You are on page 1of 5

UNESP Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus So Jos do Rio Preto SP Instituto de Biocincias, Letras e Cincias

s Exatas IBILCE. Curso de Licenciatura em Letras Diurno 2 Ano Departamento de Estudos Lingusticos e Literrios Disciplina: Narrativa Brasileira dos Anos 2000 Docente: Prof. Dr. Mrcio Scheel Discentes: Marcela Borges Prado Mayara Mendona de Oliveira So Jos do Rio Preto, 18 de junho de 2012.

O UNIVERSO INTMO E EPIFNICO DAS RELAES HUMANAS PRESENTES NO CONTO CIDADE-MUNDO, DE JOO ANZANELLO CARRASCOZA.

Introduo O objetivo deste trabalho fazer uma anlise crtica sobre o conto Cidade-mundo presente no livro Dias Raros, de Joo Anzanello Carrascoza. Carrascoza nasceu na cidade de Cravinhos, interior do estado de So Paulo, no ano de 1962. redator de propaganda e professor universitrio. Tambm publicou diversos livros de contos como Dias Raros, O volume do silncio e Espinhos e alfinetes. escritor de narrativas destinadas ao publico infanto-juvenil. Recebeu diversos prmios, entre os quais destacam-se o Jabuti, o Fundao Biblioteca Nacional, o Guimares Rosa, entre outros. Antes de analisarmos o conto, falaremos um pouco sobre a literatura contempornea. Segundo Nelson de Oliveira (2002), no h uma definio concreta para este tipo de literatura. Isso acontece por que desde a fragmentao das escolas literrias, cada autor tomou um novo rumo e optou por fazer sua prpria literatura.
Segundo porque, devido vasta extenso do territrio nacional e ao precrio sistema de distribuio de livros, o que se v atualmente so ilhas literrias separadas por largas faixas de vcuo. (...) Todas muito diferentes, cada qual com suas prprias caractersticas e seus autores canonizados. (DE OLIVEIRA, 2002, p. 118)

Duas das caractersticas mais importantes dessa literatura so a demanda de realismo e a presentificao. Ela se volta para o real, sem a pretenso de mud-lo. Segundo Shllhammer (2009), o uso de formas breves e de uma linguagem curta e fragmentria so os meios utilizados pelos autores para dialogar com e sobre o real. Esse autor apresenta tambm duas importantes vertentes dessa literatura:
De um lado, haveria a brutalidade do realismo marginal, que assume seu desgarramento contemporneo, e, de outro, a graa dos universos ntimos e sensveis, que apostam na procura da epifania e na pequena histria inspirada pelo mais dia, menos dia de cada um. (SHLLHAMMER, 2009, p.223)

nessa segunda vertente que se insere a literatura de Joo Anzanello Carrascoza. Ela no retrata cenas fortes do realismo marginal, mas sim a sensibilidade e os momentos ntimos dos personagens, aliados a epifania de momentos simples, ou seja, a ateno dada aos momentos comuns e simples da vida humana que geralmente passam despercebidos.
Encontramos com notvel regularidade uma mesma voz: ela fala quando os personagens emudecem, atribui sentido ao que parecia casual, recorda coisas esquecidas, demora-se sobre aquilo que passageiro, trivial e insignificante. Ao mesmo tempo ntima e distinta daquilo que conta, ela expe ao leitor, sem constrangimento, sem reservas, um sentimento de mundo fundado na compaixo e por isso marcado por uma combinao pungente de encantamento e dor diante do movimento incessante das coisas. (CONDE, 2009, p.223)

Diferente de outros autores contemporneos, que narram a violncia e a marginalidade, por exemplo, Carrascoza retrata, por meio do sentimentalismo e da representao epifnica, as relaes familiares de uma sociedade de classe mdia.
De sada, ela se volta mais constantemente para o universo da vida de classe mdia, suas relaes familiares e espaos privados, do que para figuras excludas ou marginais. Na intimidade da vida burguesa, alm disso, no encontra apenas um atoleiro de mediocridade, hipocrisia e alienao, mas tambm exemplos de fraternidade, ternura, apreo ainda que muitas vezes velados e impotentes diante dos azares da vida. (CONDE, 2009, p.223-224)

A obra O livro intitulado Dias raros consiste em uma obra de contos publicada em 2004. O ttulo do livro remete questo de serem dias transformadores para a vida dos personagens. No total, so dez contos: Cidade-mundo, Chamada, Umbilical, Ponteiros, Rosa do deserto,

Balana, Alm dos trilho, Janelas, Dor futura e Dias raros. A obra trata dos seres humanos e suas relaes cotidianas, utilizando uma linguagem simples e sem excessos.
Sua prosa intimista, de tons suaves e ternos (...). O que se v so pessoas comuns, imersas na banalidade do cotidiano, porm flagrados pessoas e cotidiano no instante em que comeam a sofrer as agitaes de um vislumbre epifnico. (DE OLIVEIRA, 2002, p. 131)

Uma anlise interessante sobre a obra que o primeiro conto, Cidade-mundo contrape-se ao ltimo, Dias raros, pois trata da histria de um menino do interior que vai conhecer a capital, diferente Dias raros que expe a experincia de um menino da capital que vai visitar a av no interior e acaba se transformando com esse episdio. O conto A histria narrada em Cidade-mundo consiste na experincia de um menino interiorano que vai, juntamente com a me, visitar seus tios na capital. Tudo que a capital lhe apresenta motivo de deslumbramento, pois representa uma nova viso do mundo. Os tios do menino tem uma filha que o encanta e desperta nele um certo interesse, reforando a ideia de que aquele dia mesmo transformador e marcante. O que transparece no conto sensao de expectativa que acompanha o menino durante toda a viagem. Apresenta, tambm, expectativa em relao prima (desconhecida para ele), como podemos perceber na passagem: ... dava uns contornos imaginrios ao rosto da prima, nenhum retrato tinha dela, nem seu nome sabia - e era o de menos; (CARRASCOZA, 2004, p. 9). Essa viagem do interior para a capital representa uma espcie de rito de passagem do menino, porque ocasiona transformaes na vida dele, tais como a descoberta de um novo universo, diferente ao qual ele est acostumado e tambm a descoberta do primeiro amor. Surge um conflito felicidade X insegurana. Ao mesmo tempo em que o menino est contente pela curiosidade em conhecer a Cidade-mundo, ele no sabe como agir diante desta novidade, como podemos ver em Mas tambm ia na poltrona da frente a cisma: como caberia em seu juzo lugar to grande? (CARRASCOZA, 2004, p. 9). medida que o tempo passa, a ansiedade pela chegada da cidade aumenta. As cidadezinhas pelas quais o nibus atravessa vo preparando ele para a cidade-mundo, pois

elas esto dando pequenas amostras da novidade que vem se aproximando. Cada cidade que deixada para trs anuncia que a to esperada cidade se aproxima. E finalmente o to esperado momento chegou. E com ele o assombro, a insegurana, a sensao de descoberta, perguntas e mais perguntas sobre esse mundo to diferente do qual ele estava acostumado. Iniciam-se as indagaes, as comparaes entre a realidade da cidade grande com a realidade da sua cidade. Nesse momento notamos que o excesso de informaes muito para a pouca vivncia e inexperincia do garoto, conforme vemos em E no dava tempo de o menino ver tudo (CARRASCOZA, 2004, p. 11). Em meio a suas observaes e sensaes em relao cidade, ele acaba fugindo da realidade, esquecendo-se do que acontece sua volta. Quando ele volta realidade nota-se, enfim, em outro lugar. Nesse momento percebemos a importncia da presena da me no conto. Ela quem a sua companheira durante todo o percurso, aquela que o acompanha durante a espera pela chegada da cidade, que o ajuda a abrir o vidro, a reclinar o encosto, a erguer o brao entre as poltronas e a que tem a funo de orient-lo e protege-lo em meio a tantas novidades da Cidade-mundo. No caminho entre a rodoviria e a casa de seus tios, o menino no perde nenhum detalhe. Ele sente a nsia de captar cada detalhe da cidade; no quer apenas ver as coisas na sua superficialidade, mas sim com mais profundidade. Quando chega casa dos tios o menino se surpreende, pois se depara com uma parte tranquila da cidade, semelhante cidade-aldeia que ele vive. A cidade-mundo retratada como muito agitada, cheia de carros, prdios, viadutos, pessoas. A calmaria , para o menino, uma caracterstica atpica a cidade. O momento da chegada relata um momento de convivncia familiar, de intimidade entre os familiares. A narrao de gestos to comuns como os sorrisos e abraos, e de momentos de partilha entre a famlia causam no leitor uma sensao de nostalgia e identificao. A partir desse momento, os sentimentos do menino mudam. Ele experimenta a sensao de paz, de tranquilidade e aproveita-se dessa sensao.
Sorriam-se todos, saudaram-se umas palavras correram alvissareiras de lbios a lbios, de um peito a outro saltavam aleluias, de mais a mais odo menino, que fremia como conforto de chegar. Esparramaram-se pela pequena sala, j uns lanches e sucos surgiam pelas mos da tia, o aroma areo do caf, o tio a perguntar me sobre a viagem, as pessoas da famlia (CARRASCOZA, 2004, p. 12-13).

Ento, de repente, ele conhece a prima. Ela surge rapidamente e nem lhe d tempo dele sequer analis-la. Eles comeam a se conhecer, ela lhe apresenta sua vida, seus brinquedos, seu mundo, seus pertences. Em meio a essa rapidez, ele no se d conta do sentimento que surge ali. O mundo que a menina lhe mostra outra cidade, dentro da cidademundo. Cada minuto que o menino passa na cidade-mundo faz seu mundo expandir. E ele permanece atento a todos os detalhes, pois est deslumbrado com tanta inovao. E, ento, ele comea a abrir o seu mundo, a fazer perguntas, a partilhar informaes. No fim do conto, de todas as descobertas, a prima a que mais lhe chama ateno. No comeo, ele ansiava mesmo pela cidade e pelo que ela poderia lhe oferecer. Quando diz a vez primeira, quer associar que a primeira vez que se encanta, daquela maneira, por algum. Com isso, o leitor pode associar que a mudana foi to grande dentro do menino, que ele passou a ter sentimentos de homem (paixo/amor) pela prima at ento desconhecida.

Referncias CARRASCOZA, J. A. Dias raros. So Paulo: Planeta do Brasil, 2004. CONDE, M. A escrita comovida de Joo Anzanello Carrascoza. Estudos de Literatura Brasileira Contempornea, Braslia, n. 34, jul./dez., p. 223-232, 2009. SCHLLHAMMER, K. E. Fico Brasileira contempornea. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009. OLIVEIRA, Nelson de. O sculo oculto e outros sonhos provocados: crnicas passionais /Nelson de Oliveira. So Paulo: Escrituras Editora, 2002.

You might also like