You are on page 1of 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 DA VARA CRIMINAL DO TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DE_____________________

PROCESSO:

HELENA, j qualificada nos autos do processo supra mencionado, que lhe move o Ministrio Pblico Estadual, por intermdio de seu procurado infraconstituido, vem a presena de vossa excelncia, inconformado com a respeitvel sentena de pronncia de fls.___, interpor tempestivamente: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Com fundamento no art. 581, IV do Cdigo de Processo Penal. Requer ainda a realizao do juzo de retratao, nos termos do artigo 589 do Cdigo de Processo Penal, e em sendo mantida a deciso atacada, que seja o presente recurso encaminhado a superior instncia para o devido processamento e julgamento.

Comarca, data Advogado OAB

RAZES DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RECORRENTE: MARCELO FIRMINO RECORRIDO: MINISTRIO PBLICO PROCESSO NMERO: EGRGIO TRIBUNAL, COLENDA CMARA, NCLITOS DESEMBARGADORES, 1 DOS FATOS No dia 17 de junho de 2010, uma criana recm-nascida vista boiando em um crrego e, ao ser resgatada, no possua mais vida. Helena, a me da criana, foi localizada e negou que houvesse jogado a vtima no crrego. Sua filha teria sido, segundo ela, sequestrada por um desconhecido. Durante a fase de inqurito, testemunhas afirmaram que a me apresentava quadro de profunda depresso no momento e logo aps o parto. Alm disso, foi realizado exame mdico legal, o qual constatou que Helena, quando do fato, estava sob influncia de estado puerperal. mngua de provas que confirmassem a autoria, mas desconfiado de que a me da criana pudesse estar envolvida no fato, a autoridade policial representou pela decretao de interceptao telefnica da linha de telefone mvel usado pela me, medida que foi decretada pelo juiz competente. A prova constatou que a me efetivamente praticara o fato, pois, em conversa telefnica com uma conhecida, de nome Lia, ela afirmara ter atirado a criana ao crrego, por desespero, mas que estava arrependida. O delegado intimou Lia para ser ouvida, tendo ela confirmado, em sede policial, que Helena de fato havia atirado a criana, logo aps o parto, no crrego. Em razo das aludidas provas, a me da criana foi ento denunciada pela prtica do crime descrito no art. 123 do Cdigo Penal perante a 1 Vara Criminal (Tribunal do Jri). Durante a ao penal, juntado aos autos o laudo de necropsia realizada no corpo da criana. A prova tcnica concluiu que a criana j nascera morta. Na audincia de instruo, realizada no dia 12 de agosto de 2010, Lia novamente inquirida, ocasio em que confirmou ter a denunciada, em conversa telefnica, admitido ter jogado o corpo da criana no crrego. A mesma testemunha, no entanto, trouxe nova informao, que no mencionara quando ouvida na fase inquisitorial. Disse que, em outras conversas que tivera com a me da criana, Helena contara que tomara substncia abortiva, pois no poderia, de jeito nenhum, criar o filho. Interrogada, a denunciada negou todos os fatos. Finda a instruo, o Ministrio Pblico manifestou-se pela pronncia, nos termos da denncia, e a defesa, pela impronncia, com base no interrogatrio da acusada, que negara todos os fatos. O magistrado, na mesma audincia, prolatou sentena de pronncia, no nos termos da denncia, e sim pela prtica do crime descrito no art. 124 do Cdigo Penal, punido menos severamente do que aquele previsto no art. 123 do mesmo cdigo, intimando as partes no referido ato.

A respeitvel deciso proferida merece ser reformada pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. 2 PRELIMINARES Inicialmente cabe arguir a presena de prova ilcita referentes interceptao telefnica requerida pelo Delegado, uma vez que o crime investigado, no caso o infanticdio, por tratar-se de um crime cuja pena de deteno infringindo o que dispes o art. 2, III da lei 9296/96, alm de t-la requerido com base somente em meras suspeitas. Alm do mais, o depoimento da testemunha no poderia ser aceito, vez que se trata de prova obtida por derivao, sendo esta ilcita nos termos do art. 157, 1 do CPP. Ainda em preliminar, existe a nulidade do processo por violao do art. 411, 3 do Cdigo de Processo Penal, c/c art. 384 do Cdigo de Processo Penal deveria o magistrado de acordo com os ditames do art. 384 do CPP ter enviado os autos ao Ministrio Pblico para aditamento e no como fez, simplesmente pronunciado como incluso no art. 124 do Cdigo Penal. Trata-se claramente de hiptese de mutatio libelli onde h alterao do fato criminoso imputado. Deve nesse caso, haver anulao desde o fim da instruo, determinando-se abertura de vista ao Ministrio Pblico para, se desejar, aditar a petio inicial. E posteriormente se prolatar outra deciso. Por fim, para o recebimento da denncia, deve o magistrado analisar a existncia de justa causa. No caso de infanticdio, deve existir a prova da materialidade, ou seja, a prova de que depois de nascido, fora morto pela genitora. Ora no caso em tela, o laudo no comprovou a morte posterior ao nascimento e sim que houvera a morte antes do referido nascimento. Logo, h falta de justa causa, nos exatos termos do art. 395, III do Cdigo de Processo Penal. 3 MRITO Conforme consta nos autos, o recorrente deveria ter sido absolvido, tendo em vista a ausncia de prova material para sua condenao, em razo de no estar provado o crime de aborto, vez que em nenhum momento foi realizado diligncias no sentido de se apurar a prtica do referido crime e se teria mesmo a criana falecido em razo relacionada a ingesto da substncia abortiva pela acusada. Para o delito de aborto, devem existir dois requisitos: indcios de autoria e materialidade. E no caso do aborto (ou abortamento), deve-se existir prova da materialidade atravs de laudo comprovando que a substncia supostamente abortiva seria apta a gerar o aborto. E como no foi feita essa percia, no existe prova da materialidade. Logo deve ser absolvida pela inexistncia do fato

criminoso. Ou ao menos, a impronncia pela falta de convencimento do magistrado quanto materialidade. No caso em tela, trata-se de hiptese de atipicidade por absoluta impropriedade do objeto porquanto jamais a recorrente poderia ter matado pessoa j morta, conforme restou comprovado nos autos. Deve nesse caso, ser absolvida com supedneo no art. 415, inciso III, do Cdigo de Processo Penal. A interceptao telefnica no deveria ter sido autorizada, em razo do descumprimento do art. 2, III
Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: [...] III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno.

Alm do mais, a prova obtida atravs de derivao no admitida em nosso ordenamento jurdico, consoante entendimento de nossos tribunais:
PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS.1. AO PENAL INSTAURAO. BASE EM DOCUMENTAO APREENDIDA EM DILIGNCIA CONSIDERADA ILEGAL PELO STF E STJ. AES PENAIS DISTINTAS. IRRELEVNCIA. PRINCPIOS DA ISONOMIA E SEGURANA JURDICA.2. ILICITUDE DA PROVA DERIVADA. TEORIA DA RVORE DOS FRUTOS ENVENENADOS. DENNCIA OFERECIDA COM BASE EM PROVA DERIVADA DA PROVA ILCITA. IMPOSSIBILIDADE. TRANCAMENTO.3. ORDEM CONCEDIDA. 1.Tendo o STF declarado a ilicitude de diligncia de busca e apreenso que deu origem a diversas aes penais, impe-se a extenso desta deciso a todas as aes dela derivadas, em atendimento aos princpios da isonomia e da segurana jurdica. 2. Se todas as provas que embasaram a denncia derivaram da documentao apreendida em diligncia considerada ilegal, de se reconhecer a imprestabilidade tambm destas, de acordo com a teoria dos frutos da rvore envenenada, trancando-se a ao penal assim instaurada. 3. Ordem concedida para trancar a ao penal em questo, estendendo, assim, os efeitos da presente ordem tambm ao co-ru na mesma ao LUIZ FELIPE DA CONCEIO RODRIGUES. (100879 RJ 2008/0042875-2, Relator: Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, Data de Julgamento: 19/08/2008, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicao: DJe 08/09/2008, undefined)

Soma-se a isso o fato de o juiz de ofcio ter aditado a denncia, sendo que deveria ter aberto vista ao Ministrio Pblico para que o fizesse:

Art. 384. Encerrada a instruo probatria, se entender cabvel nova definio jurdica do fato, em conseqncia de prova existente nos autos de elemento ou circunstncia da infrao penal no contida na acusao, o Ministrio Pblico dever aditar a denncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente RECURSO EM SENTIDO ESTRITO - HOMICDIO TENTADO PRELIMINAR DE OFCIO - NULIDADE DA SENTENA MUTATIO LIBELLI - DENNCIA QUE IMPUTA AO RU O DELITO PREVISTO NO ARTIGO 121, CAPUT, C/C ARTIGO 14, II, POR DUAS VEZES EM CONCURSO FORMAL IMPRPRIO, TODOS DO CP - PROMOTOR QUE, EM ALEGAES FINAIS, REQUER A INCLUSO DE QUALIFICADORA - PRONNCIA NO ARTIGO 121, 2, IV C/C ARTIGO 14, II, TODOS DO CP ALTERAO DO FATO DESCRITO NA DENNCIA - HIPTESE DE MUTATIO LIBELLI - NO OBSERVNCIA DAS FORMALIDADES - NULIDADE.12114IICP121 2IV14IICP (4994 MS 2009.004994-4, Relator: Des. Joo Carlos Brandes Garcia, Data de Julgamento: 07/04/2009, 1 Turma Criminal, Data de Publicao: 15/04/2009)

Alm do mais, a ausncia de prova de que teria a acusada realmente concorrido para a morte do beb, impossibilidade a existncia de justa causa para o recebimento da denncia pelo juzo, dessa forma, deve a instruo ser anulada. 4 PEDIDOS Diante do exposto, requer o recorrente, o provimento do presente recurso e a reforma da deciso de pronncia para que seja absolvido sumariamente nos termos do art. 415, III do CPP; Ultrapassado este argumento, requer seja o recorrente impronunciado em razo da ausncia de indcios suficientes de autoria e prova de materialidade do fato, nos termos do art. 414 do CPP. No sendo este o entendimento, requer seja conhecida a nulidade da deciso de pronncia em razo mutatio libelli ter ocorrido sem o Ministrio Pblico, com a consequente anulao de sentena. Requer desde j o desentranhamento da prova obtida atravs de meio ilcito. Neste termos, Pede e espera deferimento. Comarca, data ADVOGADO OAB

You might also like