You are on page 1of 36

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

Aula 8 Microsoft Word e Powerpoint (Verses 2003/2007/2010) Ol, pessoal! uma alegria estar aqui. Lembre-se de que cada vez voc ter mais soldados a seu favor na batalha que se aproxima!! Ento nada de desistir, fora, garra, determinao e vamos luta !! Estarei passando a vocs as dicas quentes dessa trajetria, que ser de muito sucesso! Nesta etapa resolveremos as questes relacionadas s principais caractersticas do Word e Powerpoint! Ainda, irei liberar mais 2 aulas complementares sobre Excel e Redes, ento o nosso curso no se encerra por aqui, e espero que aproveitem! Abraos. Profa Patrcia Lima Quinto Questes de Provas Comentadas Geral 1- (Elaborao prpria) Julgue a seguinte afirmao: Os programas Word, Excel e PowerPoint, que fazem parte do Microsoft Office 2010, apesar de terem finalidades especficas, permitem a edio de textos e tabelas em diversos formatos. Comentrios O Microsoft Office 2010 um conjunto de programas (ou sute de programas) de escritrio desenvolvido pela Microsoft. Os principais programas que compem esse pacote so: Microsoft Word 2010 (responsvel pela edio de textos profissionais, como cartas, apostilas, livros e muito mais); Microsoft Excel 2010 (usado para criar e editar planilhas tabelas de clculos para vrios fins); Microsoft PowerPoint 2010 ( um aplicativo desenvolvido para a criao de apresentaes em slides, proporcionando ao usurio grande facilidade e variedade de recursos, alm de permitir a incluso de textos, grficos, figuras, fotos, filmes, sons, efeitos e animaes, possvel realizar a apresentao de diversas formas: no computador, com um projetor de transparncias ou at mesmo na Internet).

Gabarito: item correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Microsoft Word 2- (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviar e-mails personalizados a uma lista de endereos de e-mail contida no Outlook ou em um banco de dados.

Comentrios Podemos utilizar o recurso de mala direta do Word para escrever uma correspondncia que ser endereada para vrios destinatrios. Nesse caso, a lista de endereos pode ser perfeitamente extrada do Outlook ou de um Banco de Dados. Gabarito: item correto. 3- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O Layout de Impresso, um dos modos de exibio de arquivos no Microsoft Word, permite que se visualize o documento aberto para posterior impresso em papel, sem que seja possvel, no entanto, fazer qualquer alterao do processo de edio e impresso. Comentrios O modo de exibio intitulado Layout de impresso mostra o documento na tela da mesma forma que ele ser impresso no papel e, por meio desse modo, pode-se perfeitamente realizar alteraes no documento em edio. Gabarito: item errado. 4- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No MS Word, os temas so recursos que auxiliam na definio de formatos de textos por meio de estilos criados com tamanhos de fontes variados, plano de fundo, marcadores de tpicos que podem ser utilizados para caracterizar um documento ou um conjunto deles. Comentrios No pacote Office verses 2007/2010 os temas so novidade. Um tema, de acordo com Microsoft (2011) uma forma rpida e fcil de dar uma aparncia profissional e moderna a um documento inteiro do Office 2007. Um tema de documento um conjunto de opes de formatao que inclui uma srie de cores do tema, fontes do tema (incluindo fontes de texto do ttulo e do corpo) e efeitos do tema (incluindo linhas e efeitos de preenchimento).
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 2

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cada documento que voc cria, por exemplo, com o Word 2007, contm um tema at mesmo os documentos novos em branco. O tema padro Tema do Office, com plano de fundo branco e cores escuras e sutis. Quando voc aplica um novo tema, o Tema do Office substitudo por uma nova aparncia. Gabarito: item correto. 5- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Microsoft Word, o recurso de verificao de ortografia e gramtica til para o usurio corrigir termos ou trechos que so marcados conforme determinada conveno. Por exemplo, quando a marcao aparece como uma linha vermelha ondulada abaixo do termo, significa que esse termo apresenta grafia incorreta; se a marcao aparece como uma linha verde ondulada abaixo do segmento marcado, h indcios de potenciais erros gramaticais nesse segmento. Comentrios A verificao de ortografia permite a correo de erros ortogrficos e de erros gramaticais. Aos erros ORTOGRFICOS (palavras desconhecidas), o Word atribui um sublinhado ondulado VERMELHO, j nos erros GRAMATICAIS (expresses no compreendidas, que podem conter erros em concordncia, regncia, colocao pronominal, uso da crase e regras de digitao), o Word indica com um sublinhado ondulado verde. Gabarito: item correto. 6- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) O recurso do Microsoft Word denominado Dicionrio de Sinnimos, acessvel tanto no menu Ferramentas quanto por meio de um clique no boto do lado direito do mouse, pode ser utilizado adequadamente para a reviso de textos. Comentrios Esse recurso perfeito para a reviso de textos, permitindo-nos identificar sinnimos de palavras. Gabarito: item correto. 7- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: editar textos, criar tabelas, formatar etiquetas e envelopes, formatar pginas de documentos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O MS-Word propicia todas as funcionalidades listadas, que so de grande valia no que tange a um programa editor de textos. Gabarito: item correto. 8- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Word 2007, quando uma palavra est selecionada no documento em edio, o dicionrio de sinnimos, que acionado ao se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F7, disponibiliza uma lista de palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada. Comentrios O recurso do Microsoft Word denominado Dicionrio de Sinnimos, acionado tambm ao se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F7. Nesse momento, disponibiliza uma lista de palavras sinnimas, como ilustrado na figura seguinte.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 9- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) No Word 2007, possvel criar uma mala direta a partir de um modelo de carta. Nesse caso, o modelo conectado a uma fonte de dados, a qual um arquivo que contm as informaes a serem mescladas no documento principal. Comentrios Mala direta um recurso do Word que possibilita a emisso de um texto para vrios destinatrios, a partir de um nico documento. Os recursos de mala direta tambm imprimem as etiquetas de endereamento ou envelopes. A criao de uma mala direta envolve trs etapas: 1) A elaborao de um documento principal, que pode ser uma carta, um memorando, etc. Ser o texto comum que todos os destinatrios da mala direta recebero. O documento principal contm instrues especiais indicando campos em que o Word dever inserir os dados de cada destinatrio individual. 2) A criao de uma fonte de dados, contendo nomes, endereos e outros dados dos destinatrios. 3) A mesclagem dos dados. Nesta etapa o texto do documento principal mesclado com a fonte de dados, dando origem aos documentos personalizados finais. Conforme visto, a elaborao do documento principal pode ser feita a partir de um modelo de carta, que ser mesclado com a fonte de dados, gerando os documentos personalizados. Gabarito: item correto. 10- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Word 2007, utilizando-se o recurso de forma apropriada, possvel compactar imagens que faam parte de um documento aberto nesse aplicativo, o que permite reduzir o tamanho final do arquivo associado ao documento. Comentrios Essa funcionalidade permitida no Word 2007. Ao se clicar com o boto direito do mouse sobre a imagem, exibida a janela Formatar Imagem, ilustrada a seguir.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Na tela anterior, clicar no boto Compactar, para ter acesso s propriedades de compactao da imagem.

Figura. Compactar Imagens Gabarito: item correto. 11- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: imprimir etiquetas, criar pginas em formato HTML e enviar mensagem de correio eletrnico.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O MS-Word no um programa cliente de correio eletrnico para envio de mensagens. Demais funcionalidades reportadas esto ok. Gabarito: item errado. 12- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: navegar na Internet, criar links em documentos, editar vdeos, filmes e sons. Comentrios Para navegar na Internet utilizamos um browser como o Internet Explorer. A criao de links pode ser realizada no Word. A edio de vdeos, filmes e sons deve ser feita por softwares especficos. Gabarito: item errado. 13- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: salvar documento em diversos formatos como vdeos, imagens e animaes, copiar e colar textos ou tabelas, configurar pginas de arquivos em HTML, navegar na Internet. Comentrios Com o Word no possvel salvar o documento em formatos de vdeos, imagens e animaes. Tambm navegar na Internet no uma funcionalidade por ele propiciada. A figura seguinte ilustra os principais tipos de arquivos que podem ser escolhidos ao salvar um documento no Word 2007.

Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

14- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) O comando Frmula de uma tabela do Word permite acionar o Excel para que possa ser includa, dentro do documento, uma tabela do Excel com campos pr-formatados para clculos numricos. Comentrios As frmulas criadas no Word so independentes de uma planilha do Excel, e, portanto, no ir acionar o Excel para que a ao seja realizada. Gabarito: item errado. 15- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) A extenso de arquivos .docx do Windows uma alternativa para que sejam salvos textos que possam ser abertos em outros ambientes operacionais, como o Linux, por exemplo. Comentrios A extenso .docx tpica das verses mais recentes do Word (como Word 2007/2010, por exemplo). Uma extenso alternativa conforme mencionado na questo seria a .rtf. Gabarito: item errado. 16- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) No Word, pode-se inserir uma quebra de pgina aps a ltima linha digitada teclando-se simultaneamente CTRL e PageDown. Comentrios Devemos teclar simultaneamente Ctrl + Enter para inserir a quebra de pgina no documento do Word. Gabarito: item errado. 17- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) Ao se inserir em um documento do Word um ndice analtico, necessrio que todas as entradas do ndice estejam marcadas por meio de um estilo especfico. Comentrios O ndice analtico lista os ttulos na ordem em que aparecem no documento e os nmeros de pgina em que esses ttulos se encontram. Se voc criou uma
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 8

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

apostila, por exemplo, para facilitar seu uso, voc deve criar um ndice que liste seu contedo, mostrando os ttulos dos assuntos na ordem em que eles esto na apostila. Para gerar um ndice analtico necessrio criar entradas para os tpicos que sero listados no mesmo. Para isto ser necessrio formatar tais tpicos com os estilos de Ttulos especficos do Word e depois gerar o ndice diretamente a partir desses ttulos. Gabarito: item correto. 18- (CESPE/Tcnico Cientfico/Servio Social - BASA/2010) No Word, o recurso de autocorreo do menu Ferramentas til para a correo grfica e sinttica de palavras e frases digitadas em um documento em edio. Comentrios No til para a correo sinttica. A autocorreo substitui um texto por outro automaticamente. Mas no faz qualquer anlise de contexto. Gabarito: item errado.

(CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Com base na figura seguinte, que apresenta um texto em edio no Microsoft Word 2007 (MSWord 2007), julgue os prximos itens, relativos edio de textos e planilhas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

19-

(CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Ao se clicar o boto

, so apresentadas opes que permitem alterar o design geral do documento, incluindo-se cores, fontes, efeitos e o plano de fundo da pgina. Comentrios O boto apresentado representa o grupo Edio da guia Incio. Neste grupo (e no boto apresentado) encontramos as opes: Localizar, Substituir e Selecionar. Apesar de ser possvel usar a opo Substituir para trocar inclusive formatos, no podemos afirmar que esta opo permite alterar o design geral do documento, especialmente o plano de fundo da pgina. Gabarito: item errado. 20(CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) O texto em edio .

pode ser afastado para a direita usando-se a rgua ou a ferramenta Comentrios

O texto pode ser afastado para a direita de vrias maneiras. Entre elas podemos destacar a ferramenta (Aumentar recuo), que incrementa o recuo do pargrafo em relao margem esquerda. Outra forma de aumentar o recuo utilizar a rgua, deslocando os marcadores de recuo. Abaixo, a figura mostra o marcador de recuo esquerda presente na rgua. Deslizando-o possvel definir o recuo desejado.

Gabarito: item correto. 21- (CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Considerando-se que os itens dos pargrafos foram autoformatados pelo MSWord 2007, possvel substituir as letras correspondentes ordenao por numerais romanos com a utilizao da ferramenta . Comentrios

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A ferramenta (numerao) permite iniciar uma lista numerada e escolher entre diferentes formatos de numerao clicando-se na seta presente no canto direito do cone. Observe a Biblioteca de Numerao apresentada ao se clicar na seta citada. possvel, por meio dela, alterar as letras de uma numerao para numerais romanos.

Gabarito: item correto. 22- (CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Considere que o ltimo pargrafo do texto mostrado na figura seja copiado do MSWord 2007 para uma clula de uma planilha do Microsoft Excel 2007. Nesse caso, possvel tornar todo o contedo visvel nessa clula, com exibio em vrias linhas, formatando-a com a opo Quebrar Texto Automaticamente. Comentrios A opo de Quebrar Linha Automaticamente faz com que o texto respeite a largura da clula, mas aumenta a altura da clula de modo a apresentar todo o contedo da mesma, quebrando o texto em vrias linhas.

Gabarito: item correto. 23- (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) No MS Word 2003, possvel inserir um texto no cabealho e no rodap de todas as pginas de
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 11

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

um documento em edio por meio do seguinte procedimento: seleciona-se o contedo do texto a ser inserido e importa-se essa seleo para Cabealho e Rodap, na opo Importar para Todas as Pginas, o que faz que o texto selecionado se repita em todas as pginas do documento. Comentrios No possvel realizar esta operao porque a opo Importar para Todas as Pginas no existe no Microsoft Word. Para incluir textos no cabealho e no rodap, basta exibir estes itens (opo cabealho e rodap no menu Exibir ou clicando duas vezes na rea do cabealho ou rodap) e digitar ou colar o texto desejado.

O texto digitado na rea do cabealho ou rodap repetido em todas as pginas do documento, exceto se for configurado para ser apresentado de forma diferente, por exemplo, para que a primeira pgina seja diferente das demais. possvel ainda, criar sees e, para cada seo um cabealho/rodap diferente. Gabarito: item errado. 24- (CESPE/Tcnico-Administrativo - MPU/2010) Suponha que um usurio do MS Word 2003 e do MS Excel 2007 deseje inserir, em uma planilha do Excel, uma tabela numrica composta de 100 linhas e 20 colunas, criada em um documento de texto do Word. Nessa situao, o objetivo do usurio ser atingido por meio do seguinte procedimento: selecionar toda a tabela no documento Word; pressionar a tecla mantendo-a pressionada, pressionar mantendo-a pressionada, pressionar
Profa Patrcia Lima Quinto

e, e,

, liberando-as em seguida; abrir o , liberando-as em seguida.


12

documento do Excel; clicar a clula A1; pressionar a tecla

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios A questo fala da famosa operao CTRL C, CTRL V. Mas adiciona o detalhe sobre realizar a operao entre aplicativos diferentes, mas do mesmo pacote Office. A operao de Copiar (Ctrl+C) a ao de colocar uma cpia dos itens selecionados na rea de transferncia do Windows. J a operao de Colar (Ctrl+V) faz o processo inverso, ou seja, colocar uma cpia dos itens presentes na rea de transferncia na aplicao ativa. Mesmo sendo aplicativos distintos, estas operaes funcionaro. claro que a aplicao que recebe os dados deve saber lidar com eles. Se o alvo fosse o Paint, por exemplo, seria colada uma foto da tabela no aplicativo. Mas, sendo o Excel, ser colada uma tabela conforme criada no Word. Estas operaes podem ser feitas via mouse tambm e esto presentes no menu Editar e no menu rpido (quando usamos o boto direito do mouse). Gabarito: item correto. (CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2007 contendo um documento em edio no qual o pargrafo A histria do controle no.... despesa pblica. est selecionado, julgue os itens seguintes: 25- (CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009) Para se imprimir apenas o texto selecionado, suficiente clicar o boto Office , e selecionar Imprimir no menu que ir aparecer. Na tela seguinte, selecionar a opo seleo e clicar ok.

Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

13

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ao clicar o boto Office exibida:

, e selecionar Imprimir, a tela seguinte ser

Em intervalo de pginas, assinalar Seleo e, em seguida, clicar no boto OK. Gabarito: item correto. 26(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Ao se clicar a ferramenta , ser iniciado o upload do texto para a Internet, bastando que o usurio informe o endereo desejado para isso. Comentrios O boto Abrir (Tecla de Atalho: CTRL + A) permite que seja aberto um documento previamente criado. Quando acionado, abrir uma caixa que exibe o diretrio de pastas do computador para que o usurio indique o local em que est armazenado o arquivo que ser aberto. Gabarito: item errado. 27(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Ao se clicar a ferramenta , o corretor ortogrfico ser habilitado, e, clicando-se novamente no mesmo boto o corretor ortogrfico ser desabilitado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

14

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Ao se clicar o boto Ortografia e Gramtica (Tecla de Atalho: F7) ser dado incio verificao ortogrfica e gramatical do texto no documento do Word 2007. Gabarito: item errado. 28(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009) , o pargrafo selecionado ser recortado para a

Ao se clicar a ferramenta rea de transferncia. Comentrios O boto Formatar Pincel

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word da sute Microsoft Office, com um documento em processo de edio, julgue os 5 itens seguintes. 30- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira NM1/2010) O conjunto de opes de administrativaCAIXAformatao disponveis em

permite definir, no formato padro para a Web, as configuraes de hipertexto e tambm de visualizao do documento em edio. Comentrios As opes ilustradas na barra de ferramentas de formatao no permitem definir as configuraes reportadas na questo. Vamos ao detalhamento das principais opes de formatao dessa barra:

1- Estilo. Exibe o painel de tarefas Estilo e formatao em que possvel reaplicar formataes com facilidade, criar estilos e selecionar todo o texto com a mesma formatao. 2- Fonte. igual ao boto Estilo, j vem pronto o tipo de formatao com o modelo da fonte e tamanho. 3- Drop-Down Fonte. Altera o tipo de caracteres do texto selecionado. 4- Drop-Down Tamanho da Fonte. Atravs desta caixa possvel alterar o tamanho da letra do texto selecionado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 16

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

5- Negrito. Esta ferramenta usada para dar maior realce s palavras com o fim de chamar a ateno do leitor para a sua importncia, neste caso, os caracteres de um texto em negrito ganham traos mais grossos que o comum. Teclas de atalho CTRL+N. 6- Itlico. Os caracteres em Itlico tem a forma inclinada direita. Teclas de atalho CTRL+I. 7- Sublinhado. O boto sublinhado serve para grifar as palavras do texto previamente selecionado. Teclas de atalho CTRL+S. 8- Boto Alinhar Esquerda. Serve para ajustar (alinhar) o texto selecionado margem esquerda. Teclas de atalho CTRL+Q. 9- Boto Centralizar. Ajusta o texto selecionado ao centro horizontal do documento. Teclas de atalho CTRL+E. 10- Boto Alinhar Direita: Ajusta o texto selecionado de acordo margem direita.Teclas de atalho CTRL+G. 11- Boto Justificar: Ajusta o texto selecionado de acordo a margem direita e a margem esquerda, simultaneamente. Teclas de atalho CTRL+J. 12- Espaamento entre linhas. Serve para aplicar espaamento entre linhas de um texto. Outras opes de espaamento esto disponveis na caixa de dilogo: Pargrafo que ser exibida ao clicar na guia mais, ou clicando no Menu Formatar -> Pargrafo. 13- Numerao. Numera os pargrafos selecionados como uma lista. Para ver os modos de numerao s ir ao Menu Formatar -> Marcadores e Numeraes, e at a guia Numerada. 14- Marcadores. Funciona como o boto Numerao e serve para ativar e desativar marcadores em pargrafos selecionados. Para ver os modos de numerao s ir ao Menu Formatar -> Marcadores e Numeraes, e at a guia Com Marcadores. 15- Diminuir recuo. Faz com que o pargrafo selecionado recue para a tabulao anterior. 16- Aumentar recuo. Avana o pargrafo selecionado para a prxima tabulao. 17- Bordas. Tem a mesma funo do boto Tabelas e Bordas da Barra de Ferramentas Tabelas. 18- Realce. Reala o texto colorido o fundo. Para utilizar esta ferramenta, clique na seta contida neste boto e escolha uma das cores na caixa que ser exibida. Com o cursor em forma de caneta, selecione a parte do texto que deseja realar, solte o boto do mouse a seguir. Para desfazer o realce, clique na opes nenhum, ou ento clique novamente no boto realce. 19- Cor da fonte. Clique na seta contida neste boto, uma caixa de cores ser ativada; nela possvel escolher uma cor e aplic-la ao texto selecionado. Para
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 17

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

mudar a cor da fonte (caracteres) de um texto, basta selecion-lo e a seguir escolher uma cor neste caixa. Clicando sobre a opo Automtico, na caixa de cores, o texto automaticamente ser escrito em cor automtica (a cor usada nos documentos, de modo geral). Gabarito: item errado. 31- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) Na situao da janela mostrada, correto afirmar que a expresso NOES DE INFORMTICA est selecionada e tem a fonte em negrito. Para se eliminar o formato negrito dessa expresso, suficiente clicar o boto Comentrios O boto encontra-se selecionado na figura, o que nos permite afirmar que a expresso selecionada NOES DE INFORMTICA encontra-se em negrito. Ao se clicar novamente no boto a formatao de negrito ser desfeita. Gabarito: item correto. 32- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) A partir da figura mostrada, correto inferir que todo o texto digitado est com a fonte em negrito e que o documento em edio tem as duas margens, esquerda e direita, justificadas. Comentrios Somente o trecho NOES DE INFORMTICA encontra-se em negrito. O alinhamento do pargrafo est justificado. Gabarito: item errado. 33(CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXA, na barra de ferramentas.

, que aparece logo abaixo do documento, indica NM1/2010) O cone que h correes de grafia a serem conferidas no texto digitado. Comentrios O cone est relacionado ao comando Colar (Ctrl + V).

Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

34-

(CESPE/Tcnico

Bancrio/Carreira

administrativa-

CAIXA-

NM1/2010) Por meio de funcionalidades disponibilizadas no menu , possvel configurar o tamanho da fonte, a disposio dos pargrafos e margens, assim como inserir quebras de linha, nmero de pgina do documento ou outras formataes de estrutura. Comentrios Nem todas as caractersticas so possveis de serem realizadas pelo menu Formatar, como listado a seguir. Menu Formatar -> Fonte Formatar -> Pargrafo Arquivo -> Configurar Pgina Inserir -> Quebra Inserir -> Nmeros de Pginas O Que Permite Configurar o tamanho da fonte. Configurar pargrafos. a disposio dos

Configurar margens. Inserir quebras de linha. Inserir nmero de pgina do documento ou outras formataes de estrutura.

Gabarito: item errado. Microsoft Powerpoint 35- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010Adaptada) No PowerPoint 2007/2010, em uma apresentao definida como personalizada, apenas os slides que tenham sido selecionados sero exibidos. Comentrios Uma apresentao de slides personalizada exibir somente os slides selecionados. Isso possibilita que voc tenha vrios conjuntos de slides diferentes (por exemplo, uma sucesso de slides de 30 minutos e outra de 45 minutos) na mesma apresentao. Gabarito: item correto. 36- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se,

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

19

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. Comentrios Quando quiser que a sua apresentao contenha dois ou mais estilos ou temas diferentes (como planos de fundo, cores, fontes e efeitos), pode-se inserir um slide mestre para cada tema diferente. Na imagem a seguir, existem dois slides mestres normalmente apresentados no modo de exibio de Slide Mestre. Cada slide mestre tem um tema diferente aplicado.

A questo tornou-se inadequada ao afirmar que podem ser alternados os slides mestres durante a apresentao. O usurio, no momento de criao do slide ir escolher o eslaide mestre a ser utilizado. Gabarito: item errado. 37- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No PowerPoint 2007, possvel associar a emisso de sons a um slide, devendo esse slide ser adequadamente configurado para indicar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som. Comentrios Esse um recurso bem interessante do PowerPoint 2007, que pode ser

acessado pela guia Inserir, boto

, localizado no grupo Clipes de Mdia.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

20

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Aps selecionar o arquivo de som, o sistema solicita o momento exato em que ser iniciada a execuo do som, conforme visto a seguir.

No PowerPoint 2010 pode ser acessado pela guia Inserir, boto localizado no grupo Mdia.

Aps selecionar o arquivo de som, na barra Ferramentas de udio, Guia Reproduo, pode-se configurar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som, conforme visto a seguir.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 38- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No PowerPoint 2007, possvel definir a velocidade da transio entre slides de uma apresentao, utilizando-se a opo Animaes; nesse caso, o usurio precisa informar o tempo da transio, em segundos. Comentrios Na Guia Animaes do Powerpoint 2007 pode-se definir o som de transio e a velocidade de transio. Nesse ltimo item basta definir se a velocidade lenta, mdia ou rpida, conforme ilustrado a seguir.

Utilizamos a guia Transies no Powerpoint 2010 para configurar o recurso da questo, conforme ilustrado a seguir.

Gabarito: item errado. 39- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Microsoft PowerPoint, as caixas de texto so elementos grficos que podem ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 22

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

dimensionados com a finalidade de incluso, no eslaide, de letras, palavras ou textos que se deseje digitar e inserir em qualquer espao do eslaide, dentro de uma apresentao. Comentrios A caixa de texto nos oferece as possibilidades descritas, e muito interessante, j que pode ser posicionada em qualquer espao do eslaide, dentro de uma apresentao que est sendo criada no Powerpoint. Gabarito: item correto. 40- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Modo de anotaes do Microsoft PowerPoint, h, na tela, um espao para anotaes que podero ser exibidas juntamente com cada eslaide da apresentao. Esse recurso fica acessvel caso, em qualquer eslaide da apresentao, seja ativado o modo de Apresentao de Slides do Microsoft PowerPoint. Comentrios As anotaes no aparecem no modo de Apresentao de Slides do Microsoft Powerpoint. Gabarito: item errado. 41- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) No modo de apresentao de slides do MSPowerPoint, que pode ser acionado por meio da tecla F5 ou do boto , possvel visualizar os slides de uma apresentao em conjuntos de quatro slides por tela. Comentrios Esse modo de visualizao exibe os slides de forma individual, em tela inteira. Gabarito: item errado. 42- (CESPE/Nvel Superior - PREVIC/2011) No programa PowerPoint do Microsoft Office, quando se grava um pacote de apresentaes em um CD, essas apresentaes so configuradas, por padro, para serem executadas automaticamente. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 23

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ao se gravar um pacote de apresentaes em um CD, as apresentaes so configuradas com a extenso .pps, para que possam ser automaticamente executadas, por padro. Gabarito: item correto. 43- (CESPE/Tcnico Bancrio Novo CAIXA NM2/2010) Uma das vantagens de se utilizar o MS Word a elaborao de apresentaes de slides que utilizem contedo e imagens de maneira estruturada e organizada. Comentrios Para elaborao de apresentao de slides utilizamos o MS Powerpoint. Gabarito: item errado. 44- (CESPE/Ministrio da Sade/Analista Tcnico Administrativo/2010) No aplicativo Microsoft PowerPoint 2003, uma das maneiras possveis de se iniciar a apresentao dos slides de um arquivo em edio clicar no menu Apresentaes e selecionar a opo Exibir Apresentao. Comentrios Ao selecionar Apresentaes -> Exibir apresentao ou teclar F5, a exibio da apresentao dos slides em tela ser exibida na tela. Gabarito: item correto.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Powerpoint 2007 contendo uma apresentao em elaborao, julgue o prximo item.
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

24

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

45- (CESPE/2008/Ministrio da Sade/AGENTE) A partir da figura mostrada, correto afirmar que a apresentao em elaborao contm quatro slides. Caso se deseje exibir a apresentao desses slides, possvel faz-lo por meio do boto . Comentrios A apresentao em questo possui seis slides, e no quatro conforme mencionado (Vide barra de status, que informa o texto...slide 3 de 6). O boto inicia a apresentao dos slides. O item est ERRADO em virtude do nmero de slides mencionado na questo. Gabarito: item errado. 46- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se, assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. Comentrios Segundo a banca, no h informao necessria para o julgamento do item, motivo pelo qual se opta por sua anulao. Quando quiser que a sua apresentao contenha dois ou mais estilos ou temas diferentes (como planos de fundo, cores, fontes e efeitos), pode-se inserir um slide mestre para cada tema diferente. Na imagem a seguir, existem dois slides mestres normalmente apresentados no modo de exibio de Slide Mestre. Cada slide mestre tem um tema diferente aplicado.

A questo a meu ver tornou-se inadequada ao afirmar que podem ser alternados os slides mestres durante a apresentao. O usurio, no momento de criao do slide ir escolher o eslaide mestre a ser utilizado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 25

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item anulado. 47(CESPE/2010/INCA - Assistente em Cincia e TecnologiaAdaptada) O PowerPoint 2010 um aplicativo utilizado para a criao de apresentaes de slides para palestras, cursos, organizao de contedos, entre outras finalidades. Uma vez aberto um arquivo, a insero de novos slides em uma apresentao pode ser feita a partir da opo Novo slide, encontrada no menu Inserir, ou acionando-se as teclas + . Comentrios A combinao de teclas CTRL + M pode ser utilizada no Powerpoint 2010, no entanto, o menu Inserir no existe nessa verso. Nesse caso, a opo para inserir novo slide pode ser obtida na Guia Pgina Inicial -> Opo Novo Slide. Gabarito: item errado. Consideraes Finais Por hoje s! Fiquem com Deus e at a nossa prxima aula. Abraos. Profa Patrcia Referncias Bibliogrficas Manuais do Office. Notas de aula. Profa Patrcia Lima Quinto, 2011. Quinto, P. L. (2011). Informtica FCC - Questes Comentadas e Organizadas por Assunto. 2. edio. So Paulo: Gen/Mtodo. Novo! Microsoft. http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/tarefas-basicas-noword-2010-HA101830016.aspx?CTT=5&origin=HA010370239. Disponvel em: jul. 2011. http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/word-2010-crie-seu-primeirodocumento-i-RZ101790574.aspx?section=8 http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/cartao-de-referencia-rapidaRZ101790574.aspx?section=12&mode=print

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista das Questes Apresentadas na Aula Geral 1. (Elaborao prpria) Julgue a seguinte afirmao: Os programas Word, Excel e PowerPoint, que fazem parte do Microsoft Office 2010, apesar de terem finalidades especficas, permitem a edio de textos e tabelas em diversos formatos. Microsoft Word 2- (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviar e-mails personalizados a uma lista de endereos de e-mail contida no Outlook ou em um banco de dados. 3- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O Layout de Impresso, um dos modos de exibio de arquivos no Microsoft Word, permite que se visualize o documento aberto para posterior impresso em papel, sem que seja possvel, no entanto, fazer qualquer alterao do processo de edio e impresso. 4- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No MS Word, os temas so recursos que auxiliam na definio de formatos de textos por meio de estilos criados com tamanhos de fontes variados, plano de fundo, marcadores de tpicos que podem ser utilizados para caracterizar um documento ou um conjunto deles. 5- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Microsoft Word, o recurso de verificao de ortografia e gramtica til para o usurio corrigir termos ou trechos que so marcados conforme determinada conveno. Por exemplo, quando a marcao aparece como uma linha vermelha ondulada abaixo do termo, significa que esse termo apresenta grafia incorreta; se a marcao aparece como uma linha verde ondulada abaixo do segmento marcado, h indcios de potenciais erros gramaticais nesse segmento. 6- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) O recurso do Microsoft Word denominado Dicionrio de Sinnimos, acessvel tanto no menu Ferramentas quanto por meio de um clique no boto do lado direito do mouse, pode ser utilizado adequadamente para a reviso de textos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

27

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

7- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: editar textos, criar tabelas, formatar etiquetas e envelopes, formatar pginas de documentos. 8- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Word 2007, quando uma palavra est selecionada no documento em edio, o dicionrio de sinnimos, que acionado ao se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F7, disponibiliza uma lista de palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada. 9- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) No Word 2007, possvel criar uma mala direta a partir de um modelo de carta. Nesse caso, o modelo conectado a uma fonte de dados, a qual um arquivo que contm as informaes a serem mescladas no documento principal. 10- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Word 2007, utilizando-se o recurso de forma apropriada, possvel compactar imagens que faam parte de um documento aberto nesse aplicativo, o que permite reduzir o tamanho final do arquivo associado ao documento. 11- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: imprimir etiquetas, criar pginas em formato HTML e enviar mensagem de correio eletrnico. 12- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: navegar na Internet, criar links em documentos, editar vdeos, filmes e sons. 13- (CESPE/Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade/Inmetro/2010) As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: salvar documento em diversos formatos como vdeos, imagens e animaes, copiar e colar textos ou tabelas, configurar pginas de arquivos em HTML, navegar na Internet. 14- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) O comando Frmula de uma tabela do Word permite acionar o Excel para que possa ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 28

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

includa, dentro do documento, uma tabela do Excel com campos pr-formatados para clculos numricos. 15- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) A extenso de arquivos .docx do Windows uma alternativa para que sejam salvos textos que possam ser abertos em outros ambientes operacionais, como o Linux, por exemplo. 16- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) No Word, pode-se inserir uma quebra de pgina aps a ltima linha digitada teclando-se simultaneamente CTRL e PageDown. 17- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) Ao se inserir em um documento do Word um ndice analtico, necessrio que todas as entradas do ndice estejam marcadas por meio de um estilo especfico. 18- (CESPE/Tcnico Cientfico/Servio Social - BASA/2010) No Word, o recurso de autocorreo do menu Ferramentas til para a correo grfica e sinttica de palavras e frases digitadas em um documento em edio.

(CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Com base na figura seguinte, que apresenta um texto em edio no Microsoft Word 2007 (MSWord 2007), julgue os prximos itens, relativos edio de textos e planilhas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

19-

(CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Ao se clicar o boto

, so apresentadas opes que permitem alterar o design geral do documento, incluindo-se cores, fontes, efeitos e o plano de fundo da pgina. 20- (CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) O texto em edio pode ser afastado para a direita usando-se a rgua ou a ferramenta . 21- (CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Considerando-se que os itens dos pargrafos foram autoformatados pelo MSWord 2007, possvel substituir as letras correspondentes ordenao por numerais . romanos com a utilizao da ferramenta 22- (CESPE/Analista-Administrativo - MPU/2010) Considere que o ltimo pargrafo do texto mostrado na figura seja copiado do MSWord 2007 para uma clula de uma planilha do Microsoft Excel 2007. Nesse caso, possvel tornar todo o contedo visvel nessa clula, com exibio em vrias linhas, formatando-a com a opo Quebrar Texto Automaticamente. 23- (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) No MS Word 2003, possvel inserir um texto no cabealho e no rodap de todas as pginas de um documento em edio por meio do seguinte procedimento: seleciona-se o contedo do texto a ser inserido e importa-se essa seleo para Cabealho e Rodap, na opo Importar para Todas as Pginas, o que faz que o texto selecionado se repita em todas as pginas do documento. 24- (CESPE/Tcnico-Administrativo - MPU/2010) Suponha que um usurio do MS Word 2003 e do MS Excel 2007 deseje inserir, em uma planilha do Excel, uma tabela numrica composta de 100 linhas e 20 colunas, criada em um documento de texto do Word. Nessa situao, o objetivo do usurio ser atingido por meio do seguinte procedimento: selecionar toda a tabela no documento Word; pressionar a tecla mantendo-a pressionada, pressionar mantendo-a pressionada, pressionar documento do Excel; clicar a clula A1; pressionar a tecla , liberando-as em seguida. e, e, , liberando-as em seguida; abrir o

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2007 contendo um documento em edio no qual o pargrafo A histria do controle no.... despesa pblica. est selecionado, julgue os itens seguintes: 25- (CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009) Para se imprimir apenas o texto selecionado, suficiente clicar o boto Office , e selecionar Imprimir no menu que ir aparecer. Na tela seguinte, selecionar a opo seleo e clicar ok. 26(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Ao se clicar a ferramenta , ser iniciado o upload do texto para a Internet, bastando que o usurio informe o endereo desejado para isso. 27(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009)

Ao se clicar a ferramenta , o corretor ortogrfico ser habilitado, e, clicando-se novamente no mesmo boto o corretor ortogrfico ser desabilitado. 28(CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009) , o pargrafo selecionado ser recortado para a

Ao se clicar a ferramenta rea de transferncia.

29- (CESPE/Analista de Controle Externo - TCE-AC- Adaptada/2009) A guia Exibio apresenta o recurso de compactao de arquivo, que permite reduzir em at 70% o tamanho do arquivo associado ao documento em edio.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

31

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word da sute Microsoft Office, com um documento em processo de edio, julgue os 5 itens seguintes. 30- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira NM1/2010) O conjunto de opes de administrativaCAIXAformatao disponveis em

permite definir, no formato padro para a Web, as configuraes de hipertexto e tambm de visualizao do documento em edio. 31- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) Na situao da janela mostrada, correto afirmar que a expresso NOES DE INFORMTICA est selecionada e tem a fonte em negrito. Para se eliminar o formato negrito dessa expresso, suficiente clicar o boto , na barra de ferramentas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

32- (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) A partir da figura mostrada, correto inferir que todo o texto digitado est com a fonte em negrito e que o documento em edio tem as duas margens, esquerda e direita, justificadas. 33(CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXA-

NM1/2010) O cone , que aparece logo abaixo do documento, indica que h correes de grafia a serem conferidas no texto digitado. 34(CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXA-

NM1/2010) Por meio de funcionalidades disponibilizadas no menu , possvel configurar o tamanho da fonte, a disposio dos pargrafos e margens, assim como inserir quebras de linha, nmero de pgina do documento ou outras formataes de estrutura. Microsoft Powerpoint 35- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010Adaptada) No PowerPoint 2007/2010, em uma apresentao definida como personalizada, apenas os slides que tenham sido selecionados sero exibidos. 36- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se, assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. 37- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No PowerPoint 2007, possvel associar a emisso de sons a um slide, devendo esse slide ser adequadamente configurado para indicar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som. 38- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No PowerPoint 2007, possvel definir a velocidade da transio entre slides de uma apresentao, utilizando-se a opo Animaes; nesse caso, o usurio precisa informar o tempo da transio, em segundos. 39- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Microsoft PowerPoint, as caixas de texto so elementos grficos que podem ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 33

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

dimensionados com a finalidade de incluso, no eslaide, de letras, palavras ou textos que se deseje digitar e inserir em qualquer espao do eslaide, dentro de uma apresentao. 40- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) No Modo de anotaes do Microsoft PowerPoint, h, na tela, um espao para anotaes que podero ser exibidas juntamente com cada eslaide da apresentao. Esse recurso fica acessvel caso, em qualquer eslaide da apresentao, seja ativado o modo de Apresentao de Slides do Microsoft PowerPoint. 41- (CESPE/Analista Tcnico Administrativo - DPU/2010) No modo de apresentao de slides do MSPowerPoint, que pode ser acionado por meio da tecla F5 ou do boto , possvel visualizar os slides de uma apresentao em conjuntos de quatro slides por tela. 42- (CESPE/Nvel Superior - PREVIC/2011) No programa PowerPoint do Microsoft Office, quando se grava um pacote de apresentaes em um CD, essas apresentaes so configuradas, por padro, para serem executadas automaticamente. 43- (CESPE/Tcnico Bancrio Novo CAIXA NM2/2010) Uma das vantagens de se utilizar o MS Word a elaborao de apresentaes de slides que utilizem contedo e imagens de maneira estruturada e organizada. 44- (CESPE/Ministrio da Sade/Analista Tcnico Administrativo/2010) No aplicativo Microsoft PowerPoint 2003, uma das maneiras possveis de se iniciar a apresentao dos slides de um arquivo em edio clicar no menu Apresentaes e selecionar a opo Exibir Apresentao.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

34

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Powerpoint 2007 contendo uma apresentao em elaborao, julgue o prximo item. 45- (CESPE/2008/Ministrio da Sade/AGENTE) A partir da figura mostrada, correto afirmar que a apresentao em elaborao contm quatro slides. Caso se deseje exibir a apresentao desses slides, possvel . faz-lo por meio do boto 46- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se, assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. 47(CESPE/2010/INCA - Assistente em Cincia e TecnologiaAdaptada) O PowerPoint 2010 um aplicativo utilizado para a criao de apresentaes de slides para palestras, cursos, organizao de contedos, entre outras finalidades. Uma vez aberto um arquivo, a insero de novos slides em uma apresentao pode ser feita a partir da opo Novo slide, encontrada no menu Inserir, ou acionando-se as teclas + .

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

35

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito 1- Item correto. 2- Item correto. 3- Item errado. 4- Item correto. 5- Item correto. 6- Item correto. 7- Item correto. 8- Item correto. 9- Item correto. 10111213141516171819202122232425262728293031Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto.
www.pontodosconcursos.com.br 36

32333435363738394041424344454647-

Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item anulado. Item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

You might also like