You are on page 1of 10

Antiguidade Clssica

A Antiguidade Clssica refere-se a um perodo da Histria da Europa que ocorre aproximadamente do sculo VIII a.C., quando surge a poesia grega de Homero, at a queda do Imprio romano do ocidente no sculo V d.C., mais precisamente no ano 476. O que diferencia esta poca de outras anteriores ou posteriores so os fatores culturais das civilizaes mais marcantes, a Roma e a Grcia antigas.

Roma
Roma foi o ltimo grande imprio do mundo antigo. Com exrcitos poderosos dominou terras que antes pertenciam a gregos, egpcios, mesopotmios, persas e muitos outros povos. Com quase 1 milho de habitantes. Roma transformou-se na maior cidade da Antiguidade. Para l se dirigiam pessoas dos lugares mais distantes, levando suas culturas. O poder do imprio construdo pelos romanos era to grande que acabou se tornando uma referncia para todo o mundo ocidental, mesmo sculos depois de ter chegado ao seu final.

Origem de Roma : explicao mitolgica


Os romanos explicavam a origem de sua cidade atravs do mito de Rmulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gmeos foram jogados no rio Tibre, na Itlia. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Origem de Roma: explicao histrica


De acordo com os historiadores, a fundao de Roma resulta da mistura de trs povos que foram habitar a regio da pennsula itlica : gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na regio uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta poca, era formada por patrcios ( nobres proprietrios de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesos e pequenos proprietrios ). O sistema poltico era a monarquia, j que a cidade era governada por um rei de origem patrcia. A religio neste perodo era politesta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porm com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influncias gregas.

Localizao
Roma capital da Itlia, pas europeu localizado em uma das pennsulas do Mar Mediterrneo. Trata-se da Pennsula Itlica, situada na cordilheira dos Alpes e banhada pelos mares Adritico, Tirreno e Jnico.

s perodos da histria de Roma


A histria de Roma dividida em trs momentos:

Monrquico (753-509 a.C.); Republicano (507-27 a.C.); Imperial (27 a.C. 476 d.C.).

Perodo Monrquico: o domnio etrusco


Muitas das informaes sobre o perodo Monrquico fundamentam-se nas lendas contadas pelos romanos. Nessa poca, a cidade deve ter sido governada por reis de diferentes origens; os ltimos de origens etrusca, devem ter dominado a cidade por cerca de cem anos. Durante o governo dos etruscos, Roma adquiriu o aspecto de cidade. Foram realizadas diversas obras pblicas entre elas, templos, drenagens de pntanos e um sistema de esgoto. Nessa poca, a sociedade romana estava assim organizada:

Patrcios ou nobres: Descendentes das famlias que promoveram a ocupao inicial de Roma. Eram grandes proprietrios de terra e de gado. Plebeus: Em geral, eram pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesos. Constituam a maioria da populao e no tinham direitos polticos. Clientes: eram homens de negcios, intelectuais ou camponeses que tinham interesse em fazer carreira pblica e que por isso recorriam proteo de algum patrono, geralmente um patrcio de posses. Escravos: Eram plebeus endividados e principalmente prisioneiros de guerra. Realizavam todo o tipo de trabalho e eram considerados bens materiais. No tinham qualquer direito civil ou poltico.

O ltimo rei etrusco foi Tarqnio, o Soberbo. Ele foi deposto em 509 a.C., provavelmente por ter descontentado os patrcios com medidas a favor dos plebeus. No lugar de Tarqnio, os patrcios colocaram no poder dois magistrados, chamados cnsules. Com isso, terminava o perodo Monrquico e tinha inicio o perodo Republicano.

Perodo Republicano
Repblica uma palavra de origem latina e significa coisa pblica. Durante a passagem da monarquia para a repblica, eram os patrcios que detinham o poder e controlavam as instituies polticas. Concentrando o poder religioso, poltico e a justia, eles exerciam o governo procurando se beneficiar. Para os plebeus, sem direito participao poltica, restavam apenas deveres, como pagar impostos e servir o exrcito.

Organizao poltica e social na repblica


Na repblica, o poder que antes era exercido pelo rei foi partilhado por dois cnsules. Eles exerciam o cargo por um ano e eram auxiliados por um conselho de 100 cidados, responsveis pelas finanas e pelos assuntos externos. Esse conselho recebia o nome de Senado, e a ele competia promulgar as leis elaboradas pela Assemblia de Cidados, dominada pelos patrcios. Reproduo de uma sesso do Senado romano medida que Roma cresceu e se tornou poderosa, as diferenas entre patrcios e plebeus se acentuaram. Marginalizados, os plebeus desencadearam uma luta contra os patrcios, que se estendeu por cerca de dois sculos (V-IV a.C.) Durante esses dois sculos, os plebeus conquistaram seus direitos. Entre eles, o de eleger seus prprios representantes, chamados tribunos da plebe. Os tribunos tinham o poder de vetar as decises do Senado que fossem prejudiciais aos interesses dos plebeus. Outras conquistas foram a proibio da escravizao por dvidas e o estabelecimento de leis escritas, vlidas tanto para os patrcios quanto para plebeus. At ento, em Roma, as leis no eram escritas e os plebeus acabavam julgados conforme os critrios dos patrcios. Estabelecendo as leis por escrito, os plebeus garantiam um julgamento mais justo.

Os plebeus conquistaram ainda a igualdade civil, com a autorizao do casamento entre patrcios e plebeus; a igualdade poltica, com o direito de eleger representantes para diversos cargos, inclusive o de cnsul; e a igualdade religiosa, com o direito de exercer funes sacerdotais.

estrutura do poder na Repblica Romana


Cnsules: chefes da Repblica, com mandato de um ano; eram os comandantes do exrcito e tinham atribuies jurdicas e religiosas. Senado: composto por 300 senadores, em geral patrcios. Eram eleitos pelos magistrados e seus membros eram vitalcios. Responsabilizavam-se pela elaborao das leis e pelas decises acerca da poltica interna e externa. Magistraturas: responsveis por funes executivas e judiciria, formadas em geral pelos patrcios. Assemblia Popular: composta de patrcios e plebeus; destinava-se a votao das leis e era responsvel pela eleio dos cnsules. Conselho da Plebe: composto somente pelos plebeus; elegia os tributos da plebe e era responsvel pelas decises em plebiscitos (decretos do povo).

A expanso das fronteiras romanas


Iniciado durante a Repblica, o expansionismo romano teve basicamente dois objetivos: defender Roma do ataque dos povos vizinhos rivais e assegurar terras necessrias agricultura e ao pastoreio. As vitrias nas lutas conduziram os romanos a uma ao conquistadora, ou seja, a ao do exrcito levou conquista e incorporao de novas regies a Roma. Dessa forma, aps sucessivas guerras, em um espao de tempo de cinco sculos, a ao expansionista permitiu que o Imprio Romano ocupasse boa parte dos continentes europeu, asitico e africano. O avano das foras militares romanas colocou o Imprio em choque com Cartago e Macednia, potncias que nessa poca dominavam o Mediterrneo. As rivalidades entre os cartagineses e os romanos resultaram nas Guerras Pnicas (de puni, nome pelo qual os cartagineses eram conhecidos). As Guerras Pnicas desenvolveram-se em trs etapas, durante o perodo de 264 a 146 a.C. Ao terminar a terceira e ultima fase das Guerras Pnicas, em 146 a.C., Cartago estava destruda. Seus sobreviventes foram vendidos como escravos e o territrio cartagins foi transformado em provncia romana. Com a dominao completa da grande rival, Roma iniciou a expanso pelo Mediterrneo oriental (leste). Assim, nos dois sculos seguintes, foram conquistados os reinos helensticos da Macednia, da Sria e do Egito. No final do sculo I a.C., o mediterrneo havia se transformado em um lago romano ou, como eles diziam,Mare Nostrum(nosso mar).

Perodo de instabilidade poltica


Com o fim das Guerras Pnicas, em 146 a.C., iniciou-se um perodo de intensa agitao social. Alm dos escravos, povos da Pennsula Itlica tambm se revoltaram, s que exigindo o direito cidadania romana. A expanso das conquistas e o aumento das pilhagens fortaleceram o exrcito romano, que ento se colocou na luta pelo poder. Assim, esse perodo ficou marcado por uma acirrada disputa poltica entre os principais generais, abrindo caminho para os ditadores. Essa crise se iniciou com a instituio dos triunviratos ou triarquia, isto , governo composto de trs indivduos. O Primeiro Triunvirato, em 60 a.C., foi composto de polticos de prestigio: Pompeu, Crasso e Jlio Csar. Esses generais iniciaram uma grande disputa pelo poder, at que, aps uma longa guerra civil, Jlio Csar venceu seus rivais e recebeu o ttulo de ditador vitalcio. Durante seu governo, Jlio Csar formou a mais poderosa legio romana, promoveu uma reforma poltico-administrativa, distribuiu terras entre soldados, impulsionou a colonizao das provncias romanas e realizou obras pblicas. O imenso poder de Csar levou os senadores a tramar sua morte, o que aconteceu em 44 a.C. Os generais Marco Antonio, Lpido e Otvio formaram, ento, o Segundo triunvirato, impedindo que o poder passasse para as mos da aristocracia, que dominava o Senado.

A disputa pelo poder continuou com o novo triunvirato. Em 31 a.C., no Egito, Otvio derrotou as foras de Marco Antnio e retornou vitorioso a Roma. Fortalecido com essa campanha, Otvio pde governar sem oposio. Terminava, assim, o regime republicano e iniciava o Imprio.

O Imprio Romano
Aps vencer Marco Antonio, Otvio recebeu diversos ttulos que lhe conferiram grande poder. Por fim, em 27 a.C., o senado atribuiu-lhe o ttulo de Augusto, que significava consagrado, majestoso, divino. O perodo Imperial, tradicionalmente, costuma ser dividido em dois momentos:

Alto Imprio: perodo em que Roma alcanou grande esplendor (estende-se at o sculo III d.C.) Baixo Imprio: fase marcada por crises que conduziram a desagregao do Imprio Romano (do sculo III ao sculo V).

Alto Imprio
Augusto, durante seu governo (27 a.C. a 14 d.C.), adotou uma srie de medidas visando controlar os conflitos sociais, solucionar problemas econmicos e, com isso, consolidar o imprio fazendo com que Roma atingisse seu apogeu e vivesse um longo perodo de prosperidade e de relativa tranqilidade social, tambm conhecido como Pax Romana. Isso foi possvel porque o imperador Otvio abandonou a poltica agressiva de conquistas, promoveu a aliana entre aristocracia e os cavaleiros (plebeus enriquecidos) e apaziguou a plebe com a poltica do po e circo (panem et circenses) (anexo), que consistia em distribuir trigo para a populao carente e organizar espetculos pblicos de circo. Do governo de Augusto aos dois sculos que se seguiram, o Imprio Romano, por meio de conquistas militares, ampliou ainda mais o seu territrio. Seus domnios estendiam-se pela Europa, sia e frica.

As conquistas abasteciam o imprio no apenas de riquezas e terras, mas tambm de escravos, principal mo-de-obra e todas as atividades, tanto econmicas quanto domsticas. A comunicao entre Roma, o centro do vasto imprio, e as demais regies era garantida pela existncia de uma extensa rede de estradas. Da provm o famoso ditado: Todos os caminhos levam a Roma. As estradas romanas, alm de possibilitar a comunicao entre as diferentes regies do imprio, facilitavam a movimentao de tropas e equipamentos militares, contribuindo para o sucesso das campanhas. Aps a morte de Augusto (14 d.C.) at o fim do sculo II, quatro dinastias se sucederam no poder. So elas:

Dinastia Jlio-Claudiana (14-68): Com os imperadores Tibrio, Calgula, Cludio e Nero, essa dinastia esteve ligada aristocracia patrcia romana. Principal caracterstica dessa fase: os constantes conflitos entre o Senado e os imperadores. Dinastia Flvia (68-96): Com os imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano, apoiados pelo exrcito, o Senado foi totalmente submetido. Dinastia Antonina (96 193): Com Nerva, Trajano, Adriano, Antonio Pio, Marco Aurlio e Cmodo, assinalou-se uma fase de grande brilho do Imprio Romano. Os imperadores dessa dinastia, exceto o ltimo, procuraram adotar uma atitude conciliatria em relao ao Senado. Dinastia Severa (193 235): Com Stimo Severo, Caracala, Macrino, Heliogbalo e Severo Alexandre, caracterizou-se pelo inicio de crises internas e presses externas,

exercidas por povos diversos, prenunciando o fim do Imprio Romano, a partir do sculo III da era crist.

Baixo Imprio
Essa fase foi marcada por crises em diferentes setores da vida romana, que contriburam para pr fim ao grande imprio. Uma das principais crises diz respeito produo agrcola. Por sculos, os escravos foram a principal mo de obra nas grandes propriedades rurais. Entretanto, com a diminuio das guerras, o reabastecimento de escravos comeou a ficar difcil. Alm disso, com o passar do tempo, os romanos tornaram-se menos hostis aos povos conquistados, estendendo a eles, inclusive, parte de seus direitos. Ou seja, os povos dominados deixaram de ser escravizados. Essas circunstncias colaboraram para transformar a produo no campo. Por causa dos custos, muitos latifndios comearam a ser divididos em pequenas propriedades. Nelas, o trabalho escravo j no era mais to importante. Nessa poca, os lucros com a produo agrcola eram baixos. O lugar dos escravos passou a ser ocupado, aos poucos, por camponeses, que arrendavam a terra em troca da prestao de servios nas terras do proprietrio. Havia tambm os colonos que, sem poder abandonar a terra, no tinham direito liberdade, pois estavam ligados a ela por lei e por fortes laos pessoais. O centro de produo rural era conhecido como Villa. Protegido por cercas e fossos, era habitado pelos donos das terras e todos aqueles que dela dependiam. Ao mesmo tempo em que a vida no campo se transformava, um grande nmero de pessoas comeou a deixar as cidades em direo ao campo, provocando a diminuio do comrcio e da produo artesanal. Para uma populao empobrecida, as cidades j no representavam mais uma alternativa de vida. Arrecadando menos impostos pela diminuio das atividades produtivas, o governo romano comeou a enfraquecer e as enormes fronteiras j no tinham como ser vigiadas contra a invaso de povos inimigos.

Detalhe de um monumento (arco) erguido pelo imperador Constantino. Nele est retratada a ao dos exrcitos romanos nas fronteiras do imprio contra povos inimigos. Eles tomam de assalto as muralhas de uma cidade.

Diviso do Imprio
Em 395, o imperador Teodsio dividiu o imprio em duas partes: Imprio Romano do ocidente, com capital em Roma; e Imprio Romano do Oriente, com capital em Constantinopla. Com essa medida, acreditava que fortaleceria o imprio. Achava, por exemplo, que seria mais fcil proteger as fronteiras contra ataques de povos invasores. Os romanos chamavam esses povos de brbaros, por terem costumes diferentes dos seus. A diviso estabelecida por Teodsio no surtiu o efeito esperado. Diversos povos passaram a ocupar o territrio romano. Em 476, os hrulos, povo de origem germnica, invadiram Roma e, comandados por Odoacro, depuseram o imperador Rmulo Augstulo. Costuma-se afirmar que esse acontecimento marca a desagregao do Imprio Romano. Na verdade, isso refere-se ao Imprio Romano do Ocidente , pois a parte oriental ainda sobreviveu at o sculo XV. Embora as invases de povos inimigos tenham papel decisivo no fim do Imprio Romano do Ocidente, outras circunstncias tambm foram determinantes, tais como:

elevados gastos com a estrutura administrativa e militar; perda do controle sobre diversas regies devido ao tamanho do imprio; aumento dos impostos dos cidados e dos tributos dos vencidos;

corrupo poltica; crise no fornecimento de escravos com o fim das guerras de expanso; continuidade das lutas civis entre patrcios e plebeus; a difuso do cristianismo.

O fim do poderio romano constituiu um longo processo, que durou centenas de anos. A partir da, comeou a se formar uma nova organizao social, poltica e econmica, o sistema feudal, que predominou na Europa ocidental at o sculo XV.

Como vivia o povo romano na Antiguidade


Para o povo romano a vida urbana era um padro a ser seguido at mesmo pelos camponeses que visitavam Roma ocasionalmente. Alm de centro poltico, administrativo, econmico e cultural, a cidade de Roma foi palco de inmeras diverses populares como teatro, as corridas de biga, os jogos de dados e as lutas de gladiadores, uma paixo nacional.

As habitaes da maioria dos romanos eram simples. A populao mais pobre vivia em pequenos apartamentos, em edifcios de at seis andares, que apresentavam riscos de desabamento e incndio. Apenas uma minoria vivia em casas amplas e confortveis, com gua canalizada, rede de esgoto, iluminao por A infncia em Roma Assim como na Grcia, a educao dos romanos variava de acordo com a classe social e o sexo. Os meninos das classes privilegiadas aprendiam a ler e a escrever em latim e grego com seus preceptores, isto , com professores particulares. Alm disso, deviam ter conhecimentos de agricultura, astronomia, religio, geografia, matemtica e arquitetura. Em relao aos meninos das classes menos abastadas, isso mudava de figura. A maioria, que no podia dispor de tempo integral para os estudos, dedicava-se ao trabalho agrcola ou artesanal. O abandono de crianas, to comum nos dias de hoje, tambm existia na Roma Antiga, e as causas eram variadas. Abandonados, meninos e meninas estavam destinados prostituio ou vida de gladiadores, treinados para enfrentar lees, tigres e outros animais perigosos. Outros ainda se tornavam servos. Ricos e pobres abandonavam os filhos na Roma antiga. As causas eram variadas: enjeitavam-se ou afogavam-se as crianas malformadas, os pobres, por no terem condies de criar os filhos, expunham-nos, esperando que um benfeitor recolhesse o infeliz beb, os ricos, ou porque tinham duvidas sobre a fidelidade de suas esposas ou porque j teriam tomado decises sobre a distribuio de seus bens entre os herdeiros j existentes. Importante assinalar que, na Antiguidade, grega e romana, o infanticdio era praticado. A legislao da Roma imperial tentou condenar essa prtica, e o imperador Constantino, desde 315 reconhecendo a importncia do fator econmico na prtica do abandono por pais extremamente pobres -, procurou fazer funcionar um sistema de assistncia aos pais, para evitar que vendessem ou expusessem seus filhos. Depois de 318 o infanticdio passou a ser punido com a morte.

Os trabalhadores de Roma
Em Roma, como nas demais cidades do Imprio, existiam diferentes tipos de trabalhadores, como carpinteiros, marceneiros, cesteiros, ceramistas, caldeireiros. Toda a produo desses trabalhadores era vendida nas lojas das cidades. preciso lembrar que grande parte do trabalho na cidade era executada por escravos. Em sua maioria prisioneiros de guerra, eram eles os responsveis por qualquer tipo de trabalho, desde os artesanais at os domsticos.

O papel das mulheres


As mulheres, independentemente da classe social a que pertenciam, eram educadas primeiramente para ser esposas e mes. Era responsabilidade das mulheres mais abastadas a administrao de suas casas, dos escravos e a criao dos filhos. Em hiptese alguma poderiam participar das decises polticas. Alm disso, deveriam ensinar s suas filhas a arte de fiar, tecer e preparar a comida. As mulheres de classes menos favorecidas podiam trabalhar ao lado de seus maridos ou administrar seu prprio negcio, quando solteiras. Existia ainda um grupo de mulheres virgens que dedicava toda a vida a zelar pela chama sagrada de Vesta, deusa do fogo,. As vestais, como eram chamadas, deixavam suas famlias entre os 6 e os 10 anos para passar aproximadamente 30 anos vivendo ao lado do templo, sem que pudessem casar. Diferentemente de outras mulheres, as vestais no tinham de obedecer aos pais ou maridos, possuam o direito de se sentar nos melhores lugares nas lutas de gladiadores e eram tratadas com respeito pelo sexo oposto.

A vida conjugal
Dentre as instituies romanas destacou-se o casamento. Em Roma, com apenas 12 anos as meninas se casavam por intermdio de arranjos familiares, isto , os pais escolhiam os maridos para as filhas. Um casamento com cerimnia pblica era importante para mostrar sociedade que os nubentes pertenciam a uma famlia de posses. O divrcio tambm era comum, e pelos motivos mais variados, no precisando, muitas vezes, nem esclarecer a causa da separao. Ao findar o processo legal, o pai da moa recebia de volta o dote ofertado poca do casamento, e os filhos do casal eram entregues aos ex-maridos.

Como se vestiam os romanos


As vestimentas variavam de acordo com o sexo e com a categoria social. As mulheres solteiras vestiam uma tnica sem mangas que ia at os tornozelos; aps o casamento, passavam a usar trajes com mangas. As mulheres mais ricas vestiam roupas de seda e algodo, enquanto as mais pobres usavam l ou linho. Os homens livres trajavam tnica de linho ou l, at os joelhos, para no atrapalhar os movimentos. Os trabalhadores vestiam roupas de couro, devido maior durabilidade. A toga, manto comprido, era usada apenas pelos cidados a partir dos 14 anos. Os acessrios tambm constituam elementos importantes ma indumentria. Era comum as mulheres utilizarem anis, colares, pulseiras, braceletes e tornozeleiras, alm de maquiagem e perucas. Os homens, para completar seus trajes, davam mais nfase s sandlias, aos chinelos e s botas de feltro ou couro.

O direito romano
Desde criana, o romano era educado para atender as necessidades do estado e respeitar as tradies e os costumes. Uma srie de normas regia a conduta dos cidados tanto na vida familiar como na vida pblica. Da surgiram leis que orientavam as relaes entre os indivduos. Reunidas, essas leis formaram cdigos jurdicos, que deram origem ao Direito Romano. O Direito Romano dividia-se em duas esferas: a pblica e a privada. O Direito pblico era composto pelo Direito civil, vlido para os cidados romanos, e pelo Direito estrangeiro, vlido para os povos conquistados. O Direito privado regulava as relaes entre as famlias. O Direito foi uma das grandes contribuies dos romanos para as sociedades ocidentais. Seus fundamentos, adaptados e reelaborados, foram adotados por diversos povos, servindo de base at hoje para muitas sociedades.

A cultura romana

A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. Os balnerios (casas de banhos) romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem poltica e ampliar seus relacionamentos pessoais.

Balnerio romano
A lngua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do imprio, dando origem na Idade Mdia, ao portugus, francs, italiano e espanhol. A mitologia romana representava formas de explicao da realidade que os romanos no conseguiam explicar de forma cientfica. Trata tambm da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao imprio. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rmulo e Remo.

Literatura, arquitetura e arte


A mais conhecida obra literria dos romanos Eneida. Ela foi escrita pelo poeta Virglio, a pedido do imperador Augusto. A inteno de Virglio em Eneida glorificar a cidade de Roma. O livro, escrito em forma de versos, narra a lenda do heri troiano Enias. Segundo a histria de Virglio, Enias teria fugido para a pennsula Itlica depois da Guerra de Tria. L teria fundado Alba Longa, o reino pertencente ao av de Rmulo e Remo, fundadores lendrios de Roma. A Roma declamada por Virglio tinha a misso divina de proporcionar paz e vida civilizada ao mundo. O imperador Augusto, por sua vez, era o designado pelos deuses para tornar a realidade essa misso. A arte romana foi influenciada tanto por etruscos, um dos povos que ocuparam a pennsula Itlica, quanto por gregos. Na arquitetura, por exemplo, os romanos herdaram dos etruscos o arco e a abbada, que aperfeioaram, alm de desenvolver novas tcnicas de construo; dos gregos aproveitaram as colunas. Interior do Panteo, pintura de Giovanni Paolo Pannini, realizada no sculo XVII. Essa construo, do incio da era crist, ainda existe. (abbada) Na escultura, as principais obras romanas foram as esttuas eqestres e os bustos.

Esttua eqestre do Imperador Marco Aurlio

Busto de Marco Aurlio candelabros, sala de banhos e lu coliseu

O Coliseu, em Roma

Coliseu de Roma, interior.

Mundialmente conhecido, o Coliseu, construdo por ordem do imperador Vespasiano e concludo, durante o governo de seu filho Tito, um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas trs arquibancadas inferiores esto as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares. Os assentos eram de mrmore e a escadaria ou arquibancada dividia-se em trs partes, correspondentes s diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado classe mdia; e os prticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentao da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores. Para evitar problemas nas sadas dos espetculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de sada. Em menos de trs minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas. O Coliseu de Roma foi construdo sobre o lago da casa de Nero, a Domus urea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a esttua gigante (colosso) do imperador. Conta a histria que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristos eram lanados aos lees. Para a inaugurao, apenas oito anos depois do incio das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores. As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espao permanece carregado de uma clima misterioso e smbolo do Imprio Romano e da cidade eterna.

Smbolos e curiosidades Roma


Devido sua histria milenar, so associados vrios smbolos a Roma: o Coliseu, a Lupa Capitolina , os smbolos do cristianismo, e o famoso acrnimo S.P.Q.R., utilizado durante a expanso imperial para designar as terras como sendo d' O Senado e (d)o Povo Romano. As cores da cidade so o dourado e vermelho, representando, respectivamente, o cristianismo e o Imprio Romano. Tambm devido sua longa histria, e dada a sua importncia, Roma sempre teve uma populao diversa, caracterizada pelos diversos fluxos migratrios. Assim, costuma-se dizer que um verdadeiro romano aquele cuja famlia viveu em Roma pelo menos durante sete geraes.

Principais imperadores romanos


Augusto (27 a.C. - 14 d.C) Tibrio (14-37) Caligula (37-41) Nero (54-68) Marco Aurelio (161-180) Comodus (180-192).

Roma hoje
Com uma populao de quase 3 milhes de habitantes, Roma a capital da Itlia. Nela situa-se o Vaticano, territrio independente, sede da igreja catlica, e onde reside o papa. Ao fundo, a Baslica de So Pedro, no Vaticano. Construda no sculo XVII por Bernini, pintor, escultor e arquiteto italiano. A obra apresenta uma perfeio tcnica considerada inigualvel.

Colunata da Baslica de So Pedro, no Vaticano.

As praas e ruas do centro histrico romano so consideradas o maior museu ao ar livre do mundo. Igrejas, edifcios, esttuas, monumentos formam um inestimvel tesouro de arte e cultura. Milhes de turistas visitam a cidade todos os anos. Quase 12 mil pessoas, entre tcnicos, funcionrios da administrao, vigias e operrios, tem como nica ou principal atividade a proteo e a conservao do patrimnio artstico e cultural da cidade. Apesar disso, os edifcios histricos e as obras de arte esto seriamente ameaados. Um dos maiores inimigos dos monumentos histricos de Roma a poluio causada pela fumaa lanada dos veculos. Ela provoca uma reao qumica que esfarinha as pedras, mesmo as mais duras e resistentes. A velocidade da corroso j foi at calculada: de 5 milmetros em cada trinta anos. Esse ritmo vem arruinando baixos-relevos, colunas, portas e esculturas de valor inestimvel. O governo italiano est investindo para restaurar esse patrimnio. Mas restaurar no suficiente: preciso conservar. Para isso, esto sendo tomadas medidas para que a rea do centro histrico romano deixe de ser uma das poludas da Europa.

Fontana di Trevi, em Roma. xuosa decorao interior. O cristianismo No perodo Imperial surgiu em Roma uma nova religio: o cristianismo. Monotesta, essa religio pregava a salvao eterna, isto , o perdo de todos os pecados e a recompensa de viver no paraso aps a morte. Seu deus era um s Deus - e Jesus Cristo, seu filho, era o messias que tinha sido enviado Terra para difundir seus ensinamentos.

You might also like