You are on page 1of 9

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIO


A ART relativa execuo de obra ou prestao de servio, objeto de contrato nico, deve ser registrada antes do incio da respectiva atividade tcnica, de acordo com as informaes constantes do contrato firmado entre as partes. Relativa execuo de obras ou prestao de servios inerentes s profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. MANUTENO DE ANOTAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA (ART) DADOS DE ART Nmero da ART: Ser gerado automaticamente aps cadastro da ART pelo profissional. Modelo de ART: Selecionar Eletrnica Resoluo 1025. Tipo de ART: Selecionar Obra/Servio. Relativa execuo de obras ou prestao de servios inerentes s profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Nmero da ART vinculada por Contrato: Nmero da ART vinculado ART principal do empreendimento ou ART relativa ao contrato inicial no caso de subcontratao. RESPONSVEL TCNICO Nome do Responsvel Tcnico: Ser gerado automaticamente. Registro do Profissional: Ser gerado automaticamente. RNP: Ser gerado automaticamente. Ttulo Profissional: Ser gerado automaticamente.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Participao Tcnica: Identifica a participao tcnica de profissionais na execuo da obra/servio. Selecionar: 1. Individual: indica que a atividade, objeto do contrato, desenvolvida individualmente pelo profissional. 2. Coautor: indica que uma atividade tcnica caracterizada como intelectual objeto de contrato nico, desenvolvida em conjunto por mais de um profissional de mesma competncia. Somente o primeiro profissional ir registrar esse tipo de participao tcnica, cuja taxa de recolhimento da ART variar conforme o valor do contrato. 3. Coautor vinculada: somente selecionar este item caso no seja o primeiro profissional a registrar a ART de atividade tcnica intelectual, devendo, porm vincul-la ART de Coautor, e sua taxa de recolhimento ser o valor mnimo. 4. Corresponsvel: indica que uma atividade caracterizada como executiva objeto de contrato nico, desenvolvida em conjunto por mais de um profissional de mesma competncia. Somente o primeiro profissional ir registrar esse tipo de participao tcnica, cuja taxa de recolhimento da ART variar conforme o valor do contrato. 5. Corresponsvel vinculada: somente selecionar este item caso no seja o primeiro profissional a registrar a ART de atividade tcnica de obra ou servio, devendo, porm vincul-la ART de Corresponsvel, e sua taxa de recolhimento ser o valor mnimo. 6. Equipe: indica que diversas atividades complementares, objetos de contrato nico, so desenvolvidas em conjunto por mais de um profissional com competncias diferenciadas. Somente o primeiro profissional ir registrar esse tipo de participao tcnica, cuja taxa de recolhimento da ART variar conforme o valor do contrato. 7. Equipe vinculada: somente selecionar este item caso no seja o primeiro profissional a registrar a ART, devendo, porm vincul-la primeira ART de Equipe, e sua taxa de recolhimento ser o valor mnimo. Nmero da ART vinculada por Participao Tcnica: Identifica o nmero da ART do contrato qual a ART de coautoria, corresponsabilidade ou equipe dever vincular-se.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Forma de Registro da ART: Selecionar a forma de registro: 1. Inicial: relativa primeira ou nica anotao de responsabilidade tcnica do profissional no respectivo contrato. 2. Complementar: relativa anotao de responsabilidade tcnica do mesmo profissional que, vinculada ART inicial, complementa os dados anotados quando: 2.1. houver alterao contratual que ampliar o objeto, o valor do contrato ou a atividade tcnica contratada, ou prorrogar o prazo de execuo; 2.2. houver necessidade de detalhar as atividades tcnicas, desde que no impliquem a modificao da caracterizao do objeto ou da atividade tcnica contratada. 2.3. Complementar alterao de tudo exceto o valor: complementa dados da ART exceto o valor do contrato. 2.4. Complementar aditivo no valor de contrato no altera faixa: informa o aditivo contratual sem alterao da faixa de recolhimento da ART. 2.5. Complementar aditivo no valor de contrato altera faixa: informa o aditivo contratual com alterao da faixa de recolhimento da ART. 3. Substituio: relativa anotao de responsabilidade tcnica que, vinculada ART inicial, substitui os dados anotados quando: 3.1. houver a necessidade de corrigir dados que impliquem a modificao da caracterizao do objeto ou da atividade tcnica contratada; ou 3.2. houver a necessidade de corrigir erro de preenchimento de ART. 3.3. Substituio retificadora: ser utilizada para casos de retificao de ART, geralmente para fins de Certido de Acervo Tcnico, e ser isenta de taxa de recolhimento. Nmero da ART vinculada por Forma de Registro: Identifica o nmero da ART inicial qual a ART dever vincular-se em caso de forma de registro complementar ou substituio.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

EMPRESA CONTRATADA Registro da Empresa: Informar o nmero de registro no Crea-SP da empresa contratada. Empresa Contratada: Ser gerado automaticamente. CNPJ da Empresa: Ser gerado automaticamente. DADOS DO CONTRATO Ao Institucional: Informa o cadastro ou convnio firmado com o Crea-SP que possibilita condies de excepcionalidade para registro da ART e servios a ela relacionados. Selecionar, quando for o caso: 1. Agricultura Familiar 2. Calamidade Pblica 3. Entidade Beneficente 4. Moradia Popular 5. rgo Pblico 6. Convnio do Crea (neste item dever selecionar o nmero do convnio) Contratante: Informar o nome completo da pessoa fsica ou a denominao da pessoa jurdica contratante. CPF/CNPJ do Contratante: Informar o nmero da inscrio do contratante na Receita Federal. Pas: Informar o pas do contratante. No caso do contratante residir ou sua sede ser localizada no exterior, no ser exigido o CEP, possibilitando o preenchimento dos campos de endereo. CEP: Informar o CEP do contratante. Tipo de Logradouro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Logradouro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Nmero: Informar o nmero. Complemento: Informar o complemento Apartamento, Bloco, Conjunto, Sala etc. Bairro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Estado: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Cidade: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Nmero do Contrato: Informar o nmero do contrato/convnio, quando existir. Celebrado em: Informar a data de celebrao do contrato/convnio escrito ou verbal. Valor do Contrato: Informar o valor relativo ao desenvolvimento da atividade tcnica. Custo da Obra: Somente preencher quando no houver contrato especfico, ou quando se tratar de obra prpria. Tipo de Contratante: Informa o tipo de contratante da obra ou servio, de acordo com as seguintes definies: 1. Pessoa fsica: pessoa natural. 2. Pessoa Jurdica de Direito Privado: empresrio, sociedade de economia mista, empresa pblica, fundao, associao, sociedade, organizao religiosa e partido poltico. 3. Pessoa Jurdica de Direito Pblico: Unio, Estados, Distrito Federal, municpios, autarquias e demais entidades de carter pblico criadas por lei. DADOS DA OBRA/SERVIO CEP: Informar o CEP da Obra/Servio. Tipo do Logradouro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Logradouro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Nmero: Informar o nmero. Complemento: Informar o complemento Apartamento, Bloco, Conjunto, Sala etc. Bairro: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Cidade: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. UF: Ser gerado automaticamente, aps preenchimento do CEP. Pas: Informar o pas da obra/servio. Caso seja no exterior informar apenas o endereo completo. Coordenadas Geogrficas: Coordenada geogrfica que informa a latitude e longitude do local onde a obra/servio ser realizada. Data de Incio: A data do incio da atividade tcnica no poder ser anterior data do registro do profissional no Crea-SP. A data do incio da obra/servio realizado no exterior no poder ser anterior data da colao de grau do profissional no pas de origem. A data do incio da obra/servio no poder ser anterior data da colao de grau relativa a novo ttulo quando as atividades tcnicas estiverem relacionadas s novas competncias profissionais. A data do incio da obra/servio no poder coincidir com o perodo de interrupo ou suspenso do registro. Ser possvel informar a data do incio da atividade tcnica mesmo que esta seja anterior data do visto do profissional ou da formalizao no Crea-SP do vnculo do profissional com a empresa. A conferncia pelo sistema entre as datas de incio da atividade tcnica e do registro profissional ficar condicionada existncia destas informaes no cadastro do profissional no Crea-SP. Previso de Trmino: A data do trmino da obra/servio no poder ser anterior data do cadastro da ART no sistema do Crea-SP. A data de concluso da obra/servio tem o objetivo de identificar para a sociedade a previso do trmino das atividades tcnicas descritas na ART, facilitando o acompanhamento pelo contratante e pela fiscalizao do Crea-SP. Como constitui uma previso, esta data no necessariamente ser idntica da concluso efetiva da oba/servio, situao que no invalida os demais dados constantes da ART j registrada. A data prevista para concluso da obra/servio no determina o fim da responsabilidade tcnica pela obra/servio executado, que definida por legislao federal especfica.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Finalidade: Identifica a que fim se destina a obra ou servio aps sua realizao. Cdigo de Obra Pblica: Informar o cdigo constante do cadastro de obras pblicas no caso em que a obra ou servio utilizar recursos pblicos. Informar o nmero de cadastro da obra pblica, quando estiver identificado no edital da licitao. Proprietrio: Informar nome completo ou a razo social do proprietrio do empreendimento. CPF/CNPJ do Proprietrio: Informar o nmero da inscrio do proprietrio na Receita Federal. ATIVIDADE TCNICA Nvel de Atuao: Identifica o nvel de responsabilidade tcnica sobre a atividade a ser desenvolvida pelo prprio profissional, individualmente ou por outros profissionais vinculados ao contrato. Atividade: Identifica a atividade a ser desenvolvida pelo profissional para a execuo da obra ou prestao do servio. Obra/Servio: Identifica a obra ou o servio objeto do contrato. Caso no seja encontrada a obra/servio que se deseje registrar, o profissional dever informar o item obra/servio no relacionado e especific-lo no campo observaes. Complemento: Identifica o complemento da obra ou servio que ser realizado pelo profissional com o objetivo de detalhar sua especificidade. Unidade: Informa a unidade de medida da parcela da obra ou servio a ser executada pelo profissional. Quantidade: Informa a medida da parcela da obra ou servio a ser executada pelo profissional. VALOR DA ART Informa o valor calculado para registro da ART. Ser gerado automaticamente aps preenchimento do valor do contrato ou pela participao tcnica, conforme o caso.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Apresentar a informao isento conforme Resoluo especfica nos seguintes casos: 1. ART de substituio que corrigir erro de preenchimento de ART anteriormente registrada no Crea-SP, caso no modifique a caracterizao do objeto ou da atividade tcnica contratada. 2. ART de complementao que informar somente aditivo de prazo de execuo ou de vigncia do contrato. DECLARAES O presente registro de ART visa resolver conflitos ou litgios originados do contrato por meio de arbitragem conforme lei nmero 9307/96? Informar sim ou no conforme o caso. Declara a aplicabilidade das regras de acessibilidade previstas nas normas tcnicas da ABNT, na legislao especfica e no Decreto nmero 5.296, de 2 de dezembro de 2004, s atividades profissionais acima relacionadas? Informar sim ou no conforme o caso. OBSERVAES Informa resumidamente caracterstica ou detalhe da obra ou servio, ou apresenta esclarecimento sobre o contrato. ENTIDADE DE CLASSE Identifica a entidade de classe que, conveniada no Crea-SP, est apta para a execuo de aes voltadas verificao do exerccio e das atividades profissionais ou ao aperfeioamento tcnico e cultural dos profissionais diplomados nas profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Caso no deseje escolher qualquer das entidades de classe relacionadas, informar o item nenhuma. INFORMAES DE REGISTRO DA ART Data de Pagamento: Informa a data do pagamento do boleto bancrio. Esta informao ser disponibilizada no caso de impresso/reimpresso da ART aps o pagamento da ART. Valor da ART

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO CREA-SP

Valor Pago: Informa o valor pago para registro da ART. Esta informao ser disponibilizada no caso de impresso/reimpresso da ART aps o pagamento da ART. Nmero da CAT: No Preencher, controle do Crea-SP. Status da ART: No Preencher, controle do Crea-SP. Consistindo em: ART preenchida: aquela cujo formulrio eletrnico foi preenchido na rea do profissional ou da empresa contratada, mas aguarda cadastro no sistema do Crea-SP. Constitui apenas rascunho eletrnico do formulrio. ART cadastrada: aquela cujo formulrio eletrnico foi preenchido e enviado para o sistema do Crea-SP, mas aguarda pagamento do valor correspondente. Constitui apenas conjunto de informaes sem valor jurdico. ART registrada: aquela cujo formulrio eletrnico preenchido foi enviado para o sistema do Crea-SP e cujo valor j foi quitado e identificado. Constitui conjunto de informaes juridicamente vlido e que passa a ser legalmente identificada como Anotao da Responsabilidade Tcnica. ART impressa: o formulrio impresso contendo os dados eletronicamente preenchidos, o nmero da ART e a identificao da quitao do valor correspondente. A impresso da ART antes da efetivao de seu registro somente ocorrer em modo rascunho. DADOS DO REGISTRO Ser fornecido pelo sistema aps o pagamento.

You might also like