You are on page 1of 3

Biografia

Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) foi um renomado psiclogo russo, que nasceu em 5 de novembro de 1896, da cidade de Orsha, Bielorussia. Formouse em Direito pela Universidade de Moscovo em 1918, o bielo-russo Lev Vygotsky era filho de uma prspera famlia judia. Durante o seu perodo acadmico simultaneamente estudou literatura e histria na Universidade Popular de Shanyavskii. Apesar de sua formao em direito destacou-se na poca por suas crticas literrias e anlises do significado histrico e psicolgico das obras de arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro Psicologia da Arte escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre psicologia da arte que defendeu em 1925. Trabalhando com vtimas da guerra e da revoluo russa, Vigotsky deparou-se com uma variedade de traumas somticos e psicolgicos. Trabalhando com esses pacientes verificou que poderiam ser tratados com artefatos. Braille e quirologia eram artefatos sociais que ajudaram a compensar os prejuzos fsicos como a viso e audio. O apoio social torna-se um fator de encorajamento e orientao, compensando as deficincias fsicas e psicolgicas. Essas compensaes permitem ao indivduo desenvolver suas funes, lendo, comunicando, argumentando. Trabalhou ainda com defectologia (anlise das diversas causas das deficincias mentais e sensoriais) e seus trabalhos trouxeram grandes contribuies com a noo de sistema funcional para localizao cerebral das atividades no sistema nervoso. Esse seu interesse por psicologia o fez ler criticamente,toda produo terica de sua poca em especial as teorias da Gestalt, Psicanlise e o Behaviorismo alm o mestre suo Jean Piaget (1896-1980). As obras dos referidos autores so citadas e comentadas em seus diversos trabalhos e ele tambm escreveu prefcios para algumas dessas tradues. Um de seu mritos, sem dvida, foi acompanhar o grande experimento social que foi a revoluo russa e a sua fundamentao terica de Karl Marx (18181883 ) e Friedrich Engels (1820-1895 ), foi a partir das proposies tericas do materialismo histrico que props a reorganizao desse saber que a psicologia, antevendo a tendncia de unificao das cincias humanas que denominaria psicologia cultural-histrica. Partidrio da revoluo russa sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e explorao. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivduo como resultado de um processo scio-histrico, enfatizando o papel da linguagem e

da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histrico-social. Dessa forma, seu trabalho volta-se mais para uma concepo sociocultural do desenvolvimento psicolgico do indivduo do que uma abordagem puramente biolgica, como a de Piaget, por exemplo. Isso permitiu a ele ir alm na compreenso e natureza das funes psicolgicas superiores. Morreu, de tuberculose, aos 38 anos, deixando uma vasta obra. Apesar da vida breve, foi autor de uma obra muito importante, junto com seus colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev - eles foram responsveis pela disseminao dos textos de Vygotsky, muitos deles destrudos com a ascenso de Stalin ao Kremlin. Devido censura sovitica, seus trabalhos ganharam dimenso h pouco tempo, inclusive dentro da Rssia. No ocidente, a primeira traduo de um livro seu, Pensamento e Linguagem, foi lanada em 1962 nos Estados Unidos. Desenvolvimento e aprendizagem Para Vygotsky, a vivncia em sociedade essencial para a transformao do homem de ser biolgico em ser humano. pela APRENDIZAGEM nas relaes com os outros que construmos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. Segundo o psiclogo, a criana nasce dotada apenas de FUNES PSICOLGICAS ELEMENTARES, como os reflexos e a ateno involuntria, presentes em todos os animais mais desenvolvidos. Com o aprendizado cultural, no entanto, parte dessas funes bsicas transforma-se em FUNES PSICOLGICAS SUPERIORES, como a conscincia, o planejamento e a deliberao, caractersticas exclusivas do homem. Essa evoluo acontece pela elaborao das informaes recebidas do meio. Isso no significa que o indivduo seja como um espelho, apenas refletindo o que aprende. Por isso a linguagem duplamente importante para Vygotsky. Alm de ser o principal instrumento de intermediao do conhecimento entre os seres humanos, ela tem relao direta com o prprio desenvolvimento psicolgico. Maria Teresa Freitas resume: "Nenhum conhecimento construdo pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que so os mediadores". Aprendizado contnuo Segundo Vygotsky, a evoluo intelectual caracterizada por saltos qualitativos de um nvel de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, que definiu como a "distncia entre o nvel de desenvolvimento real, que se costuma determinar atravs da soluo independente de problemas, e o nvel de desenvolvimento potencial, determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto ou em colaborao com companheiros mais capazes".

DESENVOLVIMENTO REAL determinado por aquilo que a criana capaz de fazer sozinha porque j tem um conhecimento consolidado. Domina-se a adio, por exemplo, esse um nvel de desenvolvimento real ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL a distncia entre o desenvolvimento real e o potencial, que est prximo mas ainda no foi atingido O MEDIADOR quem ajuda a criana concretizar um desenvolvimento que ela ainda no tinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes so os principais mediadores DESENVOLVIMENTO POTENCIAL determinado por aquilo que a criana ainda no domina, mas capaz de realizar com auxlio de algum mais experiente. Por exemplo, uma multiplicao simples, quando ela j sabe somar. Para Vygotsky, o primeiro que gera o segundo. Em suas palavras, "o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e pe em movimento vrios processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossveis". Piaget, ao contrrio, defende que o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender (fases pr-operatra ou lgico-formal).

You might also like