You are on page 1of 9

Administrao Esportiva: rea de estudo, pesquisa e perspectivas no Brasil (Sport Management: field of study, research and perspectives in Brazil)

Flvia da Cunha Bastos

Resumo: O crescimento da Administrao Esportiva no Brasil, principalmente nas ltimas dcadas, tem sido fruto da evoluo econmica, cultural, social e poltica do pas. O objetivo deste trabalho foi levantar alguns pontos sobre a rea no sentido de posicion-la no contexto nacional. Verifica-se que, apesar dos avanos em termos de publicaes e de formao profissional, ainda existem carncias, especificamente em relao pesquisa. As perspectivas sugeridas para a rea englobam a criao de grupos de estudos e pesquisa, o aprimoramento da formao profissional, e a realizao de eventos cientficos especficos. Palavras-chave: administrao esportiva, esporte, preparao profissional Abstract: The growth of the sport management field in Brazil, mainly in the latest decades, is result of the economic, cultural, social and political development of the country. The purpose of the study was to point out some issues of the area focusing define its status in national context. It was concluded that despite the progress in terms of publications and the professional preparation, there are still lacks, specifically in terms of research. The perspectives suggested include the creation of study and research groups, the improvement of the professional preparation and the realization of specific scientific events. Keywords: sport management, sports, professional preparation Introduo

A sociedade brasileira em geral tem se manifestado nas mais diferentes esferas no meio acadmico, atravs da mdia, entre outras sobre a necessidade urgente de se profissionalizar o esporte, de se administrar o esporte com transparncia: o caminho para o pas obter sucesso a nvel olmpico seria o aperfeioamento da administrao esportiva do pas. Os profissionais da rea consideram que a combinao entre talento e organizao tende a levar ao sucesso, certeza da obteno de resultados expressivos, desde que organizao seja entendida como a sinergia entre trabalho em equipe, liderana e planejamento. A mudana no esporte, em termos organizacionais e administrativos no Brasil, premente e a evoluo em algumas modalidades esportivas tem se revelado fruto de gesto profissional, como por exemplo no Voleibol. Mas esta no a regra. Para o aprimoramento da rea necessrio, antes de tudo, que se conhea o esporte no Brasil, que se tenha a real avaliao da realidade nacional em termos das condies e necessidades existentes, que sejam desenvolvidos estudos e pesquisas na rea. S ento ser possvel a construo e a consolidao de prticas administrativas aplicadas aos diversos segmentos do desporto, respeitadas as caractersticas culturais e sociais do pas. Diagnstico realizado em 1971 sobre Educao Fsica e Esporte no Brasil (Costa, 1971) j apontava a evoluo da indstria do esporte em relao aos segmentos de materiais esportivos, de construes e instalaes destinadas a Educao Fsica, Esportes e Recreao, sem, no entanto, se referir a questes de gesto e administrao esportiva.

Professora Assistente do Departamento de Esporte da Escola de Educao Fsica e Esporte da Universidade de So Paulo

Neste artigo passaremos a levantar alguns pontos sobre a rea, a partir de nossa experincia como profissional que atuou na rea pblica e privada, e mais recentemente no ensino de disciplinas da rea, sem a pretenso de apresentar uma reviso de literatura, mas uma viso generalizada com indicao de algumas possibilidades e sugestes para o aprimoramento da administrao esportiva no pas.

Administrao Esportiva

Uma rea de estudo composta por um corpo de conhecimento de literatura relativa a teoria e a prtica; pelos profissionais que formam profissionais, por aqueles que desenvolvem pesquisa e os que atuam na prtica; por organizaes profissionais dedicadas ao avano da rea; pela formao profissional e pela credibilidade que ela conquista perante a sociedade (Pitts, 2001). Estes pontos levantados pela autora, ao analisar as perspectivas da rea para o sculo XXI, nos motivaram a, com este mesmo enfoque, tentar fazer uma anlise da administrao esportiva brasileira, procurando situar os tpicos da rea em termos histricos e chegando at o momento atual. Temos conscincia que trata-se de tarefa extremamente difcil e a inteno final levantar a discusso destes pontos em nossa realidade. A rea de Administrao Esportiva envolve a aplicao dos conceitos e teorias gerais da Administrao ao Esporte e aos diferentes papis que ele desempenha na sociedade contempornea. Seu estudo engloba conhecimentos multidisciplinares, e passou a ser divulgado com maior consistncia a partir dos anos sessenta do sculo passado, conforme destacam Pitts (2001) e Miller; Stoldt; Comfort in Hoffman; Harris (2002) em tpicos sobre a histria da preparao profissional na rea. Pela abrangncia que o esporte tem no contexto social dos dias de hoje, esto tambm envolvidos, de maneira geral, alm dos conceitos e teorias da Administrao, conhecimentos relativos a Economia, Marketing, Legislao e Poltica.

Formao profissional

A partir da demanda do mercado e do desenvolvimento da rea em outros pases, foi realizado em 1978, na Escola de Educao Fsica da Universidade de So Paulo, um curso de especializao em Administrao Esportiva. Pires & Lopes (2001), em artigo sobre os desafios da rea, citam o oferecimento do primeiro programa de Gesto do Desporto em Ohio - Estados Unidos, em 1968 e registram o incio de processo semelhante em Portugal, da dcada de 80, do sculo passado. A partir deste momento e at os dias de hoje, diferentes universidades, faculdades, entidades profissionais, sindicatos passaram a oferecer de maneira significativamente crescente a disciplina Administrao Esportiva e cursos de administrao esportiva de extenso universitria, de especializao, de curta durao para pblicos das reas de educao fsica e esporte e no profissionais que atuam em organizaes esportivas. Verifica-se ento que no campo da formao do profissional para atuar na rea, aes tm sido desenvolvidas, mas a simples a frequncia de administradores esportivos em cursos que repassem e

discutam superficialmente os conceitos bsicos da rea no ser suficiente para a almejada mudana e a credibilidade da rea no pas. Em diversos pases europeus e nos Estados Unidos, h uma crescente tend6encia para o oferecimento cada vez maior de cursos de formao profissional especfica j em nvel de graduao, normalmente voltados s cincias do esporte, como licenciatura especfica para a rea de Gesto Esportiva (Pires & Lopes, 2001; Pitts, 2001; Miller, Stoldt; Comfort, in Hoffman; Harris, 2002). A especificidade das caractersticas que o esporte assume, conforme o setor social em que est inserido privado, pblico ou terceiro setor leva necessidade da incluso na formao do futuro profissional da administrao esportiva de estudo e aprofundamento em outras reas como: medicina; psicologia e sociologia do esporte; comunicao, tecnologia, contabilidade, relaes pblicas, promoo de eventos, turismo e lazer, entre outras. (Rezende, 2000; Pires & Lopes, 2001; Pitts, 2001; Souci,2002). Miller, Stoldt; Comfort, in Hoffman; Harris (2002), baseados no que preconiza a NASPE-NASSM (National Association of Sport and Physical Education - North American Society for Sport Management Joint Task Force) apresentam as dez reas de competncia que formam o contedo central da formao do graduado em administrao do esporte: dimenso sociocultural, administrao e liderana, tica na administrao, marketing, comunicao, oramento e finanas, aspectos legais, economia, governo e experincia em campo na administrao do esporte. Paradoxalmente, Souci (2002) analisa a falta de preparo dos administradores em atividade fsica e esportiva, destacando que ainda persiste o mito de que o simples fato de um profissional ter antiguidade na instituio o credencia e at torna-se critrio para a seleo de administradores, sem levar em conta a imensa diferena existente entre fazer o trabalho e dirigir o trabalho. Tal viso nos parece bastante semelhante do que ocorre nas instituies brasileiras ainda hoje.

Produo de Conhecimento

Como conseqncia da participao nos cursos oferecidos a partir da dcada de 70, comearam a ser produzidas monografias, dissertaes e teses de doutoramento ligadas ao tema, tambm em cursos de Administrao, Marketing, Engenharia. Recente levantamentos foram realizados por Moraes et al. (1999), que analisaram os artigos publicados na Revista Paulista de Educao Fsica, entre 1986 e 1997, e verificaram que dos 155 artigos publicados entre 1986 e 1988, 5% eram relativos rea administrativa e, entre 1992 e 1997, 1%.; e Paulo et al. (1999) que realizaram levantamento das 173 dissertaes de mestrado outorgadas no Curso de Mestrado da Escola de Educao Fsica e Esporte da Universidade de So Paulo, e encontraram seis trabalhos na rea de Administrao Esportiva.. Publicaes de autores nacionais tambm surgiram nas ltimas dcadas. Livros sobre Administrao Esportiva contendo tpicos gerais da teoria da Administrao aplicada ao Esporte, Liderana, Organizao Esportiva (Costa, 1979; Capinuss, 1986, Capinuss, 1992; Brunoro & Afif, 1997; FUNDAO GETLIO VARGAS, 1998; Aidar et al.., 2000; Rezende, 2000). e de Eventos (Melo Neto, 1998b; Poit, 2004) vm, cada vez mais, sendo editados no pas.

A rea de Marketing Esportivo teve grande impulso com publicaes recentes, como reflexo da nova viso dada pela legislao do pas, que incentivou a entrada de empresas investidoras nos clubes e entidades de administrao do esporte e introduzindo os principais conceitos e diferentes abordagens da rea (Melo Neto, 1995; Contursi, 1996; Melo Neto, 1997; Melo Neto, 1998a; Pozzi, 1998; Cardia, 2004). Refletindo o reconhecimento do Governo Federal em relao ao tema, destaca-se a publicao dos Anais do Seminrio INDESP de Marketing Esportivo (1996) promovido pelo INDESP Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, em 1995, marco da rea, com textos conclusivos das palestras proferidas por profissionais de diferentes segmentos do esporte nacional e de outros pases. Iniciativas como a criao de grupos de estudo, institutos e publicaes no campo da Legislao e do Direito Desportivo, das Polticas Pblicas no esporte tm assumido cada vez mais papel de destaque e liderana no cenrio nacional. Apesar do crescimento da rea, em termos de cursos e publicaes, verifica-se que nela a produo cientifica ainda se restringe a alguns temas, no sendo compatvel, quantitativa e qualitativamente, com a necessidade do desenvolvimento da Administrao Esportiva no pas. A prpria formao profissional especfica a nvel de graduao tem sido dada conforme a viso de cada instituio, ou mesmo de cada docente, acreditamos sem unidade em termos das disciplinas oferecidas e seus contedos.

Campos de Atuao e reas da Administrao Esportiva

A demanda de atuao do profissional de administrao esportiva bastante diversificada, diferenciando-se de acordo com a cultura, a organizao e as polticas de cada pas ou regio. A formao de administradores esportivos tem sido realizada, nas ltimas dcadas, no Brasil, fruto da exigncia dos mercados de atuao e das demandas sociais. O profissional capacitado na rea tem se convertido em uma necessidade em toda organizao que queira administrar, gerar e ofertar corretamente seus recursos. Mas, pouco se estuda e conhece sobre o perfil deste administrador, sua formao e campos de atuao. A prpria caracterizao da rea se d, conforme o pas, de diferentes maneiras. Internacionalmente, temos exemplos de caracterizao da rea que se do atravs de um conceito amplo de esporte que engloba todos os segmentos da chamada Indstria do Esporte. Parks & Zanger (1990) definem as reas de atuao, nos Estados Unidos: no esporte universitrio e escolar, no esporte profissional, na gesto de equipamentos esportivos, de programas recreativos, nas agncias de esporte comunitrio e de participao, em informao e marketing esportivo, no jornalismo esportivo, nos clubes, na indstria esportiva, nos centros de fitness, nas reas de treinamento atltico e de medicina esportiva, na rea de atividades aquticas e no campo da consultoria e empreendedorismo. Na Espanha, Roche (2002) classifica as organizaes esportivas em quatro grandes grupos organizaes desportivas pblicas, as privadas sem fins lucrativos, as empresas de servios esportivos e as sociedades annimas desportivas , destacando os setores de atuao: desenvolvimento de polticas pblicas de esporte e construo e gesto de complexos esportivos; clubes esportivos, associaes de clubes, ligas e federaes esportivas; prestao de servios de escolas desportivas, acampamentos, esportes ligados

natureza, administrao de complexos desportivos, organizao de espetculos, eventos e competies esportivas, consultorias, assessorias e atividades de capacitao. O sistema desportivo portugus descrito por Lopes (2003) como sendo composto pelos rgos ligados ao estado; pelo associativismo desportivo, englobando federaes, associaes e clubes; pelo desporto escolar e militar e pelo setor privado. No Brasil, Rezende (2000) apresenta, sob a tica da organizao como unidade social, dois grandes grupos: aquelas organizaes que existem em funo da atividade fsica, esportiva e de lazer centros de treinamento e escolinhas; academias; clubes e associaes exclusivamente esportivas; consultorias e assessorias; ligas, federaes e confederaes; fundaes, instituies e comits, entre outros e aquelas que possuem setores voltados para a atividade fsica, desportiva e de lazer prefeituras, governos estaduais, governo federal, clubes sociais, entidades representativas (SESC, SESI, sindicatos), hotis, academias, shoppings, etc. Brunoro (1997) define as reas de administrao esportiva relacionando-as com as organizaes de atuao do profissional: gerenciamento de clubes, gerenciamento esportivo geral (entidades pblicas; privadas; escolas e universidades; federaes, confederaes e ligas; SESC, SENAC, SESI, ACM e rea comunitria), superviso de equipes, chefia de delegaes e supervisor de projetos. Bhme (1998) destaca as reas de atuao especficas do Bacharel em Esporte1: superviso e gerenciamento de equipes esportivas, gerenciamento de entidades de administrao do esporte (clubes, ligas, federaes e confederaes), diferentes nveis de organizao governamental (federal, estadual e municipal), organizao e promoo de eventos esportivos em diferentes nveis, consultoria e/ou assessoria relativa rea. Quanto aos setores de atuao profissional, o norteamento dado pela Constituio do pas (Oliveira, 1992) reforou uma das principais vises que o desporto j assumia na sociedade o desporto educacional que se destaca nas aes das polticas pblicas e o desporto profissional. Outra ao reforada pelas novas diretrizes, j presente nas polticas pblicas, era o apoio ao desporto de alto nvel ou de rendimento. No campo social, no h, segundo Linhales (1998) um reconhecimento do esporte como direito nas polticas pblicas, por no existir ainda representao de interesses que defendam esses direitos junto ao Estado. A prpria legislao e a poltica de destinao de recursos tem direcionado verbas significativas para a busca do resultado em Jogos Olmpicos, Pan-americanos, (Brasil, 2001), em detrimento de investimentos em aes que promovam o acesso mais amplo ao esporte. Por sua relevncia em termos do desenvolvimento social e da cidadania, verificamos que a relao esporte e administrao pblica passou a ser tratada por diversos autores que buscam caracterizar e definir o papel do esporte junto a sociedade e do estado como gestor das aes esportivas no pas. Anlises crticas, relatos de experincias e propostas conceituais tm surgido na literatura, principalmente no sentido do planejamento e avaliao das polticas em diversos Estados e Municpios do pas. A regionalizao e municipalizao das aes na rea de esporte, como prev a legislao esportiva atual (Brasil, 1998), tem se dado atravs principalmente da criao/ativao de Conselhos, Coordenadorias,

Curso de Graduao em Bacharelado em Esporte da Escola de Educao Fsica e Esporte da Universidade de So Paulo

Ncleos para se aglutinar recursos e coordenar aes, buscando-se otimizar o atendimento de grupos da populao (Carta de Piracicaba, 2001; Pinto, 2003; Vaz, 2001; Zingoni, 2003). O pas ainda se encontra em um estgio de discusso e definio de uma poltica nacional de esportes, dificultando assim o prprio norteamento da rea e conseqentemente da formao de profissional para atuar nela.

Pesquisa em Administrao Esportiva

A pesquisa sobre Administrao Esportiva no Brasil tem se dado sob diferentes aspectos da rea. Como j expusemos anteriormente, muito do que tem sido produzido provm de trabalhos de concluso de curso de graduao, monografias, dissertaes e teses. Verifica-se a tendncia de realizao de estudos que procuram caracterizar o administrador esportivo e demonstrar a importncia da formao e da aquisio de conhecimentos em administrao esportiva para o docente de cursos de Educao Fsica, para profissionais gerenciadores de clubes, ligas e rgos pblicos de administrao do esporte. Sob o foco curricular, Barhum (2001) realizou, em diferentes instituies de ensino superior da cidade de So Paulo e grande So Paulo, anlise sobre a existncia de disciplinas especficas, sua carga horria e contedos, junto a docentes daquelas instituies. Sonoo (1990) buscou determinar o referencial terico administrativo necessrio ao docente de curso de Educao Fsica tendo verificado a importncia do conhecimento da rea, na atuao dos docentes. Da mesma forma, ainda so raros os estudos sobre administrao aplicados s diferentes organizaes esportivas, seu modelo administrativo, planejamento e estratgias de ao (Bechara, 1993, Lobato & Valente, 1998; Cruz, 2001), organizao e gesto de instalaes esportivas; ao esporte de rendimento, e indstria do esporte (Almeida, 1999; Melo Neto, 1999). A ao dos dirigentes esportivos no pas foi estudada inicialmente por Mattos (1980), que buscou identificar as tarefas dos dirigentes de Educao Fsica e Desporto no Estado de So Paulo, concluindo ser o conhecimento em administrao decisivo para a atuao profissional. Medalha (1982), em tese de doutoramento na Universidade de Indiana USA, estudou as tarefas do administrador esportivo em clubes, e sua implicao na formao profissional. Em 1997, Barhum, em monografia referente ao voleibol de alto nvel, levantou as principais atribuies do cargo de supervisor de equipes. Uma proposta de modelo de campos de atuao do administrador esportivo no Brasil foi proposta por Bastos (2004), na tentativa de caracterizar as possibilidade de atuao profissional do mercado nacional. Verificamos um interesse crescente em relao aos temas Economia do Esporte e Marketing Esportivo, atravs de teses, dissertaes e monografias, com nfase no tpico patrocnio esportivo e o tema futebol. (Parisi, 1994; Souza, 1995; Pires, 1999; Sbrighi, 1999; Leoncini, 2001; Sigoli, 2001; Rezende, 2003). Face ao desenvolvimento histrico e poltico do pas, iniciaram-se as pesquisas buscando avaliar o papel do estado, o impacto de projetos esportivos de administraes municipais e estaduais ligados ao acesso e ao desenvolvimento da cidadania. (Pereira Filho, 1998; Silva, 2000; Malheiros, 2001; Silva, 2001).

Cabe ressaltar que apesar da realizao crescente de trabalhos de investigao na rea, ainda no existe no Brasil encontros cientficos especficos, como se verifica tanto nos Estados Unidos como no continente europeu, especialmente a partir dos anos 90.

Perspectivas

Por essa anlise preliminar, fica evidente que se faz necessrio um direcionamento temtico, uma diversificao e um incremento geral nos estudos, pesquisas, publicaes, intercmbios entre o meio acadmico e os profissionais que atuam na rea da Administrao Esportiva. Acreditamos que a multiplicao de esforos em diferentes pontos do pas resultar na consolidao dessa rea do conhecimento em nosso meio. Essa ao se dar fundamentalmente atravs do incentivo a novos grupos de estudos e pesquisa e a conseqente produo de literatura, eventos cientficos especficos que possibilitem o intercmbio entre estudos e relatos de experincias. Para a pesquisa na rea, vislumbramos, pelas prprias tendncias internacionais, quatro grandes vertentes temticas: Administrao Clubes e Associaes Esportivas; A Formao do Profissional de Administrao Esportiva; Economia e Marketing Esportivo; Administrao, Polticas Pblicas de Esporte e Terceiro Setor. Especificamente para a rea pblica, estudos direcionados ao desenvolvimento de diagnsticos e avaliaes das aes, em busca da construo de um corpo de conhecimentos que contribua para a formao de polticas pblicas de esportes mais realistas para o pas. Outra necessidade refere-se ao aprimoramento da formao do profissional para atuar na rea, que acreditamos deva se dar cada vez mais com nfase nos conhecimentos multidisciplinares. Este aprimoramento poder ser dado com base na fundamentao terica para o estabelecimento de disciplinas especficas, nos cursos de formao de profissionais (graduao e ps-graduao), com programas cada vez mais adequados realidade e s perspectivas da rea no pas.

----------------Referncias AIDAR, A. C. K.; OLIVEIRA, J. J.; LEONCINI, M. P. (org.) A Nova Gesto do Futebol. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. BARHUM, R. A. O Profissional da Educao Fsica e Esporte na funo de Administrador: conhecimentos bsicos para o desenvolvimento da carreira. Dissertao de Mestrado. So Paulo: UNIBERO, 2001. BARROS, J. M. C. Cidadania e a Prtica Esportiva Formal e No Formal. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, 19 (3), maio 1998. p. 99-105. BASTOS, F. C. Campos de Atuao do Administrador Esportivo Proposta de um modelo para o Brasil. Artigo apresentado no 19 Congresso Cientfico da FIEP. Foz do Iguau, janeiro, 2004. BHME, M. T. S. Administrao Esportiva. PETeleco, So Paulo: PET-EEFEUSP, novembro, 1998. BRASIL. Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998. Institui normas gerais sobre o desporto e d outras providncias. Disponvel na Internet. http://wwwt.senado.gov.br BRASIL. Lei n 10.264, de 16 de julho de 2001 - Acrescenta inciso e pargrafos ao art. 56 da Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998, que institui normas gerais sobre o desporto. Disponvel na Internet. http://wwwt.senado.gov.br BRUNORO, J.C. & AFIF, A. Futebol. 100% Profissional. So Paulo, Ed. Gente, 1997. CAPINUSS, J.M. Competies esportivas. Organizao e esquemas. So Paulo, IBRASA, 1986.

______. Moderna organizao da Educao Fsica e Desportos. So Paulo, IBRASA, 1992. CARTA DE PIRACICABA. In: ANJOS, J. L. (org.) Polticas Pblicas de Esporte e Lazer: experincias e perspectivas. Grfica da UNIMEP. Secretaria de Esportes e Lazer e Atividades Motoras e Faculdade de Educao Fsica da UNIMEP, 2001. 150p. CONTURSI, E.B. Marketing Esportivo. Sprint Editora Ltda, Rio de Janeiro, 1996. COSTA, L. P. Diagnstico da Educao Fsica/Desportos no Brasil. Rio de Janeiro: Fename, 1971. ______. Noes de Administrao para Profissionais de Educao Fsica e dos Desportos. Braslia: Departamento de documentao e Divulgao, 1979. FUNDAO GETLIO VARGAS. Administrao para Profissionais de Esporte. So Paulo: FGV, 1998. MILLER, L. K.; STOLDT, G. C.; COMFORT, G. Profisses relacionadas administrao esportiva. In: HOFFMAN, S. I. ; HARRIS, J. C. (Org.) Cinesiologia: o estudo da atividade fsica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. LINHALES, M. A. Ponto de Vista: so as polticas pblicas para a educao fsica/esportes e lazer, efetivamente polticas sociais? Revista Motrivivncia, Santa Catarina: Editora da UFSC, ano XX, n 11, julho 1998. MELO NETO, F. P. M. Marketing Esportivo. Rio de Janeiro, Record, 1995. ______. Projetos de marketing esportivo e social. Londrina, Midiograf, 1997. ______. Administrao e Marketing de clubes esportivos. Rio de Janeiro, Sprint, 1998b. ______. Marketing de Eventos. Rio de Janeiro, Editora Sprint Ltda, 1998a. MORAES et alli In: Anais Congresso de Iniciao Cientfica e Simpsio de Ps-Graduao, 6/4. So Paulo: EEFEUSP, 1999. p. 108-109 OLIVEIRA, J. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. organizao dos textos, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 1992. (srie legislao brasileira). 168p. PARKS, J.B.; ZANGER, B.K. Sport & Fitness Management. Career Strategies and Profissional Content. Illinois, Human Kinetics Books, 1990. PAULO ET AL. In: Anais Congresso de Iniciao Cientfica e Simpsio de Ps-Graduao, 6/4. So Paulo: EEFEUSP, 1999. p. 107-108. PIRES, G. M. V. F.; LOPES, J. P. R. S. Conceito de Gesto do Desporto. Novos desafios, diferentes solues. Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Lisboa, v. 1, n 1, p. 88-103, 2001. PINTO, L. M. S. M. Inovao e avaliao: desafios para as polticas pblicas de esporte e lazer. In: Werneck, C. L. G.; Isayama, H. F. (org.) Lazer, Recreao e Educao Fsica. Belo Horizonte: Autntica, 2003. PITTS, B. G. Sport Management at the Millennium: A Defining Moment. Journal of Sport Management, 15, p. 1-9, 2001. POZZI, L.F. A grande jogada teoria e prtica do marketing esportivo. So Paulo, Editora Globo S.A., 1998. REZENDE, J.R. Organizao e administrao no esporte. Rio de Janeiro, Sprint, 2000. ROCHE, F.P. Gesto Desportiva: planejamento estratgico nas organizaes desportivas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. SEMINRIO INDESP DE MARKETING ESPORTIVO (1:1995:Ouro Preto, MG). Anais do Seminrio INDESP de Marketing Esportivo, Ouro Preto, 26 a 29 de outubro de 1995: textos conclusivos. - Braslia: Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, 1996. VAZ, A. F. Polticas Pblicas para o Esporte e o Lazer em Santa Catarina: reflexes e consideraes. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v. 12, n 1, 1 sem 2001. ZINGONI, P. Inovao e avaliao: desafios para as polticas pblicas de esporte e lazer. In: Werneck, C. L. G.; Isayama, H. F. (org.) Lazer, Recreao e Educao Fsica. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

Flvia da Cunha Bastos - Rua Ournia, 58 apto 84 - CEP 05445-030 - So Paulo SP Brasil

flaviacbastos@uol.com.br

Rec.: out/2003 Aprov.:abril/2004

You might also like