You are on page 1of 14

HISTRIA DA FORMAO DE PROFESSORES NO BRASIL: O PRIMADO DAS INFLUNCIAS EXTERNAS

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski - PUCPR alboni.vieira@pucpr.br GOMIDE, Angela Galizzi Vieira - UEL angelagomide@uel.br rea Temtica: Histria e Polticas Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo Este artigo analisa os componentes de ordem poltica, econmica e filosfica provenientes, em especial, dos pases do norte, que determinaram os rumos da formao docente no Brasil, com nfase no perodo correspondente Repblica. Do Ratio Studiorum ao positivismo, passando pelo iluminismo italiano, pela adoo do mtodo de Lancaster e Bell, com incurses pelo mtodo intuitivo, at se chegar ao iderio do Banco Mundial e da UNESCO, pudemos verificar que em cada proposta voltada formao de professores no Brasil se encontram idias enraizadas em distintas realidades educacionais, diferentes povos e culturas. Trata-se de pesquisa bibliogrfica e documental, na qual, por meio da anlise de contedo de documentos selecionados, estabelecemos um dilogo crtico com as fontes. Problematizamos os dados com apoio nas obras de Valdemarin (1998), Cardoso (2004), Mendona (2005), entre outros, buscando apreender o significado histrico e poltico dos fundamentos tericos e ideolgicos enunciados nos documentos e que implicam nas polticas para a formao de professores. Evidenciamos, no decorrer da histria, o modo de produo, a concepo de estado, sociedade e educao e sua influncia para a poltica de formao de professores desenvolvida na realidade educacional brasileira de cada poca. Palavras-chave: Histria da formao de professores; Influncias externas; Reformas educacionais Introduo A formao de professores constitui elemento fundamental para se atingir aos objetivos visados pela educao, uma vez que o professor que, em sua prtica, operacionaliza as grandes linhas propostas pelas reformas educacionais. Estas, por sua vez, devem estar adaptadas realidade presente na sociedade em que se inserem. No Brasil, porm, nem sempre se respeitou essa vinculao da escola sociedade.

3836 Os estudos sobre a histria da educao do Brasil, em particular sobre a formao de professores, referem, com freqncia, a influncia estrangeira que a permeou. Em face disso, optou-se por elaborar um texto que concentrasse as principais influncias nesse processo, considerando cada perodo da educao brasileira e como era tratada a formao de professores em cada perodo da educao brasileira. Partindo desse pressuposto, buscaram-se na literatura disponvel as influncias externas que conformaram a formao de professores no Brasil. O objetivo da pesquisa , ento, identificar os componentes de ordem poltica, econmica e filosfica provenientes, em especial, das sociedades europia e norte-americana e que conformaram os rumos da formao docente no Brasil, com destaque para o perodo 1930-1946. A partir do Ratio Studiorum, passando pelo iluminismo italiano e, posteriormente, pela adoo do mtodo de Lancaster e Bell, chegou-se implantao do mtodo intuitivo, perquirindo-se, na seqncia, as influncias do positivismo e do neoliberalismo. Em cada um desses momentos histricos, valendo-se da pesquisa bibliogrfica, buscou-se investigar a influncia que manifestaram sobre a formao de professores no Brasil. Conforme assinala Nvoa (1998) apud Mendona e Ramos do (2007, p. 22), importa no perder de vista que o modelo escolar moderno um fenmeno que teve a sua origem na Europa, a partir da qual ocorreu sua difuso ao nvel mundial. Desenvolvimento a) A Igreja Catlica e o Ratio Studiorum

De 1549, quando os primeiros jesutas chegaram ao Brasil, at 1759, ano da expulso dos religiosos pelo Marqus de Pombal, os princpios cristos cultivados em Portugal impregnaram cada momento da educao no Brasil. Em sua funo colonizadora e civilizadora por excelncia das crianas indgenas, a Companhia de Jesus fazia a defesa intransigentemente tradicionalista da transmisso oral das duas fontes da Revelao, a tradio e as Escrituras (HANSEN, 2000, p. 21). A transmisso oral da f, cuja origem estava na palavra de Cristo transmitida oralmente pelos apstolos, era defendida ardorosamente pela Igreja catlica, contra a diretiva luterana da leitura dos textos cristos.

3837 Consoante o decreto Super lectione et praedicatione, emitido pelo Conclio de Trento, em 1546, a pregao oral realizada no plpito, por pregadores inspirados pelo Esprito Santo, era o instrumento utilizado para divulgar a palavra divina. Para formar esses pregadores, recomendava-se a abertura de seminrios diocesanos, que ofereceriam aos seus discpulos as principais habilidades necessrias ao cumprimento das tarefas pastorais: pregao, liturgia e prxis sacramental (HANSEN, 2000, p. 23). Os sacerdotes assim preparados estariam em condies de educar os homens para que se tornassem mais homens, desenvolvendo-lhes a memria, a vontade e a inteligncia, com nfase na Retrica fundamentada nas obras dos antigos, em especial de Ccero e Quintiliano. Observa Julia (2001, p. 28) que j que nenhuma formao inicial comum lhes era dada, certamente preciso admitir uma extrema heterogeneidade desse pessoal, que se dedicava, freqentemente, a outras atividades. Destarte, os primeiros professores brasileiros receberiam uma formao baseada nos clssicos antigos, voltada a padres da sociedade europia crist que privilegiavam a retrica com a eloqncia ciceroniana como marca na formao de representantes da Companhia de Jesus. Essa formao, recebida em Portugal ou, mais tarde, no Brasil, constitua a primeira e marcante influncia externa na formao de professores da terra recm conquistada. Tratava-se, sim, de exercitar a rapidez da inveno e da elocuo, penetrando nos assuntos com perspiccia, definindo e analisando temas, ornando as definies com metforas e alegorias. A metrpole, preocupada em reproduzir seu prprio modelo educacional, evidenciava total inadequao s caractersticas da colnia, carente de educadores preocupados com o desenvolvimento das habilidades dos indgenas e a compreenso de seu papel na nova sociedade que surgia. Na Europa, no fim do sculo XVII, Jean Baptiste de La Salle rompe com essa tradio das congregaes religiosas ao decidir fundar um instituto de leigos que se dedicar s escolas de caridade, ensinando rudimentos de ler, escrever e contar, em francs e no em latim, aos mais pobres. A formao de professores no Brasil, no entanto, no atingida por essa novidade.

b)

A reforma pombalina

3838

O governo portugus, em 1759, desmantelou a estrutura administrativa baseada na educao religiosa jesutica, instituindo em seu lugar as Aulas Rgias, simbolizando a criao da escola pblica no reino e o comprometimento de intelectuais luso-brasileiros com a Ilustrao. O iderio pombalino inspirava-se no iluminismo portugus, refletido nas obras de Lus Antonio Verney e de Antonio Nunes Ribeiro Sanchez, que propunham uma educao leiga, voltada ao progresso cientfico e difuso do saber. Era necessrio disseminar uma cultura de base, com o ensino da leitura, da escrita e do clculo, alm dos conhecimentos relacionados s obrigaes religiosas e civis. Para isso, a primeira fase da reforma pombalina iniciou-se com a reforma dos Estudos Menores, que abrangiam os estudos das primeiras letras e das cadeiras de humanidades, o que correspondia ao ensino primrio e secundrio.
Os Estudos Menores eram formados pelas Aulas de ler, escrever e contar, tambm chamadas de primeiras letras como, alis, ficaram mais conhecidas, e tambm pelas Aulas de humanidades, que abrangiam inicialmente as cadeiras de gramtica latina, lngua grega, lngua hebraica, retrica e potica, mas foram acrescidas ao longo dos anos com outras cadeiras, como por exemplo, filosofia moral e racional, introduzida a partir de 1772. (CARDOSO, 2004, p. 182).

As Instrues emanadas do governo portugus entregavam ao Diretor de Estudos a tarefa de planejar, executar e controlar os professores na metrpole e nas colnias. Nessa etapa, passa-se de uma seleo discricionria, operada no interior das congregaes religiosas, para a seleo por exame ou concurso, introduzindo-se uma visibilidade fundamentada em provas escritas e orais codificadas. Segundo Cardoso (2004, p. 183), foi em Recife, a 20 de maro de 1760, que se realizou o primeiro concurso para professores pblicos no Brasil. No obstante tivesse se realizado o concurso, no se providenciou a nomeao dos docentes, o que levava a populao brasileira a recorrer ao concurso de professores particulares para a educao de seus filhos. Sabe-se que o processo de seleo dos professores para as Aulas Rgias, a partir de 1759, realizou-se sempre por meio de concursos, motivados pela abertura de novas Aulas, pela aposentadoria, pela morte ou pelo afastamento do professor que ocupava a cadeira. Ressalta Cardoso (2004, p. 188) que no era exigido dos candidatos a professor qualquer diploma ou comprovante de habilitao para o cargo pretendido.

3839 Se, por um lado, o alvar de 1759 estabelecia para os professores o privilgio de nobres, elevando-os da condio de plebeu de pessoa honrada, por outro o professor deveria instalar a escola em sua prpria casa, adquirindo o material necessrio para as aulas e arcando com todas as despesas. Sua avaliao de desempenho estava adstrita somente sua conduta pessoal, atestada pelo proco, pelo chefe de polcia e pelos pais dos alunos. O fracasso na implantao dessa primeira fase levou o governo a criar um imposto especfico, o subsdio literrio institudo em 1772, com o objetivo de financiar as reformas em andamento no campo da educao. Esse imposto, sem estrutura adequada para coleta e sem obrigatoriedade de pagamento, no foi suficiente para manter o pagamento dos professores e para auxiliar nas demais despesas vinculadas s reformas. Afirma Mendona (2005, p. 35) que nesse perodo foram os mestres particulares licenciados os verdadeiros agentes da reforma, considerando-se o pequeno nmero de professores rgios de gramtica latina provido nos domnios do Reino, trs dos quais no Brasil. Chega-se, desta forma, ao final do sculo XVIII, sem que a proposta de Pombal estivesse efetivamente implantada no Brasil, podendo-se considerar, no entanto, que as influncias iluministas na cultura portuguesa refletiram diretamente na educao brasileira, reproduzindo no item formao de professores o que se praticava em Portugal.

c)

Influncias externas no perodo imperial

A lei urea da educao elementar, de 15 de outubro de 1827, a que primeiro estabelece exames de seleo para mestres e mestras. Com efeito, essa lei em seu artigo 7 dispe que os que pretenderem ser providos nas cadeiras sero examinados publicamente perante os Presidentes em conselho; e estes provero o que for julgado mais digno e daro parte ao governo para sua legal nomeao. Os professores seriam examinados em sua proficincia na aplicao do mtodo do ensino mtuo, no qual deveriam se aperfeioar, s suas prprias expensas. A instruo no domnio do mtodo caracteriza uma primeira inteno de preparar docentes, conquanto de forma exclusivamente prtica e sem base terica.

3840 As primeiras escolas normais brasileiras, estabelecidas por iniciativa das Provncias, aps a reforma constitucional de 12 de agosto de 1834 (Ato Adicional), seguiram o modelo europeu, mais especificamente o francs, resultante de nossa tradio colonial e do fato de que o projeto nacional era emprestado s elites, de formao cultural europia. (TANURI, 2000, p. 63). A mesma autora, ainda, acrescenta: embora no haja como negar o carter transplantado de nossas instituies [...] a historiografia mais recente tem procurado mostrar tambm sua articulao com o contexto nacional e com as contradies internas de nossa sociedade (TANURI, 2000, p. 63) Em meados do sculo XIX, porm, novos ventos sopram da Europa. Com base nas formulaes de Pestalozzi e Froebel, do ponto de vista pedaggico, e de Bacon e Locke, sob a tica filosfica, o mtodo intuitivo surge como um instrumento pedaggico capaz de reverter a ineficincia do ensino escolar (VALDEMARIN, 1998, p. 65). Manuais destinados a orientar o uso dos novos materiais na prtica pedaggica so elaborados, exigindo-se do professor o domnio das prticas destinadas boa aplicao do mtodo. Reitera-se, no perodo, a influncia europia na formao de docentes, que passa a inscrever em seu referencial terico os autores acima apontados, considerados os tericos inspiradores dos manuais didticos e dos compndios escolares utilizados.

d)

O positivismo na formao de professores

Na poca da Proclamao da Repblica, sobretudo na Reforma Benjamin Constant, de 1890, e na de Rivadvia Correia, de 1991, foi presente a influncia dos princpios de orientao positivista. Na instruo pblica, no eram levadas em considerao as peculiaridades do pas, com suas diferenas regionais, sendo que no plano docente destacava-se a insuficincia quantitativa e a baixa qualificao dos mestres. Esforos isolados, como o da Reforma Caetano de Campos, no incio do perodo republicano, visavam formao de professores capacitados para o ensino. A prtica de imitao do que ocorria nos Estados Unidos e na Europa prosseguia, evidenciando-se na falta de realismo social e filosfico como que se considerava a educao nacional. Estudos alentados, como os contidos nos famosos Pareceres de Rui

3841 Barbosa, apresentados em 1882 e 1883, propugnavam reformas educacionais pouco ajustadas realidade brasileira, agregando elementos inspirados nos meios sociais mais diversos, como a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos. A cada nova reforma implantada, procurava-se inovar com filosofias e modelos a imitar, esquecendo-se a realidade do pas ou, ainda, como reflexo dessa mentalidade ingnua, tentava-se modificar essa mesma realidade por intermdio das reformas educacionais propostas. Em termos legais, a Constituio da Repblica de 1891 instituiu o sistema federativo de governo e consagrou a descentralizao do ensino. Para tanto, de acordo com o artigo 35, inciso III, competia Unio o direito de criar instituies de ensino superior e secundrio nos Estados e, consoante o inciso IV, prover a instruo secundria no Distrito Federal (BRASIL, 1892, apud REIS FILHO, 1981). A Constituio, embora omissa quanto responsabilidade sobre o ensino primrio, delegava aos estados e aos municpios a competncia para legislar e prover esse nvel de ensino, obrigando-os a difundir a instruo mediante a disseminao das escolas primrias, sob as bases de um regime livre e democrtico. Exigia-se tambm que o ensino pblico fosse leigo. Segundo Tanuri (2000, p.68) a atividade normativa ou financiadora do Governo Federal no mbito do ensino normal e primrio no chegou a se concretizar na primeira Repblica, de modo que os estados organizaram independentemente os seus sistemas de ensino. Com o fim da 1 Guerra Mundial, as influncias estrangeiras sobre o Brasil passariam por profundas alteraes. Durante o Imprio e nas primeiras dcadas do regime republicano em nosso pas preponderara a Frana na quase totalidade das reas culturais brasileiras. As reformas de ensino deixavam transparecer a familiaridade dos seus autores com os sistemas europeus, na maioria das vezes inadequados s exigncias nacionais.

e)

A formao dos professores ps 2 Guerra

Nesse momento, sob inspirao do iderio iluminista e visando consolidao do Estado republicano, fortaleceram-se as idias liberais e o Estado de direito, cujo debate passou a articular a questo da instruo pblica como direito de todos e dever do estado, questo esta que se faz presente at os dias atuais.

3842 Em linhas gerais, o debate se dirigia no sentido de se construir um sistema nacional de ensino, destacando as escolas primrias sob a gide do governo central. Na verdade, era uma tendncia dominante j adotada na Europa. No geral, o estado brasileiro se consolidou visando a pensar, pela primeira vez na histria da educao no Brasil, sua economia, sua insero no desenvolvimento capitalista, sobre sua prpria educao e conseqentemente, sua poltica para formao de professores. Articulada a um projeto de modernizao nacional a educao foi considerada pea fundamental para uma poltica de valorizao humana visando a produo e a integrao nacional. Para Carvalho (1989, p. 17)
A superao do isolamento das diversas regies brasileiras pelo desenvolvimento dos meios de comunicao e transporte; sua integrao num circuito que garantisse a circulao dos bens materiais e culturais e constituindo um grande mercado nacional; a modernizao da agricultura; o desenvolvimento industrial com nfase na indstria de base; a dinamizao do homem como fator de produo por polticas sanitrias e educacionais integram-se num projeto de maximizao e integrao dos recursos nacionais subordinados a concepo de defesa nacional.

As interferncias para a consolidao do modo de produo capitalista exigiam a definio de um lcus para operacionalizao da instruo pblica. Nesta poca, foi relevante o processo de organizao e implantao desta instruo no Estado de So Paulo. Pela hegemonia econmica j conquistada, cumpriu tambm um papel disseminador para as demais regies brasileiras. Os grupos escolares revelaram sua importncia, na medida em que definiram as bases estruturais encontradas at os dias atuais: reunio de alunos, organizao de salas, seriao, definio lgica e seqencial de contedos, processo avaliativo. Cada grupo escolar tinha um diretor e o nmero de professores variava de acordo com o nmero de escolas que tinham sido reunidas. Estes grupos eram tambm chamados de escolas graduadas, tendo em vista a progressiva graduao das sries letivas, implicando em progressividade de aprendizagem. Para Saviani (2004, p.29), esse o principal legado educacional que a fase inicial do longo sculo XX1 nos deixou.

f)

A formao de professores na dcada de 30

Para Saviani (2004, p. 21), a definio do longo sculo XX brasileiro, feita do ponto de vista da histria da escola pblica, e estende-se de 1890 aos dias atuais e corresponde etapa da escola pblica propriamente dita.

3843 Com novo modo de produo econmica, influenciada pela agricultura cafeeira, oligrquica e latifundiria, o ideal republicano vai se consolidando, concretizando a ascenso da burguesia e o processo de urbanizao, conseqncia do processo migratrio para os centros urbanos. O ano de 1930 um marco decisivo na organizao poltica e econmica do estado brasileiro, implantando definitivamente o capitalismo no Brasil. Para Romanelli (2003, p.47), foi o ponto alto de uma srie de revolues e movimentos armados que, durante o perodo compreendido entre 1920 e 1964, se empenharam em promover vrios rompimentos polticos e econmicos com a velha ordem social oligrquica. Economicamente, a crise foi deflagrada pela ausncia por parte do governo de uma poltica de sustentao do preo do caf diante do mercado internacional. Politicamente, se evidenciavam crises em vrios setores. Dentre eles se destaca a classe mdia, classe esta que se expandia e se conscientizava do grau de marginalidade na qual se encontrava as demais camadas sociais, inclusive ela prpria. Soma-se a isto o xodo rural, as reivindicaes do operariado, os interesses dos militares bem como dos imigrantes. A substituio de importaes passou a ser feita de modo que a importao de bens de consumo fosse substituda pela produo industrial interna. Como conseqncia da implantao deste modelo, o Brasil passou a importar tambm equipamentos, tecnologia, bem como profissionais tcnicos e professores para assessorar a implantao dos mesmos. Tal situao econmica demanda um novo papel social da escola, definido com o objetivo de atender exigncias para o desenvolvimento brasileiro. Evidenciou-se, portanto, a grande defasagem entre educao/desenvolvimento, e desenvolvimento/educao. No geral, para se consolidar a repblica e atingir as metas de desenvolvimento econmico, a escola chamada a cumprir um papel social relevante. Incumbida de concretizar um projeto civilizador a escola, gratuita, laica e obrigatria, se prope a assumir com responsabilidade a formao moral de seu povo. Reinventada, se prope a consolidar outra concepo educacional fundamentada no estado burgus no Brasil, cumprindo, portanto uma finalidade cvica, moral e instrumental. J evidenciada desde os primrdios da colonizao brasileira, a dualidade se instala e fortalece, refletindo neste momento, a diviso entre capital e trabalho, entre o pensar e o fazer, entre cursos de tendncia humanista e outros cursos que visam qualificao para o

3844 trabalho. O sistema educacional incorpora caractersticas contraditrias: de um lado, a presso social pela educao; de outro, o controle das elites para continuar os estudos em nvel superior. Especificamente, para a formao de professores, inspirada em modelos europeus, evidencia-se esta dualidade, introduzida em nosso sistema de ensino, logo aps os estudos primrios. Integram essa dualidade, segundo Tanuri (2000, p.70) o curso complementar, espcie de primrio superior, propedutico escola normal, de durao, contedo e regime de ensino anteriores ao secundrio, e este ltimo, de carter elitizante, objeto de procura dos que se destinavam ao ensino superior. O Brasil vive um momento de expanso industrial, que conseqentemente faz emergir novas demandas sociais. Relevante acrescentar que o modo de produo capitalista, na medida em que articula sua hegemonia, define tambm polticas sociais para amenizar as interferncias nefastas do capital. o Estado se organizando, com concepes de educao, a escola e a formao de professores, coerentes com a viso hegemnica instaurada. Na verdade, tecemos uma crtica ao capital e organizao do estado republicano na medida em que o mesmo responsabiliza a educao pelo desenvolvimento nacional, porm atrelada aos interesses burgueses, tal como se configura o modelo taylorista/fordista. Isto implica no desenvolvimento dos cursos noturnos, cuja populao trabalhadora necessita garantir sua subsistncia prioritariamente, para enfim buscar nos bancos escolares as possibilidades para mobilidade social. Podemos verificar que a ideologia liberal cumpre um papel revitalizador no processo de consolidao do Estado brasileiro. Motivado pela Revoluo Francesa, estabelece os princpios liberais, que do sustentao ideolgica necessria para o fortalecimento do estado. Alguns princpios foram assim definidos: igualdade, liberdade, propriedade, individualidade e democracia e embasam a educao brasileira por meio de documentos como o Manifesto dos Pioneiros (1932) e seus pressupostos legais e/ou pedaggicos da advindos.

g)

O Manifesto dos Pioneiros: formando professores com o iderio escolanovista

3845 Pedagogicamente, o iderio escolanovista, de tradio humanista se incorpora na educao e na formao de professores no Brasil, influenciado pelos conhecimentos da Psicologia e demais cincias. Utilizando o mtodo intuitivo, a escola se coloca como espao para experimentar os modernos avanos da pedagogia, inspirado na filosofia positivista, bem como espao prioritrio para a fora de trabalho feminina. No Manifesto dos Pioneiros (1932), verificamos um momento de relevncia pedaggica, pois a intelectualidade poltica se revela com os 26 signatrios desse documento. Tivemos pela primeira vez, a expresso dos interesses educacionais nacionais, aproximando-se da idias de um sistema educacional, isto , da organizao lgica, coerente e eficaz do conjunto das atividades educativas no mbito de um determinado pas (SAVIANI, 2004, p.33). Alm da defesa da Escola Nova, o Manifesto emerge como uma proposta de construo de um amplo e abrangente sistema educacional em defesa da escola pblica. um instrumento de introduo da racionalidade cientfica no campo da educao em consonncia com o iderio escolanovista. Mesmo reconhecendo as interferncias angloamericanas no interior desde documento, no podemos deixar de elucidar as motivaes para com uma educao gratuita, laica, descentralizada, democrtica, organizada como dever do Estado e expressando os interesses nacionalistas. Estes interesses esto coerentes com as idias liberalizantes j mencionadas anteriormente. Saviani (2004, p. 35) corrobora desta idia e define o documento como um marco de referncia que inspirou as geraes seguintes, tendo influenciado, a partir de seu lanamento, a teoria da educao, a poltica educacional, assim como a prtica pedaggica em todo o pas. Por outro lado, inserido num momento histrico conturbado, reflete suas inconsistncias epistemolgicas. Defende uma concepo abrangente e avanada de educao, compreendendo suas relaes com as questes do contexto poltico, econmico e social no qual est inserida a escola; porm, defende uma viso romntica para as causas dos problemas educacionais, dentre eles, o fracasso escolar e o analfabetismo. Nestas condies, aproxima-se das concepes liberalizantes e idealistas dos filsofos liberais do final do sculo XIX, cuja tnica refora o carter transformador da educao. Ainda segundo o Manifesto, a educao compreendida como um problema social, e o mtodo cientfico determina uma mudana de paradigma na conduo do trabalho

3846 pedaggico e da formao de professores, de modo que o educando, com os seus interesses, suas aptides e suas tendncias, passa a ser o foco do processo educativo. Neste contexto, tornam-se essenciais os conhecimentos da filosofia, da psicologia e da sociologia. Por outro lado, exige uma ao mais objetiva por parte do Estado, ao assumir como sua responsabilidade o dever de oferecer educao pblica, gratuita e laica aos brasileiros. A Constituio de 1934 incorpora algumas de suas reivindicaes e, pela primeira vez, defende o dever do Estado para com a educao elementar, alm de garantir a gratuidade, a autonomia e a descentralizao do processo educativo. Revela tambm a presena do MEC, criado em 1930, visando regulamentar, organizar e gerir a educao nacional. Da mesma forma, essa constituio foi a primeira a traar as diretrizes para a educao nacional (art. 5). H que se destacar as experincias para a formao de professores realizadas no Distrito Federal e no Instituto de Educao de So Paulo.

h) O Estado Novo e a formao de professores

A consolidao do Estado Novo, em 1937, no avana na questo do Manifesto dos Pioneiros. A Constituio de 1937, em seu artigo 15, inciso IX, estabelece como competncia da Unio fixar as bases e determinar os quadros da educao nacional, traando as diretrizes a que deve obedecer a formao fsica, intelectual e moral da infncia e da juventude (art. 15, inciso IX). Ao mencionar infncia e juventude, explicita-se a necessidade de educao primria, alm da educao secundria e superior Nestas condies, os professores so chamados a se profissionalizarem, a fim de atenderem as demandas pela educao primria. Isto gera a necessidade de redefinir a sua formao, j atendida nos moldes do curso normal, criado em 1830, porm expandido no perodo republicano. A Lei Orgnica do Ensino Normal foi promulgada no mesmo dia da Lei Orgnica do Ensino Primrio. Seu efeito foi semelhante e, no geral, segundo Romanelli (2003, p.163) centralizou as diretrizes, embora consagrasse a descentralizao administrativa do ensino, e fixou as normas para a implantao desse ramo do ensino em todo o territrio nacional. No geral, no trouxe grandes inovaes para a formao de professores.

3847 De acordo com Decreto-Lei 8530, de 02/01/1946, o Ensino Normal tinha como finalidade: prover a formao do pessoal docente necessrio s escolas primrias; habilitar administradores escolares destinados s mesmas escolas; e desenvolver e propagar os conhecimentos e tcnicas relativas educao da infncia. Foi dividido em dois ciclos, sendo o 1 com durao de quatro anos, destinado formao de regentes e funcionava nas Escolas Normais Regionais. O 2 ciclo, em dois anos, formaria o professor primrio e era ministrado nas Escolas Normais e nos Institutos de educao. Esta organizao reforou a dualidade na formao dos professores No geral, a educao profissional vai sendo concretizada atrelada ao desenvolvimento econmico capitalista industrial em processo de acelerao e que, conseqentemente, exige formao de demandas para atender as suas exigncias. Os cursos profissionalizantes se efetivam, na relao capital trabalho, como a oportunidade de profissionalizao dos menos favorecidos, ou seja, os pobres.

Consideraes finais

Assim como o modelo escolar moderno teve sua origem na Europa, tambm a formao dos professores a encontrou seu respaldo terico. Dos jesutas ao positivismo, chegou-se ao ps 2 Guerra Mundial, quando a influncia do Banco Mundial e de outros organismos internacionais como a UNESCO j estavam embrionariamente constitudos. A gnese da formao docente est entrelaada com vrios outros componentes da cultura escolar, que nem sempre esto visveis nos registros oficiais, mas se tornam perceptveis pelo estudo do momento histrico em que ocorreram. No campo da formao de professores, nos dias de hoje, grande parte das medidas implantadas fundamenta-se em orientaes emanadas de organismos internacionais que colaboram em seu financiamento. Em face disso, entendemos que refletir sobre a trajetria da nossa escola requisito bsico para que se possa chegar implantao de reformas educacionais que orientem a formao docente com vistas implantao de um novo projeto social.

3848 REFERNCIAS CARDOSO, T. F. L. As aulas rgias no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil, vol. I: sculos XVI-XVIII. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. p. 179-191. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a repblica. So Paulo: Editora Brasiliense, 1989. HANSEN, J. A. Ratio Studiorum e poltica catlica ibrica no sculo XVII. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (Orgs.). Brasil 500 anos: Tpicas em Histria da Educao. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2000. p. 31-41. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histrico. Revista Brasileira de Histria da Educao, Campinas, SP: Autores Associados, SBHE, n. 1, p. 09-43, jan./jun. 2001 MENDONA, A. W. P. A Reforma Pombalina dos estudos secundrios e seu impacto no processo de profissionalizao do professor. Santa Maria. Santa Maria, RS: UFSM, v. 30, n. 02, p. 27-42, 2005. MENDONA, A. W. P.; RAMOS DO , J. M. N. Histria da profisso docente no Brasil e em Portugal. Revista Brasileira de Histria da Educao. Campinas, SP: CAPES, Autores Associados, n. 15, p. 11-30, set./dez. 2007. REIS FILHO, Casemiro dos. A educao e a iluso liberal. So Paulo: Cortez, Autores Associados, 1981. SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do sculo XX no Brasil. Campinas, SP: autores associados, 2004. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. 28 ed. Petrpolis: Vozes, 2003. TANURI, L. M. Histria da formao de professores. Revista Brasileira de Educao, n. 14, p. 61-88, mai./jun./jul./ago. 2000. VALDEMARIN, V. T. O mtodo intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: SOUZA, R. F. de; VALDEMARIN, V. T.; ALMEIDA, J.S. de (orgs.). O legado educacional do sculo XX. Araraquara: UNESP - Faculdade de Cincias e Letras, 1998. p. 64-105.

You might also like