, deveria indenizar, mas podia fazer o que quiser com o imvel. O que o estado quer a empresa preservada. Hoje algum pegar o imvel para montar outro no mesmo ramo admite-se falar em indenizao, admite-se. Se junto com o imvel voc aluga tambm outros imveis para ali morarem os empregados, os scios etc. Estes imveis acessrios tambm so considerados alugueis no residenciais.
[RBN55] Comentrio: O Estado quer preservar as empresas.

Art. 55. Considera - se locao no residencial quando o locatrio for pessoa jurdica e o imvel, destinar - se ao uso de seus titulares, diretores, scios, gerentes, executivos ou empregados.

21

Art. 56. Nos demais casos de locao no residencial, o contrato por prazo determinado cessa, de pleno direito, findo o prazo estipulado, independentemente de notificao ou aviso. Pargrafo nico. Findo o prazo estipulado, se o locatrio permanecer no imvel por mais de trinta dias sem oposio do locador, presumir - se - prorrogada a locao nas condies ajustadas, mas sem prazo determinado. Quando o imvel alugado pelos empregados, scios, cabe ao renovatria. So alugueis acessrios ao principal. H entendimento minoritrio de que no cabe.

Stima Aula Aula dia 12-05-2006 Efeitos da autonomia. Ao lidar com o fim lucrativo varias situaes a atuao da pessoa jurdica vai parecer muito com a atuao pessoal dos donos da pessoa jurdica. Pode existir uma confuso entre as atividades da pessoa jurdica e a atividade dos scios. Para o direito quando existir confuso no mbito patrimonial pode ocorrer a desconsiderao da personalidade jurdica nos termos do art. 50 do NCC. A facilidade de confuso ocorre bastante em sociedades, entidades com fins econmicos. Criou-se um preconceito, que toda pessoa jurdica foi criada para dar golpes. Existem situaes em que se montam pessoas jurdicas para cometer crimes, mas na maioria das hipteses a pessoa jurdica criada para fins lcitos. A fraude a exceo e no a regra. A autonomia encontrada quando estiverem presentes 4 efeitos bsicos. Patrimnio Prprio. Agir em nome prprio Quando tiver domicilio prprio E quando ela tiver nacionalidade prpria. Sempre que estiverem presentes estes quatro requisitos estar presente a autonomia da pessoa jurdica. O principal tema do direito societrio a autonomia da pessoa jurdica. E o principal tema da autonomia a desconsiderao da personalidade jurdica.
[RBN56] Comentrio: A fraude exceo a regra e dever ser coibida. [RBN57] Comentrio: A Autonomia o elemento mais importante das sociedades . A desconsiderao da personalidade jurdica o tema mais importante do direito societrio.

22

Autonomia da pessoa jurdica quer funcionar como um escudo que distingue e separa da pessoa que formou a sociedade da sociedade formada. Sociedade Limitada. Patrimnio 50.000 reais. Ter 50mil no significa que a sociedade est bem no mercado, depende de quanto ela deve. Os credores tm 100 mil em divida. Os credores podem cobrar os 50 mil da pessoa jurdica, mas no podem cobrar os outros 50 mil diretamente dos scios. A pessoa jurdica responder por suas dividas com patrimnio prprio. Os credores devem iniciar a cobrana atacando os bens da pessoa jurdica. Ter patrimnio prprio responder com patrimnio prprio. Em toda e qualquer sociedade necessrio primeiro cobrar da pessoa jurdica. Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. Esta regra vale para toda e qualquer sociedade do nosso direito. Mesmo quando os scios respondem ilimitadamente o patrimnio deles s pode ser atingido depois de penhorados os bens da pessoa jurdica. Estamos falando em pessoa jurdica devidamente registrada. Pessoa jurdica com personalidade jurdica. No uma relao de solidariedade, uma relao de subsidiariedade. Art. 596 do CPC tambm fala em autonomia do patrimnio da pessoa jurdica. O scio demandado por divida da sociedade poder exigir que primeiro sejam penhorados os bens da sociedade, beneficio de ordem. Art. 596. Os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio, demandado pelo pagamento da dvida, tem direito a exigir que sejam primeiro excutidos os bens da sociedade. 1o Cumpre ao scio, que alegar o benefcio deste artigo, nomear bens da sociedade, sitos na mesma comarca, livres e desembargados, quantos bastem para pagar o dbito. Mesmo se o scio tiver utilizado a sociedade para dar golpe primeiro deve ser utilizado o patrimnio da sociedade. Este fenmeno chamado de subsidiariedade. Toda e qualquer sociedade possui subsidiariedade.

[RBN58] Comentrio: A autonomia distingue o patrimnio da empresa do patrimnio dos scios.

[RBN59] Comentrio: Toda e qualquer empresa responde de forma ilimitada. Quem pode responder de forma limitada so os scios.

[RBN60] Comentrio: S se pode falar em desconsiderao da personalidade jurdica nos casos em que o patrimnio da empresa no suficiente.

23

Entre os scios a responsabilidade solidria. O limite o capital social no integralizado. Esta a responsabilidade na LTDA Independente de desconsiderao da personalidade jurdica os scios so solidrios pelo capital social no integralizado. Depois de cobrado o capital no integralizado no se pode cobrar mais nada dos scios sem a desconsiderao da personalidade jurdica. Faturamento tudo que a empresa recebeu. simples constatar se a empresa em o capital social integralizado ou no. s fazer um balano. Faturamento 150 mil reais. Dividas 120 mil reais. Patrimnio liquido 50 mil reais. O patrimnio deveria ser de 30 mil reais, os 20 mil reais que sobraram s podem ser capital social integralizado. Se o patrimnio liquido for de 20 mil reais significa que o capital social ainda no est integralizado. A melhor maneira de integralizar o capital social a seguinte: Transferncia de um bem, o imvel onde a empresa esta funcionando era seu e foi transferido para a empresa. Esta a forma mais fcil de provar a integralizao do capital social. A autonomia no permite ir alem do capital social no integralizado. O capital social informa qual o valor que o scio est disposto a pagar para a sociedade. Nome Prprio. Toda pessoa jurdica ser apresentada e presentada por um dos seus scios. A pessoa jurdica ser representada por um dos seus scios porque a pessoa jurdica uma fico, a lei que diz que a pessoa jurdica existe. A pessoa jurdica no tem como expressar a sua vontade seno por meio de seus scios. O scio representante atua em nome da sociedade e no em nome prprio, por isso Pontes de Miranda fala que no representante e sim presentante, o scio faz a pessoa jurdica presente. A pessoa jurdica no incapaz, ela no precisa de representante e sim de presentante.
[RBN61] Comentrio: Na Sociedade LTDA os scios respondem solidariamente at o capital no integralizado.

[RBN62] Comentrio: S se atinge patrimnio fora do capital social no integralizado com a desconsiderao da personalidade jurdica.

24

Ao tem que ser impetrada contra a pessoa jurdica e no contra o scio presentante. A pessoa jurdica assume obrigaes em nome dela, responde em nome dela, e em principio no adequado colocar no plo passivo da demanda o scio. Eventualmente o scio responde pessoal e ilimitadamente. Como atingir os efeitos da desconsiderao da personalidade jurdica com uma pessoa que no foi parte do processo, exceo quase exclusiva do direito comercial. Possibilidade de executar algum que no fez parte do processo de conhecimento. No processo de execuo onde se desconsidera a personalidade jurdica os scios no esto no plo passivo, ainda assim os efeitos da desconsiderao atingem eles. O scio no pode alegar ilegitimidade passiva, pode apenas pedir o beneficio de ordem. O melhor lugar para pedir a desconsiderao da personalidade jurdica na falncia. O art. 596 excepciona o principio da transferncia de responsabilidade. Domicilio Prprio. A pessoa jurdica ter o seu domicilio no lugar em que estiver sediada. A falncia dever ser decretada no local onde estiver o principal estabelecimento, o principal estabelecimento o local onde est a administrao. Nacionalidade prpria. No importa a nacionalidade dos scios. Sendo demandada a pessoa jurdica ser aplicada a ela a legislao do pais onde ela foi registrada. A proteo da autonomia pode gerar vrios tipos de abusos. Para evitar abusos da autonomia patrimonial foi criado o instituto da desconsiderao da personalidade jurdica. 3 requisitos para a decretao da desconsiderao. Fraude Esgotamento do patrimnio social. Existncia de scio de responsabilidade limitada. A desconsiderao da responsabilidade jurdica foi criada na Inglaterra em 1897. Caso Salomon e Salomon. Disregard Doctrine of the Legal Entity. Doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica.
[RBN64] Comentrio: A doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica praticamente mata com o processo civil.

[RBN63] Comentrio: A pessoa jurdica possui personalidade distinta dos seus scios.

[RBN65] Comentrio: Sem a presena destes requisitos no h que se falar em desconsiderao da personalidade jurdica. A fraude poder ser dispensada em alguns casos da teoria menor.

25

Toda vez que a autonomia da pessoa jurdica for utilizada para fraudar credores ela dever ser desconsiderada para permitir que o patrimnio pessoal dos scios seja utilizado para pagar dividas da sociedade. Desconsiderada a personalidade jurdica no se procura o scio que praticou a fraude, qualquer um pode ser demandado. O que pagou a divida pode cobrar em regresso do scio fraudador. Os Alemes sistematizaram a teoria da personalidade jurdica. A desconsiderao da personalidade jurdica aplica-se caso a caso. A personalidade jurdica deve ser desconsiderada em cada caso concreto. Os alemes chamavam de teoria da penetrao. Depois o Brasil adotou o nome da teoria da despersonificao da pessoa jurdica, nome pssimo, d idia de que a pessoa jurdica perde a sua personalidade. Hoje o nome utilizado teoria da desconsiderao. O que acontece na pratica uma penetrao no escudo da autonomia. A desconsiderao feita em um dos autos no permite a desconsiderao em outros autos, ainda que os processos estejam correndo na mesma vara. A desconsiderao a suspenso momentnea da eficcia do ato constitutivo de uma pessoa jurdica para permitir que o patrimnio de seus membros seja executado por dividas dela. Oitava Aula Aula dia 19-05-2006 Desconsiderao casos legais teoria maior e teoria menor. O primeiro efeito da autonomia a pessoa jurdica possuir o seu patrimnio prprio. Credores que tentam receber 100 mil reais em uma sociedade onde o patrimnio de 50 mil, se todos os scios j integralizaram as suas cotas os credores no teriam como receber 50 mil reais. A responsabilidade funciona da seguinte maneira, sem a desconsiderao da personalidade jurdica, primeiro se pega o patrimnio da pessoa jurdica, depois os scios so solidamente responsveis pelas cotas de capital social no integralizadas, depois disso fica o calote.

[RBN66] Comentrio: O fundamento da deciso inglesa foi a fraude contra credores.

[RBN67] Comentrio: Um credor no pode se aproveitar da desconsiderao feita por outro credor.

[RBN68] Comentrio: A desconsiderao da personalidade jurdica no desconsidera a personalidade, apenas suspende a eficcia do ato constitutivo, s isso. A desconsiderao momentnea.

[RBN69] Comentrio: A caracterstica mais importante da pessoa jurdica possuir um patrimnio prprio.

26

A desconsiderao nasceu para permitir que fosse atingido o patrimnio do scio alem do que o scio se comprometeu a entregar para a responsabilidade. A desconsiderao da personalidade jurdica em cada caso. Existem duas possibilidades de se atingir o patrimnio dos scios A desconsiderao da personalidade jurdica e o excesso de mandato. A regra scio no responde por dividas da sociedade. A desconsiderao foi inicialmente aplicada com base na teoria. A desconsiderao da personalidade jurdica pode ser aplicada com base terica ou com base legal, ainda que no tenha lei a personalidade jurdica pode ser desconsiderada. O professor entende que no Brasil no precisa mais se aplicar a base teoria, as hipteses legais englobam todas as hipteses tericas. O que fundamenta a teoria da desconsiderao continua sendo aplicado a fraude continua sendo aplicvel, a fraude continua autorizando a desconsiderao da personalidade jurdica. Atualmente no preciso nem provar fraude para ocorrer a desconsiderao da personalidade jurdica. Excesso de Mandato principalmente o scio administrador atos praticados com excesso de mandato pode atingir o patrimnio do administrador atos praticados em contrariedade a lei e ao contrato social. Na desconsiderao da personalidade jurdica h uma alterao da imputao da responsabilidade da pessoa jurdica. O melhor ambiente no direito comercial para se constatar que acabou o patrimnio jurdico na falncia o art. 82 da nova lei de falncia prev a ao de responsabilidade para averiguar responsabilidade pessoal de scios, para pagamento de dividas da pessoa jurdica que tenha a sua falncia decretada. Quando se decreta a falncia da pessoa jurdica onde os scios respondem limitadamente quem est falindo a pessoa jurdica e somente ela. Os scios podero responder no juzo falimentar uma ao de responsabilidade. Ao de responsabilidade visa demonstrar se os scios se aplicam a alguma hiptese de desconsiderao, se configurada o scio que responderia limitadamente passa a responder ilimitadamente. A falncia da sociedade implica tambm a falncia dos scios que respondem ilimitadamente.

[RBN70] Comentrio: A desconsiderao nasceu para evitar que o escudo da autonomia fosse utilizado para fraudar credores.

[RBN71] Comentrio: A fraude o fundamento mais importante da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica.

[RBN72] Comentrio: Existe atualmente a ao no juzo de falncia para averiguar se o scio deve responder pela divida da sociedade.

27

A ao do art. 82 visa verificar se os que respondem limitadamente devem responder ilimitadamente.

Art. 81. A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem. 1o O disposto no caput deste artigo aplica-se ao scio que tenha se retirado voluntariamente ou que tenha sido excludo da sociedade, h menos de 2 (dois) anos, quanto s dvidas existentes na data do arquivamento da alterao do contrato, no caso de no terem sido solvidas at a data da decretao da falncia. 2o As sociedades falidas sero representadas na falncia por seus administradores ou liquidantes, os quais tero os mesmos direitos e, sob as mesmas penas, ficaro sujeitos s obrigaes que cabem ao falido. Art. 82. A responsabilidade pessoal dos scios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, ser apurada no prprio juzo da falncia, independentemente da realizao do ativo e da prova da sua insuficincia para cobrir o passivo, observado o procedimento ordinrio previsto no Cdigo de Processo Civil. 1o Prescrever em 2 (dois) anos, contados do trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia, a ao de responsabilizao prevista no caput deste artigo. 2o O juiz poder, de ofcio ou mediante requerimento das partes interessadas, ordenar a indisponibilidade de bens particulares dos rus, em quantidade compatvel com o dano provocado, at o julgamento da ao de responsabilizao.

Caso em que se presume fraude Encerramento irregular da sociedade se for caso de encerramento irregular da sociedade na duvida deve fazer a desconsiderao. A pessoa jurdica deve ser encerrada da mesma forma que foi iniciada, deve dar baixa no registro. Quando a personalidade jurdica desconsiderada todos os scios respondem ilimitadamente, todos os scios, no s o que cometeu a fraude. Se o vu da pessoa jurdica for retirado todos os scios respondem com o seu patrimnio. Aquele que por acaso no fez nada de errado pode exigir uma ao de regresso.
[RBN74] Comentrio: Os scios respondem solidariamente no caso de uma desconsiderao da personalidade jurdica. No h que se averiguar de quem foi a culpa, a culpa s ser analisada em eventual ao de regresso.

[RBN73] Comentrio: Quando h irregularidade no encerramento da pessoa jurdica h uma presuno de fraude.

28

Existem hipteses de excesso em que o agente no violou a lei e tambm no violou o contrato, praticar um ato em beneficio prprio, ele no estaria violando nem a lei nem o contrato e mesmo assim ser obrigado a responder. Via de regra quem comete o ato de excesso de mandato o administrador, mas qualquer scio pode praticar o excesso de mandato, nessa hiptese o scio responder com todo o seu patrimnio. A palavra desconsiderao deve ser utilizada na fundamentao da sentena e no no dispositivo no dispositivo deve mencionar que o patrimnio do scio agora responde ilimitadamente. Em caso de desconsiderao se alcana todos os scios, em excesso de mandato se atinge o scio que cometeu o excesso. Mesmo antes de saber se o ativo maior que o passivo a ao de responsabilidade pode ser ajuizada. O marco inicial a sentena de falncia. A desconsiderao da personalidade jurdica s se justifica no processo de execuo se comear a se dizer que para desconsiderar a personalidade jurdica tem que chamar os scios atravs do processo de conhecimento haveria um pandemnio. Os scios podem ser demandados por desconsiderao da personalidade jurdica independentemente de estarem no plo passivo O primeiro requisito para a desconsiderao da personalidade jurdica o esgotamento do patrimnio da personalidade jurdica, existncia de scio com responsabilidade limitada e fraude. 3 requisitos Esgotamento patrimonial Scio com responsabilidade limitada Fraude Para a ao de responsabilidade no necessrio a prova do esgotamento patrimonial. A lei criou a ao de responsabilidade para saber se vai ou no desconsiderar. A desconsiderao mesmo s vai ocorrer depois do esgotamento. Se para aplicar a desconsiderao da personalidade jurdica fosse necessrio trazer os scios para o processo de conhecimento a lei teria dito expressamente. Em regra a ao de responsabilidade deve ser proposta para a massa falida. A ao de responsabilidade a nica situao em que a desconsiderao da personalidade jurdica ser feita no processo de conhecimento.
[RBN77] Comentrio: Esta ao de responsabilidade foi criada pela nova lei de falncias, ela independe do esgotamento do patrimnio da pessoa jurdica. um caso onde a desconsiderao ocorrer dentro do processo de conhecimento.

[RBN75] Comentrio: A doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica mata com os efeitos da coisa julgada do processo civil.

[RBN76] Comentrio: Antigamente a desconsiderao era a exceo, atualmente a desconsiderao a regra.

29

Existem casos em que o patrimnio foi bloqueado antes mesmo da decretao da desconsiderao da personalidade jurdica. Novidade do CC. Antes do novo cdigo um credor particular de um scio estava executando o scio e no encontrava bens passiveis de penhora, o credor normalmente pedia a penhora das cotas do scio na pessoa jurdica. O problema que quem comprasse as cotas entraria na sociedade no lugar do scio. 3 ministros do STJ diziam que no pode 7 Ministros diziam que pode. Os 3 falam que se as cotas forem penhoradas e vendidas no leilo o arrematante vai virar scio e a afectio societatis vai para o espao. Os outros 7 ministros votaram da seguinte forma o art. 591 do CPC estabelece a regra da penhorabilidade no caso de responsabilidade patrimonial.

Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Quem diz que a penhora implica leso a afecto societatis basta lembrar que a sociedade pode comprar as cotas, a sociedade pode remir a divida. A sociedade tem o direito de preferncia de remir a divida. Se nada disso for feito a sociedade pode fazer uma dissoluo parcial e indenizar a pessoa que arrematou as cotas, o terceiro no entra se a sociedade no quiser. Desconsiderao inversa da personalidade jurdica penhora de patrimnio da pessoa jurdica por divida do scio. A doutrina entende que sim. O Ministrio Pblico atualmente anda falando em desconsiderao da personalidade jurdica no casamento. Com a inovao do Novo Cdigo isso no mais necessrio. Art. 1.026. O credor particular de scio pode, na insuficincia de outros bens do devedor, fazer recair a execuo sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidao. Pargrafo nico. Se a sociedade no estiver dissolvida, pode o credor requerer a liquidao da quota do devedor, cujo valor, apurado na forma do art. 1.031, ser depositado em dinheiro, no juzo da execuo, at noventa dias aps aquela liquidao.

[RBN78] Comentrio: A palavra salvo significa uma exceo, a exceo somente pode ser expressa em lei, o contrato social no pode prever impenhorabilidade de cotas.

[RBN79] Comentrio: No acho que a penhorabilidade das cotas afeta a sociedade de pessoas, a sociedade tem como impedir que o novo scio entre na sociedade. [RBN80] Comentrio: Existe a possibilidade de desconsiderao ao inverso Penhora de bens da pessoa jurdica para pagar dividas do scio.

30

O processo de liquidao da sociedade est previsto no antigo cdigo de processo civil, mas continuam vigente por expressa disposio do novo cdigo de processo civil. O credor pode promover ao de liquidao da sociedade. A desconsiderao inversa da personalidade jurdica hoje a regra.

Art. 1.030. Ressalvado o disposto no art. 1.004 e seu pargrafo nico, pode o scio ser excludo judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes, ou, ainda, por incapacidade superveniente. Pargrafo nico. Ser de pleno direito excludo da sociedade o scio declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada nos termos do pargrafo nico do art. 1.026.

Excluir scio a exceo mas o art. 1030 permite a excluso do scio que prejudicou a empresa. Casos legais de desconsiderao. 1) Art. 9 da CLT 1943. Este artigo de lei estaria em tese autorizando a desconsiderao, todo o perodo entre 1919 e 1943 o abuso foi coibido com a utilizao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica. O art. 9 no fala especificamente na desconsiderao, qualquer dispositivo que frustre a aplicao da CLT considerado nulo. Cobrana de crditos decorrentes da aplicao da CLT a justia entende que o escudo da autonomia impede que a CLT seja cumprida. A justia do trabalho entende que o ato constitutivo nulo. como se o escudo fosse nulo. Na justia do trabalho no precisa provar que o patrimnio da sociedade esteja esgotado. Fria Penhorandi. Caso de teoria menor. Para a teoria menor a desconsiderao pode ser aplicada a partir de um nico requisito prejuzo do credor prejuzo porque a pessoa jurdica est insolvente. 2) Art. 135 do CTN No basta o prejuzo do fisco para determinar a desconsiderao portanto no aplicao da teoria menor. Quando exige-se o enquadramento da pessoa jurdica em algum comportamento existe a teoria maior, alem do prejuzo precisa de provar que a pessoa jurdica enquadrou-se em uma determinada situao. A teoria maior pode ser subjetiva ou objetiva Objetiva, quando a demonstrao depende da analise exclusiva da lei. Subjetiva, depende da comprovao da subjetividade dos scios. O STJ entende que no CTN existe uma teoria maior subjetiva.
[RBN81] Comentrio: Dentro da CLT pode existir desconsiderao apenas provando o prejuzo do credor. Fria Penhorandi.

[RBN82] Comentrio: O STJ entende que deve ser comprovado o elemento volitivo dos scios nos casos de desconsiderao pelo CTN.

3) A teoria maior objetiva existe no art. 18 da lei 8.884 lei anti-truste.

31

Nona Aula Aula dia 26-05-2005 Casos legais de desconsiderao da personalidade jurdica. Debate privilegiar o aspecto econmico ou proteger a pessoa que est negociando com a empresa, este o debate central em torno da desconsiderao da personalidade jurdica. O estado deve sempre optar entre a livre iniciativa ou criar regras que interfiram na negociao. Na desconsiderao o que acontece so leis que afetam a liberdade de negociao. O estado deve fazer a opo entre um estado intervencionista ou um estado liberal. O estado intervencionista intervm constantemente na economia, no estado liberal o estado deixa as coisas correrem solta. No direito do trabalho o estado interfere tanto que muitos doutrinadores consideram o direito do trabalho um direito pblico. Na economia entende-se que o estado brasileiro um estado liberal, liberal em regra. No direito econmico o estado liberal, nos outros ramos do direito o estado completamente intervencionista. 1) 2) 3) 4) 5) 6) Art. 9, CLT -43 - teoria menor Art. 135 CTN teoria maior subjetiva segundo o STJ ART. 28, pargrafo 5 do CDC. teoria menor prejuzo para o consumidor. Art. 18 da lei 8.884 94 teoria maior objetiva. Art. 4 da lei 9.605 98 teoria menor Art. 50 do CC 2002. teoria maior subjetiva.

Hoje no nosso pais, diante de tantas previses legais de considerao, no h mais dificuldade de saber se aplica ou no a desconsiderao, a dificuldade hoje determinar o que precisa ser provado para fazer a desconsiderao. O consumidor a grande massa de contratos. 80% dos contratos so com o consumidor. uma situao muito complicada considerar que a desconsiderao a regra e a autonomia a exceo, situao que geraria inmeras situaes econmicas. Hoje no se pode mais falar que se aplica a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, muitas hipteses legais, as hipteses legais abarcam todas as hipteses da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica. Desconsiderao da personalidade jurdica teoria menor apenas um requisito para realizar a desconsiderao da personalidade jurdica o nico requisito o prejuzo de
[RBN83] Comentrio: No direito do consumidor, para existir a desconsiderao basta o prejuzo para o consumidor.

32

credor, a desconsiderao seria possvel toda vez que a pessoa jurdica no conseguisse pagar o credor. A teoria maior fala em mais aspectos a desconsiderao no pode ser feita apenas com base no prejuzo do credor. A teoria maior tem duas divises objetiva e subjetiva. A objetiva fala que tem que se analisar o prejuzo do credor e enquadrar a conduta da pessoa jurdica em uma das hipteses legais. A teoria objetiva no entra no mrito se a pessoa jurdica tinha inteno ou no, ela objetiva, basta provar a hiptese legal. Subjetiva no basta apenas enquadrar a conduta na lei e o prejuzo do credor, deve se provar a inteno dos scios de causarem prejuzos. No caso do art. 9 da CLT a jurisprudncia trabalhista entendeu que este artigo determina a desconsiderao da personalidade jurdica. Quando o contrato de trabalho impedir que o trabalhador receba o que lhe devido deve ser feita a desconsiderao da personalidade jurdica. No direito do trabalho entende-se at sobre a nulidade do ato constitutivo. Na teoria normal da desconsiderao o contrato social apenas ineficaz. No direito de trabalho basta o trabalhador provar o prejuzo, aplica-se a teoria menor. Art. 9 - Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. O art. 135 do CTN fala na teoria maior o CTN fala na teoria maior, mas o STJ entendeu que deve se provar a inteno, o STJ portanto entende que o art. 135 do CTN aplicao da teoria maior subjetiva.
[RBN85] Comentrio: Dentro da CLT existe a aplicao da teoria menor, basta a prova do prejuzo para o trabalhador.

[RBN84] Comentrio: A prova bastante complicada nesta teoria maior subjetiva.

Art. 135. So pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos: I - as pessoas referidas no artigo anterior; II - os mandatrios, prepostos e empregados; III - os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado. Interpretao do art. 135 do CTN a partir da teoria da desconsiderao, por isso entenderam pela teoria maior subjetiva, necessidade de prova da inteno de fraudar.

33

Na sociedade annima a dificuldade identificar quem o scio, porm perfeitamente aplicvel a desconsiderao no scio majoritrio, no scio diretor, entre outras. Se a desconsiderao for a regra ningum vai investir numa empresa com medo de perder todo o seu patrimnio. Art. 28 do CDC 9 hipteses de possibilidade de desconsiderao s que o pargrafo quinto fala que a desconsiderao ocorrer sempre que o consumidor sofrer prejuzo.

Art. 28. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. 1 (Vetado). 2 As sociedades integrantes dos grupos societrios e as sociedades controladas, so subsidiariamente responsveis pelas obrigaes decorrentes deste cdigo. 3 As sociedades consorciadas so solidariamente responsveis pelas obrigaes decorrentes deste cdigo. 4 As sociedades coligadas s respondero por culpa. 5 Tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. O pargrafo quinto fala em teoria menor, muito amplo. Se o consumidor estiver em prejuzo ele dever ser indenizado. Muito perigoso. Alguns Ministros do STJ fundamentam que o pargrafo 5 foi vetado, erro material, o presidente queria vetar o pargrafo quinto e por erro material o veto foi para o pargrafo primeiro. O pargrafo quinto incompatvel com o caput, o pargrafo mais amplo que o caput. A desconsiderao da personalidade jurdica em relao de consumo leva em conta apenas o prejuzo do consumidor aplicao da teoria menor. Pode atingir todo mundo solidariamente caso do osasco plaza shopping. O art. 18 da lei 8.884 lei antitruste.

[RBN86] Comentrio: O Pargrafo 5 mais amplo que todo o art. 28.

34

Truste combinao de preos em determinado setor para criar um preo mnimo de maneira que o consumidor no consiga pagar valor menor. Fixao de preo acima do normal. CADE Aplica multas as empresas que praticam truste. As multas aplicadas em razo da lei 8.884 sero aplicadas ao patrimnio das empresas e ao patrimnio dos scios teoria maior objetiva, a prpria lei j pune uma conduta. No se tem que discutir a inteno dos scios. Art. 4 da lei 9.605 proteo do meio ambiente clone do pargrafo 5 do CDC. Ser desconsiderada sempre que ela for bice a reparao de danos causados no meio ambiente teoria menor. Art. 50 do CC Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. Desvio de Finalidade ou confuso patrimonial. Por causa da expresso certas e determinadas significa que o juiz vai analisar a inteno, o cdigo adotou a teoria maior subjetiva. O desvio de finalidade seria o inicio de uma fraude, a confuso patrimonial seria o final da fraude. O meio desta fraude o juiz que vai definir. O cdigo no exige necessariamente a fraude, ele exige o desvio de finalidade ou a confuso patrimonial, se for provada a fraude muito bom, mas o cdigo desconsidera a personalidade jurdica independentemente de fraude.

Quadro geral das sociedades

SOCIEDADES RESPONSABILIDADE NOME DOS EMPRESARI SCIOS AL

Administrao

Legislao.

35

EM NOME COLETIVO Sociedade De Pessoas

As sociedades todas respondem ilimitadamente. A discusso sobre a responsabilidade limitada ou ilimitada em relao aos scios. Aqui todos os scios respondem subsidiria, solidria e ilimitadamente pelas obrigaes da sociedade. O patrimnio do scio s ser atingido depois de esgotado o patrimnio da sociedade.

Em comandita Simples Sociedade de pessoas, um dos scios responde de forma ilimitada.

Dois tipos de scios. Comanditado SSI Subsidiria, solidria e ilimitadamente. Comanditrio Subsidiria, individual e limitadamente, pelo valor da sua cota.

Em comandita por aes. Sociedade de Capital. A sociedade de capital mas a diretoria de

Comanditado SSI Comanditrio subsidiria, individual e limitadamente, pelo valor das suas aes.

Firma Social ela adota firma social porque ela uma sociedade de pessoas. O nome de todos os scios pode constar na firma social. Alves, Barros e Costa, o nome coletivo, basta o nome dos scios, no precisa falar que a sociedade em nome coletivo. Firma Social. Somente o nome dos scios que respondem ilimitadamente, para os clientes s importante saber quem responde ilimitadamente. Se o nome de um scio que responde limitadamente aparecer no nome da sociedade ele pode responder ilimitadamente. O scio que responder ilimitadamente ter alguns privilgios. Esta sociedade pode adotar

Todos os scios Art. 1.39 respondem ao 1044 cc ilimitadamente, lgico que somente os scios podero administrar a sociedade. Como todos os scios responde ilimitadamente somente os scios podero administrar a sociedade.

Somente os scios administram. Somente os scios comanditrios administram, somente aqueles que respondem ilimitadamente.

Art. 1.0465 ao 1.051. (em nome coletivo, sociedade simples)

Somente os scios que respondem ilimitadamente podem ser diretores desta sociedade

Art. 1.090 a 1.092, CC. Lei 6.404

36

pessoas.

Limitada o scio est assumindo alm da sua cota a cota dos demais. Deve existir confiana nos demais scios. Saber se a sociedade de pessoas ou capital depende do contrato social.

Todos os scios respondem de forma subsidiria, solidria e limitadamente. Capital social no integralizado.

tanto denominao como firma social. Se adotar firma apenas o nome dos scios diretores vai para a firma. Pode adotar tanto denominao ou firma social, o nome dever constar Limitada ou LTDA.

Annima Sociedade de Capital. 10 formas diferentes de denominao.

Todos os scios respondem subsidiria, individual e limitadamente pelo valor de emisso das aes subscritas. A responsabilidade limitada ao valor de emisso das aes.

Cia no inicio, Cia no meio no pode ter Cia no final. Poder ser S-A no comeo, SA no meio e SA no final. Sempre lembrar que no pode ser Cia no final.

At 2002 somente quem era scio podia administrar. Atualmente pode ser administrador scio e tambm no scio. Art. 1061 do CC. Para que o no scio possa administrar o contrato social tem que prever isso. Quando o no scio pode administrar leva a sociedade a caracterstica de uma sociedade de capital. A sociedade annima poder ser administrada por scios ou por no scios. Vai existir uma diretoria eleita pela assemblia. Na sociedade annima ningum responde pela parte do outro, por isso o no scio pode administrar a sociedade

Art. 1.052 a 1.087 do CC. Sociedade Simples Sociedade anonima

[RBN87] Comentrio: Para definir o no scio que vai administrar existe uma regra especial. Se 100% do capital social estiver integralizado a concordncia do quorum tem que ser de dois teros do capital votante. Se o capital social no estiver integralizado o no scio dever ser escolhido de forma unnime.

37

annima.

Hoje o cdigo civil permite a desconsiderao jurdica inversa.

[RBN88] Comentrio: A desconsiderao da personalidade jurdica inversa quando os bens da sociedade so penhorados por dividas dos scios.

Dcima Aula Aula dia 02-06-2006

A sociedade limitada responde pelas suas obrigaes at o limite do seu capital social responsabilidade ilimitada a responsabilidade limitada dos scios. Toda e qualquer sociedade responde de forma ilimitada. Os scios que podem responder de forma limitada. Na sociedade em nome coletivo os scios funcionam como verdadeiros fiadores da sociedade, todos contribuem para formao do capital dele. Registrada a sociedade passa a ter autonomia. No pode cobrar da sociedade e dos scios ao mesmo tempo, no pode atropelar a autonomia da pessoa jurdica, os scios s podem ser cobrados depois de esgotado o patrimnio da sociedade. A responsabilidade dos scios em nome coletivo subsidiria existe a autonomia patrimonial da sociedade, art. 1024 CC. Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. O scio no poder ter seus bens pessoais penhorados para cobrar dividas da sociedade antes de penhorados os bens da sociedade. O scio pode embargar a penhora. Legitimidade extraordinria do scio, o scio no est dentro do titulo executivo e mesmo assim ele poder ser cobrado, exceo legal. Isso mata qualquer processualista, mas o que acontece na verdade. Art. 596 do CC.

[RBN89] Comentrio: A sociedade responde com todos os seus patrimnios por suas dividas.

[RBN90] Comentrio: Os scios possuem beneficio de ordem em relao aos bens da sociedade.

38

A responsabilidade solidria, pode cobrar de um scio ou de todos os scios. Quem pagar tem direito de regresso dos demais. Os scios respondem de forma ilimitada, pode ser cobrado tudo da sociedade. Na pratica no existe mais sociedade em nome coletivo. O NCC permite que o contrato social se limite a responsabilidade dos scios, responsabilizao entre os demais scios e no em relao a terceiros. Perante os terceiros a responsabilidade ilimitada. Inventaram esta clausula para proteger o scio que no vai administrar a sociedade. Sociedade de advogados necessariamente ser uma sociedade simples. A responsabilidade dos scios depender do que disser o contrato social, pode existir uma sociedade simples limitada e por ai vai. Art. 997. O contrato social deve prever se os scios respondem ou no pelas obrigaes da sociedade. Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: VIII - se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Sociedade em comandita simples e sociedade em comandita por aes. Dois tipos de scio comanditado e comanditrio. O scio comanditado responde da mesma forma que o em nome coletivo. Quem vai administrar o scio comanditado.
[RBN93] Comentrio: A sociedade simples poder escolher a forma de responsabilizao dos scios, de acordo com a lei.

[RBN91] Comentrio: A sociedade em nome coletivo perante terceiros possui responsabilidade ilimitada, os seus scios respondem ilimitadamente. [RBN92] Comentrio: A sociedade de advogados nunca ser uma sociedade mercantil.

O comanditrio tem que pagar no limite do valor das suas cotas desde que o valor no esteja integralizado. Ele s responde pelo valor da cota que ele no integralizou. O comanditrio s vai responder por mais se ocorrer a desconsiderao da personalidade jurdica. O contrato social que vai determinar qual o scio que comanditado e o comanditrio. Diferena entre as duas sociedade em comandita. Na comandita por aes no h contrato social. Os scios no se renem. Sociedade de capital. A comandita simples uma sociedade de pessoas. Toda pessoa que compra aes de uma comandita ser scio acionista. O acionista que for eleito para a diretoria torna-se scio comanditado, passa a responder ilimitadamente, os outros respondem de forma limitada. O scio comanditrio responde apenas pelo valor de emisso das aes.

[RBN94] Comentrio: Aquele que administra a sociedade em comandita ser considerado de responsabilidade ilimitada, nos dois casos.

39

Diferena entre as duas a forma de constituio. Limitada.

Na sociedade limitada s pode ser cobrado o capital ainda no integralizado, mas todos os scios respondem pelo capital no integralizado. Pode buscar de qualquer scio, h ao de regresso para o scio que no integralizou a sua cota. Se as cotas tiverem sido integralizadas no h nenhuma responsabilidade dos scios, salvo no caso de desconsiderao da personalidade jurdica. Sociedade mais segura em termos de responsabilidade a annima se no for diretor ou do conselho de administrao pode ficar tranqilo que no responde. O jeito mais fcil de saber se as cotas esto integralizadas ou no o balano. Quem tem que provar que integralizou o scio e no o devedor. Annima Todos os scios respondem subsidiria, individual e limitadamente. Valor de emisso da ao valor que o scio assume a pagar no momento em que a ao criada. A responsabilidade limitada ao valor de emisso das aes, no h responsabilidade solidria. Valor nominal o valor obtido pelo resultado entre a diviso do capital social com o nmero de aes. Valor de emisso o valor que o scio assume a pagar para sociedade no momento em que a ao criada. Valor de mercado o obtido na cotao da bolsa de valores valor aleatrio pode ser menor que o valor da emisso, pode ser maior valor especulativo. A CVM fiscaliza isso tudo. Dcima Primeira Aula Nome Empresarial Aula dia 09-06-2006 Dois tipos de nome

[RBN95] Comentrio: Todos os scios respondem pelas cotas no integralizadas solidriamente.

[RBN96] Comentrio: O nus da prova da integralizao do scio e no do credor.

[RBN97] Comentrio: A responsabilidade individual e no solidria.

40

Firma social nome dos scios sociedade de pessoas. Afectio Societatis movida por um carter personalssimo, intuito personae. A aptido para estar na sociedade dirigida para pessoas especificas. Denominao atividade, sociedade de capital. Na sociedade de capital existe a affectio societatis, no se dirige a uma pessoa especifica, a affectio vai estar dirigida ao dinheiro que a outra pessoa possa colocar na outra sociedade. Esta diferena leva nomes diferenciados. Na sociedade de pessoas o nome dele to importante que a sociedade ter at o nome da pessoa. Na sociedade de capital a pessoa do scio no insubstituvel, o nome dele no estar no nome da sociedade. Sociedade de pessoas as decises so tomadas atravs do consenso. Na sociedade de capital as decises so tomadas pela maioria. Na sociedade de pessoas o direito de retirada ou de recesso a regra, enquanto na sociedade de capital o direito de retirada a exceo. O direito de retirada o direito que um scio tem de se retirar de uma sociedade e leva consigo aquilo que lhe caberia em caso de dissoluo da sociedade. Na jurisprudncia uma ou outra situao em que o scio quer exercer o direito de retirada no reconhecida como tal. O direito de recesso, na sociedade de pessoas, a regra. O scio que discorda tem o direito de sair levando consigo o que levaria em caso de dissoluo da sociedade. Na sociedade de pessoas no h o transito livre entre scios. Na sociedade de pessoas a possibilidade de substituir o scio limitada, a sociedade de capital modifica facilmente os scios. Se houver concordncia o scio pode sair a qualquer momento, porm fora destes casos o scio s poder sair nos casos em que a lei permite o direito de recesso. A jurisprudncia entende que alem de demonstrar o direito de recesso o scio dever necessariamente provar o prejuzo, o prejuzo um requisito jurisprudencial. Na sociedade de capital o recesso a exceo, porm o direito de deixar a sociedade a regra, na Sociedade Annima existe a regra da livre alienabilidade das aes. O nome do scio na sociedade de capital to desprezvel que o nome da sociedade annima, sem nome. O direito de retirada um direito mesmo, pode ser pleiteado em juzo. Na sociedade de capital o scio no precisa de um direito de recesso, ele pode simplesmente vender as aes. Mas a lei cria algumas regras de direito de retirada em uma S-A

[RBN98] Comentrio: A firma social est ligada a sociedade de pessoas.

[RBN99] Comentrio: errado dizer que no existe affectio societatis dentro da sociedade de capital, esta afeio apenas est ligada ao dinheiro. [RBN100] Comentrio: A denominao est ligada a sociedade de capital.

[RBN101] Comentrio: Na sociedade de capital o scio pode vender a suas aes, no precisa exercer o seu direito de retirada.

[RBN102] Comentrio: Na sociedade de pessoas a pessoa do scio importante. Na sociedade de capital a nica coisa que importa o dinheiro.

41

Art. 137. A aprovao das matrias previstas nos nmeros I, II e IV a VIII do artigo 136 d ao acionista dissidente direito de retirar-se da companhia, mediante reembolso do valor de suas aes (artigo 45), se o reclamar companhia no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao da ata da assemblia-geral. 1 O acionista dissidente de deliberao da assemblia, inclusive o titular de aes preferenciais sem direito a voto, pode pedir o reembolso das aes de que, comprovadamente, era titular na data da assemblia, ainda que se tenha abstido de votar contra a deliberao ou no tenha comparecido reunio. 2 facultado aos rgos da administrao convocar, nos 10 (dez) dias subseqentes ao trmino do prazo de que trata este artigo, a assemblia-geral, para reconsiderar ou ratificar a deliberao, se entenderem que o pagamento do preo de reembolso das aes aos acionistas dissidentes, que exerceram o direito de retirada, por em risco a estabilidade financeira da empresa. 3 Decair do direito de retirada o acionista que o no exercer no prazo fixado. Mas porque dar o direito de retirada se ele pode vender as aes? Em alguns casos o valor patrimonial da ao ser superior ao valor de mercado da ao. Neste caso o direito de retirada ser til. Na sociedade de pessoas deve existir o consenso, a pessoa que no concorda tem o direito de sair, sai para manter o consenso. impossvel excluir o scio majoritrio seno por deciso judicial, se o scio domina mais de 50% do capital ele domina 50% do poder de deciso dentro de uma sociedade. No se pode expulsar o scio a qualquer momento, a expulso do scio s pode ser feita por meio judicial. O scio majoritrio nunca ter direito de retirada, nunca. Nunca haver dissenso contra ele, o scio majoritrio toma as decises sozinho se for preciso. O scio majoritrio tambm nunca poder ser excludo pelos demais, ele tem a maioria do capital. O scio majoritrio s ser excludo por deciso judicial. O casamento uma sociedade de pessoas, uma pessoa escolhida em relao a outra, a pessoa fundamental. Duas maneiras de visualizar se a sociedade de capital ou de pessoa. Na sociedade algum pode responder ilimitadamente? Na sociedade o scio pode responder pela cota do outro? Se a resposta para esta pergunta for sim a sociedade dever ser de pessoas e no de capital.

[RBN103] Comentrio: O scio majoritrio s pode ser expulso da sociedade por meio de uma ao judicial.

42

Firma nome dos scios sociedade de pessoas. importante para os clientes saberem quem so os scios, os credores sabem quem vai responder pelas dividas da sociedade. Nome comercial diferente de nome fantasia. Sociedade em nome coletivo basta que o nome seja coletivo. No precisa ter o nome da sociedade, basta ter o nome dos scios. uma sociedade de pessoas. Nome de sociedades em nome coletivo: Alves, Barros e Costa. Alves de Cia. Costa e outros. Nomes coletivos. A sociedade de pessoas usa contrato social, a sociedade de capital utiliza estatuto. A sociedade limitada possui dois momentos, no momento da formao ela de pessoas, quando todas as cotas esto integralizadas ela se torna de capital. Mas mesmo assim ela continua sendo de pessoas. Para definir que a LTDA uma sociedade de pessoa ou de capital necessrio analisar a lei, saber se o scio pode deixar ou no a sociedade. o contrato social que vai dizer se os scios podem sair a qualquer momento ou no. Se o contrato social disser que os scios podem sair a qualquer momento a LTDA ser de capital, se os scios no puderem sair a qualquer momento a LTDA ser de pessoas. Se o contrato social for omisso em relao a isso, deve se recorrer a lei, art. 1057 do CC.
[RBN104] Comentrio: Sempre lembrar da distino entre contrato social e estatuto. [RBN105] Comentrio: A sociedade limitada no momento de sua formao de pessoas, quanto todo o capital social for integralizado ela ser de capitais.

[RBN106] Comentrio: O contrato social vai definir se a LTDA uma sociedade de pessoas ou uma sociedade de capital. Se for de pessoas deve adotar firma social, se for de capital deve adotar denominao.

Art. 1.057. Na omisso do contrato, o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente de audincia dos outros, ou a estranho, se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social. Pargrafo nico. A cesso ter eficcia quanto sociedade e terceiros, inclusive para os fins do pargrafo nico do art. 1.003, a partir da averbao do respectivo instrumento, subscrito pelos scios anuentes. O contrato social na sociedade limitada tem o condo de modificar a natureza da sociedade limitada, se de capital ou de pessoas. Quanto a administrao duas perguntas devem ser respondidas. Para administrar a sociedade o sujeito tem que ser scio ou no? Se a resposta for sim somente quem scio pode administrativa tem uma segunda pergunta. Todos os scios ou s alguns deles? Resposta no quadro.

[RBN107] Comentrio: Na omisso do contrato social a LTDA ser uma sociedade de pessoas. Via de regra a sociedade limitada uma sociedade de pessoas.

43

Excesso de mandato do administrador Ato contrrio a lei. Ato contrrio ao contrato social. O administrador no scio responde sempre que houver culpa, se o ato for contrario a lei quase dolo e no culpa. No ato contrario a lei o administrador responde pessoal e ilimitadamente pelas obrigaes assumidas se houver excesso de mandato o administrador responde de forma pessoal e ilimitadamente. E a sociedade, responde junto ou no? Depende da teoria. SIM Teoria da Aparncia. Presuno de quem pratica atos pelas empresas o administrador com poderes suficientes para isso. NO teoria ultra vires alem dos poderes se o terceiro estiver de m f. A regra do art. 1015 pargrafo nico do cdigo civil adotou no Brasil a teoria dos atos ultra vires) Sociedade em nome coletivo e a sociedade em comandita simples por fora do art. 1040 e 1046 do CC aplicam-se subsidiariamente as regras da sociedade simples.

Direito Comercial Aula dia 16-06-2006 Dcima Segunda Aula Ttulos de Crdito Conceito art. 887. Contratos e obrigaes no se compatibilizam com o titulo de crdito. O titulo de crdito se originam de negcios jurdicos. Dentro do titulo existe a obrigao de pagar o ttulo. No se utiliza os princpios do direito obrigacional civil. Ttulo de crdito tratado no direito comercial porque possui uma legislao especifica. Carro com chassi remarcado pagamento parcelado o carro apreendido. A pessoa no pode cobrar o cheque por causa da evico agora se o cheque foi transferido para uma factoring a pessoa no pode alegar a evico. Exceo do contrato no cumprido.

44

Repetio de indbito s se devolve em dobro quando realmente se pagou o valor indevido. Se o valor no era indevido a devoluo no em dobro. A evico no pode ser oposta a terceiro portador do ttulo de crdito de boa f. O ttulo dever ser pago no valor que ele foi estabelecido, no h teoria da impreviso dentro de um ttulo de crdito. Art. 887. O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Conceito de Cesare Vivante. O Art. 887 est estipulando o formalismo como principio do ttulo de crdito, o ttulo deve ser formal. Papel moeda dinheiro documento necessrio ao exerccio do direito. O ttulo de crdito no representa um direito, no representa uma obrigao, o ttulo o direito, ele no representa o direito, ele o direito. S necessrio o titulo para exercer o direito. Basta o titulo para o exerccio do direito. O titulo de credito alcana algumas condies quando ele atinge terceiros, entre as pessoas contratantes pode existir algumas alegaes. O titulo de crdito o documento representativo de uma obrigao pecuniria conceito simples. O titulo de crdito no nasceu para ser discutido a sua origem, ele nasceu para ser igual a dinheiro. Quando o titulo no circula o ttulo um documento representativo. Enquanto no circula o titulo de crdito o documento representativo de uma obrigao pecuniria. Se o ttulo circular ele ter autonomia. Salvo se estiver provada a m f, o problema comprovar a m f do terceiro. Para evitar isso s colocar o ttulo no a ordem neste caso o titulo sempre ser o titulo representativo da obrigao, o no a ordem excelente, pode alegar contra terceiros a relao inicial. Sempre que a outra parte precisar cumprir uma obrigao sempre utilizar da clusula no a ordem.
[RBN109] Comentrio: Todo o direito pode ser exercido apenas com o ttulo.

[RBN108] Comentrio: O ttulo de crdito s possui efeitos quando preenchidos os requisitos legais.

[RBN110] Comentrio: A clausula no a ordem ser utilizada em inmeras situaes. A circulao do titulo no impedida, ele apenas passa a circular como cessado de credito.

45

A obrigao de pagar o cheque diferente da obrigao de pagar o carro se o cheque foi pago acabou. Obrigao de pagar. No mundo dos fatos varias so as formas de se originar uma obrigao, entre eles um ato ilcito. Isso existe no mundo dos fatos. No mundo jurdico para que se d efeitos a esta obrigao, deve se materializar a obrigao. Geralmente se materializa em 4 vias. 1) 2) 3) 4) Ato unilateral Ato bilateral Sentena Ttulo de crdito.

O ttulo de crdito uma das formas de materializar uma obrigao. Nas 3 primeiras formas o que aconteceu no mundo dos fatos pode alterar a sua realidade. Nos ttulos de crdito o que aconteceu no mundo dos fatos no pode alterar a sua realidade. As 3 primeiras formas padecem de um mal a origem podem influenci-las o que aconteceu no mundo dos fatos pode alterar. Se a obrigao assumida mediante ttulo de crdito tudo muda, a obrigao passa a ser pagar o que est no titulo, a origem comea a ficar distante, se o titulo circular a origem j era. O titulo de crdito quando circula se desvincula da sua relao de origem. Coao se no deu tempo de sustar o cheque ele dever ser pago mesmo se foi emitido mediante coao. Se o cheque circulou nem mesmo a coao pode ser alegada. Se o emitente colocou o motivo do cheque isso no vincula o terceiro. O terceiro no tem nada a ver com o que aconteceu no mundo dos fatos. O motivo da emisso no titulo serve para comprovar a quitao. Atributos do Ttulo Negociabilidade e executoriedade. Ttulo de crdito nasce para circular, o contrato no nasce para circular. O titulo de crdito pago para o ultimo portador do cheque.
[RBN112] Comentrio: A abstrao impede a alegao de excees pessoais. [RBN111] Comentrio: O titulo de crdito se torna abstrato quando circula.

46

Os crditos civil no podem ocorrer sem a concordncia do devedor, o titulo de crdito pode ser transferido sem a anuncia do credor, todo titulo de crdito a ordem. A exceo o ttulo no a ordem. Via de regra o ttulo de crdito negocivel. da essncia do prprio ttulo de crdito. Tem que riscar e escrever a clusula no ordem tem que constar o no. A clausula no a ordem dever ser expressa. Autonomia as obrigaes que criam o ttulo desvinculam a sua origem. A comprou de B computadores. A mandou pagar para B em um cheque pos datado, os computadores no foram entregues, A sustou o cheque. C com o cheque sustado executou A. Primeira instancia embargos julgados improcedentes, no se pode alegar exceo pessoal contra terceiro. Segunda instancia recurso conhecido e improvido. Recurso especial para o STJ Se o ttulo de crdito est vinculado a um negocio jurdico (qual que no est vinculado) e a parte que recebeu o titulo no cumpriu a sua obrigao isso esvazia o ttulo. Isso mata o direito cambirio. O no a ordem um aviso ao terceiro que h uma situao pendente. Contrato para transferir tem que ter anuncia do credor. O Ministro matou o direito cambirio. Ttulo de crdito tratado no direito comercial porque serve muito mais a relaes comerciais do que relaes civis. O ttulo de crdito um documento cosmopolita, no um ttulo para ser circulado s no Brasil, o Brasil deve ter uma legislao compatvel com os outros paises. O direito civil nacional, no cosmopolita. Prova subjetiva cobra situaes onde a autonomia no ser respeitada quando o titulo no circula e quando o titulo tiver a clausula no a ordem. Titulo de crdito possui uma funo econmica importante, funo de dar elasticidade a moeda. O titulo de crdito quando formaliza um credito permite que a pessoa que recebeu o crdito possa trocar o ttulo por dinheiro. Permite ao credor transformar aquilo que ele receberia no futuro em dinheiro momentneo troca do cheque em uma factoring. Obrigatoriedade do titulo a partir de que momento a pessoa emitiu o ttulo se vincula a ele. Duas teorias. Criao e Emisso.
[RBN114] Comentrio: A clausula no a ordem faz o titulo circular com efeitos de cesso de crdito. [RBN113] Comentrio: da essncia do prprio ttulo de crdito a sua circulabilidade.

[RBN115] Comentrio: O ttulo s vai ter autonomia se circular.

47

Confecciona uma nota promissria de 100 reais para entregar para algum que ia trazer um travesseiro a nota se perdeu, um gari achou esta nota, tem que pagar? A pessoa no quis se obrigar perante ningum, depende da teoria para ter que pagar ou no. Teoria da Criao basta a confeco do titulo para o sujeito se obrigar. No h inteno de se vincular. Teoria da Emisso o ttulo s obriga se foi confeccionado na inteno de emitir uma obrigao cambiria. No brincar com ttulos de crdito. Art. 896. O ttulo de crdito no pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-f e na conformidade das normas que disciplinam a sua circulao. O Brasil adota a teoria da criao e no da emisso, se o terceiro recebeu de boa f j era. Art. 905. O possuidor de ttulo ao portador tem direito prestao nele indicada, mediante a sua simples apresentao ao devedor. Pargrafo nico. A prestao devida ainda que o ttulo tenha entrado em circulao contra a vontade do emitente. A teoria da emisso protege o terceiro, a teoria da criao protege o universo de possveis terceiros de boa f, Novao a novao o negocio jurdico que uma vez estabelecido quita a obrigao anterior, e se o negocio novo no cumprido o credor executa o novo negocio. Quando algum paga uma obrigao entregando um ttulo de credito, est havendo uma novao? STF disse que o cheque no gera novao, s se considera quitada a obrigao original no pagamento do ttulo de crdito. O STF disse que o ttulo de crdito meio de extino pro solvendo. Posicionamento pacifico do STF. Pagamento de ttulo de crdito pro solvendo.

[RBN116] Comentrio: Um ttulo de crdito no meio de novao.

Comercial Aula dia 21-06-2006

48

Dcima Terceira Aula Caractersticas dos Ttulos de Crdito. As caractersticas dos ttulos de crdito diferenciam eles das outras situaes jurdicas. A boa caracterizao passa por uma identificao de atributos que fazem a diferena. As caractersticas cambirias podem ser resumidas as siglas CALIFA. Estas caractersticas s existem nos ttulos de crdito, o ttulo de crdito s titulo se ele tiver estas caractersticas. Cartularidade, Autonomia, Literalidade, Independncia, Formalismo, Abstrao. Alguns documentos possuem algumas destas caractersticas, mas nos ttulos de crdito estes princpios esto presentes. Cartularidade Papel ttulo de apresentao s existe ttulo de crdito se existe o papel, se a crtula perdida o ttulo perdido. Para que exista um ttulo de crdito o negocio deve envolver tempo e confiana. S h titulo de crdito se o negocio tiver que contar com o deferimento de tempo e confiana. No dinheiro no existe nem tempo nem confiana. Aplica-se o conceito do art. 887 ao dinheiro. S se pode dizer que se tem um direito cambirio se a crtula for apresentada, sem a apresentao do ttulo no h direito. Dinheiro a nica maneira de gozar do dinheiro apresentando a cdula do dinheiro. O direito cambirio s pode ser exercido se apresentando a crtula original. Cpia s se ela est apreendida em outros autos, a outra hiptese ocorre quando a vara cvel no tiver como custodiar o ttulo, ai pode se utilizar da cpia. A destruio da crtula implica em destruio do direito. Nunca entregar a crtula ao devedor sem que ele tenha pago a obrigao, se ele destruir a crtula ele destruiu o documento que garantia a obrigao. No existe ao de reconstituio de ttulo de crdito, destrudo o ttulo de crdito est destrudo o prprio direito. S se pode exercer o direito se tiver a crtula, se tiver a crtula no se precisa de mais nada. Ttulo de crdito papel, um documento de apresentao.

[RBN117] Comentrio: Todo crdito envolve relao de tempo e confiana.

[RBN118] Comentrio: Na execuo o titulo de crdito dever ser apresentado no seu original.

[RBN119] Comentrio: O credor s dever entregar o ttulo ao devedor quando este pagar a sua obrigao.

49

O principio da cartularidade mitigado na duplicada, a duplicata mitiga todos os princpios cambirios. No Brasil a duplicata existe para causalizar a letra de cambio. Literalidade. Principio que diz que o ttulo vincula ou obriga pelo que dele consta. No importa o que foi combinado entre as pessoas que negociaram uma obrigao, que negociaram como seria emitido um ttulo, o que importa o que est escrito no ttulo, no existe obrigao cambiria verbal. Em se tratando de ttulo de crdito, ou est escrito no ttulo e direito, ou no est escrito e no direito. No se comprova aval por prova testemunhal. Ou o aval est no ttulo ou no existe aval. Alongue uma folha em que se pode colar no ttulo para continuar lanando as obrigaes cambiais, para que algo vincule deve estar escrita no ttulo de crdito. O ttulo s vincula pelo que est escrito no ttulo. As empresas de factoring so instituies financeiras de acordo com a lei complementar 105. A operao de uma empresa de factoring uma compra e venda mercantil. A factoring uma compradora de ttulos para vender no futuro. O desgio leva em conta o risco de no receber. Smula 387 do STF. SMULA N 387 A CAMBIAL EMITIDA OU ACEITA COM OMISSES, OU EM BRANCO, PODE SER COMPLETADA PELO CREDOR DE BOA-F ANTES DA COBRANA OU DO PROTESTO. A literalidade est ligada ao formalismo. O ttulo de crdito s produz efeitos se preencher os requisitos legais s h titulo se houver lei criando o ttulo. Este o formalismo. No h titulo de crdito sem lei anterior que o defina, nem execuo sem previa cominao legal. Este o formalismo. Os ttulos de crdito tm forma legal e no forma legal alguns ttulos possuem forma prescrita em lei tambm.
[RBN122] Comentrio: O ttulo de crdito deve estar pronto e acabado no momento da execuo. [RBN121] Comentrio: O devedor do ttulo s responde pelo que est efetivamente escrito no titulo.

[RBN120] Comentrio: S existe nos ttulos de crdito aquilo que est escrito no corpo do ttulo.

50

O cheque segue um padro definido pelo Banco Central ele possui forma legal. Os outros ttulos de crdito no tm forma legal. O ttulo de crdito em branco pode ser completado pelo credor de boa f, os requisitos do ttulo de crdito devem ser verificados no momento do seu pagamento, e no no momento de sua emisso. Havendo diferena entre o valor escrito por extenso e o numrico prevalece o valor escrito por extenso. Assinatura da frente do ttulo no identificada um aval. A duplicata mitiga o principio da literalidade. Autonomia Na autonomia existe a independncia e a abstrao. Autonomia cada obrigao assumida no ttulo vincula por si mesma. A autonomia possui dois momentos. O momento em que cada obrigao obriga por si mesmo. E o momento em que o ttulo passa a obrigar por si mesmo uma autonomia qualificada a doutrina chama de abstrao Bulgarelli chama de independncia. Abstrao e independncia so desdobramentos da autonomia. Determinadas obrigaes no podero ser questionadas com a demonstrao de outras relaes jurdicas. A relao jurdica existente dentro do ttulo no a mesma relao jurdica do mundo dos fatos, a obrigao do ttulo autnoma. A obrigao de pagar o ttulo diferente da obrigao de pagar o objeto no mundo dos fatos. Se algum assume obrigao em ttulo de crdito esta pessoa assume obrigao autnoma. Mas antes do titulo circular a pessoa pode discutir a relao pessoal. Isso no retira a autonomia do ttulo, a relao continua autnoma. O devedor vai ter que provar as excees pessoais em embargos do devedor, deve ter garantido o juzo. A autonomia se qualifica quando o ttulo circula. O devedor no pode alegar a relao de origem do ttulo para o terceiro.
[RBN126] Comentrio: At mesmo a duplicata ganha abstrao quando circula. [RBN124] Comentrio: Cada obrigao escrita em um ttulo de crdito uma obrigao diferente. [RBN123] Comentrio: Assinatura no verso do ttulo um endosso.

[RBN125] Comentrio: Quando o ttulo circula ele ganha abstrao.

51

Cada obrigao assumida no ttulo vincula por si mesmo, so obrigaes jurdicas distintas. Ocorre a inoponibilidade das excees pessoais ao terceiro de boa f. Isso no mais autonomia, uma autonomia qualifica, uma abstrao. Abstrao a substancialidade, o ttulo tem em si tudo que necessrio para fazer valer o que nele consta, ele substancial. A idia da abstrao que o ttulo obriga por si mesmo. Uma vez circulando o ttulo ele independe de qualquer outra prova para fazer valer o que dele consta. Independncia a mesma coisa que abstrao. Existem 6 mitigaes autonomia do ponto de vista doutrinrio clssico s existem 3 caractersticas cambirias cartularidade, autonomia e literalidade. 1- Se o ttulo no circula se o titulo no circulou possvel discutir a origem para desconstituir o ttulo. 2- Quando h endosso com efeito de cesso civil de crdito. (ttulo no a ordem e endosso pstumo) 3- Ttulos Causais duplicata 4- Para habilitao em falncia. Quem quiser habilitar o seu credito em uma falncia tem que provar a sua origem. 5- Confeco ilcita do ttulo. 6- Sumula 258 do STJ. Literalidade Sumula 26 do STJ um avalista de nota promissria vinculado a contrato de financiamento responde tambm pelas obrigaes do contrato, alem do que consta da nota promissria. Direito Comercial Aula dia 23-06-2006 Dcima Quarta Aula A autonomia no igual a novao. Pagar o carro e pagar o cheque so duas obrigaes independentes, se o cheque for pago ele extingue as duas obrigaes, mas isso no significa que o agente no pode entrar com uma ao de cobrana. Cada obrigao jurdica assumida no ttulo obriga por si mesmo. Existem dois momentos na autonomia, a autonomia propriamente dita e a autonomia qualificada que a abstrao.

[RBN127] Comentrio: Violao ao principio da literalidade, a pessoa ter que responder independentemente da obrigao constar no ttulo.

52

O principio da autonomia mitigado nos ttulos causais. O Ttulo causal o ttulo que a causa pode influenciar, a relao jurdica anterior poder ser invocada para prejudicar a criao do ttulo. Todos os ttulos de crdito tm autonomia que a relao jurdica que est no ttulo obriga por si mesmo. Cada relao tem vida prpria, quando o titulo circula, na mo do terceiro ele passa a ter abstrao. A abstrao uma autonomia qualificada, uma obrigao desvinculada de qualquer outra. Abstrao obrigao desvinculada de qualquer outra, a relao no pode ser afetada pela causa inicial. Abstrao no tem a ver com a causa originaria, no necessariamente, cada endosso no ttulo tem uma causa diferente. A causa do endosso pode ser utilizada para discutir o ttulo. Lembrar as 6 situaes que a autonomia fica mitigada. Autonomia significa que cada relao jurdica vincula por si mesmo. Quem coloca a clausula no a ordem discutir a sua relao pessoa contra terceiros. Jurisprudncia sobre empresas de factoring o endosso que se d para uma empresa de factoring um endosso mandato. O endosso mandato permite discutir a causa. Smula: 283 As empresas administradoras de carto de crdito so instituies financeiras e, por isso, os juros remuneratrios por elas cobrados no sofrem as limitaes da Lei de Usura. Titulo causal permite a discusso da causa duplicata um ttulo tipicamente causal. O titulo pode circular e mesmo assim pode se discutir a causa. Autonomia a sentena s faz coisa julgada para as partes. Na duplicata sempre vai poder discutir a causa. Se uma duplicata tiver aceite no interessa o que aconteceu na origem. Se tem o aceite na duplicata a origem fica difcil de ser discutida contra terceiro. Enquanto o ttulo no circula no se fala em abstrao. A duplicata s fica abstrata se houver aceite. Colocar em circulao uma duplicata que no tinha origem pode gerar danos morais.

[RBN128] Comentrio: O principio da autonomia mitigado na duplicata. A duplicata mitiga todos os princpios cambirios.

[RBN129] Comentrio: A parte no pode alegar excees pessoais contra terceiros.

[RBN130] Comentrio: A clusula no a ordem faz o ttulo circular com efeito de cesso civil de crdito.

[RBN131] Comentrio: Lobby das empresas financeiras. Todas as instituies financeiras no se submetem a lei da usura. [RBN132] Comentrio: Ainda que a duplicata circule a sua causa poder ser discutida.

[RBN133] Comentrio: A duplicata se torna abstrata quando ocorre o aceite.

53

Classificao. Quanto a natureza jurdica duas classificaes Rubens Requio e Fran Martins. Rubens Requio Ttulos cambiais ou Cambiariforme. Fran Martins. Prprio e imprprios Prprios poderiam ser de legitimao e de participao.

Ttulo cambial titulo em que se encontra todos os princpios cambirios e alem disso uma obrigao de crdito. Uma operao de crdito uma operao que envolve tempo e confiana. O titulo cambirio um ttulo perfeito, esta a expresso utilizada pela doutrina. Este titulo perfeito porque a doutrina cambiria se aplica como um todo a estes ttulos. Toda vez que algum aspecto no pode ser aplicado este ttulo ser cambiariforme. Cambiariforme titulo que tem a forma de cambirio e que no no todo alcanado pela teoria cambiria. Ttulos cambiais Letra de Cambio Nota promissria. Toda a doutrina cambiria se aplica a estes dois ttulos. Os dois esto regulados pela lei uniforme de genebra. A duplicata causalisou a letra de cambio, vinculou o ttulo a sua causa. Disse que a causa pode ser discutida a qualquer tempo. Frase a nota promissria j nasce com aceite na verdade a nota promissria no tem aceite, mas ela j nasce com aceite. Ttulos Cambiariforme Ttulos imperfeitos todos os demais cheque (o cheque a vista, no existe relao de tempo e confiana no cheque). Duplicata (quebra todos os princpios cambirios) Para Fran Martins a classificao outra. Classificao muito contestada, ele estendeu o conceito, ele classificou todo documento que fosse o papel necessrio para exercer o direito literal e autnomo como ttulo de crdito. Prprios obrigao de crdito e crdito em dinheiro. Quando no obrigao pecuniria o ttulo imprprio. Ttulo imprprio de legitimao garante ao seu proprietrio legitimidade para obter o produto ou desfrutar de um servio. Vale Transporte, bilhete de passagem area, entrada de cinema, ingresso para partida de futebol tudo isso titulo de crdito imprprio para Fran

54

Martins. Vale Transporte o documento necessrio para o exerccio do direito literal e autnomo nele contido. O endosso s para titulo de crdito para ser endosso no precisa se contar com o consentimento do emitente, quem endossa o titulo no precisa contar com o consentimento dos credores anteriores. um atributo do titulo de crdito a negociabilidade. Passagem area no negocivel. Titulo imprprio de participao titulo que garante ao proprietrio participar de um direito. Fran Martins cita como ttulo de participao as aes da sociedade annima. Quem tem uma ao de uma Sociedade annima tem direito de participar do lucro, se a ao ordinria tambm pode participar das decises. O problema a questo da cartularidade, no h mais certificados de ao. Atualmente existe aes escriturais, todo o controle eletrnico. Classificao quando circulao Ao portador Nominativa. A classificao depende do critrio do classificador. No existe uma classificao correta ou errada. Classificao um critrio subjetivo do classificador. Presidente Collor Os ttulos ao portador deveriam ser nominativos.. No havia limite aos ttulos ao portador. Collor falou que todos os ttulos que circulavam deveriam ser nominativos. Atualmente a partir de 100 reais o ttulo deve ser nominativo. Portador aquele que no indica beneficirio. Nominativo aquele que indica o beneficirio. Quando o cheque nominativo ele pode ser a ordem ou no a ordem. A clausula no a ordem no retira do ttulo a sua negociabilidade, quando se usa a clausula no a ordem a transferncia do ttulo no estar indicando um novo beneficirio para o ttulo, mas sim um novo beneficirio para o crdito. Clausula no a ordem endosso com efeito de cesso civil no se transfere o ttulo, se transfere o crdito. Titulo a ordem a pessoa que recebe o ttulo ter direito pelo ttulo e no pelo crdito. Se no fizer nenhuma meno no ttulo ele ser a ordem, isso por causa da negociabilidade. Letra de Cambio uma ordem dada por escrito a uma pessoa para que pague a um beneficirio determinada quantia em dinheiro, em determinada data. Letra de cambio possui 3 personagens sacador, sacado e beneficirio. Sacador o sujeito que d a ordem. Sacado o sujeito contra quem a ordem dada.

[RBN134] Comentrio: O ttulo de crdito em regra a ordem, ele em regra endossvel.

[RBN135] Comentrio: A clusula no a ordem permite a discusso de excees pessoais. [RBN136] Comentrio: A cesso no transfere o ttulo, transfere apenas o crdito.

[RBN137] Comentrio: O ttulo de crdito em regra a ordem, somente numa exceo ele ser no a ordem.

55

Beneficirio o sujeito em favor de quem a ordem dada. No se existe nenhum negocio anterior, nem uma conversa anterior, para que uma letra de cambio seja emitida. O Beneficirio dever levar a letra de cambio ao sacado para saber se ele aceita pagar, se ele aceita pagar ele ser o devedor principal desta letra, se ele no aceita pagar ele irresponsvel, no precisa pagar. O sacado no pode processar o sacador pela emisso da letra. Letra de cambio enquanto no aceita uma fofoca contra o sacado, se ele aceita ele se torna o devedor principal. O Brasil no gosta da letra de cambio, ele criou um ttulo causal Duplicata s pode emitir a duplicata por uma prestao de servio ou obrigao de compra e venda. Emitir duplicata sem clausula crime. Se o sacado no aceitar quem tem que pagar a divida o sacador. O ttulo se garante, ningum saca letra de cambio gratuitamente. 4 modalidades de letra de cambio. Dia certo tem uma data de vencimento em dia exato. Certo termo de data daqui a um ano esta letra dever ser paga. A certo termo da vista vencimento a certo tempo depois do aceite. A vista. Letra de cambio regulada pelo decreto 57.663 Lei Uniforme de Genebra A lei uniforme de genebra de 66, a lei de duplicata de 68. Mostra a desconfiana do brasileiro em relao a letra de cambio. A duplicata uma letra de cambio com causa.
[RBN140] Comentrio: A duplicata um ttulo causal.

[RBN138] Comentrio: A letra de cambio no depende de um negocio jurdico antecedente, no depende de causa.

[RBN139] Comentrio: No aceite o sacado se torna o devedor principal da letra de cambio.

Direito Comercial Dcima Quinta Aula Letra de Cambio. A letra que faltar poca de pagamento considera-se a vista. A data de pagamento no requisito essencial da letra de cambio. Requisito suprido pelo art. 2 da lei uniforme. Trs requisitos so supridos, no so essenciais poca de pagamento, local de pagamento e local de emisso.

56

Os outros 5 requisitos so essenciais. Faltando os 3 requisitos no essenciais da lei uniforme de genebra trs presunes. Modalidades de letra de cambio. Letra a dia certo. Letra a certo tempo de data. Letra a certo tempo de vista. Letra a vista. Esta a base para estudar as declaraes cambiais. Saque aceite endosso aval protesto. Todas as leis que tratam de ttulos de crdito fazem igual a lei uniforme no art. 1 requisitos. Art. 2 suprimentos. Saque ordem pura e simples de pagar uma determinada quantia. A letra de cambio no existe sem saque. Efeito jurdico imediato do saque obriga o sacador. Dois efeitos cria a letra. Co-obriga o sacador. Na duplicata o sacador tambm se co-obriga. Saque uma ordem de pagamento. Figura do sacador em todos os ttulos que tiver uma ordem de pagamento. Letra de cambio e duplicatas possuem sacadores. Nota promissria prometida, no h saque em nota promissria. No h saque em nota promissria.

Alguns falam uma loucura que a nota promissria tem saque, que quando ele emite ele aceita a nota promissria, muito complicado. Pode se falar em emitente de nota promissria e emitente de letra de cambio. Sacador da letra de cambio e emissor da nota promissria. Ambos so emitentes. No saque o sujeito cria o ttulo e se obriga pelo pagamento. No cheque o sacador o devedor principal.
[RBN141] Comentrio: Por isso ningum sai criando letras de cambio a toa, a pessoa que saca uma letra de cambio se obriga pelo seu pagamento. Quando o sacado aceita a letra de cambio ele passa a ser o devedor principal.

57

Aceite. Ato formal praticado pelo sacado, pelo qual ele se obriga a pagar no vencimento a ordem que lhe dada. Pelo aceite o sacado se torna aceitante, ele sai da condio de irresponsvel para a condio de devedor principal do ttulo. Uma letra de cambio pode ser sacada contra qualquer pessoa, sem que haja relao jurdica, o ttulo no causal. A pessoa s tem que pagar se aceitar a letra. S tem obrigao de pagar se a letra for aceita. Enquanto no aceita o sacado como inexistente no ttulo. Se ele aceita ele se torna o devedor principal, o sacado no obrigado em hiptese alguma a dar o aceite, o aceite facultativo, aceitar o ttulo uma deciso facultativa. Mesmo que o sacado deva dinheiro para o sacador ainda assim facultativo o aceite da letra de cambio, o aceite sempre ser facultativo. Na duplicata existe um detalhe, o aceite em regra obrigatrio, em alguns casos especficos no haver aceite. O professor entende que o aceite presumido. Pode se executar uma duplicata que no aceitou a duplicata com a comprovao da entrega da mercadoria. No pode falar em aceite obrigatrio. Cabe execuo da duplicata aceita no se exige mais nada que a duplicata aceita. Da duplicata no aceita desde que se comprove a entrega da mercadoria. No haja justificativa para o no aceite. Existem escusas ao aceite na duplicata, existem as escusas legais. Motivo para no aceitar a duplicata. Art. 8 da lei de duplicatas. Na duplicata existe o aceite presumido e no o aceite obrigatrio. O aceite poderoso, quando ele diz que no aceita o pagamento do titulo ele fica fora do ttulo, promove vencimento antecipado. Quando ele aceita ele torna o ttulo extremamente abstrato, o titulo mais abstrato que existe. No existe ato cambirio to poderoso para tornar o ttulo abstrato quanto o aceite.
[RBN144] Comentrio: O aceite na duplicata presumido, a parte somente pode se negar a dar o aceite nas hipteses legaisl.

[RBN142] Comentrio: O aceite na letra facultativo, ainda que a parte deva dinheiro para o sacador, ele no est obrigado a materializar a sua divida em um ttulo de crdito.

[RBN143] Comentrio: O aceite na duplicata presumido.

[RBN145] Comentrio: O aceite torna o ttulo mais abstrato possvel. O no aceite gera o vencimento antecipado do ttulo.

58

Endosso. Meio prprio de transferncia dos ttulos de crdito. Prprio por dois motivos Do ponto de vista legal s existe endosso nos ttulos de crdito. O endosso tem o efeito de obrigar tambm o endossante, em regra isso ocorre. O endossante responde pelas obrigaes do ttulo que ele endossou. Ele responde pelas obrigaes que constam no ttulo, ele garante o pagamento do ttulo, por isso que algumas vezes o endosso d a noo de garantia. S existe endosso em ttulos de crdito. a melhor forma de se transferir um ttulo de crdito. O endosso meio prprio de transferncia do ttulo de crdito. O cdigo civil fala que o endossante no responde, no se preocupar com este artigo. A passagem area entende que o bilhete no endossvel. Aval. Aval garantia obrigao cambiria assumida por algum, no intuito de garantir o pagamento do ttulo nas mesmas condies de um outro obrigado Tomar muito cuidado com este conceito. Tomar cuidado para no usar linguagem coloquial. Tcnica para responder questes subjetivas. Ou responde a questo pelo conceito do instituto em discusso. Ou responde a questo chamando os pressupostos para aquele instituto. O avalista responde nas mesmas condies do avalisado, isso significa dizer que toda pergunta feita a um determinado avalista s poder ser respondida com a identificao de quem o seu avalisado. O avalista responde nas mesmas condies do coavalisado. A situao do avalista deve ser analisada com base na posio do avalisado. Avalista do emitente de um cheque no coobrigado, ele devedor principal.
[RBN148] Comentrio: O cdigo civil muda a regra, porm esta regra no aplicada. [RBN146] Comentrio: S existe endosso em ttulos de crdito.

[RBN147] Comentrio: A regra geral que o endossante responde pelo ttulo.

[RBN149] Comentrio: A primeira coisa que dever ser analisada em um aval ser a condio do avalista, o avalista vai responder nas mesmas condies do avalisado. [RBN150] Comentrio: Em alguns casos o avalista poder ser cobrado independente de protesto, quando ele for avalista do devedor principal, ele no ser garantidor, ser devedor principal, pode ser cobrado independentemente de protesto.

59

O avalista no tem nenhuma obrigao no ttulo a no ser pagar, mas tem direito de regresso contra quem est antes dele. Aval completamente diferente de fiana. A nica situao que pode atingir o aval a inexistncia da obrigao principal. Na situao do avalista deve ser falado com relao ao avalisado. A autonomia atinge o ttulo inteiro, entendendo a autonomia qualquer problema cambirio resolvido. Smula 600 do STF. Cabe ao executiva mesmo que o ttulo no tenha sido apresentado no prazo legal, desde que a obrigao no tenha prescrito SMULA N 600 CABE AO EXECUTIVA CONTRA O EMITENTE E SEUS AVALISTAS, AINDA QUE NO APRESENTADO O CHEQUE AO SACADO NO PRAZO LEGAL, DESDE QUE NO PRESCRITA A AO CAMBIRIA.

Tomar muito cuidado com o avalista, para saber se ele um coobrigado ou devedor principal. A aceitante o devedor principal do ttulo. No decorar, tentar situar, visualizar a situao. Sacar um cheque emitir o cheque. Sacar emitir o cheque, no receber o cheque, receber descontar o cheque. Tomar cuidado com o coloquial. Protesto. Ato formal praticado perante oficial pblico, com intuito de comprovar a mora do devedor que no paga, no aceita ou no devolve o ttulo. Cola no art. 1 da lei 9.492 de 1997 conceito de protesto. A no devoluo do ttulo pode ser provado por outras formas. O aceitante pode escrever que no aceita o ttulo no prprio ttulo. O credor est na posse do ttulo presuno que o ttulo no foi pago.

[RBN151] Comentrio: O intuito principal do protesto comprovar a mora do devedor.

60

A posse do ttulo uma presuno que o ttulo no foi pago. O legislador brasileiro optou por um sistema de comprovao de mora a partir da declarao de algum que tenha f publica para dizer isso. A comprovao do no aceite tem que ser feita perante um oficial pblico. A nossa legislao no permite que a prova da mora seja feita fora de um oficial pblico. Esta outra forma de provar a mora no vincula os co devedores. S precisa se comprovar a mora para cobrar de terceiros. No precisa comprovar a mora para cobrar de devedor principal de ttulo. A finalidade do protesto cambirio garantir o direito de cobrar dos co obrigados, para cobrar do devedor principal no preciso comprovar a mora. Para a comprovao da mora h a necessidade do protesto. Provar a mora para cobrar de terceiros se eu estou cobrando de terceiros o mnimo que eu tenho que demonstrar que antes eu tentei receber de terceiro, se eu comprovo que eu tentei receber de quem deveria ter pago justo que se possa cobrar. Cheque que volta sem fundos no precisa do protesto para ser cobrado contra terceiros. No caso do cheque sem fundo o carimbo de devoluo do cheque comprova que o sacado no pagou. como se o sacado tivesse f pblica. O protesto s tem uma finalidade, demonstrar que se tentou receber a obrigao de quem deveria cumprir. Quem endossa um titulo de credito no endossa para pagar o ttulo, endossa para que o devedor principal pague o ttulo. S se protesta o devedor principal. Para cobrar do avalista do devedor principal no necessrio o protesto. O aval em branco feito em favor do devedor final. Presuno legal. Pode ser protestado ttulos ou qualquer outro documento de dvida. O protesto no s para ttulos de crdito no. O protesto atualmente pode ser feito por qualquer documento de divida. O protesto a forma mais barata de cobrar uma divida. Por isso existem protestos mesmo em casos em que o protesto no necessrio.
[RBN154] Comentrio: Qualquer documento de divida poder ser protestado. [RBN152] Comentrio: O devedor dever comprovar a mora para cobrar de terceiros obrigados. Contra o devedor principal ele no precisa comprovar a mora. Fazer sempre a diferena entre devedor principal e terceiro obrigado.

[RBN153] Comentrio: O protesto s tem a finalidade de demonstrar a mora. Porm o protesto utilizado com outros fins, como por exemplo, incluir o nome da pessoa no SPC.

61

O ttulo apresentado ao tabelio para protesto, o tabelio recebe o ttulo. O tabelio notifica o devedor, na notificao ele diz que o devedor tem o prazo de 3 dias para regularizar o ttulo, o prazo de 3 dias o prazo de apontamento. Se no for pago o tabelio vai tornar pblica a mora. Tornar pblica a mora significa que qualquer pessoa que consultar cadastro de protesto o nome da pessoa. Controles do Crdito relaes dos protestos que foram feitos. O nome da pessoa vai para o Serasa e SPC, suja o nome do sujeito. Ttulo de crdito prescrito pode ser protestado. Existe a cautelar de sustao do protesto s pode ser feita antes do protesto, no prazo para apontamento. Sustar evitar no cabe sustar protesto que j foi feito. Depois que o protesto foi feito cabe o cancelamento do protesto. Ao de desistncia de divida, nulidade do ttulo, inexistncia do ttulo, pedir a antecipao de tutela pelo cancelamento do protesto.
[RBN155] Comentrio: No cabe se falar em sustao do protesto depois que o protesto j foi feito.

62

You might also like