You are on page 1of 10

SUJEIO PASSIVA: O CONTRIBUINTE E O RESPONSVEL TRIBUTRIO

Renato Vilela Faria


Formao Acadmica:
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Julho/2002. Especialista em Direito Tributrio pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributrio IBET 2006. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributrio IBDT. Mestre em Direito Econmico, Financeiro e Tributrio pela USP 2012.

Experincia Profissional:
Advogado em Navarro Advogados, com experincia na rea de Consultoria Tributria, com nfase para Impostos Diretos, contabilidade fiscal, planejamentos e reestruturaes societrias e elaborao de consultas e pareceres tcnicos, com foco em empresas do setor imobilirio.

renato.faria@navarro.adv.br
http://www.linkedin.com/profile/edit?trk=hb_tab_pro_top

Contedo e Cronograma
1.1 O Aspecto Subjetivo do Fato Gerador da Obrigao Tributria 1.1.1 Teoria Dualista da Obrigao Tributria 1.1.2 Antecedente x Consequente 1.2 Aspectos Constitucionais 1.2.1 Posicionamento Doutrinrio 1.2.2 Limitaes Constitucionais Princpios Informadores 1.3 Sujeio Passiva 1.3.1 Sujeio Passiva Direta O Contribuinte 1.3.2 Sujeio Passiva Indireta a1.3.2.1 Responsvel Tributrio 1.3.2.1 Substituto Tributrio 1.3.3 Quadro Comparativo 1.4 A Figura do Agente de Reteno e o Sujeito Ativo

1.1 O Aspecto Subjetivo do FG da OT


O que SUJEIO PASSIVA? Teoria Monista VERSUS Teoria Dualista da Obrigao Tributria - Vnculo jurdico que sujeita o devedor realizao de um ato positivo ou negativo no interesse do credor (no mbito de uma relao jurdica obrigacional); MONISTA: uma s relao jurdica entre credor e devedor; no segregao entre debitum (Shuld) e obligatio (Haftung) (PBC => distino de natureza econmica; inexiste diviso entre SP direto e SP indireto; nos casos de ST o responsvel o nico SP). - DUALISTA: corrente adotada pelo CTN, quebrando a sujeio passiva em 2 momentos distintos, separando as noes de dbito e de responsabilidade; art. 121, CTN => situaes em que o tributo deve ser arcado/pago por um terceiro que no tenha vnculo direto com o FG; a relao de obrigao (debitum/Shuld) reporta-se exclusivamente ao contribuinte + capacidade contributiva; a relao de responsabilidade (obligatio/Haftung) a definio, em lei, de um terceiro para pagar o tributo por conta e ordem do contribuinte. Antecedente e Consequente - Antecedente = Fato Gerador?; nascimento da OT; Aspecto Subjetivo X Contribuinte; - Consequente = determinao do dever de pagar tributo (sujeito passivo + BC + alquota).

1.2 Aspectos Constitucionais


Posicionamento Doutrinrio - Alfredo Augusto BECKER: (i) total liberdade do legislador infraconstitucional para escolha do SP, independentemente se guarda alguma relao com o FG; (ii) pregava que deveria obrigatoriamente respeitar ao princpio da capacidade contributiva. - Geraldo ATALIBA e Roque Antonio CARRAZZA: o conceito de tributo constitucionalmente pressuposto e o SP aquele j definido na CF, reservando, assim pouca ou nenhuma margem ao legislador infraconstitucional. - Renato Lopes BECHO: viso constitucionalista e traz diviso entre SP constitucionais exclusivamente o contribuinte (contato direto com a norma constitucional) e SP legais responsveis e substitutos (casos de omisso pelo legislador constituinte). - Paulo de Barros Carvalho: liberdade mitigada cabe ao legislador infraconstitucional definir o SP, observados os limites e pressupostos constitucionais. Limitaes Constitucionais Princpios Informadores - Legalidade e Competncia Tributria - Capacidade Contributiva e Vedao ao Confisco - Segurana Jurdica - O Papel da Lei Complementar

1.3 Sujeio Passiva

Sujeio Passiva Direta O Contribuinte

- Relao pessoal com o FG capacidade contributiva. - Relao direta com o FG realizao do verbo. - Contribuinte = hiptese tributria; Sujeito Passivo = relao jurdica tributria. - correto falar sujeio passiva direta?

1.3 Sujeio Passiva (cont.)


Sujeio Passiva Indireta - Comentrios Iniciais Art. 121 e 128, do CTN. - Praticidade e Eficincia. Responsabilidade Tributria latu sensu - Posicionamento Doutrinrio - O Responsvel Tributrio - O Substituto Tributrio

1.3 Sujeio Passiva Quadro Comparativo


CRITRIOS Previso Legal CTN Vinculao com o Fato Gerador RESPONSABILIDADE Artigos 121, II, e 129 a 135, todos do CTN. Em princpio NO. O responsvel tributrio no guarda qualquer contato com a materialidade do tributo. Caso se verifique algum contato, indireto, com o fato gerador, dever ser avaliado at que ponto essa situao influencia na caracterizao desse terceiro como responsvel tributrio stricto sensu. H um vnculo direto (por exemplo, pai paga o imposto devido pelo filho) ou indireto (por exemplo, os administradores de uma sociedade respondem pelos dbitos tributrios da pessoa jurdica). APS a ocorrncia do fato gerador (a posteriori) e, em alguns casos, aps a constituio do crdito tributrio. A legislao no veda que o responsvel tributrio recomponha seu patrimnio junto ao contribuinte. Contudo, em alguns casos isso no possvel, como por exemplo, no caso dos dbitos tributrios em nome de uma sociedade incorporada. As formas para que o responsvel tributrio possa recuperar o tributo pago em nome do contribuinte esto igualmente previstas em lei, contudo fora do mbito do Direito Tributrio propriamente dito. Regra geral, atravs do exerccio do direito de regresso, essas formas de recuperao do nus fiscal incorrido estaro previstas no direito privado. SUBSTITUIO Artigos 45 e 128, ambos do CTN. SIM. O substituto tributrio participa do aperfeioamento do fato gerador, sem assumir, contudo, a posio do contribuinte que quem tem contato direto e pessoal com o fato gerador. Neste caso, o contato com o fato gerador fundamental para classificar o terceiro como substituto tributrio, considerando a relevncia em ajustar o equilbrio econmico entre as partes. Indiferente.

Vinculao com contribuinte

Identificao Sujeito Indireto

do Passivo

No EXATO INSTANTE da ocorrncia do fato gerador. Quando da ocorrncia do fato gerador a obrigao tributria j nasce com o substituto tributrio definido (por exemplo, a fonte pagadora). O legislador prev expressamente que o substituto tributrio seja reembolsado pelo contribuinte, como, por exemplo, via reteno na fonte do valor do imposto devido. As ferramentas para que o substituto tributrio recomponha a diminuio de seu patrimnio esto disciplinadas na prpria regra jurdica tributria. Assim que, a exemplo da reteno do tributo, ainda que se assuma que o instituto da reteno no tenha natureza tributria propriamente dita, o que discutvel, referida tcnica exerce funo essencial no aperfeioamento da relao jurdica tributria.

Repercusso econmica do tributo 1

Repercusso econmica do tributo 2

1.3 Sujeio Passiva Quadro Comparativo


CRITRIOS Condicionantes RESPONSABILIDADE Excetuadas algumas excees, a responsabilidade tributria depende, necessariamente, da comunho de dois fatores: (i) mandamento legal e (i) ocorrncia de um evento posterior (ao fato gerador). A responsabilidade do contribuinte remanesce, sempre. Em alguns casos ser de forma solidria, em outros, subsidiria. SUBSTITUIO Para que se esteja diante de uma situao de substituio tributria basta que exista um mandamento legal nesse sentido. Este tpico dever ser melhor explorado. Em princpio, com o advento da reteno do tributo, a responsabilidade do contribuinte fica excluda. A responsabilidade subsidiria ou supletiva do contribuinte ter lugar to-somente nas situaes em que o substituto tributrio no cumpriu o dever legal da prestao, com a reteno e o posterior recolhimento do tributo.

Efeitos com relao ao contribuinte

Titularidade do direito restituio do indbito Causas existncia de sua

Nas hipteses de sucesso, regra geral, ser do responsvel tributrio.

Sempre do contribuinte, aqui chamado de substitudo. Exceo deve ser feita para os casos de recolhimento a maior feito pelo substituto tributrio (recolhimento a maior do que o valor retido). Eficincia da Administrao e praticabilidade.

Necessidade: hipteses de responsabilidade por sucesso, tendo em vista a impossibilidade de exigncia de cumprimento da obrigao tributria (artigos 129 a 133); Sancionatria: para os casos de responsabilizao em casos de infrao legislao tributria, por ato ou omisso do terceiro.

1.4 A Figura do Agente de Reteno


Agente de Reteno 1 - Hiptese da instituio financeira privada que procede aos pagamentos de servidores pblicos. - No participa, nem indiretamente, do nascimento da OT. - Mero intermedirio administrativa. relao mecnico-obrigacional, de natureza estritamente

Agente de Reteno 2 - Expresso criada no Brasil por BRANDO MACHADO, com foco na figura da fonte pagadora. - H contato com o FG, porm o agente de reteno, nesse caso, no substitui o contribuinte. - Relao jurdica tributria ainda no se aperfeioou. - longa manus do Estado funo jurdico-administrativa, i.e., a responsabilidade no de natureza tributria.

You might also like