You are on page 1of 164

TICA NA ESCOLA

Objetivo Geral: Explicitar os vnculos que existem entre o pensar tico e a vida profissional para a melhoria da qualidade do ensino. Competncias: 1-Compreender a importncia do comportamento tico na formao integral do aluno; 2-Questionar a realidade cotidiana, formulando questes e equacionando-as atravs dos conhecimentos adquiridos, pensamento lgico e criatividade; 3-Desenvolver uma capacidade crtica, responsvel e construtiva na abordagem dos aspectos ticos e morais.

PROGRAMA PROGRAMAO
Unidade II-Introdu Introduo ao estudo da tica: Conceito de tica; Fundamentos da tica; Diferen Diferenas fundamentais entre tica e Moral. Unidade IIII- tica na Escola: Conceito de Escola; A tica nas Rela Relaes InterInter-pessoais no ambiente escolar; O c cdigo de tica do educador.

METODOLOGIA
Ser Ser utilizada, para o desenvolvimento dos trabalhos, uma abordagem participativa que privilegiar privilegiar o uso da exposi exposio dialogada, grupo de debates, debates, estudo de caso, caso, pesquisa e tarefas individuais e em grupo buscando a transposi transposio do dom domnio dos conceitos estudados atrav atravs da aplica aplicao dos mesmos a situa situaes simuladas, didaticamente organizadas.

REFERENCIAIS
1- GONALVES, M Augusta S. e outros- Aes educativas e formao tica no Ensino; 2-LIMA, Andria e Lima, Janete A. tica e afeto: dimenses indissociveis .. no ensino-aprendizagem; 3-MAIA, Helenice e Mazzotti, Tarso- possvel ensinar tica nas escolas? 4-SNCHEZ VSQUEZ, Adolfo. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. 302p. 5-SINGER, Peter. Vida tica. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
6-VALLS, lvaro L. M. O que tica. So Paulo: Brasiliense, 1994 (Coleo Primeiros Passos, 177).

tica na Escola

magaly m. azevedo acaoeducativa@hotmail.com

INTRODUO AO ESTUDO DA TICA

O QUE TICA?

Coleguismo Honra Justia Igualdade Competncia Liberdade Lealdade Zelo

Sigilo

Responsabilidade Honestidade Respeito

Solidariedade

Etimologia: tica= ethos (grego) = costumes, modo de ser, carter. Segundo o Aurlio (dicionrio): tica o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana.

tica reflexo sobre a prpria conduta para saber como agir; tica um fator imprescindvel de convivncia em sociedade; tica uma condio indispensvel para a sobrevivncia humana.

A TICA SERIA O PRODUTO DAS LEIS ERIGIDAS PELOS COSTUMES E DAS VIRTUDES E HBITOS GERADOS PELO CARTER DOS INDIVDUOS?

Existem, pois, condicionantes internos (carter) e externos (costumes) que determinam a conduta do indivduo.

I-Os Fundamentos da tica

1.A Prtica do Bem e da Justia

Respeito s leis

Autonomia

Fornece as regras e ensinamentos morais aos indivduos

Elemento fundamental para a construo da sociabilidade

2. E D U C A O

Transmite valores acerca do bem e do mal, do justo e do injusto

Orienta os juzos e decises dos homens no seio da comunidade

II- Objetivos da tica

Instrumento fundamental para a instaurao de um viver em conjunto.

Base para a construo do mundo poltico.

Condio necessria para a sobrevivncia da espcie humana.

A tica trata do comportamento do homem, da relao entre sua vontade e a obrigao de seguir uma norma, do que o bem e de onde vem o mal, do que certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o prximo.

A tica revela que:

Nossas aes tem efeitos sobre a sociedade.

Cada homem deve ser livre e responsvel por suas atitudes.

A justia a principal das virtudes.

Nossos valores tm uma origem histrica.

Cada moral filha do seu tempo.

Devemos adequar nossas vontades s obrigaes sociais.

III- Questo central da tica:


Como devo agir em relao aos outros?

Direitos

TICA

Deveres

A tica se impe como a condio fundamental de possibilidade para a prtica das virtude e o exerccio da cidadania.

BREVE HISTRICO DA TICA

TICA NA GRCIA CLSSICA PLATO( 427-347 a.C) Teoria: O verdadeiro sbio procura agir sempre buscando o ideal, e mesmo que erre, volta atrs e corrige.

TICA NA GRCIA CLSSICA

ARISTTELES( 384-322 a.C) Teoria: Cincia de praticar o bem, sabendo que o bem supremo do homem a felicidade.

TICA NA GRCIA CLSSICA

CONFCIO( 551-479 a.C) Teoria: Estabelecer o amor e a tica como bases, tendo como fundamento o respeito ao prximo.

PENSADORES MODERNOS HENRI BERGSON (filsofo francs1859/1941) Teoria:Conscincia tica como regente da atividade tica e faz uma forte ligao entre os fenmenos da matria e do esprito.

PENSADORES MODERNOS IMMANUEL KANT (filsofo alemo-1724/1804) Teoria: O dever de ser feliz, dentro de limites de uma razo que inspira a boa vontade: satisfao do ser e o impedimento dos atos antiticos.

PENSADORES MODERNOS MAX SCHLER( 1874/1928) E EDWARD VONHARTMAUM(1842/1906)-filsofos alemes Teoria: Atribuem a tica o conceito de valor.

MORAL Etimologia: Mores (latim)=costumes Segundo o Aurlio (dicionrio): Moral o conjunto de regras/normas que determinam a conduta do indivduo.
Ex: Cdigo Civil e Penal

Responsabilidade

Moral

Liberdade

No existem normas acabadas, definitivas

A moral um constructo antropo-scio-cultural

MORALIDADE = materializao da tica nas relaes sociais. AMORALIDADE = relao social para a qual no existe qualquer regra prvia. IMORALIDADE = ofensa ou atentado ao decoro, ato de desonestidade ou de improbidade.

TICA
Reflexo

MORAL
Ao

MORAL E TICA COMO DIFERENCIAR?

MORAL
Ordena O que devo fazer? Haver punio? Temporal Cultural Conduta de regra Prtica

TICA
Aconselha Como devo fazer? Quais as conseqncias de minha ao? Permanente Universal Princpio Teoria

TICA na HISTRIA

TICA no DIREITO

TICA na SADE

TICA na FILOSOFIA

TICA no MEIO AMBIENTE TICA na POLTICA TICA na ADMINISTRAO

TICA NA ESCOLA

CONCEITO DE ESCOLA?

Escola - ESPAO SOCIAL


Mediao entre o indivduo e a sociedade (cultura)=Articulao Incorporao de modelos sociais de comportamento e valores morais = Humanizao Construo da autonomia (Deixar a imitao do adulto e CONSTRUIR SEUS valores e modelos) = Assimilao

A tica nas Relaes Inter-pessoais no Ambiente Escolar

Os membros de um Grupo no consentem em integrar-se, seno a partir do momento em que certas necessidades fundamentais so satisfeitas pelo grupo. Schutz, Alfred - Teoria das Necessidades Interpessoais

Schutz identifica trs Necessidades Inter-pessoais: 1-Necessidade de Incluso do individuo no grupo; 2-Necessidade de Controle; 3-Necessidade de Afeio.

Define-se a Necessidade de Incluso como necessidade que experimenta, todo membro novo de um grupo, de se sentir aceito, integrado, valorizado totalmente por aqueles aos quais se junta.

Nessa primeira fase o individuo formula as seguintes perguntas: Como serei aceito? Quem me aceitar? Quem me rejeitar? Que devo fazer para ser aceito?

A Necessidade de Controle consiste, para cada membro, em se definir, para si mesmo suas prprias responsabilidades no grupo e tambm as de cada um que com ele formam o grupo.

a necessidade que experimenta cada novo membro de se sentir totalmente responsvel por aquilo que constitui o grupo: Suas estruturas; Suas atividades; Seus objetivos; Seu crescimento; Seus progressos.

Nessa segunda fase o individuo formula as seguintes perguntas para si: O Grupo, do qual participo est sob o controle de quem? Quem tem autoridade sobre quem?Em que e por qu ? Como posso influenciar este grupo? Como so tomada as decises? Que poder tem eu neste grupo?

Uma vez satisfeitas as necessidades de incluso e controle, o membro do grupo confronta-se com as Necessidades Emocionais e de Amizade, a pessoa quer experimentar o mximo de aproximao com as outras pessoas no grupo.

Segundo Schutz no somente aquele que se junta a um grupo aspira ser respeitado, ou estimado, por sua competncia, mas a ser aceito como pessoa humana, no apenas pelo que tem mas tambm pelo que .

Nessa terceira fase o individuo se pergunta: Quem gosta de mim? A quem eu considero mais? Quais as normas usadas no grupo para expressar afeio e amizade?

Conflitos

Problemas que geram conflitos nas Relaes Inter-pessoais:


1. A Distncia Social 2. O Clima Social 3. A sada de um membro do grupo 4. A chegada de novo membro no grupo 5. As rivalidades 6. As limitaes de liberdade 7. A presso do grupo

1. A Distncia Social
O maior problema atual das grandes empresas, obrigadas a uma hierarquia rgida e complexa, o aumento da distncia social entre a direo e a base (subordinados).

2. O Clima Social
Cabe ao dirigente de um grupo criar um clima, uma atmosfera de calma, confiana e compreenso mtua. Mas nem sempre isso acontece.

3.A sada de um membro do grupo


Quando um grupo funciona bem, e, um de seus membros tem de deix-lo; este fato pode provocar desequilibro (conflitos) prejudicial a vida do grupo.

4. A chegada de novo membro no grupo


Existem em certos grupos, barreiras que dificultam ou impossibilitam a entrada de novos elementos, sobretudo, quando o grupo tem longa existncia sem mudana, surgindo algumas perguntas: Quem ser? Vai ele ser capaz de trabalhar conosco? Ele vai superar-me? Ele vai tomar o meu lugar?

5-As rivalidades
Nas empresas onde no existe regimento interno que estabelea de maneira clara e racional os critrios de promoo, costumam surgir problemas de rivalidades que geram outros tantos problemas.

6-As limitaes da liberdade Casos de equipes de empresas que, desejosos de melhorar o rendimento do trabalho em beneficio da coletividade, construram timos planos, racionais e exeqveis . Mas, quando os apresentam direo superior, encontram resistncias.

6.1- Assdio Moral


representado pela inteno de constranger ou desqualificar a pessoa ou o profissional, com o objetivo de pr em perigo seu emprego ou ambiente de trabalho.

Algumas aes que podem configur-lo:

1-DESQUALIFICAO PELA COMUNICAO NOVERBAL

2-RECUSA COMUNICAO DIRETA

3-DESCRDITO POR MEIO DE INSINUAES SOBRE A INCAPACIDADE

4-ISOLAMENTO, FAZENDO-O CRER QUE TODOS ESTO CONTRA ELE

5-AFRONTA, CONFIANDO-LHE TAREFAS INTEIS

6-INDUO AO ERRO, PARA PODER APONT-LO A SEGUIR

7-ASSDIO SEXUAL, QUE NO SENO UM PROCEDIMENTO A MAIS, NA PERSEGUIO MORAL

7. A presso do grupo Estamos todos influenciados pelos grupos em que vivemos.A presso do grupo faz com que passemos a adquirir imperceptivelmente os hbitos, costumes e pensamentos do grupo.

PRINCPIOS TICOS NAS RELAES INTER-PESSOAIS

1- Fazer algo pelo outro ou para ele no constitui subordinao ou servido. Boff, L.A.

2-Para se compreender o outro necessrio, a priori, que compreendamos a ns mesmos. Freire,Paulo

3-Cada pessoa tem diferentes qualidades e dificuldades, conseqentemente, cada ser humano necessita de algo diferente para sua prpria vida.Perrenoud, P.

3-Na ausncia do outro, o homem no se constri homem.


Vygotsky, Levi S.

4-No sejamos indiferentes para com os outros.Rogers, C.

CDIGO DE TICA NAS RELAES INTER-PESSOAIS

1- Respeite a opinio dos outros.

2- Leve em conta as necessidades e sentimentos dos outros.

3- Seja positivo.

4-A maioria de ns prefere falar a ouvir. OUA MAIS.

5-Respeite as diferenas e no pisa os outros.

6- Seja honesto.

7- Seja generoso.

8-Resolva, se possvel,imediatamente os conflitos que surjam.

PRECISAMOS Aprender a viver com os outros PARA Aprender a ser

Pilares b bsicos da educa educao para todos Relat Relatrio comisso da UNESCOUNESCO-Jacques Delors

A TICA NA RELA RELAO PROFESSOR E ALUNO

O ensino uma prtica social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas ticas e polticas. (Freire,Paulo)

A arte mais importante do mestre a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento... (Einstein)

O professor s pode esperar atingir o seu pblico na medida em que ele prprio atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele. (Einstein)

PRINCPIOS BSICOS

POR QUE BUSCAMOS O TRABALHO?

SOBREVIVNCIA ?

GANHAR DINHEIRO ? PASSATEMPO ?

PROTEGER O FUTURO ?

SATISFAO ?

BUSCAMOS EMPREGO OU TRABALHO?

EMPREGO=ESTABILIDADE

TRABALHO= +SATISFAO

- OPRESSO

CONCEITOS DE TRABALHO
Constitui um meio de sobrevivncia, um lazer, e significa, at mesmo, o prprio sentido da vida.
Rolda A. de Moura in tica no Meio Ambiente do Trabalho

Trabalho no castigo: a satisfao das criaturas.


Rui Barbosa in Teoria da Poltica

CONCEITO DE PROFISSO: EXERCCIO HABITUAL DE UMA TAREFA, A SERVIO DE OUTRAS PESSOAS.Antonio L. S

O ato pedaggico no pode deixar de considerar as mudanas ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relaes interpessoais.

Ser professor requer saberes e conhecimentos cientficos, pedaggicos, educacionais, sensibilidade, indagao terica e criatividade para encarar as situaes ambguas, incertas, conflituosas.

Satisfao Profissional depende de satisfazermos nossos valores de vida e de trabalho.


Mrcia A. Perkins-Reed

A sala de aula um espao de relaes interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenmenos psicolgicos.

Valores mais comuns do Trabalho

MORALIDADE ALEGRIA SOLIDARIEDADE RECONHECIMENTO CRIATIVIDADE REALIZAO COMPENSAO COMPETIO

AMIZADE

O VALOR PROFISSIONAL DEVE ACOMPANHAR-SE DE UM VALOR TICO PARA QUE EXISTA UMA INTEGRAL IMAGEM DE QUALIDADE. Antonio L. S

Ensinar exige:

Habilidade em comunicar-se com os estudantes de modo a aumentar a motivao, o prazer e o aprendizado autnomo; Estimular a motivao e a satisfao, promovendo relacionamentos; Promover emoes positivas, observando respeito aos estudantes como indivduos capazes.

Ensinar implica em:

Relaes interpessoais com os estudantes; Solicitar feedback dos alunos; Perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos; Enfrentar as novas situaes e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nvel profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pr-conceitos de natureza pessoal; Assumir postura de liderana e no de autoritarismo; Aprender a lidar com o outro nas situaes conflitantes; VALORIZAR a tica e o Respeito Mtuo.

A necessria promoo da ingenuidade criticidade no pode ou no deve ser feita distancia de uma rigorosa formao tica ao lado da esttica. Paulo Freire

VIRTUDES B BSICAS DE UM COMPORTAMENTO TICO

ZELO

HONESTIDADE

SIGILO

COMPETNCIA

ZELO = cuidado com o que se faz= responsabilidade individual

A Atitude Zelosa principia com a aceitao do trabalho e s termina quando da entrega.

O ZELO, NO DEPENDE, NECESSRIAMENTE, S DE MEIOS DE TRABALHO, NEM S DE LONGA COMPETNCIA.

O ZELO EXIGE O ENTUSIASMO PELA TAREFA E ESTE O USO DE TODAS AS FORAS ENERGTICAS DO SER, APLICADAS NO SENTIDO DE MATERIALIZAR, PELO TRABALHO, O AMOR QUE SE TEM POR TRABALHAR.

PELA QUALIDADE DO SERVIO, MEDE-SE A QUALIDADE DO PROFISSIONAL.

NINGUM OBRIGADO A ACEITAR UM EMPENHO PROFISSIONAL, MAS SE OBRIGA AO ACEIT-LO.

O ZELO O GRAU MXIMO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL.

HONESTIDADE = compatvel prtica do bem com a confiana depositada por terceiros em algum.

necessrio ser honesto, parecer honesto e ter nimo de s-lo, para que exista a prtica do respeito ao direito de nosso semelhante.

A honestidade um princpio que no admite relatividade.

UM CDIGO DE TICA PRECISA SER ENRGICAMENTE CUMPRIDO.

O QUE UM CDIGO DE TICA PROFISSIONAL?

INSTRUMENTO REGULADOR COM O PROPSITO DE ESTABELECER LINHAS IDEAIS TICAS DE CONDUTA DE UM INDIVDUO PERANTE SEU GRUPO E O TODO SOCIAL.

PEA MAGNA, COMO SE UMA LEI FOSSE, ENTRE PARTES PERTECENTES A GRUPAMENTOS SOCIAIS.

CRIA-SE A NECESSIDADE DE UMA MENTALIDADE TICA E DE UMA EDUCAO PERTINENTE QUE CONDUZA VONTADE DE AGIR, DE ACORDO COM O ESTABELECIDO.

ASPECTOS QUE FORMAM UM CDIGO DE TICA PROFISSIONAL

ATITUDES

DEVERES

ESTADO DE CONSCINCIA

LEALDADE= probidade= HONESTIDADE

LEALDADE=CONDIO ESSENCIAL PARA PRTICA HONESTA, OCORRENDO EM ATOS TICOS.

SIGILO= algo que confiado cuja preservao de silncio obrigatria.

REVELAR O QUE SE SABE, QUANDO A RESPEITO DO CONHECIDO, QUEM O CONFIOU, PEDIU RESERVA, QUEBRA DE SIGILO.

COMPETNCIA= o conhecimento acumulado por um indivduo, suficiente para o desempenho eficaz de uma tarefa.

Autoridade: Conhecimento Comunicao Empatia Amor COMPETNCIA

O que um educador competente?

COMPETNCIA
Condio tica na relao entre professor e aluno

Trabalho tico Sua produo traz benefcios para a pessoa, a humanidade, o planeta?

Comportamentos profissionalmente ticos


Generosidade Cooperao Postura pr-ativa

Consideraes Finais:

QUAIS OS FUNDAMENTOS DA TICA ?

1-A tica, como saber, estuda a ao humana ( comportamento humano), suas virtudes e seus vcios.

2-A tica no deve ser confundida com a moral, mas no pode ser desligada da moralidade.

3- A tica no um cdigo, mas o estudo e a reflexo do comportamento humano.

O QUE A TICA ENSINA AO HOMEM?

1. A agir racionalmente utilizando argumentos, critrios e conceitos.

2. A tomar decises prudentes e realizar sempre a ao mais adequada.

3. A refletir sobre o conjunto da vida e no apenas em aes isoladas.

4. A formar um bom carter buscando fins e metas para a sua vida.

5. A tratar humanamente os humanos.

COMO PODEMOS DEFINIR A TICA DO EDUCADOR?

Perfil do profissional ideal segundo a Comisso Internacional sobre o trabalho para o sculo XXI, da UNESCO: - Flexvel e no especialista demais; - Mais criatividade do que informao; - Ser empreendedor;

- Estudar durante toda a vida; - Assumir responsabilidades; - Adquirir habilidades sociais e capacidade de expresso; - Adquirir intimidade com novas tecnologias.

Alguns caminhos facilitam mais a aprendizagem, embora no possamos afirmar quando ela ocorre e nem garantir que ela ir ocorrer com todos os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem, pois, cada um, em sua individualidade, tem o seu tempo.

1-Aprendemos mais quando vivenciamos, experimentamos, sentimos; 2-Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vnculos, laos, entre o que estava solto, sem sentido, integrando-o em um novo contexto e assim ganhando significado; 3-Aprendemos pelo pensamento divergente, por meio da polmica, da busca, do questionamento; 4-Aprendemos mais quando interagimos com os outros e o mundo e depois, quando nos voltamos para nosso interior, elaborando nossa prpria sntese, para ento re-elaborarmos nossos pr-conceitos; 5-Aprendemos pelo interesse, pela necessidade;

6-Aprendemos mais quando somos aceitos pela nossa individualidade (mesmo s vezes carente e limitada); 7-Aprendemos pelo estmulo positivo, generoso e confiante; 8-Aprendemos pelo prazer do saber , da descoberta do novo; 9-Aprendemos pela pacincia incansvel do mediador; 10-Aprendemos mais quando conseguimos transformar nossa vida em um processo permanente de aprendizagem S SEI QUE NADA SEI Scrates

BOA SORTE E SEJAM FELIZES!!!!!!!!!


MAGALY MATTOS AZEVEDO
acaoeducativa@hotmail.com

You might also like