You are on page 1of 3

Analisesobreoformulriodeeducaodigital

FoienviadopeloGoogleviaformuladoeletrnicoumformulriocomasseguintes perguntas:1ComoogovernopreparaaescolaeosprofessoresparaousodasTICS? 2Astecnologiashojesomeioseficazesnaeducao?Ouapenasuminstrumento? 3Comooalunoimersonasociedadeimediatista,emquetudocorrerpidoe instantneo,aprende?necessriousarestastecnologiasparafavorecero aprendizado?4Ousodostabletesnoensinofundamentalemdio,podermelhorara educao?5Quaisosmtodosusadosparaensinarcomosmeiodigitaisoferecidos? dos 5 professores entrevistado , 2 responderam na qual suas reas de trabalho eram EducaoInfantileensinoSuperior Ao perguntar a professora M se as tecnologiashojesomeios eficazes naeducao? Ou apenasum instrumento? elaresponde: Soeficazes,poispodempossibilitaralm dereflexes,odesenvolvimentodepraticasquesosolidasarelaoentreeducaoe tecnologia, enfim assim sendo uma escola em sintonia com as demandas da sociedade. J o professor P da universidade federal responde: Um instrumento, pois para queaeducaosejaeficaz, necessrioumbomprofessor,umalunointeressadoe vriosinstrumentos,entreelesasTIC's. De forma generalizada as tecnologias so consideradas um instrumento de trabalho, masTornaghidefendeque:...tecnologiasnosoapenasinstrumentosquenosajudam afazer melhor o que j fazamos antes.Cadanovatecnologiatraznovosfazeres,novas produes,novasformasdepensareagir.(TORNAGHI,2010pg.6). Podemos refletir o que o professor P disse, o professor deve usar vriosinstrumentos, mas a aprendizagemrealmentedepende deum todo,especialmenteaqui destacamos a maneira em que o professor ira usar esses instrumentos, em contra partida se deve pensar que usar o instrumento das tecnologias implica um estudo, para repensar e refletir sobre sua prtica pedagogia. Assim a professora M considera eficaz o uso de tecnologias pela razo de que isso uma demanda social. algo pr claro que a tecnologia hoje est onipresente, e a sociedade esta totalmente imersa neste mundo digital, estamos em uma cultura digital, como no partir na educao esse tema que algo to presentenavidadecadaum,especialmentenavidadascrianaquesofilhos destasociedade.(BONATE,2010). Tornaghipostulaqueacibercultura: ... pode trazerparaaescola algo que muitos densprocurvamos h tempos: ambientes e instrumentos que viabilizem fazer o processoeducativocentradonoaluno,naaodoaprendizmais do que na do professor Entendemos que o aprendizoconstrutorde

seu conhecimento, ele constri seu conhecimento e a inteligncia em interao com seu entorno. O que verificamos, mais recentemente, que esta construo se d de forma ainda mais consistente e slida quando o aprendiz produz bens reais.(TORNAGHI,2010) O professor P compartilhar desta ideia com Tornaghi afirmando que o uso destas tecnologias acelera oaprendizadodoaluno,fazendocomqueomesmopossaabsorver devriasformasocontedonecessrioparaoseuaprendizado. Realmente o ser humano aprende quando constri produzindo na pratica,pois segundo VygotskyePiaget,oconhecimento se daatravs da ao, do aluno com o mundo queo rodeia,mas neste ambientedeciberculturanecessrioqueoprofessorestejaatentoe cuide que seja trabalhado tambm as relaes humanas, pois se somente se trabalha com tecnologias podemos viajar pelo mundo conhecer muitas pessoas novas e ficar indiferente ao que esta por exemplo, no computador ao nosso lado. H entretanto uma falhaao professor Pafirmarqueoalunoabsorvecontedosafirmamosqueoalunodeve construir sua aprendizagem por meio de varias formas criativas que o professor proporciona porm no possvel que um educando absorva como uma esponja o conhecimento,poiscadaumaprendedeformadiferenciadaomesmotematratado. Astecnologiasrealmentedo ao educandoaoportunidadedeaprenderedarsignificado aesteconhecimento,pormdependemuitodametodologiadoprofessor,edecomoeste professor esta preparado para esta inovao. Referente a este tema a professora R respondeO governo estpreparando as escolascomlousas digitais, e osprofessores ajudandoos a melhorar as aulas com o uso da tecnologia. porm no refere ao investimento na pessoa do professor que pode mover as TICs nas escolas, podendo parecer este investimento nas tecnologias superficial.professor P apresenta que Como sou professor de uma universidade federal, tenho que falar que o governo nos ltimos tempos estequipando as universidadesparaousodestasTIC's,montandolaboratrios, melhorando a estruturade rede e internet, adquirindosoftwares,enfim, creio queopapel do governo seja o de dar estrutura para que possamos usar as TIC's, mas que a qualificao paraisso seja o professorquetenhaquebuscar.Pormhprojetosemque incentivado a formao de professoresparaousodas novas tecnologias etambm uma politica pblica pois na LDB Lei n 9.394/96 h referenciais para Formao de Professores e o Plano Nacional de Educao constituem avanos para o desenvolvimento deumanovapropostanaformaodeprofessores.necessrioporm queoprofessorsesintaestimuladoabuscarsubsdiosparaasuaformaodocentepara servirsedoquelheumaoportunidadedemetodolgicadetrabalho.

Concluso: A cultura digital se faz necessaria para que haja uma melhor interao bem como o desenvolvimento do conhecimento, utilizando ferramentas digitais que facilitam o cotidiano. Sendoassimmeios eficientes paraproporcionarao educandosnovas formas de construir o conhecimento de forma que vai ao encontro das vivencias pessoais de cada educando, colaboram tambm na reflexo do professor, porm omesmo deve ter clarezade seu trabalho,epossuirumaformaobsicaparapodertrabalhareusufruirdo queasociedadee o governo proporciona, direcionandooseu trabalho aserviodeuma sociedademelhoremaishumanizada.

Acadmicas:CristianeMartins,DanielaRocha,JssicaDombrovski

Referncias: BRASIL.Saltoparaofuturo.Culturadigitaleescola.Braslia,2010.

BONATE,Viviane.tecnologiaeinfncia:sercriananacontemporaneidade.Recife, 2010.Disponivelem: ttps://www.google.com.br/webhp?source=search_app#hl=pt&sclient=psyab&q=crian%C3 %A7as+e+a+tecnologias&oq=crian%C3%A7as+e+a+tecnologias&gs_ SAVIANI,D.DanovaLDBaonovoplanonacionaldeeducao:porumaoutra polticaeducacional.Campinas:AutoresAssociados,1999.

You might also like