You are on page 1of 11

Psicol. USP vol.15 no.1-2 So Paulo Jan.

/June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642004000100012 DOSSI: HOMENAGENS

A pesquisa qualitativa em Psicologia Clnica1

The qualitative research in Clinical Psychology

La recherche qualitative dans la Psychologie Clinique

Elizabeth Batista Pinto

Instituto de Psicologia - USP

RESUMO

Este artigo discute a metodologia qualitativa de pesquisa cientfica em psicologia clnica, considerando a cincia como uma construo da subjetividade humana e buscando compreender suas particularidades. Tal metodologia implica em um processo dinmico de investigao dentro de um determinado sistema terico. Assim a pesquisa qualitativa sempre uma pesquisa-ao, pois conforme a ao vai sendo construda tambm investigada e interpretada, modificando o prprio processo.

Descritores: Metodologia. Pesquisa qualitativa. Psicologia clnica. Cincia. Psicologia.

ABSTRACT

This article discusses the scientific research qualitative methodology in clinical psychology, considering science as a human subjectivity construct, and searching to understand its particularities. This methodology implies a dynamic process of investigation in a certain theoretical system. So, the qualitative research is always considered a research-action because the action is investigated and interpreted as it is being performed, modifying its own process.

Index terms: Methodology. Qualitative research. Clinical psychology. Science. Psychology.

RSUM

Cet article discute la mthodologie qualitative de recherche scientifique dans la psychologie clinique, en considrant la science comme une construction de la subjectivit humaine et en cherchant une comprhension de ses particularits. Cette mthodologie implique un processus dynamique d'investigation en un systme thorique spcifique. Donc, la recherche qualitative est toujours une recherche-action, car selon l'action est construit elle est aussi investigu et interprt, en modifient le propre processus.

Mots cls: Mthodologie. Recherche qualitative. Psychologie clinique. Science. Psychologie.

A Pesquisa Qualitativa

A cincia constituda por teorias que resumem e organizam, de forma racional e coerente, muitas relaes colocadas em evidncia empiricamente. Assim, a cincia produz zonas de sentido da realidade do fenmeno estudado (Rey,1998) e se constitui a partir de paradigmas e modelos que fornessem problemas e solues para um grupo de pesquisadores por um determinado perodo.

Um paradigma um conjunto de conceitos, valores, percepes e prticas aceito e compartilhado por uma comunidade cientfica a partir de uma determinada concepo da realidade e estruturado tendo por base um certo tipo de pensamento (Kuhn, 1972). Assim, um paradigma constitui-se por descobertas cientficas universalmente reconhecidas que, por algum tempo, fornecem tanto questes como possveis solues a um grupo de pesquisadores.

O paradigma , portanto, um modelo mental de referncia, uma forma de ver os fenmenos que inclui crenas a partir das quais so filtradas percepes e

contedos para a interpretao do mundo. Assim, quando adotamos um paradigma, alm dos aspectos cognitivos do conhecimento incluem-se tambm os aspectos subjetivos, emocionais e as identificaes, implicando na aceitao ou na rejeio das idias de outros paradigmas concorrentes ou oponentes.

A evoluo da cincia paradigmtica. Isto significa que, ao longo da histria, a cincia apresenta ciclos paradigmticos, cada um comprendendo uma fase inicial na qual podem se defrontar, na mesma especialidade, diferentes teorias. Dessa forma, a cincia progride tanto pela confirmao sistemtica das hipteses consideradas nas pesquisas, como tambm por sua refutao, sofrendo a influncia de dados contraditrios, inconciliveis ou inexplicveis e das insatisfaes com as teorias atuais.

A constante inquietude da cincia conduz frequentemente substituio de uma teoria por outra mais englobante e reinterpretao das teorias por novos dados e novas questes (Kuhn, 1972). A pesquisa cientfica busca descobrir regularidades que ampliem os conhecimentos no campo especfico e possibilitem o progresso da cincia. Tal avano, em geral, ocorre de forma interativa, por um processo cumulativo gradual de aproximaes sucessivas ao problema estudado, no qual cada soluo funo do ciclo precedente, e o consolida e desenvolve. Trata-se de um procedimento dinmico, contnuo e sem fim, que coloca em questo fatos, teorias e explicaes, confrontando-os com hipteses antagonistas.

E toda a pesquisa cientfica implica em uma teoria como base e um mtodo como procedimento. A teoria, como forma de produo do pensamento humano, nos fornece um conjunto coerente de regras capazes de assegurar a explicao de um conjunto importante de fatos (Beaugrand, 1984). A teoria pode tambm ser considerada como uma forma de produo do pensamento humano, que cria um quadro de categorias ou conceitos, visando a explicar o fenmeno estudado (Rey, 1998).

O modelo terico uma representao lgica abstrata, utilizada para explicar fenmenos especficos que tm como proposta a ordenao dos seus elementos segundo uma configurao que lhe prpria (Lambotte, et al., 1995). Toda teoria, portanto, pressupe um conjunto dinmico, em constante modificao, cuja caracterstica essencial ser refutvel.

O mtodo (pressuposto bsico da cincia), por outro lado, uma lgica que supe uma determinada concepo da realidade, de acordo com o modelo terico. Todo mtodo consiste essencialmente em: formular enunciados, propor hipteses ou sistemas de enunciados e coloc-los prova (Beaugrand, 1984); integrar idias, mtodos e tcnicas que definem a especificidade de como abordar o objeto de investigao (Rey, 1996); possibilitar a construo de um conhecimento que, mesmo no sendo um reflexo puro do objeto, represente ou um momento do objeto susceptvel de enriquecimento no prprio processo histrico de conhecimento, ou um momento essencial de desenvolvimento da conscincia que possibilite para chegar ao objeto em um prximo nvel do conhecimento (Rey, 1996). A teoria e o mtodo so os dois pilares da pesquisa cientfica, que vo possibilitar a investigao do conjunto de problemas relativos ao foco de estudo.

A Psicologia, como cincia humana de grande complexidade, sofre influncias histrico-culturais tanto internas (do prprio indivduo ou indivduos) como externas (do meio social e da cultura) que interferem na viso do pesquisador e na construo da pesquisa. Isto porque, de forma geral, a experincia consciente, imediata, emprica e, pode-se at dizer, sensorial do pesquisador, est envolvida na investigao, o que implica em importantes dificuldades no controle das variveis, tornando a pesquisa cientfica complexa.

Em psicologia clnica tal complexidade fica ainda mais evidente quando adotado o modelo qualitativo de pesquisa cientfica, pois este implica em um processo personalizado e dinmico de investigao. Trata-se de um procedimento essencialmente construtivo-interpretativo, que tem suas razes histricas na Antropologia Cultural, e pode incluir: a integrao de fragmentos de um processo em uma nova configurao; a integrao da informao obtida na investigao a partir de um conjunto de aspectos qualitativos; a interpretao como o elemento de contato na investigao da realidade estudada; ou ainda a transferncia como o instrumento da investigao.

Assim, a metodologia qualitativa de pesquisa em psicologia clnica considera a cincia como uma construo da subjetividade humana, em uma forma particular e dentro de um determinado sistema terico. Considera tambm que essa forma de fazer cincia apresenta uma epistemologia especfica, na

qual a investigao construda dentro do fenmeno estudado. neste sentido que os princpios tericos dessa metodologia de pesquisa legitimam o conhecimento por construo.

A epistemologia especfica dessa maneira de investigar parte do princpio que a prpria investigao interfere no objeto a ser investigado e, por isso, no h neutralidade possvel. A pesquisa est sempre associada realidade e subjetividade do pesquisador. Este o que Rey (1998) denominou como princpio do indeterminismo: o pesquisador atua sobre o aquilo que pretende estudar, a partir de uma interao.

Portanto, h influncias diretas e indiretas, conscientes e inconscientes do pesquisador na prpria cincia que produz, tendo em vista que a sua produo sofre interferncias de sua histria e de seu funcionamento psicolgico. Assim, considera-se que a pesquisa qualitativa em psicologia clnica realiza uma cincia de viabilidade, pois no pretende uma verificao direta dos resultados e concluses mas visa explicar, apontar para um sentido da realidade, do fenmeno ou do processo estudado.

O pesquisador , ento, um construtor de informaes e os instrumentos (testes, entrevistas, questionrios etc...) ou o processo que utiliza (psicoterapia, psicanlise etc...), so indutores da interao, isto , formas de estabelecer um certo tipo de interao que pode permitir ao pesquisador estar simultneamente em diversas posies: cientista, analista, sujeito, observador.

Portanto, pode-se afirmar que a pesquisa qualitativa em psicologia clnica sempre uma pesquisa-ao, pois conforme a ao vai sendo construda, ela tambm investigada e interpretada, e com isso, o prprio processo vai sendo modificado. Desta forma, a construo ocorre simultneamente produo de informaes e, para tanto, necessita categorias tericas que sejam processuais e dinmicas.

Nesse processo de pesquisa, o pesquisador deve delinear um problema que, em geral, bem complexo, e na prpria investigao que ir delineando os limites e especificando os indicadores que legitimam as categorias propostas. Assim, os indicadores derivam das tcnicas empregadas e so construdos no

caso individual.

Essa metodologia de investigao visa principalmente a detectar as regularidades contidas em um conjunto de elementos que, direta ou indiretamente, podero adquirir uma significao para a teoria, seja porque ainda no foram integradas na construo terica ou vm a confirmar hipteses tericas especficas. Assim, essa forma de pesquisa cientfica busca realizar uma integrao terica sobre as relaes entre eventos ou processos. Alguns sentidos de tais relaes podem ser particularidades que s fazem sentido dentro do processo especfico.

Apresento, a seguir, um diagrama ilustrativo do ciclo de pesquisa qualitativa em psicologia clnica, sub-dividido em suas etapas principais: enunciado do problema; plano de pesquisa, produo das observaes/interpretaes; anlise e interpretao dos dados ou do processo; reformulao do modelo ou da teoria e publicao.

Ciclo da Pesquisa Qualitativa em Psicologia Clnica

Diversas teorias psicolgicas tm sido usadas como base na pesquisa qualitativa em Psicologia Clnica, sendo a Psicanlise a mais fecunda dentre elas. No entanto, importante esclarecer que a Psicanlise difere de outros modelos tericos de investigao na rea, pois tambm prope um modelo especfico de pesquisa. Assim, a Psicanlise um mtodo de pesquisa e um

mtodo de tratamento (Baptista, 2000) do qual deriva uma tcnica de psicoterapia.

Nos ltimos anos muito tem sido produzido em pesquisas qualitativas baseadas na Psicanlise, seja para o estudo de obra de psicanalistas ou outros autores, projetos de psicanlise aplicada clnica, estudos de casos, estudo de procesos psicoteraputicos etc., mas tambm em pesquisa psicanaltica propriamente dita.

Na ps-graduao em Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia da USP, a primeira Dissertao de Mestrado em Psicanlise foi a de Yutaka Kubo, Algumas Consideraes sobre a Inveja do Pnis: Breve Estudo de um Caso Clnico, em 1969, sob a orientao do Prof. Dr. Durval Marcondes, psicanalista e fundador da Clnica Psicolgica do mesmo Instituto. A segunda Dissertao de Mestrado em Psicanlise apresentada no IPUSP ocorreu em 1983, sob a orientao do Prof. Dr. Luiz Carlos Nogueira, psicanalista de orientao lacaniana tambm do Departamento de Psicologia Clnica (Batista Pinto & Vaisberg, 2001).

A partir dessa dcada, o interesse tanto pela pesquisa com a Psicanlise como pela pesquisa em Psicanlise foi aumentando progressivamente, resultando na criao de uma linha de pesquisa especfica em Psicanlise, na rea de concentrao Psicologia Clnica da Ps-Graduao do IPUSP.

Dentre os psicanalistas pioneiros nos estudos da Psicanlise em Lacan no Brasil, o professor Luiz Carlos Nogueira foi certamente um dos mais produtivos. Professor Associado do Departamento de Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, defendeu seu doutorado em 1973 e apresentou sua tese de Livre-Docncia em 1998. Seu interesse nos ltimos anos foi a formalizao da Psicanlise, levando em conta a linguagem como tratada nesse campo, como cadeias de significantes que indicam o sujeito do inconsciente no processo de uma relao discursiva, tendo por base a obra de Jacques Lacan e suas articulaes com a lgica simblica, principalmente a Teoria dos Conjuntos.

Conheci Luiz Carlos, no incio dos anos 70, como professor e supervisor de psicoterapia no curso de graduao em psicologia do IPUSP. J naquela

ocasio ele estudava Lacan, e se interessou pela minha contribuio em sala de aula a respeito dos conceitos de significado/significante em Saussure.

Muitos anos depois, voltei sua convivncia como colega no Departamento de Psicologia Clnica do IPUSP. Foi nesta condio que fui uma das responsveis - juntamente com a Profa. Associada Jussara Brauer e Profa. Dra. Sonia Meyer - pela disciplina Metodologia Cientfica em Psicologia Clnica no programa de Ps-Graduao em Psicologia Clnica, no ano de 1999. Nessa oportunidade, convidei o Luiz Carlos para apresentar e discutir com os alunos suas idias sobre a pesquisa em psicanlise. Em funo do profundo conhecimento do convidado e do meu interesse especial pelo assunto, filmei em vdeo a sua palestra, ocorrida no dia 6 de Outubro de 1999.

o registro da palestra do Professor Associado Luiz Carlos Nogueira que ser apresentado a seguir, como uma homenagem pstuma ao querido professor e colega que significativas contribuies fez para a nossa cincia.

Referncias

Baptista, M. L. A. (2000). O mtodo psicanaltico. Revista Brasileira de Psicanlise, 34(1), 111-130. [ Links ] Batista Pinto, E., & Vaisberg, T. M. J. A. (2001). Psicanlise e Universidade: Perspectivas. Psicologia USP, 12(2), 137-145. [ Links ] Beaugrand, J. P. (1984). Dmarche scientifique et cycle de la recherche. In M. R. Robert et al., Fondements et tapes de la recherche scientifique en Psychologie. Qubec: Edisem. [ Links ] Kuhn, T.S. (1972). La structure des rvolutions scientifiques. Paris: Flammarion. [ Links ] Kubo, Y . (1969). Algumas consideraes sobre a inveja do pnis: Breve estudo de um caso clnico. Dissertao de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. [ Links ]

Lambotte, M.-C. et al. (1975). La Psychologie et ses mthodes. Paris: Fallois. [ Links ] Nogueira, L. C. (1972). Contribuio ao estudo crtico do inconsciente freudiano. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. [ Links ] Nogueira, L. C. (1997). A psicanlise: Uma experincia original; o tempo de Lacan e a nova cincia. Tese de Livre-Docncia, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. [ Links ] Rey, F. G. (1996). Problemas epistemolgicos de la Psicologa. La Habana: Academia. [ Links ] Rey, F. G. (1998). Curso de Metodologia Cientfica em Psicologa. Palestras realizadas no Departamento de Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. [ Links ]

Recebido em 09.06.2004 Aceito em 06.08.2004

1 Este texto se articula ao contedo da disciplina "Metodologia Cientfica em Psicologia Clnica", ministrada pela autora em 1999, no programa de psgraduao em Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia - USP. Neste contexto, o professor Luiz Carlos Nogueira foi convidado a dar uma aula sobre "Pesquisa em Psicanlise", cuja transcrio e edio constitui o prximo artigo deste nmero da revista.

All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License

Instituto de Psicologia

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202 Cidade Universitria Armando de Salles Oliveira 05508-900 So Paulo SP - Brazil

revps

You might also like