You are on page 1of 20

O que tica?

Meta da aula

Esclarecer o conceito de tica como o campo de estudo filosfico que tem por objetivo explicitar os pressupostos das diversas morais elaboradas pelos homens.

objetivos

Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de: 1. analisar o conceito de tica em sua relao com o conceito de moral; 2. conhecer algumas das importantes concepes que se ocuparam da reflexo acerca da moral e dos princpios que fundamentam o comportamento moral: Scrates, Plato, Aristteles, a reflexo do cristianismo e a filosofia moral de Kant; 3. estabelecer a distino entre as reflexes ticas racionalista e crist; 4. reconhecer a crtica nietzschiana acerca das ticas crist e racionalista.

AULA

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

INTRODUO

Podemos entender o conceito de moral como um conjunto de normas e princpios que devem ser adotados livre e conscientemente pelos indivduos e que possuem a finalidade de servir de guia para o comportamento humano em sociedade. Dando continuidade a essa temtica, nesta aula analisaremos o conceito de tica (ou Filosofia Moral) como um ramo da Filosofia que se ocupa com a reflexo acerca da experincia moral e dos princpios que fundamentam a conduta moral. A moral diz respeito quelas regras que nos orientam acerca do que bom ou mau, justo ou injusto. Ou seja, diz respeito a valores adotados e compartilhados em uma determinada cultura ou sociedade. Mas o que o bem, o mal ou o justo? A moral concebida como uma construo histrica. Isso significa tambm dizer que o contedo das normas morais pode se apresentar sob diversos aspectos, dependendo da sociedade ou comunidade em que se apresenta. Mas, de acordo com essa anlise, se os sistemas morais no so imutveis ou fixos, uma vez que esto relacionados com as transformaes histrico-sociais, no podemos conceber as ideias de bem, de mal ou de justia seno como relativas a um tempo e a um lugar determinado? E mais: o que o bem? Como eu posso avaliar a validade das regras e das normas pertencentes minha comunidade? De onde surgem as normas morais? Elas podem ser modificadas? Quando fazemos essas perguntas, estamos entrando em um campo de estudo, pertencente Filosofia, que se ocupa da reflexo acerca da moral e dos princpios que fundamentam o comportamento moral. Assim sendo, ingressaremos nesse campo de estudo filosfico partindo de uma anlise do conceito de tica para, logo aps, refletirmos acerca de algumas das concepes filosficas sobre a moral que marcaram os grandes perodos histricos.

O QUE TICA?
O termo tica se origina do grego ethikos, que quer dizer costume, conduta, comportamento. A tica ou filosofia moral surge quando passamos a questionar o que so os valores morais, o que o bem e o mal, de onde surgem os valores etc. Ou seja, trata-se de um campo de estudo filosfico que se ocupa da reflexo sobre os sistemas morais, procurando compreender a fundamentao das regras e valores que sustentam cada sistema. Ao destacarmos que a tica consiste em uma reflexo acerca da conduta moral, importante salientar que uma tal reflexo no cria ou estabelece os valores e normas prprios moral. A tica se defronta com uma experincia moral caracterstica de uma sociedade ou cultura determinada e, a partir de sua anlise e reflexo, procura determinar as suas origens, a

116 CEDERJ

seus juzos morais, o princpio que governa a mudana das suas normas etc. Podemos dizer, assim, que a tica se define como a cincia da moral, ou seja, um conhecimento que, ao avaliar a experincia histrico-social da moral, almeja o rigor, a coerncia e a fundamentao de uma proposio cientfica. J os juzos morais, ao contrrio, no apresentam esse carter prprio de uma investigao metdica e conceitual. Os juzos morais, juntamente com seus princpios e regras, so o objeto de investigao da tica ou filosofia moral. Contudo, se a misso da tica explicar e investigar o comportamento moral, ela pode influir na prpria moral, embora no possa ser reduzida a um conjunto de regras e prescries. Em suma, a moral no cientfica, mas sua procedncia, seus fundamentos e sua evoluo podem ser estudados por meio de uma abordagem objetiva e sistemtica, prpria de uma investigao cientfica. E compete tica, como parte da filosofia especulativa, questionar e investigar a moral como um fenmeno que se manifesta na vida humana em seu aspecto social. Nesse sentido, se faz necessrio conhecer as importantes contribuies do pensamento filosfico para a compreenso da moral e para o esclarecimento de conceitos como os de bem, mal, liberdade, valor, conscincia etc. Alm dessas noes, a tica tambm refletir a respeito de outros temas e questes relacionadas com a moral, como o problema da significao e da validade dos juzos morais, valendo-se, para isso, de disciplinas filosficas especficas como, por exemplo, a filosofia da linguagem, a teoria do conhecimento e a lgica, a qual estudaremos mais detidamente no transcurso de nossa disciplina.

CEDERJ 117

AULA

fundamentao das suas normas e valores, os critrios de justificao dos

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

A TICA GREGA: OS SOFISTAS E SCRATES

Figura 5.1: Segundo o filsofo Scrates (470-339 a.C.), conhecendo a essncia humana possvel chegar a uma moral universal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Socrates_Louvre.jpg

O questionamento acerca dos problemas ticos surge de uma forma mais sistematizada na filosofia grega a partir de Scrates e dos sofistas (sculo V a.C.). O termo sofistas, conforme vimos na Aula 3, foi atribudo, desde Scrates e Plato, a um movimento intelectual representado por mestres itinerantes que se dedicavam a ensinar a arte da argumentao e da retrica, visando desenvolver nos cidados a habilidade retrica e, dessa maneira, a capacidade para influir nas decises da vida pblica. Embora os sofistas tenham contribudo muito para o desenvolvimento dos estudos da linguagem e da oratria, esse termo passa a adquirir uma conotao pejorativa a partir da crtica de Scrates a estes educadores. Conforme Scrates, o ensino praticado pelos sofistas se limitava transmisso de uma mera habilidade retrica cujo objetivo consistia apenas em persuadir ou convencer o ouvinte daquilo que se est afirmando e, por essa razo, no conduzia ao verdadeiro conhecimento. Para esse filsofo, a tcnica de desenvolvimento de argumentos, que tem como objetivo somente preparar o cidado para convencer o oponente em uma discusso, conduz apenas a uma verdade consensual, resultado da persuaso. Assim, em oposio aos sofistas, que concebiam os princpios morais como resultantes de convenes sociais e afirmavam no existir normas e verdades universalmente vlidas, Scrates sustentava ser a prpria natureza humana a base da moral. Para ele, existe

118 CEDERJ

um saber universalmente vlido, um saber que pode ser atingido a partir do conhecimento da essncia humana. Em outros termos, conhecendo a essncia humana possvel chegar a uma moral universal. Um fragmento deixado por um conhecido sofista, Protgoras, afirma que o homem a medida de todas as coisas, isto , tudo o que pode ser considerado justo ou injusto, bom ou ruim, depende do julgamento pessoal de cada um. Segundo esse fragmento, nosso conhecimento acerca das coisas e dos fatos depende das circunstncias em que nos encontramos e, por essa razo, pode variar de acordo com o momento ou situao. De acordo com Scrates, porm, essa afirmao conduz a um total desregramento social, uma vez que indica que deve ser incumbncia de cada um decidir o que melhor em cada situao. Para ele, no entanto, possvel construir uma moral universal, ou seja, uma moral que seja vlida para todos, com base no conhecimento daquilo que essencial a todos os homens, independente de suas diferenas. Mas o que , para Scrates, essencial no ser humano, independente de suas particularidades? Segundo seu pensamento, ao prescindirmos das diferenas entre os seres humanos e buscarmos conhecer aquilo que compartilhado por todos, possvel afirmar que o homem essencialmente razo. A partir de tais pressuposies, Scrates afirma que a razo que deve fundamentar as normas e costumes morais. A tica, na medida em que estiver fundada na razo humana, entendida como um conhecimento que est acima dos interesses e desejos individuais, pode estabelecer regras e princpios universais, vlidos para todas as pessoas. Por isso, a tica socrtica considerada racionalista, ou seja, fundamentada na razo humana.

!
Mas, de acordo com a definio que foi apresentada inicialmente do conceito de tica como a reflexo filosfica acerca dos costumes e regras morais, como tal reflexo se apresenta no pensamento filosfico de Scrates?

CEDERJ 119

AULA

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

Para respondermos a essa questo, importante lembrar que nos comportamos e construmos nossos projetos existenciais de acordo com as orientaes que o mundo nos oferece e de acordo com as condies em que vivemos no mundo. Nossas aes so guiadas pelos costumes e valores prprios sociedade em que vivemos. Somos educados para respeitar e reproduzir tais valores aceitos como bons por nossa sociedade. Muitas vezes reproduzimos tais valores durante toda nossa existncia sem nunca refletir sobre seus fundamentos ou sua validade. Nesse sentido, Scrates, ao questionar seus discpulos acerca dos valores nos quais eles acreditavam como, por exemplo, o que a justia?, o que o bem?, o que a amizade? por meio da indagao sobre a essncia ou o significado de tais virtudes (ou valores), estava inaugurando uma reflexo tica (ou uma filosofia moral). Scrates conduzia os atenienses a um questionamento sobre o sentido dos costumes estabelecidos e as condutas que levavam os homens a respeitar ou transgredir os valores da sociedade. Do mesmo modo, interrogava seus alunos para saber se possuam conscincia da finalidade e do significado de seus comportamentos e assim pudessem avaliar se o carter de suas aes realmente virtuoso. Para Scrates, o homem age virtuosamente s quando se interroga e conhece o que o bem. Em outras palavras, para ele, somente quem conhece o bem capaz de pratic-lo e aspir-lo. Em resumo, o pensamento filosfico socrtico inaugura a tica ou filosofia moral ao delimitar o ponto de partida que determina o campo no qual valores e normas morais podem ser estabelecidos: a conscincia do agente moral. Para Scrates, um sujeito s tico ou moral quando sabe o que faz, conhece as causas, o significado e as finalidades de sua ao. A virtude o conhecimento do bem e o maior vcio a ignorncia. Para ele, age mal quem ignora o bem; por conseguinte, o ignorante vicioso (ou incapaz de virtude), mas pode agir de modo virtuoso quando passa a compreender o significado de suas aes e a essncia dos valores morais. Isso significa dizer tambm que, para Scrates, a virtude pode ser ensinada ou transmitida. Na tica socrtica encontram-se entrelaados a bondade, o conhecimento e a felicidade. Ao conhecer o bem o homem no pode deixar de aspir-lo e, ao buscar o bem, sente-se realizado e, portanto, feliz.

120 CEDERJ

Atendem aos Objetivos 1, 2 e 3 1. Definimos a moral como um conjunto de regras que orientam as aes do indivduo segundo os valores do bem e do mal, prprios a cada sociedade. J nesta aula, introduzimos uma outra noo (o conceito de tica) que possui estreita conexo com o conceito de moral. Esclarea essa relao procurando definir com suas palavras o que a tica. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2. De acordo com o texto lido at o momento, explique por que as concepes socrtica e sofista so interpretadas como racionalistas. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________
RESPOSTAS COMENTADAS

1. A resposta a essa questo requer uma leitura atenta do texto O que tica. Nesse texto analisamos tanto o significado da moral entendido como um conjunto de regras e valores que orientam as aes humanas quanto a noo de tica como uma reflexo acerca da moral. Depois de reler o texto, destaque os principais argumentos que sustentam essas interpretaes e construa sua resposta com base em tais argumentos. 2. Para o levantamento dos argumentos que justificam esta afirmao, reflita sobre a questo do desenvolvimento do comportamento humano em ressonncia com as transformaes das mais diversas sociedades e culturas.

CEDERJ 121

AULA

ATIVIDADES

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

A TICA EM PLATO

Figura 5.2: O filsofo Plato (427 a.C.) destacou o aspecto racional da vida moral e defendeu a ideia de que o homem se torna virtuoso quando se subordina ao Estado e purifica-se da matria para contemplar os princpios mais elevados. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Platon-2.jpg

O filsofo Plato nasceu no contexto da Grcia Antiga, no ano de 427. a.C. Vamos procurar traar em linhas gerais alguns dos aspectos centrais de sua filosofia no que se refere problemtica da tica e da moral. Plato foi aluno de Scrates e, do mesmo modo que seu mestre, criticou a democracia da cidade de Atenas e desenvolveu o racionalismo tico, iniciado por Scrates, destacando o aspecto racional da vida virtuosa. De acordo com Plato (19--), viver virtuosamente viver de um modo em que a vontade se deixa guiar pela razo. A reflexo tica, presente no pensamento platnico, apresenta-se intimamente ligada a sua filosofia poltica. Isso ocorre porque, para Plato, a polis o campo prprio da vida moral. Contudo, para entendermos o sentido dessa concepo, importante destacarmos alguns aspectos da filosofia platnica que se encontram articulados com essa questo. Em seu sistema filosfico, Plato afirma que podemos conhecer a realidade em si, a qual j foi desvendada por nossa alma e esquecida aps a unio desta com o corpo. Segundo essa teoria, existe um mundo das ideias, um reino metafsico do inteligvel, no qual residem as ideias em si mesmas e do qual a realidade sensvel apenas uma cpia, memria ou lembrana. O mundo das ideias consiste, assim, em um mbito supra-sensvel e inatingvel onde habitam as ideias permanentes, eternas e imutveis, que constituem a verdadeira realidade.
122 CEDERJ

de nos libertarmos das amarras da ignorncia e da obscuridade da corporeidade sensvel. A alma se eleva ao mundo supra-sensvel das ideias no por meio das paixes ou apetites (ligados s necessidades corporais), mas sim por intermdio da razo, entendida como a faculdade superior e caracterstica do homem. Porm, para libertar-se da matria e contemplar as ideias em si mesmas, sobretudo a ideia do Bem, preciso praticar as virtudes, que correspondem a cada uma das trs partes da alma (a razo, a vontade e o apetite) e asseveram o seu funcionamento perfeito: a virtude da razo a prudncia, a virtude da vontade a fortaleza; e a virtude do apetite, a temperana. A harmonia entre todas as partes da alma constitui a quarta virtude: a justia.

!
Mas qual a relao, na reflexo tica platnica, entre a prtica das virtudes e a vida poltica?

Para Plato (19--), "o indivduo no pode aproximar-se sozinho da perfeio". Alm disso, o indivduo bom na medida em que bom cidado. Torna-se necessrio, portanto, que o Estado garanta a harmonia entre todos e, assim, promova a justia social. No entanto, a noo de justia social, caracterstica da realidade poltica daquela poca, promovia uma diviso de classes sociais em que cada uma ficava incumbida de uma tarefa especial. Na obra A Repblica, Plato prope um Estado organizado semelhana da alma. A cada classe social corresponde uma parte da alma que deve ser conduzida pela respectiva virtude: a classe dos reis-filsofos corresponde razo e deve ser conduzida pela prudncia; a classe dos guerreiros corresponde vontade e deve ser conduzida pela fortaleza; a classe dos artesos e comerciantes corresponde ao apetite e deve ser conduzida pela temperana. Do mesmo modo como ocorre com a alma humana, cabe justia social estabelecer a harmonia necessria entre as vrias classes para que o Estado funcione perfeitamente. Sendo assim, o homem se torna virtuoso quando se subordina ao Estado e purifica-se da matria para contemplar os princpios mais elevados.

CEDERJ 123

AULA

Contudo, de acordo com Plato, ns tendemos para esse mundo a fim

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

A TICA EM ARISTTELES

Figura: 5.3: Aristteles escreveu duas obras sobre tica: tica Nicmacos e tica a Eudemos. De acordo com o filsofo, toda atividade humana tende para algum fim (ou bem). O bem supremo, para a teoria aristotlica, a felicidade, e a felicidade a sabedoria, ou seja, o desenvolvimento das virtudes, em particular a razo.
Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Busto_di_Aristotele_conservato_a_Palazzo_Altaemps,_Roma._Foto_di_Giovanni_Dall%27Orto.jpg

Aristteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macednia, mas aos 18 anos foi para Atenas e tornou-se membro da Academia de Plato. Foi discpulo de Plato durante 19 anos e, assim como ele, desenvolveu uma tica racionalista. Contudo, a filosofia aristotlica afastou-se em muitas questes do pensamento de seu mestre. Para Aristteles, as ideias no possuem uma realidade separada dos seres reais. Do mesmo modo, para ele, no h uma separao entre alma e corpo. Aristteles introduz uma distino entre o que ele denominar potncia (matria) e ato (forma). preciso saber distinguir o que em ato do que em potncia. Assim como o gro a planta em potncia e sua transformao a passagem incessante da potncia ao ato, de modo semelhante, tambm o homem se constitui como uma atividade ou passagem de potncia ao ato em sua realizao como ser humano. Mas para onde tende o homem? Qual o fim desta atividade? Essas perguntas j configuram o aspecto moral do pensamento aristotlico. De acordo com Aristteles, o fim ltimo para o qual tendem todos os homens a felicidade (eudaimonia). E somente por meio da aquisio de

124 CEDERJ

poder alcanar o grau mais elevado do bem humano. As virtudes se situam sempre no termo mdio, isto , em um ponto de equilbrio entre dois extremos: o excesso e a deficincia. Por exemplo: a justia uma virtude que est situada entre o egosmo (a deficincia) e o esquecimento de si (o excesso); a coragem, uma virtude que est situada entre a covardia (a deficincia) e a temeridade (o excesso). O homem virtuoso deve saber distinguir a justa medida das coisas e agir de forma equilibrada de acordo com a prudncia ou a moderao. Do mesmo modo que em Plato, a tica aristotlica est estreitamente associada sua filosofia poltica, uma vez que, para Aristteles, somente no contexto do Estado (da polis ou cidades-Estado gregas) que o homem virtuoso deve exercer sua virtude e, assim, tornar-se feliz na vida social. Aristteles define o homem como um ser social e, por essa razo, a verdadeira vida moral supe a vida em comum. Convm destacar que a tica aristotlica, ao refletir acerca do fim ltimo para o qual o homem tende, aponta para a felicidade (eudaimonia) como devendo ser conquistada no pelo prazer e tampouco pela riqueza, mas pela vida terica ou atividade racional. Contudo, essa vida terica, que pressupe a vida em comum, implica uma organizao social na qual a maior parte da populao, constituda pelos escravos, ficava excluda tanto da vida terica quanto da vida poltica. Por isso, no mbito de uma sociedade baseada na escravido, a verdadeira vida moral prpria de uma minoria privilegiada e dominante no grupo social, constituda de indivduos considerados os mais aptos ou os mais poderosos. Esta minoria poderia se desenvolver ao procurar compreender, por meio do exerccio terico ou contemplativo, a essncia da felicidade e realiz-la de forma consciente. J aqueles que no podiam se dedicar vida terica aprenderiam a agir corretamente somente por meio do hbito. Em suma, atuar corretamente seria, para Aristteles, praticar a virtude moral, isto , agir de acordo com a prudncia e a moderao.

CEDERJ 125

AULA

determinados hbitos ou modos de agir, isto , das virtudes, que o homem

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

A TICA CRIST

Figura 5.4: Os Dez Mandamentos (ou Declogo) o nome dado ao conjunto de leis que, de acordo com a Bblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tbuas de pedra e entregues ao profeta Moiss (as Tbuas da Lei).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

A doutrina moral crist ou tica crist prope a soluo de problemas como a desigualdade e as injustias a partir do conhecimento e da prtica de um conjunto de verdades reveladas acerca de Deus concebido como criador do mundo e dos homens. Desse modo, a moral pensada no mais como uma capacidade do indivduo que faz parte da vida poltica, mas, ao contrrio, passa a ser pensada de maneira estritamente particular, como uma relao entre cada indivduo e Deus. De acordo com a tica crist, todos os homens, sejam escravos, livres, cultos ou ignorantes so iguais perante Deus e podem igualmente alcanar a perfeio e a justia em um mundo sobrenatural. Ao expressar as virtudes que regulam as relaes entre os homens entre si e entre os homens e Deus, a doutrina crist apregoa a ascenso do homem de uma ordem terrestre para uma ordem sobrenatural, na qual possa viver uma vida feliz, sem desigualdades e injustias terrenas. A tica crist no condena a desigualdade social chegando mesmo a justific-la na medida em que a transfere para um mundo celeste. As virtudes consideradas supremas derivam e apontam para Deus como fim ltimo. Por possurem carter divino, tais princpios supremos so considerados como leis absolutas e incondicionadas. Em resumo, o que diferencia a tica crist da tica grega , por um lado, o afastamento da ideia de que pela razo que se atinge a perfeio, e, por outro, a exposio da moral desde a perspectiva da subjetividade, isto , pensada como uma relao entre o indivduo e Deus. De acordo
126 CEDERJ

moral no mais por meio da razo, mas, diferentemente, nas ideias de amor e de boa vontade. Alm disso, a subjetividade adquire uma importncia at ento desconhecida ao isolar o indivduo de seu carter social. Assim, tambm a liberdade passa a ser pensada no mais do ponto de vista do mbito social como a possibilidade de realizao plena dos indivduos no meio social, mas como livre-arbtrio, isto , como a possibilidade de escolher livremente entre aproximar-se ou afastar-se de Deus. Segundo essa doutrina, a origem de todo o mal residiria no mau uso do livre-arbtrio.

A TICA KANTIANA

Figura 5.5: Para Kant (1724-1804), o homem fundamentalmente racional, e, no domnio da moral, no se encontra submetido s leis causais, mas sim aos princpios morais que decorrem de sua razo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Immanuel_Kant_(portrait).jpg

Uma das concepes ticas mais expressivas da modernidade, entendida como um rompimento com a tradio anterior, a concepo do filsofo alemo Immanuel Kant (1724-1804), segundo a qual os princpios ticos so derivados da racionalidade humana e se aplicam a todos os indivduos em qualquer circunstncia. Para Kant (1987), o homem fundamentalmente racional, no estando, no domnio da moral, submetido s leis causais, mas sim aos princpios morais que decorrem de sua razo. Um ato moral, conforme Kant (1987), s pode ser considerado como tal, se for praticado de forma consciente, autnoma e por dever. Todavia, na tica kantiana o dever no nos imposto e sim proposto pela razo nossa vontade livre. Por essa razo considera-se a concepo tica de Kant como uma tica do dever, ou seja, uma tica prescritiva.
CEDERJ 127

AULA

com essas duas questes, a tica crist centrou a sua busca pela perfeio

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

Em outras palavras, o dever, para Kant (1987), no se apresenta como um conjunto de contedos fixos que, aps definir a essncia de cada virtude, indica quais atos devem ser praticados e quais devem ser evitados em determinadas situaes. O dever no enuncia o contedo de uma ao, mas sim a forma geral das aes morais. Essa forma, que deve valer para toda e qualquer conduta moral, no indicativa, mas sim imperativa. Trata-se do imperativo categrico, expresso na frmula geral: "Age de tal forma que tua ao possa ser considerada como uma lei universal." O que Kant (1987) quer dizer que a nossa ao deve ser tal que possa ser realizada por todos os indivduos sem prejuzo para a humanidade. Mas poderamos ainda questionar: e por que ns realizamos aes contrrias ao dever? Segundo Kant (1987), porque a nossa vontade afetada no apenas por nossa razo, mas tambm pelas inclinaes (desejos, paixes, medos). Por esse motivo, ele afirma que devemos educar a nossa vontade para alcanar a boa vontade, isto , a vontade guiada apenas pela razo. Uma vontade boa, que quer o bem, surge do acordo entre vontade e dever. A bondade da vontade tica , assim, constituda tanto pela obedincia lei moral como pelo respeito ao dever e pelos outros.

ATIVIDADES Atendem aos Objetivos 1 e 2 3. Exponha as principais caractersticas que diferenciam a reflexo tica aristotlica da reflexo crist. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 4. Com base no texto A tica kantiana, explique a mxima que expressa a reflexo kantiana sobre a moral: Age de tal forma que tua ao possa ser considerada como uma lei universal. __________________________________________________________________

128 CEDERJ

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ _________________________________________________________________


COMENTRIO

3. Para responder a essa questo, importante que voc releia esta aula, procurando destacar os argumentos textuais que apontam para as inovaes ticas que surgem com o cristianismo, comparado tica dos antigos.
RESPOSTA COMENTADA

4. Essa questo pressupe um esclarecimento do que significa para Kant (1987) agir por dever. Exponha, a partir do texto A tica kantiana, por que, para esse filsofo, a ao moral um ato por dever, tendo em vista que a mxima que prescreve o dever de agir de um modo tal que a ao possa ser considerada uma lei universal, implica a afirmao de que o dever uma forma que deve valer para toda e qualquer ao moral. Ou seja, no se trata de uma ou mais regras sobre como agir em determinadas circunstncias, mas de uma forma geral das aes morais. Voc pode tambm comparar com a mxima popular que prescreve que, para saber se nossa atitude correta, devemos saber nos colocar no lugar do outro, isto , devemos avaliar como nos sentiramos se nossa ao pudesse ser realizada de modo vlido para todos, inclusive para ns mesmos. Essa mxima popular indicada para qualquer que seja a ao ou circunstncia, como, por exemplo: tanto diante da possibilidade de no mais devolver um livro que nos foi emprestado e que a pessoa no lembra mais para quem o emprestou , quanto diante da possibilidade de nos apropriarmos de um celular que encontramos na rua mesmo podendo localizar o proprietrio.

CEDERJ 129

AULA

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

A TICA CONTEMPORNEA

Figura 5.6: O filsofo alemo Nietzsche (1844-1900) apresenta uma reflexo tica que se contrape s concepes morais racionalista e crist, contestando o poder da razo de intervir sobre os desejos, os instintos e as paixes.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/23/Nietzsche1882.jpg

A partir do final do sculo XIX, surgem outras concepes filosficas da moral que marcaram a tradio e que ainda exercem a sua influncia em nossos dias. Contudo, visando contrapor e refletir acerca das questes e dos pressupostos presentes nas doutrinas abordadas destacaremos, em linhas gerais, o pensamento de um filsofo contemporneo que se tornou notrio tambm por sua concepo tica contrria s doutrinas racionalista e crist: Friedrich Nietzsche (1844-1900). Porm, antes de iniciarmos uma anlise das principais objees deste filsofo s concepes tradicionais acerca da moral, importante destacarmos, em conformidade com o que foi apresentado nos textos j vistos, que tanto no pensamento de Scrates, quanto em Plato e Aristteles, a moral est fundamentada na razo, entendida como uma capacidade superior humana, capaz de estabelecer regras e princpios que possuam validade universal. A razo, segundo essas teorias, est acima dos interesses e desejos particulares, e s ela pode garantir a felicidade individual e coletiva. J a tica crist, conforme vimos, afasta-se da ideia de que pela razo que se atinge a perfeio e passa a fundamentar a moral a partir da perspectiva da subjetividade, pensada como uma relao entre o

130 CEDERJ

o homem fundamentalmente racional e que no est, na esfera da moral, submetido s leis causais, mas sim aos princpios morais que emanam de sua razo. Uma ao moral, para Kant, s pode ser considerada como tal, se for praticada de forma consciente e por dever. Tendo em vista tais concepes, Nietzsche nos prope uma reflexo tica que se contrape tanto s concepes racionalistas quanto moral crist ao contestar a capacidade e o poder, atribudo razo, de intervir sobre os desejos, os instintos e as paixes. Segundo ele, a moral racionalista foi edificada com a finalidade de reprimir e no de garantir o exerccio da liberdade. Para Nietzsche, do mesmo modo que a tica racionalista, tambm a tica crist passa a considerar a verdadeira expresso da liberdade humana, nas suas manifestaes naturais e espontneas, como vcio, falta ou culpa, e a conceber, ao contrrio, como virtude ou dever, tudo o que oprime a natureza humana. Com base nessas reflexes, Nietzsche estabelece uma distino entre a moral dos fracos e a moral dos fortes. A moral dos fracos (ou moral dos escravos) se manifesta na tentativa de controlar os fortes, isto , de controlar aqueles que buscam afirmar a vida por meio das paixes, dos desejos e da vontade. E a tica racionalista, para ele, justamente a concepo moral dos fracos, ou seja, daqueles que temem a fora vital dos fortes ao condenar as paixes e os desejos e submeter a vontade razo. Nietzsche afirma que, desde h muito tempo, as sociedades tm sido conduzidas pela moral dos fracos, que impe modelos ticos aos fortes a fim de os enfraquecerem e os tornarem prisioneiros obedientes e submissos moral vigente. Tanto quanto a tica racionalista, tambm a tica crist, segundo Nietzsche, constitui-se como uma moral dos fracos ou moral dos escravos. Isso porque, segundo este filsofo, ambas partem do pressuposto de que todos os homens so iguais seja porque so tomados todos como seres racionais (Scrates, Aristteles, Kant etc.) seja porque so considerados todos como irmos (doutrina moral crist). Embora no tenhamos abordado mais detidamente este ponto, convm acrescentar que a crtica de Nietzsche inclui tambm as ticas socialistas e democrticas, uma vez que elas pressupem tambm a mesma ideia de igualdade humana ao defenderem a igualdade de direitos. Para Nietzsche, a supervalorizao da igualdade visa criar "rebanhos" de homens dceis, conformistas

CEDERJ 131

AULA

indivduo e Deus. A reflexo tica kantiana, contudo, retoma a ideia de que

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

e ignorantes, impedindo, assim, o crescimento de grandes homens que promovam o progresso da cultura e da humanidade no mais situada a partir dos valores dos fracos, mas dos valores dos homens excepcionais. No aprofundaremos de um modo mais detido essa concepo, uma vez que o objetivo de nossa aula consiste em apenas indicar o pensamento de Nietzsche como uma perspectiva filosfica que visa ao questionamento e superao de todos os valores vigentes que, segundo ele, tm como fundamento dogmas sedimentados e ultrapassados que impedem a possibilidade de construo de novas ideias e o desenvolvimento de subjetividades livres e autnomas.

ATIVIDADE Atende aos Objetivos 3 e 4 5. Explique quais as principais crticas de Nietzsche s ticas racionalistas e crist. _________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
COMENTRIO

Para uma resposta correta dessa questo, importante que voc analise, em um primeiro momento, as principais caractersticas das ticas racionalistas. Aps, ser necessrio que voc considere o significado da moral dos fracos (ou dos escravos) e dos fortes (ou dos senhores) na perspectiva nietzscheana.

132 CEDERJ

Atende aos Objetivos 1, 2, 3 e 4 Aps o estudo dos textos apresentados nesta aula, elabore um quadro com as diferenas e semelhanas entre as concepes ticas de Scrates, Plato, Aristteles, Kant e a concepo crist.
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________
COMENTRIO

A resposta a essa questo requer uma leitura detida de todos os textos apresentados, a fim de que voc possa identificar os argumentos e os contextos que apontam para as semelhanas e as diferenas entre as concepes abordadas, nesta aula, acerca da moral.

RESUMO

O termo tica tem origem no grego ethikos, e significa costume, conduta, comportamento; a tica ou filosofia moral surge com o questionamento acerca do que so os valores morais, o que o bem e o mal, de onde surgem os valores etc. A tica se apresenta como um campo de estudo filosfico que se ocupa da reflexo sobre os sistemas morais. As normas e os valores morais so construes histrico-sociais que dizem respeito ao correto e ao incorreto, ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto. Os sofistas concebiam os princpios morais como resultantes de convenes sociais e afirmavam no existir normas e verdades universalmente vlidas. Para Scrates, existe um saber universalmente vlido, que pode ser alcanado a partir do conhecimento da essncia humana. De acordo com o

CEDERJ 133

AULA

ATIVIDADE FINAL

Filosofia e Educao - UNIRIO | O que tica?

pensamento socrtico, conhecendo a essncia humana possvel chegar a uma moral universal. A tica, segundo Scrates, na medida em que estiver fundada na razo humana, pode estabelecer regras e princpios universais, vlidos para todas as pessoas. Para Plato (19--), por meio da razo, a alma se eleva ao mundo supra-sensvel das ideias, porm, para libertar-se da matria e contemplar as ideias em si mesmas, principalmente a ideia do Bem, preciso praticar as virtudes, que correspondem s trs partes da alma. Do mesmo modo que Plato, Aristteles desenvolve uma tica racionalista estreitamente associada poltica. Conforme Aristteles (1985), somente quando adquire determinados hbitos ou modos de agir, isto , as virtudes, que o homem capaz de alcanar o grau mais elevado do bem humano: a felicidade. Para Aristteles, as virtudes se situam sempre no termo mdio, isto , em um ponto de equilbrio entre dois extremos: o excesso e a deficincia. Na tica crist, as virtudes consideradas supremas derivam e apontam para Deus como fim ltimo. Por possurem carter divino, os princpios supremos da tica crist so considerados como leis absolutas e incondicionadas. O que diferencia a tica crist da tica grega tanto o afastamento da ideia de que pela razo que se atinge a perfeio, quanto a exposio da moral desde a perspectiva da subjetividade, isto , pensada como uma relao entre o indivduo e Deus. Na tica kantiana o dever moral no nos imposto e sim proposto pela razo nossa vontade livre. A concepo tica de Kant como uma tica do dever expressa por meio do imperativo categrico: Age de tal forma que tua ao possa ser considerada como uma lei universal. Para Kant (1987), uma vez que a nossa vontade afetada no apenas por nossa razo, mas tambm pelos desejos e afetos, devemos educar a nossa vontade para alcanar a boa vontade, isto , a vontade guiada apenas pela razo. Nietzsche prope uma reflexo tica que se contrape tanto s concepes racionalistas quanto moral crist. Para Nietzsche, a moral racionalista foi construda com a finalidade de reprimir e no de garantir o exerccio da liberdade.

134 CEDERJ

You might also like