You are on page 1of 4

INTRODUO Os tratados internacionais vo de encontro proteo da pessoa humana, de modo que possam ser aplicados internamente na Constituio cumprindo

o de maneira eficaz e efetiva. No uma tarefa fcil. No se admite que o Estado deixe de cumprir suas obrigaes alegando dificuldades ou no se conformar a um tratado de direitos humanos no qual um Estado-Parte. Uma vez o tratado faz parte do ordenamento jurdico, caber aos tribunais internos conhecer e interpreta-los fielmente, de modo que fornea recursos eficazes at a ltima instncia (favorecendo aos indivduos reclamantes) antes de levar o caso aos rgos internacionais. Os tribunais internacionais de direitos humanos existentes - as Cortes Europeias, e Interamericanas de Direitos Humanos - no substituem e operam como tribunais de recursos ou de cassao de decises dos tribunais internos. Ficando assim, cargo dos rgos internacionais, a funo de superviso, nos termos dos mandatos que foram atribudos pelos tratados e instrumentos dos respectivos direitos humanos. No desenvolvimento do trabalho ser apresentado de como efetivado um tratado na Constituio Federal, de quem a competncia privativa e as etapas de como ocorre a internalizao dos tratados internacionais no ordenamento jurdico. Na fase seguinte, mostrado quais so os tratados assinados e os ratificados pelo Brasil.

DESENVOLVIMENTO No Brasil, existem dois artigos que trata-se da efetivao dos tratados na Constituio: Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; No Brasil h somente uma ordem jurdica, ou seja, que abraa o direito internacional e o direito interno. A internalizao no nosso ordenamento das normas jurdicas internacionais ocorre da seguinte maneira:

I Aps as negociaes dos tratados internacionais apresentados pelo Presidente da Repblica, ocorre a assinatura do mesmo devendo passar pelo Congresso Nacional para sua apreciao. II - Aps a assinatura, o Congresso Nacional dar um parecer sobre o acordo, se favorvel ou no ao mesmo. III- Com a aprovao do Congresso Nacional cabe ao Presidente da Repblica ratificar a assinatura do tratado. Desse momento, em diante, o Estado se vincula de forma definitiva e irrevogvel, podendo apenas fugir as suas obrigaes em casos muito especiais. IV- Com a ratificao do tratado, cabe ao Presidente da Repblica promulg-lo e public-lo no Dirio Oficial da Unio. Assim, o tratado far-se- parte do ordenamento jurdico passando a ter fora jurdica no plano internacional quanto no plano interno.

Aps Declarao Universal dos Direitos Humanos, tratados internacionais surgiram para que fosse alcanado a efetivao dos direitos humanos, um direito para todos. Os problemas ocorridos, anteriormente, no desapareceram com apenas as assinaturas de tratados. O Brasil um dos pases que est preocupado em direcionar a sua poltica externa para a proteo da dignidade humana. Ele tem uma participao efetiva em tratados e convenes sobre direitos humanos no sistema global (ONU) ou no sistema interamericano (OEA). Quanto aos tratados de alcance mundial, o Brasil assinou: a Carta das Naes Unidas (1945); a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948); Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (1966) e sua ratificao foi em 1992); Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (1966), ratificado em 1992); Conveno contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes (1984, ratificado em 1989); Conveno de eliminao de todas as formas de discriminao contra a mulher (1979, ratificada em 1984); Conveno sobre os direitos da criana (1989, ratificada em 1990); entre outros. No que diz respeito ao continente americano, o Brasil participou da Conveno Interamericana para prevenir e punir a tortura (1985, ratificada em 1989); Conveno interamericana para prevenir, punir e erradicar a violncia contra a mulher (1994, ratificada em 1995); Conveno Americana de Direitos Humanos (1969, ratificada em 1992); entre outros.

Dos tratados assinados pelo Brasil, merece destaque o Pacto de San Jos da Costa Rica, assinado na Conveno Americana de Direitos Humanos, que vem para confirmar e ampliar a Declarao Universal dos Direitos Humanos no continente americano. Os seus 82 artigos dispem, entre outros temas, sobre os deveres dos Estados e a proteo de direitos do cidado, em sua primeira parte; sobre os meios de proteo dos direitos humanos nas Amricas. A partir do processo de democratizao do pas em 1985, o Estado passou a ratificar importantes tratados internacionais de direitos humanos no que se refere do Brasil posicionar-se ao sistema internacional de proteo dos direitos humanos. A ratificao ocorrida em 1989, da Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos Cruis, Desumanos ou Degradantes. A partir desta ratificao, muitos outros importantes tratados internacionais de proteo dos direitos humanos foram tambm incorporados pelo Direito Brasileiro, sob a proteo da Constituio Federal de 1988. Assim, a partir dela foram ratificados: a) a Conveno Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, em 20 de julho de 1989; b) a Conveno sobre os Direitos da Criana, em 24 de setembro de 1990; c) o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, em 24 de janeiro de 1992; d) o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, em 24 de janeiro de 1992; e) a Conveno Americana de Direitos Humanos, em 25 de setembro de 1992; f) a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher, em 27 de novembro de 1995. Estas ratificaes fortaleceram a democracia com a ampliao e o reforo do universo de direitos fundamentais que so assegurados pela Constituio Federal. CONCLUSO Os direitos humanos uma evoluo que busca a efetivao dos mesmos no ordenamento jurdico bem como a sua efetivao e resguardando o ser humano. Fazer parte de um rgo internacional no significa que os direitos sero aplicados apesar de fazer parte do ordenamento jurdico. Os tratados internacionais tem um papel importante no tocante proteo do homem e de responsabilizar as autoridades que violarem os direitos humanos dos mesmos. Cabe cada Nao conscientizar do seu papel de modo que garanta o direito humano na sua totalidade.

BIBLIOGRAFIA http://intertemas.unitoledo.br/revista/ http://www.pensandodireito.net http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/introd.htm http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_84_.sht mm http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista3/rev6.htm

You might also like