You are on page 1of 4

O Conceito de Anomia Prof. Ms.

Humberto Rodrigues Moreira Segundo a concepo de Durkheim, o conceito de anomia expressa a crise, a perda de efetividade ou o desmoronamento das normas e dos valores vigentes em uma sociedade, como conseqncia do seu rpido e acelerado desenvolvimento econmico e de suas profundas alteraes sociais que debilitam a conscincia coletiva, entendida como uma espcie de poder regulador necessrio que serve de moderador aos ilimitados apetites e expectativas individuais, viabilizando-as em um contexto que mantenha o equilbrio e a harmonia. De acordo com Garcia-Pablos (apud GOMES; GARCIA-PABLOS, 2000, p. 351), A sociedade tradicional conseguia este equilbrio mediante um sistema de poderes morais que disciplinavam todas as atividades humanas. Na sociedade industrial moderna, o conjunto de regulamentaes que d coerncia a elas sofre uma profunda crise em razo da exploso da apoteose do bem-estar. Apoiado nos trabalhos de Durkheim, o primeiro a formular um conceito de anomia, e de Parsons, e limitando-se questo sociolgica, Merton (apud HASSEMER, 2005) formulou sua teoria da anomia valendo-se da distino entre a estrutura cultural e social de toda sociedade. Finalidades e objetivos histricos constantes que determinam condutas individuais socializadas, como a busca de ascenso social e sucesso, fazem parte da estrutura cultural da sociedade. A estrutura social composta por meios legtimos, que, para Merton (apud HASSEMER, 2005), esto disposio dos indivduos socializados para a obteno de fins. Pertencem s normas sociais e jurdicas os meios legtimos, contrariamente aos meios nolegtimos. A questo apresentada por Merton que uma sociedade est em harmonia quando os meios legtimos forem disponveis e suficientes para a obteno dos fins culturais. A explicao abstrata do harmnico interessa menos que a compreenso concreta do anmico. Nas palavras de Merton (apudHASSEMER, 2005, p. 80, nota 73), a estrutura social situa-se portanto no centro dos valores culturais, na medida em que possibilita aos detentores de determinadas posturas na sociedade, sem mais nada, a conduta adequada s normas e aos valores, e em comparao a outros torna difcil ou completamente impossvel. A estrutura social age ou de modo obstrutivo ou reivindicativo em relao realizao das expectativas culturais. Quando a estrutura cultural e a social esto mal integradas, quando a primeira exige atitudes e opinies que segunda so evitadas, resulta uma tendncia ao fracasso pela falta de normas.

A teoria da anomia reflete o pensamento predominante nos EUA da dcada de 1930, ao mesmo tempo que refuta seus efeitos prticos como anmicos e crimingenos. De acordo com Hassemer (2005), Merton reelaborou o conceito de anomia de Durkheim e o converteu em teoria da criminalidade, para explicar o comportamento desviado. Para Merton, a anomia no somente o desmoronamento ou crise de alguns valores ou normas, em razo de determinadas circunstncias sociais, mas o sintoma ou expresso do vazio, quando os meios socioestruturais existentes no servem para satisfazer as expectativas culturais de uma sociedade. A anomia, para Merton, no uma crise em virtude de fatores conjunturais, mas uma disfuno estrutural, crnica, endmica e inerente a certo modelo de sociedade. Como afirma Shecaira e aplicando a teoria da anomia ao Brasil, no seria difcil entender como esta teoria se aplica. A crnica falta de oportunidades em um pas de tantos contrastes favorece no s o crescimento da mendicncia (retraimento), como o avano do trfico ilcito de entorpecentes (inovao). A convivncia entre a ostentao acintosa, a misria e a fome, cria uma sensao de perda de razes morais, com o nascimento de um estado de esprito de anomia. Inegavelmente, do ponto de vista epistemolgico e metodolgico, o funcionalismo representou um grande avano em relao ao positivismo. A teoria da anomia, em Merton, est vinculada ao sonho americano, o american way, uma sociedade do bem-estar fundada na real igualdade de oportunidades. Desse modo, aqueles aos quais a sociedade no oferece caminhos legais para ascender socialmente ao nvel de bem-estar desejado so mais pressionados que os demais para o desvio. H uma tenso entre a estrutura cultural e a estrutura social induzindo o indivduo a uma opo entre as vias existentes: a conformidade, a inovao, o ritualismo, a fuga do mundo ou o retraimento e a rebelio (MERTON apud BARATTA, 1982). A conformidade via mais comum em sociedades estveis. garantidora da estabilidade e da coeso social por meio de comportamentos orientados em direo aos valores bsicos da sociedade. No sistema jurdico-penal estatal, podem ser representados pela patologia que Zaffaroni e Pierangeli denomina de burocratizada. A inovao decorre da nfase cultural relativa ao xito, o que estimula a busca por meios proibidos. O delinqente, nesse caso, procura um atalho para alcanar a ascenso social mais rapidamente. O ritualismo a renncia dos objetivos valorados pela incapacidade de alcan-los. Trata-se de um abandono ou de uma reduo das metas e de elevados alvos culturais, de satisfao de aspiraes, de sucesso pecunirio ou de rpida mobilidade social. O ritualista aquele que se conforma com os costumes, abandonando o sonho de ascenso.

A fuga do mundo ou o retraimento so a via percorrida pelos prias, proscritos, mendigos, bbados crnicos e viciados. O ritualista renuncia aos objetivos e sonhos, mas adere norma ; o fugitivo, no entanto, renuncia a quaisquer objetivos e permanece margem, no se ajustando s normas institucionais. Ele encontra um meio de escapar totalmente dos requisitos da sociedade, normalmente por meio do derrotismo, da introspeco e resignao. A rebelio a via em que o inconformismo se manifesta pela revolta. Os padres sociais vigentes so refutados pelo estabelecimento de novas metas e da institucionalizao de novos meios para atingi-los. Coletivamente, perceptvel nos movimentos de revoluo social e, s vezes, poltica. Com exceo da via conformista, as demais constituem comportamentos desviantes ou irregulares. Com base nessas vias, Merton ( apud SHECAIRA, 2004) prope seu conceito de sociedade anmica, que, segundo Shecaira (2004, p. 228), invoca as lies de MacIver, para quem a anomia est associada ao estado de esprito de algum que foi arrancado de suas razes morais, que j no segue quaisquer padres, mas somente necessidades avulsas, e que j no tem senso de continuidade, de grupo e de obrigao [...]. Sua nica f a filosofia da negao. Em face do delicado equilbrio entre estrutura e cultura social, particularmente nos casos de disjuno aguda entre normas e metas culturais e as capacidades socialmente estruturadas dos membros de um dado grupo agirem em acordo com essas normas e metas, para Merton (apud SHECAIRA, 2004, p. 229), os valores culturais podem produzir comportamentos opostos s normas do prprio grupo. Sempre que a sociedade implementa a importncia de certas metas, sem oferecer meios maioria do grupo para alcan-las de modo legtimo, Sabadeli considera que surge uma situao de anomia. (apud SHECAIRA, 2004, p. 229), partir de uma discrepncia que favorece particularmente o comportamento inovador (anmico) e leva ao crescimento dos casos de desvio: os membros da sociedade so pressionados a atingir determinadas metas (por exemplo, enriquecer e ostentar a riqueza atravs do consumo de luxo), sem que seja possvel, para a maioria deles, atingir este objetivo de uma forma que seja aceita pela opinio pblica dominante. A teoria da anomia tem o mrito de desmistificar o delito como uma anormalidade social, superando a posio lombrosiana e positivista em relao ao desvio. Os funcionalistas acolhem o delito como fenmeno social normal presente no convvio social humano desde sempre. A conduta desviante tem o condo de permitir que a sociedade defina com maior clareza seus padres de ordem moral, ou seja, sua conscincia coletiva, sedimentando os valores do povo. O sistema, por sua vez, torna-se funcional, j que a criminalidade cria e alimenta uma lucrativa indstria do crime que se estende desde as empresas de segurana privada at as de seguros, da venda de armas, s estruturas

policiais estatais e s carreiras jurdicas ligadas ao sistema de represso criminal. Pode-se dizer que o funcionalismo uma teoria intrinsecamente conservadora ao estreitar a soluo da questo criminal aos limites da funcionalidade social. tanto Durkheim quanto Merton partem do indemonstrvel e falso paradigma do consenso coletivo original, oriundo do contrato social de Rousseau, inaplicvel sociedade ps-tradicional ou ps-metafsica (HABERMAS, 1987a). A teoria da anomia de Merton ultrapassa os limites explicativos da teoria da socializao e da teoria biolgica do comportamento desviante. O comportamento delitivo, portanto, no est ligado ao prprio indivduo nem s pessoas do seu meio social, mas s circunstncias e prpria estrutura social. A diferena social fundamenta o desvio, e a delinqncia no decorre da participao ativa em processos de interao social.

You might also like