You are on page 1of 65

Tecido Nervoso

As clulas do tecido nervoso so denominadas Neurnios. Os neurnios so capazes de receber estmulos e conduzir a informao para outras clulas atravs do impulso nervoso. Os neurnios tem forma estrelada e so clulas especializadas. Alm delas, o tecido nervoso tambm apresenta outros tipos de clulas, como asclulas da glia, cuja funo nutrir, sustentar e proteger os neurnios. O tecido encontrado nos rgos do sistema nervoso, como o crebro e a medula espinhal.

Funo do Corpo Humano


Em nosso organismo, as funes vitais tm diferentes objetivos. So trs as modalidades de funes: Nutrio, Relao e Reproduo.
Funes de Nutrio:

So funes encarregadas da conservao do indivduo, tambm conhecida como funes da vida vegetativa. Nesse grupo esto: Digesto, Respirao, Circulao e Excreo, ou seja, todas as atividades do organismo que so fundamentais para a manuteno da vida.

Funes da Relao:

So funes que permitem nosso relacionamento com o ambiente. Para tanto, dispomos de um sistema locomotor (ossos e msculos) e de um sistema sensorial (rgo dos sentidos). Com os sentidos, recolhemos os estmulos fornecidos pelo ambiente e o nosso crebroos transforma em sensaes. Para podermos expressar nossas sensaes ou impresses e nos comunicar com as pessoas que nos cercam, dispomos ainda de um sistema fonador, formado pela boca, lngua e pelas cordas vocais.
Funo de Reproduo:

Todo ser vivo, em condioes normais, capaz de reproduzir-se. Essa capacidade de reproduo o que melhor caracteriza o ser vivo. Na espcie humana, a reproduo se faz atravs de clulas especiais (vulo e espermatozide).

....

Funcionamento da Maquina Contrtil do Msculo


As clulas musculares esquelticas prendem-se a tendes e esses, fixam-se aos ossos. Cada msculo formado por conjunto de fibras, circundadas por tecido conjuntivo e adiposo. Devido a suas dimenses, as clulas de msculos esquelticos so chamados tambm de Fibras Musculares. Observado atravs da microscopia ptica, as fibras esquelticas apresentam estrias claras e escuras, que se repetem regularmente ao longo de toda a fibra. Durante a contrao, as estrias da fibra se aproximam e no relaxamento, se afastam.

Ao observar um corte longitudinal de microscopia eletrnica, verificase que no interior de cada clula muscular, existem muitas fibrilas, formando as bandas claras, escuras e a linha Z. A Miosina a principal protena dos filamentos grossos da Banda A. Ao longo de cada filamento grosso, h pequenas projees laterais que conectam os filamentos grossos, aos finos. Na Banda I h filamentos finos que se prendem a Linha Z. A principal protena desse filamento a Actina. Os filamentos finos, de cada lado da linha Z, adentram a Banda A, onde os filamentos grossos de miosina se intercalam com os filamentos finos de Actina. Durante a contrao, os filamentos finos deslizam sobre os grossos, o que provoca a aproximao das linhas Z. A distncia entre uma linha Z e outra conhecida como Sarcmero.

Miosina so molculas grandes e tem forma de basto. Numa de suas extremidades, a miosina apresenta uma salincia globular, esta regio da molcula se liga a Actina e ocorre a hidrlise do ATP. O resto da molcula tem a forma de um filamento. Cada molcula da Miosina formada por duas subunidades, onde as partes filamentosas se enrolam em hlices. A juno entre a parte globular e a parte filamentosa bastante flexvel, o que permite a movimentao dessa estrutura.

As molculas de Actina tm uma forma globular, que se unem umas as outras, formando longos filamentos, que se enrolam, formando estruturas helicoidais. Outro conjunto de protenas, encontrado no filamento fino do sarcmero, o complexo Troponina e a Tropomiosina. Este complexo regula a interao entre os filamentos finos e grossos do sarcomero.

O fragmento de fibra muscular, envolvido por vasos sanguneos e pela membrana plasmtica ou Sarcolema. Distribudo de forma organizada atravs do Sarcolema, h pequenos orifcios, os Tbulos T, invaginaes do sarcolema que atravessam a fibra muscular transversalmente, aprofundando-se no seu interior. Dentro da fibra, envolvendo as miofibrilas, h um compartimento membranoso, denominado Retculo Sarcoplasmtico. O retculo funciona como reservatrio de Ca2+. Nos intervalos equivalentes ao intervalo de um sarcmero, o Retculo Sarcoplasmtico se dilata, formando as cisternas terminais. Estas, entram em contato com os tbulos T, provenientes do Sarcolema. Este arranjo permite que uma onda de despolarizao que percorre o sarcolema, se espalhe quase instantaneamente da superfcie da fibra at as cisternas terminais, comandando a liberao de clcio do Retculo e o Incio da Contrao Muscular.

Acoplamento excitao contrao


Acoplamento exciao-contrao como se denomina o processo que compreende os eventos desde a excitao da membrana sarcoplamtica at o desencadeamento da contrao da fibra muscular. Para uma fibra esqueltica se contrair, fisiologicamente deve ser inicialmente estimulada por uma clula nervosa denominadamotoneurnio, atravs de uma formao especializada chamadajuno neuro-muscular ou mioneural. Quando o axnio de um motoneurnio chega a um msculo, ele se divide em vrios terminais, de um nmero varivel, cada qual terminado firmemente ao sarcolema de uma fibra muscular, numa regio especializada denominada placa motora.

Cada fibra muscular tem uma ou vrias placas motoras. Ao conjunto do corpo celular do motoneurnio, situado no corno anterior da medula, seu motoaxnio e as fibras musculares inervadas por aquele axnio, d-se o nome de Unidade Motora. O nmero de unidades motoras em um msculo dado pelo numero de moto-neurnios a que supre esse msculo. Por outro lado, o numero de fibras musculares que copem uma nica unidade motora ou, em outras palavras, o tamanho da unidade motora varia em um musculo em particular, e mais ainda, de musculo para musculo. Unidades Motoras grandes esto presentes em musculos que atuam em grandes massas corporai; unidades motoras pequenas compem, por exemplo, os musculos extrnsecos dos olhos. Desta maneira, de modo geral, pequenas unidades motoras sao mais especializadas em movimentos finos e delicados, enquanto que as grandes o so em contraes de grandes foras e deslocamento. Quando um motoneuronio estimulado, o impulso nervoso, ao chegar ao terminal axonal amielinizado que faz sinapse com a placa motora, produz a liberao de Acetilcolina das vesculas sinpticas. A acetilcolina despolariza a musculatura e estimulam os tbulos T e o Retculo Sarcoplasmtico para a liberao de clcio no Sarcoplasma, para assim ocorrer a contrao muscular.

Contrao Muscular
No msculo relaxado, o ATP liga-se a parte globular ou cabea da miosina. Mesmo antes de reagir com a actina, o ATP se hifrolisa, gerando ADP + P. No msculo relaxado, o complexo troponina,

tropomiosina interpe-se entre as duas molculas, impedindo a interao entre a Miosina e a Actina. A contrao muscular se inicia com a liberao dos ons Clcio do Retculo e a conseqente elevao desse on no sarcoplasma. Isso permite a ligao do Clcio a Troponina, que por sua vez, promove o deslocamento do filamento de tropomiosina, permitindo a interao entre a Actina e a Miosina. Neste momento h uma diminuio da afinidade da Miosina pelo ADP + P, fazendo com que essa molcula se dissocie da Miosina. Isso faz com que a cabea da Miosina se mova, puxando a Actina, promovendo seu deslizamento sobre o filamento de Miosina. Aps completar o movimento, a cabea da miosina fica fortemente presa a actina. Para que a Miosina se dissocie, necessrio que o ATP se ligue novamente a ela, iniciando um novo ciclo. Se no houver ATP, a miosina permanece fortemente ligada a actina, em uma situao chamada Rigor.

Sistema Endcrino

O sistema endcrino constitudo por um grupo de rgos (algumas vezes referidos como glndulas de secreo interna) cuja funo principal produzir e secretar hormnios diretamente no interior da corrente sangnea. Os hormnios atuam como mensageiros para coordenar atividades de vrias partes do corpo. Hormnios Os hormnios so substncias liberadas na corrente sangnea por uma glndula ou rgo e que afetam a atividade de clulas de um outro local. Em sua maioria, os hormnios so protenas compostas de cadeias de aminocidos de comprimento varivel. Outros so esterides, substncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormnios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormnios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfcie da clula ou no seu interior. A ligao de um hormnio a um receptor acelera, reduz ou altera a funo celular de uma outra maneira. Em ltima instncia, os hormnios controlam a funo de rgos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reproduo e as caractersticas sexuais.

Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Alm disso, os hormnios controlam o volume de lquido e as concentraes de sal e de acar no sangue. Alguns hormnios afetam somente um ou dois rgos, enquanto outros afetam todo o organismo. Por exemplo, o hormnio estimulante da tireide produzido na hipfise e afeta apenas a tireide. Em contraste, o hormnio tireoidiano produzido na tireide, mas afeta clulas de todo o organismo. A insulina, produzida pelas clulas das ilhotas pancreticas, afeta o metabolismo da glicose, das protenas e das gorduras em todo o organismo. Controles Endcrinos Quando as glndulas endcrinas funcionam mal, as concentraes sricas dos hormnios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funes orgnicas. Para controlar as funes endcrinas, a secreo de cada hormnio deve ser regulada dentro de limites precisos. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormnio. O hipotlamo e a hipfise secretam seus hormnios quando detectam que a concentrao srica de um outro hormnio por eles controlado encontra-se muito alta ou muito baixa. Os hormnios hipofisrios ento circulam na corrente sangnea para estimular a atividade de suas glndulas alvo. Quando a concentrao srica do hormnio alvo a adequada, o hipotlamo e a hipfise deixam de produzir hormnios, uma vez que eles detectam que no h mais necessidade de estimulao. Este sistema de retroalimentao regula todas as glndulas que se encontram sob controle hipofisrio.
Glndulas Endcrinas

So componentes do sistema endcrino as Glndulas: Hipotlamo, Hipfise ou Ptuitria, Tireide, Paratireide, Supra-Renais ou Adrenais, Pncreas, Ovrios e Testculos.
Hipotlamo

O hipotlamo uma estrutura que se localiza abaixo do tlamo, na regio do diencfalo, juntamente com o epitlamo e o tlamo. O hipotlamo possui vias de ligao com todos os nveis do sistema

lmbico. Liga-se ao Sistema Nervoso e ao Sistema Endcrino, controlando a maioria das funes vegetativas, endcrinas, comportamentais e emocionais do corpo. Representa cerca de 1% da massa total do encfalo, ou seja, um rgo muito pequeno, mas de importncia indiscutvel. Est relacionado com a regulao da temperatura corprea, apetite, atividade gastrintestinal, regulao hdrica, atividade sexual e emoes. O hipotlamo est intimamente relacionado com a hipfise no comando das atividades. Ele controla a secreo hipofisria, produz ocitocina e hormnio antidiurtico, que so armazenados pela hipfise.

I) Regulao cardiovascular: responsvel pela modificao da presso arterial e da freqncia cardaca. Esses estmulos so conduzidos para a formao reticular da ponte e bulbo; II) Regulao da temperatura: o sangue que passa nohipotlamo determina a temperatura corporal e faz com que o hipotlamo tente regular a temperatura; III) Regulao da hdrica: controla de duas formas, estimulando a sede no indivduo ou retendo a gua na urina. Quando os eletrlitos do hipotlamo se tornam mais concentrados essa rea estimulada; IV) Contrao do tero e ejeo do leite: relaciona-se com a produo de ocitocina. V) Regulao gastrointestinal: o hipotlamo possui uma rea que o centro da fome e est relacionada com a ingesto de alimentos e saciedade da fome; VI) Controle sobre a hipfise: o hipotlamo secreta hormnio que atuam como liberadores dos hormnios da hipfise anterior.

Hipfise

A hipfise dividida em dois lados: o anterior (adenohipfise) e o posterior (neurohipfise).


Hipfise posterior (neurohipfise)

O lado posterior conectado parte do crebro chamada de hipotlamo atravs do infundbulo. Os hormnios so feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotlamo, e estes hormnios so ento transportados pelos axnios das clulas nervosas em direo hipfise posterior. Os hormnios secretados pela hipfise posterior so

Oxitocina que vem do ncleo paraventricular do hipotlamo Hormnio antidiurtico (ADH tambm conhecido como vasopressina e AVP, arginina vasopressina), que vem do ncleo supraptico do hipotlamo

Hipfise anterior (Adenohipfise)

O lobo anterior derivado do ectoderma oral e composto de epitlio glandular. Atravs da conexo vascular da hipfise anterior com o hipotlamo, o hipotlamo integra sinais estimulatrios e inibitrios

centrais e perifricos para os cinco tipos fenotipicamente distintos de clulas da hipfise. Os hormnios da hipfise anterior, e os hormnios hipotalmicos que modulam (so inibidores ou liberadores) a sua secreo esto listados abaixo, junto com seus tipos celulares associados.
Hormnio da hipfise anterior hormnio do crescimento Hormnio hipotalmico secreo causada pelo GHRH (hormnio liberador de hormnio do crescimento) secreo INIBIDA pela DA (dopamina, prolactin inhibiting factor/PIF) folculo- secreo causada pelo GnRH (hormnio liberador de gonadotrofina) secreo causada pelo GnRH (hormnio liberador de gonadotrofina) Corantes (tipo) acidfilo Tipo de clula somatotropo

prolactina hormnio estimulante

acidfilo

lactotropo

basfilo

gonadotropo

hormnio luteinizante

basfilo

gonadotropo

hormnio estimulante da secreo causada pelo TRH (hormnio tireide liberador de tireotrofina) hormnio adrenocorticotrfico endorfinas secreo causada pelo CRH (hormnio liberador de corticotrofina) -

basfilo

tireotropo

basfilo -

corticotropo -

Os hormnios hipotalmicos viajam at o lobo anterior por um sistema especial de capilares, chamados de vasos portais hipotalmicohipofisrios. Tambm existe uma interao entre os hormnios do hipotlamo, por exemplo, o TRH induz a secreo de prolactina.
Funes

Os hormnios trficos ou trpicos atuam sobre outras glndulas endcrinas regulando suas secrees. O sistema nervoso central manifesta seu controle sobre a hipfise atravs do hipotlamo via ligaes nervosas ou substncias parecidas com hormnios conhecidas como fatores de liberao.

Os hormnios trficos so classificados em:


Tireotrpicos: atuam sobre a tireide. Adrenocorticotrpicos: atuam sobre o crtex da glndula adrenal (supra-renal). Gonadotrficos: atuam sobre as gnadas masculinas e femininas. Somatotrficos: atuam no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Tambm eleva o consumo de gorduras e inibe a sntese de insulina do pncreas, aumentando a concentrao de glicose no sangue.

Adeno-hipfise

Somatotrofina (hormnio do crescimento): atua sobre as cartilagens de crescimento dos ossos; controla parte do metabolismo de gorduras, protenas e carboidratos. Adrenocorticotrpico (ACTH): hormnios crticosupra-renais. estimula a secreo dos

Hormnio folculo-estimulante (FSH): estimula a formao do folculo de Graaf do ovrio, dos tbulos seminferos do testculo e tambm estimula a espermatognese. Hormnio luteinizante (LH): regula a produo e liberao de estrognio, progesterona e de testosterona. Prolactina: estabiliza a secreo do estrognio e progesterona e estimula a secreo de leite. Tirotrofina: estimula as tirides e a formao de tiroxina. Mamotroficas: prolactina

Poro intermdia

Estimuladora de melancitos (MSH): regula a distribuio dos pigmentos.

Neuro-hipfise

Ocitocina: atua no tero favorecendo as contraes no momento do parto, e em nvel mamrio facilita a secreo do leite.

Vasopressina (ADH): regula a contrao dos vasos sangneos, regulando a presso e ao antidiurtica sobre os tbulos dos rins.

Tireide

A tireide produz a tiroxina, hormnio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto , funcionamento exagerado da tireide, todo o metabolismo fica acelerado: o corao bate mais rapidamente, a temperatura do corpo fica mais alta que o normal; a pessoa emagrece porque gasta mais energia. Esse quadro favorece o desenvolvimento de doenas cardacas e vasculares, pois o sangue passa a circular com maior presso. Pode ocorrer o bcio, ou seja, um papo causado pelo crescimento exagerado da tireide. Tambm pode aparecer a exoftalmia, isto , os olhos ficam saltados. Se a tireide trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotireoidismo, e o organismo tambm se altera: o metabolismo se torna mais lento, algumas regies do corpo ficam inchadas, o corao bate mais vagarosamente, o sangue circula mais lentamente, a pessoa gasta menos energia, tornando-se mais

propensa obesidade, as respostas fsicas e mentais tornam-se mais lentas.

Paratireide

As glndulas paratirides ou glndulas paratireides so dois pares de glndulas endcrinas que se situam atrs ou embebidas na glndula tiride. Elas produzem paratormona/paratormnio (PTH), a hormona principal da regulao da concentrao de clcio no sangue. Em casos raros as glndulas paratireides esto localizados dentro da glndula tireide. Mais freqentemente existem quatro glndulas paratireides, mas algumas pessoas tem seis ou at mesmo oito.

Supra-Renal ou Adrenal

As supra-renais, tambm conhecidas com adrenais, so duas glndulas, que como diz o nome, localizam-se em cima dos rins.

As adrenais exercem importantes funes no organismo atravs da produo dos seus hormnios. Os principais so: - Cortisol: o chamado hormnio do estresse ( estresse fsico, que ocorre em cirurgias, infeces, traumas etc..). Uma das suas principais aes garantir glicose (acar = energia) para as clulas, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformao de gorduras e protenas em glicose. Tambm age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infeces). o hormnio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses. - Adrognios e estrognios : So respectivamente os hormnios masculinos e femininos. - Aldosterona: Age no rim controlando os nveis de sdio e potssio na urina e no sangue. um dos principais hormnios no controle da presso arterial. - Adrenalina: mais um hormnio do estresse. chamado o hormnio de fuga ou luta (flight or fight em ingls). Quando liberado promove aumento da frequncia cardaca, da presso arterial, do aporte de sangue para os msculos, aumenta a glicose disponvel para as clulas e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo. Bom, sabendo para que serve a supra-renal e o que seus hormnios promovem, fica fcil entender alguns sintomas da insuficincia adrenal.

Hipotenso e choque circulatrio; Distrbios do potssio e do sdio; Hipoglicemia (baixa de acar no sangue); Alteraes dos hormnios sexuais; Astenia crnica; Anorexia (perda de apetite).

Pncreas

O pncreas uma glndula do sistema digestivo e endcrino (dos animais vertebrados). Ele tanto excrino (secretando suco pancretico que contm enzimas digestivas) quanto endcrino (produzindo muitos hormnios importantes, como a insulina, glucagon e somatostatina). O pncreas endcrino composto de aglomeraes de clulas especiais denominadas ilhotas de Langerhans. O cansao crnico destas clulas leva ao aparecimento da diabetes no pncreas. Existem quatro tipos de clulas nas ilhotas de Langerhans. Elas so relativamentes difceis de se distinguir ao usar tcnicas normais para corar o tecido, mas elas podem ser classificadas de acordo com sua secreo:
Nome das clulas clulas beta clulas alfa Produto % das clulas da ilhota 50-80% 15-20% Funo reduz a taxa de acar no sangue aumenta a taxa de acar no

Insulina e Amilina Glucagon

sangue clulas delta clulas PP Somatostatina Polipeptdeo pancretico 3-10% 1% inibe o pncreas endcrino inibe o pncreas excrino

Ovrios e Testulos

A reproduo humana normal envolve a interao entre vrios hormnios e rgos, a qual controlada pelo hipotlamo, uma rea do crebro. Tanto nas mulheres como nos homens, o hipotlamo secreta hormnios, denominados fatores de liberao, que chegam hipfise, uma glndula do tamanho de uma ervilha localizada logo abaixo do hipotlamo. Esses hormnios estimulam a hipfise a liberar outros hormnios. Por exemplo, o hormnio liberador de gonadotropina (um fator de liberao secretado pelo hipotlamo) estimula a hipfise a secretar o hormnio luteinizante e o hormnio folculo-estimulante. Estes hormnios estimulam a maturao das glndulas reprodutivas e a liberao de hormnios sexuais. Nas mulheres, os ovrios liberam estrognios, e, nos homens, os testculos liberam andrognios (p.ex., testosterona).

Os hormnios sexuais tambm so produzidos pelas glndulas adrenais, localizadas sobre os rins. Os padres de secreo e as conseqentes concentraes sricas dos hormnios sexuais determinam a estimulao ou a inibio da liberao do hormnio luteinizante e do hormnio folculoestimulante pela hipfise. Por exemplo, uma diminuio das concentraes dos hormnios sexuais estimula a hipfise a liberar maiores quantidades de ambos os hormnios, um mecanismo de controle de retroalimentao negativa. Praticamente todos os hormnios so liberados em episdios breves (pulsos) a cada1 a 3 horas. Conseqentemente, as concentraes hormonais no sangue oscilam.

Puberdade Ao nascimento, as concentraes dos hormnios luteinizante e folculoestimulante so altas, mas elas diminuem em poucos meses e mantmse baixas at a puberdade. No incio da puberdade, a concentrao desses hormnios aumenta, estimulando a produo dos hormnios sexuais. Nas adolescentes, o aumento da concentrao desses hormnios estimula a maturao das mamas, dos ovrios, do tero, e da vagina, o incio da menstruao e o desenvolvimento das caractersticas sexuais secundrias (p.ex., plos pubianos e axilares). Nos adolescentes, os testculos, a prstata, as vesculas seminais e o pnis amadurecem e ocorre crescimento dos plos faciais, pubianos e axilares. Normalmente, essas mudanas ocorrem em seqncia durante a puberdade, resultando na maturidade sexual. Nas adolescentes, a primeira alterao da puberdade comumente o aumento das mamas (elas comeam a se desenvolver), seguido de imediato pelo crescimento dos plos pubianos e axilares. O intervalo entre o aumento das mamas e a primeira menstruao geralmente de aproximadamente 2 anos. A forma do corpo da adolescente muda e a porcentagem de gordura corprea aumenta. O estiro de crescimento que acompanha a puberdade geralmente inicia antes mesmo do desenvolvimento das mamas. O crescimento relativamente mais rpido no incio da puberdade, antes do incio da menstruao. A seguir, o crescimento reduz consideravelmente; cessando geralmente entre os 14 e 16 anos.

Em contraste, os adolescentes crescem mais rapidamente entre os 13 e 17 anos, e podem continuar a crescer at um pouco depois dos 20 anos. A idade do incio da puberdade parece ser influenciada pela estado geral de sade e de nutrio da criana, bem como por fatores scioeconmicos e hereditrios. Na Europa Ocidental, a idade mdia na qual a menina apresenta a primeira menstruao reduziu 4 meses por dcada entre 1850 e 1950, mas deixou de diminuir nas ltimas quatro dcadas. As meninas com obesidade moderada tendem a menstruar mais cedo e aquelas com peso muito abaixo da mdia e desnutridas tendem a menstruar mais tarde. A menstruao tambm comea mais precocemente entre as meninas que vivem em reas urbanas e aquelas cujas mes comearam a menstruar mais cedo.

Ciclo Menstrual A menstruao, o descolamento do endomtrio (revestimento do tero) acompanhado por sangramento, ocorre em ciclos aproximadamente mensais, exceto quando a mulher est grvida. Ele marca os anos reprodutivos da vida da mulher, o qual estende-se da menarca (primeira menstruao) que ocorre na puberdade at a menopausa (cessao da menstruao). Por definio, o primeiro dia de sangramento considerado o incio de cada ciclo menstrual (dia 1), o qual termina um pouco antes do menstruao seguinte. Os ciclos menstruais variam entre 21 a 40 dias. Apenas 10 a 15% dos ciclos so de exatamente 28 dias. Os intervalos entre os perodos so geralmente mais longos nos anos imediatamente posteriores menarca e anteriores menopausa. O ciclo menstrual pode ser dividido em trs fases: folicular, ovulatria e ltea. A fase folicular, a qual varia em durao, estende- se desde o primeiro dia de sangramento at imediatamente antes da rpida elevao da concentrao do hormnio luteinizante, a qual acarreta a ovulao (liberao do vulo). Esta fase foi assim denominada porque os folculos de ovrios ovrios encontram-se em processo de desenvolvimento. Durante a primeira metade da fase, a hipfise aumenta discretamente a secreo de hormnio folculo-estimulante, estimulando o crescimento de 3 a 30 folculos, cada um contendo um vulo. Apenas um desses folculos continua a crescer.

Os outros folculos estimulados degeneram. A fase folicular torna-se mais curta no final dos anos reprodutivos, prximo menopausa. Na menstruao, parte do endomtrio desprende- se em resposta a uma reduo das concentraes de estrognio e progesterona. O endomtrio constitudo por 3 camadas. A camada superior (superficial) e a maior parte da camada mdia (intermediria) desprendem. A camada inferior (basal) permanece e produz novas clulas para reconstruir as outras duas camadas. O sangramento menstrual dura 3 a 7 dias, com uma mdia de 5 dias. A perda sangnea varia de 14 a 280 gramas, com uma mdia de 128 gramas. Dependendo do tipo, um absorvente ntimo ou um tampo pode absorver at 29 gramas. Geralmente, o sangue menstrual no coagula, exceto quando o sangramento muito intenso. A fase ovulatria, durante a qual o vulo liberado, comea com uma rpida elevao da concentrao do hormnio luteinizante. Em geral o vulo liberado 16 a 32 horas aps o incio da elevao da concentrao do hormnio luteinizante. O nico folculo que est crescendo protrui na superfcie do ovrio, rompe e libera o vulo. Em torno do momento da ovulao, algumas mulheres sentem uma dor surda em um dos lados da regio abdominal inferior, denominada mittelschmerz (dor do meio), a qual pode durar alguns minutos ou algumas horas. Embora a dor seja sentida no mesmo lado do ovrio que liberou o vulo, a sua causa exata desconhecida. A dor pode preceder ou suceder a ruptura do folculo e pode no ocorrer em todos os ciclos. A liberao do vulo no alterna entre os dois ovrios e parece ser aleatria. Quantos vulos? Uma recm-nascida nasce com vulos (ocitos) j presentes em seus ovrios. Quando o feto est com 20 a 24 semanas de idade, os seus ovrios contm entre 7 e 20 milhes de ovos, que se incorporam aos folculos (cavidades cheias de lquido, cada uma contendo um vulo alojado em sua parede). Enquanto os folculos se formam, a maioria dos vulos atrofia gradualmente e permanecem aproximadamente 2 milhes deles no momento do nascimento. Aps o nascimento, no h formao de vulos novos. No incio da menstruao, existem aproximadamente 400.000 vulos, uma

quantidade mais que suficiene para todo o perodo de vida frtil. Apenas aproximadamente 400 vulos so liberados durante a vida reprodutiva de uma mulher, geralmente um em cada ciclo menstrual. At ser liberado, o vulo permanece inativo em seu folculo e suspenso em meio a uma diviso celular, o que o torna uma das clulas de vida mais longa do organismo. Como o ovo inativo no pode realizar os processos usuais de reparao celular, a possibilidade de leso aumenta medida que a mulher envelhece. Conseqentemente, uma anomalia cromossmica ou gentica mais provvel quando a mulher engravida numa idade avanada. Quando um ovrio removido, o ovrio remanescente libera um vulo por ms. A fase ltea ocorre aps a ovulao. Esta fase dura aproximadamente 14 dias, exceto quando ocorre a fertilizao, e termina imediatamente antes da menstruao. Na fase ltea, o folculo roto fecha aps haver liberado o vulo e forma um corpo lteo que secreta quantidades crescentes de progesterona. A progesterona faz com que a temperatura corprea aumente discretamente durante a fase ltea e que ela permanea elevada at o incio da menstruao. Essa elevao da temperatura pode ser utilizada para se estimar se a ovulao ocorreu. O corpo lteo degenera aps 14 dias e um novo ciclo menstrual tem incio, exceto quando o vulo fertilizado. Alteraes Durante o Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual regulado pela interao complexa entre os hormnios da hipfise (hormnio luteinizante e hormnio folculoestimulante) e os hormnios sexuais ovarianos (estradiol e progesterona).O ciclo menstrual inicia com a fase folicular. As concentraes baixas de estradiol (um estrognio) e de progesterona no incio desta fase causam a degenerao e o descolamento do endomtrio (revestimento uterino) na menstruao, o que marca o primeiro dia do ciclo menstrual.Durante a primeira metade desta fase, a concentrao de hormnio folculo-estimulante aumenta discretamente, estimulando o desenvolvimento de vrios folculos, cada um contendo um vulo. Apenas um folculo continua a desenvolver. Durante a ltima parte desta fase, a concentrao de estradiol secretado pelos ovrios aumenta, estimulando o incio do espessamento do revestimento uterino. Um aumento rpido das concentraes dos hormnios luteinizante e folculo-estimulante d incio fase ovulatria. A ovulao (liberao do vulo) geralmente ocorre 16 a 32 horas aps o incio do aumento da concentrao hormonal. A concentrao de estradiol atinge um ponto mximo e a de progesterona comea a aumentar. Durante a fase ltea, ocorre uma reduo das concentraes dos hormnios luteinizante e folculo-estimulante. O folculo roto fecha aps haver liberado o vulo e forma o corpo lteo, o qual secreta progesterona. A progesterona e o estradiol provocam o espessamento do endomtrio. Quando o vulo no fertilizado, o corpo lteo degenera e deixa de secretar progesterona, a concentrao de estradiol diminui e tem incio um novo ciclo menstrual.

Quando isto ocorre, o corpo lteo comea a produzir gonadotropina corinica humana. humana. Este hormnio mantm o corpo lteo, o qual produz progesterona, at o feto em desenvolvimento ser capaz de produzir seus prprios hormnios.
Resumo dos Principais Hormnios

Hormnio Aldosterona

Onde Produzido Adrenais

Funo Ajuda na regulao do equilbrio do sal e da gua atravs de sua reteno e da excreo do potssio Faz com que os rins retenham gua e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da presso arterial Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ao antiinflamatria; mantm a concentrao srica de acar, a presso arterial e a fora muscular; auxilia no controle do equilbrio do sal e da gua Controla a

Hormnio antidiurtico (vasopressina)

Hipfise

Corticosteride

Adrenais

Corticotropina

Hipfise

produo e a secreo de hormnios do crtex adrenal Eritropoietina Rins Estimula a produo de eritrcitos Controla o desenvolvimento das caractersticas sexuais e do sistema reprodutivo femininos Aumenta a concentrao srica de acar Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produo de protenas Reduz a concentrao srica de acar; afeta o metabolismo da glicose, das protenas e das gorduras em todo corpo Controlam as funes reprodutoras, como

Estrognios

Ovrios

Glucagon

Pncreas

Hormnio do crescimento

Hipfise

Insulina

Pncreas

Hormnio luteinizante e hormnio

Hipfise

folculoestimulante

a produo de espermatozides e de smen, a maturao dos vulos e os ciclos menstruais; controlam as caractersticas sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuio dos plos, a formao dos msculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traos da personalidade) Hipfise Produz contrao da musculatura uterina e dos condutos das glndulas mamrias Controla a formao ssea e a excreo do clcio e do fsforo Prepara o revestimento do tero para a implantao de um ovo fertilizado e prepara as glndulas mamrias para a secreo de

Ocitocina

Paratormnio (hormnio paratireodeo)

Paratireides

Progesterona

Ovrios

leite Prolactina Hipfise Inicia e mantm a produo de leite das glndulas mamrias Controlam a presso arterial Regula o crescimento, a maturao e a velocidade do metabolismo Estimula a produo e a secreo de hormnios pela tireide

Renina e angiotensina Rins

Hormnio tireoidiano Tireide

Hormnio estimulante da tireide

Hipfise

Patologias Relacionadas ao Sistema Endcrino

DOENAS DA TIREIDE: Hipertireioidismo Na maioria dos pacientes com Hipertireoidismo, o tamanho da tireide aumenta de duas a trs vezes acima do normal, com enorme hiperplasia, de modo que o nmero de clulas aumenta amplamente. Alm disso, cada clula aumenta sua taxa de secreo em muitas vezes.
Sistema Nervoso Perifrico

Texto referente a aula do dia 12/11 A atividade eltrica dos neurnios no tem lugar apenas no crebro. Os nervos espalham-se pelo corpo todo desde o alto da cabea at a ponta dos dedos dos ps. So feixes de axnios, ou fibras nervosas, dividindose e tomando-se mais finos quanto mais afastados esto do crebro ou

da medula espinhal. Os corpos das clulas dos neurnios esto agrupados na massa cinzenta, na superfcie do crebro, na massa cinzenta similar, na parte interna da medula espinhal, e em pequenos ndulos chamados gnglios, perto da coluna vertebral. As mensagens dos rgos dos sentidos, situados nos olhos, nariz, ouvidos e boca, dos rgos do tato, espalhados por toda a superfcie do corpo, e at mesmo em alguns rgos internos, chegam ao crebro atravs do sistema nervoso. Os neurnios que carregam essas mensagens para o crebro so chamados neurnios sensoriais ou neurnios aferentes. Outros sinais passam do crebro e da medula espinhal de volta para todo o corpo, sendo carregados pelos chamados neurnios motores ou neurnios eferentes. Os sinais passam ao longo de todo o sistema muito rapidamente, mas no to depressa quanto em um circuito eltrico normal. Leva um certo tempo para os sinais serem carregados atravs da sinapse pelas substncias qumicas transmissoras. Por esta razo os axnios dos nervos so imensamente compridos de maneira que a mensagem possa ser levada to rpido quanto possvel, sem ser retardada por sinapses desnecessrias.
Nervos

Ao longo da medula, h 31 pares de nervos. Cada nervo est ligado medula como um Y, isto , apresenta duas razes: como uma raiz dorsal na qual existe um gnglio (dilatao), que contm os corpos celulares de neurnios sensoriais provenientes da periferia do corpo, e uma raiz ventral pela qual emergem feixes de axnios de neurnios motores, cujos corpos celulares esto localizados na substncia cinzenta da medula. Essas duas razes se juntam formando o cabo nico do Y, percorrido tanto pelos feixes sensitivos como pelos feixes motores. Nervos so feixes de fibras nervosas envoltos por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos, h vasos sanguneos responsveis pela nutrio das fibras nervosas. As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dendritos como axnios, que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regies do corpo ao sistema nervoso central. Os gnglios aparecem como pequenas dilataes em certos nervos.

Nervos sensitivos, motores e mistos De acordo com o tipo de fibras nervosas que apresentam, os nervos podem ser classificados em sensitivos (ou aferentes), motores (ou eferentes) e mistos.

Nervos sensitivos so os que contm somente fibras sensitivas, ou seja, que conduzem impulsos dos rgos dos sentidos para o sistema nervoso central. Nervos motores so os que contm somente fibras motores, que conduzem impulsos do sistema nervoso central at os rgos efetuadores (msculos ou glndulas). J os nervos mistos contm tanto fibras sensitivas quanto motoras e conduzem impulsos nos dois sentidos, das diversas regies do corpo para o sistema nervoso central e vice-versa.

Nervos Cranianos

Nervos ligados ao encfalo so denominados nervos cranianos, enquanto nervos ligados medula espinhal so denominados nervos espinhais ou raquidianos. Mamferos, aves e rpteis possuem doze pares de nervos cranianos, responsveis pela inervao dos rgos dos sentidos, dos msculos e glndulas da cabea, e tambm de alguns rgos internos. Anfbios e peixes tm apenas dez pares de nervos cranianos.
Nervo craniano I-OLFATRIO II-PTICO III-OCULOMOTOR IV-TROCLEAR sensitiva sensitiva motora motora Funo Percepo do olfato. Percepo visual. Controle da movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos movimentos da mastigao (ramo motor); V-TRIGMEO mista

Percepes sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).


VI-ABDUCENTE VII-FACIAL motora mista Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos msculos faciais mmica facial (ramo motor);

Percepo gustativa no tero anterior da lngua (ramo sensorial).


VIII-VESTBULOCOCLEAR sensitiva Percepo postural originria do labirinto (ramo vestibular);

Percepo auditiva (ramo coclear).


IX-GLOSSOFARNGEO mista Percepo gustativa no tero posterior da lngua, percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. Percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, dos msculos esternoclidomastideo e trapzio. Controle dos msculos da faringe, da laringe e da lngua.

X-VAGO

mista

XI-ACESSRIO

motora

XII-HIPOGLOSSO

motora

O conjunto de nervos cranianos e raquidianos forma o sistema nervoso perifrico. Com base na sua estrutura e funo, o sistema nervoso perifrico pode ainda subdividir-se em duas partes: o sistema nervoso somtico e o sistema nervoso autnomo ou de vida vegetativa. As aes voluntrias resultam da contrao de msculos estriados esquelticos, que esto sob o controle do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico. J as aes involuntrias resultam da contrao das musculaturas lisa e cardaca, controladas pelo sistema nervoso perifrico autnomo, tambm chamado involuntrio ou visceral. O SNP Voluntrio ou Somtico tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. Ele constitudo por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos esquelticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP voluntrio fica localizado dentro do SNC e o axnio vai diretamente do encfalo ou da medula at o rgo que inerva.

O SNP Autnomo ou Visceral, como o prprio nome diz, funciona independentemente de nossa vontade e tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestrio, cardiovascular, excretor e endcrino. Ele contm fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos lisos das vsceras e musculatura do corao. Um nervo motor do SNP autnomo difere de um nervo motor do SNP voluntrio pelo fato de conter dois tipos de neurnios, um neurnio prganglionar e outro ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio pr-ganglionar fica localizado dentro do SNC e seu axnio vai at um gnglio, onde o impulso nervoso transmitido sinapticamente ao neurnio ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio ps-ganglionar fica no interior do gnglio nervoso e seu axnio conduz o estmulo nervoso at o rgo efetuador, que pode ser um msculo liso ou cardaco.

Sistema Nervoso Autnomo


O sistema nervoso autnomo divide-se em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico. De modo geral, esses dois sistemas tm funes contrrias (antagnicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simptico acelera demasiadamente as batidas do corao, o sistema parassimptico entra em ao, diminuindo o ritmo cardaco. Se o sistema simptico acelera o trabalho do estmago e dos intestinos, o parassimptico entra em ao para diminuir as contraes desses rgos. O SNP autnomo simptico, de modo geral, estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Por exemplo, o sistema simptico responsvel pela acelerao dos batimentos cardacos, pelo aumento da presso arterial, da concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo. J o SNP autnomo parassimptico estimula principalmente atividades relaxantes, como as redues do ritmo cardaco e da presso arterial, entre outras. Uma das principais diferenas entre os nervos simpticos e parassimpticos que as fibras ps-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormnios. O hormnio secretado pelos neurnios ps-ganglionares do sistema

nervosoparassimptico a acetilcolina, razo pela qual esses neurnios so chamados colinrgicos. Os neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso simpticosecretam principalmente noradrenalina, razo por que a maioria deles chamada neurnios adrenrgicos. As fibras adrenrgicas ligam o sistema nervoso central glndula supra-renal, promovendo aumento da secreo de adrenalina, hormnio que produz a resposta de luta ou fuga em situaes de stress. A acetilcolina e a noradrenalina tm a capacidade de excitar alguns rgos e inibir outros, de maneira antagnica.
rgo / Funo Arterolas Ritmo cardaco Presso arterial Movimentos respiratrios Brnquios Metabolismo basal Pupilas Glicemia Sudorese Movimentos Peristlticos Saliva Nervos Simpticos vasoconstrio aumenta aumenta aumentam dilatam aumenta dilatam aumenta aumenta diminuem Nervos Parassimpticos vasodilatao diminui diminui diminuem contraem diminui contraem aumentam aumenta

Bons Estudos!
PUBLISHED IN:

CONTEDO PROGRAMTICO E MATRIAS

ON 25/10/2010 AT 22:19 COMENTRIOS (2) TAGS: NERVOS, SISTEMA NERVOSO

Sistema Nervoso Central

O crebro o rgo mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que voc faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memria. Muitas vezes ele no age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substncias qumicas do sangue, que, por sua vez, tm um forte efeito sobre outra parte do corpo. Embora parea muito simples, o crebro imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabea. Fica posicionado no alto da cabea, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trs e para a parte inferior da cabea.

Quase to importante quanto o crebro o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do crebro para baixo, ao longo da coluna, O crebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos rgos dos sentidos para o crebro, e tambm instrues do crebro para outras partes do corpo. O crebro funciona como uma rede telefnica complicada mas

muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, so selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado. As membranas protetoras do crebro Por ser um rgo to importante, o crebro precisa de boa proteo contra acidentes. Ficando em p, o ser humano mantm o crebro e a cabea afastados de choques e batidas. Mesmo assim, necessria uma proteo muito confivel. Por isso o crebro fica alojado no crnio, uma dura caixa ssea. Embora de paredes finas, o crnio muito resistente devido a sua forma arredondada. Uma das formas mais fortes que se conhece uma bola rgida. Um ovo, por exemplo, extremamente resistente, considerando-se como fina sua casca. Assim, o mole e delicado crebro protegido contra danos externos diretos pelo resistente crnio. Entretanto, mesmo sendo o crnio rgido e forte, um abalo violento poderia balanar o crebro e causar-lhe danos. E preciso, ento, maior proteo, que dada por trs membranas, denominadas meninges, que recobrem completamente o crebro. A membrana mais externa chamada de dura-mter, que fornece uma boa proteo e apoio devidos a sua constituio forte e coricea.

Junto ao crebro h uma outra membrana, denominada pia-mter, muito mais fina, que acompanha cada depresso e cada elevao da superfcie do crebro. Entre essas duas membranas h uma terceira, de constituio esponjosa, a aracnide. Os espaos desta membrana so preenchidos por um liquido no qual flutua todo o crebro, fornecendo a camada protetora final. H ainda grandes espaos dentro do crebro, que tambm so preenchidos com o mesmo liquido da aracnide, de

modo que o delicado tecido do crebro no se deforma quando movemos nossa cabea. A medula espinhal A medula espinhal uma extenso do crebro, estendendo-se da base do crnio at logo abaixo das costelas. E uma haste de tecido cerebral, com um pequeno canal passando atravs de todo seu comprimento. Toda a medula coberta por membranas, tal como o crebro, e tambm banhada por dentro e por fora com o mesmo liquido protetor do crebro. Como o crebro, a medula espinhal precisa de proteo. Enquanto o crebro est seguramente encerrado em um crnio rgido, a medula espinhal est cercada por um conjunto de ossos chamados vrtebras. Estes formam a coluna vertebral, que capaz de flexionar-se quando nos dobramos ou movemos. Ao mesmo tempo, a coluna vertebral tem que ser forte o suficiente para suportar o peso do corpo e dar proteo segura coluna espinhal. Poderia parecer que flexibilidade, fora e proteo de seu frgil contedo no poderiam ser obtidos pela coluna vertebral, mas sua construo engenhosa toma tudo isso possvel.

A coluna vertebral constituda por mais de duas dzias de vrtebras em forma de anel. A medula espinhal passa atravs do buraco existente no centro de cada uma das vrtebras, e completamente protegida pelos arcos sseos. As protuberncias sseas das vrtebras articulam-se de maneira que cada vrtebra pode mover-se apenas um pouco, para no apertar ou machucar a medula espinhal. Entre cada par de vrtebras h pequenas aberturas atravs das quais os nervos podem passar, ramificando-se a partir da prpria medula espinhal. A complicada estrutura da coluna mantida unida por flexveis cordes de ligamento e por msculos poderosos. A estrutura do encfalo O encfalo se parece com uma noz grande, de cor rosa clara. Sua superfcie profundamente enrugada e cheia de dobras, e sua parte superior est quase dividida em duas partes por um sulco muito profundo. Essa superfcie enrugada ocupa a maior parte do encfalo e

chamada de crebro. Na maioria dos animais o crebro bem pequeno, mas no homem ele cresceu tanto que cobre todo o resto do encfalo.

O tronco cerebral O tronco cerebral, onde se localiza o bulbo, algumas vezes chamado de a parte mais velha do crebro, porque a principal parte do crebro na maioria dos animais primitivos. Controla a maior parte das funes importantes do corpo, e o sistema de sustentao da vida. Se o tronco cerebral no for prejudicado, realmente possvel o corpo permanecer vivo por algum tempo, mesmo depois que o resto do crebro tenha sido destrudo. O tronco cerebral atua junto com a medula espinhal para controlar as funes vitais, como o batimento regular do corao, a presso sangunea e a respirao. Mas a funo mais importante do tronco cerebral controlar a conscincia, desligando as atividades do crebro quando dormimos e ligando quando acordamos. Mesmo quando dormimos o tronco cerebral controla e confere nossas atividades vitais, mantendo o corpo funcionando. O tronco cerebral trabalha como um computador, continuamente conferindo e controlando as informaes que entram no crebro atravs do sistema nervoso; em seguida ele age em cima dessa informao liberando as mensagens para que o sistema nervoso controle o corpo inteiro. No tomamos conscincia de todas essas atividades; podemos apenas notar seus efeitos. O tronco cerebral controla funes, como a respirao, automaticamente.

Cerebelo Se localiza abaixo do crebro. Coordena, com o crebro, os movimentos do corpo. responsvel pelo equilbrio do corpo, pois est ligado a alguns canais da orelha interna. Alm disso, mantm o tnus muscular, isto , regula o grau de contrao muscular dos msculos em repouso. Como as mensagens passam pelos neurnios Um sinal carregado por um neurnio pode parecer com uma corrente eltrica sendo carregada atravs de um fio, mas na realidade bem diferente. Uma minscula carga eltrica produzida, mas o movimento do sinal ao longo de um axnio mais semelhante queima de um estopim de plvora. O sinal move-se com uma velocidade entre 1,5 metro e 90 metros por segundo. O axnio um tubo fino cheio de substncias qumicas dissolvidas em gua. Muitos tm a parte exterior coberta com uma camada de material gorduroso, como um isolamento eltrico. A passagem de um sinal ao longo do axnio envolve o movimento de ons, ou minsculas partculas eletricamente carregadas de dois elementos metlicos: sdio e potssio. Normalmente h mais potssio do lado de dentro de um axnio e mais sdio do lado de fora. Quando passa um sinal, a membrana que cobre o axnio se altera, permitindo aos ons escoarem atravs dela, causando uma mudana sbita nas propriedades eltricas nesse ponto. Essas mudanas oscilam ao longo do axnio como uma onda.

Quando o sinal alcana a sinapse, ele deve cruzar um pequeno intervalo para alcanar o prximo neurnio. Minsculas bolhas nas ramificaes da extremidade dos axnios contm substncias qumicas, chamadas transmissores. Estas so liberadas quando atingidas pelos sinais e ento atravessam o intervalo da sinapse. Quando contatam os dendritos da clula seguinte, do incio ao movimento do sdio- e do potssio, transmitindo o sinal. Agora o primeiro neurnio volta ao estado de descanso normal, esperando por outro sinal. Os transmissores qumicos que carregam um sinal atravs do intervalo da sinapse podem ser de dois tipos diferentes. Alguns so chamados de substncias qumicas excitadoras. Estas so as substncias que passam a mensagem para o prximo neurnio, que em seguida, comea as mudanas eltricas que daro origem a sinais a serem produzidos e passados ao longo do axnio. Os outros transmissores so chamados de substncias qumicas inibidoras. Sua funo evitar que um sinal seja produzido em outro neurnio. Milhares de neurnios esto em contato com os outros atravs de sinapse, e muitos estaro produzindo sinais excitadores ou inibidores, O neurnio no produzir nenhum sinal a menos que receba mais mensagens excitadoras (liga) do que inibidoras (desliga).Um sinal de um ou dois neurnios no suficiente para acionar um outro ele deve receber vrios sinais de uma vez. Isto significa que quaisquer sinais ocasionais de milhares de neurnios ao redor no causaro uma mensagem falsa a ser passada. E quase como o princpio da votao, onde o neurnio precisa dos votos de uma srie de outros neurnios antes de ser capaz de emitir um sinal.
PUBLISHED IN:

CONTEDO PROGRAMTICO E MATRIAS ON 16/10/2010 AT 14:11 COMENTRIOS (4) TAGS: CREBRO, CEREBELO, CONSCIENCIA, SISTEMA NERVOSO CENTRAL, TRONCO CEREBRAL

Respostas do questionrio 2: Sistema Circulatrio

1 Qual a funo do sistema circulatrio? Ao desempenhar sua funo, o aparelho cardiovascular est organizado morfolgica e funcionalmente:

Gerar e manter uma diferena de presso interna ao longo do seu circuito; Conduzir e distribuir continuamente o volume sangneo aos tecidos do organismo; Promover a troca de gases (principalmente oxignio e gs carbnico), nutrientes e substncias entre o compartimento vascular e as clulas teciduais; Coletar o volume sangneo proveniente dos tecidos e retorn-lo ao corao.

2 Como dividido o corao? O corao dividido em quatro cavidades: 2 trios e 2 ventrculos. trio direito, trio esquerdo, Ventrculo direito e Ventrculo esquerdo. No h comunicao entre os dois trios ou entre os dois ventrculos, so separados por septos. O trio direito se comunica com o Ventrculo direito atravs da Vlvula tricspide. O trio esquerdo se comunica com o Ventrculo esquerdo atravs da Vlvula Bicuspide ou Vlvula Mitral. O conjunto dos sistemas vasculares distribudos em todas as estruturas do organismo denominado grande circulao, ou circulao sistmica. A grande circulao conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do corao (Ventrculo Esquerdo), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gs carbnico para o lado direito do corao (trio Direito). O sistema arterial e venoso do pulmo constitui a pequena circulao, ou circulao pulmonar. A pequena circulao a que conduz o sangue venoso, pobre em oxignio e rico em gs carbnico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do corao (Ventrculo Direito) at aos pulmes, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxignio para o lado esquerdo do corao (trio Esquerdo). 4 Qual a diferena entre artrias e veias e entre sangue arterial e sangue venoso? Artria: Vaso sanguneo que sai do corao; Veias: Vaso sanguneo que chega ao corao; Sangue Venoso: Sangue rico em Oxignio e pobre em CO2

Sangue Arterial: Sangue pobre em Oxignio e pobre em O2.


Respostas do Questionrio 3: Sistema Respiratrio

1 Descreva o trajeto do ar no Sistema Respiratrio. Nariz, Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Traquia, Brnquios principais, Bronquolos e Alvolos Pulmonares. 2 Como ocorre a troca gasosa? O sangue venoso (desoxigenado) vindo atravs das arterolas pulmonares est rica em CO2 e pobre em O2, quando passa por um alvolo pulmonar, cheio de O2, por diferena de presso, o CO2 passa para os alvolos e o O2 passa para o capilar por difuso. Deixando, assim, o sangue oxigenado, volta ao corao atravs das veias pulmonares. 3 Quais os gases participam das trocas gasosas? Oxigenio e Gs Carbnico 4 Qual a interao entre o sistema circulatrio e o sistema respiratrio? So sistemas indispensveis vida e um no trabalha sem o outro. No adianta ter oxignio sem circulao sangunea, assim como no adianta ter circulao perfeita se no h passagem suficiente de oxignio aos alvolos. A circulao sangunea responsvel por transmitir e transportar o oxignio absorvido nos pulmes, levando-o para todo o corpo. A falta de oxignio pode causar danos irreparveis. 5 Como ocorre a inspirao e a expirao. A Inspirao compreende a penetrao do ar atmosfrico at os alvolos pulmonares. A Expirao compreende um aumento da presso sobre os pulmes, que desta forma, expulsa o ar. Os msculos respiratrios Diafragma e Intercostais tm sua atividade regulada pelo centro respiratrio situado no Bulbo Uma regio do sistema nervoso central, abaixo do crebro.

Sob o comando do bulbo, o diafragma se contrai e desce, determinando um aumento do dimetro vertical torcico. Ao mesmo tempo, os msculos intercostais tambm se contraem, levantando as costelas e determinando um aumento do dimetro horizontal torcico. Mediante as contraes dos msculos respiratrios, o trax amplia-se, o que reduz a presso interna. A presso do ar atmosfrico torna-se ento relativamente maior que a presso interna, da a penetrao do ar atmosfrico at os alvolos pulmonares, na inspirao. Na expirao, o diafragma relaxa e sobe. Os msculos intercostais tambm relaxam e as costelas abaixam-se. O volume do trax reduzido acarretando o aumento da presso interna, sendo maior que a presso atmosfrica, ento o ar expulso do pulmo.
Respostas do Questionrio 4: Sistema Digestrio

1 Explique o trajeto do alimento da boca ao nus. O Alimento entra pela boca, inicia a digesto mecnica e qumica na boca, passa para a laringe at chegar ao esfago, cano muscular longo, onde se inicia os movimentos peristlticos, levando o alimento at o estmago. No estmago, o alimento sofre ao do cido clordrico e de algumas enzimas que iniciam a digesto das protenas, atravs da pepsina. No intestino delgado o alimento termina de ser digerido e passa a ser absorvido pela parede do intestino. Atravs dos movimentos peristlticos, o bolo fecal passa por todas as pores do intestino delgado (cerca de 7 metros), passando ento para o intestino delgado, no qual sua funo retirar o excesso de gua e formar as fezes. No reto, as fezes fazem presso nas paredes e mandam reflexos ao sistema nervoso central para o ato reflexo de defecao. 2 Quais enzimas atuam no sistema digestrio e quais alimentos eles digerem? Amilase Salivar: Amido (Saliva) Pepsina: Protena (Estmago) Amilase Pancretica: Amido (Duodeno) Protease: Protena (Duodeno)

Lipase: Gorduras (Duodeno) Bile: No enzima, mas emulsifica a gordura para a lpase quebrar as partculas de gordura. 3 Qual a importncia de mastigar bem os alimentos? A mastigao diminui o tamanho dos alimentos, alm de iniciar a digesto do amido atravs da amilase salivar. A mastigao bem feita diminui a ao e o trabalho do estmago. 4 Quais os rgos anexos e suas funes? Fgado: Entre muitas funes, uma das mais importantes a de desintoxicao do organismo e produo da bile. Vescula Biliar: Armazena e amadurece a bile, controlando sua secreo e sua utilizao na digesto. Pncreas: Produz o suco pancretico, alm de alguns hormnios, como a insulina e o glucagon. Glndula Salivar: Produtora de saliva: Sublingual, Submandibular e Partida.
Sistema Digestrio

O sistema digestrio um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao nus, sendo tambm chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do sistema digestrio incluem: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. O comprimento desse sistema, mede, no cadver, cerca de 9m. Na pessoa viva menor porque os msculos ao longo das paredes dos rgos do trato gastrintestinal mantm o tnus. Os rgos digestrios acessrios so os dentes, a lngua, as glndulas salivares, o fgado, vescula biliar e o pncreas. Os dentes auxiliam no rompimento fsico do alimento e a lngua auxilia na mastigao e na deglutio. Os outros rgos digestrios acessrios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secrees que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposio qumica do alimento.

FUNES 1- Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manuteno de seus processos vitais. 2- Transformao mecnica e qumica das macromlculas alimentares ingeridas (protenas, carbohidratos, etc.) em molculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. 3- Transporte de alimentos digeridos, gua e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangneos da mucosa do intestino. 4- Eliminao de resduos alimentares no digeridos e no absorvidos juntamente com restos de clulas descamadas da parte do trato gastro intestinal e substncias secretadas na luz do intestino. Mastigao: Desintegrao parcial dos alimentos, processo mecnico e qumico. Deglutio: Conduo dos alimentos atravs da faringe para o esfago. Ingesto: Introduo do alimento no estmago. Digesto: Desdobramento do alimento em molculas mais simples. Absoro: Processo realizado pelos intestinos. Defecao: Eliminao de substncias no digeridas do trato gastro intestinal.

Boca

A cavidade oral onde o alimento ingerido e preparado para a digesto no estmago e intestino delgado. O alimento mastigado pelos dentes, e a saliva, proveniente das glndulas salivares, facilita a formao de um bolo alimentar controlvel. A deglutio iniciada voluntariamente na cavidade da boca. A fase voluntria do processo empurra o bolo da cavidade da boca para a faringe a parte expandida do trato digestrio onde ocorra a fase automtica da deglutio. A cavidade bucal tambm consiste em duas partes: o vestbulo da boca e a cavidade prpria da boca. O vestbulo da boca o espao semelhante a uma fenda entre os dentes e a gengiva e os lbios e as bochechas. A cavidade prpria da boca o espao entre os arcos dentais superior e inferior. limitada lateral e anteriormente pelos arcos alveolares maxilares e mandibulares que alojam os dentes. O teto da cavidade da boca formado pelo palato. Posteriormente, a cavidade da boca se comunica com a parte oral da faringe. Quando a boca est fechada e em repouso, a cavidade da boca completamente ocupada pela lngua.

Faringe

A faringe comunica-se com as vias nasal, respiratria e digestria. O ato da deglutio normalmente direciona o alimento da garganta para o esfago, um longo tubo que se esvazia no estmago. Durante a deglutio, o alimento normalmente no pode entrar nas vias nasal e respiratria em razo do fechamento temporrio das aberturas dessas vias. Assim durante a deglutio, o palato mole move-se em direo a abertura da parte nasal da faringe; a abertura da laringe fechada quando a traquia move-se para cima e permite a uma prega de tecido, chamada de epiglote, cubra a entrada da via respiratria.
Esfago

O esfago um tubo fibro-msculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estmago. Se localiza posteriomente traquia comeando na altura da 7 vrtebra cervical. Perfura o diafragma pela abertura chamada hiato esofgico e termina na parte superior do estmago. Mede cerca de 25 centmetros de comprimento. A presena de alimento no interior do esfago estimula a atividade peristltica, e faz com que o alimento mova-se para o estmago. As contraes so repetidas em ondas que empurram o alimento em direo ao estmago. A passagem do alimento slido, ou semi-slido, da boca para o estmago leva 4-8 segundos ; alimentos muito moles e lquidos passam cerca de 1 segundo.
Estmago

O estmago o segmento mais dilatado do tubo digestrio, em virtude dos alimentos permanecerem nele por algum tempo, necessita ser um reservatrio entre o esfago e o intestino delgado. A forma e posio do estmago so muito variadas de pessoa para pessoa; o diafragma o empurra para baixo, a cada inspirao, e o puxa para cima, a cada expirao e por isso no pode ser descrita como tpica. O estmago divido em 4 reas (regies) principais: crdia, fundo, corpo e piloro. Para impedir o refluxo do alimento para o esfago, existe uma vlvula (orifcio de entrada do estmago stio crdico ou orifcio esofgico

inferior), a crdia, situada logo acima da curvatura menor do estmago. assim denominada por estar prximo ao corao. Para impedir que o bolo alimentar passe ao intestino delgado prematuramente, o estmago dotado de uma poderosa vlvula muscular, um esfncter chamado piloro (orifcio de sada do estmago stio pilrico). Funes Digestivas

Digesto do alimento Secreo do suco gstrico, que inclui enzimas digestrias e cido hidroclordrico como substncias mais importantes. Secreo de hormnio gstrico e fator intrnseco. Regulao do padro no qual o alimento parcialmente digerido e entregue ao intestino delgado. Absoro de pequenas quantidades de gua e substncias dissolvidas.

Intestino Delgado

A principal parte da digesto ocorre no intestino delgado. O intestino delgado um rgo indispensvel. Os principais eventos da digesto e absoro ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura especialmente adaptada para essa funo. Sua extenso fornece grande rea de superfcie para a digesto e absoro, sendo ainda muito aumentada pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. O intestino delgado, que consiste em duodeno, jejuno e leo, estende-se do piloro at a juno ileocecal onde o leo une-se ao ceco, a primeira parte do intestino grosso. Duodeno: a primeira poro do intestino delgado. Recebe este nome por ter seu comprimento aproximedamente igual largura de doze dedos (25 centmetros). a nica poro do intestino delgado que fixa. Jejuno: a parte do intestino delgado que faz continuao ao duodeno, recebe este nome porque sempre que aberto se apresenta vazio. mais largo (aproximadamente 4 centmetros), sua parede mais espessa, mais vascular e de cor mais forte que o leo. leo: o ltimo segmento do intestino delgado que faz continuao ao jejuno. Recebe este nome por relao com osso ilaco. mais estreito e

suas tnicas so mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.Distalmente, o leo desemboca no intestino grosso num orifcio que recebe o nome de stio ileocecal.
Intestino Grosso:

O intestino grosso pode ser comparado com uma ferradura, aberta para baixo, mede cerca de 6,5 centmetros de dimetro e 1,5 metros de comprimento. O intestino grosso absorve a gua com tanta rapidez que, em cerca de 14 horas, o material alimentar toma a consistncia tpica do bolo fecal. O intestino grosso dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), clon (ascendente, transverso, descendente e sigmide), reto e nus. A primeira o ceco, segmento de maior calibre, que se comunica com o leo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma vlvula localizada na juno do leo com o ceco vlvula ileocecal (ilioclica). No fundo do ceco,encontramos o Apndice Vermiforme. A poro seguinte do intestino grosso o clon, segmento que se prolonga do ceco at o nus.
Funes do Intestino Grosso

Absoro de gua e de certos eletrlitos; Sntese de determinadas vitaminas pelas bactrias intestinais; Armazenagem temporria dos resduos (fezes); Eliminao de resduos do corpo (defecao).

Enzimas

As enzimas so substncias orgnicas, geralmente protenas, que catalisam (degradam, auxiliam a quebra de partculas maiores) reaes biolgicas pouco espontneas e muito lentas. Assim, na presena de uma enzima catalisadora, a velocidade da reao mais rpida e a energia utilizada menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anablico (construo) e catablico (degradao), bem como externo, atravs de sinalizadores catalticos estimulantes ou inibitrios atuantes em outras clulas (hormnios, por exemplo).

Boca:

A presena de alimento na boca, assim como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). Trs pares de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal: partida, submandibular e sublingual.
PUBLISHED IN:

CONTEDO PROGRAMTICO E MATRIAS ON 19/09/2010 AT 13:00 DEIXE UM COMENTRIO TAGS: NUS, BOCA, DIGESTO, ESFAGO, ESTMAGO, FGADO, GLNDLAS ANEXAS, INTESTINO DELGADO, INTESTINO GROSSO, PNCREAS, RETO, SISTEMA DIESTRIO, VESCULA BILIAR

Sistema Respiratrio

Os objetivos da respirao so prover oxignio aos tecidos e remover dixido de carbono. A fim de alcanar tais objetivos, a respirao pode ser dividida em quatro funes principais: 1. Ventilaao Pulmonar: Significa i influxo e o efluxo de ar entre a atmosfera e os alvolo pulmonares; 2. Difuso de oxignio e dixido de carbono entre os alvolos e o sangue; 3. Transporte de oxignio e dixido de carbono no sangue elquidos corporais e suas trocas com as clulas de todos os tecidos do corpo; 4. Regulao da ventilao e outros aspectos da respirao. Na fisiologia a palavra Respirao pode ter duas definies, que podem ser divididas em duas subdivises separadas relacionadas:

Respirao Pulmonar: Ventilao Troca de gases nos pulmes (O2 e CO2) = processo mecnico Respirao Celular: Refere-se a utilizao do O2 e produo de CO2 pelos tecidos = processo qumico.

VENTILAO = Refere-se ao processo mecnico de mobilizao do ar para dentro e para fora dos pulmes Inspiraco e Expirao.

Anatomia do Sistema Respiratrio

O Sistema Respiratrio constitudo por: Nariz, Cavidade nasal, Faringe, Laringe, Traquia, Brnquios, Bronquolos, Alvolos, Pulmes. Falaremos rapidamente de cada uma das estruturas e suas funes. Nariz: Possui duas aberturas chamadas narinas, que encontram-se separadas pelo septo nasal. Funo: Comunicar o meio externo com a cavidade nasal. Cavidade Nasal: a cmara de entrada de ar. toda formada de plos que filtram o ar, retirando as particulas de poeira. Tm tambm muitos vasos sanguneos, onde o calor do sangue aquece o ar. Faringe: uma cavidade que tambm se comunica com a boca. por isso que tambm podemos respirar pela boca quando necessrio.

Laringe: Nesta cmara cartilaginosa esto as cordas vocais. Dependendo dos estmulos enviados pelos centros cerebrais que comandam as cordas vocais, que entram em vibrao quando o ar sai, produzindo-se sons. As funes da Laringe so:

1. Umedecer, aquecer e filtrar o ar, retendo partculas de substncias estranhas atravs do muco secretado por sua mucosa; 2. Impedir a penetrao de corpos estranhos, pela ao da epiglote; 3. Ser responsvel pela fonao atravs da vibrao das cordas vocais e da atuao dos msculos da laringe.

Traquia: um tubo reforado por anis de cartilagem. Assim, a traquia se mantm aberta para a passagem do ar. Seu revestimento interno produz um material viscoso que gruda finas partculas de poeira e at mesmo bactrias. Clios microscpicos a presente batem de baixo para cima, expulsando tudo o que for indesejvel. Irritaes na laringe e na traquia produzem pigarro e tosse. Possui ainda mobilidade elstica, que um fator importante na eliminao do muco por acesso de tosse. A traquia permite que o ar chegue at os alvolos pulmonares uniformemente mido, aquecido e isento de corpos estranhos.

Brnquios e Bronquolos: A traquia se divide em dois tubos mais finos, os brnquios. No interior dos pulmes, os brnquios se ramificam em tudos cujo dimetro vai diminuindo medida que eles se subdividem, reduzindo-se a finssimos canais denominados bronquolos. Estes terminam em pequenas cmaras, os alvolos pulmonares.

Alvolos: Cada bronquolo termina em um saco pequenssimo chamado alvolo. O pulmo tem milhes de alvolos e cada um fica envolvido numa rede de finos capilares. As paredes dos alvolos so to finas que o oxignio pode passar para o sangue, enquanto o gs carbnico passa do sangue para o interior dos alvolos.

Pulmes: Tm uma consistencia esponjosa e so formados pela reunio de cerca de 300 milhes de alvolos. So envolvidos por duas pelculas chamadas de Pleuras. Entre elas existe um lquido lubrificante, de modo que o pulmo pode dilatar-se e diminuir o volume. O pulmo direito tm trs lobos e o esquerdo, dois. Como o pulmo esquerdo menor, h um espao no trax (mediastino), para alojar o corao. No interior dos pulmes, a grande ramificao dos bronquolos forma a chamada rvore brnquica ou rvore respiratria. O pulmo elstico, mas no se move por si s. Os movimentos de expanso e compresso do pulmo para a entrada e sada do arso devidos aos msculos Intercostais e ao Diafragma.

Inspirao e Expirao

A Inspirao compreende a penetrao do ar atmodfrico at os alvolos pulmonares. A Expirao compreende um aumento da presso sobre os pulmes, que desta forma, expulsa o ar.
Atividade dos Msculos Respiratrios

Os msculos respiratrios Diafragma e Intercostais tm sua atividade regulada pelo centro respiratrio situado no Bulbo Uma regio do sistema nervoso central, abaixo do crebro. Sob o comando do bulbo, o diafragma se contrai e desce, determinando um aumento do dimetro vertical torcico. Ao mesmo tempo, os msculos intercostais tambm se ontraem, levantando as costelas e determinando um aumento do dimetro horizontal torcico. Mediante as conraes dos msculos respiratrios, o trax amplia-se, o que reduz a presso interna. A presso do ar atmosfrico torna-se ento relativamente maior que a presso interna, da a penetrao do ar atmosfrico at os alvolos pulmonares, na inspirao. Na expirao, o diafragma relaxa e sobe, Os msculos intercostais tambm relaxam e as costelas abaixam-se. O volume do trax reduzido acarretando o aumento da presso intern, sendo maior que a presso atmosfrica, entao o ar expulso do pulmo.

Transporte de Gases Respiratrios

Em condies de repouso, circulam pelos pulmes, cerca de 5 litros de sangue por minuto. O sangue que chega aos pulmes rico em gs carbnico, resultante das combustes que ocorrem dentro das clulas, e tem uma baixa concentrao de oxignio. O sangue que sai dos pulmes, ao contrrio, contm uma alta concentrao de oxignio e pouco gs carbnico. A transformao do sangue, antes rico em gs carbnico e depois rico em oxignio nos pulmes, constitui um fenmeno qumico, chamado HEMATOSE. Hematose: Processo de oxigenaao do sangue o oxignio atravessa as paredes dos alvolos e dos capilares e entra nasHemcias (glbulos vermelhos) do sangue. Dentro dessas clulas, combina-se com uma protena vermelha, chamada Hemoglobina(pigmento vermelho contido no interior das hemcias que d cor ao sangue). A hemoglobina tem a capacidade de se combinar com os gases respiratrios, oxignio e gs carbnico e, ligado a ela, transportado por todo organismo, penetrando assim em todas as clulas. Ao chegar a cada clula, o oxignio separa-se da hemoglobina e utilizado na respirao celular. O gs carbnico que resulta desse processo passa, ento, ao sangue e, ligado hemoglobina ou dissolvido no plasma, transportado at os pulmes. Quando chega aos capilares pulmonares, o gs carbnico deixa o sangue e passa a cavidade alveolar. o momento em que o sangue dos capilares fica livre para uma nova hematose. Hemoglobina + Oxignio -> Oxiemoglobina Hemoglobina + Dixido de Carbono -> Carboxiemoglobina Bons Estudos!!! Beijos Fernanda dos Santos
PUBLISHED IN:

CONTEDO PROGRAMTICO E MATRIAS ON 08/09/2010 AT 10:56 COMENTRIOS (5) TAGS: ALVOLOS PULMONARES, CORDAS VOCAIS, FONAO, LARINGE, MECNICA RESPIRATRIA, PULMES, SISTEMA RESPIRATRIO, TRAQUIA

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular ou aparelho cardiovascular ou aparelho circulatrio funciona para fornecer e manter suficiente, contnuo e varivel o fluxo sangneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metablicas, para desempenho das funes que devem cumprir, em face das diversas exigncias funcionais a que o organismo est sujeito. Ao desempenhar sua funo, o aparelho cardiovascular est organizado morfolgica e funcionalmente: - para gerar e manter uma diferena de presso interna ao longo do seu circuito; - para conduzir e distribuir continuamente o volume sangneo aos tecidos do organismo; - para promover a troca de gases (principalmente oxignio e gs carbnico), nutrientes e substncias entre o compartimento vascular e as clulas teciduais; - para coletar o volume sangneo proveniente dos tecidos e retorn-lo ao corao. Assim, o sistema cardiovascular compe-se das seguintes estruturas: a) corao; b) vasos arteriais (sistema vascular arterial); c) sistema tubular trocador (microcirculao); d) vasos venosos (sistema vascular venoso); e) vasos linfticos (sistema vascular linftico).

O conjunto dos sistemas vasculares distribudos em todas as estruturas do organismo denominado grande circulao, ou circulao sistmica. A grande circulao conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do corao (Ventrulo Esquerdo), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gs carbnico para o lado direito do corao (trio Direito). Os sistemas arterial e venoso do pulmo constituem a pequena circulao, ou circulao pulmonar. A pequena circulao a que conduz o sangue venoso, pobre em oxignio e rico em gs carbnico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do corao (Ventrculo Direito) at aos pulmes, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxignio para o lado esquerdo do corao (trio Esquerdo).

A) O Corao O desempenho de sua funo depende de algumas propriedades: Propriedades eletrofisiolgicas: so especialmente prprias do tecido excitocondutor do corao e incluem o automatismo, a condutibilidade e a excitabilidade. O automatismo a capacidade que tem o corao de gerar seu prprio estmulo eltrico, que promove a contrao das clulas miocrdicas contrteis, o grau do automatismo que determina o ritmo cardaco, ou a freqncia dos batimentos do corao, a qual varia normalmente de 60 a 100 vezes por minuto. A condutibilidade diz respeito capacidade de conduo do estmulo eltrico, gerado em um determinado local, ao longo de todo o rgo, para cada uma das suas clulas. A excitabilidade refere-se capacidade que cada clula do corao tem de se excitar em resposta a um estmulo eltrico, mecnico ou qumico, gerando um impulso eltrico que pode se conduzir, no caso do tecido excitocondutor, ou gerando uma resposta contrtil, no caso do miocrdio. Propriedades mecnicas: so a contratilidade e o relaxamento. A contratilidade a capacidade de contrao do corao, que leva a ejeo de um determinado volume sangneo para os tecidos e provoca o esvaziamento do rgo. O relaxamento a capacidade de desativao da contrao, que resulta em retorno de um volume de sangue e no enchimento do corao. B) Sistema Vascular Arterial Tem basicamente a propriedade de conduzir e distribuir o volume sangneo aos tecidos, para a manuteno da presso intravascular e da oferta de fluxo adequada.

C) Microcirculao Tem a propriedade de permitir a troca de substncias slidas, lquidas e gasosas entre o compartimento intravascular e as clulas teciduais.

D) Sistema Vascular Venoso Tem a propriedade de variao da sua complacncia, para permitir o retorno de um volume sangneo varivel ao corao e manter a reserva desse volume.

Estrutura e Fisiologia Geral do Corao

O corao um rgo oco, aproximadamente esfrico, constitudo de paredes musculares que delimitam quatro cavidades ostrios direito e esquerdo e os ventrculos direito e esquerdo. O trio direito e o ventrculo direito constituem o corao direito, ou lado direito do rgo, e o trio esquerdo e ventrculo esquerdo integram o corao esquerdo, ou lado esquerdo do rgo. O corao tem o tamanho da mo fechada e pesa cerca de 300 g. Os trios esto separados entre si pelo septo interatrial, e os ventrculos, pelo septo interventricular. Entre o trio esquerdo e o ventrculo esquerdo, separando as duas cavidades, encontra-se avalva mitral; entre o trio direito e o ventrculo direito est avalva tricspide. No trio esquerdo desembocam diretamente quatro veias pulmonares, que conduzem o sangue proveniente dos pulmes. Para o trio direito drenam diretamente as veias cavas superior e inferior, que so os condutores terminais do sangue proveniente de todas as partes do organismo. Do ventrculo esquerdo sai a grande artria aorta, que distribui sangue para todo o organismo, por meio das suas ramificaes arteriais; na sada do ventrculo esquerdo situa-se a valva artica, que separa esta cavidade

ventricular da aorta. Do ventrculo direito emerge aartria pulmonar, que a condutora do sangue em direo aos pulmes; entre a sada da cavidade ventricular direita e o incio da artria pulmonar encontra-se a valva pulmonar. Assim, o corao composto de uma estrutura muscular espessa, de cerca de 1 2 cm, denominada miocrdio, que integra as paredes das cavidades atriais e ventriculares. O miocrdio est envolto externamente por uma estrutura membranosa, opericrdio, cuja funo proteger o miocrdio e permitir o suave deslizamento das paredes do rgo durante o seu funcionamento mecnico, pois contm lquido lubrificante em seu interior. Internamente, o miocrdio recoberto pelo endocrdio, a membrana de proteo interna que fica em contato direto com o sangue, separando a musculatura, do interior das cavidades do rgo. O corao tem tambm um conjunto de valvas intracavitrias, cuja funo direcionar o fluxo de sangue em um nico sentido no interior do corao.

O tecido excitocondutor compreende um conjunto de quatro estruturas interligadas morfofuncionalmente: o nodo sinusal, que um aglomerado de clulas excitveis especializadas, situado no extremo da regio ntero-superior direita do corao, prximo juno da veia cava superior com o trio direito; o nodo atrioventricular, que tambm se constitui num aglomerado celular excitvel especializado, situado na juno entre os trios e os ventrculos, na poro basal do septo intraventricular, na regio mediana do corao; o feixe de Hiss e seus ramos principais direito e esquerdo com suas subdivises, que se localizam na intimidade da estrutura muscular miocrdica, partindo da base do septo intraventricular e dirigindo-se aos ventrculos direito e esquerdo, respectivamente; o sistema de fibras de Purkinje, que representa uma rede terminal de conduo do impulso eltrico a cada clula miocrdica contrtil. O corao fartamente irrigado com sangue arterial por meio de uma riqussima rede de circulao prpria a circulao arterial coronariana - e tem o sangue venoso drenado pelacirculao venosa coronariana de retorno; o miocrdio adjacente cavidade ventricular esquerda tambm irrigado pelo sistema de vasos de Thebsius, que transporta sangue arterial desta cavidade diretamente para as clulas musculares.

Controle Para controle do seu funcionamento, de modo a atender as necessidades variveis de fluxo sangneo dos tecidos do organismo, o corao est sob a influncia reguladora de uma ricarede de nervos oriundos de diversas estruturas do sistema nervoso central, os quais modificam o estado funcional e as propriedades dos diferentes componentes do rgo, por meio da liberao, em seus terminais, de substncias qumicas neurotransmissoras estimuladoras (noradrenalina e outras) ou inibidoras (acetilcolina e outras). Esses nervos fazem parte do sistema nervoso autnomo (ou involuntrio, ou neurovegetativo) e pertencem s duas divises deste: o sistema nervoso simptico (nervos simpticos), que tem funo estimuladora sobre as propriedades funcionais, e o sistema nervoso parassimptico (nervo vago), que tem efeito funcional inibidor.
Funcionamento Mecnico do Corao: Contrao e Relaxamento e Ciclo Cardaco

Quando o estmulo eltrico gerado no nodo sinusal atinge as clulas miocrdicas comuns, estas so eletricamente excitadas e suas membranas se despolarizam, o que provoca a liberao intracelular de ons clcio, que se acoplam s protenas contrteis desencadeando o processo de contrao das clulas. Esse processo funcional, que compreende a estimulao e a subseqente contrao das clulas miocrdicas, denomina-se acoplamento excitao-contrao. Por meio da contrao (ou encurtamento circular) e do relaxamento (ou distenso) dos ventrculos, o corao ejeta um determinado volume de sangue para as circulaes arteriais sistmica e pulmonar e promove o retorno para si do mesmo volume sangneo que circula pelas circulaes venosas sistmica e pulmonar. Por seu turno, a contrao do miocrdio dos trios complementa o enchimento dos respectivos ventrculos, e o relaxamento dos trios facilita o retorno de sangue das circulaes venosas, sistmica e pulmonar. Os trios e os ventrculos no se contraem e relaxam simultaneamente, mas o fazem em momentos diferentes, ou seja, enquanto os trios esto se contraindo, os ventrculos se encontram relaxados para a recepo do sangue, e vice-versa.

A contrao do corao, tendo-se como referncia os ventrculos, chama-se sstole cardaca ou batimento cardaco, e o relaxamento denomina-se distole cardaca. O conjunto dos fenmenos mecnicos que ocorrem nas fases da contrao sistlica e do relaxamento diastlico do corao constitui o ciclo cardaco, que inclui: - alteraes das dimenses e dos volumes atriais e ventriculares; - modificaes das presses no interior dos trios e dos ventrculos; - modificaes da presso arterial sistmica e pulmonar; - modificaes da presso venosa sistmica e pulmonar; e - movimentos de fechamento e abertura das valvas intracardacas. A oferta e a manuteno do fluxo sangneo aos tecidos do organismo, que se constituem nos objetivos funcionais fundamentais do aparelho cardiovascular, esto na dependncia bsica de um determinado volume de sangue e de um certo gradiente de presso existentes no interior do rgo. O valor normal mximo da presso arterial sistlica 140 mmHg; o da presso arterial diastlica 90 mmHg. Em mdia, os valores normais da presso arterial situam-se em torno de 120 x 80 mmHg. As estreitas relaes entre as variveis cardiovasculares ou hemodinmicas fundamentais so representadas pelas seguintes funes matemticas: Dbito Cardaco = Freqncia Cardaca x Volume Sistlico Presso Arterial = Dbito Cardaco x Resistncia Perifrica O adequado nvel da presso arterial sistlica e diastlica de grande importncia para a integridade morfolgica e para o perfeito funcionamento de todo o aparelho cardiovascular e, em conseqncia, para a manuteno das funes de todos os rgos e do estado de sade do indivduo ao longo do tempo. A elevao da presso arterial acima dos valores normais, provocada por fatores diversos que terminam por elevar a resistncia vascular

perifrica ou o volume sangneo, representa um distrbio comumente encontrado: a hipertenso arterial.

You might also like