You are on page 1of 15

Roteiro de Estudos Dir.

Empresarial 1 GQ1
Conceito de Direito Empresarial Direito Empresarial um ramo do direito privado, que regula a atividade econmica do empresrio e da sociedade empresria. Tem por objetivo, concilia a liberdade contratual com a segurana jurdica e a celeridade nos negcios. Fases evolutivas Noes histricas do Direito Comercial: Do Escambo a Moeda. Da Moeda ao Crdito (surgimento dos bancos e casas de crdito). Fases evolutivas: Corporaes de Ofcio: Seu desenvolvimento se deu na idade mdia, denominado perodo SUBJETIVO-CORPORATIVISTA: Normas direcionadas s corporaes de ofcio. Perodo Objetivo: Cdigo Civil napolenico e Teoria dos Atos de Comrcio. Cdigo Comercial Brasileiro no enumerou quais so os atos de comrcio. A enumerao ficou por conta do Regulamento n. 737/1850. O artigo 19 do Regulamento n. 737/1850 dispe que: Considera-se mercancia: 1a compra e venda ou troca de efeitos mveis ou semoventes, para os vender por grosso ou a retalho, na mesma espcie ou manufaturados, ou para alugar o seu uso; 2 as operaes de cmbio, banco e corretagem; 3 as empresas de fbricas, de comisses, de depsito, de expedio, consignao e transporte de mercadorias, de espetculos pblicos; 4 os seguros, fretamentos, riscos, e quaisquer contratos relativos ao comrcio martimo; 5 a armao e expedio de navios. Atos de comrcio subjetivos: So relativos aqueles que decorrem da ao de um comerciante e, portanto, do exerccio de sua profisso. Atos de comrcio objetivos: So aqueles que esto definidos pela lei. Atualmente, ante a promulgao do Cdigo Civil de 2002, no se fala mais em atos de comrcio, mas, sim em atos de empresa.

Direito Empresarial: Fase subjetiva moderna = Teoria da empresa. ATIVIDADE ORGANIZADA PARA PRODUO E CIRCULAO DE BENS E SERVIOS. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Da autonomia do Direito Comercial: Com o advento do Cdigo Civil de 2002, veio tona novamente a discusso sobre a autonomia do Direito Comercial. Por ltimo, a fim de consolidar a tese da autonomia do Direito Comercial, analisemos a disciplina de acordo com os seguintes aspectos: autonomia didtica; autonomia legislativa; autonomia substancial. FONTES FORMAIS DO DIREITO COMERCIAL As fontes formais se dividem em: Primrias e Secundrias. Obs: As primeiras posicionam-se em ordem de preferncia em relao s outras, traduzindo-se numa obrigatoriedade de esgot-las, antes de invocar-se uma fonte secundria. Fontes Primrias Leis A principal fonte primria de nosso Direito Comercial a lei. Existe uma profuso delas, a comear pelo prprio Cdigo Comercial de 1850, que, embora com a revogao da maioria de seus artigos, permanece vivo em sua Segunda Parte, tratando do comrcio martimo. Outras, apenas para citar algumas: a Lei no 6.404/76, que disciplina as sociedades por aes, a Lei 5.474/68, que dispe sobre duplicatas. Importa ressaltar que o Cdigo Civil de 2002, na parte que trata sobre Direito de Empresa, considerado fonte primria do Direito Comercial. Regulamentos So considerados fontes primrias justamente porque serve para tornar eficaz a norma comercial.

Os Tratados internacionais A matria comercial tambm incorporou alguns tratados internacionais, a exemplo da Lei Uniforme de Genebra, tratando de cheque, letra de cmbio e nota promissria. Fontes Secundrias Usos e costumes comerciais Estes se constituem em importante fonte do Direito Comercial. Analogia Na ausncia de outra fonte formal do Direito, permite-se a aplicao da analogia, considerada como a possibilidade de utilizar-se entendimento a respeito de um caso concreto similar, j julgad Jurisprudncia A jurisprudncia, assim entendida como a uniformidade das decises dos tribunais a respeito de determinada matria, tambm fonte secundria do Direito Comercial.o, a fim de dirimir a lide. Princpios gerais do Direito Por ltimo, os princpios gerais do Direito, que so os norteadores da construo do prprio sistema jurdico positivo vigente. Obs: Inexistindo, portanto, em um caso concreto, norma primria sobre a matria, fica a autoridade judiciria autorizada a lanar mo de uma norma secundria, de forma subsidiria. So elas: usos e costumes comerciais, a analogia, a jurisprudncia e os princpios gerais do Direito. CARACTERSTICAS DO DIREITO EMPRESARIAL COSMOPOLITISMO: normas universais. ONEROSIDADE: negcio oneroso. INFORMALISMO: sem solenidades. SIMPLICIDADE: normas de contedo simples. ELASTICIDADE: normas flexveis.

EMPRESRIO
CONCEITO DE EMPRESRIO: Em seu art. 966, caput, o empresrio considerado como quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios. O

pargrafo nico do mesmo dispositivo excluiu daquela categ oria os profissionais que exeram atividade intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Como se v, novos requisitos surgiram para classificar algum como empresrio, que podero ser somados capacidade civil, analisada adiante. REQUISITOS DO EMPRESRIO Profissionalismo: O titular do negcio dever faz-lo no em carter eventual, mas habitualmente, assumindo o ofcio como sua profisso. Portanto, permanece consagrado o requisito, agora no Cdigo Civil de 2002, que prescreveu, em seu art. 966, caput, a forma profissional de atuao do empresrio. Organizao: Significa a necessidade de o exercente da atividade econmica aparelhar-se de forma adequada para o desempenho de sua profisso. No se concebe um empresrio, seja pessoa fsica ou jurdica, desprovido de um conjunto de bens organizados destinados ao exerccio da empresa. Em outras palavras, todo empresrio dever dispor de estabelecimento empresarial, definido no art. 1.142 do Cdigo Civil, como o complexo de bens organizados para o exerccio de empresa, por empresrio ou por sociedade empresria. Atividade econmica :Nos termos do art. 966 do CC/2002 que apresenta os elementos caractersticos ao empresrio, aqui entendido como a pessoa fsica que exerce em seu prprio nome uma atividade econmica organizada, para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Capacidade: Requisito fundamental correta atuao empresarial, na qualidade de empresrio individual ou administrador de sociedade, o pleno gozo da capacidade civil. A regra, contida no art. 972 do Cdigo Civil, deve ser conjugada com as disposies sobre personalidade e capacidade na esfera civil, previstas nos arts. 1 a 10 do Cdigo. O art. 5 do Cdigo prev que a menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil.

No entanto, o pargrafo nico do mesmo artigo traz hipteses de aquisio da capacidade civil antes da maioridade, quais sejam: a) pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; b) pelo casamento;c) pelo exerccio de emprego pblico efetivo; d) pela colao de grau em curso de ensino superior; ou e) pelo estabelecimento civil ou comercial, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria. Continuao da empresa por incapaz: O art. 972 vedou o exerccio da atividade de empresrio aos juridicamente incapazes. De outra maneira, o art. 974 permitiu aos interditos, cuja incapacidade foi superveniente ao exerccio da atividade empresarial, ou aos menores tutelados, que tiveram seus pais falecidos ou ausentes, dar continuidade empresa, desde que devidamente assistidos ou representados, conforme a incapacidade seja relativa ou absoluta. Para configurao da hiptese, a lei exige autorizao judicial que, como tal, poder ser revogada a qualquer momento pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. Situao curiosa ocorre quando o representante ou assistente do incapaz estiver legalmente impedido de exercer a atividade empresarial. Nesse caso, essa pessoa dever indicar um ou mais gerentes, que se submetero aprovao judicial. Ainda assim permanece o representante ou assistente responsvel pelos atos dos gerentes nomeados. O empresrio rural: O art. 971 do Cdigo Civil contm redao nos seguintes termos, a respeito dos intitulados empresrios rurais: O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro.

PROIBIDOS E IMPEDIDOS DE EXERCER A EMPRESA Como exposto acima, o artigo 972 do Cdigo Civil tambm dita que no podem ser empresrios os LEGALMENTE IMPEDIDOS. o que chamamos de IMPEDIMENTOS EMPRESARIAIS as hipteses em que a pessoa capaz no pode exercer a atividade empresarial, so elas: 01) Deputados e Senadores no podem ser diretores ou controladores de empresas que tenham relao com o Poder Pblico (art.54, II, a, CF); 02) Funcionrios Pblicos no podem ser empresrios individuais, nem diretores ou controladores de sociedades empresariais, podem ser cotistas ou acionistas; 3) Membros da Magistratura e do Ministrio Pblico no podem ser empresrios individuais, nem diretores ou controladores de sociedades empresariais, podem ser cotistas ou acionistas. 4) Militares da ativa, inclusive constituindo crime militar; 5) Corretores e leiloeiros so proibidos de exercer. 6) Mdicos em relao farmcia e laboratrios. 7) Os falidos no reabilitados no podem nem ser scios; s aps o trnsito em julgado da sentena que extinguir suas obrigaes civis e penais (aps sua reabilitao). 8) Estrangeiros com relao pesquisa e lavra de recursos minerais e hidrulicos, empresa jornalstica de radiofuso (s pode ser scio com, no mximo, 30% do capital social). 9) Empresrios individuais e sociedades que sejam devedoras da previdncia social. Esses impedimentos so pessoais, no se estendem aos parentes. Se as pessoas impedidas exercerem a atividade empresarial, o que acontece?Respondem pessoalmente pelas obrigaes assumidas (artigo 973 do Cdigo Civil).

PREPOSTOS DO EMPRESRIO CONCEITO: Podemos definir preposto como sendo aquele que representa o titular, dirige um servio, um negcio, sempre praticando atos por delegao de pessoa competente, denominada, preponente. O preposto pode ser um auxiliar direto, um empregado, subordinado, pessoa que recebe ordens de outra ou um profissional liberal responsvel por uma determinada atividade, ou seja, os colaboradores permanentes ou temporrios da empresa, com ou sem vnculo empregatcio,

aos quais so delegados pelo empresrio ou pela sociedade empresria, poderes de representao da empresa perante terceiros. PREPONENTE: quem constitui o preposto, em seu nome, por sua conta e sob sua dependncia, para ocupar-se dos negcios relativos a suas atividades, ou seja, a sociedade empresria ou o empresrio, podendo ainda ser identificado como o patro, empregador ou titular do negcio. bom lembrar que a condio de preposto personalssima no podendo ele, sem autorizao escrita do preponente, fazer-se substituir no desempenho da preposio. Na hiptese em que o preposto pe outra pessoa em seu lugar para atuar como tal, sem o consentimento expresso, ser pessoalmente responsvel pelos atos do substituto e pelas obrigaes que este venha a contrair. A matria encontra-se disciplinada pelos arts. 1.169 a 1.178 do Cdigo Civil de 2002, que faz citao expressa a dois tipos de prepostos do empresrio; o gerente e o contabilista. Isso no significa a excluso dos demais colaboradores, tais como escriturrios, pessoal tcnico, vendedores etc. Na verdade, a escolha do legislador foi detalhar as responsabilidades e limitaes de dois prepostos mais importantes e diretamente ligados ao empresrio, sabendo-se. Prev o art. 1.178 a responsabilidade do preponente (empresrio) pelos atos de quaisquer prepostos, quando praticados dentro do estabelecimento, desde que relativos atividade da empresa, mesmo que no haja autorizao por escrito. Fora do estabelecimento, somente se forem cometidos nos limites dos poderes conferidos. GERENTE: Desempenha de atividades administrativas, relacionando-se com clientes e funcionrios ou at representando o empresrio em tarefas externas. O gerente no considerado um administrador e sim um preposto que embora cuide de parte da gesto dos negcios, estar sempre subordinado aos administradores. Possui vnculo empregatcio com a sociedade empresria ou com o empresrio individual.

Assim, de acordo com o artigo 1.172 do Cdigo Civil, considera-se gerente o preposto permanente no exerccio da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agncia. No havendo disposio legal exigindo poderes especiais, em princpio considera-se o gerente autorizado a praticar todos os atos necessrios ao exerccio dos poderes que lhe foram outorgados. recomendvel que ao se nomear o gerente, seus poderes devem ser expressos na procurao, e mais, que sejam tornados do conhecimento de todos que operam com a empresa. As limitaes contidas na outorga de poderes, para serem opostas a terceiros, dependem do arquivamento e averbao do instrumento no Registro Pblico de Empresas Mercantis, salvo se provado serem conhecidas da pessoa que tratou com o gerente. CONTADOR: O contabilista o profissional responsvel por toda a escriturao dos livros empresariais. Deve ser profissional em cincias contbeis, legalmente habilitado e inscrito no rgo regulamentador correspondente. Pode ser empregado da empresa, ou simplesmente um prestador de servios. Prev o art. 1.178 a responsabilidade do preponente (empresrio) pelos atos de quaisquer prepostos, quando praticados dentro do estabelecimento, desde que relativos atividade da empresa, mesmo que no haja autorizao por escrito. Fora do estabelecimento, somente se forem cometidos nos limites dos poderes conferidos. O contabilista o profissional responsvel por toda a escriturao dos livros empresariais. Deve ser profissional em cincias contbeis, legalmente habilitado e inscrito no rgo regulamentador correspondente. Pode ser empregado da empresa, ou simplesmente um prestador de servios. Os assentos lanados pelo contabilista nos livros e fichas do empresrio, salvo se realizados de m-f, produzem os mesmos efeitos como se fossem por aquele lanados. ATO CULPOSO: Como regra geral de responsabilidade na relao de preposio, o pargrafo nico do Art.1178 do C.C, deste artigo estabelece que haver responsabilidade objetiva da empresa quando o preposto venha a causar dano a terceiro em virtude de ato culposo, cabendo ao preponente indenizar os prejuzos causados, com ao regressiva contra o responsvel.

ATO DOLOSO: Ocorrer situao de solidariedade, devendo o preponente ser demandado juntamente com o preposto para o ressarcimento de prejuzos provocados a terceiros. LIVROS EMPRESARIAIS Uma delas a manuteno de um sistema de contabilidade baseado na correta escriturao de seus livros, conforme acentua o art. 1.179 do CC/2002. Esses podem ser utilizados livremente pelos empresrios, que tero a faculdade de adotar as espcies que considerarem convenientes para seu negcio, desde que escriturem aqueles livros considerados obrigatrios para sua atividade. Dessa forma, o art. 1.180 do CC/2002 manteve a j conhecida obrigatoriedade de escriturao do Livro Dirio (pode ser substitudo por fichas, a fim de viabilizar a escriturao eletrnica) para todos os empresrios, indistintamente, assim como para as sociedades empresrias. DOS LIVROS EMPRESARIAIS a) Obrigatrios comuns: Atualmente, por fora do j citado art. 1.180 do CC/2002, o nico livro empresarial que se encaixa nessa categoria o Dirio. b) Obrigatrios especiais: O rol dos livros includos nessa categoria extenso e variado. Podemos discriminar: Registro de Duplicatas exigido dos empresrios que emitem duplicatas; Entrada e Sada de Mercadorias para proprietrios de armazns gerais; Dirio de Entrada, Dirio de Sada, Dirio de Leilo, Contas Correntes, Livro Talo e Protocolo para os leiloeiros; Cadernos Manuais e Protocolo para os corretores de mercadorias; Registro de Aes Nominativas, Transferncia de Aes Nominativas, Presena dos Acionistas, Atas de Assemblias Gerais etc. para as sociedades annimas. c) Facultativos: Livre escolha do empresrio: Razo, Caixa, Contas Correntes, Borrador, Estoque.

Dirio de Entrada, Dirio de Sada, Dirio de Leilo, Contas Correntes, Livro Talo e Protocolo para os leiloeiros; Cadernos Manuais e Protocolo para os corretores de mercadorias; Registro de Aes Nominativas, Transferncia de Aes Nominativas, Presena dos Acionistas, Atas de Assemblias Gerais etc. para as sociedades annimas.

c) Facultativos: Livre escolha do empresrio: Razo, Caixa, Contas Correntes, Borrador, Estoque.

REQUISITOS PARA ESCRITURAO ART. 1.183 do Cdigo Civil. Tm a ver com a maneira de preenchimento dos livros, devendo ser feita em idioma e moeda nacionais, em forma contbil, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borres, rasuras, emendas ou transporte para as margens. Art. 1.181 determinou a necessidade de autenticao, antes do incio de uso, no Registro Pblico de Empresas Mercantis (s poder faz-lo quem j tiver registro no mesmo rgo). DESCUMPRIMENTO DAS FORMALIDADES ESCRITURAIS Descumprida qualquer das formalidades enunciadas, relativamente aos livros obrigatrios, vejamos quais as consequncias para o empresrio ou para a sociedade empresria: no far prova a favor de seu autor (art. 379 do CPC); no poder, a partir da anlise de seus livros, verificar judicialmente obrigaes de seus devedores (ao de verificao de contas), para fins de petio de falncia daqueles (art. 1o, 1o, II, da LF). OBS: LF = OBRIGAES REGISTRAIS Art. 967 do Cdigo Civil: obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade.

10

Art. 1.179 do Cdigo Civil: O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. DOS REGISTROS EMPRESARIAIS Afirma o artigo 967 do Cdigo Civil: obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. O Registro de Empresas composto de rgos que tm por finalidade registrar os atos dos empresrios, assegurando a publicidade, a autenticao, a segurana e a validade destes, surtindo efeitos perante terceiros, protegendo seus interesses e o crdito na praa. O Registro de Empresas regulamentado pela Lei n 8.934/94 (LRE). Sistema Nacional de Registro Mercantil (SINREM) composto pelos seguintes rgos: 01) Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC), na esfera federal, ligado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; 02) Juntas Comerciais, na esfera estadual.

11

DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO COMRCIO

O Departamento Nacional do Registro do Comrcio conformidade com a Lei 8.934/94, tem como finalidade:

(DNRC),

de

I - supervisionar e coordenar, no plano tcnico, os rgos incumbidos da execuo dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; II - estabelecer e consolidar, com exclusividade, as normas e diretrizes gerais do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; III - solucionar dvidas ocorrentes na interpretao das leis, regulamentos e demais normas relacionadas com o registro de empresas mercantis, baixando instrues para esse fim; IV - prestar orientaes s Juntas Comerciais, com vistas soluo de consultas e observncia das normas legais e regulamentares do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; V - exercer ampla fiscalizao jurdica sobre os rgos incumbidos do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, representando para os devidos fins s autoridades administrativas contra abusos e infraes das respectivas normas, e requerendo tudo o que se afigurar necessrio ao cumprimento dessas normas; VI - estabelecer normas procedimentais de arquivamento de atos de firmas mercantis individuais e sociedades mercantis de qualquer natureza; VII - promover ou providenciar, supletivamente, as medidas tendentes a suprir ou corrigir as ausncias, falhas ou deficincias dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; VIII - prestar colaborao tcnica e financeira s Juntas Comerciais para a melhoria dos servios pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; IX - organizar e manter atualizado o cadastro nacional das empresas mercantis em funcionamento no Pas, com a cooperao das Juntas Comerciais; X - instruir, examinar e encaminhar os processos e recursos a serem decididos pelo Ministro de Estado da Indstria, do Comrcio e do Turismo, inclusive os pedidos de autorizao para nacionalizao ou instalao de filial, agncia, sucursal ou estabelecimento no Pas, por sociedade estrangeira, sem prejuzo da competncia de outros rgos federais; XI - promover e efetuar estudos, reunies e publicaes sobre assuntos pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

12

OBS: Haver uma Junta Comercial em cada Estado, com sede na Capital, subordinando-se, administrativamente, ao Governo do Estado e, tecnicamente, ao DNRC. As Juntas Comerciais podero resolver pela criao de Delegacias, rgos locais do registro do comrcio, nos termos da legislao estadual respectiva. DAS JUNTAS COMERCIAIS As Juntas Comerciais tm como atribuio legal (Lei 8.934/94): I - executar os servios previstos no art. 32 desta Lei; II - elaborar a tabela de preos de seus servios, observadas as normas legais pertinentes; III - processar a habilitao e a nomeao dos tradutores pblicos e intrpretes comerciais; IV - elaborar os respectivos Regimentos Internos e suas alteraes, bem como as resolues de carter administrativo necessrias ao fiel cumprimento das normas legais, regulamentares e regimentais; V - expedir carteiras de exerccio profissional de pessoas legalmente inscritas no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; VI - o assentamento dos usos e prticas mercantis. A estrutura bsica das Juntas Comerciais ser integrada pelos seguintes rgos: I - a Presidncia, como rgo diretivo e representativo; II - O Plenrio, como rgo deliberativo superior; III - as Turmas, como rgos deliberativos inferiores; IV - a Secretaria-Geral, como rgo administrativo; V - a Procuradoria, como rgo de fiscalizao e de consulta jurdica. REGISTROS EMPRESARIAIS O Registro compreende: I - a Matrcula e seu Cancelamento: dos leiloeiros, tradutores pblicos e intrpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazns-gerais; II - o Arquivamento: a) dos documentos relativos constituio, alterao, dissoluo e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas; b) dos atos relativos a consrcio e grupo de sociedade; c)Dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil; d) Das declaraes de microempresa;

13

e)De atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s empresas mercantis; III - A autenticao dos instrumentos de escriturao das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comrcio, na forma de lei prpria. O Cdigo Civil, em seu artigo 968 1, trata de um novo ato, denominado de AVERBAO, que uma espcie de arquivamento, tendo como finalidade a anotao de uma modificao, uma nova situao da inscrio do empresrio.

REGIMES DECISRIOS DAS JUNTAS COMERCIAIS 1. A Lei de Registro de Empresas prev dois regimes de deciso das Juntas Comerciais para os atos de registro: deciso colegiada e deciso singular. 2. As Juntas Comerciais so constitudas de, no mnimo, 11 e, no mximo, 23 vogais, que compem o Plenrio, sendo este dividido em Turmas compostas por 03 membros, competentes para a deciso colegiada, tomada por maioria de votos. 3. As decises colegiadas so tomadas no caso de arquivamentos de atos das

sociedades annimas e consrcio de empresas, bem como de atos relacionados s transformaes, fuses, cises e incorporaes de sociedades empresrias de qualquer espcie. 4. J as decises singulares, tomadas pelo Presidente da Junta ou por um vogal por ele designado, compreendem todos os outros atos de arquivamento, matrcula e autenticao.

OBS: O empresrio que no se inscrever no Registro de Empresas e, mesmo assim, exercer a atividade empresarial, ser considerado um empresrio irregular. CONSEQUNCIAS DA IRREGULARIDADE DA ESCRITURAO 1) No poder ser beneficiado pelo instituto da recuperao judicial, nem poder requerer a falncia de um devedor seu; 2) No poder ter seus livros autenticados; 3) Se for requerida sua falncia, essa ser sempre fraudulenta; 4) Os scios da sociedade irregular respondero, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes da sociedade; 5) Impossibilidade de inscrio no CNPJ;

14

6) Impossibilidade de cadastro no INSS; 7) No podero participar de licitaes pblicas, entre outros.

15

You might also like