You are on page 1of 6

ESTUDO DIRIGIDO I Disciplina: Educao Inclusiva Prof Camila Reis 1) A educao especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional

especializado substitutivo ao ensino comum, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade. Explane sobre a evoluo da Educao Especial no Brasil contemplando os aspectos histricos e legais e aponte aspectos da perspectiva inclusiva nessa anlise cronolgica. 2) Lanada em 2008, a Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participao e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Aponte qual o pblico alvo contemplado pela Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva inclusiva caracterizando cada grupo especfico. 3) O deficiente visual tem uma viso diferente e no falta de viso Explane sobre o trecho destacado apontando o carter social da deficincia. 4) Diferencie o cego do indivduo de baixa viso, partir do conceito educacional, e d exemplos de recursos e de tecnologias assistivas para o atendimento ao deficiente visual. 5) O principal desafio na incluso do surdo a linguagem diferenciada Explane sobre o trecho em destaque apontando o papel da linguagem para a espcie humana. 6) Explane sobre o DECRETO 5626/05 e sua importncia no processo de incluso do surdo. 7) Aps o estudo e debate em sala de aula respeito da deficincia mental, qual o significado mais coerente para INTELIGNCIA? 8) D exemplos de causas genticas e congnitas, infecciosas, mecnicas, fsicas, txicas dentre outras para a deficincia mental. 9) A criana com Sndrome de Down tem a sexualidade mais aflorada Aps discusso e estudo em sala, explane sobre o trecho em destaque.

GABARITO: 1) No contexto nacional, o processo macro de atendimento s pessoas com deficincia se deu de modo bem tmido e demorada. A educao das pessoas com deficincia surgiu institucionalmente, mas de maneira tmida, no conjunto das concretizaes possveis das ideias liberais que tiveram divulgao no Brasil no fim do sculo XVIII e comeo do sculo XIX. No que tange a educao das crianas deficientes, poucas manifestaes so encontradas em prol do bem estar desses sujeitos no contexto histrico previamente descrito. Poucas foram as instituies que surgiram e nulo o nmero de escritos sobre sua educao. A Santa Casa de Misericrdia de So Paulo a princpio, distribua esmolas aos pobres, dotes a rfs e oferecia local para sepultamento mediante pagamento. Supunha-se que muitas dessas crianas possuam defeitos fsicos ou mentais e eram abandonadas em lugares assediados por bichos que muitas vezes as mutilavam ou matavam. A real incluso dos deficientes segundo Mazzotta (2003), na poltica educacional brasileira, vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e incio da dcada de sessenta do sculo XX. Porm, antes disso, na histria da educao brasileira, h registros importantes de aes em prol do atendimento a essas pessoas que merecem destaque. No que tange s iniciativas oficiais e particulares isoladas do governo, em defesa da educao de pessoas com deficincia, destaca-se: - Instituto Benjamim Constant (IBC), voltado para os deficientes visuais; - Imperial Instituto dos Surdos-Mudos; -Pestalozzi e APAE. Pode-se destacar, portanto, que nas anlises e julgamentos mdicos do incio do sculo XX, as atenes voltavam-se para as chamadas crianas anormais, no com a preocupao de inclu-las efetivamente na sociedade ou em

instituies especializadas, mas pelo que essas crianas representavam socialmente. de relevncia citar que o perodo compreendido de 1957 a 1993, foi marcado por iniciativas oficiais de mbito nacional no que tange ao atendimento educacional das pessoas com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao, com a criao de Campanhas especificamente voltadas para este fim. Em relao incluso das pessoas com deficincia no contexto da legislao brasileira pde-se observar: - em 1961, a criao da Lei de Diretrizes e Bases LDB (Lei n 4024), explicitando o compromisso do poder pblico brasileiro com a educao especial; -a referida Lei de 1961, foi posteriormente substituda pela Lei n 5.692/71; -destacou-se em 1973, a criao do Centro Nacional de Educao Especial (CENESP), pelo Decreto n 72.425 de 3 de Julho do referido ano; - Constituio Federal de 1988; - Declarao de Salamanca; - No ano de 1996, a Lei n 9.394, atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao; -Em 1999, por meio do Decreto n 3.298, que regulamentou a Lei n 7.853/89; - Conveno da Guatemala; - Decreto n 3.956/2001; - Resoluo CNE/CEB n2/2001; - o ano de 2002, tivemos a criao da portaria de n 2.678 do MEC; -Em 2008, foi lanada a Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva; - A Resoluo CNE/CEB 4/2009.

2) Alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao. Considera-se pessoa com deficincia aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza fsica, mental ou sensorial que, em interao com diversas

barreiras, podem ter restringida sua participao plena e efetiva na escola e na sociedade. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento so aqueles que apresentam alteraes qualitativas das interaes sociais recprocas e na comunicao, um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, sndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotao demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes reas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadmica, liderana, psicomotricidade e artes, alm de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realizao de tarefas em reas de seu interesse. 3) O deficiente no sente diretamente sua deficincia, mas percebe as dificuldades que derivam da mesma. A pessoa com deficincia visual possui a mesma capacidade de leitura que uma pessoa no deficiente. Os caminhos, os meios, pelos quais o sujeito cego ir se apropriar desta leitura que so diferentes de uma pessoa sem limitao orgnica visual.
Ler com as mos, como faz o cego, e ler com a vista so processos psicolgicos diferentes, embora cumpram a mesma funo cultural na conduta do sujeito e tem, basicamente, um mecanismo fisiolgico similar (VIGOTSKI, 1989, p. 28).

4) Pessoa cega aquela que possui perda total ou resduo mnimo de viso, necessitando do mtodo Braille como meio de leitura e escrita e/ou outros mtodos, recursos didticos e equipamentos especiais para o processo ensinoaprendizagem. Pessoa com baixa viso aquela que possui resduos visuais em grau que permitam ler textos impressos tinta, desde que se empreguem recursos didticos e equipamentos especiais, excluindo as deficincias facilmente corrigidas pelo uso adequado de lentes. 5) A Lngua Portuguesa, do grupo social majoritrio, sempre foi entendida como a lngua maior, e a lngua dos surdos, grupo minoritrio, ou no reconhecida como tal, ou, quando chega a ser de fato reconhecida, tende a ficar numa posio hierarquicamente subordinada lngua hegemnica.

6) Este Decreto ressalta a importncia da LIBRAS na educao das pessoas surdas. Destaca especificamente a necessidade de se implantar a educao bilngue, na qual se faz presente a LIBRAS e a Lngua Portuguesa, e ao mesmo tempo est claramente motivado pela perspectiva da incluso. So os principais tpicos abordados pelo Decreto: Cursos para a formao de intrpretes de Libras; Garantia da presena dos mesmos nas instituies de ensino; Ensino de Libras na grade curricular.

7) ADAPTAES DE MANEIRA SATISFATRIA FRENTE SITUAES NOVAS PARA PODER LIDAR COM O MEIO AMBIENTE. 8) Genticas e congnitas: Sndromes, Hipertireoidismo, Congnito, Distrofia Muscular, Outras ms formaes. Infecciosas: rubola, sfilis, toxoplasmose, Infeco Hospitalar, Meningite, Sarampo, Paralisia infantil, Caxumba Mecnicas: Quedas, Traumatismos, Tentativas de aborto, Partos prematuros e Hemorragias, Anxia, Traumas cranianos, Frceps, Leses nervosas, Dificuldade de adequao do pulmo ao nascer passando do meio aqutico para o ereo, Acidentes de trabalho, Automobilsticos, Quedas, Agresses fsicas. Fsicas: raios X, radioterapia, Fogo, Soda, Instrumentos cortantes. Txicas: Medicamentos, Drogas, lcool e Fumo; Medicamentos, Alimentos contaminados, Produtos de Limpeza. M Alimentao 9) O indivduo com Sndrome de Down frequentemente infantilizado pela sociedade. A criana com Down, cresce, desenvolve-se e torna-se adulto com necessidades biolgicas e fisiolgicas de adulto, inclusive no que tange ao desejo sexual. Numa perspectiva scio-histrica as caractersticas individuais a at mesmo as atitudes esto impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano, este foi construdo a partir de sua relao com o meio (cultura, sociedade, prticas, mediao, interaes). Pela interao social, aprendemos e desenvolvemos, criamos novas formas de agir no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuao neste contexto cultural complexo que nos recebeu, durante todo o ciclo vital. Um animal que no pertena espcie humana age instintivamente, por exemplo, ao defecar no meio da rua ou acasalar na frente de qualquer outra

espcie. No homem, o instinto regulado pelos padres culturais e portanto existem padres e valores que moldam seu comportamento. A uma criana com Down, muitas vezes so negadas essas interaes que inserem o indivduo na cultura tipicamente humana. Isso acontece pela ideia errnea de incapacidade de compreenso dessa crianas no que tange os padres culturais da espcie Homo sapiens. Logo, se o adulto no ensina criana com Down padres culturais da espcie humana relacionados sexualidade a mesma no poderia se comportar dentro dos padres esperados pela sociedade.

You might also like