You are on page 1of 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr.

Aula 1 AULA 1 GERENCIAMENTO DA INFORMAO E GESTO DE DOCUMENTOS PROTOCOLO

SUMRIO 1. INTRODUO 2. O GERENCIAMENTO DA INFORMAO E A GESTO DE DOCUMENTOS 3. PROTOCOLO 5. LEI 8.159 DE 1991 6. QUESTES COMENTADAS 7. LISTA DAS QUESTES 8. BIBLIOGRAFIA 9. GABARITOS A HISTRIA DO BAMB CHINS 2 2

PGINA

7 12 18 30 36 37 37

Dvidas: wagnerrabello@estrategiaconcursos.com.br

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 1. INTRODUO Pessoal, Chegamos ao nosso primeiro encontro e hoje vamos falar do gerenciamento da informao e gesto de documentos e tambm do setor de protocolo e suas atividades. Trata-se da aula menos densa em termos de quantidade de contedo, sempre coloco uma aulinha mais light antes de uma aula mais cheia como ser a prxima. A partir dessa aula vamos iniciar o estudo da legislao pertinente arquivologia, posto que seja tema recorrente em provas. Ao final, como de praxe, teremos questes comentadas e a lista das mesmas para que vocs tentem resolv-las sozinhos (sem colar, hein!!! rs)

2. GERENCIAMENTO DA INFORMAO E GESTO DE DOCUMENTOS Gerenciar documentos arquivsticos garante s instituies a obteno de maior controle sobre as informaes que produzem, recebem e tramita, de forma a racionalizar os espaos de guarda de documentos, a desenvolver eficientemente suas atividades e consequentemente atender adequadamente clientes e cidados. De acordo com a lei 8.159/1991 gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes sua produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente Tanto a lei 8.159 quanto a NBR ISO 9001/2000, indicam a necessidade de alguns requisitos para o gerenciamento de documentos nos arquivos pblicos e privados. A gesto de documentos aplicada nas empresas uma atividade estratgica na constituio do acervo
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 arquivstico, pois define o ciclo vital dos documentos, estabelecendo aqueles que aps o uso administrativo pelos setores das empresas podem ser eliminados, os que sero transferidos ao arquivo, a temporalidade de guarda e sua destinao final: eliminao ou guarda permanente. Segundo Cynthia Roncaglio, Dcio Roberto e Silva de Ftima, a gesto de documentos deve ser realizada no apenas por um grupo de trabalho, mas por uma equipe integrada nos seus objetivos com cada componente compreendendo claramente o seu papel e a contribuio profissional que os outros esperam dele. Ou seja, uma equipe em que o todo maior que a soma das partes. Se no partirmos deste pressuposto qualquer resultado em gesto de documentos estar, com certeza, aqum do desejvel. importante observar que embora em cada momento prevaleam aspectos tcnicos relativos a uma ou outra rea do conhecimento, todos os profissionais envolvidos devem participar das discusses e definies para todas as fases de vida do documento. Por exemplo, quando se trata da produo, tramitao e uso corrente dos documentos, podemos supor que maior a influncia do administrador, que identifica competncias, subordinaes e os fluxos de trabalho; e do tcnico de informtica, que prope alternativas eletrnicas para a produo de formulrios e fluxogramas. Mas, neste momento, importante tambm a presena do documentalista, o qual detendo noes de diplomtica pode sugerir a forma e a estrutura dos documentos. Um advogado oferece significativa contribuio para que as normativas legais e processuais sejam atendidas. O historiador, que tambm integra a equipe de gesto de documentos, participa destas definies, pois orienta quanto ao valor histrico das informaes registradas, valor este nem sempre considerado na anlise de profissionais de outras reas. O conservador, cuja formao est voltada para a preservao fsica dos suportes da informao, prope os cuidados necessrios desde o momento da produo do documento, tendo em vista a necessidade da sua preservao ao longo do tempo. E o arquivista j pode elaborar mtodos de arquivamento que facilitem a recuperao das informaes contidas nos documentos sobre as quais se define a produo, o trmite e o uso. A avaliao constitui uma etapa essencial da gesto de documentos. a fase em que se define a eliminao ou a guarda, temporria ou permanente, de um documento. o momento em que tambm, mais do que em qualquer outro, deve ser levada em conta a formao multidisciplinar da equipe. Toda e qualquer observao de um componente da equipe merece respeito e ateno dos demais. Uma avaliao
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 documental inadequada, por menor que seja, pode causar prejuzos administrativos, financeiros e histrico-culturais e, sob determinadas circunstncias, irreparveis. Desta forma, a equipe de gesto de documentos pode e deve contar, na fase da avaliao documental, com outros profissionais especializados nos assuntos pertinentes. (Cynthia Roncaglio, Dcio Roberto e Silva de Ftima)

Contribuio da gesto de documentos Garantir que as adequadamente; polticas e atividades sejam documentadas

Garantir que o menor nmero de documentos inteis e transitrios seja reunido a documentos de valor permanente; Garantir a melhor organizao desses documentos, caso atinjam a fase permanente; Inibir a eliminao de documentos de valor permanente; Garantir a definio, de forma criteriosa, da parcela de documentos que constituam o patrimnio arquivstico de um pas, estado ou instituio.

Nveis de aplicao de programas de Gesto de Documentos (Proposta da UNESCO) Nvel Mnimo estabelece que os rgos devam contar, ao menos, com programas de reteno e eliminao de documentos e estabelecer procedimentos para recolher instituio arquivstica pblica aqueles de valor permanente; Nvel Mnimo Ampliado complementa o primeiro, com a existncia de um ou mais centros de arquivamento intermedirio; Nvel Intermedirio compreende os dois primeiros, bem como a adoo de programas bsicos de elaborao e gesto de formulrios e correspondncia e a implantao de sistema de arquivos; Nvel Mximo inclui todas as atividades j descritas, complementadas por gesto de diretrizes administrativas, de telecomunicaes e o uso de recursos de automao. Passada essa parte introdutria sobre a idia do que a gesto de documentos, vamos analisar dois artigos da lei 8.159/1991 e aps vamos estudar o Protocolo.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1

dever do Poder Pblico a gesto documental e a de proteo especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio administrao, cultura, ao desenvolvimento cientfico e como elementos de prova e informao. (Art. 1 Lei 8.159 de 1991)

A lei 8.159 de 1991, leitura obrigatria para vocs, que est disponibilizada, na ntegra, aps essa parte terica, sustenta que: dever do poder pblico a gesto documental Logo abaixo, transcrevemos o art. 3 da mesma lei, que explica o que gesto documental. Proteo especial aos arquivos trata-se do dever de preservao dos acervos documentais, notadamente os de valor histrico e cultural. Preservao de acervos ser o tema da nossa ltima aula.

Considera-se gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes sua produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. (ART. 3 Lei 8.159 de 1991)

Como eu havia falado anteriormente, a prpria lei define o que gesto de documentos. No entanto, fica uma pergunta no ar: Conjunto de procedimentos e operaes tcnicas. No que consistem esses procedimentos e tcnicas? Tratam-se das tcnicas e procedimentos utilizados, tais como: recebimento, registro, distribuio, tramitao e expedio de documentos.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Estes sero os temas abordados nesta aula, todos bem recorrentes em provas de concursos pblicos. Segundo Marilena Leite Paes, a partir do conceito de gesto documental dado pela lei 8.159/1991, pode-se destacar trs momentos distintos da gesto documental: produo, utilizao e destinao.

O ciclo vital dos DOCUMENTOS composto pelos arquivos correntes, intermedirios e permanentes. Aqui estamos falando dos momentos da gesto dos documentos que so: produo, utilizao e destinao. Vamos analisar cada um desses momentos: FASES BSICAS DA GESTO DE DOCUMENTOS Refere-se produo do documento em funo da atividade da organizao. Percebam que esta fase no tem a participao do setor de arquivo, a no ser pela produo dos seus prprios documentos, pois esta fase marcada pela produo documental de cada setor da organizao. No entanto, Marilena Leite Paes ressalta a importncia do arquivista no sentido de divulgar uma cultura de racionalizao da produo documental, em virtude de economia, questes ambientais e gesto dos documentos. O arquivista tambm deve opinar na aquisio dos melhores mobilirios para acondicionamento dos documentos e tambm para proposio da consolidao de atos normativos que so frequentemente alterados. Segundo Marilena Leite Paes, esta fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificao, registro, distribuio e tramitao), de expedio, de organizao e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediria, bem como a elaborao de normas de acesso documentao (emprstimo, consulta) e recuperao da informao, indispensveis ao desenvolvimento de funes administrativas, tcnicas ou cientficas das instituies.

PRODUO

UTILIZAO

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Considerada a fase mais complexa dentre as trs, a destinao consiste em determinar o tempo que o documento dever permanecer em arquivo - para tanto elaborado um instrumento chamado Tabela de DESTINAO Temporalidade de Documentos (que veremos mais adiante) -, estabelece quais documentos devero ir para o arquivo permanente e quais documentos sero encaminhados para eliminao.

3. PROTOCOLO: Recebimento, registro, distribuio, tramitao e expedio de documentos O sentido da, polivalente, palavra protocolo, para fins desta aula, deve ser entendido como: Setor responsvel pelo recebimento, atuao (registro), distribuio e movimentao de documentos. Porquanto estejamos falando do setor de protocolo, importante a compreenso (isso pergunta de prova) de quais so as atividades classicamente inerentes ao setor. Tambm importante estabelecermos que o setor de protocolo est diretamente ligado aos arquivos correntes (ou de primeira idade.

O setor de protocolo lida com os arquivos correntes. Assim, considerando as idias de T. R. Schellenberg, a administrao dos arquivos correntes (via protocolo) tem por objetivo fazer com que os documentos sirvam s finalidades para as quais foram criados, de maneira mais eficiente e econmica possvel e ainda para concorrer destinao adequada dos documentos depois que os mesmos tiverem servido aos seus fins na primeira idade. Schellenberg considera que um documento eficientemente administrado quando, uma vez que seja necessrio, pode ser: Localizado com facilidade e rapidez, sem transtorno ou confuso; Quando conservado a um custo mnimo de espao e manuteno enquanto o documento for indispensvel atividade corrente; Quando nenhum documento preservado por tempo maior que o necessrio. (Quando falarmos em Tabela de Temporalidade de
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Documentos, na prxima aula, vamos discutir a questo do tempo e a teoria das trs idades) Por fim, o autor arremata: A administrao de arquivos preocupa-se, assim, com todo perodo de vida da maioria dos documentos. Luta para limitar sua criao e, por esse motivo, vemos defensores do controle de natalidade no campo da administrao de arquivos correntes como se encontram no campo da gentica humana. Exerce um controle parcial sobre o uso corrente dos documentos e ajuda a determinar os que devem ser destinados ao inferno do incinerador, ou ao cu de um arquivo permanente, ou ao limbo de um depsito intermedirio. Partindo das afirmaes acima, podemos concluir que o setor de protocolo administra os documentos em fase corrente, notadamente atravs do controle e movimentao entre o setor/rgo que o criou e os demais interessados. Depois, atravs da Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) transfere (esse o nome tcnico) o documento para o limbo, que o arquivo intermedirio ou de segunda idade, para, ao final, enviar o documento para o cu (arquivo permanente ou histrico ou de terceira idade) ou para o inferno (eliminao). Dessa forma, a gesto de documentos busca a eficincia da atividade arquivstica para atingir seus objetivos de organizao, conservao e acesso informao, cumprindo, assim, o disposto no 2 do art. 216 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil (CRFB), que expressa: Cabe administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. Feitas essas constataes, vamos analisar as atividades do setor de protocolo.

Recebimento e classificao de documentos O sistema ou setor de protocolo de um arquivo um servio auxiliar responsvel pelo controle das correspondncias recebidas pela instituio e pelo trmite dos documentos produzidos pela mesma. Dessa forma, indissocivel o trabalho protocolar de recebimento, classificao, registro, controle do trmite, atendimento e expedio de correspondncia, dos servios de arquivamento e emprstimo de documentos. No h um padro para a execuo dessa dupla funo exercida pelo protocolo, no entanto,
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 alguns parmetros so utilizados para a gesto desse servio. No que tange o recebimento e a necessidade de classificao, segundo Marilena Leite Paes, temos as seguintes atividades:

Recebimento de documentos: atividades Receber a correspondncia Separar as particulares das oficiais Distribuir as correspondncias particulares Separar as correspondncias oficiais ostensivas das sigilosas. (correspondncia ostensiva a que pode ser de conhecimento geral, ao contrrio das sigilosas que possuem destinatrios especficos). Abrir, ler, verificar a existncia de antecedentes (isso mesmo, o setor de protocolo tem o dever de abrir, ler e verificar a existncia de um documento antecedente igual ou sobre o mesmo assunto. No entanto, s pode fazer isso com documentos ostensivos) Analisar e classificar as correspondncias ostensivas (sobre mtodos de classificar um documento, tambm veremos na prxima aula) Entregar as correspondncias mediante recibo Classificao de documentos: atividades Analisar ou interpretar o contedo do documento Determinar o assunto do mesmo e enquadr-lo no plano de classificao de documentos adotado pela instituio

Registro e movimentao (tramitao) de documentos Trata-se do centro de movimentao dos documentos, uma rea dentro do setor de arquivos, ligada ao protocolo, que cuida do registro, desde a chegada, de todas as movimentaes (distribuio e redistribuio) do documento dentro da organizao.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1

Gostaria de ressaltar que o estudo da Arquivologia para concursos ainda est muito ligado ao manuseio dos documentos sem considerar a questo da informatizao, as questes de provas no me deixam mentir. De todo modo, importante que vocs saibam que essas atividades, de uma forma ou de outra, so realizadas tanto manualmente quanto atravs de softwares especficos para a rea de arquivos.

Agora, vamos verificar, tambm sob a tica de Marilena Leite Paes, as atividades da rea:

Registro e movimentao de documentos: atividades Preparar a ficha de protocolo, em duas vias, anotando: nmero de protocolo; data de entrada; procedncia; espcie; nmero e data do documento; cdigo e resumo do assunto; primeira distribuio Anexar a segunda via da ficha ao documento Encaminhar o documento junto com seus antecedentes, se houver Arquivar as fichas de protocolo em ordem numrica Receber dos setores da organizao os documentos que devem ser redistribudos. Encaminhar os documentos ao seu destino.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Expedio A expedio um desdobramento da atividade anterior e consiste em receber a documentao expedida pelos setores da empresa para envio, datar original e cpias, expedir o original e devolver a cpia ao setor responsvel. Vamos verificar, de forma mais detalhada, mais uma vez inspirado em Marilena Leite Paes, as atividades atreladas expedio. Expedio de documentos: atividades Receber a correspondncia Verificar se no faltam folhas ou anexos Numerar e completar a data, no original e nas cpias Separar o original das cpias Expedir o original completo (via Correios, malote etc.) Encaminhas as cpias, se houver, ao setor de arquivamento

Alm de tudo o que j vimos, nunca demais repisar que, em relao aos documentos produzidos e recebidos pela instituio em decorrncia de suas atividades, so atribuies do protocolo: Anlise do contedo: verificar a existncia de despachos em todos os documentos que chegar ao setor; Conservao para preservao: retirar o excesso de objetos metlicos (grampos, clips) e se for imprescindvel o uso dos mesmos, tentar, dentro do possvel substituir todos estes objetos metlicos por objetos de plsticos; Anlise da classificao: Avaliar se a classificao atribuda est correta (principalmente em caso de pedido de arquivamento definitivo) retificandoa, se for o caso; Arquivamento: arquivar o documento de acordo com os critrios adotados;

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Emprstimo: Talvez a mais especial das atividades arquivsticas, afinal, essa uma das essncias da criao dos arquivos. Controle de emprstimo: Controlar atravs de ficha manual ou sistema de protocolo informatizado, o nome de quem retirou o documento, o setor e a data. Com isso, encerramos essa parte doutrinria, e agora vamos partir para uma detida leitura da lei 8.159/1991, que aparece muito em provas. Vou fazer algumas marcaes nos artigos mais recorrentes, no entanto, toda lei deve ser objeto de estudo at o final do curso.

5. LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Dispe sobre a poltica nacional de arquivos pblicos e privados e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: CAPTULO I Disposies Gerais

Art. 1 dever do Poder Pblico a gesto documental e a de proteo especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio administrao, cultura, ao desenvolvimento cientfico e como elementos de prova e informao.

Art. 2 Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por rgos pblicos, instituies de carter pblico e entidades privadas, em decorrncia do exerccio de atividades especficas, bem como por pessoa fsica, qualquer que seja o suporte da informao ou a natureza dos documentos.

Art. 3 Considera-se gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas sua produo, tramitao, uso,
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. Art. 4 Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, bem como inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Art. 5 A Administrao Pblica franquear a consulta aos documentos pblicos na forma desta lei. Os artigos 4 e 5 desta lei devem ser combinados com o artigo 216, 2, da Constituio Federal: 2 Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. Art. 6 Fica resguardado o direito de indenizao pelo dano material ou moral decorrente da violao do sigilo, sem prejuzo das aes penal, civil e administrativa. CAPTULO II Dos Arquivos Pblicos

Art. 7 Os arquivos pblicos so os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exerccio de suas atividades, por rgos pblicos de mbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrncia de suas funes administrativas, legislativas e judicirias. 1 So tambm pblicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituies de carter pblico, por entidades privadas encarregadas da gesto de servios pblicos no exerccio de suas atividades. 2 A cessao de atividades de instituies pblicas e de carter pblico implica o recolhimento de sua documentao instituio arquivstica pblica ou a sua transferncia instituio sucessora.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1

Art. 8 Os documentos pblicos so identificados como correntes, intermedirios e permanentes. 1 Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentao, constituam de consultas freqentes. 2 Consideram-se documentos intermedirios aqueles que, no sendo de uso corrente nos rgos produtores, por razes de interesse administrativo, aguardam a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. 3 Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histrico, probatrio e informativo que devem ser definitivamente preservados. A doutrina estende a classificao em: correntes, intermedirios e permanentes tambm para os documentos de natureza privada. Art. 9 A eliminao de documentos produzidos por instituies pblicas e de carter pblico ser realizada mediante autorizao da instituio arquivstica pblica, na sua especfica esfera de competncia. Art. 10 Os documentos de valor permanente so inalienveis e imprescritveis. CAPTULO III Dos Arquivos Privados Art. 11. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas fsicas ou jurdicas, em decorrncia de suas atividades.

Art. 12. Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Pblico como de interesse pblico e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a histria e desenvolvimento cientfico nacional. Art. 13. Os arquivos privados identificados como de interesse pblico e social no podero ser alienados com disperso ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Ento, se voc tem em sua casa um arquivo e por ventura o poder pblico descobre e o identifica como sendo de interesse pblico e social, voc no tem mais direito de dispor vontade desse arquivo, isso que diz o artigo. Pargrafo nico. Na alienao desses arquivos o Poder Pblico exercer preferncia na aquisio. Caso voc pense em vender seu arquivo e o mesmo for considerado de interesse pblico e social voc est obrigado, em primeiro lugar, a oferec-lo ao poder pblico.

Art. 14. O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse pblico e social poder ser franqueado mediante autorizao de seu proprietrio ou possuidor. Art. 15. Os arquivos privados identificados como de interesse pblico e social podero ser depositados a ttulo revogvel, ou doados a instituies arquivsticas pblicas. Art. 16. Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente vigncia do Cdigo Civil ficam identificados como de interesse pblico e social. CAPTULO IV Da Organizao e Administrao de Instituies Arquivsticas Pblicas Art. 17. A administrao da documentao pblica ou de carter pblico compete s instituies arquivsticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. 1 So Arquivos Federais o Arquivo Nacional do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio. So considerados, tambm, do Poder Executivo os arquivos do Ministrio da Marinha, do Ministrio das Relaes Exteriores, do Ministrio do Exrcito e do Ministrio da Aeronutica. 2 So Arquivos Estaduais o arquivo do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judicirio. 3 So Arquivos do Distrito Federal o arquivo do Poder Executivo, o Arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judicirio.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 4 So Arquivos Municipais o arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo. 5 Os arquivos pblicos dos Territrios so organizados de acordo com sua estrutura poltico-jurdica. Art. 18. Compete ao Arquivo Nacional a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a poltica nacional de arquivos. Pargrafo nico. Para o pleno exerccio de suas funes, o Arquivo Nacional poder criar unidades regionais. Art. 19. Competem aos arquivos do Poder Legislativo Federal a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Legislativo Federal no exerccio das suas funes, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.

Art. 20. Competem aos arquivos do Poder Judicirio Federal a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judicirio Federal no exerccio de suas funes, tramitados em juzo e oriundos de cartrios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda. Art. 21. Legislao estadual, do Distrito Federal e municipal definir os critrios de organizao e vinculao dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gesto e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituio Federal e nesta lei. CAPTULO V Do Acesso e do Sigilo dos Documentos Pblicos Art. 22. assegurado o direito de acesso pleno aos documentos pblicos. Art. 23. Decreto fixar as categorias de sigilo que devero ser obedecidas pelos rgos pblicos na classificao dos documentos por eles produzidos. 1 Os documentos cuja divulgao ponha em risco a segurana da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessrios ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas so originariamente sigilosos.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 2 O acesso aos documentos sigilosos referentes segurana da sociedade e do Estado ser restrito por um prazo mximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produo, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma nica vez, por igual perodo. 3 O acesso aos documentos sigilosos referente honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 100 (cem) anos, a contar da sua data de produo. Art. 24. Poder o Poder Judicirio, em qualquer instncia, determinar a exibio reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensvel defesa de direito prprio ou esclarecimento de situao pessoal da parte. Pargrafo nico. Nenhuma norma de organizao administrativa ser interpretada de modo a, por qualquer forma, restringir o disposto neste artigo. Disposies Finais Art. 25. Ficar sujeito responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislao em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse pblico e social. Art. 26. Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), rgo vinculado ao Arquivo Nacional, que definir a poltica nacional de arquivos, como rgo central de um Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). 1 O Conselho Nacional de Arquivos ser presidido pelo DiretorGeral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituies arquivsticas e acadmicas, pblicas e privadas. 2 A estrutura e funcionamento do conselho criado neste artigo sero estabelecidos em regulamento. Art. 27. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 28. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 8 de janeiro de 1991; 170 da Independncia e 103 da Repblica. FERNANDO COLLOR Jarbas Passarinho Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 9.1.1991 e retificado em 28.1.1991

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1

6. QUESTES COMENTADAS

1. (FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) Aos servios de protocolo cabe, entre outras atividades, (A) acondicionar documentos de valor histrico. (B) cuidar da tramitao dos documentos. (C) armazenar documentos em fase intermediria. (D) estabelecer regras de acesso aos documentos. (E) aprovar tabelas de temporalidade de documentos. Comentrio: Conforme verificamos na parte terica: o Protocolo o setor responsvel pelo recebimento, atuao (registro), distribuio e movimentao (tramitao) de documentos. GABARITO: B

2. (FCC/TRT 8 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2010) As atividades tcnicas ligadas ao processo de produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento corrente e intermedirio, com vistas ao recolhimento, guarda ou eliminao, definem, de acordo com a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, (A) o sistema nacional de arquivos. (B) a poltica nacional de arquivos. (C) a competncia dos arquivos pblicos. (D) a gesto de documentos. (E) a misso do Conselho Nacional de Arquivos. Comentrio: Fiquem 8.159/1991: espertos!!! Essa cai muito em prova. Art. 3 da lei

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Art. 3 Considera-se gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas sua produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. GABARITO: D

3. (FCC/TRT 8 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2010) O setor de protocolo recebe os documentos de uma instituio, encarregando-se de (A) sua descrio e difuso. (B) sua avaliao e digitalizao. (C) seu diagnstico e planejamento. (D) seu descarte e acondicionamento. (E) sua distribuio e tramitao. Comentrio: Conforme verificamos na parte terica: o Protocolo o setor responsvel pelo recebimento, atuao (registro), distribuio e movimentao (tramitao) de documentos. GABARITO: E

4. (FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007) A Lei de Arquivos (Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991) estabelece que a) o acesso a documentos sigilosos referentes honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 20 (vinte) anos. b) competem aos arquivos pblicos estaduais a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos pelas prefeituras, cmaras e cartrios dos municpios situados dentro do territrio de cada unidade da Federao. c) a incorporao de documentos de origem privada aos arquivos pblicos depende de parecer do Conselho Nacional de Arquivos Conarq. d) o descarte de documentos produzidos por instituies pblicas s ser realizado mediante autorizao do Ministrio Pblico da Unio.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 e) todos tm direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. Comentrio:

Esse direito no absoluto. De acordo com a lei 8.159/1991, art. 23. Decreto fixar as categorias de sigilo que devero ser obedecidas pelos rgos pblicos na classificao dos documentos por eles produzidos. 1 Os documentos cuja divulgao ponha em risco a segurana da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessrios ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas so originariamente sigilosos. O supra citado artigo da lei 8.159/1991 foi regulamentado pelo decreto 4.553 de 2002. O mesmo dispe que: Art. 1 Este Decreto disciplina a salvaguarda de dados, informaes, documentos e materiais sigilosos, bem como das reas e instalaes onde tramitam. Art. 2 So considerados originariamente sigilosos, e sero como classificados, dados ou informaes cujo conhecimento irrestrito divulgao possa acarretar qualquer risco segurana da sociedade e Estado, bem como aqueles necessrios ao resguardo da inviolabilidade intimidade da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. tal ou do da

Pargrafo nico. O acesso a dados ou informaes sigilosos restrito e condicionado necessidade de conhecer. GABARITO: E

5. (FCC/TRT 3 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2009) Os documentos que apresentam valor primrio e que so indispensveis manuteno das atividades cotidianas de uma pessoa fsica ou jurdica constituem, segundo Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, os chamados (A) arquivos intermedirios. (B) sistemas de protocolo. (C) arquivos correntes.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 (D) processos e expedientes. (E) sistemas de gesto informacional. Comentrio: Lei 8.159/1991: Art. 8 Os documentos pblicos so identificados como correntes, intermedirios e permanentes. 1 Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentao, constituam de consultas freqentes. GABARITO: C

6. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A gesto de documentos, de acordo com a legislao brasileira, um conjunto de procedimentos e operaes tcnicas aplicveis aos arquivos . (A) intermedirios e permanentes. (B) correntes e intermedirios. (C) intermedirios, apenas. (D) permanentes, apenas. (E) correntes, apenas. Comentrio: De novo o arquivo 3 da 8.159: Art. 3 Considera-se gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas sua produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. Quando o documento vai para o arquivo permanente (pelamordeDeus), tecnicamente NO EXISTE arquivo morto, como falamos vulgarmente. Documentos com valor histrico que so preservados devem ser chamados de: ARQUIVOS DE TERCEIRA IDADE, ou ARQUIVO HISTRICO ou ARQUIVO PERMANENTE.

GABARITO: B

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 7. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A Lei n 8.159, de 8 de janeiro de 1991 (Lei de Arquivos), estabelece que (A) a eliminao de documentos produzidos por instituies pblicas ser realizada mediante autorizao da presidncia da Repblica. (B) o acesso a documentos sigilosos referentes honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 20 anos. (C) todos tm direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. (D) a incorporao de documentos de origem privada aos arquivos pblicos depende de parecer do Conselho Nacional de Arquivos. (E) competem aos arquivos do Poder Legislativo Federal a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelos Tribunais e outros rgos judicirios. Comentrio:

Veja a explicao da questo 4. GABARITO: C

8. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A legislao arquivstica brasileira, inspirada em preceitos constitucionais, abriga dispositivos contraditrios e de difcil gesto relacionados ao acesso. Embora o direito informao esteja assegurado, h limites para o acesso, em razo da necessidade de a) esquecer o passado e cultivar os heris nacionais. b) preservar a autoridade das instituies civis e salvaguardar as honras militares. c) manter positiva internacionais. a imagem do pas ante os tribunais

d) anistiar os crimes cometidos durante os regimes de exceo. e) respeitar a intimidade das pessoas e garantir a segurana do Estado.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Comentrio: Essa questo est diretamente ligada questo 4 e tambm 7. Aqui, estamos falando da ressalva que h. Ento, no pensem que um documento, pelo simples fato de ser pblico, garante acesso a todos. Exemplos prticos: Processos de Vara de Famlia (notadamente quando possuem menores envolvidos); Documentos relativos s operaes sigilosas das foras armadas, polcia federal e agncia brasileira de inteligncia. Documentos ligados atividade fim, tipo: enriquecimento de urnio, da Usina de Angra dos Reis. GABARITO: E

9. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) Dentre as atividades documentos est rotineiras do servio de protocolo de

a) o controle de tramitao. b) a conservao preventiva. c) o programa educativo. d) a avaliao. e) a elaborao de instrumentos de pesquisa. Comentrio: O protocolo o setor responsvel pelo recebimento, atuao (registro), distribuio e movimentao (tramitao) de documentos. GABARITO: A

10.(FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007) Ao conjunto de medidas e rotinas visando racionalizao e eficincia na criao, tramitao, classificao, uso primrio e avaliao de documentos de arquivo costuma-se denominar: a) sistema de informaes. b) gesto de documentos. c) base de dados. d) cincia da informao. e) gerenciamento de dados.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 Comentrio: Um ponto que eu gostaria de destacar nessa definio o referente racionalizao e eficincia na criao de documentos. Trata-se da responsabilidade do arquivista no sentido de disseminar uma cultura de racionalizao na produo de documentos. Pare! Pense um pouquinho! Quantas vezes j imprimimos e-mails sem nenhuma necessidade?! Quantas vezes fizemos documentos em diversas vias sem necessidade?! Sem dvida alguma j cometemos esses erros diversas vezes. O arquivista agradece se tivermos uma conscincia de racionalizar a produo de documentos... e o meio ambiente muito mais!!!!

GABARITO: B

11. (FCC/AL-SP/Agente Legislativo/2010) No processo de gesto de documentos, na fase de utilizao, a atividade de recebimento, classificao, registro, distribuio e tramitao de documentos denomina-se: a) destinao b) arquivamento c) protocolo d) organizao documental e) arquivamento Comentrio:

Esto vendo que cai muito. GABARITO: C


Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 12. (FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007) So rotinas dos servios de protocolo: a)recebimento de correspondncia e elaborao de inventrios topogrficos da documentao. b) autuao descartado. de processos e reproduo do material a ser

c) coordenao de equipes de avaliao e elaborao de tabelas de temporalidade d) aes de conservao preventiva e montagem de guia do acervo. e) distribuio de correspondncia e controle de tramitao dos documentos. Comentrio: Essa resposta pode ser encontrada em nossa tabela com a relao das atividades. GABARITO: E

13. (FCC/TRE-SE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2007) Dentre as atividades desenvolvidas pelos servios de protocolo incluem-se a) a redao de ofcios e seu encaminhamento. b) a elaborao de tabelas de temporalidade e a eliminao de documentos desprovidos de valor. c) o calendrio de eventos e a programao cultural da instituio. d) a microfilmagem intermedirio. e a digitalizao de arquivos de valor

e) o registro e a movimentao de documentos. Comentrio:

GABARITO: E

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 14. (CESPE/DPU/Arquivista/2010) Acerca das atividades de protocolo, assinale a opo correta. a) Somente os processos recebem um nmero de protocolo. b) A atividade de registro consiste na identificao de pontos de acesso aos documentos. c) O curso do documento desde a sua produo ou recepo at o cumprimento de sua funo conhecido como distribuio. d) A expedio de documentos no necessita de registro. e) Todos os setores de um rgo pblico podem autuar e abrir um processo. Comentrio: Pontos de acesso so as formas pelas quais voc pode encontrar um documento. Ex: Por nmero de protocolo; por data de entrada; por procedncia; por espcie; por nmero e data do documento; por cdigo e resumo do assunto; por primeira distribuio GABARITO: B

15. (CESGRANRIO/BNDES/Tcnico de Arquivo/2008) Um Tcnico de Arquivo, lotado no Protocolo do Banco Social e Econmico, confere alguns malotes de documentos e percebe que vrios deles referem-se a solicitaes de financiamentos. Esses documentos devem ser distribudos pelos diversos setores. Assim, sabendo-se que o Setor de Protocolo integra-se aos arquivos correntes, o referido Protocolo, para atingir a sua misso, desenvolver as seguintes funes principais: a) destinao, acesso, anotao e tramitao. b) recebimento, classificao, registro e movimentao. c) identificao, processamento, expedio e controle. d) circulao, implantao, avaliao e descrio. e) organizao, avaliao, anotao e seleo. Comentrio: Essa questo cai muito e no s em provas da FCC. GABARITO: B

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 16. (ESAF/ANEEL/Tcnico Administrativo/2004) Constituem atividades de protocolo, exceto, a) receber a correspondncia e separar a correspondncia oficial da particular. b) eliminar a correspondncia destituda de valor secundrio. c) controlar o trmite dos documentos na organizao. d) receber a correspondncia para expedio. e) ler a correspondncia e verificar a existncia de antecedentes. Comentrio: Temos dois erros na letra B: Primeiro - no o setor de protocolo o responsvel pela eliminao de documentos. Segundo os documentos que devem ser eliminados so os destitudos de valor histrico ou permanente e no os destitudos de valor secundrio. GABARITO: B

17. (ESAF/ANEEL/Tcnico Administrativo/2004) Assinale o item que no faz parte das rotinas do Protocolo. a) Receber a correspondncia. b) Abrir a correspondncia ostensiva. c) Encaminhar destinatrios. a correspondncia sigilosa aos respectivos

d) Avaliar os documentos de acordo com os valores primrio e secundrio. e) Receber dos redistribudos. Comentrio: O setor de avaliao de documentos o responsvel por avaliar, sempre com base em informaes do rgo produtor e/ou interessado, os documentos de acordo com os valores primrio e secundrio e no o setor de protocolo. Uma observao importante que em todos os TREs, e tambm no TSE, o nome deste setor : COMISSO PERMANENTE DE AVALIAO DE DOCUMENTOS (COPAD), que por sinal eu fao parte no TRE-RJ...rs.
Prof. Wagner Rabello Jr.

vrios

setores

os

documentos

serem

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 GABARITO: D

18. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto de procedimentos e operaes tcnicas que fazem das administraes pblicas e dos seus arquivos, rgos atuantes e eficazes no desempenho de suas atividades: A) Gesto da Informao. B) Gesto de Colees. C) Gesto de Documentos. D) Gesto Pblica. E) Gesto Administrativa. Comentrio: Embora tenhamos visto questo bem parecida da FCC (ver questo 6, por exemplo) eu fiz questo de trazer esta para que vocs percebam a semelhana entre as bancas. Infelizmente so rarssimas as provas da Consulplan, cujo contedo seja arquivologia. De todo modo, o que estiver disponvel, pertinente as nossas aulas, eu vou trazer. Bem, metade da questo foi copiada do art. 3 da lei 8.159, o restante foi um breve acrscimo por parte do examinador. GABARITO: C

19. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) Gerir documentos, no sentido mais amplo, significa no s racionalizar e controlar a produo documental ou garantir o uso e a destinao adequada dos mesmos. Gerir documentos visa: A) Assegurar ao governo acesso intermedirio s informaes contidas nos documentos. B) Assegurar ao cidado acesso restrito s informaes contidas nos documentos. C) Assegurar ao governo e ao cidado informaes contidas nos documentos. D) Assegurar ao governo e ao cidado informaes contidas nos documentos. acesso o restrito pleno s s

acesso

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 E) Assegurar ao governo acesso pleno s informaes contidas nos documentos e acesso restrito ao cidado s informaes contidas nos documentos. Comentrio:

Essa aquela questo difcil de engolir. Em um primeiro momento a gente fica imaginando que no possvel o acesso pleno a todas as informaes e realmente, como eu j falei, existem documentos que so sigilosos. Porm, uma detida anlise da questo nos revela que a gesto de documentos tem por objetivo garantir ao cidado e ao governo o acesso pleno s informaes contidas em um determinado documento, ou seja, se o cidado ou governo tiver o acesso ao documento, este deve estar ntegro para consulta. GABARITO: D

20. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) A gesto de documentos tem os seguintes objetivos, EXCETO: A) Assegurar de forma eficiente a produo, manuteno e destinao de documentos. administrao,

B) Garantir que a informao governamental esteja disponvel quando e onde seja necessria ao governo e aos cidados. C) Assegurar a eliminao dos documentos que tenham valor administrativo fiscal, legal ou para a pesquisa cientfica. D) Assegurar o uso adequado da microgrfica, processamento automatizado de dados e outras tcnicas avanadas de gesto da informao. E) Contribuir para o acesso e a preservao dos documentos que meream guarda permanente por seus valores histrico e cientfico. Comentrio: A opo C est totalmente absurda, no podemos eliminar documentos com valor fiscal e legal (pelo menos no prazo que a lei no permitir a eliminao). Tambm deve-se conservar os documentos que possam servir para pesquisa,
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 GABARITO: C

7. LISTA DAS QUESTES 1. (FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) Aos servios de protocolo cabe, entre outras atividades, (A) acondicionar documentos de valor histrico. (B) cuidar da tramitao dos documentos. (C) armazenar documentos em fase intermediria. (D) estabelecer regras de acesso aos documentos. (E) aprovar tabelas de temporalidade de documentos.

2. (FCC/TRT 8 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2010) As atividades tcnicas ligadas ao processo de produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento corrente e intermedirio, com vistas ao encolhimento, guarda ou eliminao, definem, de acordo com a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, (A) o sistema nacional de arquivos. (B) a poltica nacional de arquivos. (C) a competncia dos arquivos pblicos. (D) a gesto de documentos. (E) a misso do Conselho Nacional de Arquivos.

3. (FCC/TRT 8 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2010) O setor de protocolo encarregando-se de recebe os documentos de uma instituio,

(A) sua descrio e difuso. (B) sua avaliao e digitalizao. (C) seu diagnstico e planejamento. (D) seu descarte e acondicionamento. (E) sua distribuio e tramitao.

4. (FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007)
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 A Lei de Arquivos (Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991) estabelece que a) o acesso a documentos sigilosos referentes honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 20 (vinte) anos. b) competem aos arquivos pblicos estaduais a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos pelas prefeituras, cmaras e cartrios dos municpios situados dentro do territrio de cada unidade da Federao. c) a incorporao de documentos de origem privada aos arquivos pblicos depende de parecer do Conselho Nacional de Arquivos - Conarq. d) o descarte de documentos produzidos por instituies pblicas s ser realizado mediante autorizao do Ministrio Pblico da Unio. e) todos tm direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.

5. (FCC/TRT 3 REGIO/Analista Judicirio - Arquivista/2009) Os documentos que apresentam valor primrio e que so indispensveis manuteno das atividades cotidianas de uma pessoa fsica ou jurdica constituem, segundo Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, os chamados (A) arquivos intermedirios. (B) sistemas de protocolo. (C) arquivos correntes. (D) processos e expedientes. (E) sistemas de gesto informacional.

6. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A gesto de documentos, de acordo com a legislao brasileira, um conjunto de procedimentos e operaes tcnicas aplicveis aos arquivos (A) intermedirios e permanentes. (B) correntes e intermedirios. (C) intermedirios, apenas. (D) permanentes, apenas. (E) correntes, apenas.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 7. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A Lei n 8.159, de 8 de janeiro de 1991 (Lei de Arquivos), estabelece que (A) a eliminao de documentos produzidos por instituies pblicas ser realizada mediante autorizao da presidncia da Repblica. (B) o acesso a documentos sigilosos referentes honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 20 anos. (C) todos tm direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. (D) a incorporao de documentos de origem privada aos arquivos pblicos depende de parecer do Conselho Nacional de Arquivos. (E) competem aos arquivos do Poder Legislativo Federal a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelos Tribunais e outros rgos judicirios.

8. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) A legislao arquivstica brasileira, inspirada em preceitos constitucionais, abriga dispositivos contraditrios e de difcil gesto relacionados ao acesso. Embora o direito informao esteja assegurado, h limites para o acesso, em razo da necessidade de a) esquecer o passado e cultivar os heris nacionais. b) preservar a autoridade das instituies civis e salvaguardar as honras militares. c) manter positiva a imagem do pas ante os tribunais internacionais. d) anistiar os crimes cometidos durante os regimes de exceo. e) respeitar a intimidade das pessoas e garantir a segurana do Estado.

9. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio - Arquivista/2009) Dentre as atividades rotineiras do servio de protocolo de documentos est a) o controle de tramitao. b) a conservao preventiva. c) o programa educativo. d) a avaliao. e) a elaborao de instrumentos de pesquisa.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 10.(FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007) Ao conjunto de medidas e rotinas visando racionalizao e eficincia na criao, tramitao, classificao, uso primrio e avaliao de documentos de arquivo costuma-se denominar: a) sistema de informaes. b) gesto de documentos. c) base de dados. d) cincia da informao. e) gerenciamento de dados.

11. (FCC/AL-SP/Agente Legislativo/2010) No processo de gesto de documentos, na fase de utilizao, a atividade de recebimento, classificao, registro, distribuio e tramitao de documentos denomina-se a) destinao b) arquivamento c) protocolo d) organizao documental e) arquivamento

12. (FCC/MPU/Analista - Arquivista/2007) So rotinas dos servios de protocolo: a)recebimento de correspondncia e elaborao de inventrios topogrficos da documentao. b) autuao de processos e reproduo do material a ser descartado. c) coordenao de equipes de avaliao e elaborao de tabelas de temporalidade d) aes de conservao preventiva e montagem de guia do acervo. e) distribuio documentos. de correspondncia e controle de tramitao dos

13. (FCC/TRE-SE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2007) Dentre as atividades desenvolvidas pelos servios de protocolo incluem-se
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 a) a redao de ofcios e seu encaminhamento. b) a elaborao de tabelas de temporalidade e a eliminao de documentos desprovidos de valor. c) o calendrio de eventos e a programao cultural da instituio. d) a microfilmagem e a digitalizao de arquivos de valor intermedirio. e) o registro e a movimentao de documentos.

14. (CESPE/DPU/Arquivista/2010) Acerca das atividades de protocolo, assinale a opo correta. a) Somente os processos recebem um nmero de protocolo. b) A atividade de registro consiste na identificao de pontos de acesso aos documentos. c) O curso do documento desde a sua produo ou recepo at o cumprimento de sua funo conhecido como distribuio. d) A expedio de documentos no necessita de registro. e) Todos os setores de um rgo pblico podem autuar e abrir um processo.

15. (CESGRANRIO/BNDES/Tcnico de Arquivo/2008) Um Tcnico de Arquivo, lotado no Protocolo do Banco Social e Econmico, confere alguns malotes de documentos e percebe que vrios deles referemse a solicitaes de financiamentos. Esses documentos devem ser distribudos pelos diversos setores. Assim, sabendo-se que o Setor de Protocolo integra-se aos arquivos correntes, o referido Protocolo, para atingir a sua misso, desenvolver as seguintes funes principais: a) destinao, acesso, anotao e tramitao. b) recebimento, classificao, registro e movimentao. c) identificao, processamento, expedio e controle. d) circulao, implantao, avaliao e descrio. e) organizao, avaliao, anotao e seleo.

16. (ESAF/ANEEL/Tcnico Administrativo/2004) Constituem atividades de protocolo, exceto,

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 a) receber a correspondncia e separar a correspondncia oficial da particular. b) eliminar a correspondncia destituda de valor secundrio. c) controlar o trmite dos documentos na organizao. d) receber a correspondncia para expedio. e) ler a correspondncia e verificar a existncia de antecedentes.

17. (ESAF/ANEEL/Tcnico Administrativo/2004) Assinale o item que no faz parte das rotinas do Protocolo. a) Receber a correspondncia. b) Abrir a correspondncia ostensiva. c) Encaminhar a correspondncia sigilosa aos respectivos destinatrios. d) Avaliar os documentos de acordo com os valores primrio e secundrio. e) Receber dos vrios setores os documentos a serem redistribudos.

18. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto de procedimentos e operaes tcnicas que fazem das administraes pblicas e dos seus arquivos, rgos atuantes e eficazes no desempenho de suas atividades: A) Gesto da Informao. B) Gesto de Colees. C) Gesto de Documentos. D) Gesto Pblica. E) Gesto Administrativa.

19. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) Gerir documentos, no sentido mais amplo, significa no s racionalizar e controlar a produo documental ou garantir o uso e a destinao adequada dos mesmos. Gerir documentos visa: A) Assegurar ao governo acesso intermedirio s informaes contidas nos documentos. B) Assegurar ao cidado acesso restrito s informaes contidas nos documentos.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 C) Assegurar ao governo e ao cidado acesso restrito s informaes contidas nos documentos. D) Assegurar ao governo e ao cidado o acesso pleno s informaes contidas nos documentos. E) Assegurar ao governo acesso pleno s informaes contidas nos documentos e acesso restrito ao cidado s informaes contidas nos documentos.

20. (CONSULPLAN/CHESF/Arquivista/2007) A gesto de documentos tem os seguintes objetivos, EXCETO: A) Assegurar de forma eficiente a produo, administrao, manuteno e destinao de documentos. B) Garantir que a informao governamental esteja disponvel quando e onde seja necessria ao governo e aos cidados. C) Assegurar a eliminao dos documentos que tenham valor administrativo fiscal, legal ou para a pesquisa cientfica. D) Assegurar o uso adequado da microgrfica, processamento automatizado de dados e outras tcnicas avanadas de gesto da informao. E) Contribuir para o acesso e a preservao dos documentos que meream guarda permanente por seus valores histrico e cientfico.

8. BIBLIOGRAFIA

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prtica. Editora FGV, 2009. SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princpios e tcnicas. Editora FGV, 2010. Brasil. Governo Federal. Lei 8.159 de 1991.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 37

Arquivologia p/ TRE Teoria e exerccios comentados Prof Wagner Rabello Jr. Aula 1 9. GABARITOS

1. B 6. B 11. C 16. B

2. D 7. C 12. E 17. D

3. E 8. E 13. E 18. C

4. E 9. A 14. B 19. D

5. C 10. B 15. B 20.C

A HISTRIA DO BAMB CHINS Depois de plantada a semente deste incrvel arbusto, no se v nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante 5 anos, todo o crescimento subterrneo, invisvel a olho nu, mas... uma macia e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra est sendo construda. Ento, no final do 5 ano, o bambu chins cresce at atingir a altura de 25 metros. Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional so iguais ao bambu chins. Voc trabalha, investe tempo, esforo, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e s vezes no v nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver pacincia para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5 ano chegar, e com ele viro um crescimento e mudanas que voc jamais esperava..." O bambu chins nos ensina que no devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nosso trabalho especialmente, que um projeto fabuloso que envolve mudanas de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilizao, devemos sempre lembrar do bambu chins para no desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgiro. Procure cultivar sempre dois bons hbitos em sua vida: a Persistncia e a Pacincia, pois voc merece alcanar todos os seus sonhos..!!! " preciso muita fibra para chegar s alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao cho."
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 37

You might also like