You are on page 1of 24

Foges a Gs

56SB, 56SPB, 56SX, 56DB, 76SRB, 76SRX e 76SB

Manual do Usurio
PARABNS! Voc um cliente especial que acaba de adquirir um produto com a qualidade mundial Electrolux. Neste manual, voc encontra todas as informaes para sua segurana e o uso adequado de seu fogo. Leia todas as instrues antes de utilizar o produto e guarde este manual para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778 ).

1. Segurana
Este aparelho no se destina a utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes a utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de algum responsvel pela sua segurana. As crianas devem ser vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho.

Para Crianas

ATENO
Este manual atende os foges a gs modelos 56SB, 56SPB, 56SX, 56DB, 76SRB, 76SRX e 76SB. Assim, observe o modelo de seu produto na nota fiscal de compra para identificar as informaes corretas neste manual. Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao ao Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde esto as informaes do cdigo, modelo, fabricante e outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu Fogo necessite de reparo. No a retire do local onde est colada.

Evite acidentes. Aps desembalar o Fogo, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que o Fogo seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado. Fique atento para que elas no toquem na superfcie do Fogo, nem permaneam prximas do mesmo quando em funcionamento e ainda quente, mesmo desligado.

Para o Usurio / Instalador IMPORTANTE


Cuidados com as Partes Eltricas: Desligue o Fogo da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno, para evitar choques eltricos. Nunca desligue o Fogo da tomada puxando pelo cabo eltrico. Desligue-o puxando pelo plugue. No altere o plugue do seu Fogo. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico.Se o cabo de alimentao estiver danificado, este deve ser substitudo pelo Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. Tenha cuidado para que o Fogo no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Ligue seu Fogo a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Antes de instalar ou trocar a lmpada de seu fogo, verifique a tenso da rede local e a potncia correta da lmpada para o seu modelo conforme item Especificaes Tcnicas. perigoso modificar as especificaes ou caractersticas do Fogo. Desligue os queimadores e desconecte o cabo eltrico da tomada, assim voc evitar acidentes. Este fogo foi projetado para uso com gs GLP, se necessrio a utilizao de gs natural, chame o Servio Tcnico Autorizado Electrolux mais prximo para a converso.

Dicas Ambientais

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e enviar s companhias de reciclagem. Este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso deve ser entregue ao centro de coleta seletiva para reciclagem de equipamentos eletro-eletrnicos.

ndice
1. Segurana.................................................. 02 2. Descrio do Fogo.................................. 04 3. Instalao................................................... 05 4. Como Usar................................................. 08 5. Limpeza e Manuteno............................. 10 6. Soluo de Problemas.............................. 12 7. Dicas e Conselhos.................................... 13 8. Especificaes Tcnicas.......................... 16 9. Tabela de caractersticas.......................... 17 10. Dimenses............................................... 18 11. Esquema Eltrico.................................... 19 12. Receitas. ................................................... 20 13. Certificado de Garantia........................... 22
2

Caso o fogo ainda esteja no perodo de cobertura da garantia, a converso de gs gratuita, exceto as despesas com acessrios e deslocamento do Servio Autorizado (quando o produto se encontrar fora do municpio sede do Servio Autorizado Electrolux). A converso somente ser possvel se o gs natural estiver disponvel. Cuidados com Alimentos e Utenslios: Para manusear ou retirar os alimentos do forno, utilize luvas trmicas de proteo. Quando utilizar o forno grande retirar do forno pequeno (modelos 56DB) utenslios plsticos e/ou metlicos. No utilize panelas com fundo arredondado, para evitar acidentes. Nunca deixe o cabo das panelas no lado de fora do Fogo. Ao utilizar leo ou gordura nas frituras, o cuidado deve ser maior, pois os mesmos so inflamveis. No armazene utenslios no Fogo principalmente os que apresentem resduos ou grande quantidade de leo ou gordura. Cuidados com a limpeza: Por motivo de higiene e segurana, seu Fogo deve ser mantido sempre limpo. Acmulo de gordura ou de outros alimentos podem causar mau funcionamento e risco de acidentes (veja Limpeza e Manuteno). Limpe sempre a tampa de vidro e a mesa do Fogo aps cada utilizao. Aps limpar o painel de controle, certifique-se de que os botes estejam todos na posio desligado. Cuidados Gerais: Nunca deixe panos ou materiais inflamveis sobre a tampa de vidro durante o uso do Fogo. Mantenha crianas e animais longe do Fogo principalmente se ele estiver funcionando. As partes prximas aos queimadores, as partes externas, os puxadores e a porta esquentam e podem provocar queimaduras. A instalao do seu Fogo deve seguir as instrues descritas neste manual. Antes de acender o forno, abra totalmente a sua porta para evitar o acmulo de gs dentro dele. Certifique-se que o forno acendeu antes de fechar a porta.

Ao se ausentar por um perodo prolongado, feche o registro de entrada do gs. Evite a instalao do Fogo prximo a materiais inflamveis, por exemplo: cortinas, panos de cozinha, etc. Os orifcios no cho do forno no devem ser obstrudos. As paredes do forno no devem ser revestidas com folhas de papel alumnio, principalmente o cho do forno. Verifique sempre se os botes esto na posio (desligado) quando o Fogo no estiver em funcionamento. Caso existam peas danificadas, dirija-se ao Servio Autorizado Electrolux e adquira somente peas e acessrios originais para a sua substituio. Nunca use chamas ou fascas para localizar vazamentos de gs, pois podem provocar exploses. Utilize uma esponja com espuma de sabo ou detergente lquido. Na falta de energia eltrica, certifique-se de que nenhum boto de controle do Fogo esteja aberto antes de usar um fsforo para acender a chama.

Vazamento de Gs
Ao sentir cheiro de gs dentro de casa, tome as seguintes providncias: 1. Apague toda e qualquer chama. 2. No acenda qualquer tipo de chama. 3. No mexa em interruptores eltricos. 4. No utilize o telefone e celulares prximo ao local, saia do ambiente e faa a ligao de um local aberto e ventilado. 5. Feche o registro da entrada de gs. 6. Abra as janelas e as portas, permitindo maior ventilao do ambiente. 7. Afaste as pessoas do local. 8. Caso o vazamento seja no botijo retire-o e leveo para um local aberto, bem ventilado e chame o distribuidor de gs. 9. Se o fogo abastecido com gs canalizado ou central (prdios), feche imediatamente os registros de abastecimentos e chame a companhia de gs responsvel. 10. Chame a assistncia tcnica para verificar o problema.

Vazamento de Gs com Fogo


1. Se possvel feche o registro de gs. 2. Afaste as pessoas do local. 3. Saia do local. 4. Chame o corpo de bombeiros
3

2. Descrio do Fogo
Modelos 56SB, 56SPB, 56SX e 56DB
1. Tampa de vidro 2. Grades da mesa (trempes) 3. Botes de controle dos Queimadores 4. Painel de controle 5. Interruptor da luz do forno / acendimento automtico 6. Botes de controle da temperatura do Forno 7. Puxador da porta (2 puxadores modelo 56DB) 8. Porta do forno (2 portas para o modelo 56DB) 9. Capa dos ps e ps niveladores 10. Porta da estufa fixa

Modelos 76SRB, 76SRX e 76SB


1. Tampa de vidro 2. Grades da mesa (trempes) 3. Botes de controle dos Queimadores 4. Painel de controle 5. Painel Digital 6. Interruptor da luz do forno / acendimento automtico 7. Boto de controle da temperatura do Forno 8. Puxador da porta 9. Porta do forno 10. Capa dos ps e ps niveladores 11. Porta da estufa fixa

Modelos: 76SRB e 76SRX Modelos: 56SB, 56SPB e 56SX

Queimador Rpido

Entrada de gs Queimador Semirrpido Queimador Tripla chama

Mesa Painel de Controle

Painel Digital

Queimadores Semirrpidos

Modelo: 56DB Modelo: 76SB

Queimador Semirrpido

Entrada de gs Queimador Rpido

Mesa Queimador Rpido Painel de Controle


4

Queimador Rpido Mesa Queimadores Semirrpidos

Entrada de gs Queimador Rpido Painel de Controle

Queimador Semirrpido

3. Instalao
Para sua tranquilidade, a Electrolux possui uma Rede de Servios Autorizados altamente qualificada para instalar seu fogo. Entre em contato com um dos Servios Autorizados Electrolux, que esto na relao encontrada junto a este manual de instrues. Por este servio ser cobrada uma taxa de instalao. Esta instalao no compreende servios de preparao do local (ex.: rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, alvenaria, esgoto, aterramento, tomadas, etc.), que so de responsabilidade do consumidor. Caso prefira, voc mesmo pode instalar seu fogo, seguindo passo-a-passo as instrues deste manual. Confira, antes, na etiqueta de identificao localizada na parte traseira do fogo o tipo de gs. Nossos produtos so bivolt e se houver necessidade de modificar a instalao eltrica, esta dever ser efetuada por pessoal qualificado, em conformidade com as normas em vigor.

O Fogo no deve estar posicionado abaixo do tampo dos mveis, pois pode dificultar o bom funcionamento e causar acidentes. No retire o p nivelador. Respeite a altura de 80 a 85cm entre o Fogo e um mvel, um depurador de ar ou uma coifa instalada acima do produto. Coloque os queimadores com seus componentes e as grades nos lugares prprios da mesa do Fogo. Se possvel, instale o botijo fora da cozinha, em local protegido e bem ventilado. Instalar seu produto respeitando uma distncia mnima de 3cm de cada lado do fogo de acordo com a figura acima.
3cm

Condies do Local de Instalao

3cm

3cm

A utilizao de um Fogo a gs produz calor e umidade no local em que instalado. Certifique-se de que haja circulao de ar no local de instalao do produto, mantendo a ventilao natural ou instalando um exaustor de ar. Uma m ventilao produz falta de oxignio, que prejudicial ao desempenho do Fogo e sade. A utilizao intensiva e prolongada do Fogo requer uma ventilao suplementar, por exemplo a abertura de uma janela ou de uma ventilao mais eficaz que aumente o fluxo de ar. As correntes de ar no devem dificultar o bom funcionamento do Fogo ou apagar a chama.

IMPORTANTE
Este fogo no foi projetado para ser embutido, por isto, na instalao, respeite a distncia mnima de 3cm de cada lado para evitar acidentes.

Nivelamento do fogo
Para evitar problemas de funcionamento do seu fogo, principalmente ao assar alimentos no forno, importante que o aparelho esteja nivelado. Para isso, utilize uma forma com gua sobre as grades (trempes) e observe se o nvel da gua esta alinhado com a borda da forma. Se no estiver, gire os ps do fogo at que o nvel da gua esteja alinhado com a borda da forma.

Posicionamento do Fogo
Aps retirar a embalagem, remova com cuidado todo o filme plstico da mesa que proteje o ao inoxidvel, nos modelos 76SRB e 76SRX remova tambm o filme protetor do timer. No utilize o Fogo com este plstico pois poder danificar o inox. O calor derrete o plstico e sua remoo se torna muito difcil. Aps a retirada do filme, executar a limpeza da mesa (veja Limpeza e Manuteno). Evite instalar o fogo ao lado do refrigerador. Em caso de dvida, consulte o manual do refrigerador. Gire o p nivelador que fica sob a capa plstica para regular a altura dos ps de apoio, nivelando o Fogo conforme a altura dos mveis existentes.

Peas Necessrias para Instalar o seu Fogo (peas no cobertas pela garantia)
Instalao com botijo GLP: 1. Regulador de presso exclusivo para o seu fogo de 1kg/h de vazo e 2,75 (2,8) kPa conforme a NBR 8473. 2. Mangueira plstica de PVC com tarja amarela conforme a NBR 8613 ou Mangueira flexvel metlica de 1/2 polegada conforme NBR 14177 e adaptador (caso a mangueira cruze por trs do fogo). 3. Duas abraadeiras de metal (de boa qualidade) com parafusos. 4. Lmpada de 40W ou 60W (consulte Especificaes Tcnicas) prpria para foges, conforme a tenso da sua instalao eltrica 127V ou 220V.

Procedimentos para Instalao do botijo P13 com Tubo Flexvel Metlico


1. Com uma chave de boca de 22 mm e outra de 26 mm fixe uma das extremidades do tubo flexvel metlico no adaptador. 2. Depois, fixe o tubo flexvel metlico com o adaptador na entrada de gs do fogo (fig. 5 e 6). 3. Caso o regulador de presso no possua conexo compatvel ao tubo flexvel metlico fig.7 (fig. 7), o registro do regulador dever ser substitudo (fig. 8). 4. Fixe a outra extremidade do tubo flexvel metlico no registro do regulador de presso (fig. fig.8 9 e 10), no esquecendo a utilizao do anel de vedao. 5. Conecte o regulador de gs ao botijo, apertando-o somenfig.9 te com as mos (fig. 3). Esse sistema foi desenvolvido para vedao somente com a fora manual, no necessitando de fig.10 ferramentas. 6. Ligue o gs e verifique se existem vazamentos. Utilize uma esponja com espuma de sabo ou detergente lquido (fig. 4).
fig.5

Regulador

fig.6

Mangueira

Abraadeira

Procedimentos para Instalao com mangueira PVC com tarja amarela


Nos casos onde o botijo est do lado da entrada de gs do fogo, pode-se utilizar a mangueira PVC com tarja amarela, desde que ela no cruze por trs do fogo, e no passe prximo a sadas de ar quente.

Instalao do Gs
1. Coloque a abraadeira de metal na ponta da mangueira, em seguida, no ponto de entrada do fogo apertando a abraadeira (fig. 1). 2. Coloque a outra abraadeira na extremidade oposta da mangueira, em seguida, no regulador de presso e aperte a abraadeira (fig. 2). 3. Rosqueie com cuidado o regulador de presso no botijo (fig. 3). 4. Aps a instalao, verifique se h vazamento de gs. Utilize uma esponja com espuma de sabo ou detergente lquido (fig. 4).

fig.1

Instalao com GLP Utilizando Central de Gs


A Central de gs a rea predial delimitada que contm os recipientes transportveis ou estacionrios e acessrios destinados ao armazenamento de GLP para consumo. Em uma instalao com central de gs existem alguns pontos importantes como: 1. Cilindro estacionrio ou bateria de cilindros transportveis; 2. Regulador de 1 estgio; 3. Regulador de 2 estgio; 4. Medidor de consumo. Para instalar seu fogo com GLP da central de gs, verifique se sua residncia possui um registro de parede exclusivo para o fogo e em boas condies de uso e proceda conforme item anterior.

fig.2

fig.3

fig.4

IMPORTANTE
Use sempre um regulador de presso (exclusivo para fogo) para qualquer tipo de botijo. A ausncia deste item pode causar excesso de presso e vazamento de gs. Verifique o prazo de validade do regulador de presso e da mangueira. A mangueira e o regulador devem ser trocados de acordo com a validade indicada pelo fabricante. Na troca, observar se o regulador de presso do botijo deve ter gravado a inscrio NBR 8473 (norma brasileira). Utilize a mangueira plstica de PVC com a tarja amarela conforme NBR 8613, desde que: - A mangueira no tenha emendas; - No cruze por trs do fogo e no a passe prximo a sadas de ar quente ou atravesse a mangueira atravs de paredes; - O comprimento da mangueira seja menor que 125cm; - A mangueira esteja dentro do prazo de validade. Se a sua residncia for abastecida com gs de botijo, verifique a distncia entre o botijo e o fogo. Caso a mangueira plstica de 125cm no tenha comprimento suficiente para conectar o fogo ao botijo, a instalao dever ser feita com tubos de ao ou cobre de acordo com a NBR 13932 - Instalaes internas para GLP. Para Gs Natural, as instalaes internas devero ser feitas de acordo com as exigncias da NBR 13933. Se a entrada de gs estiver disposta de forma que a mangueira cruze a parte traseira do fogo, utilize uma mangueira flexvel metlica de 1/2 polegada com adaptador para conect-la ao fogo. No caso de gs canalizado, recomenda-se utilizar a mangueira flexvel metlica e adaptador, podendo tambm utilizar mangueira plstica desde que a mesma no cruze a parte traseira do fogo. No utilizar mangueira plstica revestida de metal, pois oferece o mesmo risco que mangueira plstica. Em caso de dvida ou aquisio de acessrios para a instalao do produto, consulte o Servio Autorizado Electrolux.

Antes de Fazer a Ligao Certifique-se:


- A tomada ou disjuntor usados para a ligao so de fcil acesso, mesmo aps instalado o Fogo; - O cabo de alimentao dever ser colocado de forma a nunca encostar nas partes quentes do fogo, pois pode ocorrer o derretimento do isolamento eltrico e curto circuito; - No use extenses ou conectores tipo T (benjamim); - Nunca ligue o fio terra na tubulao de gs ou tubos de PVC; - Instale adequadamente o fio terra do seu fogo de acordo com a norma da ABNT NBR 5410; - Em caso de dvida, consulte um eletricista; Este fogo est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica). Tenso 127 V 220 V Mnima 116 V 201 V Mxima 133 V 231 V

Informamos que o plugue do cabo de alimentao deste eletrodomstico respeita o novo padro estabelecido pela norma NBR 14136, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e pela Portaria n 02/2007, do Conmetro. Assim, caso a tomada da sua residncia ainda se encontre no padro antigo, recomendamos que providencie a substituio e adequao da mesma ao novo padro NBR 14136, com um eletricista de sua confiana. Os benefcios do novo padro de tomada so: Maior segurana contra risco de choque eltrico no momento da conexo do plugue na tomada; Melhoria na conexo entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato eltrico; Diminuio das perdas de energia. Lembramos, ainda, que para aproveitar o avano e a segurana da nova padronizao, necessrio o aterramento da tomada, conforme a norma de instalaes eltricas NBR 5410 da ABNT. Em caso de dvidas, consulte um profissional da rea.

Fio Terra

Instalao Eltrica

Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana a verificao das condies da rede eltrica do local de instalao do Fogo, ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Nossos modelos saem de fbrica sem lmpada por serem bivolt.

Caso seu Fogo possua um fio terra (verde ou verde/ amarelo) prximo ao cabo de alimentao, este fio terra dever ser conectado a um ponto de aterramento adequado. No ligue o fio terra em torneiras, canos de gua, tubulaes eltricas ou de gs ou ao fio neutro da rede. Para sua segurana solicite a um eletricista que instale na sua residncia o fio terra de acordo com a norma NBR 5410 .

4. Como Usar
Antes de Usar o Fogo pela Primeira Vez
Remova com cuidado o filme plstico da mesa de ao inox, limpando e removendo todos os resduos de adesivo conforme orientao da pg. 10. O isolamento trmico do Fogo produz durante os primeiros minutos de funcionamento, fumaa e odores caractersticos. No primeiro uso, aquea o forno do Fogo vazio durante aproximadamente 45 minutos, na graduao de temperatura mxima. Deixe-o esfriar e, em seguida, limpe o cho do forno com gua morna. Todos os acessrios, inclusive prateleiras, devem ser lavados antes de serem utilizados pela primeira vez.

Tampa de Vidro
Deixe esfriar os queimadores, grades e mesa antes de abaixar a tampa de vidro. Nunca acenda os queimadores da mesa com a tampa abaixada. O calor da chama ou das partes da mesa pode quebrar a tampa de vidro. A funo da tampa do Fogo, quando abaixada, proteger a superfcie contra o acmulo de p e evitar os respingos de gordura na parede quando estiver levantada. No utilize a tampa do Fogo como superfcie de trabalho. No coloque objetos pesados ou quentes sobre a tampa de vidro (limite de 3,0kg e 500C).

Boto de Controle de Gs

Acendimento dos Queimadores


Para facilitar a ignio, acenda o queimador antes de colocar a panela sobre a grade.
fig.1

Os botes de funcionamento dos queimadores e dos fornos esto colocados no painel de controle.
280 255 230 205 180

Painel de Controle Posio do queimador (Boca) Forno pequeno (56DB) Forno grande Acendimento automtico Acendimento da Lmpada do Forno Botes de controle da mesa Fechado (posio inicial) Mximo Mnimo Boto de controle do forno Graduao de temperatura

Acendimento Automtico 1. Acione a fasca mantendo fig.2 pressionado o boto (fig. 1); 2. Aperte e gire o boto da mesa no sentido anti-horrio; 3. Depois, regule a chama de acordo com o desejado. Se aps algumas tentativas no acender, verifique se as tampas (fig.2 A) e os espalhadores (fig.2 B) esto colocados corA - Tampa retamente. B - Espalhador Para interromper o fornecimento C - Vela do gs gire o boto no sentido D - Base horrio at posio fechado. Na falta de energia eltrica, para acender o queimador, aproxime uma chama (fsforo aceso), pressione o boto correspondente e gire-o no sentido anti-horrio at a posio de mximo.

Acendimento do Forno

Antes de ligar o forno, abra totalmente a porta. Aps o acendimento, permanea com a porta do forno aberta por aproximadamente 1 minuto, para permitir a correta oxigenao do forno. Feche a porta e proceda com o pr-aquecimento antes de levar o alimento ao forno. Acendimento Automtico do forno 1. Acione a fasca mantendo pressionado o boto; 2. Aperte e gire o boto do forno no sentido anti-horrio; 3. Depois de aceso continue com o boto pressionado por mais 10 segundos. Caso contrrio, o dispositivo de segurana bloqueia gs apaga a chama. No caso de falta de energia eltrica, aproxime
8

uma chama (fsforo aceso) at o orifcio do cho do forno, pressione e gire o Boto de Controle do Forno para a graduao de temperatura mxima. Dispositivo de segurana bloqueia gs Estes modelos esto equipados com um dispositivo de segurana que bloqueia o fornecimento de gs quando a chama do forno se apaga acidentalmente. Aps notar que o queimador manter pressionado do forno acendeu, segure o por 10 segundos boto pressionando por 10 segundos at que a chama permanea acesa e ento regule a chama. Caso a chama no acenda ou apague acidentalmente, retorne imediatamente o boto at a posio fechado, mantenha a porta do forno aberta e aguarde pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe, evitando o risco de exploso, s ento tente acender novamente. Observaes: Ao utilizar o forno retire qualquer utenslio que estiver no interior do mesmo e tambm no outro forno (modelo 56DB). Jamais armazene ou utilize para limpeza lcool, gasolina, ou qualquer outro lquido e sprays inflamveis prximo ao fogo.

Ajuste do Relgio O relgio opera no modo 24 horas e pode ser ajustado sempre que desejado. Ao conectar o plugue na tomada ou quando houver falta de energia, o display entrar automaticamente na funo de ajuste do relgio com o indicador de hora piscando. Para ajuste, siga os passos abaixo: 1. Ajuste as horas pressionando a tecla + ou -. Mantenha a tecla pressionada para um avano mais rpido. 2. Pressione a tecla Relgio para confirmar a hora. Note que o indicador de minutos comear a piscar. 3. Ajuste os minutos pressionando a tecla + ou -. Mantenha a tecla pressionada para um avano mais rpido. 4. Pressione a tecla Relgio para confirmar. Um bip longo informa que a operao foi concluda. Para ajustar novamente o relgio, pressione a tecla Relgio e siga os passos acima. Qualquer operao ser cancelada em aproximadamente 20 segundos caso no seja confirmada. Acionar o Timer Sonoro Utilize o Timer Sonoro sempre que desejar controlar o tempo de cozimento de um alimento. O Timer pode ser programado no tempo mximo de 9h59min. Para program-lo, siga os passos abaixo: 1. Pressione a tecla Timer. O indicador de hora comear a piscar para ser alterado. 2. Ajuste as horas pressionando a tecla + ou -. Mantenha a tecla pressionada para um avano mais rpido.

Painel Digital
(modelos 76SRB e 76SRX)
Display

3. Pressione a tecla Timer para confirmar a hora. Note que o indicador de minutos comear a piscar. 4. Ajuste os minutos pressionando a tecla + ou -. Mantenha a tecla pressionada para um avano mais rpido. 5. Pressione a tecla Timer para confirmar e dar incio a contagem regressiva do tempo. Note que o primeiro dgito do display comea a oscilar mostrando que o timer est em operao. 6. Ao chegar ao tempo 0:00 um aviso sonoro ser emitido por 2 minutos. Para deslig-lo antes deste tempo, pressione qualquer tecla. Para cancelar a contagem mantenha pressionada a tecla Timer por aproximadamente 3 segundos. Qualquer operao ser cancelada em aproximadamente 20 segundos caso no seja confirmada.

O seu fogo equipado com um painel digital que lhe permite ajustar o Relgio e utilizar o Timer contador regressivo de tempo. Aviso Sonoro BIP Sempre que um controle correto acionado, o painel digital emite um bip. Se voc pressionar uma tecla e no ouvir o bip, o fogo no aceitou o comando. O bip longo informa quando uma operao foi concluda. Caso o comando desejado no seja permitido, o fogo retornar 3 bipes curtos.

Instalao, Limpeza ou Troca da Lmpada


Adquira uma lmpada prpria para foges na tenso adequada com a disponvel em sua residncia, 127V ou 220V e na potncia indicada para o modelo do seu produto, ver Especificaes Tcnicas. Para evitar choque eltrico, ao instalar, trocar ou limpar a lmpada assegure-se de que o fogo esteja desligado da tomada. Para retirada do protetor da lmpada, pressione o lado direito (1) at desencaixar do fundo do forno, em seguida puxe para fora (2) at desencaixar o outro lado. Para recolocar, proceda de maneira inversa. Ao rosquear a lmpada, verifique se a mesma est bem apertada, se houver dificuldade ao rosquear, passe uma esponja de l de ao, polindo a rosca da lmpada e depois limpe-a com um pano seco ou papel toalha.

5. Limpeza e Manuteno
Limpeza Geral
Antes de executar qualquer limpeza ou manuteno, desligue o fogo da tomada e feche os registros de gs. A limpeza dever ser feita com o Fogo frio. No use em hiptese alguma agentes de limpeza base de cloro (hipoclorito de sdio, gua sanitria, etc), querosene, gasolina, solventes, removedores, cidos, vinagres, suco de limo, produtos qumicos ou abrasivos, pois podem causar manchas e acidentes. Para limpeza da mesa, retire as grades da mesa, os queimadores e os botes. Lave a mesa e as peas individualmente com a parte mais macia da esponja, detergente neutro e gua. No utilize na mesa a parte verde e abrasiva das esponjas, ps abrasivos e substncias corrosivas que possam arranhar a pea. Para remover a sujeira mais resistente das grades e tampas dos queimadores utilize uma esponja de l de ao seca nas peas secas, realizando movimentos circulares. Antes de recoloc-los no seu lugar, enxugue-os bem e certifique-se que todos ficaram limpos e secos. Verifique se esto bem encaixados. Acenda os queimadores e deixe-os ligados por aproximadamente 1 minuto para garantir a secagem completa. Podem ocorrer pontos de oxidao na parte inferior da tampa do queimador, na regio sem esmalte. Porm, esses pontos de oxidao no interferem no funcionamento do fogo. No utilize papel alumnio para forrar a mesa do fogo, pois pode causar manchas na mesa e prejudicar o funcionamento das velas. No deixe que substncias cidas ou alcalinas, como: vinagre, caf, leite, gua salgada, molho de tomate, etc., permaneam por muito tempo em contato com as superfcies da mesa, queimadores ou superfcies esmaltadas (tampas dos queimadores, as grades, o topo e o cho do forno). Em caso de derramamentos, proceda a limpeza imediatamente. Nas grades da mesa (trempes) normal a ocorrncia de marcas brancas ou prateadas que parecem riscos. Essas marcas acontecem devido ao resduo do metal do fundo de panelas que fica acumulado nas grades e so facilmente removidas com esponja de ao seca. A limpeza dos queimadores, das tampas e dos espalhadores deve ser feita periodicamente com gua morna e sabo neutro ou detergente tipo lava-louas neutro. No deixe cair lquidos ou slidos dentro do queimador para no desregular a chama ou causar entupimentos. Caso acontea, desligue o queimador, espere esfriar e limpe com pano mido. Tome cuidado especialmente quando a mesa estiver sem os queimadores. No deixe cair fiapos ou detritos

Forno Pequeno (modelos 56DB)

O forno pequeno recomendado para receitas de pratos baixos, como: pizzas, massas, carnes, vegetais, sufls. Deixe uma distncia entre os alimentos e as paredes do forno (aproximadamente 4 cm). O forno pequeno pode ser utilizado simultaneamente com o forno grande. Ao utilizar os dois fornos simultaneamente, pode ser necessrio ajustar o tempo de coco.

Forno Autolimpante
O forno autolimpante tem um revestimento com esmalte especial de porcelana. Este revestimento no txico, no libera odores que possam alterar o sabor dos alimentos e no interfere na qualidade e tempo de cozimento. A combinao da textura e os agentes oxidantes de esmalte auxiliam a dissipao da gordura durante todo o tempo em que o forno estiver funcionando. Assim, o processo de limpeza contnuo e as manchas de gordura so quimicamente rompidas e eliminadas.

Gaxeta do Forno

Caso necessite montar e/ou desmontar a gaxeta do forno ser necessrio observar o perfeito posicionamento dos ganchos.

10

no sistema de gs, pois pode desregular a chama ou causar entupimento no pequeno orifcio de sada de gs. Caso acontea, utilize uma agulha para limpeza especfica de foges. Conserve as velas de acendimento eletrnico dos queimadores limpas e isentas de crostas de sujeira.

Prateleira Autodeslizante (exceto modelos 56SB, 56DB e 76SB)


A prateleira possui sistema autodeslizante com duas prateleiras e trs nveis de altura. Para regular a altura, retire a pratereira superior levantando o gancho da parte traseira da prateleira superior (fig. 1). Reposicione a prateleira encaixando-a na guia lateral (fig. 2), empurre at o gancho travar na parte traseira da prateleira.
fig. 1

Limpeza dos Queimadores

Evite que alimentos sejam derramados sobre os queimadores durante o cozimento. Se isso ocorrer limpe-os imediatamente aps o uso. A utilizao prolongada dos queimadores contendo resduos de alimentos tornar a limpeza muito difcil. No deixe as peas dos queimadores imersas em gua com detergente por mais de 10 minutos. No coloque os queimadores ainda quentes na gua fria, pois pode causar empenamento pelo choque trmico.

fig. 2

Desmontagem do Vidro da Porta


(todos, exceto modelo 56DB) 1. Abra a porta do forno por completo; 2. Deslize a trava at a posio indicada (fig. 1); 3. Retire o vidro interno (fig. 2) e limpe os vidros e a porta com esponja, detergente neutro e gua. 4. Encaixe o vidro interno nos suportes inferiores posicionando-o sobre a porta (fig. 3). 5. Volte a trava na posio inicial e certifique-se que o vidro est travado (fig. 4).

A porta do forno possui um sistema para facilitar a limpeza. Siga os passos:

Desmontagem / Montagem da Porta do Forno


Abra totalmente a porta do forno, levante a presilha da dobradia da porta conforme indicado na figura ao lado. modelo 56DB Segure a porta pelas laterais, feche-a lentamente at perceber que as dobradias estejam travadas nas presilhas. Desencaixe a porta com cuidado liberando as demais modelos dobradias do corpo do fogo. Para a montagem, execute a operao contrria, tomando cuidado para que o encaixe da dobradia seja introduzido corretamente no corpo do fogo.

fig. 1

fig. 2

fig. 3

Cuidados com o Forno Autolimpante

fig. 4

Se ocorrer, por acidente, grande concentrao de gordura nas paredes internas do forno com revestimento autolimpante, devido ao derramamento direto de leo, recomenda-se uma limpeza manual. Proceda da seguinte forma: 1. Retire as prateleiras. Aquea o forno, na graduao de chama alta, por aproximadamente 2 a 3 minutos para amolecer os resduos de gordura; aps esse perodo desligue o forno. Certifique-se de que a temperatura no interior do forno esteja suportvel antes de iniciar a limpeza, para evitar riscos de queimaduras. Remova o excesso de gordura com um pano seco. 2. Com uma esponja macia umedecida em gua e amonaco (1 parte de amonaco para 3 de gua), amolea os resduos de gordura. 3. Enxgue o forno, pressionado com uma esponja umedecida em gua fria, sem esfregar. 4. Aconselhamos ligar o forno, por 10 minutos na posio mxima para a secagem interna.

(modelo 56DB) 1. Abra a porta do forno por completo; 2. Pressione a trava at o final para soltar o vidro (fig. 1); 3. Retire o vidro interno (fig. 2) fig. 1 e limpe os vidros e a porta com esponja, detergente neutro e gua; 4. Encaixe o vidro interno nos fig. 2 suportes inferiores posicionando-o sobre a porta (fig. 3); 5. Pressione o vidro no local indifig. 3 cado at ouvir um clique (fig. 4).

fig. 4

11

6. Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso seu Fogo apresente algum problema de funcionamento, antes de ligar para o Servio Autorizado, verifique abaixo se a causa da falha no simples de ser resolvida ou se no falha na utilizao, o que pode ser fcil e rapidamente corrigida, sem necessidade de aguardar um tcnico.

Problemas
O Forno no Funciona (no Liga)

Provveis Causas
Botes de comando no foram selecionados corretamente para o cozimento. Na instalao eltrica da residncia o disjuntor est desligado ou falta energia eltrica. O registro do gs est fechado. Chama amarela/vermelha. Forno sujo de gordura ou molho. Sem lmpada / Lmpada queimada.

Correes
Verifique os botes e repita as operaes indicadas no item Como Usar. Ligue o disjuntor ou chame um eletricista de sua confiana. Abra o registro. Verifique se o gs no est no fim ou se no h sujeira/umidade no queimador. Limpe o forno aps cada utilizao conforme item Limpeza e Manuteno. Adquira, no Servio Autorizado Electrolux, uma lmpada para fogo e faa a instalao/substituio, conforme informaes do item Instalao, Limpeza ou Troca da Lmpada e certifique-se que esteja firmemente apertada. Verifique se o plugue est ligado na tomada e se h energia na tomada. Verifique se o disjuntor est ligado. No deixe os alimentos no forno por mais de 15 minutos aps a finalizao do cozimento. Consulte o item tempo na Tabela de Tempos e Temperaturas. Verifique se o gs no est no fim. Fazer o pr-aquecimento, colocar o alimento dentro do forno e manter a temperatura alta por mais 6 a 8 minutos. Aps isso, ajuste para a temperatura recomendada na Tabela de Tempos e Temperaturas. Verifique se o espalhador est corretamente montado. Remover as etiquetas antes de utilizar o fogo. Utilizar esponja macia e limpador lquido multi-uso. Aps acender o queimador, permanea com o boto de controle pressionado por 10 segundos, at desativar o sistema bloqueia gs. Dependendo das condies atmosfricas normal. Ligue o forno e aguarde alguns minutos. Caso nenhum problema seja encontrado, entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.

O Forno Solta Fumaa A Luz do Forno no Acende

Sem energia eltrica

H Formao de Umidade nos Alimentos e no Interior do Forno Assa muito Lento / Assa muito Rpido

Os alimentos so deixados muito tempo no interior do forno aps o trmino do cozimento. Os tempos de cozimento e a temperatura selecionada no esto corretas.

Queimador da mesa no acende Resduo de cola Queimador do forno no permanece aceso Porta do Forno Embaada Painel Digital apresentando cdigo de erro H-2

Espalhador mal posicionado. Resduo de cola proveniente das etiquetas. O sistema bloqueia gs no foi desativado corretamente. Umidade entre os vidros. Verifique se o regulador de presso exclusivo para o fogo est de acordo com o item Instalao.

Quando as correes sugeridas no forem suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, sua disposio.

12

7. Dicas e Conselhos
Recomendaes Importantes
Para um menor consumo de gs e um melhor aproveitamento, aconselha-se o uso de panelas com dimetro adaptado ao taFig.1 manho dos queimadores (figs. 1 e 2), evitando que a chama queime no vazio (fig.3). Recomenda-se que assim que o lquido comear a ferver, a cha- Fig.2 ma seja reduzida at ao mnimo possvel, mantendo a fervura. Assegure-se que haja circulao de ar no ambiente onde o fogo esteja instalado. Para facilitar a ignio, acenda Fig.3 o queimador antes de colocar a panela sobre a grade. Baixe ou apague a chama antes de retirar a panela. Durante o cozimento, quando se utilizam leos e outras gorduras, necessrio estar atento, pois ao serem derramados eles podem incendiar-se. Use somente panelas com fundo plano e que garantam um boa estabilidade sobre as grades.

crescimento. Para verificar o grau de cozimento, espete um palito no centro do alimento; se este sair seco o doce est cozido no ponto. Para fazer esta verificao, espere que tenha passado pelo menos 3/4 do tempo de cozimento previsto. Caso o doce fique mais cozido por fora que em seu interior, seria necessrio um tempo maior de cozimento, em uma temperatura inferior. Para Assar Peixe: Asse os peixes de tamanho pequeno a uma temperatura alta. Os peixes de tamanho mdio, inicialmente a uma temperatura alta e depois diminuindo gradualmente. Os peixes de tamanho grande, desde o princpio, a uma temperatura moderada. Verifique se o peixe est bem assado levantando delicadamente uma ponta; a carne deve ser uniformemente branca e opaca, a menos que se trate de salmo, truta ou outro que possua colorao. Para Assar Carne: A carne a ser assada no forno dever pesar pelo menos 1 kg, para evitar que fique muito seca. Se a pea de carne for magra, use azeite ou margarina ou um pouco de ambos. A margarina e o azeite sero desnecessrios se a pea de carne for gordurosa. Quando a pea possuir gordura apenas em um dos lados, coloque-a no forno com este lado virado para cima; a gordura ao derreter, untar suficientemente a parte que ficou por baixo. Inicie o cozimento das carnes vermelhas em uma temperatura elevada, reduzindo-a depois para acabar de cozer a parte interior. A temperatura de cozimento das carnes brancas pode ser moderada do princpio ao fim. O grau de cozimento pode ser verificado espetandose a carne com um garfo; se estiver firme, significa que est cozida no ponto. As peas de carne vermelha devero ser retiradas do refrigerador com uma hora de antecedncia, para que no enduream com a variao brusca de temperatura. Coloque o assado no forno em recipientes adequados com a borda baixa (um recipiente com a borda alta dificulta a entrada do calor) ou ento diretamente sobre a prateleira, colocando uma frma grande na prateleira de baixo para recolher os respingos e a gordura. Terminado o cozimento, aconselhvel aguardar pelo menos 15 minutos antes de cortar a carne para que o molho no escorra. Antes de serem servidos, os pratos podem manter-se no calor do forno temperatura mnima.

*Somente os modelos 76SRB e 76SRX possuem tripla chama

Conselhos para Cozimento ao Forno

recomendada na Tabela de Tempos e Temperaturas.

Para preparar assados, sempre necessrio fazer um pr-aquecimento de aproximadamente 10 minutos na posio mxima, colocar o alimento dentro do forno, e manter a temperatura alta por mais 6 a 8 minutos. Em seguida, ajuste para a temperatura Para o Cozimento de Doces: Os doces devem ser cozidos a uma temperatura moderada (normalmente entre 205C e 230C) e requerem o pr-aquecimento do forno (cerca de 15 minutos). No abra a porta do forno quando cozinhar pratos fermentados (por exemplo: po, massas fermentadas e sufls); a corrente de ar frio bloqueia o seu

13

Tabela de Tempos e Temperaturas - Forno Pequeno


(modelo 56DB)
Cozimento no Forno Doces Bolo Mdio Torta de ricota (2,0Kg) Massas Pizza congelada Po de queijo congelado (20 un). Peixes Fil de salmo (1,5kg) Carnes Temperatura 0C 230 255 Temperatura 0C 230 255 Temperatura 0C 280 Tempo (min.) 30 60 Tempo (min.) 20 30 Tempo (min.) 70 Tempo (min.) 120

Temperatura 0C

Lombinho de porco 280 (1,5kg) 160 Costelinha de Boi 280 (1,5kg) Os dados da tabela so apenas indicativos. A experincia, os diferentes hbitos alimentares e o gosto pessoal, iro sugerir as variaes a serem efetuadas. necessrio realizar um pr-aquecimento de no mnimo 10 minutos na temperatura mxima. Aps colocar o alimento no forno conte mais 6 minutos para ajustar a temperatura desejada.

14

Tabela de Tempos e Temperaturas - Forno Grande


Cozimento no Forno Doces Bolo Mdio Carne Peru (3,3kg) Costela de Boi (3,0kg) Massas Lasanha (2kg) Po Caseiro (3 Un.) Peixe Peixe inteiro recheado (2,5kg)

(modelos 76SRB, 76SRX e 76SB)


Posio da Prateleira 2 Posio da Prateleira 2 2 Posio da Prateleira 2 2 Posio da Prateleira 2 Temperatura 0C 230 Temperatura 0C 255 280 Temperatura 0C 230 230 Temperatura 0C 255 Tempo (min.) 27 Tempo (min.) 145 195 Tempo (min.) 50 35 Tempo (min.) 140

Posio da prateleira

Tabela de Tempos e Temperaturas - Forno Grande


(modelos 56SB, 56SPB, 56SX e 56DB)
Cozimento no Forno Doces Bolo Mdio Carne Posio da Prateleira 2 Temperatura 0C 230 Temperatura 0C 255 280 Temperatura 0C 230 230 Temperatura 0C 255 Tempo (min.) 27 Tempo (min.) 125 180 Tempo (min.) 50 35 Tempo (min.) 105

Posio da Prateleira 2 Peru (3,3kg) 2 Costela de Boi (3,0kg) Massas Lasanha 2kg Po Caseiro (3 Un.) Peixe Peixe inteiro recheado (2,5kg) Posio da Prateleira 2 2 Posio da Prateleira 2

Os dados da tabela so apenas indicativos. A experincia, os diferentes hbitos alimentares e o gosto pessoal, iro sugerir as variaes a serem efetuadas. necessrio realizar um pr-aquecimento de no mnimo 10 minutos na temperatura mxima. Aps colocar o alimento no forno conte mais 6 minutos para ajustar a temperatura desejada.
15

8. Especificaes Tcnicas
Modelo
Tenso (V) Frequncia (Hz) Lmpada*: Modelos 56SB, 56SPB, 56DB, 76SRB e 76SB Modelos 56SX e 76SRX Capacidade forno grande (litros) Capacidade forno pequeno (litros)** Potncia do forno grande (W) Potncia do forno pequeno (W)** Potncia dos queimadores (W) Semirrpido Rpido Tripla chama** Tipo de gs: Presso do gs GLP Presso do gs GN

56SB 56SPB 56SX


127 / 220 50 / 60 40W 60W 67,7 2650 2.100 2.700 3.300 2,75 kPa 1,96 kPa

56DB
127 / 220 50 / 60 40W 60W 67,7 36 2650 1450 2.100 2.700 3.300 2,75 kPa 1,96 kPa

76SRB 76SRX
127 / 220 50 / 60 40W 60W 93,2 2600 2.100 2.700 3.300 2,75 kPa 1,96 kPa

76SB
127 / 220 50 / 60 40W 60W 93,2 3100 2.100 2.700 3.300 2,75 kPa 1,96 kPa

* Nossos modelos saem de fbrica sem lmpada por serem bivolt. ** Verifique se o modelo de seu produto possui esta caracterstica (ver Tabela de Caractersticas).

IMPORTANTE
Este produto foi concebido e deve ser utilizado exclusivamente para uso domstico. Este produto atende ao programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO que verifica a eficincia energtica do produto de acordo com o regulamento RESP/008-FOG.

Disjuntores
recomendvel a instalao de um disjuntor dimensionado conforme NBR 5410 exclusivo para o fogo. Em caso de dvida com relao ao sistema eltrico de sua residncia, consulte a companhia de energia eltrica. Os fios da tomada onde ser ligado seu fogo devem ser de cobre e ter seo mnima conforme NBR 5410.

16

9. Tabela de Caractersticas
(Modelos 56SB, 56SPB, 56SX e 56DB)
Caractersticas queimador semirrpido queimador rpido bloqueia gs - forno(s) volume til do forno - litros acendimento automtico prateleira autodeslizante - forno grande prateleira simples - forno grande prateleira simples - forno pequeno peso sem embalagem (kg) peso com embalagem (kg) 56SB 2 2 sim 67,7 sim 2 36 37,5 56SPB 2 2 sim 67,7 sim 2 37 38,5 56SX 2 2 sim 67,7 sim 2 38,5 40 56DB 2 2 sim 36 + 67,7 sim 2 1 47 48,5

(Modelos 76SRB, 76SRX e 76SB)


Caractersticas queimador semirrpido queimador rpido queimador tripla chama bloqueia gs - forno(s) volume til do forno - litros acendimento automtico relgio / timer digital prateleiras autodeslizantes - forno grande prateleira simples peso sem embalagem (kg) peso com embalagem (kg) 76SRB 3 1 1 sim 93,2 sim sim 2 46 48 76SRX 3 1 1 sim 93,2 sim sim 2 48 50 76SB 4 2 sim 93,2 sim 2 45,5 47,5

17

18
910 mx. 900 mn. 910 mx. 900 mn. 910 mx. 900 mn.
762 562 562 687 687 687

910 mx. 900 mn.

10. Dimenses (mm)

762

687

56DB

76SB

56SB / 56SPB / 56SX

76SRB / 76SRX

952 mx. 942 mn. 940 mx. 930 mn.

940 mx. 930 mn.

940 mx. 930 mn.

1393 mx. 1383 mn. 1393 mx. 1383 mn.

1398 mx. 1388 mn.

1398 mx. 1388 mn.

1055

1135

1135

1135

11. Esquema Eltrico


56SB / 56SPB / 56SX / 56DB / 76SB

00

FIRST RELEASE

FERNANDO

56DB

76SRB / 76SRX

MR 2 AZ 1 2 1

PR VM

1 2 3

DISPLAY

BR

PR

IGNITOR

LMPADA
3

AM

VM

INTERRUPTOR Q+FN / LMPADA

19

12. Receitas

20

21

13. Certificado de Garantia


A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data da emisso da nota fiscal preenchida conforme disposio do item 1 deste certificado e divididos da seguinte maneira: a) 3 (trs) meses de garantia legal; e, b) 9 (nove) meses de garantia contratual. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado); 4. Exclui-se da garantia contratual mencionada no item 2.b, casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que danifiquem a qualidade do material componente; Condies desta Garantia: 5. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 6. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentem vcios constatados como de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 7. Peas de vidro, plstico, borracha, bem como os acessrios e as peas sujeitas ao desgaste natural pelo uso, tais como trempes, espalhadores e tampas dos queimadores, so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do produto. A Garantia perder a Validade quando: 8. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 9. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues, utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc.) e reparado por assistncia tcnica no credenciada pela fabricante. 10. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 11. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes,
22

modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 12. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A Garantia concedida pelo Fabricante no cobrir: 13. Despesas com Instalao do produto. 14. Produtos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 15. O no funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gs no local onde o produto est instalado. 16 Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento, etc.). 17. Chamadas relacionadas unicamente a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobranas. Outras disposies: 18. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; b) para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 19. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 20. A Electrolux declara que no h nenhuma outra pessoa fsica e/ou jurdica habilitada a fazer excees ou assumir compromissos, em seu nome, referente ao presente certificado de garantia. 21. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 22. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

23

69500433

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 - CEP 81520-900 Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
Fev/12 Rev.00

You might also like