You are on page 1of 13

Apresentao e realizao de atividades apropriadas para a faixa etria de 8 a 10 anos e perfeitamente aplicveis Escola Dominical.

. O objetivo deste texto passar um pouco da experincia adquirida como professor e lder de juniores. Tentarei passar algumas atividades que foram bem sucedidas com meus alunos. Tais atividades podem ser adaptadas realidade da sua classe, visto que cada lugar possui crianas e dependncias com caractersticas diferentes. Antes de comear a aplicar qualquer atividade, preciso que o professor de juniores conhea bem como pensam, como reagem e os interesses das crianas de sete a dez anos da sua localidade, para s ento promover eventos, atividades e brincadeiras que possam atrair a ateno de seus alunos. Algumas dessas atividades podem ser aplicadas para ajudar o professor a conseguir ministrar uma boa aula e tambm para sair da monotonia. O simples ato de passar conhecimento para seu aluno, no garante o sucesso de uma boa aula. O professor de Escola Dominical precisa ser criativo, pois, em geral, ele s tem contato com seus alunos uma vez por semana. Algumas classes, com mais de um professor, os alunos tm contatos com professores diferentes que se alternam a cada domingo, distanciando ainda mais o relacionamento entre o professor e o aluno. Um encontro mensal (ou semanal), fora do ambiente da sala de aula, ajuda a melhorar o relacionamento entre os alunos e desperta o interesse pelas aulas. Nesta faixa etria, uma gincana bem organizada cativa o grupo e d timos resultados na aprendizagem. Estamos em uma concorrncia desleal. Nossas crianas recebem, diariamente, uma bagagem de informaes que na sua maioria afasta e desvirtua a sua f. O mundo tem investido milhes de dlares atravs da tecnologia e da mdia (Televiso, Cinema, Internet, Jogos Eletrnicos, Celulares, MP3, MP4, Shows etc.) tudo para conquistar nossas crianas. Elas so atradas pela msica, pelos efeitos visuais de alta qualidade, pela interatividade, pela tecnologia avanada nos jogos, muitos deles com ensinamentos esotricos e com mensagens baseadas no ocultismo. Infelizmente ns temos feito to pouco por elas. Falta investimento e faltam pessoas preparadas para transmitirem para elas a verdade que liberta. O apoio dos pais fundamental na formao e no crescimento cristo das crianas. Poucos so aqueles que tm uma educao crist ideal com seus pais durante a semana. O esquecido Culto Domstico j no to freqente em muitos lares cristos. Procuraremos mostrar para vocs, professores dos juniores, que possvel segurar a ateno e conquistar o amor e o carinho de seus alunos atravs de atividades apropriadas para a faixa etria e perfeitamente aplicveis Escola Dominical. Use e abuse da tecnologia que estiver ao seu alcance: DVD, Data Show, Computador, CD-Rom, PowerPoint . A internet um timo instrumento de evangelizao e podemos encontrar diversos programas de contedo bblico gratuitos para serem usados como atividades durante a sua aula.

Vejamos algumas atividades que podem ser aplicadas na sua sala de aula ou em encontros extra classe:

1. O COPO Esta atividade mexe com o emocional da criana. Ela deve ser bem apresentada e com bastante seriedade e amor. Os juniores j tm idade para decidir por uma vida santa diante de Deus e percebem muito bem questo da morte. Objetivo: fazer que o Junior reflita sobre sua salvao e o perdo de pecados. Material: 1 Jarra grande com gua P de Caf 2 copos de vidro 1 Tabuleiro de bolo 1 Vasilha de plstico Como aplicar: Coloque uma vasilha pequena virada de boca para baixo (ela deve ter o dimetro maior para servir de suporte para o copo) dentro de um tabuleiro grande de bolo vazio. Comece falando com as crianas sobre a criao de todas as coisas e como ela foi feita por Deus. Um Deus amoroso que criou tambm o homem para Sua glria (pegue um copo vazio e mostre para as crianas). Diga para eles que o homem foi feito por Deus sem pecado. Como este copo cristalino, assim era a vida do homem. No havia nenhuma sujeira. Leve a criana a imaginar que a vida dela tambm pode ser como este copo. Diga para elas Mas vocs no acham que est faltando algo? O copo est vazio, falta a presena de Deus em sua vida. Pergunte s crianas: E se vocs forem se encontrar com Deus agora, voc est preparado? E se de repente voc deixar esta vida e for se encontrar com Deus? (pegue o copo coloque dentro de uma sacola e jogue no cho para se quebrar). Sem Deus, sem salvao, vazio da presena de Deus? Deixem que eles reflitam com um pouco de silncio. (pegue outro copo vazio idntico e coloque no mesmo lugar). Diga: Mas isso ainda no aconteceu. Voc ainda tem uma vida inteira pela frente.

Diga que um dia o SENHOR Deus fez o homem do p da terra e soprou em seus narizes o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7) (comece a colocar a gua no copo at a boca). Mas um dia o homem pecou e tudo mudou. (coloque um pouco de p de caf dentro do copo e mexa com uma colher). Veja como ficou escura e suja a gua. assim que o pecado faz com voc tambm. Tudo fica sujo, escuro, sem Deus e sem salvao, pois todos pecaram e afastados esto da glria de Deus. (Rm 3.23) Mas Deus mandou Jesus para que todo aquele que nele crer, no perea, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16) Pegue a jarra de gua e derrame gua dentro do copo de forma contnua e em grande quantidade, transbordando a gua at remover toda sujeira. Enquanto derrama a gua, diga para as crianas que se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia (1Jo 1.9). Assim ficaremos limpos do pecado e pertos de Deus. Mas se pecarmos novamente? (jogue mais uma colher de caf no copo e mexa). O que devemos fazer para voltar a ter novamente a comunho com Deus? (jogue mais gua no copo at tirar toda sujeira) enquanto isso diga que, se pecarmos, ns temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo, que rico em perdo (1Jo 2.1). Precisamos nos santificar para estar de acordo com a vontade do Pai e viver uma vida limpa e agradvel ao Pai para um dia nos encontrarmos com ele com o corao limpo do pecado (1Pe 1.16). Ore e pergunte s crianas quem gostaria de ter uma vida pura diante de Deus e pedir perdo pelos seus pecados. Espere que eles faam a deciso e pergunte quem gostaria de aceitar a Jesus como Salvador de sua vida. Ore novamente consagrando as vidas. 2. ENCENAO BBLICA Juniores gostam de interpretar e contar histrias. Aproveite este interesse para fazer entre eles um concurso de encenao de histrias bblicas. Objetivo: despertar na criana o interesse pela leitura e interpretao da Bblia Como aplicar: Separe sua classe em dois grupos, meninos e meninas. Escolha e distribua, sem que os grupos saibam qual a do outro grupo, duas histrias bblicas que contribuam com a sua lio bblica e deixe-os escolherem entre eles os personagens, e como ser a apresentao. Ajude-os separadamente, mas deixeos livres para definir quem ser cada personagem. Cada grupo dever, aps a encenao, dizer qual a histria e onde se encontra o texto bblico do outro grupo.

3. QUEBRA-CABEA DE VERSCULOS uma atividade bastante simples e prpria para os juniores aprenderem a trabalhar em grupo. Objetivo: despertar na criana o interesse pela leitura e interpretao da Bblia. Como aplicar: Escolha versculos que tenham a ver com sua lio bblica. Escreva em letras grandes e recorte os versculos em pequenos trechos. Por exemplo: (1Jo.1.9) [Se confessarmos os nossos] ... [pecados, ele fiel] ... [e justo para nos perdoar] ... [os pecados e nos purificar] ... [de toda injustia]. Divida sua classe em pequenos grupos e coloque para cada grupo no mximo trs versculos, mas com os recortes misturados. Os juniores devem montar o quebra-cabea. O grupo que montar todos primeiro, ganha.

Em breve postaremos mais atividades...

Mais uma vez escrevemos sobre o tema "Evangelizando crianas de 7 a 10 anos com atividades e brincadeiras". Todas atividades aqui propostas foram criadas e/ou adaptadas pelo nosso Ministrio e j foram aplicadas com timos resultados. Trata-se de uma srie de atividades para auxiliar professores e lderes de juniores na evangelizao e na socializao de crianas e podem ser adaptadas realidade da classe de Escola Dominical, visto que cada lugar possui crianas e dependncias com caractersticas diferentes. Antes de comear a aplicar qualquer atividade, preciso que o professor de juniores conhea bem como pensam, como reagem e os interesses das crianas de sete a dez anos da sua localidade, para s ento promover eventos, atividades e brincadeiras que possam atrair a ateno de seus alunos. Estas atividade podem ser feitas fora da sala de aula. Um encontro mensal (ou semanal), fora do ambiente da sala de aula, ajuda a melhorar o relacionamento entre os alunos e desperta o interesse pelas aulas. Nesta faixa etria, uma gincana bem organizada cativa o grupo e d timos resultados na aprendizagem. Vejamos agora algumas atividades que podem ajudar na evangelizao e edificao de nossas crianas. Lembre-se: " mais fcil construir um criana do que remendar um adulto". Continuao...

6. CAA AO TESOURO BBLICO Contao de histrias com pistas por etapas. Objetivo: Conseguir a ateno e a interao das crianas durante a contao da histria.

Material:

Papel (pistas) Vassoura Papelo TNT Tesoura Fita adesiva

Caneta Hidrocor Como fazer: Faa um Mural com um cenrio de acordo com sua Lio Bblica. Pegue uma vassoura, com as piaabas para cima. Coloque uma face (com olhos, nariz, boca e barba) desenhada em uma folha de papelo redonda. A piaaba ser o cabelo. Voc pode amarrar um pedao de TNT para fazer um leno tipo rabe sobre a cabea, colocar roupas (de TNT ou papel) abaixo da cabea. Recoste a vassoura na frente do mural e comece a contar sua histria. Escolha na sua lio bblica pontos importantes que levem seu aluno a refletir sobre a histria, inserindo o Plano de Salvao. Cada ponto importante da histria ser previamente escolhido. A primeira letra da palavra ou a prpria palavra servir de dica para dizer onde a pista est escondida. Por exemplo, na histria de Daniel. Ao contar a histria e for falar que da janela os espies viram Daniel orando, basta acrescentar que JANELA a Palavra Chave. As crianas devero correr e procurar prximo ou na janela alguma pista (papel dobrado com um versculo que fale sobre orao). Quem achar, l o versculo e ganha um ponto e o professor d uma pausa para explicar a importncia da orao. Faa umas placas com as palavras chaves escritas em letras grandes e aps cada pista que for revelada, coloque a placa da palavra chave correspondente sobre o mural. O cenrio pode ser completado com objetos ou paisagens de acordo com as partes da histria. Durante toda a histria as crianas ficaro atentas a cada detalhe procurando saber qual ser a prxima palavra chave. Quem juntar mais pontos ganha um brinde no final da lio.

Lembre-se de inserir os pontos do plano da salvao no meio da histria: 1 Deus amor e criou todas as coisas. Ele fez o homem para sua glria e o ama muito; Gn 1.1; Jo 3.16, 17; 2 O Homem pecou e o pecado o afastou de Deus; Rm 3:23; 6.23 3 Deus enviou Jesus para salvar o homem e a voc tambm; 1 Co 15:3-4; 1 Jo 1:7; 4 preciso confessar o pecado e receber Jesus como seu salvador para tornarse filho de Deus; I Jo 1.9; Jo 1.12; Sl 51:7b; At 2.21 e 38; 3.19 5 Agora que j recebeu Jesus, voc salvo para viver uma nova vida (eterna com Deus). Jo 3.36; 2 Pe 3.18; Atos 2.42

Ao contar a histria v acrescentando os detalhes, pistas e reflexes para cada um dos pontos importantes e o Plano da Salvao. No final o Mural estar completo e o professor deve fazer um apelo e uma orao de dedicao de vidas para Deus. 7. CRENTE CARNAL, CRENTE ESPIRITUAL.

Esta atividade bem parecida com a brincadeira conhecida como Detetive. Basta trocar os nomes. O Detetive passa a ser o Cristo Espiritual, o assassino passa a se chamar Acusador. As vtimas sero os Cristos Carnais. Objetivo: Fazer com que a criana queira crescer espiritualmente e aprenda a fugir da tentao. Para que ela no queira ser apenas um cristo carnal, mas procure crescer na graa e no conhecimento de Deus. Material:

Pequenos pedaos de papel

Caneta Como fazer: Antes da brincadeira, em pequenos pedaos de papel, escreva os nomes dos personagens. Apenas um Cristo Espiritual, um Acusador e o restante ser Cristo Carnal. Separe um papel para cada criana. Dobre e misture. Cada criana pega um. Forma-se uma roda. Todos ficam se entreolhando. A criana que pegou o papel com o personagem Acusador deve olhar para a criana que for o Cristo Carnal piscando para ela. Quando aquele que for um Cristo Carnal

receber a piscadela tem que dizer: Ca. O papel do Cristo Espiritual flagrar o Acusador bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: Est repreendido!. A brincadeira acaba quando o Acusador revelado e a s recomear. Ningum deve revelar qual o seu personagem, at que o Cristo Espiritual revele o Acusador. Mas o que espiritual discerne bem tudo, e ele de ningum discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instru-lo? Mas ns temos a mente de Cristo. E eu, irmos, no vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. (1 Co 2.15,16; 3.1).

Por que devemos ser criativos? A criatividade um dom essencial para quem possui o ministrio Infantil. .Ela estava presente em todos os passos da criao, principalmente no que diz respeito ao homem, criado imagem semelhana de Deus. Sendo assim, tambm o homem possui dotes criativos que pode aplicar em todos os seus atos. Todos ns, enfim, temos condio de criar alguma coisa. A criatividade algo que cheira novidade, e quem trabalha com crianas precisa de novidade a cada instante.

Fatores que impedem a criatividade Acredita-se que o potencial criativo humano tenha incio na infncia. Quando as crianas tm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso tambm parece ser verdadeiro.Quando as pessoas sabem que suas aes sero valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas so formas de consolidar o status quo. Quando sentem que no esto sob ameaa (de perder o emprego ou de cair no ridculo, por exemplo), as pessoas perdem o medo de inovar e revelam suas habilidades criativas.Existem alguns fatores especficos que nos impede de ser craitivo., so eles: 1. 2. 3. 4. Falta de tempo Insegurana Conformismo Comodismo

5. 6.

tradicionalismo Orgulho e Vaidade

Como usar a criatividade:

1. No pastoreio dos Pequeninos Faa cartinhas em perodos de aniversrio e envie pelo correio 2. Na contao de histrias bblicas Saia da rotina e use objetos e dramatizao para contar histrias, crianas gostam de novidades! 3. Em reunies com pais ou professores Talvez voc no precise usar a palavra reunio, faa chs, almoo, lanche e converse com elas a cerca do departamento. Incentive suas professoras com presentes, cartes, bilhetes e mimos. Faa treinamento dinmicos, passeios e jantar no dia dos professores. Valorize-as! 4. Em datas comemorativas Procure adaptar as datas comemorativas do dia a dia para o nosso meio. Ex: Dia do ndio: mostre s crianas a importncia de evangelizar os ndios, podemos orar por eles, e at se caracterizar. 5. Em culto infantil Faa do culto infantil um momento nico para eles. Faa algo atrativo, gostoso, com faixas, bilhetinhos e de um nome bem legal pra o culto, no esquecendo da ornamentao.. Convide pessoas de fora para pregar atravs de histrias, e nunca esquea do lanche no final do culto.

6. Arrecadao de verba para o ministrio (dicas)

Sorteio de cesto (pode ser alimento, chocolates, biscoito) Festival de Pizza /Festa gelada / Festa das pipocas rvore dos bons frutos Galo de Oferta Tarde do Porquinho Mc Orao

10 passos para despertar a criatividade:

1. Ore bastante, o dono da criatividade te dar com toda certeza. 2. Pense, respire aquilo que voc deseja planejar. 3. Ande com um bloquinho para anotar as idias 4. Assista palestras com profissionais. 5. Leia revistas, livro e sites da rea infantil, mesmo sendo secular. Reaproveite! Inspire-se 6. Escolha um cantinho da sua casa para fazer uma pausa para pensar 7. Mude de atitude quando algo d errado 8. Pontos de vista de fora so bem-vindos 9. Sempre que voc tiver uma idia, pense trs maneiras diferentes de execut-la. 10. Coloque-se no lugar do Outro e tente imaginar como seria a sensao dele (no caso, da criana) ao ver ou participar daquilo que voc preparou.

Bibliografia: Evangelizao e Discipuladi Infantil /Dbora Ferreira da Costa-CPAD Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/ministerio-infantil-criativo/

MATEUS 28.19-20 ENSINAR NO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM! JESUS NO DISSE: SE VOCE QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira ocupao. O ide para todos. E toda criatura, inclui as crianas. (marcos 16.15) Nem todos sero professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e mais cedo ou mais tarde haver crianas no seu caminho esperando para ouvir sobre o amor de Deus

MARCOS 10.13-14

DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS E NO OS IMPESSAIS SABE O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE? QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRPRIOS DSCIPULOS Hoje no tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo l fora e at muitas seitas j descobriram nas crianas um campo frtil! Mas ns as temos afastado de Jesus.

QUANDO? Quando no lhes damos valor. Quando nossa escolinha feia, suja, desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos, quando no h professores preparados, quando no h pregao ou ensino verdadeiro. s o velho: voc finge que ensina e eu finjo que aprendo Por exemplo: se sou professora de piano, dou aula por um ano, mas quando meu aluno vai se apresentar no toca nada, porque no aprendeu Logo no houve nenhum ensino! S terei realmente ensinado se houver aprendizado, caso contrario no ensinei, s tentei (ou nem isso)

MUITOS SO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS ( MAS NO AS CAUSAS) *as crianas no prestam ateno *faltam muito *no param de falar *no obedecem *no me entendem *e por ai vai

MAS PENSE UM POUCO NA VISO DO ALUNO (e seja sincero) Voc assistiria uma aula sua? Como tem sido suas aulas? Aquela maravilhosa mesmice de todo dia sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz; cheia de palavras to difceis que at facilita a gente de no entender, montona, repetitiva No sei onde ouvi esta histria, mas bem interessante: Uma vez um pregador notou que todo domingo ele comeava a pregar e dali 15 min. o povo comeava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele ento resolveu gravar o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta gente? S podia ter algo errado! Bom, levou o vdeo pra casa comeou a assistir, dali 15 min.ele estava roncando SOLUO:

Mesmice se vence com criatividade!!! PORQUE VOC NO IR CONSEGUIR RESULTADOS DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTO MUDE!! Ache um jeito novo de falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa de contar a mesma historia IDIAS

Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas no me dizem como. O que adianta uma pessoa ir ao mdico, ter o

problema diagnosticado mas sair sem a receita? Ento vou dividir com vocs o que tem dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e so simples de se fazer

Quando vamos falar com crianas a primeira coisa de que precisamos ganhar sua ateno inicial, seno a aula estar perdida. Diferente dos adultos elas so comunicativas, todas se conhecem, e quando no, fazem questo de se conhecer e saber das novidades, por isso preciso fazer algo que desperte sua ateno para ns

*USANDO OBJETOS: numa sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e coloquei na cabea. Pronto! Todos estavam olhando pra mim mas claro que tinha haver com o assunto. Perguntei pra que servia: pra se proteger da chuva tia! Ai, como sou cheia de histrias, contei uma minha: quando eu era pequena, voltava da escola e o cu escureceu como noite! Eu via meu ponto de nibus e pensei em correr at l, mas claro que como sempre no deu tempo e cheguei l ensopada quando abri a bolsa pra pagar, qual minha surpresa? Eu tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que estava comigo s vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos que Ele est conosco sempre pronto para nos proteger (Isaias 43.1). Cada um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na lixeira. (leia antes , tem coisa que no medo, mas caso de polcia)

Voc pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a aula. outro exemplo: use escova de dente, toalha de banho, pentepergunte quem usa isso, e se s no domingofale sobre que se santificar tambm todo dia Enfim, use objetos

*PERGUNTAS CURIOSAS: quem aqui j foi pescar?, quem sabe o que tenho aqui nesta caixa?, quem sabe pra qu isto serve?, quem j usou isso? Eles so curiosos e gostam de dar respostas isso desperta o interesse. (como j disse antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar seno de nada serve)

*MUDANDO A SALA: - isso cria a expectativa de o que ser que vai acontecer aqui? Mude a frente com o fundo, faa um crculo de cadeiras, deixe s um tapete, mas lembre-se! Eles esperam algo novo, ento no os decepcione!!! *MUDANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS:

de vez em quando mude um pouco, d coisas fora da programao, mude a hora da oferta com a da atividade, a hora da historia com o louvor

*USANDO ILUSTRAES: toda criana gosta de uma boa historia. ela um dos meios mais eficientes de ensino, o mtodo que Jesus, o maior mestre, usava ao ensinar. Conte histrias que ajudem as crianas a entender melhor o assunto, ou historias sobre quando voc era pequeno

*COMPLETE A FRASE: coloque parte da palavra na lousa, pode ser o nome do personagem, da histria, do assunto; e ao comear a aula pergunte quem sabe completar, v dando dicas: ZA ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em uma arvore, etc. (Zaqueu)

*AVALIANDO: escreva algo na lousa para responderem na entrada: Jesus pra mim e deixe cada um escrever o que pensa, assim voc vai saber o que eles tem aprendido.

*MSICAS: escolha uma sobre o que voc vai ensinar, deixe-os ouvir (ou assistir no dvd) depois pea para escreverem ou desenharem o que entenderam. voc tambm pode entregar a letra por escrito ou escrever na lousa.

*VDEO: mas no use o vdeo como pretexto para no dar aula e no se preparar. No v colocar de uma s vez toda coleo do midinhoescolha sempre ums tema para no confundir a criana, e assista antes delas , prepare uma atividade, sempre de acordo, se preciso d pausas para explicaeslembre-se que no fomos chamados para distrai-las, mas para ensin-las! (tambm existem dvds do autor Max Lucado com desenhos infantis, como: voc especial e se eu tivesse um nariz verde, entre outros, so muito bons.)

*VISUAIS: mesmo com os maiores isso chama a ateno, desenhe partes da historia e v colando ou mostrando enquanto conta. Faa-as em formatos diferentes, redondos, tringulos

*COLOCANDO EM PRATICA: d algo para fazerem d acordo com o que aprenderam. Por exemplo: quando ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei fig. Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo infantil (existe h muito

tempo e eu nem sabia, voc pode criar at um carimbo p/ eles mesmos carimbarem) ou cartes mig-meg convite. Isso os deixou muito motivados! Evangelizaram mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram tudo que aconteceu (mas lembre-se de insistir que no conversem nunca com estranhos sem a presena de seus pais ou responsveis! o mundo perigoso, preciso vigiar!) Diga para convidarem seus amiguinhos da vizinhana, da escola, seus primos, pais, avs, tiose estranhos s quando acompanhados por responsveis. O mtodo mais eficaz de evangelizar crianas deixando a prpria criana fazer isso, ningum traz mais crianas pra igreja que a prpria criana (eu confirmei isso) Bom, continuando, quando falar de intercesso, ensine-as deixando fazerem pedidos por algo ou algum e orem com os pedidos. Procure dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com aquilo que voc ensinou

*MURAL : faa murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo: tipos de orao. Em cima a frase: -quero te ver na igreja ensine sobre intercesso e eles desenham algum que gostariam que se convertesse. -Deus me perdoe por Ensine sobre arrependimento e eles fazem um envelope, decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem dentro pelo que pedem perdo e fecham o envelope, s tia vai ler. Cada um cola o seu no mural -agradeo a Deus por Ensine sobre agradecimento, eles fazem desenhos, colam no mural e depois todos o decoram, os meninos fazem joaninhas, as meninas flores e borboletas e juntos todos vo trabalhando e dando suas idias.(existem mais tipos de orao e uma infinidade de temas)

You might also like