You are on page 1of 7

TECNOLOGIA DSL Jssica Furini do Amarante1 Cristian Cleder Machado2

Resumo: A DSL veio para substituir o modem telefnico e possibilitar um crescimento na comunicao. Com isso, resultaram mudanas que transformaram o pensamento de muitas pessoas. Apesar de haver outras tecnologias mais avanadas que a DSL, poder levar um bom tempo para se trocar toda a estrutura existente nos dias atuais. Uma das tecnologias mais frequentes entres as xDLS, a ADSL, hoje, ela encontra-se na maioria das residncias e empresas do pas, apesar de ser limitada em algumas questes.

Palavras-chave: DSL. ADSL. Internet banda larga.

1 INTRODUO

Neste artigo, ser apresentada uma das principais tecnologias usadas entre empresas de telecomunicaes, a DSL. Companhias telefnicas foram praticamente obrigadas a trocarem seus modems de telefone, para competirem com empresas de TV a cabo que estavam oferecendo servios muito mais vantajosos aos seus clientes. As companhias investiram em equipamentos e treinamentos para essa nova tecnologia. Com isso, a DSL cresceu, tornou-se ampla, e hoje apresenta diferentes variaes, sendo que uma delas a ADSL. Apesar de ser mais utilizada entre os internautas, a ADSL apresenta vrias lacunas que impossibilita a seus usurios ter privilgios que poderiam ser importantes para o crescimento da Internet.

1 2

Aluna do Curso de Cincia da Computao da URI FW. Email: jefurini@uri.edu.br. Professor do Curso de Cincia da Computa o da URI-FW. Email: cristian@uri.edu.br.

2 SURGIMENTO

Para se falar em DSL, primeiramente, tem-se que entender como surgiu esta tecnologia, qual a finalidade, e o que as companhias telefnicas tiveram que mudar em seus servios. As indstrias de TV a cabo ofereciam velocidades de at 10 Mbps sobre cabos compartilhados, enquanto as indstrias de telefonia finalmente haviam conseguido alcanar somente 56kbps com modems de telefone, para a transmisso de dados. Na medida em que o acesso Internet se tornou uma parte cada vez mais importante para as companhias telefnicas locais (LECs), comeou-se a perceber que necessitavam de um produto mais competitivo, para conseguir ultrapassar as indstrias de TV a cabo. E a resposta foi comear a oferecer novos servios digitais ao circuito terminal do cliente. (TANENBAUM, 2011, p. 92). As companhias telefnicas locais (LECs) estavam hesitantes em oferecer o servio DSL, por ser na poca a mais nova tecnologia em questo de Internet. Mas para as companhias telefnicas emergentes (Clecs) estavam dispostas a produzi-la. Para se produzir e no perder para outros provedores, as Clecs necessitaram investir uma grande quantia em dinheiro em tecnologia e treinamento em DSL. Com isso, as Clecs atraram as LECs para o mercado, fazendo com que mudassem seus planos. Hoje a maioria das empresas, se no todas, oferecem vrios nveis de servio DSL. (WHITE, 2012, p. 286).

3 A DSL

Antes de surgir a DSL, a transmisso dos dados era feita por modens, mas era uma tecnologia lenta e a tarifa era cobrada conforme o tempo de conexo, se tornando cara e limitada. Tanenbaum (2011) cita, que a razo dos modens serem to lentos, se deve ao fato de que os telefones foram inventados para transportar a voz humana, e o sistema inteiro foi cuidadosamente otimizado para esse propsito, com isso os dados sempre estiveram em segundo plano. Segundo White (2012, p. 286),
Digital subscriber line (DSL) uma tecnologia que permite que linhas telefnicas existentes de par tranado transmitam materiais multimdia e dados de alta velocidade. As velocidades de transferncia podem ir de centenas de milhares de bits por segundo a vrios milhes de bits por segundo.

Os cabos de par tranado das linhas telefnicas manipulam uma faixa de frequncia ou largura de banda, muito maior que o necessrio para a voz. O espao vago explorado pela DSL, para transmisso dos dados sem prejudicar a capacidade da linha para ligaes telefnicas. (FRANKLIN, 2012). Pode-se observar na Figura 01:

FIGURA 01: Diviso da faixa de frequncia no cabo de par tranado Fonte: HowStuffWorks Brasil

Hoje o servio DSL, por conter mais largura de banda do que o servio telefnico padro, chamado de banda larga (broadband), apesar de o termo ser mais um conceito de marketing do que um conceito tcnico especfico. (TANENBAUM, 2011, p. 92).

4 FUNDAMENTOS

Como em qualquer tecnologia de transmisso de dados, a velocidade um assunto significante, contudo depende de outros fatores como, a operadora que oferece o servio, a distncia entre o local onde oferecido o servio (residncia ou empresa), e a central da companhia telefnica local, e ainda se o servio DSL uma conexo simtrica ou assimtrica. (WHITE, 2012, p. 286). A operadora determina a configurao especfica da tecnologia DSL e as formas de transmisso empregadas na conexo. Conforme o servio empregado ao cliente, determinado a velocidade do servio. Um dos fatores que mais afeta na questo de velocidade da transmisso a distncia, quanto mais perto a residncia ou empresa da central maior ser a velocidade, isso deve-se ao fato de que o cabo de par tranado baseado em cobre, onde este altamente suscetvel ao rudo, ocorrendo assim o comprometimento do sinal de transmisso DSL. A distncia

mxima que pode ser aceita de aproximadamente 5,5 km. (WHITE, 2012, p. 286).

Outro fator importante que afeta a velocidade de transmisso o tipo de conexo: simtrica ou assimtrica. A conexo simtrica aquela onde a taxa de transmisso de downlink e uplink so iguais. J a assimtrica a velocidade de transmisso de downlink maior que a velocidade no uplink, onde apresenta vantagem em conexes que ocorrem em direo da Internet para a estao de trabalho, j que para pginas web, e-mails ou solicitaes FTP, ocupam pouco upload. Grande parte dos servios nas residncias so conexes assimtricas. (WHITE, 2012, p. 286) A conexo DSL est sempre ligada, onde se utiliza um circuito permanente, aonde este no dinamicamente configurvel, que deve ser criado pelo provedor de servio. Em razo disso, a taxa de cobrana fixa, normalmente mensal, onde se descarta a cobrana em relao a distncia e a quantidade de tempo da conexo. (WHITE, 2012, p. 287).

5 COMPONENTES

Para a conexo com o usurio da DSL necessrio alguns componentes importantes para que transmisso seja feita com sucesso. Como se pode observar na Figura 02:

FIGURA 02: Arquitetura DSL Fonte: UFRGS

Primeiramente a companhia telefnica local instala um roteador especial chamado DSLAM (digital subscriber line access multiplexer) na central. Esse dispositivo tem a funo de desviar dos equipamentos de comutao da central telefnica, gerar e decodificar os sinais DSL empregados no enlace local do telefone. (WHITE, 2012, p. 287). Uma das maneiras do usurio se conectar com a central instalar o POTS splitter, que separa os sinais de dados digitais dos sinais de voz. Neste dispositivo so conectados o telefone e o modem DSL. Uma boa alternativa ligar um hub para compartilhar a conexo entre vrias estaes de trabalho. A linha sai da residncia do usurio, conecta-se a um armrio de distribuio e logo vai para a central telefnica. (FERNANDES, 1999). Quando a DSL for de uma forma especfica, a linha no utiliza um circuito telefnico padro. Portanto, no h necessidade de dividir o sinal DSL do sinal telefnico na ponta do transmissor ou receptor. Quando nenhum splitter for utilizado para separar os sinais DSL e Pots, o servio chamado DSL sem splitter. (WHITE, 2012). J, dentro da central telefnica, o sinal passa pelo roteador DSLAM. Os dados so enviados para uma rede ATM, enquanto o trfego de voz passado ao comutador telefnico do Pots. (FERNANDES, 1999).

6 FORMATOS DSL (XDSL)

Como existem vrios formatos de DSLs, emprega-se a sigla xDSL, para caracterizar esta teoria de modo geral. Abaixo alguns formatos de tecnologia DSL:
HDSL (Hight bit DSL): foi a primeira variao de DSL, que foi largamente usado, principalmente em transmisso digital de banda larga, entre a companhia telefnica e o usurio. A principal caracterstica do HDSL que ele simtrico, ou seja, possui a mesma banda passante nos dois sentidos de transmisso. Por esta razo, a taxa mxima de transmisso menor do que a do ADSL. O HDSL tem uma taxa de transmisso igual do sistema T1 nos EUA (1.544Kbps) ou do E1 na Europa (2.048Kbps). IDSL (ISDN DSL): muito prximo do ISDN (Integrated Services Digital Networks), com taxa de transmisso de 128Kbps. Similar ao ISDN bsico, mas somente dados. RADSL (Rate-Adaptive DSL): uma tecnologia ADSL da Westell, na qual o software apto para determinar a taxa de transmisso com que os sinais podem ser transmitidos em uma determinada linha telefnica e ajusta esta taxa de transmisso de acordo com as caractersticas desta linha. SDSL (Symmetric DSL): O sistema similar ao HDSL, com a vantagem de usar apenas um par de fios de cobre, podendo transportar 1.544Kbps (EUA) ou 2.048Kbps (Europa) em ambos os sentidos de trfego simultaneamente (simtrico e duplex). MSDSL (Multi-rate Symmetrics DSL): oferece solues de par nico como evoluo da HDSL. A MSDSL permite a transmisso simtrica de 272 Kbps a 2.320 Kbps, suportando voz e dados integrados e videoconferncia com taxas de MPEG2.

SHDSL: O Single-pair High-speed Digital Subscriber Line pode ser resumido como a unio de todas as tecnologias DSL de conexo simtrica. Projetado para transportar dados atravs de um nico par de cobre em taxas de 192Kbps a 2.3Mbps ou de 384Kbps a 4.6Mbps sobre dois pares. Suas aplicaes abrangem todos os servios atendidos pelos tradicionais HDSL e SDSL. O padro SHDSL adere s seguintes recomendaes: ITU G.991.2 G.SHDSL, TS de ETSI 101-524 SDSL e o ANSI T1E1.4/2001-174 G.SHDSL. (PRATES, 2006).

ADSL (asymmetric digital subscriber line) o formato mais popular de transmisso de dados onde permite taxas de downlink de at 8 Mbps e taxas de uplink de at 1 Mbps atravs de distncias de at 5,5 km entre o usurio final e a companhia telefnica com taxas de erro da ordem de 10-7. (FERNANDES, 1999).

7 DESVANTAGENS DA ADSL

Comparada com outras tecnologias xDSL, a ADSL apresenta algumas desvantagem, que podem afetar no dia-a-dia do usurio. Dependendo do plano que se adquire da companhia telefnica, a conexo pode apresentar pequenas falhas. Algumas podem ser resolvidas com a incluso de novos equipamentos junto companhia. Segundo Franklin (2012), uma conexo xDSL funciona melhor quando o usurio est mais prximo da estao de operao do provedor. Isso pode dificultar o gerenciamento da instalao das centrais para as companhias telefnicas. Hoje j no se percebe esse tipo de falha, pois as companhias possuem uma ampla cobertura em questo de telefonia. Ainda segundo Franklin (2012), a falha que ainda persiste, a taxa de upload ser menor que a taxa de download. Quando se deseja enviar um arquivo multimdia (normalmente possuem maior volume de dados), a ADSL no apresenta um desempenho bom, comparada as outras xDSL.

CONCLUSO

Apesar de existirem vrias tecnologias para comunicao, o custo e a disponibilidade para as companhias telefnicas e provedores em relao xDSL, o aproveitamento da largura de banda que a rede telefnica disponibiliza, possibilitou o avano da Internet, quebrando a barreira que o modem de telefone apresenta.

Pode-se concluir que, hoje a ADSL, um dos formatos da DSL, apesar de apresentar vrias limitaes, a principal tecnologia utilizada de internet, por ser mais vantajoso para usurios e principalmente provedores. A tecnologia possibilitou um vasto crescimento na economia do mundo, tornando a Internet um mundo de vrias possibilidades, tanto para empresas como para as pessoas.

REFERNCIAS

FERNANDES, Eduardo A. Estudo Comparativo: DSL x Cable Modem. Porto Alegre, 1999.

FRANKLIN, Curt. Como funciona a tecnologia DSL. Traduzido por HowStuffWorks Brasil. Disponvel em: http://informatica.hsw.uol.com.br/tecnologia-dsl.htm Retirado em: 22/04/2012. PRATES, Cristian de S. Redes de Acesso em Alta Velocidade Via Modems xDSL. Porto Alegre, 2006. TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de Computadores. Traduo: Daniel Vieira; Reviso tcnica: Isaas Lima. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. WHITE, Curt. Redes de Computadores e Comunicao de Dados. Traduo All Tasks. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

You might also like