You are on page 1of 5

IV Encontro de Pesquisa em Msica da Universidade Estadual de Maring (EPEM) Maring - 2009

PRODUO E CONSUMO DE MSICA NA PS-MODERNIDADE E OS REFLEXOS DAS DIRETRIZES DE MERCADO


Flvio Apro UEM
flavioapro@hotmail.com

Resumo As diretrizes de mercado afetaram o modo de se produzir e consumir msica. Perdemos a fruio. Ouvimos sem refletir. E o que hoje se produz em msica est subjugado lgica da instantaneidade. Por isso, a msica de consumo no sobrevive mais que algumas semanas na mdia. O presente ensaio discute os paradoxos da produo e recepo da msica na indstria cultural contempornea, sem adotar estritamente os conceitos da escola de Frankfurt, mas propondo novas respostas que ampliam e transcendem essas questes.

1 O CENRIO CONTEMPORNEO
A msica faz parte de nossa vida. uma das artes mais nobres. Consumimos msica todos os dias, mesmo que no estejamos atentos a ela. Porm nem sempre percebemos o que est por trs de uma simples e inocente escuta. Para entender esse processo necessrio definir a msica dentro da sociedade de consumo capitalista. Tanto a arte quanto a msica possuem uma historicidade e transitaram por diversos caminhos. No podemos falar em uma esttica nica, mas de estticas plurais, especialmente desde a segunda metade do sculo XX, perodo conhecido como ps-modernidade. A esttica contempornea um enorme painel em que as linguagens se relacionam temporalmente, e na qual os elementos da produo atual e passada se entrecruzam. Vivemos uma poca muito especial em que temos a possibilidade de conhecer msicas produzidas em pocas e culturas muito distantes, alm do acesso facilitado produo tnica proveniente de pases que nunca ouvimos falar antes. Hoje, alm da pluralidade na produo musical, existe tambm uma histria que est sendo revisitada e disponibilizada ao pblico atravs das novas tecnologias e do crescimento dos meios de comunicao. Qualquer indivduo do sculo XXI tem sua disposio a possibilidade de navegar por estilos e tendncias que antes no eram possveis ao pblico comum. Entretanto, poucos fazem uso pleno desse privilgio histrico e social. O prazer de desfrutar um repertrio to rico exige uma atitude muito mais ativa do que passiva por parte do ouvinte. Em termos de comportamento, difcil adotar atitudes ativas nos dias atuais devido grande quantidade de informaes que chegam de forma facilitada e mastigada ao pblico. Parece sempre mais confortvel aceitar padres.

2 CATEGORIAS DE PRODUO MUSICAL NA PS-MODERNIDADE


Algumas vezes essa questo recai sobre a linha imaginria que divide a msica clssica e popular. Poucos sabem que se trata apenas de um rtulo para vender msica de consumo. Muitos querem saber o que msica boa: parece consenso que a clssica superior popular. At que ponto isso verdade? No existe resposta satisfatria pois a premissa falsa. Faz-se necessrio, portanto, partir de um raciocnio mais complexo para entender o fenmeno da produo de msica na ps-modernidade. Propomos uma classificao (provisria, pois nada em arte to estanque) em trs categorias: ) msica clssica (tambm chamada erudita ou de concerto), ) msica de consumo, ) msica popular.
-1-

IV Encontro de Pesquisa em Msica da Universidade Estadual de Maring (EPEM) Maring - 2009

A msica erudita est associada a uma faco especfica da sociedade, dentro de uma amplitude histrica maior. Trata-se de um setor especializado, formado por msicos profissionais, compositores ou acadmicos. A msica de consumo mais recente historicamente, e est delimitada produo musical associada s diretrizes do mercado. Esse gnero abrange aquilo que as pessoas esto acostumadas a ouvir quando ligam o rdio: msica sertaneja, techno. mais recente porque ganhou fora a partir do momento em que a indstria fonogrfica comeou a se afirmar no mercado, a partir da segunda metade do sculo XX. Normalmente se atribui esta msica o nome de msica popular, o que completamente errado. A msica popular deve ser identificada como a produo autctone das sociedades: canes que brotam espontaneamente e quase sempre de forma annima entre povoados. Trata-se da expresso autntica e original de uma determinada comunidade. difcil dissociar as trs categorias de produo de msica, pois existem muitos pontos de contato entre elas. A msica de consumo viabiliza a atividade profissional de msicos com grande experincia que trabalham nos arranjos, ou instrumentistas de primeira linha que so atrados por salrios mais generosos. Quase todos os profissionais envolvidos nessas produes tiveram uma formao erudita. Os pontos de contato com a msica popular autntica so feitos atravs das pesquisas de mercado realizadas pelas equipes de produo da msica de consumo. Para que haja recepo necessrio que haja ressonncia e empatia com o pblico. Assim, essas equipes identificam determinados gneros musicais especficos de determinadas comunidades, que so ampliados para um suposto gosto geral que passam a representar toda a sociedade. O pblico fica merc de uma ditadura do gosto. Apenas aquilo que toca na rdio ou comentado na mdia vale a pena ser apreciado e consumido. Uma parcela mais esclarecida da populao recorre s opinies de especialistas: o crtico possui a funo de decifrar os enigmas de uma obra para seu pblico. Sua misso transmitir aquilo que a arte deixou de comunicar, mas nem sempre ele capaz de separar seu gosto pessoal. Muitos crticos adotam a estratgia de avaliar uma obra (um cd, por exemplo, que vale 5 estrelas) atribuindo um valor de mercado.

3 INVERSO DE VALORES
Para que seja possvel a existncia de qualquer produto dentro da economia de mercado, este deve atingir o maior nmero possvel de clientes, ou seja, ser vendvel. E isso est atrelado questo de divulgao e propaganda desse produto. Se essa produo no for retroalimentada constantemente, o produto perde demanda e desaparece. Trata-se da implacvel lgica do mercado, baseada na lei de oferta e procura. Qualquer artista ou celebridade que est na mdia possui uma empresa com profissionais que cuidam no apenas dos assuntos artsticos, mas tambm de aspectos mercadolgicos essenciais, como a j mencionada pesquisa de mercado, a logstica de distribuio, a captao de crdito e de recursos em editais pblicos, etc. Qualquer dupla sertaneja em evidncia possui uma equipe de assessores a fim de gerar um produto vendvel. Poucos sabem que por trs de uma simples escuta existe um complexo processo empresarial que prev minuciosamente todos os aspectos mercadolgicos, para que seus produtos (cds, shows e artigos correlatos) possam ter um mercado lucrativo.

Hoje existem verdadeiras holdings1do entretenimento musical. Exemplificaremos com a Chitozinho e Xoror, empresa que possui, alm daquilo que conhecemos na mdia, a produtora Chitozinho e Xoror Gravaes e Produes Artsticas, a cadeia de restaurantes Montana Grill, dentre outras. Essa cadeia de empresas recebeu, em 2007, a aprovao do projeto Saudade de Minha Terra do Ministrio da Cultura atravs da Lei Rouanet, permitindo que a dupla captasse recursos junto s empresas, inclusive as suas prprias, para o financiamento do projeto. O dinheiro do MinC, que deveria ser destinado cultura, foi revertido para o negcio e o marketing. Dinheiro pblico administrado de forma privada.
Disponibilizar leis de incentivo cultura ao setor pblico criar um sistema hipcrita de reinvestimento do prprio sistema pblico, terceirizado, com distores dos usos dos recursos e dos bens pblicos. Isso empobrece as perspectivas de desenvolvimento do setor da cultura e canibaliza a
Oligoplio no qual criada uma empresa para administrar um conglomerado que se une com o objetivo de promover o domnio de determinada oferta de produtos ou servios. Em outras palavras, trata-se de um monoplio blindado. -21

IV Encontro de Pesquisa em Msica da Universidade Estadual de Maring (EPEM) Maring - 2009

potencialidade do setor provado. No so poucas as empresas que se aproveitam dessa distoro. Essa a estrutura que sustenta a msica de consumo.

4 OS TEMPOS DA OBRA E DO MERCADO


A arte um reflexo da sociedade, e a msica de consumo reflete a preocupao da sociedade com os negcios. A ps-modernidade um ambiente extremamente permissivo, no sentido de que um artista no tem nenhum compromisso esttico, ou tampouco tico. Ele tem liberdade para fazer qualquer coisa que lhe vem cabea. Dentro da economia de mercado atual, existe o imediatismo de consumo em grande velocidade para que o mercado se sustente (turn-over), o que gera outros problemas, como o olhar apressado ou a ausncia de referncias. Se, por um lado, o artista possui total liberdade de expressar seu pensamento artstico-musical, por outro, ele precisa se adaptar velocidade do mercado. E isso afeta drasticamente sua produo, pois interfere na sua capacidade de trabalho, inspirao e criatividade. Trata-se de uma inverso de valores, como veremos adiante. Uma obra-prima um receptculo do mximo de informaes ou cdigos possveis que uma sociedade est articulando em um dado momento e que sintetiza o seu tempo no maior nmero possvel de variveis. O que permite que a anlise de uma grande obra de arte nunca seja completa: ela sempre prope enigmas que muitas vezes apenas as geraes seguintes conseguem decifrar. Portanto, o tempo de produo de uma grande obra est dissociado da velocidade de mercado. Se for possvel determinar um parmetro de profundidade, este determinado pelo tempo que ela levou para ser produzida, ou pelo tempo de experincia do artista: os mais velhos costumam produzir obras mais depuradas. Em se tratando de msica, no pode ser no tempo da gravadora, mas no do artista. Existe um tempo artesanal mais longo que as grandes inspiraes exigem. Um tempo de reflexo e de amadurecimento do artista, sendo que, do ponto de vista do mercado, uma hora num estdio faz uma diferena significativa no oramento final da produo de um cd comercial. So aspectos excludentes entre si. A arte at o final do sculo XIX conseguiu preservar sua caracterstica artesanal. Hoje, a msica est merc da velocidade do tempo do mercado, ditado pelo padro de consumismo da sociedade. Ela est sob as garras do time is money. Isso acontece tambm com o pblico, pois o tempo de fruio de uma obra sempre muito particular. Existem canes de dois minutos, especialmente aquelas que tocam nas rdios, as quais qualquer pessoa consegue mapear na mente numa simples audio, e assim que termina ela capaz de cantar ou assoviar seu tema com facilidade. Mas para apreciar as sinfonias de Mahler, por exemplo, que so obras de grande amadurecimento humano, espiritual e filosfico, o ouvinte ter de dispender, no mnimo, de uma hora ou duas (dependendo da obra) para o primeiro contato de escuta. O tempo de fruio muito grande, e o tempo de reflexo sobre essa obra exponencialmente muito maior. Um pesquisador, estudioso ou especialista, para ter uma viso geral minimamente suficiente de qualquer uma dessas sinfonias, dever dedicar uma vida inteira estudando e buscando novas relaes. Trata-se de um tipo de produo musical que exige um tempo de fruio maior, uma atitude mais profunda de contemplao e imerso. A pessoa precisa estar em silncio para receber as informaes musicais de maneira completa. E o silncio uma atitude rara hoje: estamos ignorando sua importncia em nossas vidas. As pessoas no conseguem mais ter uma relao saudvel com o silncio. A fruio de uma grande obra musical demanda um tempo de reflexo que nossa vida contempornea, em nossos afazeres do dia-a-dia, na correria dos nossos trabalhos e das nossas atividades, no permite. Numa viso menos otimista, constatamos que a arte est perdendo seu espao, pois esta exige uma apreciao sem tempo delimitado (que algo intrnseco a sua natureza), na medida em que as diretrizes do mercado afetam a nossa vida e determinam nosso comportamento. O argumento mais comum, especialmente entre os jovens, que chato ficar uma hora ouvindo msica e depois refletir sobre aquilo. Por outro lado, ningum acha chato dispender o mesmo tempo assistindo uma partida de futebol e discutindo durante a semana inteira. A sociedade perde muito ao deixar de ter esse tipo de relao com a arte e a msica. Examinemos o outro lado desse bumerangue cultural. De um lado existe um mercado que dita as regras e que modela toda a produo artstica de uma determinada gerao e comunidade, e a partir desse corpusde produo, isso retorna sociedade com um nus, na medida em que o olhar apressado e o consumismo rpido fazem com que as pessoas precisem de informaes pontuais, mastigadas, perdendo o hbito da reflexo e da busca pela profundidade nas questes. O reflexo dessa atitude evidente na educao: como professor universitrio, testemunho o fato de que os alunos entram sedentos de respostas rpidas para suas questes, alm de outras conseqncias mais complexas do ponto de vista do comportamento contemporneo. O reflexo na qualidade de vida tambm observvel: as
-3-

IV Encontro de Pesquisa em Msica da Universidade Estadual de Maring (EPEM) Maring - 2009

pessoas esto desenvolvendo patologias em virtude da ansiedade. Elas ficam deprimidas quando no conseguem adquirir um determinado produto, ou se no possuem um padro de vida compatvel com aquilo que projetam a partir dos modelos e referncias que extraem da prpria mdia. Por isso, os consultrios psicanalticos representam o setor profissional que mais cresce. A educao encontra-se hoje num estado preocupante, pois os professores tm de conviver com imposies vindas de cima, as famosas Diretrizes Pedaggicas do ministrio da educao, que so na verdade tentativas de acomodar o conhecimento lgica do mercado, o que acarreta em perdas do ponto de vista qualitativo. Os efeitos dessa velocidade que o mercado atribui, no apenas fruio esttica ou a apreciao musical, mas vida como um todo, est trazendo prejuzos possivelmente irreversveis. O que talvez compense essa situao apocalptica o acesso facilitado que temos, especialmente com a internet e a tecnologia, a uma grande quantidade de informaes. para isso no haveria tambm a necessidade de que as polticas pblicas em educao estimulassem o pblico a buscar e consumir esse tipo de informao, que hoje podemos considerar como alternativas.Porm no existem ainda filtros que permitam que essa informao seja aplicada e bem aproveitada. Hoje as estatsticas confirmam essa afirmao: na internet, exemplo, as homepagesmais populares, alm dos erticos, so as de cultura intil que esto atreladas ao besteirol. O grande prejuzo dessa necessidade de se fazer tudo em tempo acelerado est recaindo justamente sobre o comportamento humano. Esse o efeito mais direto da velocidade vertiginosa que o mercado impe a seus consumidores. A realidade da internet possui dois aspectos contraditrios. Ela pode, por um lado, democratizar a exposio e apresentao de novos talentos que o prprio mercado no abre as portas, e representar um veculo de informaes que antes eram restritas a um setor elitizado da sociedade. Hoje, qualquer pessoa pode ter um acesso direto a qualquer informao, contedo ou produo artstica. Mas, por outro lado, isso tambm exige uma atitude ativa por parte do usurio, que tem de garimpar esse material. Para fazer uma pesquisa sobre msica tnica na qual se busque algum exemplo de msica das Filipinas, por exemplo, esse material no encontrado com tanta facilidade. necessria uma pesquisa demorada para chegar na localizao desse material. Ento, voltamos mesma questo que estvamos tratando antes: isso leva tempo, fazendo com que uma pessoa que queira ter acesso a algum material mais interessante na internet de gastar muitas vezes mais de uma hora em sua busca.

5 ALTERNATIVAS PARA OS IMPASSES


O que o certo e o errado na arte? Esse um dos mitos mais fortes construdos historicamente, desde que a crtica de arte perdeu seu prestgio entre os sculos XIX e XX. Especificamente quando os crticos dos pintores impressionistas bombardearam, da dcada de 1860 a 1890, a produo que se consolidaria como um dos mais permanentes paradigmas da histria da arte. Desde ento a crtica de arte sofreu uma perda de prestgio irreversvel. Os princpios da arte antiga passaram ento a ser invocados como os grandes pilares de uma esttica do belo. Quando so promulgadas determinaes daquilo que vlido ou no em msica, ocorre um empobrecimento e um direcionamento do espectador, uma vez que o ouvinte representa o produto final da cadeia produtiva da msica. Isso gerou uma nova distoro social, pois direcionar o pblico tambm significa escraviz-lo. Seria oportuno, diante disso, que o indivduo buscasse seu prazer naquilo que realmente tenha ressonncia com a sua cultura, sua vida, seus princpios e seus valores. raro, porm, encontrar algum que aprecie arte de uma maneira diversificada. O pblico consumidor de arte e msica est se distanciando cada vez mais da essncia da arte, que se desdobra em possibilidades infinitas, para se fechar em alternativas reduzidas e quase sempre inautnticas. A partir do momento em que um indivduo comece a buscar suas alternativas pessoais e direcione seus gostos usando seu livre arbtrio, ele ter maiores condies de exigir novos direcionamentos polticos atravs de seu voto, de melhorar a vida em comunidade por meio de aes efetivas, e de transformar a sociedade escolhendo mais conscientemente seus itens de sobrevivncia e consumo, o que efetivamente forar o mercado a adequar-se a ele, a respeitar o seu tempo de fruio e o seu gosto pessoal. Talvez esta seja a nica sada para derrubar a imposio da uma poltica mercadolgica prdeterminada da qual todos somos vtimas. O aumento de qualidade da massa crtica funcionar como ferramenta de presso aos poderes pblicos no sentido de que os desejos individuais sejam respeitados. Mas essa condio s poder ser
-4-

IV Encontro de Pesquisa em Msica da Universidade Estadual de Maring (EPEM) Maring - 2009

alcanada a partir de pequenas e constantes transformaes resultantes de atitudes ativas. E isso comea de atitudes pequenas, como a diversificao do gosto e a escolha daquilo que realmente faz parte da realidade de cada indivduo, e no daquilo que ele sugestionado a consumir ou a apreciar, seja por parte da mdia ou do mercado. No haveria problema algum em consumir a msica que toca nas rdios, na televiso ou na mdia de um modo geral, se todos entendessem que existem outros tipos de msica e que preciso conhecer mais para depurar a recepo esttica. Infelizmente, isso est se perdendo hoje, mesmo com acesso irrestrito praticamente toda a produo cultural das civilizaes ocidental e oriental. No obstante, referimos ficar sempre na superfcie, ou seja, presos msica de consumo de fcil acesso. A reflexo faz parte da natureza do ser humano. Enquanto no utilizarmos essa ferramenta de libertao e continuarmos a ouvir msica sem sequer pensarmos sobre o que estamos ouvindo ou sobre o contedo da letra da cano, estaremos seguindo as diretrizes do mercado. A atitude passiva de privilegiar apenas a visibilidade de uma nica prtica musical pr-determinada nos escraviza. A diversificao ser a tbua da salvao para a falta de espao que a arte ocupa na sociedade. Apesar da crise da arte e da inverso de valores na ps-modernidade, o quadro no irreversvel, afinal temos opes ilimitadas ao nosso favor e possumos livre arbtrio: s preciso ativ-lo. Existem caminhos possveis para transformar o mercado usando as suas prprias regras para forar a correo da direo. O que est faltando que o pblico consumidor de msica reflita sobre seu comportamento, sobre sua vida em sociedade, permitindo sair daquele estado de letargia passiva que o leva a ficar horas navegando em sites pouco produtivos, ou assistindo uma televiso, sendo um receptculo fcil de manipulao consumista. Teramos de mudar nossa atitude frente ao que nos bombardeado de forma muito acelerada por todos os lados, no apenas pela mdia, mas tambm pela escolas e instituies de modo geral. Basear nossas escolhas em decises prprias significa uma maior qualidade de vida. As solues para os impasses da indstria cultural esto nas nossas mos (ou cartes de dbito): consumir arte, divulgar artistas que esto fora da mdia, incentivar cada vez mais pessoas a conhecer novos gneros para gerar demandas de mercado mais diversificadas de setores que esto adormecidos e pode ser reaquecidos. Que todos possam reencontrar o paraso perdido de uma vida mais rica, variada e autntica. Use o livre arbtrio. Apoie apenas os bons artistas. Compre suas msicas!

Referncias Bibliogrficas
ADORNO, T. W 1999.. O fetichismo na msica e a regresso da audio. In: Adorno. So Paulo: Nova cultural. p.65-108. CHAU, Marilena 1980. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense. CONTIER, Arnaldo Dayara 1978. Msica e ideologia no Brasil. So Paulo: Novas Metas. EAGLETON, T 1998. As iluses do ps-modernismo. Traduo: Elizabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. FUBINI, Enrico 1971. La estetica musical del siglo XVIII a nuestros dias. Barcelona: Barral. GOMBRICH, E. H 2002. Histria da Arte. So Paulo: LTC Editora. MANNHEIM, K 1950. Ideologia e utopia: introduo sociologia do conhecimento. Porto Alegre: Globo. MARX, K; ENGELS, F 2002. A Ideologia Alem (Feuerbach). So Paulo: Hucitec.

-5-

You might also like