You are on page 1of 3

Sntese do texto Os paradigmas da Cincia: a influncia na sociedade e na educao A importncia da educao no sculo XX foi um tema que despertou a ateno,

as pessoas passaram a perceber a relevncia da escolarizao na vida de todos, ainda que tenhamos a conscincia da importncia da educao, ela j foi reorganizada e ainda necessita de organizao em suas estruturas bsicas. Ainda sofremos influencias pelo mtodo newtoniano- cartesiano, que segundo Behrens (2009, p.17) caracteriza-se como a separao entre mente e matria e a diviso do conhecimento em campos especializados em busca de uma maior eficcia, que com esta viso, mudou a mentalidade da comunidade cientfica a no s uma fragmentao da verdade, mas tambm de si mesmo, dos valores e sentimentos. O paradigma newtoniano-cartesiano, foi vislumbrado como uma trajetria importante no processo de evoluo do pensamento humano. Para Cardoso (in: Behrens, 2009, p.18) em resumo, o paradigma cartesiano-newtoniano orienta o saber e a ao propriamente pela razo e pela experimentao, revelando assim o culto do intelecto e o exlio do corao, a partir desta colocao possvel observar que, para este paradigmaoniano, o importante era a racionalidade e as sentimentalidades foram excludas. A partir desta concepo, vieram os grandes avanos cientficos e tecnolgicos, e as grandes crises e depredaes dos ambientes fsicos, sociais e interiores. Com isso, durante o sculo XX a produo em massa e a fragmentao da Educao elevada a racionalidade e ao pensamento reducionista, quando a educao passou a ser pura e simplesmente ensino para o trabalho e no para a vida. Behrens (2009) afirma sobre o pensamento newtoniano-cartesiano e suas influencias:
A forte influencia do pensamento newtoniano-cartesiano, fragmentou o saber, repartiu o todo, dividiu os cursos em disciplinas estanques, em perodos e em sries. Levou as universidades a se organizarem dividindo a Cincia em centros, departamentos, divises e sees. E com esse processo burocrtico e robtico restringiu cada profissional a uma especialidade, impulsionando a especificidade, perdendo a conscincia global, e provocando o afastamento da realidade em toda sua plenitude. (p.22)

Atualmente, ainda vemos vestgios deste paradigma em nossa Educao, nas escolas a estrutura ainda por sries e a partir do 6 ano do Ensino Fundamental, a aula dividida em disciplinas, com um nmero x de minutos para cada professor que antes de sair apaga o quadro negro e ao trmino do perodo, sai da sala deixando-a para dar lugar a outro professor que faz o mesmo. Muitas de nossas escolas, ainda no ocorre a to falada interdisciplinaridade, para

muitos, mais fcil entrar em sala, despejar seu contedo e sair assim que bater o sinal para dar lugar a outro colega que far o mesmo, do que criar projetos que possibilitem uma aprendizagem efetiva e conectada, onde todos trabalham um mesmo assunto, em suas reas de estudo, dando continuidade assim ao aprendizado durante todo um dia letivo. Muito do fazer pedaggico do professor, est ligado reproduo de conhecimento, onde o professor fala e o aluno repete, sem aprender, vive numa memorizao de contedo que afeta significativamente a vida escolar e psescolar dos educandos, que formam-se e saem com uma bagagem de decoreba de nossas escolas. Outro ponto do paradigma newtoniano-cartesiano a partir de Behrens (2009, p.24) a separatividade que impregna a educao e propem uma ruptura entre o ensinar e o formar. O intelecto confiado s escolas e os sentimentos, reservados formao familiar. Este pensamento, ainda muito contemporneo, e consolida-se quando dizemos que educao vem de casa e aprender na escola. No h como separar escola e famlia, os pais (ou responsveis) e professores so agentes indispensveis na formao cidad do educando, educar para a vida, tambm exige do professor ser alm de mediador do aprendizado, um pouco pai e me de cada aluno. Durante os cinquenta ltimos anos do sculo XX, o progresso cientfico-tecnolgico, que com rapidez, transformou-se em uma revoluo tecnolgica e atingiu grandes parcelas da populao. Behrens (2009, p. 27) diz que o mundo eletrnico facilitou a comunicao e encurtou distncias, ainda pode-se complementar com a seguinte colocao da autora a exploso dos conhecimentos em todas as reas e o bombardeio de informaes afetam profundamente as bases culturais da humanidade. Apesar de toda esta disponibilidade de informaes, desta rapidez em obter diversos contedos ao toque das mos, isto no satisfez a humanidade, ainda trouxe novos desafios e angstias, que levaram os homens ao estresse, a competio, ao pensamento isolado e fragmentado, que o impediram de ver o mundo como uma totalidade e extinguiu a responsabilidade dos atos de cada ser humano da sociedade. Para que um paradigma possa ser rompido, necessrio um conjunto de problemas para os quais a cincia vigente no encontra solues, assim com todas as mudanas e problema, oriundos do processo de evoluo do pensamento e das novas tecnologias, um novo paradigma fora proposto, firmados em explicaes e preposies fsicas e novas teorias que desmoronam a racionalizao do pensamento newtoniano-cartesiano. O paradigma newtoniano-cartesiano, d espao a uma nova percepo de mundo, oriunda da teoria evolucionista de Darwin, passando pela teoria da relatividade de Albert Einstein e a teoria da fsica quntica de Planck e contribuda por Prigogine, que propem a

incluso da probabilidade e da irreversibilidade nas leis da natureza, e no das verdades absolutas como antes. Para Moraes (In: Behrens, 2009) a proposta de Prigogine resume-se a:
Alm de pluralista, a teoria de Prigogine nos induz a uma percepo de que, em vez de eternidade, temos a histria, no lugar do mecanismo, temos a interpenetrao, a interconexo, a espontaneidade e a auto-organizao. Da reversibilidade, passamos para a irreversibilidade e evoluo. Em vez da ordem no universo temos a desordem crescente, a criatividade e o acidente. No lugar da estabilidade e do determinismo, encontramos a instabilidade, as flutuaes e as bifurcaes, levando-nos a compreender a existncia de uma mudana de perspectiva como caracterstica da segunda metade do sculo XX. (p.32)

Com este novo pensamento, surge a mxima que o grande impacto do pensamento sistmico foi o de que as propriedades das partes podem ser entendidas apenas a partir da organizao do todo (Behrens, 2009, p.33), viso esta oposta ao pensamento analtico. Ainda percebe-se que para que o todo exista ele deve estar em cada uma das partes (Cardoso, In: Behrens, 2009, p. 34). Para concluir este pensamento Behrens (2009, p. 34) afirma que portanto, o mundo concebido em termos de conexo, inter-relaes, teias, movimentos, fluxo de energia, em redes interconectadas, e em constante processo de mudana e de transformao. Como observado durante o captulo, um paradigma s superado quando outro estudo o supera, mas este toma para se consolidar, aspectos relevantes do anterior. A partir da quebra do paradigma newtoniano-cartesiano, abriu-se uma gama de outras vertentes de pensamento que guinaram a cincia, que trouxeram novos olhares a verdades antes absolutas e inquestionveis. Sendo assim, as teorias que contriburam para as reas da fsica, da matemtica, da qumica e da biologia, tomaram avanos da cincia a partir das teorias evolucionista, da relatividade, da quntica e das estruturas dissipativas, para trazer um novo paradigma na educao. Todas elas apresentam caractersticas em comum que para Behrens (2009, p.37) o pressuposto da superao do pensamento mecanicista e a busca de um pensamento sistmico e contextualizado que priorize o todo. E esta viso de abrangncia do todo, que ainda precisamos ter em nossas escolas, no nosso cotidiano letivo e no nosso fazer pedaggico.

You might also like