You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE SANTA CECILIA

NCLEO DE GESTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA - NDC

Prof. Especialista AURLIO MOSCHIN

MANUAL DE ELABORAO DE CARTA DE APRESENTAO DE EMPREGO (PASSO A PASSO)

O presente manual destina-se a auxiliar pessoas interessadas em elaborar a prpria carta de apresentao para vagas de emprego, de forma a torn-lo atrativo e dentro dos padres desejveis pelo mundo empresarial na atualidade.

SANTOS 2012

COMO FORMULAR UMA CARTA DE APRESENTAO


Em face de demanda competitiva por uma vaga de emprego no mercado de trabalho, as empresas aderem cada vez mais a diferenciais que permitam afunilar o nmero de candidatos que se cadastram disputa de uma vaga. Alguma empresa entre tantas, solicitam a apresentao de uma carta de apresentao, na solicitao de emprego, diferente da carta de apresentao de uma empresa para admisso, que seria a carta de uma empresa declarando ou apresentando aquele candidato para futura contratao por outra empresa. Por exemplo: ... Apresentamos para os devidos fins que fulano de tal, trabalhou na empresa tal, no perodo de tanto a tanto e nada possui em nosso cadastro, que o desabone para o exerccio de suas funes.. A Carta de Apresentao de solicitao de emprego mais um canal para acessar o mercado de trabalho, informando s habilidades que o candidato possui, bem como sua responsabilidade e resultados obtidos em trabalhos desenvolvidos ao longo de sua carreira. Ela responsvel pela informao aos selecionadores e todas as pessoas que possam lev-lo a ser chamado para uma entrevista de emprego. Dicas para elaborao de uma carta de apresentao: - S encaminha-se uma carta de apresentao quando solicitado pela empresa ou por solicitao de um anncio de vaga pelo jornal, por agncias de emprego ou sites de divulgao de vagas de emprego; - Deve ser escrita de forma objetiva e clara; - Evite colocar opinies pessoais que possam sugerir, ou ficar suscetvel a opinio do leitor em discordar das informaes; - Colocar apenas o essencial que possa sugerir que tenha curiosidade em conhec-lo; - Personalizar sua carta ao mximo; devendo retratar a sua pessoa e personalidade; - Revisar a carta em seu contedo, formatao e ortografia, para que no haja erros gramaticais. Caso tenha dvidas pea para algum revis-la. - Mantenha sempre uma cpia salva para futura pesquisa caso necessite relembrar o que foi descrito, bem como para modelo de formulao de outra; lembrando que deve ser personalizada na relevncia de suas informaes, conforme a vaga ao qual se candidata no momento. H alguns modelos e tipos de cartas que voc poder usar quando solicitado, como: cartas em resposta solicitao por sites de oferta de empregos, cartas de resposta a anncios de jornal, e cartas para agncias de seleo. Cabe deixar claro que a Carta de Apresentao deve ser entregue ou enviada exclusivamente s quando solicitada, caso contrrio, no se faz necessrio. Carta de resposta a anncio de sites e jornal O anncio de jornal continua sendo um dos canais de busca de emprego onde necessria uma carta de apresentao que acompanhe o currculo. O ideal diferenciarse da maioria das pessoas que, como voc tambm ir responder ao anncio do site ou jornal. Ao ler os pr-requisitos expostos no anncio, especifique na carta como voc atende a cada um deles. Carta para agncias de recrutamento e seleo

Ao enviar seu currculo para consultorias de recrutamento e seleo, junte a ele uma carta objetiva e criativa, denotando seu toque pessoal.

Estrutura de uma Carta de Apresentao:

Contedo Cabealho

Contexto Deve conter data e endereamento: A quem se destina, ou seja, o nome e funo especfica da pessoa a quem se envia ou simplesmente o nome da empresa o qual est enviando.

Introduo

Corpo

Fechamento

Encerramento

Pargrafos Formatao Endereamento da carta. Pronome de tratamento a quem est sendo endereado. Breve comentrio de sua apresentao pessoal Um pargrafo dissertativo conforme anncio de jornal ou do site lido, bem como referindo-se ao intermdio da apresentao de algum de conhecimento comum. Breve apresentao de sua experincia profissional, De um dois pargrafos habilidades, reas e segmentos de atuao, dissertativos. ocupaes, trabalhos realizados e outros diferenciais apresentados e resultados obtidos; neste pargrafo voc deve fornecer detalhes e razes pelas quais a empresa dever lhe contratar, conforme o que ela espera. Relatar sua disponibilidade de atender as exigncias Um nico pargrafo. da empresa e citar envio de currculo anexo, bem como seu grande interesse em fazer um contato pessoal para detalhar suas qualificaes, colocandose a disposio para entrevista. Formalizar seu agradecimento de maneira formal, Encerrar com como: Gentilmente, Cordialmente, Atenciosamente.. Agradecimento formal e Evitar agradecimento pessoal ou que tenha uma assinatura, formato de conotao mais informal, como: abraos, obrigado, carta. grato, etc. Assinatura eletrnica quando por e-mail. Se a Carta for entregue pessoal, assinar de prprio punho.

* Cabe lembrar que uma carta quanto menor melhor. Ela deve ser elaborada de forma concisa e objetiva, chamar a ateno, ou seja, que venda o peixe, como se diz popularmente, do seu perfil e diferencial, em no mximo quatro pargrafos curtos e descritivos de seu perfil e individualidade voltada para a vaga ao qual se candidata, conforme os interesses da oferta do emprego.

Segundo pesquisa em http://carreiras.empregos.com.br, Currculo, Carta de Apresentao por Camila Micheletti, algumas dicas para elaborao de uma boa carta de apresentao:

10 dicas para fazer uma carta de apresentao


Na sua busca de vagas para candidatara-se a uma vaga de emprego, um determinado anncio, solicita um anexo de sua carta de apresentao O que e como fazer? Redigir uma carta de apresentao no nenhum bicho de sete cabeas, seguir algumas regras bsicas para elaborao: 1. A carta de apresentao serve, principalmente, para currculos enviados pelo correio, quando h necessidade de informar a pretenso salarial, quando solicitada. Cabe tambm para apresentar o profissional - no caso de uma indicao, por exemplo. 2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem voc vai enviar a carta. 3. Ao contrrio do currculo, que no deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final. Se entregue pessoalmente assine de prprio punho, caso seja enviada por email ou algum site de oferta de empregos, deixe assinada eletronicamente (vide modelos). 4. A primeira impresso sempre a que fica. Portanto, tenha ateno redobrada para o vocabulrio e o tom que voc vai adotar na elaborao do texto. 5. No se esquea de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele est correto). Isso mostra que voc sabe com quem est falando. 6. Redija a carta colocando caractersticas profissionais e pessoais que faam com que o leitor o considere para a posio pretendida. 7. No mencione aspectos negativos ou que no tenham relao com o cargo. 8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informaes foram colocadas em uma ordem lgica. 9. A carta no pode passar de uma pgina e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade. 10. O papel deve ser branco ou de cor suave. No use papis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta. A carta tem uma conotao forma, por isso deve demonstrar seriedade ao apresentar-se. De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seo Executivos da Career Center, a carta de apresentao "o espao que voc tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem voc, ressaltar suas experincias e qualidades que podem fazer a diferena na empresa".

QUATRO MODELOS DE CARTA DE APRESENTAO:

MODELO 1

Santos, 19 de julho de 2003.

Prezado(a) Senhor(a), De acordo com a indicao do Sr. Non Nonon Nono, envio meu currculo para apreciao. H cinco anos atuo na rea de divulgao e marketing da empresa Nonononono & Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na rea educacional e tambm na organizao de eventos em diversos segmentos empresariais. Neste momento, busco uma efetivao no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos. Agradeo a ateno e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Nanani Nananae

MODELO 2

Santos, 19 de julho de 2003.

Ao Setor de Recursos Humanos a/c de Recrutamento e Seleo

Prezados Senhores, Em busca de nova proposta de trabalho na rea Administrativo-Financeira, apresentolhes meu currculo anexo. Entre minhas caractersticas bsicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, determinao, dedicao ao trabalho e bom relacionamento em geral. Apresento conhecimento na rea em 6 anos de atuao na rea financeira na empresa Nonono Nono Intrenational S/A. Informo ainda que estou disponvel para viagens, de acordo com a necessidade da organizao. No aguardo de contato de sua parte, coloco-me disposio para prestar-lhes mais esclarecimentos. Atenciosamente,

Nanani Nananno

MODELO 3

Santos, 19 de julho de 2003.

Prezados Senhores, Estou procura de novos desafios profissionais na rea de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificaes. Sou graduada em Comunicao Social e Histria, com ps-graduao em Administrao na Universidade Nonono. Atuo na rea de Recursos Humanos h nove anos, nos segmentos Transporte, Aduaneiros, hospitalar e Ongs com destaque para o desenvolvimento e coordenao de atividades de Gesto de Pessoas e treinamento, tendo inclusive obtido a certificao ISO-9001. Envio anexo o meu currculo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me disposio para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informaes sobre minha experincia profissional. Cordialmente,

Nonono Nonono

MODELO 4

So Paulo, 19 de julho de 2003.

Sr. No Nonono Diretor Nononono Assessoria Empresarial Ltda. Av. Lecla Calcaria, 768 - sala 56 Praia Grande

Prezado Sr. Augusto, Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicao Empresarial com carreira em escritrios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri slida experincia em relaes com a imprensa, clientes, rgos de defesa do consumidor, gesto de produtos, suporte a desenvolvimento de agncias e postos de servios, anlise de concorrncia, formao de liderana e de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartes de crdito e, reas administrativas. Graduado em Cincias Jurdicas e Sociais, com ps-graduao em Jornalismo.

Visando posies em empresas suas clientes, encaminho meu currculo e estarei sua disposio para um contato pessoal e informaes adicionais sobre minha carreira. Atendendo a sua solicitao, minha pretenso salarial de R$ 0,000,00 com disponibilidade de negociao. Atenciosamente,

Nono Nonono Non

OUTRAS INFORMAES IMPORTANTES PARA ELABORAO DE UMA BOA CARTA DE APRESENTAO

Em sites gratuitos de oferta de empregos, h muitas empresas que pedem para anexar a carta de apresentao, portanto deixe sempre uma carta elaborada para facilitar na hora do envio. Uma boa carta de apresentao revela um potencial empregador e seu interesse em trabalhar para essa empresa. Uma carta eficaz se destaca e faz um impacto ao leitor. Mantenha a carta objetiva. O texto a seguir destina-se apenas a orient-lo no que escrever em cada um dos contedos citados no quadro acima. No entanto certifique-se sempre de deixar a sua individualidade em cada um deles. Seu objetivo fazer a sua diferena do resto de cartas enviadas. Pense em como voc ser capaz de fazer a sua carta de apresentao muito interessante para o empregador. Lembre-se que voc s tem alguns minutos para fazer uma boa primeira impresso, quando lerem sua carta. No se esquea que a ortografia, clareza de ideias e formao tambm conta na sua apresentao. A concorrncia acirrada e imperativa. Juntamente com voc esto milhares de outros candidatos. Se voc se considera qualificado, h outros igualmente qualificados ou at quem sabe, mais preparado do que voc. Mas, o empregador no conhece voc pessoalmente. Para conhec-lo, inicialmente, ele s tem sua carta de apresentao e um currculo para ler. Sendo assim, uma boa carta de apresentao lhe dar de imediato uma boa vantagem sobre os demais candidatos. Voc poder ser chamado para uma entrevista e se fazer conhecido num primeiro contato pessoal, ou seja, na entrevista pessoal. Ser chamado para uma entrevista pessoal, o objetivo maior do envio do currculo. Boa sorte na elaborao de sua carta de apresentao!

Bibliografia:
http://carreiras.empregos.com.br http://www.cv-resume.org/curriculum-vitae/procura-emprego/primeiro-emprego.php http://www.fontedosaber.com/administracao/como-elaborar-uma-boa-carta-deapresentacao-pessoal.html

You might also like