You are on page 1of 70

Ingredientes para uma marca forte

Guia de Branding da Vale, Novembro de 2010

Sumrio
1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.8 2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.13 2.14 2.15 2.16 2.18 2.19 2.20 2.21 2.22 2.23 2.24 2.25 2.26 INTRODUO NOSSA PLATAFORMA DE MARCA Misso, viso e valores Essncia e posicionamento de Marca Atributos da Marca Arquitetura da Marca Tom de voz Modulando nossa apresentao 10 coisas que voc deve saber ELEMENTOS ESSENCIAIS Elementos essenciais viso geral A Marca Vale Verses da marca rea de arejamento e tamanho mnimo Posio da marca Marca usos incorretos Paleta de cores Combinao de cores Seleo das cores Seleo das cores exemplos Legibilidade Especificaes das cores Cores usos incorretos Tipografia Tipografia como usar Tipografia exemplos Tipografia usos incorretos Imagens uma viso geral Imagens de benefcio Imagens de pessoas Imagens de produto Exemplos de imagens Imagens usos incorretos 2.27 2.28 2.29 2.30 2.31 2.32 2.33 2.34 2.36 2.37 2.38 2.39 2.40 2.41 2.42 3.0 3.1 3.2 Supergrfico viso geral Supergrfico verses e cores Supergrfico como usar Supergrfico usos incorretos Elementos de apoio Elemento de exclamao exemplos Ponto de ateno exemplos Tabelas e grficos exemplos Elementos de apoio usos incorretos Layout Elementos ilustrativos Elementos ilustrativos exemplos Especificao de papel Atributos das mensagens Mensagens principais Aplicando os elementos Aplicando os elementos viso geral Aplicando os elementos exemplos

4.0 Apndice 4.1 Componentes do nome do arquivo da Marca Vale 4.2 Verses da Marca Vale 4.3 Supergrficos componentes do nome dos arquivos 4.4 Supergrfico verses 4.5  Elemento de exclamao componentes dos nomes dos arquivos 4.6 Ponto de ateno componentes dos nomes dos arquivos Glossrio de termos de branding Contatos

Para garantir a consolidao da nossa imagem devemos trabalhar orientados pela marca e pelos valores que ela representa, todos os dias. As manifestaes da Marca Vale so um reflexo direto de quem somos. Quando a nossa comunicao bem trabalhada, de forma consistente, reforamos a nossa imagem de empresa global, que prima pela qualidade e pela excelncia. No s o que dizemos, mas tambm como nos expressamos: o design, o tom de voz, as imagens, as cores e a tipografia. As regras que esse manual traz so a base para a nossa comunicao. Elas explicam e defi nem os elementos bsicos do nosso sistema visual e sua correta utilizao para garantir a consistncia do nosso look & feel e uma linguagem coesa, alinhada com a estratgia da nossa marca.

Nossa plataforma de marca

Misso, viso e valores


Nossa viso, misso e valores so importantes pois eles unem todos nossos empregados com um nico objetivo. Atravs deles podemos focalizar no que precisamos para nos desempenhar como uma empresa. Nossos valores nos guiam a aliar nosso comportamento que nos permite trabalhar com eficincia e efetivamente em direo nossa viso. Uma misso expressa um objetivo claro e inspirador que a empresa tem. Ele funciona como um direcionador sobre como os negcios devem ser conduzidos. Uma viso expressa a descrio do que a empresa quer alcanar no futuro. Valores definem a filosofia da empresa de como o negcio deve ser conduzido, servem como guia para tomada de decises e para guiar como agimos. Valores

Misso

Transformar recursos mineirais em riqueza e desenvolvimento sustentvel Ser a maior empresa mineradora do mundo e superar a reconhecida excelncia nos padres de pesquisa, desenvolvimento, implementao e operaes de negcios
tica e transparncia Sempre operamos com transparncia, comunicando com honestidade e clareza. Excelncia de desempenho A busca incessante para melhorar e se superar em todas as reas de negcios. Esprito desenvolvimentista Incentivamos e recompensamos a iniciativa pessoal. Responsabilidade econmica, social e ambiental A Vale um cidado corporativo responsvel. Respeito diversidade Reconhecemos que a nossa fora e personalidade so oriundas da diversidade. Respeito vida Nunca buscamos atalhos porque a vida humana preciosa. Orgulho de Ser Vale Manter nossas cabeas altas por quem somos.

Viso

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.1

Essncia e posicionamento de Marca


Nossa essncia transmite a ideia central e emocional de nossa marca. Ela deve ser a base sobre a qual todas as experincias de marca so construdas. Nosso objetivo primordial sermos reconhecidos por nossos diversos pblicos por nossa essncia de marca. Nosso posicionamento declara quem somos e o como nos comunicamos. Destaca-nos de nossos concorrentes transmitindo e valorizando nossas fortalezas singulares. Os textos de essncia e posicionamento de marca no devem ser utilizados externamente. Ao invs disso, eles devem ser a inspirao que guia todas as nossas mensagens.

Ingredientes essenciais para nossa vida diria


Definio Diferenciao

A Vale uma mineradora pioneira, que trabalha com paixo, descobrindo e transformando os recursos minerais com responsabilidade. Nosso esprito dinmico leva nossa incessante busca pelos ingredientes essenciais que tornam a vida das pessoas mais fcil, mais produtiva e mais agradvel. Ns fazemos um esforo contnuo para contribuir com o desenvolvimento de nossas equipes, nossos parceiros e das comunidades das quais fazemos parte, identificando solues sustentveis para ajudar o mundo a imaginar e alcanar um futuro melhor.
Entrega

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.2

Atributos da Marca
Os atributos da marca apiam nosso posicionamento, expressam o esprito e a personalidade da Marca Vale e refletem nossas aes e nosso comportamento. Os atributos da marca tambm sugerem possveis abordagens/caminhos para a comunicao da nossa marca tanto visual quanto verbalmente. importante observar que um material de comunicao pode no contemplar todos os atributos, ou mesmo, intencionalmente, pode reforar apenas um. Mas no pode, jamais, contrari-los: esta a meta. Nota: Nunca repita em textos os atributos da marca de forma literal.

Integrao com a comunidade Como empresa que considera a responsabilidade scio ambiental essencial para o futuro da humanidade, temos o compromisso de fazer um esforo contnuo para que as comunidades cresam e se desenvolvam de forma justa e sustentvel.

Busca permanente Nosso esprito dinmico, questionador e persistente estimula nossas constantes buscas por respostas e pela melhor forma de fazer as coisas.

Confiana Somos comprometidos com o desenvolvimento de nossos empregados, com a gerao de valor para nossos acionistas, somos um fornecedor srio e focado na melhor relao entre qualidade e entrega para nossos clientes e promovemos um clima de dilogo com as comunidades das quais participamos.

Respeito diversidade cultural Nossa enorme diversidade cultural nos permite ter sensibilidade para entender diversas culturas e lidar com situaes que requerem uma postura flexvel e cooperativa em prol de uma boa convivncia.

Disciplina focada Nossas aes e decises na rea financeira so baseadas em estudos e anlises minuciosas que objetivam a gerao de valor para nossos acionistas e crescimento para melhor atender nossos clientes.

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.3

Arquitetura da Marca
O nome e a Marca Vale vo representar todas as empresas, departamentos e regies geogrficas. A fim de transmitir um conjunto unificado, adotamos uma estratgia de marca: Todos os nomes legais (por exemplo, Vale S.A.), empresas (por exemplo, fertilizantes), servios (por exemplo, Educao) e regies (por exemplo, sia) sero apresentados somente em texto. Isso nos ajuda a sermos reconhecidos de forma mais efetiva pelos amplos recursos que oferecemos aos nossos clientes e parceiros nos nossos negcios e regies. Nosso objetivo primordial de comunicao reforar a nossa marca como uma empresa moderna, coerente e global. Nota: O nome Vale no texto deve ter apenas o V maisculo e deve corresponder ao texto ao redor ou aderir s diretrizes estabelecidas para a aplicao especfica (por exemplo, sinalizao, capa da brochura, ou cartes de visita). Nota: Por favor, consulte os manuais de Aplicao de Marca com Terceiros e Arquitetura da Marca para obter mais informaes sobre como utilizar o nossa marca e nome ao nos comunicarmos sobre nossos negcios e parcerias operacionais. Os documentos tambm descrevem todas as excees referentes nossa estratgia de marca.

Marca Vale

No associe nomes de empresas, departamentos, locais geogrficos ou programas internos a nossa marca.

Fertilizers

China

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.4

Tom de voz Nossa plataforma de marca nos orienta sobre como nos apresentamos verbal e visualmente para todos os nossos pblicos. Clareza, Coletividade e Confiana resumem a forma fundamental que devemos utilizar para abordar as comunicaes. Todas as nossas comunicaes devem transmitir que somos diretos, simples, colaborativos, energticos e otimistas. Os elementos da nossa marca foram selecionados para promover consistncia e construir nossa identidade e reconhecimento como uma marca global, permitindo a flexibilidade necessria para envolver os nossos diversos pblicos com uma linguagem adequada e ressonante com cada um deles.

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.5

Modulando nossa apresentao

Aplicaes com nfase na identificao e reconhecimento: Aumentam a visibilidade ou construindo reconhecimento. So geralmente de longo prazo ou dentro de um contexto competitivo (por exemplo, sinalizao, veculos, artigos de papelaria corporativa, atividades de patrocnio). Elementos da marca utilizados para essas aplicaes so principalmente de nossa propriedade e utilizados com mais consistncia (por exemplo, nossa marca, cores primrias e secundrias, fontes primrias, supergrfico).

Aplicaes com nfase no engajamento e experincia: Trazem acessibilidade, relevncia e compreenso. So geralmente mais voltados ao curto prazo ou vistos dentro de um contexto controlado (por exemplo, publicidade, exibies, partes internas de brochuras, atividades internas). Os elementos da marca utilizados para estas aplicaes so mais expressivos e utilizados com flexibilidade (por exemplo, imagens, cores auxiliares, fontes secundrias, mensagens).

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.6

Como nos apresentamos


www.vale.com
Google

Investors

Newsroom

Suppliers Sustainability Careers

Verso em portugus

Get to know Vale

What we do

Lorem ipsum dolor amet


Quisque lacus lectus, mattis eget

Shifting lorem ipsum.


In China, lorem ipsum dolor sit amet consectetor. Sed vel ligula metus, in ultricies lorem. Aenean porta euismod libero sed dictum. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas NEWS hendrerit, justo vestibulum ribh pretium tempus, elit ante pulvinar 9/29/2010 Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. 8/27/2010 Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. enim, sit amet auctor. 8/27/2010 Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.
7/16/2010 Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.

Take part in the Management Trainee Program

Vale is looking for talented young people who want to develop their career at a global company. Professionals with a leadership profile who graduated no more than three years ago in certain subjects are eligible to apply until November 15th.

Recognition

Vale Fertilizers wins 2010 Best Agribusiness award

Online training

VInove Program offers package of international courses for suppliers

Logistics

New remote control technology is tested on trains in Brazild

BUILDING NAME
BUILDING NAME

sit amet
Engajamento / Experincia
Lorem ipsum, pelnestque blandit

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales Massa non massa blandit tempus morbi ac sapien sodales quis pulvinar trisque sem.

NOME DO PRDIO
BUILDING NAME

Identidade / Reconhecimento

Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatum sandrem zzrilis nosto.

Ingredientes essenciais para nossa vida diria


Alit ullandiat. Ut luptat. Iriusteu facilis cidunt ing euisi. Consectet amconsequisi blaorpe

Ad modiamc onsenibh eugiat. Ut iure magnim Lor susting eugait in elisl.

Tat. t. Bor si. Xero consed tat lutate et o diamet ipis exer adit praestin exero wisit wis ad tie digna conse ea.

Memo
Clothing zippers
es es phon er pip Mobile Sew ts ks dran n sin e hy Fir ks Kitche or tw ol ne wo n el io Ste icat es un m lass m eg co le r ey Te fo es
Hea

01 ms, 200X Para: Nome do Destinatrio Cpia: Nome do Destinatrio Nome do Destinatrio Nome do Destinatrio Nome do Destinatrio

Ma gnets

Ele ctr ic rren razo cies rs

We research and develop ways to deliver the best of whats needed in the world.
tw at ch es

Retail store

ting

Surgical

Rulers

/coo ling duc t wor Staples k

Factory robotics

Ref:

Inicie a digitao aqui.

John Smith
Diretor

FAQ
Q: Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie? A: Consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat? A: Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at. Q: Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud? A: Vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulpuate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu? A: Feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim

BUSINESS NAME

Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio.

Our mining activities in Australasia


Q: Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud? A: Vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie? A: Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat? A: Consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.

Electri c pow er line Telev isions s

Air conditioners

Vale S.A. Av. Graa Aranha, 26 20030-900 Rio de Janeiro RJ Brasil T. 55 (21) 1234 5678 C. 55 (21) 1234 5678 F. 55 (21) 1234 5678 john.smith@vale.com

Dolor in hendrerit.
Verso em Portugus Quick links

Was hin gm Fr ac ei hin gh es t tr ai Autom ns Sk yscra obiles pe Ove rs rhe ad pow Sewi ng mach er line ines s
Bulldo zers

cells

W ris

el

l cu

Fu

na

tio

Na

Faucets

Farm equipment

Refrigerators
Sports

Ballp

oint pens

Cutler

rti

hips

Microc

Gas lines

rews Sc

r de en Bl

liz

ers

Fe

am Fr

equipm ent

shelvin g

ed

ical

in

st

Ch

em

Foo

ts en ks nt sin me en uip ch Kit g eq essin s oc eel wh Car plants ries batte cessing argeable Rech nents compo Motorcycle ru m
ica l pr

d pro

O ce furniture

Emission control equipment

stadiums
Brid ges
ck s

ilroa Ra ils d na an

d tra

ne la rp Ai

Golf clubs Architectura l structu res Cook ing uten put er har sils d disk s Lig hting turb St xtu ine ee res s lm CD ak s an in g d DV Ds
Com
Aircr aft

With operations in more than 35 countries, we go farther to every aspect of modern life.
Research Cutting-edge research in geology, processing, engineering and social economical technologies helps Vale create forward-looking ways to discover, mine and deliver minerals.

n tio ra ne s el ge rie l fu er tte w Ba ria st Po du el nt In pai Ste use ess Ho inl Sta n ctio stru cans con rage Civil Beve

Cookin g foil

Commercial airliners

Who we are

How we communicate

Brand resources

Please support Vale Blood Donor Day 10/27/2011 12:00PM 04:00PM Second oor lobby

Essential ingredients for our everyday lives Commercial uses Domestic uses

Logistics Vale moves millions of tons of cargo every year through Valemanaged railways, ports and marine transport services. This distribution network enables Vale to reduce the time and cost required to transport minerals and other goods.

Explore the scene to discover how the materials Vale discovers become essential ingredients for everyday life.

Nome Legal (se necessrio) Endereo Cdigo Postal Cidade UF Pas T. 00 (00) 0000 0000 F. 00 (00) 0000 0000

Alit ullandiat. Ut luptat. Iriusteu facilis cidunt ing euisi. Consectet amconsequisi blaorpe

For more information please contact Joan Smith at 1.234.5678.

Vale is a global mining pioneer that discovers and transforms the minerals that are essential ingredients in the products people use every day. Active in over 35 countries, Vale is the worlds leading producer of iron ore and nickel and a major producer of manganese, kaolin, aluminum, potassium, copper and coal. In addition to its core mining business, Vales capabilities include research, logistics, distribution and energy operations. For more information, visit vale.com. 2010 Vale S.A. All Rights Reserved.

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.7

10 coisas que voc deve saber


1.  A Marca Vale em cores deve ser sempre aplicada sobre fundo branco. 2.  Departamentos, linhas de negcios, regies, programas, projetos, produtos e servios so apresentados apenas em texto. 3.  Nossas cores primrias so o Verde Vale e o branco. O Amarelo Vale e o Cinza Vale so usados secundariamente. O branco uma cor muito importante em nosso sistema visual e deve ser usado em destaque como nossa cor de fundo para aplicaes de alto impacto (por exemplo, capa de brochuras, publicidade, home page, cartes de visita, etc.). 4.  Um mximo de 3 cores auxiliares podem ser usadas por aplicao. 5.  PMN Caecilia usada para todos os ttulos e devem ser alinhados esquerda. 6.  Imagens de benefcios so utilizadas para aplicaes de alto impacto. 7.  O Supergrfico utilizado para aplicaes de alto impacto. 8.  O Supergrfico usado apenas uma vez por aplicao. 9.  Tire proveito dos elementos de apoio, das imagens e de um layout dinmico para criar uma comunicao original e poderosa. 10.  Escala, contraste e forte nfase na diagonal so usadas para criar materiais com dinamismo.

NOSSA PLATAFORMA DE MARCA

1.8

Elementos essenciais

Elementos essenciais viso geral


Estes so os ingredientes que usamos para criar uma expresso visual nica para a Vale: a Marca Vale, a paleta de cores, a tipografia, o supergrfico os elementos de apoio e as mensagens.
Marca

Cor

Tipografia

Fotografia

Verde Vale

Branco

Amarelo Vale

Cinza Vale

Laranja Vale

Vermelho Vale

Violeta Vale

Azul Vale

Verde Claro Vale

Verde LimoVale

abc 18,475
Layout

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing feugiat elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta. Aenean fusce magna, egestas sit amet ultricies ultricies, lobortis viverra est.

Supergrfico

Elementos de apoio

What E seif ... ...

21,000

ELEMENTOS ESSENCIAIS

In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Vestibulum ultrices

24
Lorem ipsum average rate 09 10 09 10

Mensagens

Clareza Coletivo Confiana


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta aenean elit.
Lorem ipsum dolor Consectetur adipiscing au elit Etiam sollicitudin faucibus lectus porta. Aenean elit magna egest sit amet ultricies ultricies lobortis.

2.1

A Marca Vale
Marca Vale O smbolo da Marca Vale, o V, transmite conceitos visuais como: paisagem, descoberta, minerao e alusivo a um movimento circular que remete ao infinito fora, elegncia e o aspecto humano em uma nica expresso. Ao utilizar a Marca Vale de forma consistente, teremos a possibilidade de consolidar a nossa imagem como uma organizao global. Nota: Os nomes das unidades operacionais da Vale, linhas de negcios, programas, projetos, produtos e servios no podem ser ligados diretamente Marca Vale. Nota: A arte-final da marca pode ser obtida no Online Brand Center, contate um profissional de Comunicao se tiver dvidas.

Smbolo V

Logotipo Vale

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.2

Verses da marca
O uso consistente da Marca Vale fundamental para que possamos construir uma imagem slida, ganhar visibilidade e reconhecimento, e destacar a Vale de seus concorrentes. A integridade da marca deve ser respeitada sempre: ela no pode ser condensada, alongada ou alterada de maneira alguma. Qualquer modificao torna o significado da marca confuso e, logo, diminui o seu impacto. Marca em cores a verso preferencial da Marca Vale, com o Verde Vale, o Amarelo Vale e o Cinza Vale. Deve ser aplicado sempre sobre fundo branco. Marca em preto com retcula Deve ser usada preferencialmente em materiais impressos a uma cor (preto) como jornais. Marca monocromtica em positivo (preto) Deve ser aplicada quando houver a necessidade de uma cor slida para atender s necessidades de produo como fax, alto relevo, hot stamping, corte especial, etc. Marca monocromtica em negativo (branco) Utilize apenas quando houver um fundo de cor ou imagem que afete a visibilidade da marca (ex. comunicao interna ou de terceiros). Nota: A marca em cores s deve ser aplicada sobre fundo branco (uniformes so a nica exceo). O papel reciclado deve ser branco e sem textura. Marca monocromtica em positivo (em preto) Marca monocromtica em negativo (em branco)

Marca em cores (preferencial)

Marca em preto com retcula

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.3

rea de arejamento e tamanho mnimo


A rea de arejamento envolve e protege a marca, evitando a interferncia de outros elementos, como ttulos, textos, imagens e margens dos materiais impressos. O arejamento indicado a rea mnima. Sempre que possvel, o espao livre em torno da marca deve ser maior que o arejamento mnimo. Tamanho preferencial A Marca Vale deve ser ampliada ou reduzida proporcionalmente (sem distoro) para atender s necessidades especfi cas de cada pea de comunicao. Em materiais impressos em formatos padro, como um papel A4, a marca deve ser aplicada, preferencialmente, com 18mm (0,7") de altura. Tamanho mnimo O tamanho e a perfeita legibilidade da Marca Vale devem ser sempre observados no momento da reproduo. Para preservar a clareza e garantir a qualidade da reproduo impressa, a marca nunca deve ser aplicada com menos de 20 mm (0,79") de largura. Nota: Sinalizao e objetos tridimensionais com espao limitado so as nicas excees para o arejamento da marca. Quando o tamanho mnimo e a visibilidade so comprometidos, o espao livre pode ser 1/4X.
x

1/2 X

1/2 X

1/2 X

1/2 X

Tamanho preferencial para brochuras

Tamanho mnimo

18mm (0.7")

20mm (0.79")

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.4

Posio da marca
Posio alternativa

Sempre que possvel, a Marca Vale deve ser aplicada no lado direito das peas. Banners para web e aplicaes em ambientes so excees em que a marca deve ser colocada no canto superior esquerdo, centralizado ou justificado. A coerncia na aplicao da marca ajuda a criar uma linguagem diferenciada e consistente em todos os materiais de comunicao. Nota: A marca deve ser usada somente uma vez por pea com a exceo de backdrops. Contate um profissional da Comunicao da Vale para obter aprovao. Exemplos de aplicao
Posio preferencial

Our Voice
Curabitur et interdum massa

www.vale.com

Google

Investors

Newsroom

Suppliers Sustainability Careers

Verso em portugus

Get to know Vale

What we do

Month 2010 - Issue 1

Shifting lorem ipsum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non massa blandit tempus adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut massa non.

Take part in the Management Trainee Program

Vale is looking for talented young people who want to develop their career at a global company. Professionals with a leadership profile who graduated no more than three years ago in certain subjects are eligible to apply until November 15th.

NEWS
Recognition
Vale Fertilizers wins 2010 Best Agribusiness award

Online training

VInove Program offers package of international courses for suppliers

Logistics

New remote control technology is tested on trains in Brazild

9/29/2010 8/27/2010 8/27/2010 7/16/2010

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.

Lorem ipsum
Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue sit. Page #

Canto superior direito: ex.: brochura

Canto inferior direito: ex.: newsletter

Canto superior esquerdo: ex: homepage

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.5

Marca usos incorretos


1. 2. 3.

A integridade da Marca Vale deve ser preservada em todas as suas aplicaes. A aplicao correta da Marca Vale preserva a sua integridade e garante a sua perfeita leitura. Qualquer modificao na marca, altera o seu significado, confunde o leitor e diminui o seu impacto. 1.  NO altere a marca ou separe seus componentes. 2.  NO recrie ou altere a marca. 3.  NO mude as cores da marca. 4.  NO aplique a marca sobre fundos de cor ou sobre imagem. 5.  NO desrespeite a rea de arejamento, ainda que com um slogan. 6.  NO use a marca em 3D ou em outline. 7.  NO aplique a marca sobre imagens, ainda que ela esteja em um box. 8.  NO separe o smbolo do logotipo ou altere as suas relaes e propores. 9.  NO use a Marca Vale no meio de um texto.
4. 5.

VALE

6.

Yes its possible.

7.

8.

9.

Lorem ipsum

dolor

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.6

Paleta de cores
A cor tem um papel importante na comunicao, ajudando as pessoas a reconhecer a nossa marca antes mesmo de ler o nosso nome ou ver o nosso logotipo. Nossa paleta de cores diversificada e mostra que somos uma empresa prxima, energtica e colaborativa. Primria Secundria Auxiliar

Verde Vale

Branco

Cinza Vale

Amarelo Vale

Laranja Vale

Vermelho Vale

Violeta Vale

Azul Vale

Verde Claro Vale

Verde Limo Vale

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

80% retcula 60% retcula 40% retcula 20% retcula

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.7

Combinao de cores
Primrias Nossa paleta de cores formada pela cores primrias, secundrias e pelas cores auxiliares, que enriquecem a nossa linguagem e conferem dinamismo e energia aos nossos materiais. As cores primrias (Verde Vale e branco) devem ser usadas com destaque em todos os materiais de comunicao interna e combinadas com todas as outras cores da paleta. As cores secundrias (Amarelo Vale e Cinza Vale) devem ser aplicadas juntamente com o Verde Vale para criar uma combinao nica que diferencia a Vale de seus concorrentes. Usando as cores auxiliares No mximo, trs cores auxiliares podem ser combinadas com as primrias e secundrias, em cada pea. As retculas das cores secundrias e auxiliares so mais um recurso para trazer mais flexibilidade e contraste e devem ser usadas para complementar e enriquecer a linguagem visual da Vale (em grficos e tabelas, por exemplo). Para selecionar mais de uma cor auxiliar, voc deve escolher sempre cores adjacentes (vizinhas) na paleta de cores. Isso uma condio. Tire proveito das possibilidades que a paleta de cores oferece para criar peas de comunicao de cores variadas. Nota: No use sempre uma mesma combinao de cores para marcar ou identificar a comunicao de, por exemplo, uma rea de negcios ou um servio.
Primrias e secundrias Aplicaes com 1 a 3 cores identificam a Vale (ex.: papelaria, formulrios, sinalizao etc)

Secundrias

Cores auxiliares

+
e/ou

+1 Cor auxiliar Para destacar ou enfatizar informaes/conceitos (ex.: capa de brochura, banners, newsletter, publicidade etc). +2 Cores auxiliares Para trazer contraste e energia para as aplicaes (ex.: home page, interior de publicaes, apresentaes PowerPoint etc). +3 Cores auxiliares (mximo) Trazem ainda mais nuance e vitalidade para a comunicao (ex.: interior de folhetos, pginas internas de websites etc). Apenas cores auxiliares (mximo de 3) As cores auxiliares s podem ser utilizadas isoladamente em comunicao interna (ex.: folhetos, cartazes etc).

+
e/ou

+
e/ou

+
e/ou

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.8

Seleo das cores


Refora a identidade Vale Uma vez que no existem regras definidas para determinar quais cores devem estar em uma pea/aplicao, algumas consideraes podem ser teis e facilitar a escolha mais adequada. As cores podem ser escolhidas para reforar a nossa identidade e construir o conhecimento da nossa marca (ex.: o uso do Verde Vale em um novo mercado), para combinar com a imagem utilizada (criando harmonia entre as cores) ou para favorecer um tema/assunto (usando o Verde Claro Vale quando se fala de sustentabilidade). Um mximo de trs cores auxiliares podem ser usadas, por aplicao, alm das cores primrias e secundrias. Tire proveito das possibilidades que a paleta de cores oferece para criar peas de comunicao de cores. Cria harmonia entre as cores
BUSINESS NAME

Direciona/ favorece um tema/ assunto

Lorem ipsum
Subheadline goes here

Sit amet dolor


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor sit amet


Subheadline goes here

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.9

Seleo das cores exemplos


A utilizao pontual da cor O uso racional da cor pode guiar a leitura e chamar a ateno para as informaes essenciais. Use a cor para destacar detalhes importantes e benefcios.

+
Branco Cinza Vale (retculas) 1 cor auxiliar

A importncia do branco O branco tem um papel essencial na nossa linguagem visual: traz clareza e remete ao conceito de liberdade, ao mesmo tempo que funciona como pano de fundo perfeito para as nossas cores, idias e imagens.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

7% 20%
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

5% 3%
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

40%
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam.

25%
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur etu adipiscing elit tesque faucibus tempus qui.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non massa blandit tempus. Morbi ac sapien ut dolor sodales aliquam. Maecenas metus risus, varius non lobortis quis, porttitor eu lorem. Praesent vitae dui eget diam elementum iaculis ac sed orci. In eget ipsum urna. Nulla lacus sem, fringilla ut malesuada vitae, laoreet sed nisi. Morbi tellus nisi, rhoncus nec aliquet et, fermentum sed metus. Donec feugiat.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.10

Seleo das cores exemplos


Ousadia no uso da cor Utilize cores para criar solues de impacto. O sangramento total de uma cor, no fundo, traz ritmo e interesse visual para o projeto.

+
Branco 2 cores auxiliares

A proporo das cores Fundos de cor so indicados para pginas internas de publicaes ou mesmo para um lmina (uma s face). No entanto, a utilizao desse recurso deve ser dosada para criar impacto e funcionar como um elemento surpresa (por exemplo, trs a quatro pginas de uma brochura de 12 pginas; ou cartazes que sero aplicados em ambientes brancos). Afinal, o branco uma cor primria da Vale e deve predominar na sua comunicao. Nota: Todas as peas de comunicao de alto impacto (ex.: capas, home page, cartes de visita etc) devem fazer uso generoso do branco.

Lorem ipsum at a glance


In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Vestibulum ultrices commodo nibh euismo.

18,475

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing feugiat elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta. Aenean fusce magna, egestas sit amet ultricies ultricies, lobortis viverra est.

24
Lorem ipsum average rate 09 10 09 10

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta aenean elit.

Lorem ipsum dolor Consectetur adipiscing au elit Etiam sollicitudin faucibus lectus porta. Aenean elit magna egest sit amet ultricies ultricies lobortis.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.11

Seleo das cores exemplos


Explorando a potncia das cores Utilizar trs cores auxiliares (nmero mximo) cria nuances, traz vitalidade, flexibilidade e mais possibilidades para serem descobertas.

+
Primria Secundria

+
3 cores auxiliares (nmero mximo)

Selecione imagens e cores que se complementem Quando escolhe cores que funcionam bem com as imagens que esto sendo usadas (ou vice-versa), voc cria um look & feel harmnico e singular.

In China, lorem ipsum dolor sit amet consectetor sed vel ligula metus, in ultricies lorem. Aenean porta euismod libero sed dictum. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium tempus, elit ante pulvinar enim, sit amet auctor

In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Donec vestibulum tempus sem, vel placerat libero, morbi ultricies libero sed vestibulum magna. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales Massa non massa blandit tempus morbi ac sapien sodales quis pulvinar trisque sem.

45%
Praesent vestibulum, sem semper imperdiet, massa odio posuere tortor, in tincidunt justo neque felis. Etiam blandit elit at diam.
Lorem ipsum, pelnestque blandit

Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatumsandrem zzrilis nosto.

Lorem ipsum, pelnestque blandit

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.12

Legibilidade
O contraste apropriado entre as cores fundamental para que o olho humano possa reconhecer as cores, perceber suas nuances e identificar as informaes. O contraste adequado, que gera a melhor legibilidade de textos, grfico e tabelas , portanto, um ponto importante a ser considerado na criao das peas e na utilizao das cores. Dicas para criar o mximo de legibilidade Exagere na diferena de luminosidade entre as cores do primeiro plano e do fundo; e evite usar cores de luminosidade semelhantes, uma ao lado da outra, ainda que estejam com retculas/saturao diferentes. Um fenmeno conhecido como contraste simultneo pode acontecer quando cores opostas, como o vermelho e o verde, so aplicadas muito prximas uma das outras, prejudicando a perfeita leitura. Ao usar texto sobre fundos retculados (apens em grficos ou tabelas) certifique-se que a diferena entre eles de, no mnimo, 40%. Nota: O tamanho dos textos tambm um fator determinante para a visibilidade e legibilidade da informao: se a fonte tipogrfica tem um tamanho maior, tambm tem mais visibilidade e, logo, lhor leitura.

Legvel Legvel Legvel Legvel

No legvel No legvel No legvel No legvel

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.13

Especificaes das cores


Pantone As amostras das cores da paleta devem ser solicitadas ao Departamento de Comunicao e sero a referncia para garantir o melhor resultado na reproduo. Nota: Ao utilizar o Verde Vale e o Amarelo Vale, certifique-se de estar usando a indicao correta para o papel escolhido: couch ou offset (brilho ou fosco). Primrias
Verde Vale Brilho: Pantone 328 C Fosco: Pantone 328 U Branco c100 m10 y55 k10 c100 m20 y60 k0 r0 g126 b122 007E7A

CMYK

RGB

HEX

c0 m0 y0 k0

r255 g255 b255

FFFFFF

Secundrias
Cinza Vale Pantone Cool Gray 9 C c0 m0 y0 k65 r116 g118 b120 747678

Amarelo Vale

Brilho: Pantone 124 C Fosco: Pantone 7406 U

c0 m30 y100 k08 c0 m20 y100 k05

r237 g177 b17

ECB11F

Cores auxiliares
Laranja Vale Pantone 158 C c0 m64 y95 k0 r227 g114 b34 E37222

Vermelho Vale

Pantone 193 C

c2 m100 y60 k11

r187 g19 b62

BB133E

Violeta Vale

Pantone 2727 C

c75 m40 y0 k0

r61 g126 b219

3D7EDB

Azul Vale

Pantone 3125 C

c89 m0 y20 k0

r0 g176 b202

00B0CA

Verde Claro Vale

Pantone 368 C

c63 m0 y97 k0

r105 g190 b40

69BE28


As cores mostradas nesta pgina (e em todo o manual) no foram avaliadas pela Pantone Inc.; e talvez no estejam fiis s cores Pantone indicadas. Use apenas as tabelas Pantone atuais como referncia para a avaliao das cores. Pantone uma propriedade da Pantone Inc.

Verde Limo Vale

Pantone 396 C

c11 m0 y90 k0

r223 g223 b0

DFDF00

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.14

Cores usos incorretos


1. Quando voc se familiariza com a paleta de cores e faz um uso correto desse ingrediente, est ajudando a criar e reforar a consistncia para a comunicao da Marca Vale. Aqui esto alguns exemplos do que no fazer. 1.  No use cores auxiliares que no so adjacentes na paleta. 2.  No use mais de trs cores auxiliares. 3.  No crie fundos nem textos com retcula. 4.  No use outra cor que no o Verde Vale e a cor da segunda camada do Supergrfico em ttulos e chamadas. 5.  No use gradientes (degrad). 3.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.
Australia
Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna. Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna.

2.

Lorem
4.
Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam.

Vivamus convallis adipiscing.


Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet orci convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

5.
Lobortis 2007, nunc sed lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc placerat commodo nunc fringilla.
Consectetor present, Lorem ipsum dolor

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Donec imperdiet massa et viverra volutpat blandit


Lorem ipsum, pelnestque blandit

Lorem ipsum
Quisque lacus lectus mattis eget

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.15

Tipografia
A tipografia um elemento-chave no sistema visual e as fontes tipogrficas escolhidas proporcionam padres grfi cos exclusivos para a Vale, o que traz personalidade e singularidade para a comunicao. Nossa fonte primria, PMN Caecilia, direta, ousada, autntica e cheia de personalidade. Nossa fonte secundria, a Myriad Pro, enrgica e aberta. Quando usar As duas fontes devem ser usadas nos materiais impressos de comunicao e marketing. J os arquivos abertos, que so editados por usurios externos Vale, devem feitos com Arial (veja a prxima pgina). Nota: No utilize qualquer outra fonte alm das especificadas aqui. Nota: Use Arial apenas para aplicativos de desktop como o Microsoft Word e PowerPoint. Myriad Pro e PMN Caecilia esto disponveis para compra em: Linotype http://www.linotype.com FontShop http://www.fontshop.com Adobe http://www.adobe.com/type/

PMN Caecilia
Light abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHI1234567890 Roman abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHI1234567890 Bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHI1234567890
Fonte secundria

Myriad Pro Light Myriad Pro Regular Myriad Pro Semibold Myriad Pro Bold

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.16

Tipografia
Aplicativos de sistema A Arial uma fonte padro de sistema que usamos para substituir a PMN Caecilia e a Myriad em todos os materiais de comunicao do dia a dia criados em programas como o Power Point e o Word. Arial tambm deve ser usada em materiais para Web e nos textos de e-mail.

Arial
Regular abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHI1234567890 Bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHI1234567890

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.17

Tipografia como usar


O uso de ttulos e chamadas em caixa alta e baixa proporciona um tom acessvel s nossas mensagens. Palavras em caixa alta podem ser usadas para destacar um tema ou uma retranca de uma publicao. Mas nunca use mais de cinco palavras em letras maisculas. Dicas Use palavras em caixa alta para destacar um tema importante ou escrever siglas. Use caixa alta e baixa para todos os ttulos, subttulos e textos. PMN Caecilia deve ser usada para todos os ttulos/headlines. Textos introdutrios, leads e destaques/highlights podem ser aplicados tanto em PMN Caecilia quanto em Myriad Pro Regular. O pesos indicados para as fontes tipogrficas podem ser alterados para criar hierarquias ou dar nfase a determinada informao. Textos em itlico devem ser usados apenas quando estritamente necessrios, como em textos legais ou notas de rodap. Todos os textos devem estar sempre alinhados esquerda. Ttulos, subttulos, introdues/leads e destaques podem ter qualquer cor da nossa paleta, mas os textos, em si, tm que estar em preto.

Temas/retrancas Myriad Pro Semibold em Caixa Alta

TEMA

Ttulos PMN Caecilia em Caixa Alta e Baixa

Ttulo inserido aqui


Subttulos Equi tet ad exero dolore delenibh et ipisi. Ignim elent num quam quipit ing endrem do od tio consequamet null uptatue te commod tie tetumsandit ing et acip et utpat, sum dolese dolut esed mod dunt in elisse tie tat augiamcorer sequis dolorperosto del ulla. Equi tet ad exero dolore delenibh et ipisi. Ignim elent num quam quipit ing endrem do od tio consequamet null equi tet ad exero dolore delenibh et ipisi. Ignim elent num quam quipit ing endrem do od tio Subttulos Commod tie tetumsandit ing et acip et utpat, sum dolese dolut esed mod dunt in elisse tie tat augiamcorer sequis dolorperosto del ulla.

Textos introdutrios e destaques PMN Caecilia Roman ou Myriad Pro Regular

Equi tet ad exero dolore delenibh et ipisi. Ignim elen uptatue te commod tie tetumsandit sum dolese do elisse tie tat augiamcorer sequis

Subttulos Myriad Pro Semibold Caixa Alta e Baixa

Textos Myriad Pro Regular

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.18

Subttulo Quipit ing null upta ing et aci mod dun sequis do exero dol num qua consequa delenibh

Tipografia exemplos
O uso consciente da tipografia colabora para que a nossa comunicao seja clara e atraente. O tipo, tamanho, peso e cor das fontes, e a forma como elas so dispostas no layout, trazem resultados de grande impacto para a linguagem visual da Vale. Demonstre nossa paixo Utilize citaes, depoimentos e dilogos ao longo das peas grficas para remeter descoberta e engajar o seu pblico. Crie impacto Destaque as palavras ou frases-chave para tornar a mensagem ainda mais poderosa. Textos invertidos trazem mais ritmo e dinamismo para as publicaes. Faa com que o destaque de informaes importantes se torne um recurso para trazer mais interesse para o layout. Amplie e sangre os textos para transmitir ousadia e o esprito explorador. Estabelea sempre uma hierarquia clara para as informaes Use as fontes e seus diferentes pesos, tamanhos e cores para tornar a informao mais clara e o resultado mais interessante. Deixe sempre muitas reas do layout com branco Distribua a informao de modo que o layout fique claro, limpo e amistoso, tornando mais fcil o seu entendimento.
ELEMENTOS ESSENCIAIS

Kaolin

Iron ore

Nickel
Manganese

Consector loboris sit amet en sabien

Copper
Aluminum

Lorem Ipsem

Potassium

Amet sit.
2011 Conference vestibulum
Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi vitae nisi. Pellentesque luctus, odio eget www.vale.com

Lorem ipsum dolor sit amet nam consectetur sed blandit?

Vestibulum adipscing

42%
10 05
Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi vitae nisi.. Lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi vitae nisi. Pellentesque luctus, odio eget www.vale.com

Consector loboris sit amet en sabien

commodo

Lorem ipsum dolor sit amet consector pellente sque commodo lobortis.
Quisque lacus lectus mattis eget

Nota: Nunca use a tipografia com pesos ou tamanhos (corpos) diferentes em um mesmo ttulo/chamada. Esse recurso s permitido em casos em que a tipografia usada para fazer uma composio grfica (por exemplo, no elemento de exclamao). 2.19

Tipografia usos incorretos


1. 2. 3.

O uso correto da tipografia ajuda a reforar os conceitos da Marca Vale. Por isso mesmo: 1.  NO acrescente sombras. 2.  NO use ttulos ou textos centralizados. 3.  NO faa o alinhamento esquerda em diagonal. 4.  NO use qualquer texto em diagonal. 5.  NO use Myriad Pro para os ttulos. 6.  NO aplique textos em forma de curva. 7.  NO justifique nem alinhe os textos direita. 8.  No use diferentes pesos ou cores num mesmo ttulo. 9.  No mude o tamanho da fonte em um nico ttulo.
4. 5. 6.

Gvel eum esequam, sism dolorer cilit

Gvel eum esequam, sism dolorer

Gvel eum esequam, sism

Gv sis el eu m m do lor eseq er ua cil m, it

Gvel eum esequam, sism dolorer cilit

Gve l
ese q u

7.

8.

9.

Equi tet ad exero dolore delenibh et ipisi. Ignim elent num quam quipit ing endrem do od tio consequamet null uptatue te commod tie tetumsandit ing et acip et

Lorem esequam

dolore delenibh
et ipisi. Ignim elent

Equi tet ad

exero

num quam quipit ing

endrem do od

tio consequamet null

ELEMENTOS ESSENCIAIS

am
2.20

eu

Imagens uma viso geral


A imagem um elemento-chave do nosso sistema visual que nos ajuda a construir histrias e fazer conexes humanas sobre como os minerais da Vale so essenciais para nossa vida diria. Ns ajudamos a visualizao dessas histrias atravs de trs tipos de imagens - de benefcios, de pessoas e de produtos. As imagens devem ser cuidadosamente selecionadas para aumentar a compreenso da Vale e do nosso negcio. Elas devem ser brilhantes, novas e modernas. Selecione imagens que se encaixem bem com a nossa paleta de cores vibrantes. Todas as imagens utilizadas devem ser da mais alta qualidade e estar alinhadas com os atributos da nossa marca: Integrao com a comunidade Acolhedor, afvel e envolvido com o pblico, e no impessoal ou sentimental demais. Busca permanente Energtico, otimista e cheio de idias novas, e no montono ou com promessas demais. Respeito diversidade cultural Atencioso, de esprito aberto e colaborador, e no arrogante ou resistente ao novo. Disciplina focada Inteligente, firme e objetivo, e no complicado demais e repetitivo. Confiana Sincero, autntico e agradavelmente direto, e no artificial ou falso.
ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.21

Imagens de benefcio
Metafricas Imagens de benefcio so a maneira mais eficaz de comunicar a nossa histria. As imagens revelam a pertinncia e a importncia do nosso produto para todos os aspectos da vida das pessoas (por exemplo, casas seguras, tecnologias inovadoras, cidades em crescimento, produtos abundantes, etc.). Uma imagem de benefcio conta uma histria ou forma conexes diretas; e surpreendente, inspiradora, admirada, energtica ou provocativa. O uso de imagens de benefcio Para peas de alto impacto (por exemplo, publicidade, home page, brochuras, cartazes, estandes em feiras, banners, etc..). Para falar sobre a Vale como um todo, ao invs de sobre uma atividade ou capacidade especfica. Nota: No necessrio que existam pessoas com tema principal nas imagens de benefcios.
Consideraes: Sempre que possvel, as imagens de benefcios devem incluir objetos feitos a partir de nossos materiais. No entanto, as imagens podem ser metafricas, para demonstrar os conceitos mais abstratos (por exemplo, as luzes de uma cidade para representar o progresso, ou uma vegetao exuberante para transmitir sade e sucesso).

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.22

Imagens de pessoas
Comunidade Imagens de pessoas captam o carter, o esprito, a energia e o otimismo dos nossos empregados e das comunidades onde estamos inseridos. Uma boa imagem de pessoas deve ser autntica, amigvel, contempornea e expressar confiana - ningum posando para a cmera. Se tem mais de uma pessoa na cena, elas devem estar interagindo, engajadas e demonstrando a nossa atuao global. Para as comunicaes externas, as imagens de pessoas devem ser utilizadas de forma secundria, para destacar as imagens de benefcio, criando contexto e detalhes onde necessrio. Utilizando imagens de pessoas Para peas importantes de comunicao externa (por exemplo, pginas da internas de Web) e as comunicaes internas (tais como apresentaes em PowerPoint, boletins, etc.) Quando falamos em recursos especficos, servios, atividades, locais, processos, caractersticas ou qualidades. Nota: Ao fotografar empregados e operaes todas as regras bsicas de segurana relacionadas a essa atividade especfica devem ser levadas em considerao.
Consideraes: Imagens de pessoas podem incluir os nossos colegas e parceiros, os trabalhos que fazemos e como trabalhamos juntos, assim como as pessoas e as comunidades onde estamos inseridos.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.23

Imagens de produto
Imagem recortada s vezes, simplesmente precisamos apresentar nosso produto de uma forma direta, clara e fcil de entender. Uma boa imagem de produto deve usar uma nica perspectiva, cortes ou o contraste de escala para trazer mais interesse para o resultado. Para as comunicaes externas, as imagens de produtos devem ser utilizadas secundariamente s imagens de benefcio e criando contexto e destacando detalhes adicionais, quando necessrio. Uso de imagem de produto Para pontos de contato com os pblicos externos (por exemplo, pginas internas de websites ou de publicaes) e na comunicaes internas (tais como apresentaes em PowerPoint, boletins etc.) Para falar de recursos especficos, servios, atividades, locais, processos, caractersticas ou qualidades.
Consideraes: Imagens de produtos podem incluir matrias primas minerais e ingredientes, como os processamos e distribumos, bem como as qualidades que eles apresentam em produtos acabados.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.24

Exemplos de imagens
A coerncia no estilo imagens utilizadas vai unificar e trazer consistncia s nossas comunicaes. Use pontos de vista surpreendentes Use imagens que mostrem um ponto de vista inesperado ou uma histria, criando uma sensao de descoberta. Crie um sentido de energia e progresso Cortes dinmicos e a valorizao de partes da imagem tornam o resultado mais interessante e energtico, expressando a nossa personalidade otimista e exploradora. Alinhamento com nossa paleta de cores Imagens vibrantes e vivas so envolventes e remetem aos conceitos de futuro e de modernidade. Nota: Ao fotografar empregados e operaes todas as regras bsicas de segurana relacionadas a essa atividade especfica devem ser levadas em considerao. Nota: Estes princpios se aplicam tanto a materiais impressos como filmes ou vdeos. Nota: Os exemplos de imagens utilizadas neste manual so ilustrativos e no aprovados para utilizao.

Lorem ipsum dolor amet


Quisque lacus lectus, mattis eget

Lorem ipsum dolor sit amet


Subheadline goes here

In China, lorem ipsum dolor sit amet consectetor. Sed vel ligula metus, in ultricies lorem. Aenean porta euismod libero sed dictum. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium tempus, elit ante pulvinar enim, sit amet auctor.

sit amet
Lorem ipsum, pelnestque blandit

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales Massa non massa blandit tempus morbi ac sapien sodales quis pulvinar trisque sem.

Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatum sandrem zzrilis nosto.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.25

Imagens usos incorretos


1. 2. 3.

As imagens que usamos em nossa comunicao repercutem junto a ns mesmos, nossos clientes e nossos parceiros. Se o seu oramento no permite imagens de qualidade, os outros elementos da marca, como a tipografia e grficos, usados com criatividade, podem ser substitutos eficazes. 1.  NO use clichs ou imagens posadas. 2.  NO use imagens que no tenham uma perspectiva natural. 3.  NO use cenrios artificiais ou de fantasia. 4.  NO use imagens que tenham as cores de um concorrente. 5.  NO use modelos ou cenrios exageradamente dramticos nem claramente posados. 6.  NO use mais de uma imagem nas capas de brochura. images shot from an unnatural perspective.
4. 5. 6.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.26

Supergrfico viso geral


O supergrfico uma poderosa extenso de nossa marca. O supergrfico utilizado para agregar visibilidade, reconhecimento e consistncia nos materiais de grande impacto (por exemplo: folheto, publicidade, pgina web, cartazes, etc). A importncia relativa entre o supergrfico, a mensagem e a imagem pode ser flexionada para permitir uma comunicao mais efetiva, quando a identificao da Vale se torna menos importante. Imagens A parte superior do supergrfico pode ser utilizada para a aplicao de imagens. O valor da transparncia definido na arte-final e no deve ser alterado. Ajuste e escale o supergrfico para evitar a sobreposio em uma parte importante da imagem selecionada. Texto Quando usado dentro da rea Verde Vale do supergrfico o texto deve estar invertido (em branco). Quando usado fora do Verde Vale, o ttulo pode estar em Verde Vale ou na cor da segunda camada do supergrfico. Nota: O supergrfico no deve ser usado como um elemento decorativo ou em partes internas de publicaes.
Sangramento: Nunca sangrar na margem inferior da pgina ELEMENTOS ESSENCIAIS

Lorem ipsum
Subheadline goes here
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi.

Lorem
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorum ipsum
Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

nfase no supergrfico
Marca Vale: O supergrfico no pode invadir a rea de arejamento da Marca Vale
BUSINESS NAME

nfase na imagem

Transparncia: 60% sobre as imagens

Lorem ipsum dolor amet


Quisque lacus lectus, mattis eget

2.27

Supergrfico verses e cores


Verses O supergrfico tem trs verses diferentes. Cada verso tem variaes de cor que utilizam o Verde Vale combinado com o Amarelo Vale ou com uma das nossas cores auxiliares. Qualquer verso pode ser usada, o que proporciona flexibilidade no processo de alinhamento com diferentes temas, assuntos ou caractersticas da imagem escolhida. Utilizao do supergrfico Tire partido da grande variedade de verses e variaes de cor para diversificar o look & feel das nossas comunicaes. O supergrfico deve ser usado apenas uma vez por aplicao. O supergrfico foi criado para sangrar horizontalmente (para materiais impressos). Cada variao de cor tem uma verso com espao para aplicao de imagem, caso seja essa a opo. O supergrfico em preto e tons de cinza exclusivo para aplicaes de uma cor apenas. Veja no seo de artes-finais uma lista completa de supergrficos e os nomes dos respectivos arquivos.
Com imagem (verses A, B & C) C.

Cores

A.

B.

Em preto com retcula: Para utilizao em aplicaes com uma cor apenas ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.28

Supergrfico como usar


O supergrfico flexivel em relao sua posio na aplicao, tamanho e cor. Tamanho e posio O supergrfico deve se ajustar largura da aplicao. As camadas podem ser ampliadas verticalmente (para cima e para baixo) para aumentar o tamanho do supergrfico. A rea de cada camada do supergrfico, isoladamente, deve ser diferente das demais (elas nunca podem ser iguais). Os textos devem ser aplicados sobre o branco, sobre o Verde Vale (invertidos) ou sobre a terceira camada (de retcula), nunca sobre a segunda camada, de cor slida. As artes-finais dos supergrficos j tm o espao necessrio para o sangramento nas duas laterais; no preciso distorcer a forma. Logo A Marca Vale deve ser posicionada no lado direito de cada aplicao, sempre que possvel. Nota: O supergrfico no deve ultrapassar a rea de arejamento da marca. Nota: A forma verde nunca deve sangrar na parte inferior da aplicao. Lorem ipsum dolor amet
Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum
Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

Lorem ipsum dolor amet


Subheadline goes here

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.29

Supergrfico usos incorretos


1. Para que o supergrfico seja aplicado de maneira correta, fundamental que apenas a arte-final fornecida seja utilizada; e que as regras de aplicao sejam conhecidas. A integridade do supergrfico e sua paisagem dinmica deve ser sempre respeitada. 1.  NO utilize mais de um supergrfico por aplicao. 2.  NO amplie demais o supergrfico, desrespeitando o arejamento da Marca Vale. 3.  NO deforme o supergrfico. 4.  No modifique as cores do supergrfico. 5.  NO rotacione o supergrfico. 6.  No posicione o supergrfico sobre um fundo de cor. 7.  NO permita que as trs camadas do supergrfico fiquem equivalentes. 8.  No corte o supergrfico nem faa sangramento na margem inferior. 9.  No utilize o elemento de exclamao e o supergrfico na mesma superfcie. 7. 8. 9. 4. 5. 6. 2. 3.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.30

Elementos de apoio
Os elementos de apoio trazem uma grande flexibilidade na apresentao de contedo, em sintonia com o look & feel da nossa linguagem visual. Eles podem ser usados no interior das publicaes ou em comunicaes internas. Ns temos trs elementos de apoio; o elemento de apoio, o ponto de ateno e grficos e tabelas. Todos tm um estilo simples, direto e moderno, o que cria uma linguagem visual unificada. Juntos, eles trazem flexibilidade para tratar as mais diferentes situaes e cenrios, proporcionando solues para a expresso de idias, destacando dados e fatos ou apresentando informaes financeiras e de negcios de uma forma clara e de fcil compreenso. Nota: Evite utilizar o elemento de exclamao e o ponto de ateno no mesmo material. Porm, se a utilizao conjunta for necessria, trabalhe com uma grande diferena de tamanho entre ambos.

Elemento de exclamao: Use o elemento de exclamao para destacar as informaes-chave, grandes idias, afirmaes e perguntas.

Lorem ipsum

Ponto de ateno: Use o ponto de ateno para destacar fatos e dados.

21,435
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis morbi consectetur adipiscing elit semper integer.

Clothing zippers

Tabelas e grficos: Use tabelas e grficos para apresentar informaes complexas de forma simples, de fcil compreenso.

Wa sh ing ma Fre ch ig ine ht s tra in Auto Sk s mob yscr iles ap ers Over head Sewing powe machi r lin es nes
Bulldoz

Na

es pes e phon r pi Mobil Sewe ts ran sinks hyd hen s Fire Kitc ork tw l oo ne n lw tio ica es un ss gla ye re fo
le Te co

He

atin g/co olin g du ct wo Staple rk s Retail stor e shelvin g

Mag nets

tric Ele c
urr lc

razo rs
W ris t
ica l in
e Ch

Surgical

Rulers

Factory robotics

cell

ed

Iro

no

re

Faucets

ers

Nickel

ts en ks nt sin me en uip ch eq Kit ing cess els pro whe Car ts an g pl s tterie essin le ba proc rgeab Food Recha ponents cle com Motorcy e O ce furnitur str um
mic al

el

Fu

Farm equipment
&p ho sp hat e

tio

na

w atc he s

en

cie

Refrigerators
Sports

Po tass ium

ns oint pe Ballp

Elec tric powe Televi r lin sions es

Essential ingredients for our everyday lives

Carvo

Potssio Commercial uses Domestic uses

Mangans e Ligas de Ferro

Alumnio Cobre

Niquel

Minrio de Ferro

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Air conditioners

Microch

Caulim

Gas lines

s ck ry tra ad Cutle s ilro Ra ne pla ils Air na nd sa ew er Scr d n Ble

Copper

ers

Fe rt

iliz

ips

es m Fra

e Ste

equipm

stadium

Brid

m
s

ent

Emission control equipment


tural stru ctures Cook ing ute nsils rd di sks Ligh ting rbin Ste xtur es el es m CD ak sa in nd g DV Ds Architec

Golf clubs

ges

Com

pute

Air

r ha

Man ga ne se

a Co

Alumin um

cra

ft tu

n tio ra ne s el ge rie l fu er tte ia w Ba Po ustr d el int In Ste se pa less Hou n ctio s nstru l co age can Civi Bever
in Sta

foil Cooking s Commercial airliner

2.31

Elemento de exclamao exemplos


Destaque as mensagens importantes, grandes idias, citaes e frases usando o elemento de exclamacao. Ele remete busca constante, ingredientes essenciais e nossos atributos: somos enrgticos, otimistas, atenciosos e colaborativos. Usando o elemento de exclamao Deve sempre ter sempre uma importncia relativa grande no layout de modo que possa destacar e reforar a mensagem otimista e energtica que contm. Pelo menos 50% da forma e um ponto final (bico) deve estar sempre visvel. Uma parte do elemento de exclamao deve sempre sangrar em uma das margens da aplicao. Pode existir nas cores primrias, secundrias ou auxiliares. de uso exclusivo em comunicao interna. Evite a aplicao do ponto de ateno sobre pontos-chave de uma imagem. Use apenas um elemento de exclamacao por superfcie. Deve ser usado com grande destaque, no como um pequeno detalhe. Dentro do elemento de exclamao, o texto deve grande e sangrando na forma. S a fonte PMN Caecilia pode ser utilizada.

dolor sit amet

lorem ipsum
euismod

Lorem ipsum dolor sit amet


Paragraph heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

nibh euismod
Minim veniam 10/27/2011 12:00PM 04:00PM Local ABC

Pellentesque ligula nibh

Ut vitae consectetur nunc. Vestibulum adipiscing leo risus, et sollicitudin velit. Aliquam vel nisi non nisi semper tempus. Nullam dui nulla, lacinia quis interdum ut, volutpat nec est. Cras ante diam, pulvinar vitae feugiat nec, laoreet id risus. Integer tortor magna, ornare sit amet viverra ac, bibendum non velit. Donec fringilla pulvinar ipsum, et tristique elit aliquet vitae. Aliquam erat volutpat. Integer semper vehicula elementum. Suspendisse iaculis fringilla lectus et ultrices. Quisque lacus lectus, mattis eget condimentum quis, viverra at mauris. Suspendisse ultricies felis nec justo imperdiet tincidunt. Maecenas dapibus gravida eleifend. Aenean quis mi neque, ut sodales dolor. Integer porta malesuada massa eget faucibus. Duis ut mauris non diam adipiscing.

ipsum
Consectetor blandit Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi

Lorem

dolor sit amet

Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.32

Ponto de ateno exemplos


Identifique os pontos importantes de uma imagem e destaque contedos relevantes atravs do ponto de ateno. Ele nos ajuda a transmitir a nossa busca constante, ingredientes essenciais, nossa disciplina focada e aos atributos: somos ousados, otimistas e diretos. Utilizam o ponto de ateno Ajuste o tamanho dependendo do destaque relativo desejado e de sua conjugao com as imagens. Sempre use Amarelo Vale como fundo, com textos em Verde Vale. Para os highlights, utilize o preto ou o branco. Evite a colocao do ponto de ateno sobre os pontos-chave de uma imagem. A ponta/bico pode ser posicionada em qualquer local ao redor da forma do ponto de ateno. As mensagens devem estar equidistantes da margem esquerda e da superior da caixa de cor. Sempre que possvel, use um tamanho de fonte adequado importncia das mensagens a serem transmitidas. Nota: Se o espao horizontal limitado, o ponto de ateno pode ser expandido verticalmente (at o formato quadrado, no mximo).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.
In 2010, lorem ipsum dolor sit amet, turpis consectetur adipiscing elit semper tempus.
Praesent vestibulum, sem semper imperdiet, massa odio posuere tortor, in tincidunt justo neque felis. Etiam blandit elit at diam.
Lorem ipsum, pelnestque blandit

21,435
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis odio consectetur adipiscing elit semper 10
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis morbi consectetur adipiscing elit semper integer.

05

In China, lorem ipsum dolor sit amet consectetor sed vel ligula metus, in ultricies lorem. Aenean porta euismod libero sed dictum. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium tempus, elit ante pulvinar enim, sit amet auctor

40%

In 2010, lorem ipsum dolor sit amet, turpis consectetur adipiscing elit semper tempus.

In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Donec vestibulum tempus sem, vel placerat libero, morbi ultricies libero sed vestibulum magna. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium.

Lore sit a adip tem frin Mas blan ac s pulv

45%
Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatumsandrem zzrilis nosto.

Lorem ipsum, pelnestq

Paragraph heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula. Ut vitae consectetur nunc. Vestibulum adipiscing leo risus, et sollicitudin velit. Aliquam vel nisi non nisi semper tempus. Nullam dui nulla, lacinia quis interdum ut, volutpat nec est. Cras ante diam, pulvinar vitae feugiat nec, laoreet id risus. Integer tortor magna, ornare sit amet viverra ac, bibendum non velit. Donec fringilla pulvinar ipsum, et tristique elit aliquet vitae. Aliquam erat volutpat. Integer semper vehicula elementum. Suspendisse iaculis fringilla lectus et ultrices. Quisque lacus lectus, mattis eget condimentum quis, viverra at mauris. Suspendisse ultricies felis nec justo imperdiet tincidunt. Maecenas dapibus gravida eleifend. Aenean quis mi neque, ut sodales dolor. Integer porta malesuada massa eget faucibus. Duis ut mauris non diam adipiscing venenatis eget sed lacus. Sed lorem massa, imperdiet non tristique a, dapibus non nisi. Praesent sit amet turpis sem. Nunc lacus erat, convallis facilisis venenatis ac, sodales ac tellus. Pellentesque orci lorem, commodo sed consequat ut, pellentesque vel quam. Vestibulum eleifend sagittis neque, sit amet viverra magna laoreet a. Praesent erat sapien, hendrerit sit amet ultricies a, tempus ornare tellus. Vivamus eu purus nec dolor dignissim vestibulum.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.33

Tabelas e grficos exemplos


Fazer uso de tabelas, mapas, grficos e diagramas para fazer comparaes, ou tornar mais claros pontos importantes de uma pea, pode ser uma ferramenta valiosa. Se apresentados de forma objetiva, esses recursos visuais ajudam a contar uma histria melhor do que palavras. Utilizando tabelas e grficos Ao criar tabelas e grficos, utilize cores para dinamizar a diagramao e deixar a informao mais clara. Em geral, tente minimizar o nmero de cores utilizadas. Ao usar vrias cores, garanta que exista contraste suficiente entre elas para garantir a legibilidade dos dados. Um mximo de trs cores auxiliares, adjacentes na paleta de cores, e suas retculas podem ser usadas.
Limites brancos Linhas brancas podem ser utilizadas para fazer a separao das reas de cor de um grfico ou tabela, principalmente naqueles que tm muitas cores.

Uma cor e mais o cinza Para enfatizar e destacar um segmento especfico, use uma cor somente e mais o cinza.

Paleta multicolorida Para fazer comparaes, outras cores podem ser utilizadas.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.34

Tabelas e grficos exemplos


Menos mais Use formas bidimensionais simples (quadrados e retngulos com cantos retos, crculos e tringulos). Destaque a informao essencial Concentre-se nos dados principais a serem transmitidos. As cores podem ser utilizadas para dar destaque s informaes mais importantes. Respeite o arejamento Deixe bastante espao em branco em torno de tabelas e grficos para garantir a legibilidade Um fundo cinza tambm pode ser utilizado para separar grficos do restante do contedo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit.

Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data

09
Morbi mauris places risus, molestie ac pulvinar nec elit, vestibulum incidunt neque. Sapien placerat tincidunt.

10

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.


Lorem ipsum compension chart

Lorem ipsum at a glance


In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Vestibulum ultrices commodo nibh euismo.
Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur etu adipiscing elit tesque faucibus tempus qui. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non massa blandit tempus. Morbi ac sapien ut dolor sodales aliquam. Maecenas metus risus, varius non lobortis quis, porttitor eu lorem. Praesent vitae dui eget diam elementum iaculis ac sed orci. In eget ipsum urna. Nulla lacus sem, fringilla ut malesuada vitae, laoreet sed nisi. Morbi tellus nisi, rhoncus .

18,475

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing feugiat elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta. Aenean fusce magna, egestas sit amet ultricies ultricies, lobortis viverra est.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

24
Lorem ipsum average rate 09 10 09 10

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam sollicitudin faucibus lectus at porta aenean elit.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam.

Lorem ipsum dolor Consectetur adipiscing au elit Etiam sollicitudin faucibus lectus porta. Aenean elit magna egest sit amet ultricies ultricies lobortis.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.35

Elementos de apoio usos incorretos


1. A familiaridade de todos com o uso correto dos grficos e tabelas ajudar a reforar os conceitos da Marca Vale. Aqui seguem alguns exemplos do que no fazer.
Paragraph heading

2.

3.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

23%
In 2010, consectetur pellen tesque bibendum laoreet.

Lorem ipsum dolor sit amet

Fusce dignim convallis consectetur pellentesque bibendum laoreet lorem, eget dapibus est dignissim.
John doe Lorem ipsum dolor

1.  No alinhe o texto seguindo a forma do elemento de exclamao. 2.  No use mais de um elemento de exclamao na mesma pea. 3.  No usar os elementos de exclamao em outline. 4.  No use cores diferente do Amarelo Vale para o ponto de ateno. 5.  No use cores auxiliares no adjacentes em tabelas e grficos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula. Ut vitae consectetur nunc. Vestibulum adipiscing leo risus, et sollicitudin velit. Aliquam vel nisi non nisi semper tempus. Nullam dui nulla, lacinia quis interdum ut, volutpat nec est. Cras ante diam, pulvinar vitae feugiat nec, laoreet id risus. Integer tortor magna, ornare sit

amet viverra ac, bibendum non velit. Donec fringilla pulvinar ipsum, et tristique elit aliquet vitae. Aliquam erat volutpat. Integer semper vehicula elementum. Suspendisse iaculis fringilla lectus et ultrices. Quisque lacus lectus, mattis eget condimentum quis, viverra at mauris. Suspendisse ultricies felis nec justo imperdiet tincidunt. Maecenas dapibus gravida eleifend. Aenean quis mi neque, ut sodales dolor. Integer porta malesuada massa eget faucibus. Duis ut mauris non diam adipiscing venenatis eget sed lacus. Sed lorem massa, imperdiet non tristique a, dapibus non nisi. Praesent sit amet turpis sem. Nunc lacus erat, convallis facilisis venenatis ac, sodales ac tellus. Pellentesque orci lorem, commodo sed consequat ut, pellentesque vel quam. Vestibulum eleifend sagittis neque, sit amet viverra magna laoreet a. Praesent erat sapien, hendrerit sit amet ultricies a, tempus ornare tellus. Vivamus eu purus nec dolor dignissim vestibulum.

Lorem ipsum dolor sit amet Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum
Consectetor blandit Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi vitae nisi. Pellentesque luctus, odio eget condimentum elementum, tellus nisi

Lorem ipsum dolor sit amet

4.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

5.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque.

Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatumsandrem zzrilis nosto.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula. Ut vitae consectetur nunc. Vestibulum adipiscing leo risus, et sollicitudin velit. Aliquam vel nisi non nisi semper tempus. Nullam dui nulla, lacinia quis interdum ut, volutpat nec est. Cras ante diam, pulvinar vitae feugiat

15% of schools
nec, laoreet id risus. Integer tortor magna, ornare sit amet viverra ac, bibendum non velit. Donec fringilla pulvinar ipsum, et tristique elit aliquet vitae. Aliquam erat volutpat. Integer semper vehicula elementum. Suspendisse iaculis fringilla lectus et ultrices. Quisque lacus lectus, mattis eget condimentum quis, viverra at mauris. Suspendisse ultricies felis nec justo imperdiet tincidunt. Maecenas dapibus gravida eleifend. Aenean quis mi neque, ut sodales dolor. Integer porta malesuada massa eget faucibus. Duis ut mauris non diam adipiscing venenatis eget sed lacus. Sed lorem massa, imperdiet non tristique a, dapibus non nisi.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit semper vivamus hereit

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit.

Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data Lorem ipsum data

09
Morbi mauris places risus, molestie ac pulvinar nec elit, vestibulum incidunt neque. Sapien placerat tincidunt.

10

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.36

Layout
O design dos nossos materiais deve ser construdo de forma consistente, refletindo a personalidade da marca. Elementos como escala, contraste e forte nfase diagonal nos ajudam a criar materiais com um forte impacto visual. O uso de assimetria e escalas diferentes ajudam a construir layouts claros, envolventes e modernos.
As linhas pontilhadas de cor laranja indicam a nfase diagonal do exemplo

Making global donec vestibulum

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Maecenas laoreet feugiat venenatis. Vestibulum nec mi orci. Integer cursus enim nec eros pulvinar accumsan. Etiam gravida, ligula eget vulputate viverra, purus nisi ultricies ligula, a egestas purus felis nec diam. Nunc vitae purus eget sem luctus gravida ut vel purus. Pellentesque purus quam, volutpat eu gravida ac, laoreet eget quam. Phasellus sit amet nisi ac sapien posuere varius a facilisis magna. Praesent ante nisl.

In 2011, we have lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Evite layouts muito rgidos.

Making global donec vestibulum

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Paragraph heading Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in proin. Auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Maecenas laoreet feugiat venenatis. Vestibulum nec mi orci. Integer cursus enim nec eros pulvinar accumsan. Etiam gravida, ligula eget vulputate viverra, purus nisi ultricies ligula, a egestas purus felis nec diam. Nunc vitae purus eget sem luctus gravida ut vel purus. Pellentesque purus quam, volutpat eu gravida ac, laoreet eget quam. Phasellus sit amet nisi ac sapien posuere varius a facilisis magna. Praesent ante nisl.

In 2011, we have lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
2.37

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Elementos ilustrativos
Elementos ilustrativos podem prover flexibilidade a uma grande variedade de materiais voltadas para pblicos internos e comunidades locais, indo do pessoal e participativo para o coletivo. A seleo das ilustraes deve ser criteriosa e considerar o pblico-alvo e a mensagem. Alm disso, no deve ser usada como uma alternativa simples ao uso de fotografia. Nota: Elementos ilustrativos somente devem ser usados para comunicao interna e para comunicao com comunidades. Por favor, entre em contato com o Departamento de Comunicao para aprovao de quaisquer elementos ilustrativos.
Use ilustraes para expressar/representar temas relacionados s comunidades.

Crdito da ilustrao: Joyce Hesselberth Spur Design 410-235-7803 http:www.joycehesselberth.com

Lorem ipsum dolor


Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo.

June 25, 2011


2.38

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Elementos ilustrativos exemplos


Os elementos ilustrativos devem seguir um estilo moderno porm humanstico. As ilustraes devem considerar o pblico para o qual estamos falando (por exemplo, comunidades) e refletir nossos atributos de marca: integrao com comunidades, busca permanente, respeito diversidade, disciplina focada e confiana. Utilizao de elementos ilustrativos Os elementos ilustrativos devem ser usados em associao com o logo da Vale e pelo menos dois outros elementos de marca da Vale (por exemplo, tipografia, cores, imagens, grficos de paisagem, etc.). Corte os elementos de ilustrao da borda da aplicao. Sempre que possvel, os elementos ilustrativos devero reforar as nossas cores primrias, secundrias eou complementares. Nota: Os elementos ilustrativos no devem parecer antiquados, infantis ou carentes de qualidade profissional. Se no existe oramento para elementos ilustrativos, use os nossos outros elementos de marca (cor, tipografia e grficos) para criar layouts interessantes. Nota: O uso e o tratamento de elementos grficos para programas especficos ou campanhas de publicidade no devem ser aplicados em comunicaes para outras reas da empresa. Todo e qualquer elemento grfico deve ser aprovado pelo Departamento de Comunicao.
ELEMENTOS ESSENCIAIS

Lorem ipsum dolor amet

Lorem ipsum dolor 25 de junho, 2011


Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo.

Crdito da ilustrao: Joyce Hesselberth

2.39

Especificao de papel
Sempre que possvel, damos preferncia a solues de comunicao ambientalmente responsveis. O papel a ser utilizado deve ser reciclado, brilhante, branco e com acabamento liso, no texturizado. Recomendamos o uso de Neenah Papers Environments. Este papel internacional e certificado pelo FSC, e, portanto, aprovado pela Rainforest Alliance. Sempre que possvel, inclua um espao para que a grfica possa incluir a marca FSC para comunicar que ns nos preocupamos com o futuro e com o planejamento a longo prazo. Onde Neenah Papers Ambientes no estiver disponvel, por favor, use Evergreen ou outro papel com qualidade de acabamento semelhante. Sobre o selo da marca registrada Forest Stewardship Council, (FSC) O selo FSC garante prticas sustentveis no mercado. Produtos com o selo FSC so certificados de forma independente, para assegurar aos consumidores que esses produtos tm origem em florestas que so manejadas para suprir as necessidades sociais, econmicas e ecolgicas.

Brasil 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com Canada 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com USA 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Papel Tel preferencial 1 661 823 6700 john.smith@vale.com

Qatar 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com Australia 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com Africa 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Papel alternativo (Brasil) Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com Japan 14500 Speci c AvenueQualidade do papel: fosco Anywhere GA 23950 Cor: White smooth Tel 1 661 823 6700 Peso da Capa: 104 g/m2 john.smith@vale.com Germany 14500 Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Tel 1 661 823 6700 john.smith@vale.com

Neenah Paper Environment China Qualidade papel: suave 14500do Speci c Avenue Anywhere GA 23950 Cor: PC 100 White (Branco) Tel 1 661 823 6700 Peso da Capa: 120 lb john.smith@vale.com Peso do Texto: 80 lb Domtar Sandpiper Qualidade do papel: suave Cor: Ice (Gelo) Peso da Capa: 100 lb Peso do Texto: 80 lb

FinePapers EverGreen

Peso do Texto: 89 g/m2

Visit us at: www.vale.com


Colocao do selo FSC e informaes sobre o papel

2010 Vale S.A. All Rights Reserved.

Verso da publicao

Marca Registrada FSC: Designers, por favor deixem espao para a impresso da marca registrada FSC assim como do seu nmero de certificao.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.40

Atributos das mensagens


Objetivos da mensagem Coletivamente, a nossa voz para apresentao oral e comunicaes escritas informada pelos atributos da nossa marca. Nota: Por favor, consulte nossas Diretrizes de Mensagens para obter informaes adicionais sobre a nossa voz na comunicao oral e escrita. Busca permanente Integrao com a comunidade Seja Seja engajado com a audincia, caloroso e convidativo.: Use o tom convencional Faa perguntas Use linguagem simples Seja sutil Use linguagem que sugira que somos energticos, otimistas e repletos de novas idias: Seja entusistico No faa promessas exageradas Seja detalhista Fornea uma nova perspectiva Enfatize os esforos continuoss Enfatize que somos sinceros, autnticos e diretos de uma forma nova Veja o futuro Use fatos Oferea ajuda Fale da sua experincia Expresse que somos considerados, abertos e colaborativos em esprito.: Escreva com empatia e respeito Apresente a Vale como uma empresa global Seja aberto e agregador Demonstre conhecimento local Seja esperto, ousado e direto: Seja confiante Seja claro e conciso Use o que funciona Destaque os resultados No Seja Impessoal ou exageradamente sentimental

Brando ou faa promessas exageradas

Confiana

No soe arrogante ou escorregadio

Respeito diversidade cultural

Paternalista e provinciano

Disciplina focada

No soe muito complexo e repetitivo

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.41

Mensagens principais
Clarificao Nossas principais mensagens so os temas mais importantes que devemos comunicar. Essas mensagens fornecem informaes essenciais sobre a Vale, abordando trs reas que freqentemente necessitam de clarificao. Elas devem sempre ser escritas em nossa voz e adaptadas aos nossos objetivos de comunicao, direcionados para os nossos pblicos-chave. Nota: Consulte as nossas diretrizes para obter informaes adicionais sobre nossas mensagens centrais, o pblico e objetivos essenciais da comunicao. Quem a Vale? Abordagem Explique quem somos, onde estamos localizados e quais so os minerais com os quais operamos. Explique como descobrimos e transformamos os minerais em ingredientes essenciais nos produtos que as pessoas utilizam em seu dia a dia. Mensagem principal Vale uma empresa mineradora global, diversificada e em crescimento.

O que fazemos?

Transformamos minerais em ingredientes essenciais para o dia a dia.

Como e porque fazemos isso?

Explique como estamos unidos e orientados por uma viso clara e estratgica, uma misso e um conjunto de valores.

Nos preocupamos com as necessidades de hoje e consideramos nosso impacto no futuro.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.42

Aplicando os elementos

2.43

Aplicando os elementos viso geral


Uma empresa com o porte da Vale tem uma grande variedade de aplicaes e as mais diversas necessidades de comunicao. Os elementos utilizados, e como eles so combinados, proporcionam a criao de layouts que podem privilegiar desde a identidade e o reconhecimento at o engajamento e a experincia. A combinao correta dos elementos marca, fonte, cor, grficos e imagens - vai criar uma linguagem visual poderosa para todas as nossas comunicaes; e trazer reconhecimento para a Marca Vale. Todos os exemplos de aplicao so apenas para fins ilustrativos.

Our Voice
Curabitur et interdum massa

Month 2010 - Issue 1

Lorum ipsum
Subheadline goes here

ipsum

fermentium sed

Lorem

dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non massa blandit tempus adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut massa non.

Consectetor blandit Curabitur lobortis lorem non magna posuere varius. Vestibulum ultrices purus sed odio tincidunt porta. Cras lobortis, nunc a placerat commodo, nisi nibh euismod nunc, quis fringilla ipsum nisi vitae nisi. Pellentesque luctus, odio eget condimentum elementum, tellus nisi

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue sit. Page #

Identidade / Reconhecimento

Engajamento / Experincia

Identifica quem somos, cria consistncia e constri reconhecimento

Refora a personalidade da nossa marca, inspira e cativa, conectando todos nossa histria

Conecta pblicos diversos aos nossos produtos e servios

Cria dilogo e experincia, relevncia, compartilhando valores e ampliando o alcance da marca

Aplicando os elementos

3.1

Aplicando os elementos exemplos


As aplicaes apresentadas aqui demonstram uma nfase na identificao de quem somos, criando consistncia e construindo o reconhecimento. So geralmente voltadas para o longo prazo ou vistos dentro de um contexto competitivo (ex. sinalizao exterior, veculos, papelaria corporativa, itens promocionais e atividades de patrocnio). O uso de elementos da marca extremamente controlado. Nota: Sinalizao e objetos de dimenses reduzidas so as duas nicas excees na rea de arejamento da marca. Nestes casos, nos locais onde o tamanho e visibilidade mnimos esto comprometidos, rea de arejamento pode ser de 1/4X.

Cor: A utilizao constante do Verde Vale refora o reconhecimento da nossa marca

Name and last name Title and region

City, Month Year Name Last name Company Name 000 Street Name 00000-000 City State

Dear Name, Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi.

BUILDING NAME
BUILDING NAME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Sincerely, Name Last name Title

Marca Vale: Deve ser sempre aplicada em fundo branco

Legal entity name (if required) Address City State ZIP Code Country T. (000) 000 0000 F. (000) 000 0000

Aplicando os elementos

3.2

Aplicando os elementos exemplos


Supergrfico: Um nico supergrfico pode ser aplicado, dividido em mltiplos painis adjacentes Imagens: Cortes dinmicos e valorizao de pontos especficos da imagem trazem mais interesse para o resultado final

As aplicaes mostradas aqui demonstram uma nfase em reforar a personalidade da nossa marca, inspirando e cativando, conectando todos com a nossa histria. Geralmente so aplicaes de mdio prazo, que so vistas dentro de um contexto competitivo (ex. web home page, publicidade, capa de publicaes). O uso dos elementos da marca , de certa forma, flexvel.

Vel illumo eu feugiat nulla


Accumsan in lobortis at venenatisnunc nullam tincidunt.

Accumsan in lobortis at venenatis a nunc en lobortis at venenatis a nunc. Lobortis at venenatis a nunc en lobortis at venenatis a nunc.

BUILDING NAME

Tipografia: Destaque as palavras ou frases importantes para tornar as mensagens mais poderosas

BUILDING NAME

www.vale.com

Google

Investors

Newsroom

Suppliers Sustainability Careers

Verso em portugus

Get to know Vale

What we do

Lorem
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo wisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Shifting lorem ipsum.


Cor: Cores auxiliares trazem contraste e energia

Take part in the Management Trainee Program

Lorem ipsum
Subheadline goes here

Vale is looking for talented young people who want to develop their career at a global company. Professionals with a leadership profile who graduated no more than three years ago in certain subjects are eligible to apply until November 15th.

NEWS
Recognition
Vale Fertilizers wins 2010 Best Agribusiness award

Online training

VInove Program offers package of international courses for suppliers

Logistics

New remote control technology is tested on trains in Brazild

9/29/2010 8/27/2010 8/27/2010 7/16/2010

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.

Aplicando os elementos

3.3

Aplicando os elementos exemplos


Elemento ponto de ateno: Vrios elementos pontos de ateno podem ser utilizados em uma mesma aplicao Elemento de exclamao: Use de forma comedida para destacar, de maneira interessante, observaes-chave e grande idias

As aplicaes mostradas aqui demonstram uma nfase em conectar audincias aos nossos produtos e servios. So geralmente aplicaes de mdio prazo, que so vistas dentro de um contexto controlado (ex. Vale), ou seja um ambiente em que a marca Vale bem conhecida (ex.: displays informativos, pginas internas de web, sinalizao, apresentaes em Power Point e folhetos). O uso dos elementos da marca , de certa forma, flexvel.

Lorem ipsum dolor sit amet


Paragraph heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed auctor, ante id scelerisque imperdiet, orci nisl convallis tortor, a ultricies tellus libero cursus velit. Proin vehicula urna non mauris dictum vulputate ullamcorper mi consectetur. Praesent tortor orci, vehicula tempor eleifend eget, interdum in enim. Proin auctor turpis ut nisi blandit ut tristique odio cursus. Nulla neque erat, condimentum in tincidunt porta, hendrerit quis dui. In vel arcu turpis, vel ultrices diam. Morbi a nibh est. Maecenas et turpis et urna suscipit. Pellentesque vehicula, nisi nec auctor sodales, eros erat hendrerit ligula, et sollicitudin odio elit et tellus. Nunc gravida, ligula eu feugiat lobortis, turpis neque vestibulum elit, eu fringilla leo nisl eu ligula.

Pellentesque ligula nibh

Ut vitae consectetur nunc. Vestibulum adipiscing leo risus, et sollicitudin velit. Aliquam vel nisi non nisi semper tempus. Nullam dui nulla, lacinia quis interdum ut, volutpat nec est. Cras ante diam, pulvinar vitae feugiat nec, laoreet id risus. Integer tortor magna, ornare sit amet viverra ac, bibendum non velit. Donec fringilla pulvinar ipsum, et tristique elit aliquet vitae. Aliquam erat volutpat. Integer semper vehicula elementum. Suspendisse iaculis fringilla lectus et ultrices. Quisque lacus lectus, mattis eget condimentum quis, viverra at mauris. Suspendisse ultricies felis nec justo imperdiet tincidunt. Maecenas dapibus gravida eleifend. Aenean quis mi neque, ut sodales dolor. Integer porta malesuada massa eget faucibus. Duis ut mauris non diam adipiscing.

Cor: Fundos coloridos podem ser usados no interior de publicaes ou nas comunicaes internas de apenas uma face

In China, lorem ipsum dolor sit amet consectetor sed vel ligula metus, in ultricies lorem. Aenean porta euismod libero sed dictum. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium tempus, elit ante pulvinar enim, sit amet auctor

In 2010, we have lorem ipsum dolor sit amet curabitur lobortis non magna posuere varius. Donec vestibulum tempus sem, vel placerat libero, morbi ultricies libero sed vestibulum magna. Pellentesque sit vulputate augue sit amet lectus pharetra euismod. Maecenas hendrerit, justo vestibulum ribh pretium.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales Massa non massa blandit tempus morbi ac sapien sodales quis pulvinar trisque sem.

21,435
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis odio consectetur adipiscing elit semper 10
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis morbi consectetur adipiscing elit semper integer.

FAQ
Q: Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie? A: Consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat? A: Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at. Q: Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud? A: Vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulpuate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu?

BUSINESS NAME

Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio.

Our mining activities in Australasia


Q: Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud? A: Vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Q: Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie? A: Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at. Q: Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat? A: Consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.

05

45%
Praesent vestibulum, sem semper imperdiet, massa odio posuere tortor, in tincidunt justo neque felis. Etiam blandit elit at diam.
Lorem ipsum, pelnestque blandit

40%
Lorem ipsum, pelnestque blandit

In 2010, lorem ipsum dolor sit amet, turpis consectetur adipiscing elit semper tempus.

A: Feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugaith euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim

Duis acin ulla feumsan utpatum in henim nim vel doloreet nostisi tatumsandrem zzrilis nosto.

Vale is a global mining pioneer that discovers and transforms the minerals that are essential ingredients in the products people use every day. Active in over 35 countries, Vale is the worlds leading producer of iron ore and nickel and a major producer of manganese, kaolin, aluminum, potassium, copper and coal. In addition to its core mining business, Vales capabilities include research, logistics, distribution and energy operations. For more information, visit vale.com. 2010 Vale S.A. All Rights Reserved.

Aplicando os elementos

3.4

Aplicando os elementos exemplos


Cor: Aplicaes que tenham apenas cores auxiliares devem ser utilizadas na comunicao interna Elementos ilustrativos: Ilustraes podem ser utilizadas na comunicao interna e com as comunidades

As aplicaes mostradas aqui enfatizam o dilogo e a experincia, criando relevncia, partilhando valores e ampliando o alcance da marca. So geralmente de curto prazo, vistos dentro de um contexto controlado (ex. Vale), ou seja, onde a Marca Vale j muito conhecida (ex. hotsites, intranet, ambientes de trabalho, programas voltados para os funcionrios). A utilizao dos elementos da marca mais flexvel.

Our Voice
Curabitur et interdum massa

Month 2010 - Issue 1

Dolor in hendrerit.
Lorem ipsum dolor June 25, 2011
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamo corper suscipit lex obortis nisl ut aliquip ea commodo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non massa blandit tempus adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut massa non.

Please support Vale Blood Donor Day 10/27/2011 12:00PM 04:00PM Second oor lobby

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue, sit amet fringilla risus sodales ut. Ut ut massa non. Page #

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque faucibus tempus augue sit. Page #

For more information please contact Joan Smith at 1.234.5678.

ipsem ipsem Lorem


Alit ullandiat. Ut luptat. Iriusteu facilis cidunt ing euisi. Consectet amconsequisi blaorpe

Ad modiamc onsenibh eugiat. Ut iure magnim Lor susting eugait in elisl.

Tat. t. Bor si. Xero consed tat lutate et o diamet ipis exer adit praestin exero wisit wis ad tie digna conse ea.

Layout: Asimetria e escalonamento do layout ajudam a criar um design ativo, aberto, engajador e moderno

Aplicando os elementos

3.5

Apndice

3.6

Componentes do nome do arquivo da Marca Vale


Identificador O prefixo Vale distingue a arte final Vale de outros arquivos. Cores Existem sete verses da Marca. c = cores papel brilhante cu = cores em papel fosco 4c =  impresso em quadricromia para superfcie brilhante 4cu = i mpresso em quadricromia para supefcie fosca gs = em preto com retcula k = todo preto w = todo branco Extenses do arquivo .eps =  arquivo vetor, para uso em exemplos impressos .jpg =  RGB, para uso em exemplos oficiais, como por exemplo, Microsoft Word ou PowerPoint; o menor tamanho em 150 dpi. (pontos por polegada) Importante: Todas as artes-finais da Marca podem ser obtidas no Online Brand Center. Caso tenha dvidas, favor entrar em contato com o Departamento de Comunicao.
Identificador Extenses do arquivo

Vale_c.eps
Cores c = cores em papel brilhante cu = cores em papel fosco 4c = impresso em quadricromia para superfcie brilhante 4cu = impresso em quadricromia para supefcie fosca gs = em preto com retcula k = todo preto w = todo branco

Apndice

4.1

Verses da Marca Vale


Verso Nome do arquivo vale_c.eps vale_4c.eps vale_cu.eps vale_4cu.eps Explicao Arquivos Vector, formato EPS Composto de : Verde Vale, Amarelo Vale, Cinza Vale Use em todos materiais impressos a cores vale_gs.eps Arquivos Vector, formato EPS Composto de : Cinza Vale Use em materiais impressos em uma cor vale_k.eps Arquivos Vector, formato EPS Fornecidos em preto para impresso em fundos claros Use em materiais para impresso em uma cor

vale_w.eps

Arquivos Vector, formato EPS Fornecidos em branco para impresso em fundos escuros Use em materiais de impresso de uma cor

Apndice

4.2

Supergrficos componentes do nome dos arquivos


Identificador Formato Verso Cor Extenso do arquivo

Identificador Vale Formato L = para landscape (supergrfico) Verso H 3 variaes de forma: A, B e C. Cor H oito verses de cor para a arte-final. Color type As artes-finais so construds com cores spot Coated (brilho). Apenas os supergrficos que usam a cor Amarelo Vale possuem verses Coated e Uncoated (brilho e fosco). Extenso do arquivo .eps = arquivo vetorizado Adobe Illustrator Importante: Todas as artes-finais do supergrfico podem ser obtidas no Online Brand Center. Caso tenha dvidas, favor entrar em contato com o Departamento de Comunicao.

Vale_L_A_orange.eps
L = para landscape (supergrfico) A B C yellow (amarelo) orange (laranja) red (vermelho) violet (violeta) blue (azul) light green (verde claro) lime (verde limo) gray (cinza)

Apndice

4.3

Supergrfico verses
Verso A Variaes e verses do supergrfico. Nota: As especificaes detalhadas das cores esto na pgina 2.14.
Vale_L_A_yellow_c.eps Vale_L_B_yellow_c.eps Vale_L_C_yellow_c.eps

Verso B

Verso C

Vale_L_A_orange.eps

Vale_L_B_orange.eps

Vale_L_C_orange.eps

Vale_L_A_red.eps

Vale_L_B_red.eps

Vale_L_C_red.eps

Vale_L_A_violet.eps

Vale_L_B_violet.eps

Vale_L_A_violet.eps

Vale_L_A_blue.eps

Vale_L_B_blue.eps

Vale_L_C_blue.eps

Vale_L_A_light_green.eps

Vale_L_B_light_green.eps

Vale_L_C_light_green.eps

Vale_L_A_lime.eps Nota: As artes-finais em tons de cinza so exclusivas para aplicaes em 1 cor.

Vale_L_A_lime.eps

Vale_L_C_lime.eps

Vale_L_A_gray.eps

Vale_L_B_gray.eps

Vale_L_C_gray.eps

Apndice

4.4

Elemento de exclamao componentes dos nomes dos arquivos


Nome do arquivo Vale_gesture_shape.eps Nota: A cor do elemento de exclamacao pode ser substituda por qualquer uma das cores da paleta. Nota: O elemento de exclamacao pode ser obtido no Online Brand Center. Em caso de dvidas, por favor, entre em contato com o Departamento de Comunicao.

Apndice

4.5

Ponto de ateno componentes dos nomes dos arquivos


Nome do arquivo Vale_pointing_device_c.eps (coated) Vale_pointing_device_u.eps (uncoated) Nota: O ponto de ateno deve ser sempre em Amarelo Vale. Nota: O ponto de ateno pode ser obtido no Online Brand Center. Em caso de dvidas, por favor, entre em contato com o Departamento de Comunicao.

21,435
Lorem ipsum dolor sit amet, turpis morbi consectetur adipiscing elit semper integer.

Apndice

4.6

Glossrio de termos de branding


Atributos da marca Os atributos da marca apiam nosso posicionamento, expressam o esprito e a personalidade da Marca Vale e refletem nossas aes e nosso comportamento. Identidade da marca Os elementos visveis podem ser usados para identificar uma empresa, um produto ou servio (marca, smbolo, configurao de produto, prestao de servio e embalagem). Imagem da marca O conjunto completo de percepes sobre uma organizao, um produto e prestao de servio, desenvolvem por meio de comunicaes e experincia, incluindo as caractersticas humanas disretculaas de uma personalidade da marca (por exemplo, cordial e afvel, forte e confivel). Personalidade da marca A atribuio de traos da personalidade humana caracterstica de uma marca. Estes traos informam o comportamento da marca por meio de materiais de comunicao e de pessoas que representam a marca. Posicionamento da marca Proporciona a plataforma fundamental para as comunicaes, refletindo a proposta de valor da marca, e abrange: definio como a marca definida diferenciao o que torna a marca especial disponvel o benefcio distribudo aos clientes Estratgia da marca um plano a longo prazo para a marca, incluindo a determinao dos pblicos prioritrios e a compreenso do que aqueles pblicos precisam saber sobre a marca e experincia de marca. Co-branding Uma relao de branding em que duas ou mais marcas aparecem juntas. Endosso O ato de alavancagem de uma marca aumenta o valor visvel da outra Marca. Aprisionamento Um relacionamento estabelecido entre a marca ou smbolo e outro elemento grfico ou visual. Marca Uma combinao do smbolo e do logotipo que representa uma marca. Mensagens As informaes que so mais relevantes aos pblicos prioritrios; o contedo para comunicaes que defenda o posicionamento da marca. Afirmao do posicionamento Proporciona a plataforma fundamental para comunicaes, refletindo a proposta do valor da marca. Smbolo Um elemento no-tipogrfico que representa algo diferente ou representa uma idia abstrata ou conceito. Identidade visual ou elementos essenciais de design Os elementos visveis usados para identificar uma empresa, um produto ou servio (nome, marca, smbolo, paleta de cores, tipografia, configurao de produto, prestao de servios e embalagem) Sistema visual um mtodo planejado de identificao abrangendo o uso do nome da marca, a marca, paleta de cores, tipografia secundria e visual e percepo grficos da marca aplicados a extenso grupo representativo de meios de comunicao para criar uma apresentao coerente da marca. 4.7

Contatos
Em caso de dvidas, por favor, entre em contato com o Brand Desk: e-mail: branddeskvale@cauduroassociados.com.br telefone: +55 11 3031 1969

4.8

You might also like