You are on page 1of 4

29/10/2011

Anatomia do joelho

Home

Dr. Gustavo

Mtodos Diagnsticos

Joelho Saudvel

Patologias

Voc Sabia?

Reabilitao

Anatomia do joelho

Procure no site
pesquisar...
OK

A Clnica

Introduo Didaticamente o joelho dividido em duas articulaes distintas: uma entre o fmur e a tbia chamada de fmoro-tibial (AFT) e outra entre o F6emur e a patela denominada fmoro-patelar. a maior articulao do corpo humano. Uma funo prxim a do normal necessria para realizar as atividades da vida diria. uma articulao das mais complexas em termos de biomecnica, estando sempre sujeita a sofrer leses, tanto traumticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento). O joelho formado na sua parte superior pelo fmur (osso da coxa) que roda sobre a tbia (osso da perna). Na parte anterior existe um osso arredondado, palpvel chamado patela (rtula). Este desliza dentro de um sulco na poro anterior e inferior do fmur. Grandes ligamentos unem o fmur e a tbia para promover estabilidade, enquanto longos msculos do fora ao joelho. As superfcies articulares, onde estes ossos entram em contato, so cobertas de uma cartilagem especial, chamada de cartilagem articular. Esta cartilagem torna possvel o m ovimento articular. As demais superfcies do joelho so cobertas por uma fina camada de tecido chamado de membrana sinovial. Esta membrana libera lquido um especial que lubrifica a articulao e reduz o atrito prximo de zero em um joelho normal.Normalmente todos estes componentes trabalham em harm onia. Mas doenas ou traumatism os podem romper esta harmonia, resultando em dor, fraqueza muscular e perda de funo. ESTRUTURAS IMPORTANTES OSSOS E ARTICULAES LIGAMENTOS E TENDES MSCULOS NERVOS VASOS SANGUNEOS Ossos e Articulaes O joelho o local de encontro de dois importantes ossos do membro inferior: o fmur (osso da coxa) e da tbia (osso da perna). A rtula ou patela como comumente chamada articula-se com a parte anterior do fmur tendo como funo principal a proteo articular e aumento da fora de extenso do joelho. A articulao do joelho uma articulao sinovial. Articulaes sinoviais so demarcadas por ligamentos e cpsulas que formam em conjunto um compartimento fechado. Essas contm um lquido, chamado lquido sinovial, que lubrifica a articulao. A poro distal do fmur formada por dois cndilos que se articulam com a parte proximal da tbia. Esta superfcie chamada de planalto tibial. Essa articulao entre os cndilos e superfcies tibiais so semelhantes e dividem o joelho em dois compartimentos (medial e lateral). A patela desliza atravs de uma sulco especial formada pela parte anterior dos dois cndilos femorais chamado trclea. A fbula nunca entra na articulao do joelho. Ela tem uma pequena superfcie articular com a parte proximal da tbia. Essa

A clnica CEO realiza uma mdia de 3.000 cirurgias ortopdicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as reas da ortopedia. Est vinculada ao Instituto da Mo. Realiza seus procedimentos cirrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Me de Deus e Hospital Divina Providncia.

Conhea a clnica

Siga-me no Twitter

gustavokaempf.com.br/joelho/anatomia

1/4

29/10/2011

A fbula nunca entra na articulao do joelho. Ela tem uma pequena superfcie articular com a parte proximal da tbia. Essa articulao normalmente se move muito pouco.

Anatomia do joelho

A cartilagem articular o material que cobre as extremidades dos ossos de uma articulao. Essa estrutura anatmica possui cerca de 6 milmetros de espessura, na maioria dos grandes articulaes. branco e brilhante com um a consistncia de borracha. A cartilagem articular que permite o delizamento normal da articulao com um pequeno grau de atrito. A funo da cartilagem articular absorver choques e proporcionar uma superfcie extremamente lisa para facilitar o movimento. No joelho, cartilagem articular cobre as extremidades do fmur, o incio da tbia, bem como a parte de trs da patela. Ligamentos e tendes Ligamentos so faixas de tecido resistente (conjuntivo fibroso) que conectam as extremidades dos ossos. So m uito ricos em receptores nervosos sensitivos, que percebem a velocidade, o movimento, a posio da articulao e eventuais estiramentos e dores. Eles transm item permanentem ente tais informaes ao cerebelo que responde com ordens motoras aos m sculos sendo chamada de sensibilidade proprioceptiva. Tais ligamentos podem ser divididos em 2 grupos principais o piv central que constitudo pelos ligam entos LCP ( ligamento cruzado posterior) e LCA (ligamento cruzado anterior) e as estruturas cpsulo-ligamentares perifricas, constitudas pelos ligamentos capsulares LCM (ligamento colateral medial) e LCL (ligamento colateral lateral). Dois importantes ligamentos so encontradas em ambos os lados da articulao do joelho. Eles so o ligamento colateral medial (LCM) e do ligamento colateral lateral (LCL). Esses so ligamento extra articulares. No interior da articulao do joelho, dois outros im portantes ligamentos conectam o fmur na tbia: o ligam ento cruzado anterior (LCA) na frente, e o ligamento cruzado posterior (LCP) atrs. O LCM e LCL tem como funo principal impedir o movimento lateral e medial do joelho (varo e valgo). O LCA e o LCP controlam os deslocamentos ntero-posteriores da articulao.

A LCA impede que a tbia deslize anteriormente em relao ao fm ur (gaveta anterior). O LCP impede que a tbia deslize para trs em relao ao fmur (gaveta posterior). Trabalhando juntos, os dois ligamentos cruzados estabilizam o joelho. Os ligamentos em conjunto tem como funo principal controlar a estabilidade do joelho. Os meniscos so duas estruturas semi circulares em forma de meia lua que possuem como funo principal o amortecimento articular assim como a distribuio do peso exercido sobre a articulao. So estruturas fibrocartilaginosas curvas e ficam entre as superfcies articulares opostas e esto ligados entre si e a cpsula articular.. Os dois meniscos do joelho so importantes por dois motivos: (1) funcionam como uma vedao para espalhar a fora do peso do corpo sobre uma rea maior de superfcie, e (2) contribuem de forma secundria com a estabilidade articular. Imagine-se o joelho como uma bola repousa sobre uma placa plana. A bola o fim da fmur que entra em contato com a superfcie plana que o topo da tbia. Os meniscos atuam como uma vedao, ajudando a distribuir o peso do fmur com a tbia. Sem os meniscos, qualquer peso sobre o fmur sero concentradas em um ponto da tbia. Mas com os meniscos, o peso est distribudo em toda a superfcie da tbia. Os meniscos do joelho, tornam a articulaor mais estvel, agindo como uma cunha entre os ossos.

gustavokaempf.com.br/joelho/anatomia

2/4

29/10/2011

Anatomia do joelho

Tendes so estruturalmente semelhantes aos ligamentos. So estruturas que ligam os msculos aos ossos. O maior tendo do joelho o tendo patelar. Esse liga a patela tbia. Acima da patela temos o tendo patelar que une o msculo quadrceps patela. Os msculos isquiotibiais na parte posterior da coxa tambm tem tendes que passam posteriormente ao joelho inserindo-se em um a regio denominada de pata de ganso (regio Antero medial da tbia). Estes tendes so por vezes utilizados como enxertos para substituir os ligamentos cruzados no joelho.

Msculos O mecanismo extensor o motor que impulsiona a articulao do joelho e permite-nos cam inhar. Ele localiza-se na frente da articulao do joelho e composto da patela, o tendo patelar, tendo do quadrceps, e os msculos quadrceps. Os quatro msculos quadrceps na frente da coxa so os msculos que seguem-se atravs do tendo do quadrceps at sua insero na patela. Nervos O mais importante nervo do joelho o citico na parte de trs do joelho. Este grande nervo viaja para a perna e p, fornecendo sensao e controle muscular. O nervo divide-se um pouco acima do joelho para formar o nervo tibial e do nervo fibular. O nervo tibial continua para baixo a parte de trs da perna, enquanto o nervo fibular viaja ao redor da parte externa do joelho e na frente da perna e p. Ambos os nervos podem ser danificados por leses ao redor do joelho.

Vasos Sanguneos A artria popltea e veias poplteas so o maior suprimento sangneo para a perna e p. Se a artria popltea est danificada necessrio seu reparo imediato pois sem ela muito provvel que a perna no seja capaz de sobreviver. A artria popltea transporta sangue para a perna e p. A veia poplteas transporta sangue de volta ao corao. Resumo O joelho tem um desenho um pouco instvel. No entanto, devemos apoiar o corpo completo do peso quando de p, e muito mais do que durante a cam inhada ou corrida. Portanto, no de surpreender que joelho problemas so uma queixa bastante comum entre pessoas de todas as idades. Compreender as partes bsicas do joelho pode ajud-lo a compreender melhor o que acontece quando ocorrerem problemas de joelho.

gustavokaempf.com.br/joelho/anatomia

3/4

29/10/2011

Anatomia do joelho

Rua Leopoldo Bier, 825 - Sala 301 - Santana - Porto Alegre/RS - Fones (51) 3023 6600 - 3217 2390 By IdeiaClic

gustavokaempf.com.br/joelho/anatomia

4/4

You might also like