You are on page 1of 1

POR

QUE IMPORTANTE AMAMENTAR?

Preveno:
Iniciar a amamentao o mais cedo possvel;

Preveno:

Ao amamentar, a me alimenta o beb e transmite amor e carinho. O leite materno um alimento completo. Ele o nico capaz de oferecer tudo que o beb necessita nos primeiros seis meses de vida. E continua sendo um excelente alimento at os dois anos ou mais. O beb fica protegido contra diarria, infeces respiratrias, asma, obesidade, diabetes e alergias. E o colostro, que o leite dos primeiros dias, rico em fatores de proteo para o beb. Faz o beb crescer e se desenvolver bem. A amamentao o perodo que deve representar para a me e o beb momento de felicidade e prazer. Qualquer ocorrncia de situaes que levem dor materna deve ser prevenida e orientada por profissional de sade, pois, podem proporcionar o desmame precoce.

Amamentar em livre demanda: prprio beb deve interromper mamada quando se sentir saciado. o a

Amamentar com tcnica correta e em livre demanda; A pega inadequada pelo beb a causa mais comum de dor para amamentar. Manter os mamilos secos, expondo-os ao ar livre ou luz solar (antes das 10h ou aps as 16h por aproximadamente 20 minutos) e trocar com frequncia os forros utilizados quando houver vazamento de leite; No usar produtos que retiram a proteo natural do mamilo, como sabes, lcool ou qualquer produto secante; Se for preciso interromper a mamada, introduzir o dedo indicador ou o dedo mnimo pela abertura labial (cantinho da boca) do beb, de maneira que a suco seja interrompida antes de a criana ser retirada do peito.

Amamentar com tcnica correta: para uma suco eficaz pelo beb.
Maneira correta Maneira errada, dificultando a respirao do beb

Ingurgitamento mamrio
um acmulo de leite na mama associado com o impedimento dos canais que do passagem sua sada e mudana de sua consistncia lquida para consistncia viscosa conhecida como leite empedrado. Caracteriza-se pelo aumento do tamanho da mama, rea dolorida, avermelhada, inchada e brilhante. Os mamilos ficam achatados dificultando a pega do beb- e o leite muitas vezes no flui com facilidade.

Evitar o uso de suplementos: o leite materno suficiente para as necessidades nutricionais do beb at o seu sexto ms de vida.

Trauma Mamilar/Mamilos doloridos


No incio do Aleitamento Materno comum, em muitas mulheres, sentirem uma discreta dor ou desconforto no incio das mamadas, o que pode ser considerado normal. Porm, mamilos muito dolorosos e machucados, no so normais e podem interferir na amamentao e servir de entrada para microrganismos. Os traumas mamilares incluem vermelhido, inchao, fissuras, bolhas, marcas brancas, amarelas ou escuras e equimoses, isto , manchas de sangue sob a

Mastite
uma inflamao das glndulas da mama causada pelo acmulo de leite, que ocorre nas mulheres que j deram a luz. Caracteriza-se por mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes, e pode ocorrer em uma ou nas duas mamas.

You might also like