You are on page 1of 3

Formato de imagem RAW.

Descubra quando e por que usar este formato de arquivo de imagem, alm dos motivos que o levam a ser o mais recomendado pelos profissionais.
Luciano De Sampaio em 29 de Setembro de 2009 Quando voc fotografa alguma coisa em sua cmera digital, voc sabe o que acontece l dentro para que a luz atravessando a lente se transforme na foto que voc depois vai subir para algum lbum na internet? Esse processo de captura da imagem a primeira parte do entendimento do que o formato de imagem RAW (o nome vem do termo ingls para cru, e voc j vai entender porque). Quem chegou a fotografar com filme talvez tenha mais facilidade para entender o que exatamente esse formato de arquivo, mas isso no impede que a gerao digital tambm alcance essa compreenso. O negativo da fotografia digital No a melhor comparao a ser feita, mas provavelmente ajuda a entender um pouco melhor essa histria de formato RAW. O que acontece na cmera digital no exato momento da exposio um processo fsico envolvendo sensores fotossensveis, que ao receberem luz iro gerar energia eltrica. Tanto os sensores CCD (coupled-charge device dispositivo de carga acoplada) quanto CMOS (complementary metal oxide semiconductor semicondutor de xido metlico complementar) funcionam dessa mesma forma.

Cada um dos milhes de pixels que compem o sensor recebe quando o boto pressionado uma quantidade de luz e a partir disso, gera um sinal que ser enviado a um processador. Em fraes de segundo, este processador interpreta os sinais enviados por cada pixel, e cria um mapa de todos os pontos. Esse mapa a imagem obtida pelo sensor. Na maioria das cmeras, durante a interpretao dos dados enviados pelos pixels, o processador da cmera j aplica tambm diversos filtros e efeitos no mapa, gerando uma foto previamente tratada. Quando isso ocorre, o arquivo criado normalmente salvo em formato JPEG. Mas, e o RAW, onde est? Uma coisa importante a ser entendida que o processador da cmera no muito poderoso e provavelmente ainda vai levar um bom tempo at que chegue perto da capacidade de um chip de um computador completo, por exemplo. Assim sendo, os efeitos, os filtros e at mesmo a interpretao dos dados do sensor geram pequenas falhas na imagem final, diminuindo sua qualidade.

Agora respondendo de forma simples pergunta do ttulo, na metade do caminho. Reveja o grfico ali em cima, e pense no passo onde comea a queda de qualidade da imagem. J que o RAW fornece imagens de qualidade muito superior, de se esperar que tudo o que acontece na cmera e comprometa a fotografia final seja eliminado deste arquivo, certo? Pois exatamente isso que o formato RAW faz. Como foi dito anteriormente, o processador da cmera o responsvel por aplicar uma srie de tratamentos aos dados do sensor, e esses efeitos comprometem a foto final, certo? Para evitar esse comprometimento, basta evitar que a imagem seja processada, no mesmo?

Ou seja, ao invs de uma imagem JPEG que foi criada no processador da cmera, o arquivo RAW um banco de dados enorme, contendo toda a informao captada pelos milhes de pixels do sensor da cmera, sem nenhuma alterao. Com isso, voc pode aplicar todo o tratamento descrito ali em cima no seu computador, que muito mais potente que o processador da cmera. CR2, NEF e outros Cada fabricante de cmera fotogrfica usa um sensor diferente, certo? Assim, cada sensor monta as informaes de sua captura de uma forma diferente e, portanto, cada fabricante tem um formato RAW diferente em seus equipamentos. E o tal DNG? Aqui existe uma confuso. O DNG (digital negative negativo digital) no um formato de arquivo de verdade, e sim um encapsulamento. A Adobe criou esse padro para facilitar o reconhecimento de formatos RAW antigos em aplicativos recm-lanados, desde que o arquivo anterior tenha sido convertido para o padro DNG. Para que serve? O formato RAW permite que o fotgrafo, ao processar a imagem no seu computador, realize vrios ajustes manuais no arquivo, ao contrrio do JPEG feito na cmera, que inteiro baseado em ajustes automticos. Com isso, o controle do fotgrafo sobre o resultado final da fotografia muito

maior, garantindo o melhor resultado possvel para cada captura. Claro que no todo mundo que precisa fotografar em RAW. As imagens JPEG das cmeras atuais tm uma qualidade muito boa, e os acertos automticos costumam dar bons resultados. Fotografar em RAW indicado para quem precisa tratar suas fotos mais profundamente. Assim como o amador antigamente levava seu filme para revelar em laboratrio comercial, hoje ele deixa a cmera processar sua imagem. J o profissional que pretende controlar todas as etapas do seu trabalho, este usa o RAW como antes se usava a sala-escura.

You might also like